Sie sind auf Seite 1von 12

FACULDADE ESPECIALIZADA NA REA DE SADE DO RIO GRANDE DO SUL

GRADUAO EM ODONTOLOGIA

JHONATAN BENETTI EDUARDO PISTORE ACACIO AGUIAR FABIO F. ANERIS RICARDO PEDRO REMUSSI

ARTICULAES: VASOS ASSOCIADOS, TENDES, MSCULOS, NERVOS E OSSOS

PASSO FUNDO 2011

Sumrio
INTRODUO: ................................ ................................ ................................ .......................... 3 1. VASOS ASSOCIADOS ................................ ................................ ................................ ......... 4 1.1 Artrias: ................................ ................................ ................................ ......................... 4 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 2. 3. 4. 5. Arterolas: ................................ ................................ ................................ ................. 4 Vnulas: ................................ ................................ ................................ .................... 5 Veias: ................................ ................................ ................................ ........................ 5 Capilares: ................................ ................................ ................................ .................. 5 Funcionamento sanguneo:................................ ................................ ....................... 6

TENDES ................................ ................................ ................................ .......................... 6 MSCULOS ................................ ................................ ................................ ....................... 7 NERVOS ................................ ................................ ................................ ............................ 8 OSSOS ................................ ................................ ................................ .............................. 8 5.1 Conceito de Ossos: ................................ ................................ ................................ ......... 9 5.2 Funes dos Ossos: ................................ ................................ ................................ ... 9

CONCLUSO:................................ ................................ ................................ .......................... 11 BIBLIOGRAFIA: ................................ ................................ ................................ ....................... 12

INTRODUO:
As articulaes so estruturas de tecido conjuntivo segundo as quais dois ou mais ossos prximos se unem entre si, independentemente de haver movimento entre eles. A artrologia a cincia que estuda os mecanismos de ao e os elementos constituintes das articulaes. Este trabalho tem como objetivo simplificar esse assunto que de extrema importncia para a Anatomia Humana.

1. VASOS ASSOCIADOS
Vasos sanguneos so rgos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo da maior parte dos seres-vivos, como o ser humano, por onde circula o sangue: artrias, arterolas, vnulas, veias e capilares.

1.1 Artrias:
So vasos de parede espessa que saem do corao levando sangue para os rgos e tecidos do corpo. Compem-se de trs camadas: a mais interna, chamada endotlio, formada por uma nica camada de clulas achatadas; a mediana, constituda por tecido muscular liso; a mais externa, formada por tecido conjuntivo, rico em fibras elsticas.Quando o sangue bombeado pelos ventrculos e penetra nas artrias, elas se relaxam e se dilatam, o que diminui a presso sangunea, Caso as artrias no se relaxem o suficiente, a presso do sangue em seu interior sobe, com risco de ruptura das paredes arteriais. Assim, a cada sstole ventricular gerada uma onda de relaxamento que se propaga pelas artrias, desde o corao at as extremidades das arterolas. Durante a distole ventricular, a presso sangunea diminui. Ocorre, ento, contrao das artrias, o que mantm o sangue circulando at a prxima sstole.

1.2 Arterolas:
As arterolas so vasos sanguneos de dimenso pequena que resultam de ramificaes das artrias. Atravs das artrias osangue libertado para os capilares. Regulam principalmente a resistncia ao fluxo sanguneo, e, portanto, a presso sanguneaperifrica. O msculo est reduzido a algumas camadas, que se irradiam progressivamente. Embora as arterolas possam ser pouco mais amplas que os capilares nos quais se abrem, distinguem-se destes pela reteno de um certo montante de msculo na parede. Os esfncteres ao redor das aberturas dos capilares constituem o meio para determinar a frao do leito capilar, que se abre para perfuso em qualquer momento.

1.3 Vnulas:
Uma vnula ou vnula um pequeno vaso sanguneo que faz o sangue pobre em oxignio retornar dos capilares para asveias. Participam nos intercmbios entre os tecidos e o sangue e nos processos inflamatrios, e podem influenciar o fluxo de sangue nas arterolas atravs da produo e secreo de substncias vasoativas difusveis. As vnulas apresentam dimetro de 0,2 a 1 milmetro e tm por trs camadas: um endotlio composto de clulas epiteliais escamosas que agem como uma membrana, uma camada mdia de musculatura e tecido elstico e uma camada externa de tecido conjuntivo fibroso. A camada mdia pobremente desenvolvida de modo que as vnulas tm paredes mais finas que as arterolas. As venculas com dimetro de at 50 mm apresentam estruturas semelhantes dos capilares.

