Sie sind auf Seite 1von 12

PC Siqueira: O fenmeno brasileiro das redes sociais e suas estratgias para aumento de sua visibilidade meditica.

1 Ricardo Dias Coimbra dos Santos2 Universidade Nove de Julho (Uninove) Resumo O artigo tem por objetivo apresentar dados sobre o vlogger PC Siqueira e as estratgias adotadas por ele para o aumento de sua visibilidade meditica. Atravs de pesquisa realizada na internet, foi possvel verificar que o surgimento das redes sociais digitais e a constante adeso de novos usurios contribuiram no processo de alavancagem da visbilidade meditica do mesmo, o que tornou o nosso objeto de estudo um fenmeno brasileiro nas redes sociais.

Palavras-chave PC Siqueira; Redes sociais; Visibilidade meditica. Abstract The article aims to present data on the PC Siqueira and vlogger strategies adopted by him to increase his media exposure. Through research conducted on the Internet, we observed that the emergence of networksdigital social and constant accession of new users have contributed in the process of mediatic vibility leverage the same media, which became the object of our study a Brazilian phenomenon in social networks.

Key words PC Siqueira; Social Networks; Mediatic Visibility A inveno da Internet implicou em diversas mudanas para a sociedade, sendo a mais importante delas, a capacidade de nos expressarmos e socializarmos atravs de ferramentas de comunicao mediada pelo computador. Recuero afirma que:

Artigo cientfico desenvolvido sob a orientao da Professora Ms. Cntia Dal Bello, como instrumento avaliativo da disciplina Estruturao e Funcionamento de Webpages em Redes Sociais (Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Comunicao em Redes Sociais da Universidade Nove de Julho). Maio de 2011. 2 Ps Graduando em Comunicao em Redes Sociais na Uninove- Centro Universitrio Nove de Julho. Email: ricardodcoimbra@gmail.com
1 Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Comunicao em Redes Sociais (Uninove)

Essas ferramentas proporcionaram, assim, que atores pudessem construir-se, interagir e comunicar comos outros atores, deixando, na rede de computadores, rastros que permitem o reconhecimento e os padres de suas conexes e a visualizao de suas redes sociais atravs destes rastros. (Recuero 2009)

O surgimento das chamadas Redes Sociais3 Digitais e o aumento constante do nmero de adeses de novos usurios a diversos tipos de plataforma, que possibilitam de diferentes maneiras (seja por fotos, textos, vdeos ou msicas) a integrao entre os mesmos, despertou no s o interesse de grandes indstrias, empresas desenvolvedoras de produtos ou prestadoras de servios, mas tambm de usurios comuns, para o enorme potencial meditico que estas plataformas podem proporcionar. O avesso do popular A visibilidade uma das maiores ambies humanas. Ter seu nome aliado a grupos de destaque na sociedade, seja no local de estudo, trabalho, ou nas rodas de amigos, faz com que diversas pessoas se sujeitem a situaes inusitadas na busca por ateno. Paulo Czar Siqueira um timo exemplo de um usurio comum de internet (tambm conhecido como ator) que, atravs de estratgias de divulgao nas Redes Sociais Digitais alavancou a sua visibilidade meditica de tal maneira, que se tornou um dos maiores fenmenos da internet (no Brasil) atravs do Canal MASPOXAVIDA4 (criado por ele), locado no site de hospedagem de Vdeos Youtube5. Segundo Recuero atores:
so o primeiro elemento da rede social, representado pelos ns (ou nodos). Trata-se das pessoas envolvidas na rede que se analisa. Como partes do sistema, os atores atuam de forma a

Uma rede social definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituies ou grupos; os ns da rede) e suas conexes (interaes ou laos sociais) (Wasserman e Faust, 1994; Degenne e Forse, 1999) 4 Canal disponibilizado na plataforma Youtube, onde PC Siqueira posta semanalmente vdeos com seus contedos. 5 O Youtube um popular site de vdeos, que permite que seus usurios compartilhem e assistam vdeos online
2 Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Comunicao em Redes Sociais (Uninove)

moldar

as

estruturas

sociais,

atravs

da

interao

da

constituio de laos sociais (Recuero 2009) Os atores do ciberespao podem ser compreendidos como

indivduos que agem atravs de seus fotologs, weblogs, paginas pessoais, bem como atraves de seus nicknames.(Recuero 2009)

