Sie sind auf Seite 1von 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA

Vlvulas e Acessrios

Macei-AL 2010

1. VLVULAS

1.1. Introduo: Vlvula um acessrio que raramente percebemos o seu funcionamento e, normalmente, ignoramos a sua importncia. Sem os sistemas modernos de vlvulas, no haveria gua pura e fresca em abundncia nos grandes centros, o refino e distribuio de produtos petrolferos seriam muito lentos e no existiria aquecimento automtico nas casas. Por definio, uma vlvula um acessrio destinado a bloquear, restabelecer, controlar ou interromper o fluxo de uma tubulao. As vlvulas de hoje podem, alm de controlar o fluxo, controlar o nvel, o volume, a presso, a temperatura e a direo dos lquidos e gases nas tubulaes. Essas vlvulas, por meio da automao, podem ligar e desligar, regular, modular ou isolar. Seu dimetro pode variar de menos de uma polegada at maiores que 72 polegadas. Podem ser fabricadas em linhas de produo, em bronze fundido, muito simples e disponvel em qualquer loja de ferramentas ou at ser o produto de um projeto de preciso, com um sistema de controle altamente sofisticado, fabricada de uma liga extica de metal para servio em um reator nuclear. As vlvulas podem controlar fluidos de todos os tipos, do gs mais fino a produtos qumicos altamente corrosivos, vapores superaquecidos, abrasivos, gases txicos e materiais radioativos. Podem suportar temperaturas criognicas de moldagem de metais, e presses desde altos vcuos at presses altssimas. Em qualquer instalao deve haver sempre o menor nmero possvel de vlvulas, compatvel com o funcionamento da mesma, porque as vlvulas so peas caras, onde sempre h possibilidade de vazamentos (em juntas, gaxetas etc.) e que introduzem perdas de carga, s vezes de grande valor. As vlvulas so entretanto peas indispensveis, sem as quais as tubulaes seriam inteiramente inteis. As vlvulas representam, em mdia, cerca de 8% do custo total de uma instalao de processamento. A localizao das vlvulas deve ser estudada com cuidado, para que a manobra e a manuteno das mesmas sejam fceis, e para que as vlvulas possam ser realmente teis. 1.2. Tipos de Vlvulas Existe uma grande variedade de vlvulas, e, em cada tipo, existem diversos subtipos, cuja escolha depende no apenas da natureza da operao a realizar, mas tambm das propriedades fsicas e qumicas do fluido considerado, da presso e da temperatura a que se achar submetido, e da forma de acionamento pretendida. Existe uma grande variedade de vlvulas, e, em cada tipo, existem diversos subtipos, cuja escolha depende no apenas da natureza da operao a realizar, mas tambm das propriedades fsicas e qumicas do fluido considerado, da presso e da temperatura a que se achar submetido, e da forma de acionamento pretendida.

Existe uma grande variedade de tipos de vlvulas, algumas parauso geral, e outras para finalidades especficas. So os seguintes os tipos mais importantes de vlvulas: 1.2.1. Vlvulas de Bloqueio (block-valves) a) Vlvulas de gaveta (gate valves). Esse o tipo de vlvula mais importante e de uso mais generalizado. Os principais empregos das vlvulas de gaveta so os seguintes: i) Em quaisquer dimetros, para todos os servios de bloqueio em linhas de gua, leos e lquidos em geral, desde que no sejam muito corrosivos, nem deixem muitos sedimentos ou tenham grande quantidade de slidos em suspenso. ii) Em dimetros acima de 8 para bloqueio em linhas de vapor. iii) Em dimetros acima de 2 para bloqueio em linhas de ar. So usadas para quaisquer presses e temperaturas. No so adequadas para velocidades de escoamento muito altas. O fechamento nessas vlvulas feito pelo movimento de uma pea chamada de gaveta, que se desloca paralelamente ao orifcio da vlvula, e perpendicularmente ao sentido geral de escoamento do fluido (Fig. 1). Quanto totalmente aberta a perda de carga causada muito pequena. S devem trabalhar completamente abertas ou completamente fechadas. Quando parcialmente abertas, causam perdas de carga elevadas e tambm laminagem da veia fluida, acompanhada muitas vezes de cavitao e violenta corroso e eroso. So sempre de fechamento lento, sendo impossvel fech-las instantaneamente: o tempo necessrio para o fechamento ser tanto maior quanto maior for a vlvula. Essa uma grande vantagem das vlvulas de gaveta, porque assim controla-se o efeito dos golpes de arete. As vlvulas de gaveta dificilmente do uma vedao absolutamente estanque (bubble-tight closing); entretanto, na maioria das aplicaes prticas, tal vedao no necessria. As vlvulas de gaveta, como tm o fechamento de metal contra metal, so consideradas de segurana em caso de incndio, desde que os metais empregados sejam de alto ponto de fuso

