Sie sind auf Seite 1von 16

OSM

Religador Automtico 15kV, 16kA, 630A 27kV, 12.5kA, 630A

Catlogo Tcnico

Introduo

Os religadores da Tavrida Electric foram projetados para uso em redes


de distribuio area e subestaes, para tenses at 27KV. O Religador composto de trs partes bsicas: . Outdoor Switching Module (OSM) Mdulo de Chaveamento de Alta Tenso O OSM incorpora os interruptores a vcuo com atuador magntico da Tavrida Electric. O tanque do OSM composto de alumnio resistente a corroso, e que garante baixssimo peso ao equipamento. As seis buchas do circuito principal so feitas de polmero resistente a raios UV e so cobertas completamente por uma camada de borracha de silicone. Cada bucha comporta um sensor de tenso e corrente, ou seja, o Religador da Tavrida possui o total de seis sensores de tenso e seis sensores de corrente. . Controle do Religador (RC) O RC um controlador microprocessado, responsvel pelas funes de proteo, medio, gerao de logs e comunicao. . Tavrida Electric Automatic Relay Manager (TELARM) O Software TELARM possibilita a comunicao entre um PC e o Mdulo de Controle RC, via USB, Serial ou Bluetooth. O TELARM possui uma interface amigvel e intuitiva, permitindo simular a rede onde o religador ser instalado, juntamente com os demais componentes do circuito, transformadores, fusveis, etc., sugerindo as melhores configuraes dos elementos de proteo, inclusive para coordenao da proteo.

Outdoor Switching Module (OSM)

2 3 4 5 6 7 8 9

Conector de Alta Tenso Cada bucha possui um conector de metal, banhados em estanho, permitindo a conexo de condutores de cobre ou alumnio. Os conectores suportam cabos de 40 a 260mm.
1 2 Buchas do Circuito Principal O OSM possui seis buchas fabricadas em polmero resistente a raios UV. As buchas so cobertas por uma borracha de silicone cinza claro, que oferecem uma distncia de disperso entre fases de 500 mm para a verso de 15.5kV e 860 mm para a verso de 27kV. As buchas possuem marcaes nos terminais, como X1, X2, X3 no lado de entrada e X4, X5 e X6 para o lado de sada. 3 Sensores de Tenso Cada bucha equipada com um sensor de tenso capacitivo.

Sensores de Corrente O OSM possui seis bobinas de Rogowiski no saturveis, o que garante alta preciso em uma grande faixa de medio. Os sensores nas buchas X1, X2 e X3 monitoram a corrente nas fases. Os sensores em X4, X5 e X6 tm os secundrios conectados em srie, para monitorao da corrente para a terra.
4 5

Tanque de Proteo

O tanque de proteo feito em alumnio e possui grau de proteo IP65.

Disjuntor a Vcuo O OSM equipado com disjuntores a vcuo. A Tavrida Electric tem simplificado a estrutura mecnica do disjuntor para o melhor grau possvel, utilizando atuadores magnticos com apenas uma bobina. No total so trs atuadores, um por plo. Todos os elementos de chaveamento so montados sobre o mesmo eixo, sendo portanto todos os movimentos mecnicos diretos e lineares. Os trs atuadores so montados em uma estrutura de ao e mecanicamente ligados por um eixo de sincronismo. O resultado dessa combinao de fatores um Religador que suporta 30.000 ciclos de abertura e fechamento em corrente nominal ou 200 seqncias na corrente mxima suportvel, sem a necessidade de troca ou ajuste de qualquer componente do equipamento.
6

Os disjuntores a vcuo da Tavrida Electric so livres de manuteno durante todo o tempo de vida do equipamento, o qual estimado em 25 anos. Indicador Mecnico de Posio O indicador mecnico de posio fica localizado na parte debaixo do tanque, sendo visvel do cho. A cor do indicador vermelha quando o OSM est fechado e verde na posio aberto.
7

Trip Mecnico O OSM pode ser aberto manualmente atravs da alavanca localizada na parte inferior do tanque. Quando acionado por essa alavanca, o OSM fica permanentemente travado na posio aberto e eletricamente intertravado, impossibilitando sua comutao.
8

LV Box O LV Box abriga os componentes eletrnicos dos sensores de tenso e corrente e faz a terminao dos sensores, das bobinas dos atuadores e chaves auxiliares.
9

Montagem Quatro (4) furos com rosca (M12x30) em cada lado do tanque permitem que o equipamento seja montado em poste ou subestao. Aterramento Possui um prisioneiro (M12x40), devidamente identificado com o smbolo de terra.

