Sie sind auf Seite 1von 7

O Bofe de Lobisomem e o Efeito Borboleta

Euclides 2009/2010

Se o doutor Francelino Souza Pinto no fosse um pneumologista teria, como todo mundo, pensado que aquilo era um pulmo. Tinha de fato quase o tamanho e a forma de um pulmo de adulto, o aspecto externo seroso, o tecido esponjoso. Como j ia em parcial decomposio exalava putrecina cujo odor se mesclava ao ar frio e ainda enevoado da manh que se ia estabelecendo. Cinco pessoas contradas, embrulhadas em casacos e cachecis, gorros de l ou chapus, conforme o caso. As duas mulheres usando gorros e os homens de chapus enterrados at onde as orelhas permitiam. - pequeno pr ser de boi. Filinto era aougueiro de profisso. - grande pr ser de porco... - seria de gente? Especulavam em voz baixa e quase gutural de gargantas afetadas pelo frio. Ainda no era cinco e meia e o cu estava limpo de uma noite de geada fraca que tirou os cafeicultores da cama mais cedo que de costume. A palidez do levante refletida na atmosfera era uma luz esmaecida, mas que se firmava decidida nos ltimos minutos. Os dois lampies quase no eram mais necessrios e s eram mantidos acesos agora pelo calor que emanavam. - tropecei nele quando ia buscar o burro no pasto... fez um buf! na ponta da bota e quase caio. O cheiro j estava no ar um pouco antes de topar com ele. - t apodrecendo de pouco ainda. Disse a voz de dona Ludmila, abafada na concha da palma da mo cujo polegar e indicador apertavam as narinas. - de gente com toda certeza! Era o Fragoso, que usava um bigodo basto e amarelado que lhe destacava o nariz redondo e vermelho. Bochechas gordas, suas fartas e cabelo ralo. - o que pensam que seja? Desta vez foi o doutor, que estava calado fazia uns minutos. - teve uma vez, l no Vau Velho, prosseguiu o Fragoso ignorando o doutor, faz uns quinze ou vinte anos acho, que apareceu umas coisa assim no pasto da fazenda do finado Lutrcio...

- t lembrada... era menina inda, mas lembro do falatrio. Meu pai no deixou ir ver. O povo dizia que era tudo de gente... - Tudo? Tinha mais de um? - Tinha, diz que tinha. S entranhas, nada de pedao de corpo. - e como acabou tudo? O que se descobriu? O doutor interessou-se. - nada! Acabou que foi tudo juntado e enterrado e s. Teve que ningum mais viu o Manelo depois disso. Uns diziam que era o Manelo o autor daquilo, outros que aquilo era o prprio Manelo espalhado. - Credo em cruz... O frio arrefeceu um pouco que a hora mais fria da madrugada j ia passando. Na ausncia total de nuvens a luz no refletia difusa como de costume, mas vinha do nascente esticando as primeiras sombras de comprido pelo cho. Fragoso apagou o lampio de um sopro. O outro j havia sido apagado, apesar do frio. O Filinto era cioso do querosene. Dona Ludmila persignou-se mais uma vez e pegou o brao da nora: - vamos minha filha, que a cabra j est reclamando das tetas cheias. A vrzea larga de capim baixo servia para a cria dos bichos, uns soltos, outros guardados em cercadinhos, conforme o dono ou tipo de bicho. Casa ali, ningum fazia. O ribeiro costumava encher na estao das guas e a vrzea ficava encharcada. Na maior parte do ano era seca e ali se tinha a criao de sustento ou de servio. Os meninos brincavam de pega-pega e nos dias quentes nadavam no rio. - e isso? Fez o Filinto esticando o queixo na direo do achado. - urubu logo d conta... - e se for de gente? Sabe como .... um crime. - No sei o que , mas no se trata de um pulmo humano. O pulmo direito tem trs lbulos e o esquerdo dois. Como fcil de ver isso uma pea s, sem lbulos. Falou devagar, quase descrendo de si, o doutor.