Figura 1 - Vlvula de gaveta. b) Vlvulas macho (plug, cock valves). o tipo de vlvula cujo obturador um macho paralelo ou cnico que gira em torno da sua haste de modo a alinhar a sua abertura com as aberturas do corpo (Fig. 2). Com apenas um quarto de volta se faz a abertura ou o fechamento da vlvula e o fluxo sempre suave e ininterrupto. A passagem pode ser integral ou reduzida e os machos podem ser lubrificados ou no e quando no lubrificados os machos podem incorporar dispositivos destinados a reduzir o atrito entre as partes mveis, com o macho revestido com teflon e pode ainda ser do tipo fire-safe. Nas vlvulas com machos lubrificados o lubrificante deve ser no solvel no fluido circulante e este tipo de vlvula, com macho lubrificado, tem seu emprego destinado ao manuseio de leos, produtos graxos muito densos, refino de petrleo sob altssimas presses, at 6000 psi e temperaturas entre -30 e 300 C. Existem vlvulas de macho com duas, trs ou at quatro vias. As Vlvulas macho representam em mdia cerca de 10% de todas as vlvulas usadas em tubulaes industriais. Existem dois tipos gerais de Vlvulas macho: vlvulas com e sem lubrificao. Nas vlvulas com lubrificao h um sistema de injeo de graxa lubrificante sob presso atravs do macho para melhorar a vedao e evitar que o macho possa ficar preso; so as vlvulas geralmente empregadas em servios com gases. O lubrificante usado deve ser tal que no se dissolva nem contamine o fluido conduzido. O macho tem sempre rasgos para a distribuio do lubrificante por toda superfcie de contato com as sedes.

Figura 2 Vlvula Macho c) Vlvulas de esfera (ball valves). a vlvula de bloqueio que at pouco tempo representava a minoria das vlvulas instaladas mas que partir do final da dcada de 80 passou a ganhar o espao perdido pelas vlvulas de gaveta, por serem mais eficientes e de menor custo (Figura 3). Sua principal caracterstica a mnima perda de carga para os modelos de passagem plena e a baixa perda de carga para os outros modelos devido pequena obstruo do fluxo quando totalmente abertas. Podemos dizer que a vlvula de esfera representa uma evoluo da vlvula de macho. As vantagens das vlvulas de esfera sobre as de gaveta so o menor tamanho, peso e custo, melhor vedao, maior facilidade de operao e menor perda de carga. Essas vlvulas so tambm melhores para fluidos que tendem a deixar depsitos slidos, por arraste, polimerizao, coagulao etc.: A superfcie interna lisa da vlvula dificulta a formao desses depsitos, enquanto que, para a vlvula de gaveta, o depsito pode impedir o fechamento completo ou a prpria movimentao da gaveta. Algumas vlvulas de esfera so prova de fogo, com dispositivos especiais de dupla sede garantindo perfeita vedao, mesmo no caso de destruio dos anis retentores, estando a vlvula envolvida por um incndio.

Figua 3 Vlvula Esfera 5

1.2.2.

