Sie sind auf Seite 1von 25

MORFOFUNCIONAIS

Forao dos folhetos embrionrios ; Embriologia da pele (epiteliais e conjuntivo). A gastrulao tambm o princpio da morfognese, ou seja, o perodo em que h o incio da formao da estrutura corprea. Somado a isso, tambm a gastrulao considerada um evento importante. As protenas morfogenticas do osso (BMP bon morphogenetic proteins) so cruciais neste processo. No incio da formao da linha primitiva na superfcie do epiblasto do disco embrionrio, comea concomitantemente a gastrulao. Neste caso, cada camada germinativa (ectoderma, mesoderma e endoderma) originar um rgo ou tecido especfico: Ectoderma embrionrio: origina a pele, o sistema nervoso central e perifrico, a retina, a orelha, o nariz, os plos, as unhas, as glndulas mamrias, o esmalte dental e a hipfise. Endoderma embrionrio: origina os revestimentos epiteliais das vias respiratrias e do trato gastrointestinal, glndulas tireide e paratireide, do timo, do fgado, do pncreas, o epitlio da bexiga, uma parte do tmpano e tuba auditiva. Mesoderma embrionrio: origina as capas de msculo liso, a cartilagem, os tecidos conjuntivos, vasos (sanguneos ou linfticos) interligados tecidos e rgos, o bao, os rins, os ovrios e testculos, as membranas que revestem as cavidades pericrdica, pleural e peritoneal, alm de formar a maior parte do sistema cardiovascular.

Evidenciando o surgimento da linha primitiva, das camadas germinativas e da notocorda, temos ento que esses so os mais importantes processos ocorridos durante a fase de gastrulao.

Tecido Epitelial de Revestimento

e glndulas excrinas

TECIDO EPITELIAL

1) TIPOS DE EPITLIO

Epitlio de revestimento Epitlio glandular Neuroepitlio

1) Epitlio de revestimento

1.1) CARACTERSTICAS

1. As clulas formam uma camada contnua revestindo uma superfcie interna ou externa; 2. As clulas so mantidas em suas ligaes comuns por pouca substncia intercelular; 3. Uma superfcie de cada clula livre e, com freqncia, altamente especializada; 4. A superfcie oposta apia-se em uma membrana basal derivada do tecido conjuntivo subjacente; 5. Vasos sangneos esto ausentes; 6. Os epitlios de revestimento esto expostos a agresses fsicas e infeces e atuam como camadas protetoras; 7. Clulas danificadas so substitudas por novas e figuras mitticas so comuns 8. Todos os transportes vitais dos corpos se do atravs do epitlio (p.ex, alimento digerido, oxignio, produtos de excreo e secrees); 9. Alguns epitlios so especializados no recebimento de estmulos.

10. Endotlio o nome dado ao epitlio que reveste o sistema vascular. Mesotlio
o epitlio que reveste as paredes e recobre o contedo das cavidades torcica, pericrdica e abdominal.

1.2) FUNES Revestimento Absoro Secreo Sensorial

1.3) CLASSIFICAO DOS EPITLIOS DE REVESTIMENTO

Os epitlios de revestimento so classificados de acordo com o arranjo ou com a forma dos constituintes celulares.

CLASSIFICAO BASEADA NO ARRANJO CELULAR:

a) Epitlio simples: h uma nica camada celular b) Epitlio pseudo-estratificado: parece haver mais de uma camada celular, mas
todas as clulas apiam-se na membrana basal

c) Epitlio estratificado: h vrias camadas celulares


CLASSIFICAO BASEADA NA FORMA DAS CLULAS:

1. Epitlio cbico: formado por clulas com dimetros iguais. 2. Epitlio cilndrico: constitudo por clulas que so mais altas que largas 3. Epitlio de transio: constitudo por clulas que mudam seu formato quando o
epitlio tensionado

Pavimentoso Simples Cbico Cilndrico

Epitlio de Revestimento Pseudoestratificado

Pavimentoso Estratificado Pavimentoso queratinizado Polimorfo

2) Epitlio Glandular

As glndulas so formadas por um grupo especializado de clulas especializadas cuja a funo a secreo. Entende-se por secreo a produo e

a liberao pelas clulas de um fluido contendo substncias como muco, enzimas ou um hormnio. Existem dois tipos principais de glndulas:

As glndulas excrinas: possuem ductos que transportam a secreo glandular para a superfcie do corpo ou para o interior (lmen) de um rgo cavitrio. Ex: glndulas sudoriparas, salivares e intestinais. As glndulas endcrinas no possuem ductos e sua secreo liberada diretamente na corrente sangnea, onde ser distribuda para todo o corpo. A secreo das glndulas endcrinas contm hormnios.

