Sie sind auf Seite 1von 19

RESPONSABILIDADE Osho , em uma das suas incontveis palestra responde: Pergunta: "Voc o mundo".

. Esta uma das colocaes deKrishnamurti que causam confuso. Voc poderia dizer algo sobre isso? - A colocao de J. Krishnamurti de que "Voc o mundo" no confusa de maneira alguma. muito simples; necessria apenas uma pequena inteligncia para compreend-la. Podemos tentar abordar a colocao a partir de muitas diferentes direes. O mundo apenas um nome; o indivduo a realidade. Voc pode continuar tentando encontrar o mundo em toda parte e no ir encontr-lo; voc sempre encontrar o indivduo. Palavras como o "mundo," a "sociedade," a "religio," a "nao," so meras palavras sem

nenhum contedo por trs delas caixas vazias. Exceto voc, no existe mundo. Essa uma maneira de compreender a colocao: que o indivduo a nica realidade. E o mundo no nada mais do que a coletividade de indivduos, ento, seja l o que for, uma contribuio de indivduos. Se for feio, voc contribuiu para a feira. Se estiver cheio de dio, inveja, raiva, ambio, cobia, voc contribuiu para todo este inferno no qual estamos vivendo. Voc no pode jogar a responsabilidade em algum mais; voc tem de aceitar a responsabilidade sobre os seus prprios ombros. Esta outra maneira de compreender a colocao "Voc o mundo". Estamos continuamente passando a responsabilidade adiante. Se existe guerra, se existe um Adolf Hitler, um Ronald Reagan, tornase fcil para ns apontar para essas pessoas e dizer que elas so responsveis.

Mas quem as cria? Adolf Hitler nossa contribuio. Sem ns, ele um ningum. Ronald Reagan no nada alm da nossa opinio. o nosso voto, o nosso apoio. Ento, no momento em que voc condena algum, lembre-se: voc est condenando a si mesmo. Seja l o quo indireta seja a sua contribuio, ela existe. possvel viver como um monge jaina ou um monge budista ou um monge catlico num mosteiro, completamente fechado no que concerne ao mundo. Existem mosteiros no Tibet...havia muitos na China antes da revoluo comunista. Existem alguns na Europa com uma longa e estranha histria. O mosteiro em Athos, na Europa, tem mil anos de existncia. Em mil anos, seja quem for que tenha entrado no mosteiro, no saiu vivo. Voc apenas entra: uma vez monge, monge para sempre. E o mosteiro no permite que os seus

ocupantes saiam para o mundo; so trazidos para fora apenas quando esto mortos. Voc acha que eles no so responsveis por Adolf Hitler? Eles no so responsveis por guerras mundiais? Aparentemente no... Como se pode responsabilizar essas pessoas? que deixaram o mundo, que nunca olharam para trs, que se desconectaram do mundo.

Mas, ainda assim, eu lhes digo que eles so responsveis. So responsveis por escapar eles escaparam da sua responsabilidade. No faz qualquer diferena. Os monges budistas, os monges jaina, os monges hindus no participam das atividades mundanas. Mas voc pode contribuir de uma maneira positiva ou voc pode contribuir de uma maneira negativa.

Voc pode colocar fogo nessa casa essa a maneira positiva, a maneira ativa. Voc pode ficar ao lado, de p, na rua e no fazer nada para apagar o fogo essa a maneira negativa. Mas ambas so responsveis. A pessoa negativa no parece to responsvel, mas a sua responsabilidade absolutamente igual porque existe um equilbrio na vida. Voc pode ser contra a guerra, pode ser um pacifista, pode ser um manifestante crnico sempre com uma bandeira protestando contra a guerra, contra a violncia. Naturalmente, voc pode dizer, "Como posso ser responsabilizado?" Mas a vida um fenmeno complexo. Os seus protestos, o seu pacifismo, a sua luta contra a guerra ainda parte da guerra; voc no um homem de paz. E voc pode observar isso quando as pessoas protestam a sua raiva, a sua violncia to bvia que a gente pensa por que essas pessoas esto protestando contra a guerra.