Vlvulas de Regulagem (throttling valves)

a) Vlvulas globo (globe valves). Vlvulas globo tm esse nome universalizado devido forma globular concebida inicialmente no projeto de seu corpo. Tambm conhecida como registro de presso, assim como a de agulha, presta-se a regular vazo e bloquear o fluxo de fluidos em uma tubulao (Figura 4). Existem desde as vlvulas domsticas (a maioria das vlvulas de lavatrios, chuveiros e pias so vlvulas de globo, com a vedao sendo chamada de carrapeta), at vlvulas com cerca de DN 300 (12) ou at mesmo DN 400 (16). Seu funcionamento para abrir ou fechar feito manualmente por um volante fixo extremidade da haste e quando girada, promover um movimento de translao em sentido ascendente ou descendente do obturador acoplado outra extremidade da haste que atuar na sede localizada no corpo da vlvula, abrindo, fechando ou regulando a passagem do fluxo. Existem quatro verses deste tipo de vlvula, todas elas com caractersticas comuns quanto ao funcionamento, mas com projetos de disposio do corpo de forma tal que as diferenciam, proporcionando assim melhores opes aos projetistas e instaladores em montagens de tubulaes. Como regra geral, as Vlvulas globo devem ser instaladas de forma que o fluido entre pela face inferior do tampo. As Vlvulas globo so usadas principalmente para servios de regulagem e de fechamento estanque em linhas de gua, leos, lquidos em geral (no muito corrosivos), e para o bloqueio e regulagem em linhas de vapor e de gases. Para todos esses servios as Vlvulas globo so empregadas para quaisquer presses e temperaturas, em dimetros at 8. No usual o emprego de Vlvulas globo em dimetros maiores porque seriam muito caras e dificilmente dariam uma boa vedao.

Figura 4 Vlvula Globo 6

b) Vlvulas de agulha (needle valves). Tambm conhecida simplesmente por vlvula de agulha, ou ainda como globo ponta de agulha so as vlvulas destinadas regulagem precisa de vazo. A vlvula de agulha uma variao das vlvulas globo e portanto de funcionamento idntico. Ela difere basicamente no seu elemento de vedao (obturador) que se caracteriza pelo seu formato cnico extremamente agudo, normalmente constitudo na prpria extremidade da haste que promove os movimentos de abertura, fechamento e principalmente regulagens. Este tipo de vlvula tem o orifcio de passagem bastante reduzido em relao bitola da vlvula para que se possa obter uma maior preciso nas regulagens de vazo (Figura 5). As vlvulas de agulha so indicadas para serem utilizadas em aparelhos de instrumentao de ar comprimido, gases e lquidos homogneos em geral com baixa viscosidade.

Figua 5 Vlvula Agulha c) Vlvulas borboleta (butterfly valves). A vlvula borboleta, uma das mais antigas, recebe esse nome em funo da aparncia se seu oburador, tem por funo a regulagem e o bloqueio do fluxo em uma tubulao e pode trabalhar em vrias posies de fechamento parcial. O fechamento da vlvula feito pela rotao de uma pea circular, chamada disco, em torno de um eixo perpendicular direo de escoamento do fluido. Quase todas as vlvulas de borboleta tm anis de sede em elastmeros, com quais se consegue uma excelente vedao. As vlvulas de borboleta foram originalmente concebidas como vlvulas de regulagem, mas devido ao aprimoramento da sede pode tambm trabalhar como vlvulas de bloqueio. utilizada principalmente em sistemas de aduo e de distribuio de gua bruta ou tratada, e em estaes de tratamento de gua e de esgotos e ainda utilizada na indstria qumica, petroqumica, farmacutica e alimentcia. Podem ser usadas em servios de alta corroso pois existem vlvulas com revestimento 7

anticorrosivo tanto no corpo como na haste e no disco de fechamento. So utilizadas em tubulaes contendo lquidos, gases, inclusive lquidos sujos ou contendo slidos em suspenso, bem como para servios corrosivos. As vantagens de uma vlvula borboleta so muitas, como a facilidade de montagem, construo compacta, robusta e leve ocupando pequeno espao, excelentes caractersticas de escoamento com alta capacidade de vazo, baixo custo e boa performance como vlvula de regulagem e de controle.

