Sie sind auf Seite 1von 8

ATENO FARMACUTICA PROFA.

RENATA ALINE DE ANDRADE

Pgina 1 de 8

MODO DE ADMINISTRAO DAS DIVERSAS FORMAS FARMACUTICAS


1. FORMAS DE ADMINISTRAO ORAL importante esclarecer ao paciente se o medicamento deve ser tomado durante as refeies ou separado delas. 1.1 Comprimidos, Cpsulas, Drgeas, Ps Orais - Os comprimidos, cpsulas e drgeas so geralmente tomados com um copo cheio de gua. No devem ser ingeridos com outros tipos de bebidas (leite, suco, chs, bebidas alcolicas). - As drgeas no devem ser partidas. - As cpsulas no devem ser abertas e nem os comprimidos partidos, sem consultar previamente o farmacutico. - Medicamentos de ao prolongada devem ser engolidos inteiros. No se deve parti-los ou quebr-los, salvo orientaes em contrrio. - Tomar o medicamento de p ou sentado, engolindo sem mastigar, salvo orientaes em contrrio. - Apresentaes em forma de p oral devem ser preparadas antes de ser ingeridas. O p no deve ser colocado diretamente na boca. 1.2 Comprimidos Sublinguais 1. Colocar o comprimido embaixo da lngua e fechar a boca. 2. Procurar reter a saliva na boca, sem engolir, at que o comprimido se dissolva completamente. Se aps alguns minutos o paciente sentir um gosto amargo, sinal que o comprimido ainda no foi completamente absorvido e que deve permanecer retendo a saliva por mais algum tempo. 3. Aps a completa dissoluo do medicamento, engolir a saliva e s ento beber gua. 4. No fumar, comer ou chupar balas enquanto o medicamento estiver sendo dissolvido. 1.3 Solues Orais - Deve-se utilizar sempre utenslios que garantam a preciso da dose. Colheres caseiras no devem ser utilizadas. 1.4 Suspenses Orais 1. Verificar se o p est completamente solto do fundo da embalagem. 2. Adicionar parte do diluente (gua) e agitar vigorosamente para ressuspenso. 3. Adicionar o restante do diluente e agitar. 4. Deixar o frasco em repouso por 1 minuto. Verificar se o volume atingiu a marca no frasco. 5. Agitar vigorosamente o frasco do medicamento, antes de cada utilizao. 6. Usar a colher-medida (alguns deles vm com 1 copo medida ou seringa, em vez de colher). 7. Medir o medicamento na colher, observando a quantidade recomendada. 8. Tomar o medicamento, ingerindo logo aps um copo de gua. Outros tipos de bebida (sucos, refrigerantes, etc.) devem ser evitados. 1.5 Sprays Para Garganta 1. Abrir bem a boca e apertar o spray, procurando atingir toda a parede da garganta. 2. Fechar a boca e procurar no engolir a saliva durante 1 ou 2 minutos.