As glndulas excrinas podem ser classificadas, de acordo com o modo de liberao de sua secreo, como mercrinas, apcrinas e holcrinas.

Glndula simples aquela cujo ducto no se ramifica ( ex: glndula sudorpara); Glndula composta aquela na qual o ducto ramifica-se, em geral, repetidamente (ex.pncreas);

Se a unidade secretora da glndula for tubular, a glndula chamada glndula tubulosa, e se ela for arredondada, denominada de acinosa; Glndulas serosas so aquelas que secretam um fludo aquoso; Glndulas mucosas so aquelas que secretam um fluido espesso e viscoso, glicoproteico, denominado muco; Glndulas seromucosas so compostas por uma mistura de unidades secretoras serosas e mucosas.

As glndulas endcrinas no possuem ductos e sua secreo liberada diretamente na corrente sangnea, onde ser distribuda para todo o corpo. A secreo das glndulas endcrinas contm hormnios.So classificadas em: Glndula tipo cordonal: as clulas se dispem em cordes macios que se anastomosam entre si; Glndula tipo vesicular: clulas se agrupam formando vesculas, constitudas por uma s camada de clulas, limitando um espao onde a secreo se acumula temporariamente.

Classificao morfolgica das glndulas:

DUCTO

SIMPLES RAMIFICADO

EXCRINA

TUBULOSA

SIMPLES RAMIFICADA

PORO SECRETORA

COMPOSTA

SIMPLES ACINOSA
ENDCRINA

COMPOSTA RAMIFICADA

CORDONAL

3) Neuroepitlio

FOLICULAR

As clulas desse tipo de epitlio so altamente especializadas e esto relacionadas com a percepo sensorial e a reproduo. Ex: cones e bastonetes da retina, clulas do revestimento dos tbulos seminferos do testculo 2) PATOLOGIAS ASSOCIADAS: Metaplasia: a transformao patolgica de um tecido em outro. Exemplos: -O epitlio pseudo-estratificado da traquia e dos brnquios, em fumantes crnicos sob a ao irritante do fumo, pode transformar-se em epitlio estratificado pavimentoso. Na deficincia crnica de vitamina A, o epitlio dos brnquios, o epitlio de transio da bexiga e outros so substitudos por epitlio estratificado pavimentoso queratinizado.

TECIDO CONJUNTIVO

1) CONSTITUIO DO TECIDO O tecido conjuntivo constitudo por clulas bem diferenciadas e por abundante material intercelular. Este material intercelular formado por substncia fundamental, tambm chamada de matriz, e por elementos fibrilares. A substncia fundamental formada por gua e por macromolculas alongadas, como pelas glicosaminoglicanas, pelas proteoglicanas, pelas glicoprotenas e pelo cido hialurnico. Os elementos fibrilares so as fibras elsticas, as fibras reticulares e as fibras colgenas. Este tecido possui vasos sangneos, nervos e clulas sem justaposio. 2) FUNES DO TECIDO O tecido conjuntivo tem diversas funes: preencher, estabelecer conexo entre os diversos tipos de tecidos ou rgos, sustentar (osso e cartilagem), transportar substncias (sangue) e auxiliar na defesa (glbulos brancos). O tecido conjuntivo propriamente dito, principalmente o tecido adiposo, armazena lipdios. Alm disso, o conjuntivo frouxo armazena gua e sdio. O tecido conjuntivo contm clulas fagocitrias (macrfagos) e clulas que produzem anticorpos (plasmcitos). Ressalta-se ainda a importante funo de proteo penetrao de bactrias e partculas estranhas da substncia fundamental amorfa, devido viscosidade do tecido. O tecido conjuntivo participa da inflamao, que uma resposta do organismo penetrao de bactrias ou substncias qumicas irritantes. Quando eventualmente o tecido no consegue destruir estas bactrias, o prprio tecido forma uma barreira fibrosa para conter a inflamao. As clulas do conjuntivo tm capacidade de multiplicao e, alm de regenerar o prprio tecido, podem regenerar outros tecidos que tenham capacidade regenerativa baixa ou nula (cicatrizao). Devido associao entre o tecido conjuntivo e os vasos sangneos e linfticos, o tecido conjuntivo tem a capacidade de transportar nutrientes para as clulas de outros tecidos, como tambm eliminar o refugo do metabolismo, pelo caminho inverso. 3) CLULAS DO TECIDO As clulas do tecido conjuntivo so as seguintes: fibroblastos, fibrcitos, plasmcitos, mastcitos, macrfagos e clulas adiposas. A seguir esto descritas as caractersticas fundamentais de cada clula citada.

