Sie sind auf Seite 1von 8

PRESSUPOSTOS BSICOS DO POSITIVISMO

Andressa Machado Lynda Anne Farias Furtado Edinia Soares da Silva Diego Gonalves Salustiano4 Tefilo Loureno de Lima5

Resumo

O positivismo uma corrente filosfica que surgiu na Frana no comeo do sculo XIX. Esta escola filosfica ganhou fora na Europa na segunda metade do sculo XIX e comeo do XX, perodo em que chegou ao Brasil. A reformulao do conceito de sistema foi o centro de todas as interpretaes que constituem a contribuio do funcionalismo, ltima grande corrente do pensamento sociolgico e integrada por dois importantes ramos: o macrofuncionalismo e o microfuncionalismo. O ncleo da filosofia de Comte radica na idia de que a sociedade s pode ser convenientemente reorganizada atravs de uma completa reforma intelectual do homem.Dentro da tradio positivista de delimitar claramente os objetos das cincias para melhor situ-las no campo do conhecimento, Durkheim aponta um reino social, com individualidade distinta dos reinos animal e mineral. Palavras-chave: Positivismo; Augusto Comte; mile Durkheim; Funcionalismo.

Introduo

O positivismo representa uma reao contra o apriorismo, o formalismo, o idealismo, exigindo maior respeito para a experincia e os dados positivos. Entretanto, o positivismo fica
Acadmica do 7 perodo do curso de fisioterapia Acadmica do 7 perodo do curso de fisioterapia Acadmica do 1 perodo de Servio Social 4 Acadmico do 1 perodo de Cincias Biolgicas 5 Meste de bl bl bl e tal e coisas... hehehehe

Pgina 1

no mesmo mbito imanentista do idealismo e do pensamento moderno em geral, defendendo, mais ou menos, o absoluto do fenmeno. A diferena fundamental entre idealismo e positivismo a seguinte: o primeiro procura uma interpretao, uma unificao da experincia mediante a razo; o segundo, ao contrrio, quer limitar-se experincia imediata, pura, sensvel, como j fizera o empirismo. Da a sua pobreza filosfica, mas tambm o seu maior valor como descrio e anlise objetiva da experincia - atravs da histria e da cincia - com respeito ao idealismo, que alterava a experincia, a cincia e a histria. Dada essa objetividade da cincia e da histria do pensamento positivista, compreende-se porque elas so fecundas no campo prtico, tcnico, aplicado.

1 - Pressuposto bsico do positivismo

O positivismo uma corrente filosfica que surgiu na Frana no comeo do sculo XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosfica ganhou fora na Europa na segunda metade do sculo XIX e comeo do XX, perodo em que chegou ao Brasil. O positivismo defende a idia de que o conhecimento cientfico a nica forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode -se afirmar que uma teoria correta se ela foi comprovada atravs de mtodos cientficos vlidos. Os positivistas no consideram os conhecimentos ligados as crenas, superstio ou qualquer outro que no possa s er comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanos cientficos. Entretanto, o positivismo fica no mesmo mbito imanentista do idealismo e do pensamento moderno em geral, defendendo, mais ou menos, o absoluto do fenmeno. "O fato divino", dizia Ardig. A diferena fundamental entre idealismo e positivismo a seguinte: o primeiro procura uma interpretao, uma unificao da experincia mediante a razo; o segundo, ao contrrio, quer limitar-se experincia imediata, pura, sensvel, como j fizera o empirismo. Da a sua pobreza filosfica, mas tambm o seu maior valor como descrio e anlise objetiva da experincia - atravs da histria e da cincia - com respeito ao idealismo, que alterava a
Pgina 2

experincia, a cincia e a histria. Dada essa objetividade da cincia e da histria do pensamento positivista, compreende-se porque elas so fecundas no campo prtico, tcnico, aplicado. Alm de ser uma reao contra o idealismo, o positivismo ainda devido ao grand e progresso das cincias naturais, particularmente das biolgicas e fisiolgicas, do sculo XIX. Tenta-se aplicar os princpios e os mtodos daquelas cincias filosofia, como resolvedora do problema do mundo e da vida, com a esperana de conseguir os mesmos fecundos resultados. Enfim, o positivismo teve impulso, graas ao desenvolvimento dos problemas econmico-sociais, que dominaram o mesmo sculo XIX. Sendo grandemente valorizada a atividade econmica, produtora de bens materiais, natural se procure uma base filosfica positiva, naturalista, materialista, para as ideologias econmico -sociais.

