Sie sind auf Seite 1von 9

PROPOSTA CURRICULAR:

um novo formato

SOCIOLOGIA

RIO DE JANEIRO, FEVEREIRO DE 2010.

Governo do Estado do Rio de Janeiro


Srgio Cabral

Secretaria de Educao do Estado do Rio de Janeiro


Tereza Porto

Subsecretaria de Gesto de Rede e de Ensino


Teresa Cozetti Pontual

Equiipe Tcniica:: Equ pe Tcn ca


Elisa Mas
Superintendente de Formao

Beatriz Pelosi Martins


Diretora de Pesquisa e Organizao Curricular

Patrcia Carvalho Tinoco


Diretora de Formao

Auttorres da Verrso Orriigiinall Au o es da Ve so O g na


Sandra Maria Rodrigues da Rocha (C.E. Antnio Prado Jnior) Maria Manuela Alves Maia (C.E. Engenheiro Bernardo Sayo) Coordenadoras: Marta Feij Barroso (UFRJ) e Gracilda Alves (UFRJ) Diretora Geral: ngela Rocha dos Santos (UFRJ)

Orrganiizadorras da Verrso Siimplliiffiicada O gan zado as da Ve so S mp cada


Ana Canen (UFRJ) Giseli Pereli de Moura Xavier (UniverCidade/UFRJ)

Consullttorres da Verrso Siimplliiffiicada Consu o es da Ve so S mp cada


Marilena dos Reis Peluso C. E. CONSELHEIRO MACEDO SOARES Bruno Cardoso de Menezes Bahia C. E. FRANCISCO PALHETA Lecy Consuelo Neves C.E. ROMA Terezinha Lauermann C.E. PROF. DINAMRICO PEREIRA POMBO Carlos Eduardo de Souza Breta CIEP 175 JOS LINS DO REGO

Caro Professor
com prazer que apresentamos a voc um novo formato de proposta curricular para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Mdio. Entendemos que este novo formato que est sendo lanado para o ano letivo de 2010 vem ao encontro das expectativas de muitos professores, que h algum tempo percebiam a necessidade de se estabelecer uma base comum no currculo da rede estadual, que norteasse e aproximasse as atividades educacionais praticadas em cada escola da rede. Sendo assim, a Secretaria de Estado de Educao do Rio de Janeiro quer iniciar um processo de releitura da Reorientao Curricular, documento resultante do trabalho que reuniu professores da rede estadual e contou com a coordenao de equipes de especialistas nas diversas reas de conhecimento da UFRJ. A ltima verso deste documento foi publicada em 2006 e continua servindo como fundamento e referncia do que deve ser trabalhado em sala de aula. Dessa forma, a Proposta Curricular que aqui se apresenta buscou ressignificar essa antiga Reorientao Curricular, tendo em vista a necessidade de compatibiliz-la, quando pertinente, a referncias oficiais que tambm norteiam o programa (tais como Parmetros Curriculares Nacionais, a Matriz de Referncia do ENEM, a Matriz de Referncia do SAERJ e Matrizes de Referncia da Prova Brasil e SAEB). Pretende-se assim no substituir a proposta que at agora norteou a estruturao curricular nas escolas, mas facilitar a sua operacionalizao no cotidiano escolar. Prope-se, portanto, uma organizao das competncias e habilidades por anos/sries e bimestres em tabelas de fcil consulta, num modelo similar para os diversos componentes curriculares. Ou seja: esse novo formato prope uma nova organizao que dever ser testada, avaliada, adaptada e validada por voc, professor, que a pea principal no cenrio da organizao curricular de cada escola. importante assinalar que a opo pela descrio de competncias e habilidades deu-se no s por estarem nas matrizes referenciais de avaliaes de larga escala e na documentao da Reorientao Curricular original, mas principalmente por representarem formas pelas quais os contedos e temas adquirem maior concretude, indicando aes resultantes do processo de ensino-aprendizagem, o que pode facilitar sua aplicao. Certamente, muito h que se reformular nesta Proposta. Nada melhor que construir essa reformulao na prtica, a partir da vivncia curricular dos milhares de professores que, como voc, conhecem melhor que ningum as suas necessidades locais e tm experincias valiosas para compartilhar. Este novo formato para a Proposta Curricular, portanto, servir como ponto de partida para o debate e a construo coletiva da educao que desejamos. Sendo assim, voc tem agora uma excelente base inicial para o seu planejamento e as suas prticas educacionais. Aproprie-se desta Proposta Curricular, d as suas contribuies, e bom trabalho!