Fibroblasto e Fibrcito

Os fibroblastos so as clulas jovens, em plena atividade produtiva. J os fibrcitos so as clulas velhas, que j terminaram seu trabalho de fabricao dos fibroblastos. Os fibroblastos so as clulas mais comuns do tecido conjuntivo.

Caracterizam-se por serem clulas grandes, contendo um ncleo oval bem evidente e citoplasma rico em ergastoplasma e em prolongamentos citoplasmticos. Os fibroblastos tm a funo de sintetizar fibras do tecido conjuntivo e as proteoglicanas e glicoprotenas da matriz. Os fibrcitos apresentam pouco citoplasma e so pobres em ergastoplasma, alm de possurem um ncleo menor e alongado. Havendo um estmulo, como ocorre nos processos de cicatrizao, o fibrcito pode voltar a sintetizar fibras, reassumindo a forma de fibroblasto.

Plasmcito

Os plasmcitos so clulas pouco numerosas no conjuntivo. Tm formato oval e ncleo esfrico com cromatina em grumos, dando ao ncleo, aspecto de roda de carroa. So clulas que sintetizam e secretam anticorpos e imunoglobulinas. Aparece em grande nmero nos locais onde h inflamao crnica e em locais sujeitos a penetrao de microorganismos, como por exemplo, na mucosa intestinal. Os plasmcitos derivam do linfcito tipo B ativado e produz o anticorpo necessrio para a resposta do organismo frente penetrao de molculas estranhas (antgenos).

Plasmc ito

Mastcito Os mastcitos so clulas altamente nutritivas, grandes, globosas, com o

citoplasma repleto de grnulos e com ncleo esfrico central. Eles tm a funo de produzir e armazenar mediadores qumicos do processo inflamatrio. A liberao desses mediadores qumicos, como histamina e fator quimiottico dos eosinfilos, promove reaes alrgicas, as chamadas reaes de sensibilidade imediata.

Mastcit o

Macrfago Os macrfagos so clulas de defesa muito ativas que contm muitos

lisossomos. Eles tm a funo de fagocitar, secretar substncias que participam do processo imunolgico de defesa e atuar como clula apresentadora de antgenos. Quando estimulados (infeces) os macrfagos se modificam sendo chamados de macrfagos ativados, ficando assim com maior capacidade de matar e digerir partculas estranhas. Dependendo do tamanho do corpo estranho, podem at unir-se, formando clulas gigantes multinucleadas. Originase dos moncitos. Na realidade trata-se da mesma clula em diferentes fases morfolgicas.

Clula Adiposa

A clula adiposa tem a funo de armazenar energia sob a forma de lipdeos, de proteger e de amortecer. Ela pode armazenar o lipdeo de duas maneiras: ou preenche totalmente o citoplasma, deixando a clula com aspecto globoso, ou o lipdeo ocupa o citoplasma celular, como pequenas gotas. Quando o lipdeo ocupa todo o citoplasma, o tecido recebe o nome de tecido adiposo unilocular e quando o lipdeo ocupa pequenas partes do citoplasma, chama-se de tecido adiposo multilocular.

Adipcito

4) FIBRAS DO TECIDO

Colgenas Reticulares Elsticas

Elas esto distribudas desigualmente pelo tecido, o que gera a caracterstica principal de cada tipo de tecido.

As fibras colgenas so as mais freqentes no tecido conjuntivo e em


muitos casos aparecem agrupadas formando um feixe. Estas fibras so constitudas pela protena colgeno, que a protena mais abundante no corpo humano, chegando em torno de 30%.

As fibras reticulares so formadas por colgeno tipo III e por glicdios.


Formam o arcabouo dos rgos hematopoiticos e tambm as redes em torno das clulas musculares e das clulas epiteliais de muitos rgos, como, por exemplo, do fgado e dos rins.

As fibras elsticas so mais finas que as fibras colgenas. Ligam-se

umas as outras formando uma malha, a qual cede facilmente s traes mnimas, porm retomam sua forma inicial logo que cessam as foras deformantes. Seu componente principal a elastina, uma protena estrutural mais resistente que o colgeno.