Elas deveriam se juntar a algum lado da guerra elas esto cheias de raiva, dio. Elas simplesmente escolheram ter um terceiro lado atrs de um nome bonito "paz." Uma boa mscara, mas por dentro est a mesma raiva, o mesmo dio, a mesma violncia, a mesma destrutividade contra qualquer pessoa que no concorda com elas. Elas esto contribuindo com tanta violncia para a atmosfera quanto qualquer outra pessoa. Elas podem estar falando de amor mas esto dizendo tambm que voc tem de lutar por amor. Maom tinha palavras escritas na sua espada dizendo "a paz a minha mensagem." Ele s pode encontrar uma espada para escrever "a paz a minha mensagem!" E ele deu origem a uma religio que chamou de "Isl." Isl quer dizer paz e o Isl criou mais violncia no mundo do que qualquer outra religio.

Em nome da paz, na ponta de uma espada, o Isl tem matado, convertido milhes de pessoas. Voc pode escolher bonitas palavras mas no pode esconder a realidade. A colocao de Krishnamurti de que "Voc o mundo" simplesmente enfatiza o fato de que todo indivduo, onde quer que esteja, seja l o que for que faa, deve aceitar a responsabilidade de criar esse mundo que existe ao nosso redor. Se ele insano, voc contribuiu para essa insanidade da sua prpria maneira. Se ele doente, voc tambm um parceiro em torn-lo doente. E a nfase importante porque a menos que voc compreenda que "eu tambm sou responsvel por esse mundo insano e miservel," no existe possibilidade de mudana. Quem vai mudar? Todo mundo acha que algum mais responsvel.

Um dos maiores imperadores da ndia foi Akbar. Existe um incidente na sua vida registrado no Akbar Namaz "a biografia de Akbar." Um dia ele estava conversando com seus amigos... E havia ao redor dele as melhores pessoas, mais sbias, mais criativas, escolhidas de todas as partes do pas. O seu bufo estava parado ao lado. (Por falar nisso, voc devia saber disso: em todas as cortes de todos os grandes imperadores, existia um bufo cuja nica funo era evitar que a corte se tornasse sria demais, manter a corte leve, brincalhona de vez em quando, uma exploso de risadas. Era uma grande percepo ter um bufo e ele costumava ser uma das pessoas mais sbias daqueles dias porque no era um fenmeno fcil). Birbal era o bufo de Akbar. E enquanto eles estavam conversando, Akbar deu um tapa na cara de Birbal absolutamente sem razo alguma.

Mas voc no pode bater num imperador, mas o tapa tinha que ir para algum lugar ento, ele bateu na pessoa que estava prxima dele. Todo mundo pensou, "Isso estranho!" Em primeiro lugar, no havia razo alguma. De repente, como se uma loucura tivesse possudo Akbar, ele bateu no pobre Birbal. E esse homem tambm era estranho. Ao invs de perguntar, "Por que voc me bateu?" ele simplesmente bateu no homem que estava de p ao seu lado! E este homem, talvez pensando que essa era a regra da corte, bateu na pessoa seguinte. Isso foi por toda a corte em cadeia. E voc se surpreender: naquela noite, a esposa de Akbar bateu nele! E ele disse, "Por que voc est me batendo?" Ela disse, "No essa a questo; um jogo um jogo." Ele disse, "Quem lhe disse que isso um jogo?" Ela disse, "Temos ouvido durante o dia todo que comeou um grande jogo na corte.

A nica regra que voc no pode bater de volta na pessoa, que voc tem de encontrar outra pessoa para bater. E algum me bateu ento o seu tapa voltou para voc, o jogo terminou!" Neste mundo grande, milhares de jogos insanos esto sendo jogados e todos vocs so participantes claro, em situaes muito pequenas, de acordo com a sua capacidade. Mas lembre-se, o tapa voltar a voc mais cedo ou mais tarde. Para onde mais ele ir? Seja l o que venha para voc, lembre-se, o seu fazer. Talvez voc tenha se esquecido quando comeou. O mundo grande, leva tempo. Mas tudo volta sua fonte essa uma das regras fundamentais da vida, no a regra de um jogo. Ento, se estiver sofrendo, se estiver miservel, se estiver tenso, cheio de ansiedades, angstia, no apenas se console dizendo que este mundo feio, que todos os demais so feios, que voc uma vtima.