O achado do bofe de lobisomem, como acabaram sendo conhecidas as estranhas vsceras coincidiu com o sumio do Abud. Quando a vida de caixeiro-viajante comeou a minguar os trocados por culpa do crescimento dos municpios e da abertura de estradas que as jardineiras cumpriam semanalmente, leva-e-traz de gentes e coisas, o Abud desistiu, por fim, de viajar. As mercadorias vinham de trem, da capital e, das estaes mais importantes nas cidades que faziam o plo de uma vizinhana, seguiam, agora pelas jardineiras, encomendadas por comerciantes locais que se iam estabelecendo. Era o fim do nomadismo mercantil. Contava ento uns trinta e cinco anos de idade, dezoito dos quais na estrada desde que comeou a viajar com o pai, o velho Abud. Filho mais novo de irmandade grande, cada um foi para um lado, casando ou buscando o ganho da vida. Depois da morte da me passou a acompanhar o pai, at que tambm o velho se foi e ficou s na estrada com as malas velhas, uns panos de algodo e alguma seda, uns perfumes, que sempre vendiam bem, correntes e medalhinhas de ouro e coisas que em geral as senhoras apreciavam. Pois sumiu o Abud... j cinquento, solteiro, s e sumido. O armarinho, que funcionava num anexo da casa perto da praa, no abriu. Da casa ningum respondeu aos chamados. Quando veio a tarde vizinhos preocupados foram delegacia de polcia. No comeo o delegado, cioso da vida ntima do turco, como era chamado o filho de libaneses, conjeturou que o homem podia ter viajado ou, sei l, estava em algum lugar e podia no querer ser incomodado. - mas e se estiver muito doente? - ou mesmo morto! - se estiver muito mal e precisando de ajuda? Os argumentos eram fortes. O homem vivia s. Tanto podia ter ido cidade vizinha atrs de uma mulher da vida, afinal todos tm as suas necessidades e era isso que pensava no ntimo o delegado, porm podia ser uma situao de emergncia. Resolveu que podia bater porta, ao menos. - seu Abud! de casa, seu Abud!

De dentro o cachorrinho arranhou a porta e choramingou com aquele quase silvo fino que fazem os ces tristes. Isso foi decisivo. Porta arrombada entraram todos. Havia l umas seis ou sete pessoas. Fora um certo desalinho, uma panela e um prato sujos na pia, a cama desfeita, tudo estava no lugar. Roupas nos armrios, comida na despensa, tudo com aparncia comum de normalidade. O Abud no estava. A mala em cima do guarda-roupa sugeria que nada tinha levado consigo. O cozinho foi levado pelo Josias para ser alimentado. A porta que fora arrombada foi consertada a expensas do delegado. - Vamos esperar. Mais cedo ou mais tarde ele volta e explica tudo. No voltou.

ora! Aquilo no era o pulmo do turco... vai saber como? no tem nada a ver com o caso do Manelo. que Manelo? foi muito antes de voc vir para c: um mistrio.

Novamente foi relembrada a histria do sumio do Manelo no mesmo dia em que se encontraram as tais vsceras. -Teoria do caos. Era no bar do outro lado da praa. Est claro que o lado que no tinha referncia era o lado da Matriz. No tinha porque era a referncia. O lado oposto era o outro lado. - como assim? - nunca ouviu falar do efeito borboleta? - isso feito borboleta? O que tem borboleta a ver com o caso? No bebeu demais? A opinio geral, expressa apenas nos semblantes, era praticamente a mesma. O Tadeu era meio cheio de empfia, ledor de muita coisa, gostava de impressionar. J no estava a falar coisa com coisa... - a maioria de vocs sabe jogar damas, no ?