5) DIVISO DO TECIDO CONJUNTIVO

Existem diversos tipos de tecido conjuntivo, sempre formados pelos constituintes bsicos (fibras, clulas e substncia fundamental amorfa). A variao dos nomes do tecido conjuntivo est na diferena do principal componente de cada local. A seguir est descrito cada um.

Frouxo Tecido Conjuntivo propriamente dito Denso No modelado Modelado

Tecido Conjuntivo

Tecido adiposo Tecido conjuntivo Tecido elstico de propriedades especiais Tecido reticular Tecido mucoso Hemocitopotico Linftico Mielide

Tecido cartilaginoso Tecido conjuntivo especializado Tecido sseo

A) TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO

Frouxo Tecido Conjuntivo propriamente dito Denso

Modelado

No modelado

TECIDO CONJUNTIVO FROUXO

o mais comum dos tecidos conjuntivos. Preenche os espaos entre as fibras e os feixes musculares. Serve de apoio ao tecido epitelial, estando sob a pele de todo o corpo. encontrado na pele, nas mucosas, nas glndulas e em torno dos vasos sangneos e linfticos, formando a fascia e a tela subcutnea. um tecido delicado, flexvel e pouco resistente trao. Este tecido tem todos os elementos estruturais tpicos do conjuntivo, portanto ele constitudo por clulas, por fibras e pela substncia fundamental, no havendo predominncia de um destes componentes.

As clulas observadas so: Fibroblastos: tm forma estrelada e esto presentes em grande nmero. Eles secretam as protenas para a formao da substncia amorfa. Macrfagos: so clulas grandes, amebides e so especializados na fagocitose de bactrias e de restos celulares. Plasmcitos: produzem anticorpos. Em relao s fibras encontradas, destacam-se as seguintes: Elsticas: longos fios de elastina que do elasticidade ao tecido. Colgenas: constitudas de colgeno. So grossas e resistentes. Reticulares: ligam o tecido conjuntivo aos tecidos vizinhos atravs de ramificaes. Alm desses componentes, o tecido conjuntivo frouxo tambm constitudo de substncia fundamental amorfa, que envolve as clulas e as fibras. Este tecido se caracteriza por ser rico em substncia intercelular e relativamente pobre em fibras.

Tecido Conjuntivo Frouxo

TECIDO CONJUNTIVO DENSO adaptado para oferecer mais resistncia e proteo, mesmo sendo menos flexvel que o tecido conjuntivo frouxo. Caracteriza-se por ter predominncia de fibras colgenas e pouca substncia fundamental amorfa. Esse tecido se divide em dois tipos: Denso no modelado (Fibroso): contm fibroblastos, fibrcitos e abundncia de fibras colgenas entrelaadas, que do resistncia e elasticidade ao tecido. encontrado formando as cpsulas que envolvem o fgado, o bao, o osso, a cartilagem e a parte profunda da pele (dando forma as partes do corpo).

Tecido Conjuntivo Denso No modelado

Denso modelado (Tendinoso): contm fibroblastos, fibrcitos, abundncia de fibras colgenas dispostas paralelamente e fibras orientadas paralelamente, que do resistncia, mas pouca elasticidade ao tecido. Ele forma os tendes (ligao dos msculos aos ossos) e os ligamentos (ligam os ossos entre si).

Tecido Conjuntivo Denso Modelado

B) TECIDO CONJUNTIVO DE PROPRIEDADES ESPECIAIS

Tecido adiposo

Tecido mucoso Tecido Conjuntivo de Propriedades Especiais Tecido elstico Hemocitopotico Tecido reticular Linftico Mielide

