Sie sind auf Seite 1von 4

ATIVIDADES RECREATIVAS * Dinmica do Embolado

Esta dinmica prope uma maior interao entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e socializao, dinamismo, pacincia e liderana dos integrantes do grupo. Faz-se um crculo de mos dadas com todos os participantes da dinmica. O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mo direita e a mo esquerda. Em seguida pede que todos larguem as mos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posio original em que se encontravam). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do crculo" bem apertadinhos". Ento, pede que todos se mantenham nesta posio como esttuas, e em seguida dem as mos para as respectivas pessoas que estavam de mos dadas anteriormente (sem sair do lugar). Ento pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar. O efeito que todos, juntos, vo tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta. Ao final, pode ser que algum fique de costas, o que no uma contraregra. O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente! Obs: Pode ser feito tambm na gua.

Dinmica do "Joo Bobo"


Esta dinmica prope um "quebra gelo" entre os participantes e tambm pode ser observado o nvel de confiana que os participantes tm um no outro: Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem prximos, de ombro--ombro, em um crculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve fechar os olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo totalmente rgido, como se tivesse hipnotizada. As mos ao

Fonte: http://www.cdof.com.br/recrea5.htm#9

longo do corpo tocando as coxas lateralmente, ps pra frente , tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com a cabea. Ao sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira que confie nos outros participantes. Estes, porm devem com as palmas das mos empurrar o "joo bobo" de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perder o equilbrio e pender para um lado. O movimento repetido por alguns segundos e todos devem participar ao centro. Obs: Pode ser feito tambm na gua.

Dinmica do Nome
Esta dinmica prope um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. tima para gravao dos nomes de cada um. Em crculo, assentados ou de p, os participantes vo um a um ao centro da roda (ou no prprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela. Variao: Essa dinmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatria, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorizao. Mas poder ser estipulado um nmero mximo acumulativo, por exemplo aps o 8 deve comear um outro ciclo de 1-8 pessoas.

Dinmica da "Escultura"
Esta dinmica estimula a expresso corporal e criatividade. 2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa: Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam esttua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar: Esttua mais engraada Esttua mais criativa Esttua mais assustadora Esttua mais bonita, etc.

Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiao ou apenas palmas.

Dinmica do"Mestre"
Em crculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o advinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabear os movimentos/ mmicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar . O advinhador tem 2 chances para saber quem o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar. Esta dinmica busca a criatividade, socializao, desinibio e a coordenao.

ATIVIDADES AQUTICAS * Fugi - Fugi


Todos os participantes ficam de um lado da piscina e um pegador fica ao centro. Quando esse pegador disser: PEGA PEGA, todos devem responder: FUGI FUGI, e atravessar para a outra borda da piscina. Quem o pegador conseguir pegar, vai ficar parado no lugar onde foi pego e vira pegador tambm.

Peixinho e Tubaro
Um dos participantes representa o tubaro e os demais so tipos de peixes diferentes. O tubaro diz: TUBARO EST COM FOME!!!, e os peixinhos respondem: QUER COMER O QU???? O tubaro por sua vez responde um nome de peixe que foi escolhido e todos os peixes que tiverem esse nome devero atravessar a piscina sem serem pegos pelo tubaro.

Fonte: http://www.cdof.com.br/recrea14.htm

NDICE Dinmica do Embolado ............................................................................................. 1 Dinmica do "Joo Bobo"............................................................................................ 1 Dinmica do Nome...................................................................................................... 2 Dinmica da "Escultura" .............................................................................................. 2 Dinmica do"Mestre" ................................................................................................... 3

Das könnte Ihnen auch gefallen