Sie sind auf Seite 1von 1

UnderLinux

Conhea a verdade sobre a Administrao Linux ( mais fcil e barato do que Windows)
Autoria de 1c3_m4n 13 de fevereiro de 2006 ltima Atualizao 13 de fevereiro de 2006

Qualquer pessoa que tenha lido publicaes tcnica ou visitados sites sobre tecnologia invariavelmente viu os anncios da Microsoft (Get the facts) que so no mnimo questionveis . Finalmente, existe um novo estudo fornecendo evidncias reais que o Linux no apenas mais barato, mas que tambm mais fcil de se utilizar e manter. Os responsveis pelo estudo foram Levanta e OSDL, e foram realizados pela EMA.

Downloads da pesquisa e do resumo executivo esto disponveis (em ingls) Em vrios estudos anteriores , A Microsoft e alguns analistas afirmaram que o Linux tinha um TCO (Total Cost Ownership) mais alto que o Windows. Eles atribuiam que a maior diferena estava no custo da manuteno do ssitema, e concluiu que o TCO maior superava em muito a aquisio de licenas. Neste estudo neutro (nenhum vendedor envolvido), a EMA analisou os fatores de custos citados nos estudos anteriores, examinou mais de 200 empresas, e determinou que organizaes esto mantendo seus ambientes Linux com melhor custo-benefcio e com mais confiabilidade do que reportado anteriormente. Alguns dos principais pontos incluem:

-Produtividade - O Linux tende a ser mais produtivo, j que administradores Linux tendem a manter mais servidores do que administradores Linux, e sistemas Linux tendem a gerenciar processamentos maiores que sistemas Windows. -Proviso - 75% dos administradores utilizando ferramentas sofisticadas podem prover um sistema em menos de uma hora, um tero consegue em menos de 30 minutos. -Controle de Patchs - A maioria dos administradores Linux gastam menos de 5 minutos por semana em cada servidor na aplicao de patchs. Ferramentas sofisticadas reduzem mais ainda este trabalho.

-Resoluo de Problemas - Em mais de 60% dos cados, quando problemas ocorriam em ambientes Linux, eles eram diagnosticados e reparados em menos de 30 minutos, mais de 8 vezes mais rpido que a mdia da indstria. -Administrao e Suporte - 88% das empresas com Linux e Windows gastam menos tempo com administrao Linux, 97% acreditam que, no pior dos casos, o mesmo tempo nos dois sistemas. Administradores com ferramentas de administrao sofisticadas reportaram que a administrao do Linux igual ou mais fcil do que com Windows. Fonte: InfoWorld

S para adiantar aqui vai a tabelinha do TCO Win x Linux pela pesquisa: Windows Custo Linux Custo S.O Win 2003 Server R2 (com 25 CLAs) $3.999 RH Entreprise AS 4.0 $1499 WebServer ISA Server 2005 ($5.999 por processador) $23.996 Apache/Jboss $0 BD SQL Server Enterprise Edition $3.995 MySQL Network Platinum $4995 Ambiente de Desenvolvimento Visual Studio 2005 Professional Edition ($799 por usuario) $3.995 PHP/Perl $0 Accesso de Clientes 4 Pacotes de Licencas Adicionais ($799 por 20 CALs) $3.196 N/A> $0 Total $60.185 $6.494

http://underlinux.com.br

Powered by Joomla!

Gerado em: 14 February, 2006, 08:10

Das könnte Ihnen auch gefallen