1.4 Veias:
No sistema circulatrio, uma veia um vaso sanguneo que leva sangue em direo ao corao. Os vasos que carregam sangue para fora do corao so conhecidos como artrias. As veias servem para levar o gs carbnico dos rgos de volta ao corao. Na circulao sistmica o sangue oxigenado bombeado para as artriaspelo ventrculo esquerdo at os msculos e rgos do corpo, onde seus nutrientes e gases so trocados nos capilares, entrando nas veias contendo restos celulares e dixido de carbono. O sangue pobre em oxignio recolhido pelas veias e levado at o trio direito do corao, que transfere sangue para o ventrculo direito, onde ento bombeado para as artrias pulmonares e finalmente aos pulmes. Na circulao pulmonar as veiastrazem o sangue oxigenado dos pulmes para o trio esquerdo, que desemboca no ventrculo esquerdo, completando o ciclo da circulao sangunea.

1.5 Capilares:
Os capilares sanguneos, ou vasos capilares, so vasos sanguneos do sistema

circulatrio com forma de tubos de pequenssimo calibre. Constituem a rede de distribuio e recolhimento do sangue nas clulas. Estes vasos esto em comunicao, por um lado, com ramificaes originrias das artrias e, por outro, com as veias de

menor dimenso. Os capilares existem em grande quantidade no nosso corpo. Podem deformar-se com muita facilidade e impedir a passagem de glbulos vermelhos. A parede dos capilares constituda por uma nica camada de clulas que atnica ntima (ou interna) das artrias. nas paredes dos capilares que ocorrem as trocas dos gases. Suas paredes so de tecido epitelial. Esses microvasos tm dimetro entre 5 e 10 m e conectam arterolas e veias, possibilitam a troca de gua, oxignio, dixido de carbono, vrios outros nutrientes eresduos qumicos entre o sangue e tecidos ao seu redor.

1.6 Funcionamento sanguneo:


O sangue flui do corao s artrias, que se ramificam e estreitam

atformarem arterolas, que se estreitam ainda mais e formam os capilares. Aps o tecido ter sido perfundido, os capilares se unem e se espessam at formarem vnulas, que continuam se unindo e se espessando at formarem as veias, que levam o sangue de volta ao corao.

2. TENDES
Um tendo uma fita ou cordo fibroso, formado por tecido conjuntivo, graas ao qual os msculos se inserem nos ossos ou nos outros rgos.Os tendes so estruturas fibrosas, com a funo de manter o equilbrio esttico e dinmico do corpo, atravs da transmisso do exerccio muscular aos ossos e articulaes.Os tendes dos msculos podem ser longos, quer a origem dos mesmos, assim como a insero podem estar separadas/passar por muitas articulaes.O conjunto do esforo de diversos grupos de msculos, produz movimentos de flexo, extenso, rotao, abduo, aduo e circundao.Os tendes so um tecido conjuntivo, com fibras colgenas que se entrelaam, permitindo a distribuio das foras de todas as partes do musculo. O s tendes esto unidos aos ossos por ligamentos anulares (retinculos).Quando h muita mudana, ou movimento na direo do empuxe de uma articulao, o tendo circundado pela bainha sinovial , porm se o movimento for limitado, mas existir presso sobre o osso, ocorre uma bolsa sinovial entre o tendo e o osso. Portanto, a bainha sinovial do tendo, como se a bolsa formasse um tubo ao redor do tendo, enrolada sobre o mesmo.

Determinados tendes ainda possuem alguns pequenos ossos associados, como por exemplo os ossos sesamides, que servem como uma espcie de "roldana" para que o tendo deslize.Estas estruturas possuem capacidade de regenerao, o que nos auxilia muito no tratamento das afeces do mesmo.Esta regenerao se d pela proliferao de clulas do tecido conjuntivo que os envolve.