Quando apareceu no cenrio virtual, em Fevereiro de 2010, PC Siqueira (nickname6 de Paulo Czar) conquistou muita publicidade, aparecendo diversas vezes nos mais variados tipos de mdia (jornais, blogs, revistas e tv). Munido de uma cmera digital de resoluo no muito alta, ele dirige, grava e edita, diretamente do seu quarto, videologs (vlogs7) onde expe sua opinio sobre assuntos do cotidiano, ou como ele mesmo diz:tudo sobre o que voc no quer saber sobre assuntos banais (PCa Siqueira, 2010) Seus vdeos (postados semanalmente) recheados de ironia e acidez chamam cada vez mais a ateno dos meios de comunicao e de outros usurios. Cabe, no entanto um questionamento e uma problematizao: Por que PC Siqueira faz tanto sucesso na internet? Quais so as estratgias que ele utiliza para que a sua visibilidade meditica seja cada vez maior? Muitos criticam a maneira cida como o videologger aborda os mais cotidianos assuntos, inclusive os pedidos de seus fs, como quando afirma:
Oi, como vai voc? Faz um tempao que eu no gravo um vdeo (pra variar). Na verdade eu tenho preguia de gravar. Prefiro dormir que gravar vdeos. Prefiro comer do que gravar videos. As pessoas ficam pedindo para eu gravar videos o tempo todo, e nao da para gravar videos o tempo todo(PCb Siqueira, 2010).

6 7

Palavra de origem inglesa, que traduzida para o portugus significa apelido. Vlog a contrao para Video Log. Com o passar dos anos, o conceito de blog expoandiu-se para a imagem e apareceram no incio do milnio os primeiros vlogs.
3 Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Comunicao em Redes Sociais (Uninove)

Muito se fala sobre as afirmaes de PC Siqueira, entretanto, no se pode negar que o rapaz influencia os mais diversos tipos de grupos sociais, e que de uma maneira ou outra est alterando a viso de mundo de boa parte de uma gerao(pelo menos no Brasil). Afinal, na era da internet e da rpida distribuio de informaes, os jovens sempre se espelham em artistas do momento (sejam eles msicos,apresentadores, atores e atrizes), e recebem influncias pelo modo que os famosos vestem, pensam e vivem. O que muitos no sabem que o videologger8, que hoje est sempre presente na mdia, no teve uma vida muito socivel. PC estudou somente at o primeiro ano do ensino fundamental em escola tradicional em Guarulhos, sendo educado desde ento pelos seus pais, dentro de casa. Durante sua adolescncia decidiu ser quadrinista (desenhista de histrias em quadrinhos) e ilustrador, comeando a fazer trabalhos com colorao de revistas em quadrinhos em sua prpria casa. Com 23 anos, postou alguns de seus trabalhos em um site (http://pcsiqueira.deviantart.com/) e acabou por ser contratado por uma editora americana, para quem trabalha at hoje. PC Siqueira um fenmeno? Como saber se PC Siqueira mesmo um fenmeno em franca

ascenso, que se consolidar no cenrio da internet ou se s mais um nerd que logo desaparecer, dando espao a outros hits da internet? Segundo o Youtube (site onde PC Siqueira mantm o canal Maspoxavida onde posta seus vdeos), at o dia 31 de Dezembro de 2010, os cerca de 75 vdeos que ele j havia postado, totalizavam juntos, mais de 63 milhes de visualizaes (pageviews9), um nmero alto, uma vez que PC apenas produz vdeos em portugus, restrigindo assim os seus vdeos a um pblico unico e exclusivamente brasileiro.
8 9

a pessoa que mantm ou utiliza-se de um videolog. Nmero de vezes que uma determinada pgina na Web foi carregada. Esse dado pode serrecolhido de forma automtica por mecanismos de medida do nmero de visitantes.
4 Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Comunicao em Redes Sociais (Uninove)