TECIDO ADIPOSO

Caractersticas: caracterizado por clulas adiposas, as quais denominamos de adipcitos, que armazenam muita gordura. Estas clulas possuem um vacolo central (pode aumentar ou diminuir de acordo com o metabolismo do indivduo). A quantidade de gordura difere nas partes do corpo. Histologicamente os adipcitos so esfricos quando isolados, mas tem forma polidrica quando justapostos para formar o tecido adiposo. Nos preparados histolgicos de rotina, o lipdio extrado durante o processo de desidratao com solventes orgnicos, o que d o aspecto de uma rede delicada de polgonos irregulares. Funes: de isolante trmico, de proteo dos rgos contra choques mecnicos e de reserva energtica. dos carboidratos e das protenas. Irrigao: um tecido ricamente irrigado por vasos sanguneos. Podem ser vistos capilares na maioria dos ngulos da malha de adipcitos justapostos. Alm disso, com colorao especial, possvel visualizar fibras nervosa amielnicas e mastcitos. A quantidade de tecido adiposo em um individuo determinada por fatores genticos e pela ingesto de calorias. A mobilizao e deposio dos lipdios sofrem influncia de fatores neurais e hormonais. A noradrenalina essencial para mobilizao dos lipdios, pois ela inicia uma srie de passos metablicos nos adipcitos que levam a ativao da lpase. A lpase uma enzima que cinde os triglicerdeos. A gordura constitui uma forma eficiente de armazenamento de calorias porque apresenta cerca do dobro da densidade calrica

Classificao do tecido adiposo (de acordo com sua cor em estado vivo):

Tecido Adiposo Branco (amarelo) ou unilocular Tecido Adiposo Pardo ou multilocular

Tecido Adiposo Unilocular O nome unilocular pelo fato de que cada adipcito encontra-se repleto de uma nica e grande gotcula lipdica de gordura neutra. No corpo humano adulto ele existe em maior quantidade que o multilocular. As funes so de reserva energtica, de isolante trmico e de proteo contra choques dos rgos vitais. Ele forma o panculo adiposo, que uma camada isolante que se localiza abaixo da derme da pele. mais espesso em indivduos que vivem em climas rticos. O tecido adiposo unilocular se localiza em maior quantidade sob a pele do abdome (em maior quantidade no omento, mesentrio e no espao retroperitonial), ndegas, axilas, coxas e nas mamas. Ele tambm encontrado na medula ssea e entre outros tecidos, preenchendo os lugares vazios. Podemos encontr-lo tambm na planta dos ps, nas palmas das mos, sob o pericrdio visceral e envolvendo os globos oculares (nesses locais ele tem funo de amortecedor de impactos). Esse tecido comea a se desenvolver no embrio por volta da metade da vida uterina. Os adipcitos uniloculares so grandes, com a gotcula de lipdio sem membrana em volta. As organelas ficam concentradas no citoplasma perinuclear. Apresenta um pequeno Aparelho de Golgi, alguns ribossomos, REG, microfilamentos e filamentos intermedirios. tpicas das clulas adiposas. Podem ser visualizadas mitocndrias compridas,

Tecido Adiposo Multilocular

Tecido Adiposo unilocular

As clulas do tecido adiposo multilocular apresentam numerosas gotculas de gordura no citoplasma. O ncleo redondo e excntrico. Esta caracterstica do ncleo que auxilia na diferenciao com o tecido adiposo unilocular. Podemos encontr-lo, por exemplo, na periferia do timo.

Tecido Adiposo Multilocular


Curiosidades

Quando h depleo de tecido adiposo no corpo devido diminuio de ingesto calrica, o tecido adiposo localizado na planta dos ps, palma das mos, pericrdio visceral e rbita ocular, no sofre reduo.

TECIDO MUCOSO Encontramos neste tecido a predominncia de substncia fundamental amorfa e poucas fibras. Tem aspecto gelatinoso, e o principal constituinte do cordo umbilical, onde chamado de Gelatina de Wharton, e encontrado na polpa dental jovem.

Tecido Mucoso

TECIDO ELSTICO
formado por fibras elsticas grossas, por fibras colgenas finas e por fibroblastos. um tecido pouco freqente, sendo encontrado nos ligamentos da coluna vertebral e no ligamento suspensor do pnis.

TECIDO RETICULAR

formado por fibras reticulares e por clulas reticulares (fibroblastos que produzem fibras reticulares). um tecido muito delicado e forma uma rede para sustentar as clulas. Encontra-se nos rgos que formam as clulas do sangue (medula ssea).

O sistema Tegumentar formado pela "pele" e seus acessrios (glndulas, plos e unhas). A pele o maio rgo do corpo humano, tanto no tamanho quando no peso. Tambm o rgo mais exposto.

As funes da pele so: termo regulao corporal proteo sensao excreo imunidade sntese de vitamina D.

