Sie sind auf Seite 1von 5

Instituto Politcnico de Viana do Castelo Escola Superior de Cincias Empresariais

Curso de Informtica de Gesto

Laboratrios de Aplicaes Informticas


Durao: 2h (Exame) EXAME DE RECURSO
3 Ano 2 Semestre 2006/2007 20 de Julho de 2007

Observaes: A cotao da prova de 20 valores, estando a cotao de cada pergunta indicada na ltima pgina da prova. Apenas pode ser usado material de escrita. Responda de forma sucinta e clara. Responda s perguntas com base na matria leccionada na disciplina.

Nome:___________________________________________________ N. _______

GRUPO I
1. Os caracteres&&so utilizados no PHP como um operador: a. Aritmtico b. Concatenao de Strings c. Lgico d. Comparao

2. No PHP, o Mtodo de passagem de variveis na Status Bar o mtodo: a. GET. b. REQUEST. c. POST. d. Nenhuma das opes anteriores. 3. O nome da varivel aif55 est: a. Incorrecto, pois o nome de uma varivel no pode conter algarismos. b. Incorrecto, pois if uma palavra reservada pelo PHP. c. Incorrecto, pois o nome de uma varivel em PHP no pode conter 2 algarismos. d. Correcto.

1/5

4. O PHP uma linguagem de scripting: a. ServerSide. b. ClientSide. c. WebSide. d. Nenhuma das opes anteriores.

5. O caractere ! em PHP utilizado como operador: a. Lgico b. Concatenao c. Comparao d. Em PHP no existe nenhum operador com esse caractere. 6. Os comandos include_once e require_once: a. So interpretados uma vez de minuto a minuto. b. So interpretados apenas nos ficheiros index.php ou index.html. c. So interpretados apenas no arranque do Servidor Web. d. Nenhuma das opes anteriores.

7. O comando utilizado para ligao a uma base de dados mysql o: a. mysqlconnect. b. mysql_connect. c. mysql_dbconnect. d. mysql_db_connect.

8. A instruo $vector{ }=Ol Mundo; : a. Adiciona o valor 4 no incio do vector. b. Adiciona o valor 4 no fim do vector. c. Adiciona o valor 4 numa posio aleatria do vector. d. A instruo tem erros sintcticos.

9. A instruo WhileFor:
a. uma instruo condicional. b. uma instruo de repetio. c. uma instruo recursiva. d. Esta instruo no existe em PHP.

10. Uma das limitaes da passagem de informao por URL : a. Apenas se podem passar valores do tipo inteiro. b. Apenas se podem passar valores do tipo String. c. O URL tem um tamanho limitado. d. Nenhuma das opes anteriores. 2/5

GRUPO II
1. Considere o seguinte bloco de cdigo:

$total=$_GET(total)

res=0 printListadeQuadradosde1a$total

for(i=0i<totali++){ $res=$ilev2 printQuadradodonmero&$i&:&$res }

a. Indique os erros sintcticos de PHP que encontrou neste bloco de cdigo.

b. Se o valor do total no fosse recebido atravs do mtodo GET mas atravs de um formulrio com o mtodo POST o que teria de alterar no cdigo acima?

c. Altere o cdigo necessrio para calcular apenas o quadrado dos nmeros pares entre 1 e o valor contido na varivel total.

GRUPO III

1. Escreva o cdigo necessrio para que dada uma mensagem, o tamanho e uma cor passados por argumento no URL, esta seja escrita numa pgina com o tamanho e cor passados. Sendo que a cor 1 equivale a #CCCC00, a cor 2 equivale a #CCDD00 e a cor 3 equivale a #00CCCC.

Exemplo: ficheiro.php?Mensagem=Teste&tamanho=4&cor=2

3/5

escrito na pgina a Mensagem Teste com a cor #CCDD00 e com o tamanho 4:

Teste

2. Escreva o cdigo necessrio para mostrar a seguinte informao:

Deve ser mostrada uma mensagem personalizada consoante a hora do dia, como exemplificado no exemplo acima. Caso a hora do dia esteja no intervalo [0,12[ deve ser mostrada a saudao Ol Bom Dia seguido da hora e a imagem dia.gif. Caso a hora do dia esteja no intervalo [12,20[ deve ser mostrada a saudao Ol Boa Tarde seguido da hora e a imagem tarde.gif. Caso a hora do dia esteja no intervalo [20,23] deve ser mostrada a saudao Ol Boa Noite seguido da hora e a imagem noite.gif.

GRUPO IV
1. Considere o seguinte formulrio:

4/5

a. Escreva o cdigo necessrio para quando se clica no boto Inserir Notcia seja verificado se foram inseridos todos os valores. Os nomes dos campos ficam ao critrio do aluno. b. Escreva o cdigo necessrio para serem inseridos numa base de dados jornal na tabela noticia os valores do formulrio. Os nomes dos campos ficam ao critrio do aluno.

Os dados de acesso so: Servidor: localhost Utilizador: exame Password: exame

Cotaes:

Grupo I Cada uma das 10 perguntas tem a cotao de 0,5 valores. Cada pergunta errada desconta 25% da cotao.

Grupo II 1 1 valor; 2 2 valores; 3 2 valores

Grupo III 1 2,5 valores; 2 2,5 valores

Grupo IV 1 1 valor; 2 4 valores

Bom trabalho Jorge Esparteiro Garcia

5/5

Das könnte Ihnen auch gefallen