Outro fato que comprova a fama adquirida por PC Siqueira e a sua alta popularidade a sua presena constante nos vdeos recomendados 10 pelo Youtube. PC no est presente apenas na Internet. Suas atitudes e comentrios influenciam e repercutem no mundo adolescente. No incomum assistir seus vdeos na internet e depois perceber que muitos de seus comentrios, trocadilhos ou bordes j esto rodando pelas ruas. A maneira como ele aborda os assuntos cotidianos e principalmente influncia que ele exerce sobre o universo adolescente, acabou por chamar a ateno da emissora MTV, que lhe ofereceu um quadro, dentro do programa Comdia MTV. A proposta do programa agradou tanto aos fs quanto a direo da emissora, que renovou o contrato de PC por mais um ano e meio, lhe oferecendo um programa prprio. (sub ttulo ainda no definido) impossvel negar a existncia de uma relao entre os processos audiovisuais e os meios de comunicao. Celebridades que fazem sucesso pelo jeito de se vestir ou pelo seu comportamento, esto na mdia a todo momento. Hoje em dia, qualquer pessoa tem o poder da autopromoo e de tentar ter seus 15 minutos de fama. Com ferramentas poderosas como a internet, em que possvel publicar vdeos, fotos, alm de comentar e iniciar discusses sobre qualquer tipo de assunto, os indivduos anseiam pela fama e pela popularidade. E vdeos bem produzidos, com contedo relevante permitem que os autores se tornem conhecidos. Sites como o Youtube viabilizam a postagem de vdeos que podem ser assistidos por qualquer pessoa (desde que no extrapolem a censura estabelecida). Com certo talento e algum marketing, fica fcil se tornar conhecido. Thompson chama essa nova sociedade de:
10

Sesso onde o Youtube faz um link dos vdeos que voc j assistiu em relao aos vdeos mais vistos naquela semana e lhe sugere.
5 Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Comunicao em Redes Sociais (Uninove)

Sociedade da auto-promoo: uma sociedade em que se tornou possvel e at cada vez mais comum, que ideres polticos e outros indivduos aparecessem diante de pblicos distantes e desnudassem algum aspecto de si mesmos ou de sua vida pessoal. (THOMPSON, 2008, p.24)

Ainda segundo o autor, com o surgimento de novos meios de comunicao, como a internet, o fluxo de informao, carregado de sons, imagens e textos, criam se novas formas de visibilidade, que interagem com a mdia e com as formas de poder, podendo enobrecer ou difamar um indivduo. E PC Siqueira, por ser considerado polmico por conta de seus comentrios, consegue alcanar grande visibilidade, a qual surge atravs de notcias, reportagens e crticas que fazem com que o vlogger seja sempre lembrado. Assim, pode se aplicar a Teoria dos Usos e Gratificaes, a qual afirma que as pessoas buscam os meios de comunicao para se satisfazerem e se sentirem gratificadas. Segundo Rutolo (1998), a exposio aos meios de comunicao intencional, uma vez que ela compete com outras formas de gratificao propostas por outros meios. E os motivos que levam o indivduo a escolher determinados meios e o que ele absorve intelectualmente esto sujeitos a inmeras influncias, sejam elas psicolgicas, sociais, ambientais desde que atendam os seus anseios e desejos. possvel que as pessoas que no compartilham do mesmo espao, ou at do mesmo tempo, partilhem do mesmo conhecimento, uma vez que
Assim como na imprensa, a mdia eletrnica criou um tipo de visibilidade que foi apartada da necessidade de compartilhar um mesmo contexto, uma visibilidade que, com a crescente oferta de produtos mediticos interferiu numa nas grande vidas de escala uma nacional parte at da internacional, grande

populao.(THOMPSON 2008, p.23)

6 Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Comunicao em Redes Sociais (Uninove)

Os

vdeos

fazem

parte

dessas

informaes

que

podem

ser

transmitidas para diferentes pessoas em diferentes situaes de espaotempo. E cada vez mais a mdia est interessada em produzir um material lucrativo, produzido pela industria cultural e voltado para a cultura de massa, que leva mais em conta a rentabilidade. Algumas pessoas enquadram PC Siqueira como um produto da industria cultural por diversos motivos. Alm dos assuntos cotidianos, seus vdeos abordam questes de homossexualidade, religio e drogas, alm de diversas mensagens de seus patrocinadores. O vloger se utiliza da fama para se tornar mais famoso, uma vez que
Conquistar visibilidade pela mdia conseguir um tipo de presena ou de reconhecimento no mbito pblico que pode servir para chamar a ateno para a situao de uma pessoa ou para avanar a causa de algum.(THOMPSON, 2008, p.23).