Controle do Religador (RC) O novo Controle do Religador, (RC) est disponvel em duas verses.
O RC-05 segue o projeto original para acesso do operador via o painel de controle. A porta externa equipada com um dispositivo de fechamento de trs pontos. Um sensor de posio da porta gera um sinal de alarme quando a porta interna aberta. Uma tomada est disponvel na parte frontal do equipamento, para alimentao de um notebook, por exemplo. O RC-04 segue uma tendncia do mercado, onde o equipamento pode ser controlado apenas remotamente, via Radio, GSM, GPRS ou Bluetooth, onde conseqentemente as portas e o painel de controle so eliminados. O resultado que o RC-04 possui as mesmas funcionalidades do RC-05, porm mais compacto e pesa somente 22kgs, 10 kg a menos. RC-05 Como o RC-04 operado apenas por comunicao sem fio, ele pode ser instalado mais prximo ao OSM, oferecendo portanto segurana adicional contra vandalismo. Os seguintes mdulos esto instalados dentro do RC: 1. Mdulo de Controle do Religador (RCM) O RCM responsvel por todas as funes do controlador, exceto pelas funcionalidades de controle do painel frontal e comunicao Bluetooth. 2. Mdulo do Painel de Controle (CPM; somente no RC-05) O CPM responsvel pelas funes de controle e indicao local. O CPM fica instalado na porta interna do RC-05, possuindo um display LCD de 6 linhas e 40 caracteres, uma porta USB para comunicao local com PC e um teclado para configurao dos parmetros de proteo e navegao dos menus de parametrizao. 3. Mdulo de Fonte e Filtro (PSFM) O PSFM fornece alimentao auxiliar e proteo ao RC contra surtos de tenso da rede. Possui dois disjuntores trmicos contra sobre correntes. 4. Mdulo de Entrada/Sada (IOM) O IOM permite o controle das funes do religador e tambm permite a visualizao e/ou comando de outros equipamentos, atravs de 12 entradas digitais e 12 sadas a rel.

RC-04

5. Bateria A bateria usada para manter todas as funes do RC operantes. O tempo de vida mdio da bateria do RC de 10 anos. 6. Espao para fixao do mdulo de comunicao GSM, GPRS, Radio modems, etc., at o tamanho de 280 x 175 x 60 mm podem ser instalados. 7. Mdulo Bluetooth (BTM) O BTM permite a comunicao wireless ponto a ponto entre o RC e um notebook, por exemplo. Adicionalmente o RC pode ser controlado por um Smartphone, atravs de uma verso especial do TELARM.

Proteo

O controle do Religador responsvel pela proteo aos seguintes tipos


de falta: . Curto-circuito entre fases e curto-circuito trifsico . Curto Franco (este elemento de proteo opera independentemente dos elementos de proteo contra sobre-correntes, portanto oferece mais flexibilidade na configurao da proteo. . Falta terra . Falta sensvel terra (resistivo) . Rompimento de cabo . Sub-tenso . Sobre tenso

Adicionalmente, o controle possui funes que maximizam a confiabilidade dos elementos de proteo: . Deteco do lado do alimentador, diferenciando inclusive o fluxo de potncia gerado por mquinas indutivas . Auto-religamento por sub-tenso e sub-freqncia. . Interface amigvel para configurao das curvas de proteo, possibilitando inclusive configuraes automticas, a partir de parmetros previamente ajustados. . Retroalimentao automtica, para redes em anel.