A pele possui duas camadas:

(clique para ampliar) Epiderme a camada mais externa. formada pelo epitlio escamoso estratificado. Sua constituio feita por 90% de Queratincitos (produtores de queratina), Melancitos (produtores de melanina), Clulas Langherans e Clulas Mervel. Derme a segunda camada, porem principal parte da pele. composta por fibras colgenas e elsticas, tecido conjuntivo frouxo, tecido adiposo e tecido conjuntivo denso irregular. Mais espessa na palma das mos e plantas dos ps. Possui papilas drmicas e corpsculos de Meissner (do tato) e outros contm capilares sanguneos. A Melanina d a cor do amarelo ao negro para a pele. A quantidade de um indivduo para o outro a mesma, o que diferencia a tonalidade da pele o Pigmento Caroteno.

Os plos so acessrios da pele. So responsveis manuteno da temperatura corporal. So clulas fundidas, mortas e queratinizadas, formada por uma parte externas (haste) e uma interna (raiz). A base do folculo o bulbo que contm a papila (vascularizao responsvel pela nutrio) e a matriz (que tem a funo de formar novos plos). As Glndulas Sebceas se concentram no folculo piloso, onde abrem-se diretamente no canal do plo. Estas glndulas no existem nas palmas das mos e na planta dos ps. Estas secretam sebo, que impede o ressecamento do elo, a evaporao excessiva de gua, mantm, a pele macia e evitam a proliferao de certas bactrias. As Glndulas Sudorparas responsvel pela produo e transporte do suor, atuando como regulador trmico. Apcrinas Abrem-se nos folculos e so estimuladas durante o estresse emocional e excitao sexual. crinas Compem toda a pele com exceo da margem dos lbios, leitos ungeais e tmpanos. As Glndulas Ceruminosas produzem cerume. So presentes nica e exclusivamente no meato acstico externo. Seus ductos abrem-se diretamente na superfcie ou nos ductos das glndulas sebceas. Uma barreira viscosa formada por plos e cerume. As unhas so clulas da epiderme, firmemente aderidas, duras e queratinizadas. Possuem corpo, margem livre e raiz. Seu corpo rosado devido capilarizao. Tem a funo de possibilitar a manipulao de pequenos objetos e proteo da extremidade dos dedos O tegumento comum constitui o manto contnuo que envolve todo o organismo, protegendo-o e adaptando-o ao meio ambiente. Esse invlucro somente interrompido ao nvel dos orifcios naturais (narinas, boca, olhos, orelha, nus, rgo genital feminino e pnis) onde se prolonga pela respectiva mucosa. Sob o ponto de vista anatmico o tegumento comum formado por dois planos, o mais superficial denominado ctis ou pele e o mais profundo tela subcutnea. Dependentes da ctis encontramos uma srie de estruturas chamadas anexos cutneos, que so os pelos, as unhas e as glndulas (sebceas, sudorferas, ceruminosas, vestibulares nasais, axilares, circumanais e mamas).

Funes da pele (resumo): Regulao da temperatura corporal, pelo fluxo sanguneo e pelo suor. Proteo, barreira fsica, infeces, desidratao e radiao UV. Sensibilidade, atravs de terminaes nervosas receptoras de tato, presso, calor e dor. Excreo, de gua e sais minerais, componentes da transpirao. Imunidade, clulas epidrmicas so importantes para a imunidade. Sntese de vitamina D, em funo exposio aos raios UV.

Absoro de substncias, principalmente gordurosa, como hormnios, vitaminas e medicamentos. Ctis ou pele, constituda por duas membranas que se justapem e aderem intimamente e que so a epiderme (por fora) e a derme ou crio (por dentro). Epiderme, delgada tnica superficial derivada do ectoderma embrionrio, formada por vrias camadas de clulas achatadas (epitlio pavimentoso estratificado). A camada mais perifrica da epiderme constituda por clulas mais resistentes, queratinizadas, as quais se acham em constante descamao, sendo substitudas pelas subjacentes, do que decorre constante renovao. A epiderme mais espessa ao nvel da palma e da planta e mais delgada nas plpebras, prepcio, pequenos lbios vaginais e escroto. A melanina o principal pigmento epidrmico, controlado pelo hormnio melancitoestimulante (MSH) da adenohipfise (lobo anterior). Derme ou crio, do latim corium = couro, significando a membrana espessa que resulta aps ter sido curtida a pele de certos animais e que subpe-se epiderme. Constituda de tecido conjuntivo (mesodrmico) denso. Na palma e planta a derme percorrida por cristas e sulcos, utilizveis para identificao individual (papiloscopia ou dactiloscopia). na derme que encontramos a raiz dos pelos e a maioria das glndulas anexas a ainda aqui que termina pelo menos uma das extremidades das fibras musculares dos msculos cutneos da cabea, pescoo, palma, dartos escrotal e grandes lbios, msculo arolo-papilar da mama e eretores dos pelos. Tela subcutnea ou tecido celular subcutneo (TCSC), encontrada profundamente derme, formado por tecido conjuntivo frouxo (areolar) e gordura (panculo adiposo). Permite o deslizamento da pele sobre os planos subjacentes, oferece proteo (amortecedor) e constituise em verdadeiro sistema de armazenamento de gordura (energia). Em alguns locais o TCSC exguo ou inexistente, como nas plpebras, pavilho da orelha, prepcio, escroto, e pequenos lbios vaginais. Couro cabeludo, um tipo especial de ctis que recobre a calvria caracterizado por duas lminas densas (crio externamente e pericrnio internamente, aderido ao peristeo). Entre essas duas lminas ocorre um tecido frouxo, no gorduroso que o tecido subaponevrtico. Pelos, filamentos flexveis formados por clulas queratinizadas que se implantam na derme. Dividido numa parte externa (haste) e numa raiz. A raiz est contida no folculo piloso, no fundo do qual encontramos uma dilatao chamada bulbo do pelo. Como anexos do pelo temos as glndulas sebceas e os msculos eretores dos pelos. Distribuio dos pelos, chamados lanugem ao nascimento, so substitudos pelos vilos.