Figura 6- Vlvula Borboleta d) Vlvulas de diafragma (diaphragm valves). Este tipo de vlvula tem origem de seu nome ligada a um componente que realiza a sua vedao: o diafragma. Trata-se de uma pea moldada e prensada feita de borracha ou plstico. De construo bastante simples estas vlvulas se compem de trs unidades: corpo, diafragma e tampa. Dispensam qualquer tipo de engaxetamento da haste. So de fcil manuteno e normalmente dimensionadas para trabalho contnuo por longos perodos, com uma condio mnima de manuteno. A geometria de seu corpo representa um perfil angular permitindo receber vrios tipos de revestimentos, tais como: borracha, ebonite, vidro, teflon, etc. Alm disso, o mecanismo de acionamento completamente isolado do fluido que passa em seu corpo, evitando assim elementos como juntas e gaxetas. As vlvulas de diafragma so quase sempre vlvulas pequenas (at 6), geralmente de materiais no metlicos ou de metais com revestimentos internos especiais contra a corroso (ebonite, borracha, plsticos, vidro, porcelana etc.). A temperatura limite de trabalho da vlvula est em geral na dependncia do material empregado no diafragma, que varia conforme o fluido conduzido (borracha natural, borrachas sintticas, neoprene, teflon etc.).

Figura 7 Vlvula Diafragma

1.2.3.

Vlvulas que Permitem o Fluxo em Um s Sentido

a) Vlvulas de reteno (check valves). As vlvulas de reteno caracterizam-se pela auto-operao proporcionada pelas diferenas de presso entre montante e jusante exercidas pelo fluido em conseqncia do prprio fluxo, no havendo necessidade da atuao do operador. As vlvulas de reteno so denominadas de vlvulas unidirecionais e so instaladas com a finalidade de evitar a inverso no sentido do fluxo, o refluxo. Quando ocorre a interrupo no fornecimento de energia das bombas e, conseqentemente ocorre a parada do escoamento, as vlvulas de reteno se fecham impedindo o refluxo e retendo a coluna do fluido na tubulao. Como funo secundria, so importantes para a manuteno da coluna de lquido durante a paralisao e fundamentais tambm para se evitar que a sobre-presso causada por golpes de arete resultantes da parada brusca do escoamento chegue s bombas.

Figura 8 Vlvula de reteno

b) Vlvulas de p (foot valves). So vlvulas de reteno especiais para manter a escorva (linha com lquido) nas linhas de suco de bombas; devem ser instaladas na extremidade livre da linha, ficando mergulhadas dentro do lquido no reservatrio de suco. Essas vlvulas so semelhantes vlvulas de reteno de levantamento, tendo geralmente no tampo um disco de material resiliente (plsticos, borracha etc.), para melhorar a vedao. Possuem tambm uma grade externa de proteo (Fig. 9).

Figura 9 Vlvula de P 1.2.4. Vlvulas que Controlam a Presso de Montante

a) Vlvulas de segurana e de alvio (safety, relif valves). So vlvulas que tm por finalidade a proteo pessoal e a proteo de linhas e equipamentos. uma vlvula de auto-operao, usando a energia do prprio fluido para a sua operao, abertura ou fechamento. Devem ser instaladas diretamente ligadas aos pontos a serem protegidos e entre a tubulao e a entrada vlvula de segurana/ alvio no pode nada que possa impedir o fluxo, no pode haver uma vlvula de bloqueio para manuteno e nem mesmo uma figura oito. A passagem deve estar completamente livre entre a tubulao a ser protegida e a vlvula de segurana /alvio. O tubo de sada da vlvula, o alvio, dever descarregar em uma rea segura e completamente livre. Para ar comprimido, vapor e gases inertes o ponto de descarga pode ser a atmosfera, em um ponto acima do local mais alto da edificao, seguro para a presena de pessoas. Para lquidos esse ponto poder ser o prprio tanque que contm o fluido ou ainda um tanque destinado especialmente para esse fim.