3. MSCULOS
Os msculos podem desempenhar vrias funes em nosso corpo. Eles so formados por diferentes tipos de fibras, as quais influenciam diretamente em sua capacidade de produzir tenso. De um modo geral, o msculo responsvel pelo movimento dos animais. Seu funcionamento se d pela contrao e extenso de suas fibras. A contrao muscular provocada pela sada de um impulso eltrico do sistema nervoso central que, ao ser conduzido ao msculo pelo nervo, promove o potencial de ao, resultando na entrada clcio na clula e na sada do potssio (efeito conhecido como bomba de sdio e potssio). Os msculos variam de tamanho e formato, dependendo de sua localizao. Alm de exercerem uma grande quantidade de movimentos, eles so importantes para a nossa postura. O msculo pode ser estriado esqueltico, estriado cardaco e liso. Os trs tipos possuem as mesmas caractersticas, ou seja, podem se contrair, tornarem-se mais tensos, encurtar-se, enfim, tudo em resposta a um estilo nervoso. O msculo estriado esquelticos est inserido sobre os ossos e cartilagem e, junto com a pele e o esqueleto, forma o invlucro exterior do corpo. Estriado cardaco, tambm conhecido como miocrdio, forma a parede do corao. Alm disso, ele possui movimentos involuntrios. J o msculo liso tem uma colorao mais esbranquiada, estando presente na constituio dos rgos produtos. Elasticidade, irritabilidade, extensibilidade e contratilidade so suas quatro propriedades principais do sistema muscular. atravs dessas caractersticas que o msculo se torna capaz de responder aos estmulos recebidos. O corpo humano possui cerca de 650 msculos, os quais auxiliam na movimentao, sustentao e em tantas outras atividades.

Eles se ligam a nossa estrutura ssea atravs dos tendes, capazes de suportar altas tenses e de respond-las com diferentes tipos de rigidez.

4. NERVOS
Um nervo uma estrutura de forma semelhante a um cabo, constitudo

de axnios e dendritos. Os nervos fazem parte do sistema nervoso perifrico. Nervos aferentes conduzem sinais sensoriais (da pele ou dos rgos dos sentidos, por exemplo) para o sistema nervoso central, enquanto nervos eferentes conduzem sinais estimulatrios do sistema nervoso central para os rgos efetores, como msculos e glndulas. Estes sinais, s vezes chamados de impulsos nervosos, tambm so conhecidos como potenciais de ao: impulsos eltricos de conduo rpida, que comeam geralmente no corpo celular do neurnio e se propagam rapidamente atravs do axnio at a sua ponta ou "terminal". Os sinais se propagam do terminal ao neurnio adjacente atravs de um espao chamado sinapse. Sistema Nervoso Central: Encfalo (Crtex cerebral, ponte, Hipotlamo, Tlamo, Bulbo, Cerebelo), Medula Espinhal. Sistema Nervoso Perifrico: Nervos cranianos, nervos espinhais, plexo nervoso. Neurnios: Pericrio, Dentritos, Axnio. Clulas da Glia: Oligodendrcito/Clula de Schwann, Astrcitos, Ependimcito, Micrglia. Meninges: Dura-mter, Aracnoide, Pia-mter. Sistema Nervoso Autnomo: Sistema nervoso simptico, Sistema nervoso

parassimptico, Entrico.

5. OSSOS
Os ossos de uma articulao tm de deslizar um sobre o outro suavemente e sem atrito, ou se gastariam. Os ossos de uma articulao so mantidos em seus devidos lugares por

meio de cordes resistentes, constitudos por tecido conjuntivo fibroso: os ligamentos, que esto firmemente aderidos s membranas que revestem os ossos. O sistema esqueltico composto de ossos e cartilagens.

5.1 Conceito de Ossos:


Ossos so rgos esbranquiados, muito duros, que unindo-se aos outros, por intermdio das junturas ou articulaes constituem o esqueleto. uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal caracterstica a mineralizao (clcio) de sua matriz ssea (fibras colgenas e proteoglicanas). O osso um tecido vivo, complexo e dinmico. Uma forma slida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e o principal tecido de apoio do corpo. O tecido sseo participa de um contnuo processo de remodelamento dinmico, produzindo osso novo e degradando osso velho. O osso formado por vrios tecidos diferentes: tecido sseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vrios tecidos formadores de sangue. Quanto a irrigao do osso, temos os canais de Volkman (vasos sanguneos maiores) e os canais de Havers (vasos sanguneos menores). O tecido sseo no apresenta vasos linfticos, apenas o tecido peristeo tem drenagem linftica.

5.2 Funes dos Ossos:


Proteo: protege rgos internos, tais como crebro e rgos torcicos; Apoio para msculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentao corprea;


 

Produo sangunea atravs da medula ssea que est na cavidade ssea, atravs do processo chamado hematopoiese; Reserva de minerais, principalmente clcio e fsforo; Funcionamento, conjuntamente com articulaes, dos msculos esquelticos e tendes, para permitir o movimento do animal; Mantm o equilbrio cido-base, funcionando como tampo, absorvendo sais alcalinos;

 

  

Sustentao do organismo (apoio para o corpo) Proteo de estruturas vitais (corao, pulmes, crebro) Hematopoitica (suprimento contnuo de clulas sangneas novas)

CONCLUSO:
Neste trabalho

BIBLIOGRAFIA:

Das könnte Ihnen auch gefallen