Sie sind auf Seite 1von 18

GERNCIA CENTRO NORTE GRE

Escola Professor Jos Bione de Arajo Caruaru/PE 2011

CINCIAS EXATAS CINCIAS

Professor: Jnatas Francisco Valena Aureliano Mat. 259.349-1

Objetivo: conhecer algumas leis da Fsica que regem o Universo, como tambm as diversas variaes qumicas de originaram a vida.

9 ano (8 srie)

Total de aulas anuais: 1211 Justificativa

O exerccio da curiosidade a faz mais criticamente curiosa, mais metodicamente perseguidora do seu objeto. Quanto mais a curiosidade espontnea se intensifica, mas, sobretudo, se rigoriza, tanto mais epistemolgica ela vai se tornando.2

Em sentido amplo, cincia (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prtica sistemtica. Em sentido mais restrito, cincia refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no mtodo cientfico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido atravs de tal pesquisa. A cincia o esforo para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona. Refere-se tanto a:

Investigao racional ou estudo da natureza, direcionado descoberta da verdade. Tal investigao normalmente metdica, ou de acordo com o mtodo cientfico um processo de avaliar o conhecimento emprico;

O corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.

A prpria humanidade se faz curiosa desde os seus primrdios neste planeta. O pensamento cientfico surgiu na Grcia Antiga com os pensadores pr-socrticos que foram chamados de Filsofos da Natureza e tambm Pr-cientistas. Nesse perodo a sociedade ocidental saiu de uma forma de pensamento baseada em mitos e dogmas para entrar no pensamento cientfico baseado no Ceticismo. A curiosidade humana se intensificou principalmente no perodo histrico denominado Idade Moderna, com o advento das diversas cincias, tanto as do campo natural, quanto as do campo humano. As cincias naturais estudam o universo, que entendido como regulado por regras ou leis de origem natural, ou seja, os aspectos fsicos e no humanos. Isso inclui os subcampos Astronomia, Biologia, Fsica, Qumica, Geografia e Cincias da Terra.
1 2

Baseado no total de aulas previstas para a disciplina de Cincias no ano de 2011. FREIRE, pg. 97.

As cincias sociais estudam os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a via social de indivduos e grupos humanos. Isso inclui Antropologia, Estudos da comunicao, Economia, Geografia humana, Histria, Lingustica, Cincias polticas, Psicologia e Sociologia. A organizao das disciplinas curriculares contemplou a juno de trs reas principais das cincias naturais, a saber Qumica, Fsica e Biologia. Nessa unidade trplice, daremos nfase a rea destinada ao organismo humano e seus respectivos sistemas. O intuito no apenas o de ensinar por ensinar, mas principalmente conscientizar os alunos no que diz respeito prpria manuteno da vida, na sexualidade e suas implicaes. Todos almejamos uma sociedade mais consciente de si mesma, mais democrtica e mais sustentvel, independente da origem de cada um. Isso s poder ser realizado com um ensino coerente com a nossa realidade atual das disciplinas contidas no currculo escolar.

Perfil scio-cultural da turma

O corpo discente da Escola composto em sua maioria por alunos que fazem parte da classe social menos favorecida da sociedade caruaruense. Isso deve-se ao fato da m distribuio de renda que ocorre no somente em Caruaru, mas em todo o nosso Pas. O corpo discente da Escola composto em sua maioria por alunos que fazem parte da classe social menos favorecida da sociedade caruaruense. Isso deve-se ao fato da m distribuio de renda que ocorre no somente em Caruaru, mas em todo o nosso Pas. Por conseguinte, muitos dos pais so obrigados a trabalhar por horas a fio, onde por vezes, esto com o tempo quase totalmente preenchido (alguns casos trs expedientes quase ininterruptos) diariamente, principalmente em pocas favorveis ao comrcio de confeco, sem a oportunidade de manterem um contato razovel com os filhos. Consequentemente, no tm a oportunidade adequada de participarem de suas vidas estudantis. Ainda h a possibilidade de alguns alunos serem seduzidos (fora dos muros da Escola) pelas drogas, participando de maneira quase direta da violncia que as mesmas produzem. E alguns, infelizmente, podem ser cooptados a participar efetivamente desse mal que degrada paulatinamente a sociedade como um todo. Por outro lado, felizmente, uma grande parte desses alunos em meio ao caos que vivem, possui o sonho de mudar de vida. Procuram estudar e aprender os contedos propostos pela rede de educao pblica, realizando as atividades repassadas pelos professores, alm do fato de tambm questionarem sobre os diversos por qus. Buscam respostas no somente na instituio escolar, mas fazem uso da internet e realizam diferentes leituras em vrios livros. Podemos dizer que a soluo de alguns desses problemas, pode estar no fato de cultivar nos alunos a ideia de que transformar a realidade algo difcil mas possvel, e essas transformaes s podero acontecer quando houver o interesse e o afinco pelos estudos e suas aplicaes no cotidiano. A turma possui um quantitativo de cinquenta e cinco alunos no turno da noite. Ao analisar o desempenho da turma, observa-se que h dificuldades em alguns eixos das disciplinas, visto que as condies socioculturais nas quais est inserida, como por exemplo: trabalhar diariamente, inclusive fazer sero, conviver com pessoas que tm proximidade com drogas, e ainda h outros que no trabalham precisando adaptar-se ao problema do desemprego. Partindo desse princpio, necessita-se que seja realizado um trabalho que atenda as suas dificuldades.