O relacionamento com as plataformas sociais digitais Durante a sua adolescncia, PC manteve um blog chamado contos da cafena onde publicava quase que diariamente, textos de autoria prpria, bem diferentes das temticas abordadas por ele em seu canal nos vdeos postados no Youtube. Em paralelo ele tambm mantinha um fotolog onde, segundo ele, podiam ser vistos muito mais links para as pginas de amigos, do que postagens com fotos suas. Neste perodo, PC cultivou muitas amizades com pessoas que visitavam seus perfis nas duas plataformas e deixavam comentrios. Para Recuero
perfis do Orkut, weblogs, fotologs, etc. so pistas de um eu que poder ser percebido pelos demais. So construes plurais de um sujeito, representando mltiplas facetas de sua identidade

Por volta de 2004/2005 ele encerra seu blog e seu fotolog e cria um perfil no Orkut, que por quase cerca de 3 anos foi usado com
7 Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Comunicao em Redes Sociais (Uninove)

frequncia e que tinha cerca de 430 amigos. Em 2009, PC criou outro blog onde comeou a postar textos sobre assuntos do cotidiano, seguindo uma linha bem parecida com adotada por ele Twitter, onde tinha cerca de 100 seguidores. A exploso miditica e nascimento do fenmeno. Como mencionado anteriormente, PC trabalhava como colorista para uma editora de quadrinhos americana, antes de se tornar uma personalidade da Internet. E foi procurando um por referncias que na Internet seus que descobriu vdeos e XXXXXXX, americano gravava prprios hoje em seus

vdeos e no programa na MTV. Criou tambm uma conta na plataforma

disponibilizava no Youtube para que outros usurios comentassem. PC gostou da idia e em criou seu o canal MASPOXAVIDA no Youtube. Nos campos onde so preenchidas as informaes sobre o proprietrio do canal, ele deixou apenas seu codinome (PC Siqueira) e o link para sua conta no Twitter11. Dias depois, postou seu primeiro vdeo e divulgou via Twitter para seus seguidores.Grande parte deles deram um retweet da mensagem e a mesma foi difundida entre cada vez mais pessoas. Essa difuso da informao gerou em apenas 3 dias, cerca de 15 mil acessos ao vdeo em questo, e mais de 1.000 novos seguidores no Twitter. As postagens dos vdeos continuaram sendo feitas uma vez por semana e no primeiro ms os nmeros citados acima foram multiplicados diversas vezes.

Anlise da estratgia para aumento da visibilidade meditica.

11

um site (www.twitter.com) popularmente denominado de um servio de microblogging. construdo enquanto microblogging porque permite que sejam escritos pequenos textos de at 140 caracteres a partir da pergunta O que voc est fazendo? (Honeycutt & Herring, 2009; Recuero, 2009)
8 Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Comunicao em Redes Sociais (Uninove)

Atravs da divulgao dos seus vdeos nos sites de redes sociais 12, onde apresenta a personificao do seu ator (o rapaz esguio, que usa culos, estrbico, e tem um grande carisma), com todas as suas dificuldades e experincias cotidianas (exemplificadas semanalmente), PC conquistou a empatia de milhares de pessoas em todas as regies do Brasil. Hoje, o rapaz possui cerca de 632 mil seguidores no Twitter13; mais de 300 mil assinantes inscritos em seu canal13 e sesu vdeos tem mais de 40 mil visualisaes diariamente13. PC cancelou sua conta no Orkut, porm existem cerca de 80 perfis e 60 comunidades13 que abordam temas ligados a ele especficamente nesta rede social Com esse aumento expressivo em sua quantidade de seguidores e menes feitas ao seu nome, PC Siqueira despertou o interesse de diversas empresas que enxergaram no vlogger uma grande oportunidade de divulgar e agregar valor aos seus produtos, alm de poder incrementar seus nmeros, no que diz respeito as vendas. No incomum acessar seu microblog e deparar se com tweets 14 onde PC cita nomes de diversos tipos de produtos, ou faz indicaes de sites. PC faz o mais puro merchandising exatamente igual fazem Gugu Liberato e Fausto Silva em seus programas de Tv15 porm em um espao de apenas 140 caracteres. Este interesse das empresas em utilizar o rapaz como garoto propaganda, acaba por legitimar as 4 caractersticas que garantem sucesso em um site de redes sociais:
12

Sites de Redes Sociais foram definidos por Boyd & Ellison (2007) como aqueles sistemas que permitem I) a construo de uma persona atravs de um perfil ou pgina social; II) a interaco atravs de comentrios; e III) a exposio pblica da rede social de cada ator (Recuero, 2009). 13 Nmeros obtidos atravs de pesquisas realizadas na internet em 17/04/2011.
1 1 1 14 15