Medies

O controle do religador converte sinais analgicos, medidos a partir dos sensores de corrente e
Valor Correntes de fase Corrente residual Corrente de seqncia positiva Corrente de seqncia negativa Tenso de seqncia positiva Tenso de seqncia negativa Freqncia Fator de potncia monofsico Fator de potncia trifsico Tenso entre fase e terra Tenso entre fases Potncia ativa de seqncia positiva Potncia ativa monofsica Potncia ativa trifsica Potncia reativa monofsica Potncia reativa trifsica Energia ativa monofsica Energia ativa trifsica Energia reativa monofsica Energia reativa trifsica Faixa 0 ~ 7.000A 0 ~ 7.000A 0 ~ 7.000A 0 ~ 7.000A 0 ~ 18kV 0 ~ 18kV 40 ~ 65Hz 0 ~ 0.01 0 ~ 0.01 0 ~ 18kV 0 ~ 30kV 0 ~ 65.535kW 0 ~ 65.535kW 0 ~ 65.535kW 0 ~ 65.535kVAR 0 ~ 65.535kVAR 0 ~ 999.999kWh 0 ~ 999.999kWh 0 ~ 999.999kWh 0 ~ 999.999kWh Preciso Melhor que 1% ou 2A Melhor que 5% ou 5A Melhor que 1% ou 2A Melhor que 1% ou 2A Melhor que 1% ou 0.1kV Melhor que 1% ou 0.1kV 0.025Hz 0.02 0.02 Melhor que 1% ou 0,1kV Melhor que 1% ou 0,1kV 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2%

tenso, em sinais digitais. Os valores RMS desses sinais so utilizados nos algoritmos de proteo.

Logs

Os log so armazenados em buffer, em forma de pilha, com preciso melhor que 1ms.
O RC gerencia os logs de acordo com a sua origem, a seguir: Log de Eventos So armazenados os ltimos 1000 logs de evento, associados proteo e eventos e abertura e fechamento Log de Mau Funcionamento Este log armazena os 1000 ltimos eventos associados o mau funcionamento e sinais de alerta.

Log de carregamento de Profile Este log registra at 9.000 leituras contnuas dos dados que esto sendo monitorados, em intervalos de 5, 10, 15, 30 ou 60 minutos. Log de Falta Este log registra 10.000 leituras de dados relacionados atividade de proteo. Log de Comunicao Este log registra at 1000 eventos relacionados a transferncia de dados. Contador de Proteo Grava o nmero de trips ocasionados por elemento de proteo. Contador Lifetime Este contador registra o nmero de operaes de abertura e fechamento, e calcula o tempo de vida restante, em porcentagem, de acordo com o ciclo total de 30.000 operaes.

Tavrida Electric Automatic Relay Manager(TELARM)

O aplicativo TELARM oferece acesso a todas as configuraes do religador, atravs uma interface amigvel e
intuitiva. O mtodo convencional para a definio para a configurao dos parmetros de proteo, normalmente, utiliza softwares de terceiros. Estas ferramentas freqentemente no so compatveis com os controles e demandam a transferncia manual dos valores. O Telarm automatiza esse processo, sugerindo ajustes de protees ideais para a rede em desenvolvimento. O Telarm permite a simulao da rede completa, com todos os elementos de proteo disponveis em sua biblioteca. O operador pode inclusive simular faltas e verificar a coordenao com os diversos religadores da rede, em conjunto com os outros elementos de proteo. Aps a definio das parametrizaes, o operador se conecta ao Mdulo de Controle, e descarrega a configurao ideal para cada equipamento. Essa comunicao pode ser ponto a ponto, atravs das portas USBs ou remotamente, via protocolo DNP3, por exemplo.

Editor de Rede

Telarm possui um editor de rede com ambiente grfico que permite ao usurio esquematizar e simular a rede de distribuio, de acordo com as configuraes dos elementos de proteo.

