Sie sind auf Seite 1von 5

Interpretao de texto concurso A leitura o meio mais importante para chegarmos ao conhecimento, portanto, precisamos aprender a ler e no apenas

s passar os olhos sobre algum texto. Ler, na verdade, dar sentido vida e ao mundo, dominar a riqueza de qualquer texto, seja literrio , informativo, persuasivo, narrativo, enfim possibilidades que se misturam e as tornam infinitas. preciso, para uma boa leitura, exercitar-se na arte de pensar, de captar ideias, de investigar as palavras... Para isso, devemos entender primeiro algumas d efinies importantes:

O que texto?

O texto (do latim textum: tecido) uma unidade bsica de organizao e transmisso de idias, conceitos e informaes de modo geral. Em sentido amplo, uma escultura, um quadro, um smbolo, um sinal de trnsito, uma foto, um filme, uma novela de televiso tambm so formas textuais.

O que interlocutor?

pessoa

quem

texto

se

dirige.

TEXTO-MODELO: No preciso muito para sentir cime. Bastam trs voc, uma pessoa amada e uma intrusa. Por isso todo mundo sente. Se sua amiga disser que no, est mentindo ou se enganando. Quem agenta ver o namorado conversando todo animado com outra menina sem sentir uma pontinha de no sei-o-qu? (...) normal voc querer o mximo de ateno do seu namorado, das suas amigas, dos seus pais. Eles so a parte mais importante da sua vida. (Revista Capricho) 1) Considerando o texto-modelo, possvel identificar quem o seu interlocutor preferencial? 2) Quais so as informaes (explcitas ou no) que permitem a voc id entificar o interlocutor preferencial do texto? Observaes importantes! extremamente importante considerarmos o contexto no momento da interpretao textual. Em alguns casos, sem conhec -lo, estaremos simplesmente impossibilitados de compreender a inteno do autor ao produzir um texto.

A interao com o mundo que nos cerca, atravs da leitura de jornais, revistas, livros etc..., fator relevante para compreender alguns textos, pois a falta de informao do que acontece ao nosso redor, torna -se impedimento para compreenso de determinados textos.
9 Dicas para uma melhor leitura:

01) Ler todo o texto, procurando ter uma vis o geral do assunto; 02) Se encontrar palavras desconhecidas, no interrompa a leitura; 03) Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos duas vezes; 04) Inferir; 05) Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar; 06) No permitir que prevaleam suas idias sobre as do autor; 07) Fragmentar o texto (pargrafos, partes) para melhor compreenso; 08) Verificar, com ateno e cuidado, o enunciado de cada questo; 09) O autor defende idias e voc deve perceb-las; Exerccios:
TEXTO I RIO - Com dois gols de um iluminado Robinho, que entrou na segunda etapa, o Real Madrid derrotou o Recreativo por 3 a 2, fora de casa, em partida da 26 rodada do Campeonato Espanhol. Ral fez o outro gol do time de Madri, com Cceres e Martins marcando para os anfitries. O Real vinha de duas derrotas consecutivas na competio, justamente as partidas em que o craque brasileiro, machucado, esteve fora. (O Globo on line 02/03/08)

1) Qual o interlocutor preferencial e as informaes que permitem voc identificar o interlocutor preferencial do texto? TEXTO II O cantor Jerry Adriani interpreta sucessos do disco Forza Sempre, alm de verses em italiano de canes do grupo Legio Urbana e do cantor Raul Seixas. O show acontece hoje no palco da Sala Bade n Powell. O Globo on line 02/03/08

1) Qual o interlocutor preferencial e as informaes que permitem voc identificar o interlocutor preferencial do texto?

TEXTO III O problema ecolgico

Se uma nave extraterrestre invadisse o espao areo da Ter ra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta no habita uma civilizao inteligente, tamanho o grau de destruio dos recursos naturais. Essas so palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanos obtidos, a humanidade ainda no descobriu os valores fundamentais da existncia. O que chamamos orgulhosamente de civilizao nada mais do que uma agresso s coisas naturais. A grosso modo, a tal civilizao significa a devastao das florestas, a poluio dos rios, o envenenamento das terras e a deteriorao da qualidade do ar. O que chamamos de progresso no passa de uma degradao deliberada e sistemtica que o homem vem promovendo h muito tempo, uma autntica guerra contra a natureza. Afrnio Primo. Jornal Madhva (adaptado). 1) Segundo o Texto II, o cientista americano est preocupado com: (A) a vida neste planeta. (B) a qualidade do espao areo. (C) o que pensam os extraterrestres. (D) o seu prestgio no mundo. (E) os seres de outro planeta. 2) Para o autor, a humanidade:

(A) demonstra ser muito inteligente. (B) ouve as palavras do cientista. (C) age contra sua prpria existncia. (D) preserva os recursos naturais. (E) valoriza a existncia sadia. 3) Da maneira como o assunto tratado no Texto II, correto afirmar que o meio ambiente est degradado porque:

(A) a destruio inevitvel. (B) a civilizao o est destruindo. (C) a humanidade preserva sua existncia. (D) as guerras so o principal agente da destruio. (E) os recursos para mant-lo no

so

suficientes.

4) A afirmao: Essas so palavras de um renomado cientista americano. (l. 4 - 5) quer dizer que o cientista : (A) inimigo. (B) velho. (C) estranho. (D) famoso. (E) desconhecido. 5) teria mais sade. Se o homem cuidar da natureza _______ mais sade.A forma verbal que completa corretamente a lacuna : (A) teve. (B) tivera. (C) tm. (D) tinha. (E)

ter.

Queridos, eis o gabarito da aula de interpretao de texto postada anteriormente. Texto- modelo 1. Um leitor jovem. 2. Do contexto podemos extrair indcios do interlocutor preferencial do texto: uma jovem adolescente, que pode ser acometida pelo cime. Observa-se ainda , que a revista Capricho tem como pblico-alvo preferencial: meninas adolescentes. A linguagem informal tpica dos adolescentes. TEXTO I 1. Leitores que gostem de futebol. A linguagem peculiar desse tipo de texto: partida, fora de casa, campeonato, rodada etc. Alm dos nomes de times e o conhecimento sobre a estrutura de um campeonato. TEXTO II 1. Fs do cantor Jerry Adriani. Ao interlocutor necessrio o conhecimento da carreira do cantor. TEXTO III 1. A 2. C 3. B 4. D 5. E

Das könnte Ihnen auch gefallen