Sie sind auf Seite 1von 5

Dimenso litrgica do canto

Para ser um ministro de msica no basta conhecer a animao litrgica ou estar inserido em uma comunidade de crescimento. O animador deve estar totalmente inserido na realidade pastoral e missionria da nossa Igreja. importante que cada animador se pergunte: Que tipo de discpulo eu sou? Em meu canto eco a voz de Deus? Por meio da minha voz ou meu instrumento, a comunidade sente-se motivada a elogiar o Autor que age em mim? fundamental que cada catlico se pergunte: Ser que eu estou colocando Jesus Eucarstico a minha frente? Ou eu estou querendo me colocar a frente Dele? Momentos da liturgia "A liturgia, como exerccio da funo sacerdotal de Cristo, comporta um duplo movimento: de Deus aos homens, para operar a sua santificao, e dos homens a Deus, para que eles possam ador em esprito e verdade." -lo

Por isso a liturgia, de um modo geral, pode ser entendida como um dilogo entre o Deus-Trindade e o HomemComunidade. Este dilogo composto de vrios momentos. Cada momento tem o seu "esprito" prprio, seu sentimento peculiar, e portanto uma expresso diferenciada. Ningum pede perdo de forma triunfal, nem d um Viva tmido. Cada momento da liturgia exige um tipo de expresso musical. Sem conhecer o e sprito de cada momento do dilogo litrgico, corremos o risco de dar um Viva to tmido que ningum se sinta estimulado a responder.

Para melhor conhecer as diversas expresses e celebraes litrgicas deveremos estud -las com ateno e objetividade. Neste espao estudaremos aquela que o pice da vida crist: a Celebrao Eucarstica.

Cada Msica da Celebrao Eucarstica tem seu papel e Inspirao prpria de cada momento litrgico dentro da celebrao. Estes momentos so os seguintes:

1. Ritos iniciais Preparao

um momento que foi esquecido durante algum tempo e agora est voltando ao uso. Enquanto alguns "acolhem" os irmos que esto chegando para a festa da Eucaristia, o ministro de msica pode preencher o ambiente com um solo instrumental. Alguns neste momento costumam ensaiar as canes que faro parte da celebrao. Pode -se tambm colocar um disco de meditao, ou das msicas que se ir ensaiar. O importante criar um ambiente de vida, pois Cristo, Verdade e Vida, que iremos celebrar.

Entrada

Toda a assemblia, unida em uma s voz, canta a alegria festiva de reunir se como irmos em torno do Cristo. Esta cano deve deixar claro para toda a assemblia, que festa, ou mistrio do Tempo Litrgico (A segunda "perna" do trip litrgico") iremos celebrar. Todo o povo dever ser envolvido na execuo desta cano.

A primeira impresso sempre marca todo o relacionamento. Assim tambm o canto inicial marcar toda a celebrao.

Os instrumentos tero a funo de unir, incentivar e apoiar o canto. No devero cobrir as vozes dificultando a compreenso do texto. Ningum participa de uma celebrao para ser admirado, ou para aumentar seu ibope na comunidade. "Tocar na Missa" um servio e uma orao. Todo este canto como a procisso do sacerdote no deveo r ser demasiado longas. O canto deve terminar quando o sacerdote chega ao altar.

Ato Penitencial Neste canto aclamamos a Cristo como "Nosso Senhor" e lhe pedimos perdo. um canto de repouso. Sua melodia deve traduzir a contrio de quem pede perdo. Todo o povo deve participar deste canto, mas admite -se um dilogo solistapovo.

No necessrio que este canto seja muito "Florido". A simplicidade a melhor forma de expressar o arrependimento. O instrumentista deve traduzir este esprito de confiana e invocao acompanhado de modo suave, quase imperceptvel. Para isto pode-se at excluir a percusso deste momento.

Glria

Esta a cano da alegria, o canto que os anjos e pastores cantaram para saudar o nascimento do redentor (cf. Lc 2,14). Desde o sculo IV que os cristos cantam. Houve uma poca que s os bispos o podiam cantar. Hoje recomenda -se que toda assemblia cante o "glria" com nimo e alegria. Para isso til bater palmas, erguer os braos, repicar os sinos expressando Glria a Deus nas Alturas ... Mas importante no esquecer duas coisas: Que o canto e suas expresses devem seguir a realidade da assemblia; qu continuamos com os ps no cho, e que o nascimento de Cristo hoje e depende de nossa boa vontade.