Equipe da SEEDUC / SUGEN / Superintendncia de Formao

SOCIOLOGIA (REA: CINCIAS HUMANAS)


Includa na grade curricular do ensino mdio h pouco mais de dez anos, a Sociologia enfrenta novas exigncias, em um trajeto ainda precrio de consolidao como disciplina especfica e como rea que exige um profissional especializado e qualificado. A problematizao dos fenmenos sociais de tal maneira complexa e diversificada, que a criatividade e competncia que se exige do professor deve estar direcionada no sentido de sensibilizar o alunado para a problematizao sociolgica, ou seja, lev-lo a refletir e a se indagar sobre os fenmenos sociais, alm das fronteiras do senso comum. Devemos perguntar o que h de especfico nessa disciplina que a diferencia das outras da rea de Cincias Humanas, e como ela pode influir na formao do aluno e ao mesmo tempo dialogar com aqueles princpios contidos na orientao educacional. Embora possua, tanto quanto as outras disciplinas, um conjunto de temas orientados pela sua prpria historicidade, a sociologia possui uma vocao que poucas possuem: a de promover condies, pelas suas prprias caractersticas, para que o aluno problematize sua vida em comunidade, ou seja, sua existncia real em um mundo real; para que ele questione e relativize a aparente verdade dos valores e das representaes, sejam elas polticas, morais, religiosas e culturais; para que ele compare realidades distantes e culturalmente diferentes; para que ele exercite um olhar distanciado e qualificado em relao ao senso comum; enfim, para que ele perceba os fenmenos sociais, resultado de aes, atitudes, crenas, como um problema sociolgico ao qual se pode dar sentido. Com efeito, a apreenso do conhecimento sociolgico e da sua historicidade promove habilidades cognitivas - o olhar e a escuta sociolgica - que pressupem o conhecimento de contedos temticos, no como compartimentos estticos, mas como repertrios de questes dinamicamente tratadas. Ou seja, de uma perspectiva metodolgica, mais do que to somente ensinar conceitos e mtodos sociolgicos, muitas vezes de pouco entendimento e de pouca sensibilizao para os alunos, o professor pode explor-los criativamente utilizando-se de exemplos prximos realidade dos alunos, motivando-os a observarem mais de perto o funcionamento dos conceitos, motivando-os, por exemplo, a transformar dados quantitativos em anlise qualitativa. Mas essa, deve-se dizer, uma atividade que primeiramente estimula o exerccio intelectual, podendo eventualmente produzir impacto sobre os desejos dos alunos de interveno no mundo ou em seu contexto mais prximo. A escola deve refletir estrategicamente acerca do contexto do seu alunado, visando motiv-los, mas no estabelecer essa postura como a razo nica ou fundamental da sua funo social. Assim, a organizao curricular d-se a partir de temas, que so trabalhados a partir das competncias e habilidades listadas na tabela abaixo. Recomenda-se o trabalho interdisciplinar, aproveitando as interfaces com outras reas de estudo na escola.

Foco do bimestre

1 Bimestre A PERSPECTIVA SOCIOLGICA


O que Sociologia?

SOCIOLOGIA 1 SRIE/ ENSINO MDIO 2 Bimestre 3 Bimestre A PERSPECTIVA NATUREZA E CULTURA SOCIOLGICA
Iniciao Pesquisa Cientfica Diferenciar pensamento cientfico de senso comum. A Natureza Humana e o Conceito de Cultura Identificar os aspectos que nos diferenciam como seres humanos.

4 Bimestre NATUREZA E CULTURA


Cultura e Sociedade Perceber na vivncia cotidiana as formas de interao e como estas se estabelecem na dinmica da convivncia. Compreender e valorizar as diferentes manifestaes culturais de etnias, raas (negra, indgena, branca) e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito diversidade, enquanto princpio esttico que pode incentivar a tolerncia, mas que em alguns casos pode gerar conflitos. Identificar representaes simblicas e discursos sobre diferentes realidades sociais a partir da observao de exemplos familiares aos alunos. Compreender e valorizar a articulao da linguagem e o papel da memria, como elementos que permitem ao homem a produo constante de novas formas de expresso cultural e/ou construo de identidade cultural. Construir uma viso crtica da indstria cultural e dos meios de informao e comunicao de massa.

Competncias Habilidades Diferenciar a abordagem sociolgica

dada aos fenmenos humanos e sociais, de outras formas elaboradas por outros campos do saber.

Identificar as principais vertentes de Entender como a cultura se anlise dos fenmenos sociais. diferencia da natureza, e como elas Perceber a utilidade da Sociologia nos so historicamente construdas. diversos campos da atividade humana. Identificar problemas humanos e sociais no espao e no tempo. Analisar as vrias formas de Compreender e analisar a historicidade entendimento do conceito de cultura do pensamento sociolgico (surgimento e Compreender as principais formas priorizando a viso antropolgica processo de organizao) de pesquisas utilizadas pelos sobre tal conceito. socilogos: observao de campo; Diferenciar aspectos da natureza das observao participante (denominada Entender a socializao como Conscincias Coletivas e Conscincia de pesquisa de campo); anlise de processo de aquisio da cultura, sua Individual ao retratar os fatos sociais. indicadores sociais (ler, interpretar e possvel integrao personalidade e utilizar tabelas e grficos). adaptao do indivduo ao meio social. Compreender os principais instrumentos de anlises utilizados pelos socilogos: Experimento; entrevistas (abertas, semiestruturadas e/ou estruturada); amostragem; censo; tipo ideal; histria de vida e levantamento histrico. Compreender os principais mtodos de anlises utilizados pelos socilogos: o tratamento dos fatos sociais como coisa; mtodo compreensivo e o materialismo dialtico.