Krishnamurti est dizendo que voc no uma vtima, voc um criador deste mundo insano; naturalmente, voc tem de participar no resultado de seja l o que for que tenha contribudo. Voc est participando em jogar as sementes, estar participando ao colher a colheita tambm; voc no pode escapar. Para tornar o indivduo ciente, de forma que ele pare de jogar a responsabilidade nos outros do contrrio, ele comea a olhar para dentro para ver de que maneira ele est contribuindo para toda essa loucura existe uma possibilidade de que ele possa parar de contribuir. Porque ele tem de sofrer tambm. Se ele vem a saber que todo o mundo no nada mais do que a sua projeo numa escala maior... Porque milhes de indivduos contriburam com a mesma raiva, a mesma competitividade, a mesma violncia, ela se tornou gigantesca. Voc no pode conceber que tenha sido responsvel por isso: "Eu posso ter contribudo

apenas com uma pequena parte..." Mas um oceano no nada mais do que milhes e milhes de gotas. Uma gota no pode pensar que responsvel pelo oceano mas a gota responsvel. Sem a gota no haveria oceano de maneira alguma. O oceano apenas um nome; a realidade est na gota. Aceitar a sua responsabilidade ir transform-lo e a sua transformao o comeo da transformao do mundo porque voc o mundo. Seja l o quo pequeno for, um mundo em miniatura, mas voc carrega todas as sementes. Se a revoluo acontece em voc, ela carrega a revoluo para o mundo todo. E quando Krishnamurti diz "Voc o mundo" ele no est dizendo apenas para voc, est dizendo para todo mundo: Voc o mundo. Se voc quiser mudar o mundo, no comece mudando o mundo essa a maneira errada que a humanidade tem seguido at agora: Mude

a sociedade, mude a estrutura econmica. Mude isso, mude aquilo. Mas no mude o indivduo. Essa a razo pela qual todas as revolues falharam. Somente uma revoluo pode ser bem sucedida, o que no foi tentado at agora e essa a revoluo do indivduo. Mude voc mesmo. Esteja alerta para no contribuir com qualquer coisa que torne o mundo um inferno. E lembrese de contribuir com alguma coisa para o mundo que o torne um paraso. Esse todo o segredo de uma pessoa religiosa. E se todas as pessoas comeam a fazer isso, haver uma revoluo sem qualquer derramamento de sangue. Existe outro incidente na vida de Akbar. Ele havia construdo uma fonte de mrmore muito bonita. Estava trazendo cisnes de Mansarovar, nos Himalaias. E decidiu que no deveria haver gua na fonte. Essa era a fonte do imperador ao invs de gua, deveria haver leite. Todo mundo na capital foi informado que deveria fornecer um balde de leite, no muito, e que ele deveria chegar ao palcio at a manh seguinte, cedo, antes do sol nascer.

Birbal falou a Akbar, "Voc no entende a mente humana de maneira alguma. A sua fonte estar cheia de gua." Ele disse, "Que bobagem...? a minha ordem!" Birbal disse, "Sua ordem ou ordem de qualquer pessoa eu compreendo a mente humana." Akbar disse, "Vamos esperar; amanh de manh ser decidido quem tem razo." E na manh seguinte, ambos foram ao jardim e a fonte estava cheia de gua. Akbar disse, "Isso estranho. Como aconteceu? Peguem algumas pessoas na estrada, seja quem for, e perguntem como aconteceu." E as pessoas foram ameaadas: se dissessem alguma mentira, a vida delas estaria em risco; se dissessem a verdade, seriam liberadas. Elas disseram, "A verdade que toda a capital traria baldes de leite. Um balde de gua seria completamente irrelevante, ningum jamais viria a saber. Mas agora vejo que a fonte est cheia de gua; parece que todo mundo teve o mesmo pensamento toda a capital! Nenhuma pessoa foi diferente." A mente humana funciona exatamente da mesma forma. Ento, se o mundo est numa tal tragdia, so as nossas mentes humanas que a

esto criando; ns estamos contribuindo com o nosso balde cheio de misria. Nenhuma revoluo pode ter sucesso a menos que a mente humana seja compreendida pelos seres humanos e eles comecem a se comportar de maneira diferente sem esperar que "O meu balde cheio de gua no ser notado." Se todo mundo compreender que essa idia a que vir para todas as mentes humanas e decidir que, "Pelo menos eu devo levar um balde de leite. Eu no devo me comportar da maneira inconsciente com que todos os seres humanos esto se comportando..." possvel ter a fonte cheia de leite. "Voc o mundo" simplesmente significa: seja l o que for que esteja acontecendo, no podemos nos eximir da responsabilidade. Os nossos monges, os nossos santos, tentaram apenas isso. O que eles estavam tentando fazer, se voc for profundamente na psicologia deles, era dizer que, "Ns no somos mais responsveis por toda essa bobagem que est acontecendo no mundo." Mas eles dependiam do mesmo mundo.