Denominaes especiais por regio: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Cabelos, couro cabeludo. Superclios, rbitas. Clios, nas plpebras. Vibrissas, vestbulo nasal. Tragos, meato acstico externo. Bigode, lbio superior. Barba, face. Hircos, axilas.

9. Pubes, regio pubiana, monte pbico. No h pelos na palma, na planta e no dorso das falanges distais. Os cabelos crescem meio mm por dia. Unhas, lminas queratinizadas que recobrem parcialmente o dorso das falanges distais de mos e ps, com a funo precpua de proteg-las. Duas faces (superficial e profunda) e quatro bordas (laterais, proximal e distal). A face profunda assenta sobre o crio que a esse nvel se chama leito ungueal. A face superficial convexa. A borda proximal constitui a raiz da unha. Glndulas sebceas, vistas com o pelo, situadas junto ao folculo piloso aonde se abre por curto e largo ducto. A contrao do msculo eretor ajuda a expelir o contedo gorduroso. No existem em pele glabra. Nas plpebras encontramos dois tipos de glndulas sebceas modificadas: as glndulas trsicas e as glndulas ciliares sebceas. Na arola mamria tambm encontramos outra modificao dessas estruturas que so as glndulas areolares. Glndulas sudorferas, constitudas por um fino e longo tubo que no incio se enovela, chamado corpo da glndula, profundamente situado no crio, chegando mesmo a ultrapassa-lo atingindo o TCSC. Secretam o suor atravs do poro sudorfero. Glndulas ceruminosas, situadas no meato acstico externo, secretam o cermen. Glndulas vestibulares nasais, localizadas no vestbulo nasal. Glndulas axilares, regio axilar, cujo produto sofre decomposio exalando cheiro prprio e individual, o qual mais acentuado em certas raas ou por ocasio da puberdade. Glndulas circumanais, localizadas na cutis que circunda o nus. Glndulas mamrias ou mamas, foram tratadas em sistema genital feminino.

O pele dividida em 3 camadas: Epiderme Derme Hipoderme

A pele se divide em Fina e Espessa

Pele Fina

Pele Espessa A epiderme da pele espessa dividida em: Pele espessa aquela encontrada nas regies de pele glabra

A epiderme da pele espessa dividida em: Extrato crneo (superfcie da pele) Extrato Lcido Extrato Granuloso Extrato Espinhoso Extrato Germinativo

Pele Fina: Possui 4 extratos celulares na epiderme: A epiderme da pele fina dividida em: Extrato crneo (superfcie da pele) Extrato Granuloso Extrato Espinhoso Extrato Germinativo

A epiderme comea com o extrato germinativo, tendo formatos diferentes, pois se tivessem formatos iguais, elas se juntariam fazendo com que a mesmas no se renovassem. Com a renovao do extrato germinativo, as clulas iro subir transformando-se no extrato espinhoso, seguindo o mesmo processo, as clulas iro subir transformando-se no extrato granuloso, seguindo a seqncia transforma-se no extrato crneo (sem ncleo). Por isso que a pele escama ( renovao da pele ), pois a clula no vive muito tempo sem ncleo. As clulas da pele so labeis ( tempo de vida curto, se reproduzem rapidamente ).