1.1 - Paradigma positivista

O Paradigma Positivista teve como mentor Augusto Comte, que se debateu pelas suas idias positivistas, e distingue-se pelas seguintes caractersticas: Pressupostos bsicos:
y y y y y y y y

Conhecimentos baseados na observao; O papel da teoria crucial; Tem uma base epistemolgica objetivista; O investigador tem que ser capaz de observar objetivamente realidade objetiva; Expressa por regularidades estatsticas observveis; Defende as noes cientficas de explicao, previso e controlo; Realidade nica independentemente de quem a estuda; Pouca relevncia nos aspectos subjetivos dos indivduos.

Funcionalismo

Pgina 3

A reformulao do conceito de sistema foi o centro de todas as interpretaes que constituem a contribuio do funcionalismo, ltima grande corrente do pensamento sociolgico e integrada por dois importantes ramos: o macrofuncionalismo, derivado do organicismo sociolgico e da antropologia, e o microfuncionalismo, inspirado nas teorias da escola psicolgica da Gestalt e no positivismo.

3 Augusto Comte

Auguste Comte nasceu em Montpellier, Frana, a 19 de janeiro de 1798, filho de um fiscal de impostos. Suas relaes com a famlia foram sempre tempestuosas e contm elementos explicativos do desenvolvimento de sua vida e talvez at mesmo de certas orientaes dadas s suas obras, sobretudo em seus ltimos anos. Freqentemente, Comte acusava os familiares ( exceo de um irmo) de avareza, culpando-os por sua precria situao econmica.

3.1 - Os trs temas bsicos

O ncleo da filosofia de Comte radica na idia de que a sociedade s pode ser convenientemente reorganizada atravs de uma completa reforma intelectual do homem. Com isso, distintingue-se de outros filsofos de sua poca como Saint-Simon e Fourier, preocupados tambm com a reforma das instituies, mas que prescreviam modos mais diretos para efetiv-la. Enquanto esses pensadores pregavam a ao prtica imediata, Comte achava que antes disso seria necessrio fornecer aos homens novos hbitos de pensar de acordo com o estado das cincias de seu tempo. Por essa razo, o sistema comteano estruturou-se em torno de trs temas bsicos. Em primeiro lugar, uma filosofia da histria com o objetivo de mostrar as razes pelas quais uma certa maneira de pensar (chamada por ele filosofia positiva ou pensamento positivo) deve imperar entre os homens. Em segundo lugar, uma fundamentao e classificao das cincias baseadas na filosofia positiva. Finalmente, uma sociologia que, determinando a estrutura e os processos de modificao da
Pgina 4

sociedade permitisse a reforma prtica das instituies. A esse deve-se acrescentar a forma religiosa assumida pelo plano de renovao social, proposto por Comte nos seus ltimos anos de vida.
y

O progresso do esprito: A filosofia da historia primeiro tema da filosofia de Comte

pode ser sintetizada na sua clebre lei dos trs estados: todas as cincias e o esprito humano como um todo se desenvolve atravs de trs fases distintas: a teolgica, a metafsica e a positiva.
y

O pensamento positivo: O estado positivo caracteriza-se, segundo Comte, pela

subordinao da imaginao e da amamentao observao. Cada proposio e nunciada de maneira positiva deve corresponder a um fato, seja particular, seja universal. Isso no significa, porm, que Comte defenda um empirismo puro, ou seja, a reduo de todo conhecimento apreenso exclusiva de fatos isolados. A viso positiva dos fatos abandona a considerao das causas dos fenmenos (procedimento teolgico ou metafsico) e torna -se pesquisa de suas leis entendidas como relaes constantes entre fenmenos observveis.
y

Do simples ao complexo: A classificao das cincias segundo tema bsico da

filosofia comteana vincula-se filosofia da histria. Ao traar o mapa do desenvolvimento histrico do esprito, em sua caminhada para a apreenso da realidade, Comte mostra que a evoluo de cada cincia obedece periodizao dos trs estados, mas que essa periodizao no se faz ao mesmo tempo em todos os domnios: o estado metafsico de uma cincia como a fsica, por exemplo, no contemporneo do estado metafsico da biologia. Por outro lado, o desenvolvimento das cincias assinttico, isto , elas jamais atingem a compreenso absoluta dos seus objetos respectivos.