ATENO FARMACUTICA PROFA. RENATA ALINE DE ANDRADE

Pgina 2 de 8

3. S beber gua, ou outro lquido, aps 15 minutos. Quanto mais o medicamento permanecer em contato com a garganta, melhor ser o seu efeito. 2. FORMAS DE ADMINISTRAO OTOLGICA 2.1 Preparaes otolgicas lquidas Antes de usar o produto ele deve ser aquecido, esfregando o frasco com as palmas das mos, at atingir a temperatura do corpo. Esse procedimento evita que o uso do medicamento provoque vertigem. Para o aquecimento no se deve colocar o frasco do produto em "banho-maria", ou em gua quente, pois a alta temperatura pode causar queimaduras ao ser aplicada. Deve-se evitar que a extremidade do frasco toque nos ouvidos ou qualquer superfcie para evitar a contaminao. Manter os frascos sempre bem fechados. Os frascos normalmente no vem completamente cheios, isso ocorre para que se possa controlar as gotas. 1. Lavar as mos. 2. Sentar e inclinar a cabea para o lado - ou deitar - deixando o ouvido afetado para cima. 3. Segurar o lbulo da orelha e pux-lo delicadamente para cima e para trs (em adultos), a fim de permitir que o produto chegue mais facilmente ao canal auditivo. Em crianas o lbulo da orelha deve ser puxado para baixo e para trs. 4. Encher o aplicador e pingar o nmero de gotas prescrito. A gota deve cair de modo que deslize pelas paredes do conduto auditivo. 5. Permanecer segurando o lbulo da orelha, na posio acima indicada, durante alguns segundos. 6. Manter o ouvido afetado para cima por 5 minutos. No caso de crianas manter no mnimo 1 a 2 minutos. No se deve colocar algodo seco no ouvido, j que este pode absorver as gotas administradas. 3. FORMAS DE ADMINISTRAO TPICA 3.1 Pomadas e Cremes Para a Pele Para se conseguir um efeito local dos medicamentos a pele dever ser lavada antes de cada aplicao. Aplicar o medicamento em pequena quantidade e espalhar suavemente de maneira uniforme. Na maioria dos casos no se deve colocar curativos ou bandagens sobre a regio tratada. Quando recomendado pelo profissional, pode-se usar uma folha de filme plstico transparente (o mesmo usado para embrulhar alimentos) sobre a regio tratada, at o produto ser absorvido pela pele. No deixar o filme plstico por mais tempo do que o recomendado. Jamais usar filmes plsticos sobre leses midas, como o caso das feridas. Cremes so produtos no-oleosos, que no mancham as roupas. Devem ser preferidos para uso no couro cabeludo, em outras reas da pele que apresentem plos ou em leses midas. Pomadas devem ser escolhidas para locais onde a pele estiver seca, ntegra.

ATENO FARMACUTICA PROFA. RENATA ALINE DE ANDRADE

Pgina 3 de 8

Cremes e pomadas, quando utilizados corretamente, exercem apenas efeitos benficos no local da leso a ser tratada. O uso em quantidades maiores do que as prescritas - ou por perodo de tempo prolongado - pode causar reaes indesejveis. 1. Lavar as mos e a regio onde o produto vai ser aplicado, secando-as bem. 2. Colocar a quantidade prescrita de pomada ou creme. 3. Fazer uma massagem delicada na pele, at o completo desaparecimento do medicamento (no caso dos cremes) ou at que o produto tenha sido bem espalhado sobre a superfcie da pele a ser tratada (pomadas no desaparecem, deixando o local engordurado). 4. Lavar as mos cuidadosamente para evitar que, por contato, o medicamento possa chegar at a boca ou os olhos. 3.2 Sprays ou Aerossis Para a Pele Esses produtos no devem ser usados diretamente na pele do rosto ou perto dos olhos, pois o contato com as mucosas ou com os olhos, pode causar irritao. Nesse caso aplicar o produto nas mos e espalhar cuidadosamente na pele do rosto. Os sprays e aerossis, em contato com a pele, provocam uma sensao gelada, que desagrada alguns pacientes, mas que no prejudicial leso. 1. Agitar bem a embalagem do produto, antes da aplicao (a no ser que, na embalagem, seja dito o contrrio). 2. Segurar a embalagem a 12 ou 15 cm de distncia do local lesionado. 3. Apertar a vlvula do spray (ou o liberador do aerossol) por alguns segundos e logo solt-los. 4. FORMAS DE ADMINISTRAO RETAL Consiste na introduo no conduto anal de preparados slidos (supositrios), cremes, pomadas ou enemas. 4.1 Supositrios Alguns supositrios vm com a recomendao de serem guardados na geladeira. Nesses casos, manter o produto em local de difcil acesso s crianas e bem embalados. No momento do uso, se o produto estiver com uma consistncia mole, coloc-lo por alguns minutos no congelador ou dentro de um copo com gua bem gelada (sem retir-lo da embalagem), at que adquira novamente uma consistncia firme. No caso do supositrio ser expulso por inteiro aps a aplicao necessrio colocar outro. Se houver necessidade de partir um supositrio, deve ser feito no sentido longitudinal. 1. Lavar bem as mos. 2. Deitar de lado na cama, voltando-se para o lado esquerdo, dobrando o joelho direito, mantendo a perna direita flexionada e a esquerda estirada. 3. Retirar o supositrio da embalagem e introduzi-lo no conduto anal empurrando o supositrio o mais profundamente possvel. 4. Juntar as ndegas, fazendo fora por alguns instantes. Permanecer deitado por mais alguns minutos, aps a colocao do supositrio, procurando ret-lo no intestino por, pelo menos vinte minutos (salvo nos casos em que o supositrio tenha efeitos laxantes). 5. Lavar as mos.