Contedos

I Unidade: 1. Introduo ao estudo das Cincias: O que so Cincias?; As cincias auxiliares das Cincias; O trabalho com cincias.

2. Algumas foras que nos rodeiam e seus efeitos: O que fora?; Existem foras que agem a distncia; Alguns efeitos de uma fora: deformao, acelerao e freagem; Gravidade: a fora que parece mgica; No confunda peso com massa!; Nossa vizinha mais prxima: a Lua; Algumas maneiras de medir fora; O dinammetro; A balana de brao; Comparando foras.

3. Movimentos que no conservam a direo: Como podemos mudar a direo dos corpos em movimento? Brincando de vaivm: o movimento oscilatrio; Estudando mais um pouco o vaivm: o pndulo simples; rbitas: por que a Lua no cai? Como ganhar velocidade sem ser empurrado?.

4. Os msculos e os movimentos: O osso no se mexe sozinho; Uma grande variedade de movimentos; Foras e movimentos; As alavancas no nosso corpo; 5

Movimento e msculo.

Total de aulas da unidade: 25 Objetivos especficos: Conhecer o modo como se trabalha na rea das cincias; Conhecendo as foras que estabilizam o Universo; Conhecendo os movimentos provocados por foras; Aprendendo que o nosso corpo gera foras e movimentos;

II Unidade: 1. Outros jeitos de se mover e se equilibrar: Conhecendo diferentes tipos de esqueletos; O que mais ajuda a locomoo dos organismos; Equilibrar-se: uma tarefa no muito fcil; Qual a relao entre o centro de gravidade de um corpo e seu equilbrio; Conversando sobre a nossa coluna vertebral; Nossa postura e a coluna vertebral; Adolescncia e prtica esportiva.

2. Do incio do Universo origem da vida: O comeo de tudo; Os mitos cosmognicos; A teoria do Big-Bang; Pensando na origem da vida; Como aparecem novos seres vivos na natureza? De onde veio a primeira vida? A exploso da vida no mar; Os fsseis: testemunhas da histria da vida.

3. A histria da vida: 6

A vida na Terra; A reproduo e a evoluo; A exploso da vida no ambiente terrestre; Os perodos geolgicos; A histria da Terra influencia a histria da vida; Os caminhos da evoluo; A relao entre organismo e a evoluo; A evoluo do ser humano; Dos ancestrais primatas aos seres humanos atuais; Refletindo sobre a evoluo humana.

4. Evoluo e hereditariedade: Explicando a evoluo: ideias evolucionistas; O lamarckismo; O darwinismo; Como surgem as variaes individuais? A reproduo sexuada e as variaes individuais; Onde se localizam as informaes genticas? Os cromossomos; Os genes: as unidades das informaes genticas.

Total de aulas da unidade: 26 Objetivos especficos: Conhecer outras formas para se mover e se equilibrar; Aprendendo as teorias da formao do Universo e o incio da vida; Conhecer a histria do aparecimento da vida e sua evoluo; Aprender sobre a evoluo e a hereditariedade das espcies.