10

Figura 10 Vlvula de Alvio 2. Acessrios

Podemos dar a seguinte classificao de acordo com as finalidades e tipos dos principais acessrios de tubulao. No existe uma distino muito rgida entre as denominaes curva e joelho, chamados s vezes de cotovelos; de um modo geral, os acessrios de raio grande so chamados de curvas, e os de raio pequeno so chamados de joelhos. Os acessrios de tubulao podem tambm ser classificados de acordo com o sistema de ligao empregado; teremos, ento. Os acessrios rosqueados so usados normalmente em tubulaes prediais e em tubulaes industriais secundrias (gua, ar, condensado de baixa presso etc.), todas at 4. Utilizam-se tambm esse acessrios nas tubulaes que, devido ao tipo de material ou ao servio, sejam permitidas as ligaes rosqueadas, tais como boa parte das tubulaes de ferro fundido, ferro forjado, materiais plsticos, cobre etc., geralmente at o limite de 4. O emprego desses acessrios est sujeito s mesmas exigncias e limitaes impostas s ligaes rosqueadas para tubos. Os acessrios de ferro fundido so empregados em tubulaes de grande dimetro (adutoras, linhas de gua e de gs) e baixa presso, onde seja necessrio grande facilidade de desmontagem. Essas peas so fabricadas com flanges de face plana, em duas classes de presso (125# e 250#), abrangendo dimetros nominais de 1 at 24. Os acessrios flangeados de ferro fundido esto padronizados na norma P-PB-15 e ABNT e ANSI.B.16.1, que especificam dimenses e presses de trabalho. Os acessrios flangeados de ao fundido, de uso bastante raro na prtica, podem ser usados em tubulaes industriais, para uma grande faixa de presses e temperaturas de trabalho, mas o seu emprego deve ser restringido apenas aos casos em que seja indispensvel uma grande facilidade de desmontagem ou a algumas tubulaes com revestimentos internos, devido ao custo elevado, grande peso e volume, necessidade de manuteno e risco de vazamentos. As dimenses, presses, e temperaturas de trabalho so as estabelecidas na norma ANSI.B.16.5. Existem ainda acessrios flangeados de muitos outros materiais, tais como lates, alumnio, plsticos reforados com fibras de vidro (para tubos FRP - Fiberglass Reinforced Plastic), e tambm ferro com alguns tipos de revestimentos internos anticorrosivos. Nos acessrios com revestimentos internos, o revestimento deve abranger

11

obrigatoriamente tambm as faces dos flanges, para garantir a continuidade da proteo anti-corrosiva. Os acesrios podem se classificados quanto sua funo. 2.1.Fazer mudanas de direo em tubulaes Curvas de raio longo Curvas de raio curto Curvas de reduo Joelhos (elbows) Joelhos de reduo de 22 45, 90 e 180.

Figura 11 Acessrios Flangeados 2.2.Fazer derivaes em tubulaes Ts normais (de 90) Ts de 45 Ts de reduo Peas em Y Cruzetas (crosses) Cruzetas de reduo Selas (saddles) Colares (sockolets, Weldolets etc.) Anis de reforo

2.3. Fazer mudanas de dimetro em tubulaes Redues concntricas Redues excntricas Redues bucha

12

2.4.Fazer ligaes de tubos entre si Luvas (couplings) Unies Flanges Niples Virolas (para uso com flanges soltos)

Figura 12 Exemplo de Nipes 2.5.Fazer fechamento da extremidade de um tubo Tampes (caps) Bujes (plugs) Flanges cegos

Figura 13 Acessrios de Conexo 13

3. Referncia Bibliogrficas FOUST, A. S.; CLUMP, C. W.; WENZEL, L. A. Princpio das operaes unitrias. 2 edio. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois, 1980. GOMIDE, R., Fluidos na Indstria Operaes Unitrias (Vol. II), 1993. MACINTYRE, Archibald Joseph. Manual de Instalaes Hidrulicas e Sanitrias. Rio de Janeiro: LTC, 1990. 267 - 309 p. http://www.monografias.com/trabajos11/valvus/valvus.shtml

14

Das könnte Ihnen auch gefallen