Este canto excludo no advento e na quaresma, nos outros tempos deve ser executado e de preferncia "Cantado". No bom que seja parte exclusiva do coral. Este poder cant-lo em dilogo com o povo.

glria "no constitui uma aclamao trinitria", Mas deve ser antes de tudo uma manifestao da louvor a Deus -Pai e ao Cordeiro.

Os instrumentos tm papel importantssimo neste canto. A percusso poder ser bem explorada. claro que a "parte no dever sobressair em detrimento do todo", mas neste canto os instrumentos podero destacar se um pouco mais. -

II - Liturgia da Palavra Salmo Responsorial

Dentro do dilogo litrgico, este canto a resposta da assemblia ao Deus que falou na primeira leitura. Como diz o prprio nome, trata-se de um salmo, no entanto admite-se tambm um canto de meditao, contanto que seja de origem bblica e signifique uma resposta coerente com a proposta divina expressa na primeira leit ura. Este canto no deveria ser nunca excludo pois de grande importncia liturgia da palavra.

Pode ser executado por um solista nas estrofes com a adeso de toda a assemblia no refro. O acompanhamento dos instrumentos deve ser discreto, exceto quando o salmo for festivo e acompanhado por todo o povo.

Aclamao ao Evangelho

Geralmente (menos no advento e na quaresma) a aclamao mais usada o Aleluia, seguido de umapequena estrofe que prepara a leitura do Evangelho. No um canto obrigatrio mas sendo executado, preciso que seja uma aclamao pessoal e comunitria ao Verbo de Deus . Ao contrrio do Salmo, este canto permite movimento e participao vibrante dos instrumentos. Poder haver solista, mas o Aleluia dever ser cantado por toda a assemblia.

Depois da Homilia Em missas com crianas, ou em outras celebraes onde a reflexo silenciosa seja difcil, pode ser entoado um cntico, no estilo do Salmo Responsorial, que venha a trazer uma manifestao em sintonia com o tema do evangelho.

Profisso de F

O Creio uma resposta de f e de compromisso da comunidade e do indivduo palavra de Deus. Nele recordamos toda a histria da salvao. Por isso no convm a utilizao de formas abreviadas que sejam profisso de f, mas que no resumam a f crist. Quando cantada, deve contar com a participao de todo o povo. No entanto pela estrutura rtmica da letra, isso se torna muito difcil. Uma opo seria cantar um refro popular, entre uma recitao e outra do Creio.

Orao dos Fiis Esta orao poder adquirir um tom mais solene quando cantada. As invocaes devem ser executadas por um solista, ao que o povo responde cantando. Aqui a participao dos instrumentistas suavssima e at dispensvel, podendo ser usado apenas o teclado com som de rgo.

III - Liturgia Eucarstica Preparao das oferendas

Este um dos cantos menos importantes da missa. Neste momento nos preparamos para oferecer ao Pai, o Cristo"ao qual nos unimos oferecendo nossas vidas, nosso corpo como culto espiritual agradvel a Deus". Portanto, o grande ofertrio da missa aps a consagrao quando j no oferecemos o po, o vinho, nossa vida, nosso trabalho, mas o prprio Cristo e todo o resto transfigurado "Por Ele, com Ele e nEle".

Durante o canto de ofertrio normalmente tambm ocorre a coleta , momento em que colocamos um pouco do que nosso em comum. Portanto o objetivo do canto "de ofertrio" criar uma atmosfera de alegria, partilha e generosidade. Pode-se dispensar o canto e os instrumentos fazerem um solo apropriado para o momento litrgico. Ou ainda participar com um canto de oferta que o povo no conhea, desde que este no venha a distrair a ateno do povo.

Orao Eucarstica Tanto o dilogo introdutrio, como o prefcio e demais oraes podem ser cantados e dependendo da sintonia entre msicos e celebrante, podem ser acompanhadas pelos instrumentos. Desde que o celebrante ache conveniente e sintase apto para isso.