III Unidade:

1. O mundo da biotecnologia: E a biodiversidade volta pauta!; Melhoramento gentico e seleo artificial; A histria do trigo; A histria do bicho-da-seda; Convivemos coma biometria h sculos; A biometria moderna; A engenharia gentica pode produzir seres transgnicos; O que mais se pode fazer com a engenharia gentica?; Entendendo melhor a clonagem; Clonagem reprodutiva e teraputica.

2. Comportamento e coordenao nervosa e hormonal: Estmulos do ambiente e respostas dos organismos; As reaes aos estmulos do ambiente; Sistema nervoso humano; Dos estmulos s respostas; Os neurnios e a transmisso do impulso nervoso; A estrutura do sistema nervoso humano; Atos voluntrios e atos reflexos; Sistema nervoso nos outros animais; Outro tipo de coordenao: a coordenao hormonal; Glndulas excrinas, endcrinas e hormonal; Alguns hormnios do nosso corpo.

3. Cuidando da sade: as drogas e o sexo na nossa vida: As drogas e as agresses ao sistema nervoso; O lcool; A maconha; O fumo; Um outro olhar para o nosso corpo; O corpo e a produo de gametas; Gravidez; 8

Desenvolvimento do feto; O nascimento; Responsabilidade na vida sexual.

4. Luz e cores: Como vemos?; De volta cmara escura; Alguns meios que desviam a luz; Quanto tempo a luz leva para vir do Sol at a Terra?; Organizando nossas concluses; Compreendendo o funcionamento do olho humano; Os principais problemas da viso; Hipermetrofia; Miopia; Catarata; Astigmatismo; A refrao produzindo cores; Estudando as cores; Cor luz e cor pigmento; Desvendando as cores de um arco-ris; O branco das nuvens e a transparncia do branco.

Total de aulas da unidade: 37 Objetivos especficos: Conhecer o mundo da biotecnologia; Aprender sobre o sistema nervoso e suas implicaes; Aprender como manter uma vida saudvel; Verificar o funcionamento do sistema visual e suas implicaes.

IV Unidade: 1. Ondas mecnicas e o som: Ondas mecnicas; Tipos de ondas mecnicas; Caractersticas das ondas; Por que as ondas do mar so diferentes? Vibraes e sons; Como o som chega at ns?; O som se propaga em qualquer meio material; Velocidade de propagao do som; Um labirinto no corpo humano: a orelha; A orelha e o equilbrio; Problemas de audio.

2. A energia eltrica em nossa casa: Construindo um miniabajur com pilhas; Analisando algumas explicaes; Para que serve a parte de vidro da lmpada? Denominaes corretas dos elementos do nosso miniabajur; Finalmente, o miniabajur; Melhorando o nosso miniabajur; Voltando ao interruptor do miniabajur; A linguagem da eletricidade; Compreendendo a corrente eltrica; Os cuidados que devemos ter com a eletricidade; O que um curto-circuito? Pro que as lmpadas apresentam brilho de intensidades diferentes? As transformaes da energia eltrica; Calculando a energia consumida pelos eletrodomsticos; Como evitar desperdcios de energia eltrica.

3. Circuitos eltricos, magnetismo e eletrosttica: 10

Circuitos eltricos com mais de uma lmpada; Investigando as ligaes do telgrafo de luz; Voltando montagem do telgrafo de luz; Um pouco de magnetismo; Investigando o m; Compreendendo o comportamento dos ms; Explicando o funcionamento da bssola; Um pouco de eletromagnetismo; Uma breve teoria sobre os ms; O magnetismo terrestre luz da teoria dos tomos magnticos; Os fenmenos eltricos atmosfricos; Qual a origem do relmpago?; Como os relmpagos acontecem? Qual a origem do trovo? Como funciona um para-raios?.

4. As ondas eletromagnticas que nos rodeiam: Ondas eletromagnticas; O espectro eletromagntico; Ondas de radiofreqncia (rdio e tv); Micro-ondas; Radiao infravermelha; Radiao visvel; Radiao ultravioleta; Raios x; Ondas eletromagnticas.

Total de aulas da unidade: 33 Objetivos especficos: Aprender sobre o som e as ondas mecnicas; Conhecer a energia eltrica e suas implicaes; 11

Aprender sobre o funcionamento dos circuitos eltricos; Conhecer o magnetismo.

12

ENEM

Reconhecer caractersticas ou propriedades de fenmenos ondulatrios ou oscilatrios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos (H1).

Associar a soluo de problemas de comunicao, transporte, sade ou outro, com o correspondente desenvolvimento cientfico e tecnolgico (H2).

