Sie sind auf Seite 1von 16

Interpretao de exames laboratoriais

Lactato desidrogenase (LDH)


Nathlia Krishna

O que ?
NAD+ est presente em quantidades somente catalticas na clula e um cofator essencial para a gliclise,dessa forma,deve haver um mecanismo para a reoxidao de NADH(produzido na gliclise) e regenerao de NAD+. Isto ocorre em condies de anaerobiose pela reao da lactato desidrogenase (LDH), na qual o piruvato reduzido em lactato pela NADH,gerando NAD+.

O que ?

Todas as clulas de mamferos possuem LDH e o lactato o produto final da gliclise em condies anaerbias. Em condies de aerobiose,as clulas de mamferos utilizam o oxignio molecular e as reaes mitocondriais para oxidar NADH em NAD+ e o piruvato em CO2 e H2O de modo que no h formao de lactato.

Objetivos do exame
O principal objetivo da quantificao da enzima LDH indicar a existncia de uma severidade aguda ou danos teciduais crnicos e ,algumas vezes, a monitorao de doenas progressivas. A LDH tambm pode ser usada em diagnsticos diferenciais para ajudar na deteco de rgos afetados. A LDH se apresenta de 5 maneiras, chamadas isoenzimas, que diferem ligeiramente nas suas estruturas.

Quando pedir o exame?


O nvel total de LDH pode ser pedido quando algum dano tecidual ou celular so suspeitados. Se,o total de LDH estiver elevado,pede-se a quantificao das isoenzimas ou testes como ALT, AST ou ALP para ajudar no diagnstico de qual rgo est sendo afetado.

Isoenzimas
LDH

LDH-1
Msculo cardaco e hemcias

LDH-2
Leuccitos e msculo cardaco

LDH-3
Pulmes

LDH-4
Rins, Placenta e Pncreas

LDH-5
Fgado e msculo esqueltico

Valores normais
LDH (total): 115 a 225 UI/L LDH-1: 17 a 27% LDH-2: 27 a 37% LDH-3: 18 a 25% LDH-4: 3 a 8% LDH-5: 0 a 5%

Casos em que as isoenzimas LDH esto aumentadas


Infarto do miocrdio Anemia hemoltica Hipotenso Mononucleose infecciosa Isquemia intestinal (deficincia sangnea) e infarto (morte tissular) Doena heptica (por exemplo a hepatite) Leso muscular Distrofia muscular

Casos em que as isoenzimas LDH esto aumentadas


Linfomas e outros tipos de cncer AVC Anemia perniciosa Pancreatite Infarto pulmonar (morte tissular) Derrame cerebral Hipotireoidismo Colagenoses Sndrome nefrtica

importante saber que:


Alguns medicamentos podem aumentar as medies de LDH como: os anestsicos, a aspirina, o clofibrato, os fluoretos, a mitramicina, os narcticos e a procainamida. A LDH usada para monitorar o tratamento do cncer,j que a resposta terapia est frequentemente refletida no declnio do seu nvel srico. Exerccios extenuantes podem causar a elevao do nvel de LDH temporariamente.

importante saber que:


Hemlise pode levar a resultados falsamente elevados, pois as hemcias contm 150 vezes mais atividade de LDH (particularmente LDH-1 e LDH-2 ) que no soro. Se a quantidade de plaquetas estiver elevada, a LDH srica ser artificialmente elevada e no refletir o real nvel de LDH. Gravidez, cirurgia recente e prtese valvular cardaca podem alterar o nvel de LDH. Baixos nveis de LDH podem ser detectados quando h uma grande ingesto de cido ascrbico.

IAM
Normalmente, a concentrao de LDH-2 maior que a de LDH-1. Entretanto, aps um IAM, a concentrao de LDH-1 geralmente maior que a de LDH-2 (denominado padro de LDH "descontrolado"). Nvel de LDH ir crescer entre 24 e 48 horas,chegando ao pico em 2-3 dias e ir retornar ao normal em 10-14 dias. Se o IAM suspeitado,deve-se monitorar o LDH durante as prximas 24-48h. Na maioria dos casos, pede-se o nvel de troponina e de CK e CK-MB ao invs de LDH.

Lquido pleural
O lquido pleural um critrio para diferenciao entre exsudato e transudato. A relao LDH pleural/srica > 0,6 e LDH pleural > 200 U/L indicam exsudato, com sensibilidade de 98% e especificidade entre 70 e 98%. Nveis de LDH acima de 1.000 U/L so encontrados em neoplasias e empiema. Sua determinao deve ser feita em paralelo com a dosagem srica.

Lquido asctico
Normalmente nveis de LDH no lquido asctico equivale a 50% dos valores sricos. LDH est elevada nas peritonites (espontneas e secundrias), tuberculose peritoneal e carcinomatoses.

Lquor
Nveis normais de LDH no lquor so 10% da LDH no sangue. Nveis elevados so encontrados no acidente vascular cerebral, tumores do sistema nervoso central e meningites. Sua determinao deve ser feita em paralelo com a dosagem srica.

Obrigada!!!!!!!!!!

Das könnte Ihnen auch gefallen