Foco do bimestre

1 Bimestre DESIGUALDADES SOCIAIS


Desigualdade Social no Mundo e no Brasil

SOCIOLOGIA 2 SRIE DO ENSINO MDIO 2 Bimestre 3 Bimestre DESIGUALDADES CIDADANIA E POLTICA SOCIAIS
Diferenas e Desigualdades Compreender que as diferenas raciais so arbitrrias, por terem sido construdas nas relaes sociais de poder, e que no existe base biolgica que a possa explicar. Compreender o que grupo minoritrio. Cidadania e Poder. Analisar o conceito de poltica diferenciado do conceito de politicagem. Diferenciar o conceito de poder (institucional e simblico) dos conceitos de autoridade e fora.

4 Bimestre CIDADANIA E POLTICA


Cidadania e Identidade Compreender a dimenso do conceito de democracia nas sociedades atuais. Analisar a importncia da participao poltica.

Competncias Habilidades Contextualizar as desigualdades

sociais entre as naes, na Amrica Latina, e as desigualdades sociais no Brasil. Entender a pobreza como um grande problema da humanidade; o papel da ONU e das ONGs.

Compreender os motivos que fizeram surgir os movimentos Entender que a assimilao e a Contextualizar diferentes formas de negros, sindicais, socialistas e manuteno do pluralismo cultural organizao do poder em diferentes liberais. so formas diferentes de integrao. tipos de sociedade e culturas. Compreender que a dominao europia expressa pelo colonialismo Compreender que os conceitos de Construir uma viso crtica sobre os e pelo imperialismo a causa Compreender o conceito de movimentos sociais (operrio, feminilidade e masculinidade so fundamental das desigualdades cidadania no apenas no sentido de urbano, rural, sindical, etc.) construes sociais e culturais e, sociais. deveres, obrigaes e direitos, mas portanto, alm de mutveis, no Construir a identidade social e tornam homens e mulheres diferentes tambm como uma relao entre o Compreender as diversas formas de do ponto de vista de suas capacidades ser humano e o respeito ao ambiente poltica atuante e dinmica para a violncia existente: simblicas, em que vivemos. constante luta pelo exerccio da e direitos. fsicas e psicolgicas. cidadania plena. Perceber a condio da criana, do jovem, do idoso e do portador de necessidades especiais como questo a ser revista pela sociedade uma vez que esta no se encontra preparada para enfrentar os problemas advindos das novas configuraes mundiais e nacionais. Compreender e analisar as diversas formas de preconceito e excluso existentes no Brasil.

Foco do bimestre

1 Bimestre TRABALHO E SOCIEDADE


Sociologia e trabalho.

SOCIOLOGIA 3 SRIE DO ENSINO MDIO 2 Bimestre 3 Bimestre TRABALHO E CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE SOCIEDADE DEMOCRTICA
As Transformaes do Mundo do Trabalho. Compreender o desenvolvimento do trabalho dentro da sociedade capitalista: Taylorismo; Fordismo e Toyotismo. Relacionar o conceito de trabalho ao conceito de alienao. Compreender questes do trabalho da sociedade moderna: o avano tecnolgico, a expanso dos mercados, o desemprego estrutural e os movimentos sindicais em suas respectivas lutas por melhores salrios e condies de trabalho. Compreender as transformaes do mundo do trabalho, diferenciando o conceito de trabalho do conceito de emprego. Compreender o novo perfil do trabalhador exigido pelas novas formas de organizao do trabalho. Analisar as consequncias locais e globais da globalizao. Articulando Cidadania e Democracia Refletir criticamente sobre os problemas sociais existentes na sociedade brasileira e suas possveis causas. Reconhecer o papel de polticas pblicas, bem como direitos e deveres para garantir a cidadania e a democracia. Construir em grupo uma pequena proposta de sociedade democrtica: princpios, fundamentos e aes. Refletir sobre a intolerncia religiosa que despreza os direitos humanos e sociais.

4 Bimestre CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE DEMOCRTICA


Igualdade e Diferena: o pensamento multicultural Reconhecer a existncia de diferentes vises de mundo procedentes de grupos socioculturais distintos. Desenvolver a conscincia contra situaes de opresso aos homossexuais, aos negros, as mulheres, aos portadores de necessidades especiais, s diferenas religiosas, aos ndios. Analisar o pensamento multicultural como o conjunto de respostas s diversidades culturais. Desconstruir preconceitos e esteretipos sociais e culturais. Incorporar respostas para a diversidade cultural e desafio a preconceitos na proposta de sociedade democrtica construda no bimestre anterior.

Competncias Compreender o conceito de Habilidades trabalho.


Contextualizar o trabalho em diferentes tempos histricos e em diferentes culturas (Egito, Grcia, Roma, Idade Mdia e Idade Moderna). Perceber a importncia do trabalho para a sociedade. Relacionar o contexto de surgimento da Sociologia com os problemas da classe trabalhadora descritos por Adam Smith e Karl Marx.

Das könnte Ihnen auch gefallen