Confrontar interpretaes cientficas com interpretaes baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas (H3).

Avaliar propostas de interveno no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservao, recuperao ou utilizao sustentvel da biodiversidade (H4).

Reconhecer mecanismos de transmisso da vida, prevendo ou explicando a manifestao de caractersticas dos seres vivos (H13).

Identificar padres em fenmenos e processos vitais dos organismos, como manuteno do equilbrio interno, defesa, relaes com o ambiente, sexualidade, entre outros (H14).

Interpretar modelos e experimentos para explicar fenmenos ou processos biolgicos em qualquer nvel de organizao dos sistemas biolgicos (H15).

Compreender o papel da evoluo na produo de padres, processos biolgicos ou na organizao taxonmica dos seres vivos (H16).

13

Descritores do SAEPE

Localizar informaes especficas em um texto (D6); Identificar o tema central de um texto (D9); Identificar o gnero do texto (D12); Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de palavras, frases ou expresses (D25);

Resolver problemas que envolvam porcentagem (D16); Resolver problemas envolvendo informaes apresentadas em tabelas e/ou grficos (D33);

Associar informaes apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos grficos que a representam e vice-versa (D34).

14

Estratgias metodolgicas

O processo de ensino/aprendizagem ser desenvolvido a partir do conhecimento e das experincias prvias vivenciadas pelos alunos, para chegar ento sistematizao e adequao do prprio conhecimento histrico, levando em considerao o contexto em que esto inseridos. Para tanto, se faz necessrio a sondagem desses conhecimentos, atravs de conversas em sala de aula, como tambm trabalhos e debates, atendendo aos seguintes tpicos: Conversa com a classe (ativando conhecimentos prvios); Trabalho individual, em duplas ou em grupos; Leitura de textos pelo professor para os alunos, ou dos prprios alunos com alunos; Trabalho com a compreenso/interpretao dos textos histricos e outros; Sistematizao do conhecimento relativa proposta da atividade; Leitura e divulgao das produes, dependendo da proposta de Sequncia Didtica ou do Projeto.

15

Recursos didticos

Utilizao de projeo multimdia (data show) para a exposio de iconografias, charges, mapas, etc.

Utilizao da televiso, DVD; Utilizao de equipamento de som; Utilizao de mapas, globo terrestre, dicionrios e a lousa (atividades escritas).

16

Avaliao

No processo de avaliao, se faz necessrio preservar o prvio conhecimento do aluno em relao aos assuntos ministrados em sala de aula, pois os mesmos so tidos como competncias que quando somados aos assuntos, serviro tambm como pontos auxiliadores para futuras avaliaes do contedo trabalhado. Esta avaliao no est dissociada da questo humana, mas vem contemplar uma formao que ser utilizada em seus estudos futuros, as quais se processaro da seguinte maneira: Produes individuais, em duplas ou em grupos para o desenvolvimento dos trabalhos; Participao do aluno no decorrer das aulas e atividades seja indagando ou acrescentando novas informaes aos assuntos ministrados; Tarefas extraclasse solicitadas pelo professor (pesquisas); Debates em sala de aula, tendo os alunos a oportunidade de mostrar as suas consideraes sobre os assuntos pesquisados; Comportamento dos alunos face ao desenrolar das aulas, levando em considerao o respeito mtuo, como tambm a fala do outro e as diferenas existentes na prpria formao da turma; Caderno com todas as atividades em ordem, orientadas pelo professor; Auto-avaliao peridica orientada pelo professor, sobre o prprio processo de ensinoaprendizagem (avaliao dialgica), realizadas aps o trmino dos bimestres; Testes e provas escritas;

Recuperao paralela e contnua das atividades realizadas em sala de aula e dos testes e provas escritos (sempre que necessrio).

17

Referncias

SANTANA, Olga, FONSECA, Anbal & MOZENA, Erika. In: Cincia Naturais, 3 Edio, Editora Saraiva, So Paulo/SP, 2009.

FREIRE, Paulo. In: Pedagogia da Autonomia Saberes necessrios prtica educativa, 11 Edio, Paz e Terra, Coleo Leitura, So Paulo/SP, 1999.

Descritores do SAEPE. Matriz de referncia para o ENEM 2009, Ministrio da Educao, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira.

18

Das könnte Ihnen auch gefallen