Eram dependentes das mesmas pessoas por causa da sua comida; eram dependentes das mesmas pessoas por causa da sua roupa. No estavam separados do mundo de maneira alguma; apenas cessaram de estar ativos no mundo. Eram parceiros silenciosos em toda a insanidade que est acontecendo. E eles deveriam ser mais condenados porque eram as pessoas mais inteligentes, mais sbias. inda assim, no podiam ver o ponto de que apenas ficando de lado no o suficiente; voc tem de fazer alguma coisa contra a mente humana normal. Escapar para os Himalaias no vai ajudar porque, mesmo nos Himalaias, a sua mente permanecer a mesma, apenas voc no ter a oportunidade de saber disso. E melhor conhecer o inimigo do que no conhec-lo porque, conhecendo, existe uma possibilidade de mudana. No conhecer muito perigoso. Quando uma doena diagnosticada, est curada pela metade. Quando uma doena no diagnosticada, ento acontece o problema de verdade. O remdio no o problema, o diagnstico o problema.

Um homem viveu nos Himalaias por 30 anos. O seu problema era a raiva e ele queria se livrar dela. Por 30 anos nos Himalaias, ele no teve raiva por um nico momento no havia razo. A esposa no estava l, os filhos no estavam l, os pais no estavam l, a sociedade no estava l no havia provocao. Pouco a pouco, o seu nome se tornou famoso e as pessoas comearam a vir para vener-lo. Agora estava ainda mais difcil de se tornar ciente de que a raiva ainda estava l. Quando as pessoas o esto venerando, no uma questo de ter raiva. Ento veio a Khumba Mela em Allahabad. As pessoas disseram, "Voc um grande santo. Sem voc, a Khumba Mela, a maior reunio de pessoas da Terra num nico lugar, estar faltando alguma coisa. Voc tem de ir." E agora ele estava convencido de que havia se tornado um grande santo. As pessoas estavam vindo de muito longe, fazendo uma jornada rdua, difcil, atravs das montanhas, apenas para mostrar o seu respeito por ele. Ele foi Khumba Mela, mas havia milhes de pessoas ningum o conhecia. Algum pisou o seu p e imediatamente ele deu um tapa no homem, pegou o seu pescoo e

disse, "O que voc acha que est fazendo?" De repente, se lembrou de que era um santo. Ele disse, "Meu Deus, o que estou fazendo? O que aconteceu com os 30 anos? A raiva veio to rapidamente, to instantaneamente, nem um momento de pensamento." Ele estava por matar o homem. Essa era a razo pela qual fora para os Himalaias porque estava com medo de que mataria algum e seria crucificado ou teria que viver toda a vida na priso. At mesmo a sua famlia havia dito, "Seria bom que voc fosse para os Himalaias porque voc matar algum e isso significa que voc matou a si mesmo tambm. Dessa maneira, duas vidas so salvas. V"! Mas, 30 anos... O que aconteceu? um fato simples: as pessoas que escaparam do mundo no acham que so responsveis por este mundo. Escapando, elas no mudaram o mundo. Escapando, no contriburam em nada para torn-lo mais bonito, mais humano, mais inteligente, mais meditativo. Nem elas mudaram o mundo nem passaram por uma mudana interna nelas mesmas. Por essa razo eu sou contra renunciar ao mundo.

Fique no mundo, seja l o quo difcil for porque apenas no mundo que ser lembrado, em cada passo, que tipo de mente voc est carregando por dentro. E essa mente projetada no lado de fora e se torna enorme porque tantas mentes esto projetando da mesma maneira. "Voc o mundo" no uma colocao matemtica. "Voc o mundo" um insight psicolgico. E pode se tornar a prpria chave para a nica revoluo que pode acontecer.

Das könnte Ihnen auch gefallen