Configurao da Proteo

A proteo pode ser configurada de trs formas, Auto-coordenao,


Autocorreo e Independente. Nos modos de Auto-coordenao e Auto-correo, as configuraes da proteo so ajustadas de forma automtica ou semi-automtica. No modo de Auto-coordenao, o TELARM determina as melhores configuraes dos elementos de proteo existentes na rede, levando em considerao todas as informaes disponveis na simulao, como carga da rede, fusveis, potncia do alimentador. Alguns ajustes no podem ser calculados automaticamente, basicamente por questes de preferncia e regras de uma rede de distribuio em particular, como por exemplo autoreligamento e manuteno em linha viva. O usurio poder alterar todas as configuraes sugeridas pelo TELARM, bastando para isso, trocar para o MODO independente. No modo de Auto-correo quase todos os ajustes podem ser editados, mas o algoritmo de auto-coordenao corrige automaticamente outras parametrizaes, correlacionadas ao parmetro que est sendo ajustado, mantendo inclusive a coordenao entre os elementos. No modo Independente, todas as parametrizaes so configuradas pelo operador, de forma independente, porm o TELARM pode simular tal configurao da mesma forma que nos outros modos, permitindo ao operador visualizar a forma de atuao do equipamento com aquela configurao. Um novo tipo de curva tempo x corrente foi criada para suportar o algoritmo de Auto-coordenao (TEL A). Esta curva representa a melhor resposta entre os valores de corrente de pick-up e o menor tempo possvel para o TRIP.

Simulao

Toda a rede desenhada no TELARM pode ser simulada de acordo com as configuraes ajustadas. O TELARM ir mostrar
como os Religadores da rede iro atuar em determinadas situaes de falta. Somente o tipo da falta e sua localizao precisam ser configurados. O tempo de simulao tambm definido pelo usurio, permitindo a visualizao da forma de operao dos religadores e demais protees por mais de um ciclo de religamento.

Editor de Sadas Configurveis - UDDG

O controle do religador suporta a gerao de sadas configurveis, atravs de um editor grfico. Com este editor,
O exemplo abaixo gera um sinal na sada 1 (no total de 12), quando a corrente de uma das trs fases satisfaz a condio determinada no comparador.

possvel criar funcionalidades adicionais ao equipamento. Atravs de lgica digital, o UDDG cria sadas adicionais atravs do mdulo de I/O, que podem ser lidas por remotas existentes na rede e/ou serem enviadas via DNP3.

Outdoor Switching Module (OSM)


Parmetros Bsicos de Operao Tenso Nominal de Operao (Ur) Tenso suportvel a seco, 1 minuto/60Hz Tenso suportvel, 10 segundos sob chuva - 60Hz Rated lightning impulse withstand voltage (peak) (Up) Corrente Nominal (Ir) Corrente Nominal de Interrupo de Cabo em Vazio Corrente Nominal de Interrupo de Linha em Vazio Capacidade de interrupo simtrica (Isc) Corrente de Pico suportvel (Ip) Durao de Curto Circuito (tk) Freqncia Nominal (fr) Desempenho do Disjuntor Ciclo mximo de operao (Abertura/Fechamento) Ciclo mximo de operao em corrente nominal Ciclo mximo de operao em corrente de pico Tempo de fechamento Tempo de interrupo Seqncia de operao Normatizao Outros Dados Resistncia de contato Peso Altitude Umidade Radiao Solar Temperatura de Operao Tipo de mecanismo de chaveamento Nvel de poluio suportado < 85 Ohm 65 kg < 95 Ohm 70 kg 30,000 30,000 200 < 77 ms < 32 ms O-0.1s-CO-1s-CO-1s-CO IEC 62271-100 IEC 62271-200 IEC C37.60-2003 16 kA 40 kA 4s 50/60 Hz OSM/TEL 15.5-16/630-204 15.5 kV 50 kV 45 kV 110 kV 630 A 31.5 A 10 A 12.5kA 31.5kA OSM/TEL 27-12.5/630-205 27 kV 60 kV 50 kV 125 kV 1)