- Camilo! Um caf forte, rpido! Riso geral, menos o Tadeu, claro, que amarrou a cara, contrariado. - t bom, t bom. O que tem a ver borboleta e jogo de damas com o sumio do turco? - pode ter tudo... - vai falando. Vamos ver at onde a gente agenta. Mais risos. O Tadeu empertigou-se na cadeira, entre ofendido e agarrando a oportunidade de resgatar os brios. - pois a Teoria do Caos. Um pequenino e corriqueiro evento pode desencadear mudanas drsticas no destino das coisas no Universo. Perguntei das damas porque um exemplo fcil de ver. Logo no comeo do jogo voc tem muitas escolhas que pode fazer. Cada uma delas levar a um jogo e resultado diferente, no ? At a no havia porque discordar. Um ou dois fizeram um gesto de confirmao com a cabea. Ponto para o Tadeu que prosseguiu em voz mais alta: - o ponto central que dependendo das circunstncias, cada evento, um acontecimento qualquer, desencadeia outro e assim por diante. Um acontecimento qualquer, mesmo que seja corriqueiro, pode acabar desencadeando uma srie de eventos cujo resultado deixe de ser desprezvel e nunca se saber encontrar toda a srie de eventos. O fato inicial nunca ser ligado com o resultado final. Agora as expresses volta da mesa j mostravam curiosidade. - uma teoria muito moderna que explica certos fatos que em principio nos parecem estranhos. - sei, sei.... - Vou dar um exemplo. Primeiro: vocs se lembram daquele aviozinho que andou por aqui pr fazer chuva? Todo mundo lembrava. Naquele ano a seca foi muito forte e prolongada e as lavouras dessa parte do estado ficaram seriamente comprometidas. O governo ento contratou um semeador de nuvens na esperana de remediar a situao e dar satisfao aos eleitores da regio.

- Ento, o p que o aviozinho jogava nas nuvens era o iodeto de potssio, um produto qumico que junta s gotinhas de gua que esto nelas, as nuvens, e elas vo crescendo e ficando mais pesadas at carem como chuva. - Caramba! Foi mesmo. Me lembro agora que o nome era esse: seil-o-qu de potssio. A sacaria que chegou ficou l no galpo do Menotti. - Foi. Uma chuvinha de merda... perdi o milho quase todo. - foi muito pouca mesmo. - mas ningum pode negar que chover, choveu, n? O Tadeu retomou as rdeas da conversa: - Pr chover tem de ter vapor de gua na atmosfera. Quanto mais vapor, mais chuva. Mas vamos teoria do caos... L do balco o Camilo perguntou: - caos baguna, n seu Tadeu? - Isso. Falta de ordem. Ento, imaginem uma menininha brincando com uma bola na calada. Enquanto isso, desce pela rua um caminho carregado de iodeto de potssio. Nesse momento uma borboleta passa voando bem junto do nariz da menina, que surpresa, deixa cair a bola que rola para a rua. A menina faz meno de correr atrs da bola, o que assusta o motorista do caminho e o faz dar uma guinada brusca. O caminho derrapa e perde a direo chocando-se contra a bomba de um posto de gasolina e tombando. - desgraceira, meu Deus! - A gasolina derramada incendeia e comea a queimar o iodeto de potssio que vaporiza e sobe para atmosfera. L no alto, um vento forte de sudoeste leva os vapores vinte quilmetros adiante onde encontra nuvens grandes. O que acontece? - uma baita aguaceiro! - Isso mesmo.Uma chuva muito forte e inesperada que faz rios transbordar e tudo o mais. Entenderam? - Foi a borboleta n seu Tadeu? Parece que o Camilo pensava que era um jogo de adivinhao.

- A borboleta foi o piv de uma srie de circunstncias encadeadas que resultaram no aguaceiro numa cidade vinte quilmetros longe. Ningum poderia explicar aquela chuva, meteorologista nenhum poderia. Para todos seria um mistrio, um fenmeno. - Ento... cada vez que um bofe de lobisomem aparece, algum desaparece? A concluso do Fragoso foi acompanhada pelas caras de espanto geral. L da porta, uma voz com um sotaque conhecido exclamou: - Bucha bida!! Heim? Era o Abud que acabava de voltar.

Das könnte Ihnen auch gefallen