Santo

dos canto principais, se no o principal, da liturgia. Nele toda a assemblia se une aos anjos e santos para proclamar as maravilhas do Deus Uno e Trino. o primeiro canto em ordem de importncia. o canto dos anjos (Is 6,2s) e tambm dos homens (Lc 19,38). No teria sentido convidar os cus e a terra, os anjos e os santos para cantar em uma s voz, e depois somente um coral ou um solista executar o canto. Este essencialmente um canto do povo. indispensvel a participao dos instrumentos para solenizar esta vibrante saudao: SANTO, SANTO, SANTO!

Aclamaes em particular

H uma srie de aclamaes durante a celebrao eucarstica que poderia ser cantadas. A Orao Eucarstica V, por exemplo, permite algumas intervenes da assemblia O mesmo pode afirmar da Orao Eucarstica para missas com . crianas, ou sobre a Reconciliao. O "Amm" poderia ser cantado muitas vezes, especialmente depois da doxologia (Por Cristo, com Cristo e em Cristo ...) que o grande amm da missa.. Durante a consagrao melhor o silncio, nem mesmo solos devem distrair a ateno da assemblia naquele momento. Pode -se cantar sim a aclamao aps a consagrao (Eis o mistrio da f ...).

Pai-nosso O Pai-nosso cantado por toda a assemblia tem grande fora e significado. um dos grandes pontos da Missa, exprimindo de modo maravilhoso a comunho entre os irmos. Se no for cantado por todos, prefervel que seja recitado. Os instrumentos tm papel de sustentao, evitando distrair a aten da orao. o

Abrao da paz costume cantar uma cano alegre cuja letra lembre fraternidade e caridade como fundamento da vida crist. Dever ser uma melodia contagiante. Entretanto no essencial que a assemblia cante.

Cordeiro de Deus Esta prece, de origem Bblica (Jo 1,29), faz aluso ao Cordeiro Pascal, que se imola e tira o pecado do mundo. Pode ser cantado pelo coral ou solista, mas a assemblia deve participar da ltima petio: dai-nos a paz.

Comunho o canto mais antigo da missa. Por ele, atravs da unio das vozes, queremos expressar nossa comum -unio espiritual em torno de Jesus Cristo. Todos ao redor da mesma mesa, congregados numa mesma igreja, participam do mesmo po. A funo do canto de comunho alinhavar esta unio.

comum escutarmos que se deveria fazer silncio durante a comunho para que um pudesse se entreter num encontro pessoal com Cristo. certo que a comunho dos Cristos um ato pessoal, mas deve manifestar se atravs de um ato comunitrio. E o canto de comunho deve propiciar esta manifestao de comunidade. Por isso todo o povo deve participar entusiasticamente deste canto.

O Silncio Eucarstico necessrio ao encontro e orao pessoal com Cristo se d no prximo momento.

Ao de Graas Aps a comunho a assemblia, em silncio, adora e agradece a presena do Cristo Eucarstico. Aps este breve silncio pode-se cantar um salmo ou outro canto de louvor ou de ao de graas. Este canto no pode e no deve excluir o momento de silncio aps a comunho.

prefervel que este canto seja breve e executado por todos. Por isso, tambm para os instrumentos, no convm longas introdues e interldios. preciso que o ministro tenha a devida sensibilidade e discernimento para saber se este canto conveniente em tal momento. Evite-se o canto de ao de graas quando a celebrao j estiver por demais prolongada

IV - Ritos Finais Canto Final

Antes da beno entoa-se uma ou duas estrofes de um canto alegre e que cause a ltima impresso que se ir levar da celebrao. Pode ser executado com maestria, porm no deve ser muito prolongado. Um costume muito comum, o de se aproveitar este canto final para fazer uma homenagem a Maria, me de Deus e nossa.

Aps a beno pode-se continuar as demais estrofes do canto final, sem a necessidade da participao do povo. Utilizem se todos os recursos disponveis para que este encerramento crie a predisposio para o povo retornar Festa Eucarstica.

Das könnte Ihnen auch gefallen