ATENO FARMACUTICA PROFA. RENATA ALINE DE ANDRADE

Pgina 4 de 8

4.2 Cremes e Pomadas Lavar e secar a regio retal. Aplicar uma pequena quantidade do produto e espalhar suavemente. Para os medicamentos que sero inseridos no reto: 1. Encaixar o aplicador na boca do tubo previamente aberto. 2. Encher o aplicador 3. Inserir o aplicador no reto e pressionar o mbolo suavemente para aplicar o produto 4. Retirar o aplicador do reto e lavar com gua morna e sabo. 5. Fechar o tubo do produto. Lavar as mos aps a aplicao

4.3 Enemas Auto-administrao: 1. Deitar de costas sobre a cama ou outra superfcie capaz de propiciar uma posio confortvel. 2. Levantar ambas as pernas, flexionando os joelhos em direo ao peito. 3. Manter o brao esquerdo esticado ao longo do corpo (pessoas canhotas devem inverter a posio, mantendo o brao direito esticado ao longo do corpo). 4. Introduzir a cnula do aplicador no reto, como se sua ponta fosse em direo ao umbigo. 5. Acionar o mecanismo do aplicador at que todo o seu contedo seja transferido para o intestino. 6. Manter a posio do corpo, deitado de costas, at sentir forte vontade de evacuar (geralmente de 2 a 5 minutos). Administrao por outra pessoa: Posio no 1: deitar sobre o lado esquerdo, na cama, mantendo o joelho direito flexionado em direo ao peito e a perna esquerda esticada. Os braos devem ficar relaxados, apoiados sobre a cama. Posio no 2: ajoelhar-se sobre a cama e, em seguida, encostar o lado esquerdo do rosto no colcho, apoiando os cotovelos, antebraos e mos sobre o mesmo. A posio como se a pessoa estivesse ajoelhada, de bruos. Em ambas as posies: 1. Introduzir a cnula do aplicador no reto. 2. Acionar o mecanismo do aplicador at que todo o seu contedo seja transferido para o intestino. 3. Retirar a cnula do reto. 4. Manter o paciente deitado at que o mesmo sinta forte vontade de evacuar. 5. FORMAS DE ADMINISTRAO VAGINAL 5.1 Cremes e vulos vaginais 1. Iniciar o tratamento noite, antes de ir deitar. Esse procedimento evita a perda do medicamento pela vagina. 2. Lavar toda a regio vaginal com gua e sabo, e enxugue completamente antes de aplicar o medicamento.

ATENO FARMACUTICA PROFA. RENATA ALINE DE ANDRADE

Pgina 5 de 8

3. Abrir o tubo e retire o lacre (para o vulo, remova o envelope protetor). 4. Encaixar o aplicador na ponta do tubo (para o vulo coloque-o no local de encaixe do aplicador). 5. Apertar o tubo para forar a entrada do creme no aplicador. Aperte at que a pea interna do aplicador esteja no seu ponto de trava e este completamente cheio com o medicamento. Retirar o aplicador do tubo. 6. Em p: separar as pernas e dobrar levemente os joelhos. Deitada: de costas na cama, separar as pernas e levantar os joelhos a 90. Inserir o aplicador na vagina o mais profundamente, porm de forma confortvel. 7. Empurrar a parte interna do aplicador at que ele trave. 8. Retirar o aplicador. 9. Aps o uso, tampar o tubo (cremes). Lavar o aplicador, separando as duas partes e usando gua morna e sabo. 10. Se precisar, usar um absorvente durante o dia para reter o medicamento. No usar absorventes internos. 11. Usar o medicamento de forma contnua, mesmo nos dias de sangramento menstrual. 6. ADMINISTRAO DE EMPLASTROS TRANSDRMICOS 6.1 Adesivos transdrmicos 1. Escolher o local onde o adesivo vai ser colocado, dando preferncia a regies no sujeitas movimentao excessiva (parte superior do trax, barriga, ndegas, regio superior do brao) e que no tenham plos. Se houver necessidade, raspar os plos antes de colocar o adesivo. A regio no poder estar ferida, inflamada ou irritada. 2. Lavar e secar cuidadosamente o local escolhido. 3. Retirar o produto da embalagem e coloc-lo sobre a pele, sem tocar na parte adesiva. 4. Pressionar o lado adesivo fortemente sobre a pele, mantendo a presso durante 10 a 20 segundos. 5. Uma vez colocado o adesivo na pele, no tentar destac-lo, mantendo-o pelo tempo recomendado pelo profissional e/ou orientado pelo fabricante. 6. Aps o tempo recomendado de uso, retirar o adesivo, dobrando-o ao meio e embalando-o bem, antes de descart-lo. 7. comum a pele apresentar-se vermelha aps a retirada do adesivo, caso essa vermelhido no desaparea em algumas horas o mdico dever ser informado. Se restar um pouco do produto na pele, ao retirar o adesivo, remov-lo com um algodo embebido em lcool. 8. Ao aplicar um novo adesivo, escolher um novo local (rodzio). Lembrar sempre de retirar o adesivo antigo antes de aplicar o novo. Importante: Adesivos contendo hormnios no devem ser colocados sobre as mamas. O ideal colocar o adesivo pela manh, aps o banho. O adesivo geralmente no afetado por banhos seguintes e no se descola. Se por qualquer motivo o adesivo descolar, retire-o (descarte-o adequadamente) e aplique novo adesivo, em outro local da pele. Jamais fazer saunas com o adesivo na pele. O calor pode provocar uma absoro rpida e total do produto. Jamais tentar cortar um adesivo para ajuste da dose. Checar sempre com o profissional a necessidade de um ajuste de dose.