- mile Durkheim

Nasceu na cidade de pinal (regio de Lorena, Frana) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna. Viveu numa famlia muito religiosa, pois seu pai era um rabino. Porm, no seguiu o caminho da famlia, optando por uma vida secular. Desde jovem, foi um opositor da educao religiosa e defendia o mtodo cientfico

Pgina 5

como forma de desenvolvimento do conhecimento. Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenmenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais. Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (cole Normale Suprieure) e passou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia, no ano de 1882. Cinco anos aps sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e cincia social. Neste perodo, comearam seus estudos sobre sociologia.

4.1 - Principais aspectos da teoria sociolgica de Durkheim Existem fenmenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com tcnicas especificamente sociais. A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graas ao que se adotava de valores e princpios morais. As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem. A sociedade est estruturada em pilares, que se manifestam atravs de expresses (conceito de estrutura). Diviso do trabalho social: numa sociedade cada indivduo deve exercer uma funo especfica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avano para todos. Para DURKHEIM (1970, p. 126),
[...] em lugar de tratar a Sociologia in genere, ns nos fechamos metodicamente numa ordem de fatos nitidamente delimitados salvo as excurses necessrias nos domnios limtrofes daquele que exploramos, ocupamo-nos apenas das regras jurdicas e morais, estudadas seja no seu devir e sua gnese por meio da Histria e da Etnografia comparadas, seja no seu funcionamento por meio da Estatstica [cf. Le suicide]. Nesse mesmo crculo circunscrito nos apegamos aos problemas mais e mais restritos. Em uma palavra, esforamo-nos em abrir, no que se refere Sociologia na Frana, aquilo que Comte havia chamado a era da especialidade.

4.2 - Concepes de Cincia e de Sociologia

Dentro da tradio positivista de delimitar claramente os objetos das cincias para melhor situ-las no campo do conhecimento, Durkheim aponta um reino social, com individualidade distinta dos reinos animal e mineral. Trata-se de um campo com caracteres
Pgina 6

prprios e que deve por isso ser explorado atravs de mtodos apropriados. Mas esse reino no. se situa parte dos demais, possuindo um carter abrangente: porque no existe fenmeno que no se desenvolva na sociedade, desde os fatos fsico-qumicos at os fatos verdadeiramente sociais (La Sociologie et son domaine scientifique, 1953: p. 179).

Concluso

O estudo do tema positivismo e de seu impacto na vida social do ps era gera conflitos quanto sua relevncia, contudo, entender os motivos que levaram seus idealizadores a construo de tal fato contribui para o crescimento filosfico-social do acadmico.

BASICASSUMPTIONSPOSITIVISM

Abstract

Positivismisaphilosophical movementthatemergedin France in theearly nineteenth century. Thisschool of thoughtgained momentuminEuropein the secondhalfof the nineteenth andearly twentieth centuries, a period thatcame toBrazil. Therecastingof thesystem conceptwas centraltoallinterpretationsthatconstitutethecontributionof functionalism, the last major philosophyis streamof rootedin sociological the thoughtandcomposed The coreofComte's can fieldof ideathatsociety oftwomajorbranches:themacrofuncionalismoandmicrofuncionalismo.

onlybeconvenientlyrearrangedbyacompletereformof theintellectualman. Withinthepositivist traditionofdefiningclearlytheobjectsofsciencetobettersituatetheminthe kingdoms.


Pgina 7

knowledge,Durkheimpoints toasocial realm, withdistinct individualityofmineraland animal

Keywords: Positivism, AugusteComte, EmileDurkheim, functionalism.

Referncias

Pressupostos bsicos; Disponvel em:http://inqporquestion.com.sapo.pt/pressupostosbsicos.html. Acesso em 08 de abril de 2011. Augusto Comte; Disponvel em:http://www.estudantedefilosofia.com.br/conceitos/.php. Acesso em 09 de abril de 2011. O Positivismo Augusto Comte; Disponvel em: http://www.mundodosfilosofos.com.br/comte.htm.Acesso em 09 de abril de 2011. Positivismo; Disponvel em:http://www.suapesquisa.com/o_que_e/positivismo.htm.Acesso em 09 de abril de 2011. Emile Durkheim; Disponvel em: http://www.suapesquisa.com/biografias/emile_durkheim.htm. Acesso em 09 de abril de 2011. Emile Durkheim; Disponvel em:http://jornalista.tripod.com/teoriapolitica/2.htm. Acesso em 09 de abril de 2011.

Pgina 8

Das könnte Ihnen auch gefallen