3000 m (ANSI C37.60) 100%, condensado 1.1 kW/m2 -40C...+55C Atuador Magntico Monoestvel Muito pesado (IEC-60815)

Controle do Religador (RC)


Parmetros Bsicos de Operao Freqncia Nominal Tenso de alimentao auxiliar Seqncia de Operao Grau de Proteo Temperatura de Operao Umidade Altitude mxima acima do nvel do mar Resistncia Vibrao (Montagem em Poste) Resposta Vibrao (Montagem em Poste) Resposta Impacto (Montagem em Poste) Coliso Abalo Ssmico Tempo de operao com bateria +25C -40C +55C
2)

Valor RC/TEL-05E 50/60 Hz 85...265 V (AC/DC) O-0.1s-CO-1s-CO-1s-CO-60s IP65 -40C...+55C 100 % 2000 m IEC 60255-21-1 Classe 1, teste de acelerao 1.5g IEC 60255-21-1 Classe 2 IEC 60255-21-2 Classe 1 GOST 17516.1-90, classe M7, GOST 16962.2-90 IEC 60255-21-3 Classe 1 48 12 48 4.8 1.2 4.8 5...15 V, passos de 0.5 V 15 W 30 W 60 W 29 kg 3) 450x860x390 mm 22 kg 4) 464x754x283 mm RC/TEL-04E

Alimentao para Mdulo de Comunicao (RTU): - Tenso - Potncia - Potncia mxima em meio ciclo de carga (12~15 V) Potencia mxima de consumo no RC Peso Dimenses

Nota:
1) 2)

Opcional 150kV Desconsiderando alimentao do RTU, eventuais dispositivos conectados na USB, sem mdulo de I/O e painel de controle desligado 3) No incluso Bateria, Mdulo de I/O e RTU. 4) No incluso Mdulo de I/O e RTU.

frica do Sul
Tavrida Electric frica (Pty) Ltd. Cnr.Van Dyk and Commissioner Streets Boksburg East, Gauteng Republic of South Africa Phone: +27 11 91 41 000 Fax: +27 11 91 80 584 E-Mail: info@tavrida.co.za Web: www.tavrida.co.za

Alemanha
Tavrida Electric AG Wetterkreuz 3, 91058 Erlangen Alemanha Phone: +49(0) 9131 972079-0 Fax: +49(0) 9131 972079-9 E-Mail: info@tavrida.de Web: www.tavrida.de

Brasil
Ecil Informtica Ind. e Com. Ltda Av. Tambor, 973 Alphaville Barueri CEP. 06460-000 Brasil Phone: +55 11 4133-1440 Fax: +55 11 4195-4506 E-Mail: eduardo@ecilinformatica.com.br Web: www.ecilinformatica.com.br

China
Tavrida Electric (Beijing) Co., Ltd. First Floor West, Building 11, No. 28 Yuhua Road, Area B. Beijing Airport Industrial Zone, 101300 Beijing, China Phone: +86 (10) 8049 2474/5474 Fax: +86 (10) 8049 7114 E-Mail: info@tavrida.cn Web: www.tavrida.cn

Sua
Tavrida Electric AG Rheinweg 7, 800 Schaffhausen Sua Phone: +41(0) 52 625-0315 Fax: +41(0) 52 625 2035 E-Mail: info@tavrida.ch Web: www.tavrida.ch

Este documento possui direitos de cpia, e destina-se a usurios e distribuidores dos produtos da Tavrida Electric. Contm informaes que so de responsabilidade intelectual da Tavrida Electric. Este documento, ou qualquer parte do mesmo, no deve ser copiado ou reproduzido em nenhum formato, sem permisso por escrito da Tavrida Electric. A Tavrida Electric, devido ao desenvolvimento constante de seus produtos, reserva o direito de alterar o produto sem aviso prvio. A Tavrida Electric no se responsabiliza por perdas ou danos resultados eventualmente das informaes deste catlogo.

Recloser PG PT 09/2008

Das könnte Ihnen auch gefallen