ATENO FARMACUTICA PROFA. RENATA ALINE DE ANDRADE

Pgina 6 de 8

Ateno: estas so informaes gerais. Os pacientes no devem deixar de ler as instrues dos fabricantes, porque podem existir informaes particularizadas frente grande variedade de produtos existentes no mercado. 7. FORMAS DE ADMINISTRAO OFTLMICA 7.1 Colrios e pomadas oftlmicas 1. Lavar as mos. 2. Deitar (ou sentar, colocando a cabea bem inclinada para trs). 3. Puxar suavemente a plpebra inferior para baixo, usando o dedo indicador. 4. Pingar o colrio (ou colocar a pomada oftlmica), sem encostar o aplicador nos olhos, na cavidade que se forma (saco conjuntival), usando as quantidades recomendadas pelo profissional. 5. Fechar os olhos devagar. 6a. Aps pingar o colrio e fechar os olhos, colocar o indicador de cada mo no canto dos olhos que fica prximo ao nariz, fazendo uma ligeira presso, durante 1 a 2 minutos. Esse procedimento evita que o medicamento escorra para os canais que comunicam os olhos com o nariz e a garganta, impedindo que ela seja absorvida pelo organismo, o que poderia aumentar os riscos de reaes adversas sistmicas. 6b. Aps colocar o medicamento e fechar os olhos, movimentar o globo ocular em crculos, ou de um lado para o outro, a fim de espalh-lo bem por toda a sua superfcie. 7. No piscar. Manter os olhos fechados por 1 a 2 minutos. 7. Limpar a rea externa dos olhos com um leno de papel ou um pedao de gaze, caso o medicamento tenha extravasado. 8. Lavar as mos para remover possveis resduos do produto. Importante: Se a aplicao do colrio com os olhos abertos (como descrito acima) for difcil, principalmente em crianas ou pacientes que tenham forte reflexo de piscar os olhos, o produto pode ser aplicado com os olhos fechados. Nesse caso o paciente deve deitar, fechar os olhos e pingar o colrio no canto interno do olho, abrindo-o em seguida, para que o produto penetre no saco conjuntival por ao da gravidade. Utilizar o mesmo procedimento para o outro olho. Ao administrar um medicamento nos olhos, seja em forma de colrio ou ungento oftlmico, pode ocorrer que durante alguns segundos a viso se torne nebulosa, devendo-se evitar qualquer atividade que exija acuidade visual. Deve-se evitar que a extremidade do frasco toque nos olhos ou em qualquer superfcie para evitar a contaminao. Manter os frascos de colrio e as bisnagas de pomada sempre bem fechados. As preparaes oftlmicas depois de abertas perdem a esterilidade, e uma vez terminado o tratamento essas devem ser descartadas. Os frascos de colrios normalmente no vem completamente cheios, isso ocorre para que se possa controlar as gotas. Quando dois ou mais produtos so receitados para os olhos, fazer um intervalo de pelo menos 15 minutos entre a aplicao de cada um deles. No aplicar simultaneamente os diferentes produtos. No caso do paciente ter que utilizar colrio e pomada oftlmica num mesmo tratamento, pingar primeiro o colrio e, aps 5 minutos, fazer uso da pomada. Nunca inverter a ordem, uma vez que a pomada adere superfcie ocular, promovendo uma barreira que impediria o contato do colrio com a rea a ser tratada.