Nome dado as postagens feitas no Twitter Tratam se de renomados apresentadores de programas de auditrio(respectivamente da Rede Record e da Rede Globo) que dedicam boa parte de seu tempo ao Merchandising.
9 Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Comunicao em Redes Sociais (Uninove)

Visibilidade:
Os sites de redes sociais permitem aos atores sociais estar mais conectados. Isso significa que h um aumento da visibilidade social desses ns. A visibilidade constituda enquanto um valor que proporciona que os ns sejam mais visveis conexes, ele receba na rede. os tais Com o isso, que suporte tipos um so determinado obtidos social de e as n pode destas amplificar valores como atravs

informaes. que esto

Quanto mais conectado est o n, maiores as chances de que determinados informao circulando na rede e de obter suporte social quando solicitar (Recuero, 2009)

Reputao:
A reputao relacionada com as impresses que os demais autores tm de outro ator, ou seja, do que as pessoas pensam de um determinado blogueiro, por exemplo. A reputao uma percepo qualitativa, que relacionada a outros valores agregados (Recuero, 2009)

Popularidade:
A popularidade um valor relacionado a audincia, que tambm facilitada nas redes audincia mais facilmente sociais na Internet. medida na rede, Como a possvel

visualizar as conexes e as referncias a um indivduo, a popularidade mais facilmente percebida. Trata-se de um valor relativo a posio de um ator dentro de sua rede social. Um n mais centralizado na rede mais popular por que h mais pessoas conectadas a ele e, por conseguinte, esse n poder ter uma capacidade de influncia mais forte que outros ns na mesma rede. (Recuero, 2009)

Autoridade:
Outro tipo de valor a autoridade. A autoridade refere se ao poder de influncia de um n na rede, ou mesmo, a avaliao de sua centralidade ou visibilidade. uma medida da efetiva
10 Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Comunicao em Redes Sociais (Uninove)

influncia de um ator com relao a sua rede, juntamente com a percepo dos demais atores da reputao dele. Autoridade, portanto, compreende tambm reputao, mas no se resume a ela. (Recureo, 2009)

A visibilidade meditica alcanada por PC, comea a mostrar seus frutos. Segundo reportagem publicada no site da Revista Veja SP em 24/11/2010, os rendimentos mensais do vlogger passaram de R$ 2.000 a 5.000 (na poca em que era apenas colorista) para cerca de R$ 20.000 (j contando o montante pago pela MTV Brasil em referncia ao seu programa na emissora). Concluso A partir dos estudos realizados pode se considerar que Paulo Czar Gouart Siqueira um exemplo bem sucedido de ator social que utilizou corretamente diversas estratgias para aumentar a sua visibilidade meditica nas redes sociais e nos sites de redes sociais, obtendo dessa forma, xito total nesta tarefa.

Referncias DEGENNE, A.; e FORS, M. Introducing Social Networks. London: Sage, 1999. HONNEYCUTT, C. and HERRING, S. C. (In press, 2009). Beyond microblogging: Conversation and collaboration via Twitter. Proceedings of the Forty-Second Hawaii International Conference os System Sciences. Los Alarritos, CA: IEEE Press. Preprint: http://ella.slis.indiana.edu/herring/honeycutt.herring.2009.pdf PCa Siqueira. Disponvel em < http://youtube.com/user/maspoxavida#/search/0/HpdfuzOA1LA> PCb Siqueira. Disponvel em < http://www.youtube.com/user/maspoxavida#p/u/84/h6oAmyt__o> RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre, RS: Editora Sulina, 2009.

11 Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Comunicao em Redes Sociais (Uninove)

RUTOLO, A. C. Audincia e recepo: perspectivas. In: Comunicao e Sociedade: Identidades Comunicacionais, n.30, p. 157-170. So Bernardo do Campo: UMESP, 1998. Disponvel em: http://www.fca.pucminas.br/saogabriel/ci/raop/pdf/audiencia_recepcao.pdf Acesso em 18/04/2011. THOMPSON, John B. A nova visibilidade. In: MATRIZES, Revista do Programa de PsGraduao. 2008 THOMPSON, John B. A mdia e a modernidade: uma teoria social da mdia. Petrpolis: Vozes, 1998. 6ta edio. http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2192/pc-siqueira-mas-poxa-vida WASSERMAN, S. e FAUST, K. Social Network Analysis. Methods and Applications. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1994.

12 Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Comunicao em Redes Sociais (Uninove)

Das könnte Ihnen auch gefallen