A Derme dividida em: Vasos Sangneos Glndulas Sudorparas Glndulas Sebceas

Folculo Espinhoso Vasos Linfticos Melancitos

A derme possui muito colgeno e elastina que suporta a epiderme

A pele tem vrias funes como: Permeabilidade seletiva bO Proteo dos raios UVB e UVA Impacto mecnico Sensorial Sistema imonolgico rgo excretor Sistema Endcrino

PERMEABILIDADE SELETIVA DE bO A pele e o rins so responsvel pela regulao do lquido corporal. A queratina que se encontra no extrato crneo impede parcialmente que a gua penetre na pele ( absorvendo normalmente poucas quantidades de gua, ou atravs de produtos qumicos ). A pele realiza seleo de substncias que so absorvidas por ela, ou podemos induzir a pele a absoro de produtos atravs da Eletroterapia. PROTEO DE RAIOS UVB E UVA Temos em nosso corpo clulas chamadas de Melancitos que produz melanina. A pele ao receber raios solares UVB e UVA estimulam os Melancitos que produzem a melanina que um protetor natural ( filtro ) da pele, possibilitando a forma seletiva e gradativa da radiao solar. IMPACTO MECNICO Ajuda a amortecer os impactos externos do corpo. SENSORIAL Parte sensorial da pele recebe os sinais externos atravs dos sensores corporal que transformam este estmulo em P.A que ir pela medula espinhal at o SNC, que processa e retorna com uma resposta, podendo assim nos moldar conforme o estmulo; Adaptando-se. Os sinais podem ser: Tato, Presso, Vibrao, Sensaes Sexuais, Ccegas, Prurido (coceira), Dor, Frio, Calor, Cinestesia. SISTEMA IMUNOLGICO A pele conforme as demais partes do corpo tambm possui seu sistema de defesa, tendo a funo de combater os agentes patognicos (micoses, alergias e etc). Para combater seus agentes patognicos a pele recebe do sistema circulatrio oxignio e nutrientes para as clulas de defesa; podendo no local haver vasodilatao e rubor. Clulas de Langehans

So clulas especiais na defesa que captam o agente patognico na superfcie da pele, enviando-o para a derme, que contm vasos linfticos captando o agente patognico que foi pr-transformado por fagocitose, este ser encaminhado pelos canais linfticos at os linfoncitos que destroem o agressor. Tanto a derme como a epiderme possuem as clulas de langehans. ORGO EXCRETOR Glndulas Sudorparas Suor Termoregulao Excreo de produtos qumicos e de dietas

Glndulas Sebceas Sebo Protege contra agentes patognicos Sofre menos agresso Protege de alteraes climticas Hipermeabilidade (gua)

A temperatura do corpo humano geralmente de 36 a 37 graus. Quando a temperatura do ambiente de 40 graus ou superior, e como sempre o processo sempre do mais concentrado para o menos concentrado a pele serve como sensor, que ao aumento da temperatura envia um P.A para o SNC, que por sua vez envia um P.A que estimula as glndulas sudorparas a secretar suor que ir resfriar a pele ( sensorial setorial ) conforme a temperatura normal do corpo. Alm da termoregulao pelo suor, podemos controlar a temperatura atravs do centro vasomotor localizado no hipotlamo (ncleo de controle de temperatura). Ao estmulo do aumento da temperatura a pele manda um P.A para o hipotlamo que envia um sinal para o crtex parietal, que reenvia um outro sinal para o hipotlamo que envia um P.A para as veias que fazem uma vasodilatao nos vasos perifricos da pele, resfriando o sangue, sem aumento do fluxo sangneo. O hipotlamo possui um ncleo composto por neurnios que possuem seus axnios que servem como sensor regulador da temperatura ( fazendo vasodilatao ou vasoconstrio ). Excreo de produtos qumicos Dependendo de alguns produtos qumicos e da necessidade corporal de absorver as substncias, pode haver quantidade excessiva destes produtos no organismo que secretado pelas glndulas sebceas dependendo da afinidade com a substncia, que vem pelo sistema venoso capilar; quando estas glndulas fazem a troca de CO2 e resduos metablicos para O2 e nutrientes, estes nutrientes alm de sais minerais, protenas trazem junto os produtos qumicos em excesso que ir entrar em contato com os sebos e o suor, que sero eliminados conforme a secreo das glndulas.

Das könnte Ihnen auch gefallen