ATENO FARMACUTICA PROFA. RENATA ALINE DE ANDRADE

Pgina 7 de 8

8. FORMAS DE ADMINISTRAO PULMONAR 8.1 Sprays Remover a tampa do inalador. Agitar os dispositivo para distribuir as partculas do medicamento por toda a suspenso. Posicionar o inalador com o bocal virado para o seu rosto. Inclinar a cabea levemente para trs. Expirar completamente de forma lenta. Fechar os lbios no inalador. Acionar o dispositivo enquanto inspira (pela boca) lenta e profundamente. Esse procedimento favorece a chegada do medicamento s menores vias areas. 8. Se necessrio, usar um espaador para auxiliar uma inalao correta do medicamento. Nesse caso, acionar o dispositivo e inalar imediatamente aps. 9. Caso oua um assobio durante a inalao, significa que esta foi muito rpida. 10. Segurar o ar pelo maior tempo possvel (contar mentalmente at 10) e ento expirar lentamente. Esse procedimento aumenta a quantidade de medicamento retida nas vias areas. 11. Aguardar de 30 segundos a 1 minuto antes de administrar uma segunda dose. 12. Caso esteja usando um inalador contendo esteride, enxguar a boca aps o uso. Considerar tambm o uso de espaador. 13. Lavar o dispositivo plstico com gua morna para evitar obstruo; manter o bocal isento de partculas. 8.2 Cpsulas e ps Remover a tampa do dispositivo. Posicionar o dispositivo com o bocal virado para o seu rosto. Inclinar a cabea levemente para trs. Expirar completamente de forma lenta. Fechar os lbios no inalador. Acionar o dispositivo inspirar pela boca, lenta e profundamente. Esse procedimento favorece a chegada do medicamento s menores vias areas. 8. Caso oua um assobio durante a inalao, significa que esta foi muito rpida. 9. Segurar o ar pelo maior tempo possvel (contar mentalmente at 10) e ento expirar lentamente. Esse procedimento aumenta a quantidade de medicamento retida nas vias areas. 10. Aguardar de 30 segundos a 1 minuto antes de administrar uma segunda dose. 11. Caso esteja usando um inalador contendo esteride, enxguar a boca aps o uso. 12. Limpar o dispositivo plstico um leno de papel (nunca usar gua); manter o bocal isento de partculas. 9. FORMAS DE ADMINISTRAO NASAL 9.1 Gotas Nasais 1. Assoar o nariz e enxug-lo com um leno. 2. Sentar e encher o conta-gotas com o medicamento. Durante a aplicao prefervel respirar pela boca 3. Inclinar a cabea para trs e instilar em uma das narinas, o nmero correto de gotas prescritas pelo profissional, procurando no encostar o aplicador dentro do nariz. 4. Com a cabea ainda inclinada para trs, gire lentamente o pescoo para os dois lados. Respirar pela boca durante esse procedimento. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

ATENO FARMACUTICA PROFA. RENATA ALINE DE ANDRADE

Pgina 8 de 8

5. Voltar a cabea posio normal. 6. Repetir o procedimento para a outra narina. 7. Aps a administrao comum sentir o gosto do medicamento. 9.2 Sprays Nasais 1. Assoar o nariz e enxug-lo com um leno. 2. Manter a cabea levemente inclinada para frente. 3. Retirar a tampa do frasco e colocar o aplicador na narina, procurando no encost-lo nas paredes do nariz. Tampar a outra narina. 4. Simultaneamente, apertar o spray e aspirar. 5. Manter o dedo apertando o spray at retirar o frasco do nariz (para evitar que o muco penetre no frasco). 6. Repetir a operao na outra narina. 7. Tampar o frasco do produto. 8. Nunca utilizar um medicamento que tenha sido usado por outra pessoa.

Das könnte Ihnen auch gefallen