Sie sind auf Seite 1von 15

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao Procefet - 2008

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DO RIO GRANDE DO NORTE CEFET-RN Fundao de Apoio Educao e ao Desenvolvimento Tecnolgico do Rio Grande do Norte FUNCERN Ncleo Permanente de Processos Seletivos NUPPS Coordenao de Tecnologias Educacionais e Educao a Distncia COTED

2 0 0 8
Considere as seguintes instrues:
1. Verifique se este caderno contm 4 textos, 40 questes objetivas e 01 proposta de produo escrita; 2. Leia atentamente os textos contidos neste caderno para responder s questes propostas; 3. Leia com ateno cada questo antes de responder; 4. Para cada questo, existe apenas uma resposta certa; 5. Transfira suas respostas para a Folha de Respostas somente quando no for mais modific-las.

Inscrio

Nome

BOA PROVA!

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao do Procefet - 2008

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao do Procefet - 2008

T E X T O S Texto 1 Casa de Cultura da Ribeira> A Casa > Localizao


O Centro Cultural Casa da Ribeira est localizado no corao do bairro histrico da Ribeira, em Natal, Rio Grande do Norte. O casaro, datado de 1911, fica na Rua Frei Miguelinho, 52 (penltima rua s margens do Cais do Porto, no Rio Potengi). A maneira mais fcil de chegar Casa pela Av. Duque de Caxias (rua que comea na Rodoviria da Ribeira e d acesso ao bairro das Rocas). Seguindo por essa avenida, em direo s Rocas, dobra-se esquerda na altura do Banco do Brasil (esquina com a Rua Silva Jardim) e, novamente, esquerda na Rua Frei Miguelinho. A Casa est localizada no meio do quarteiro. Confira a localizao no mapa:

Centro Cultural Casa da Ribeira, em Natal.

(Disponvel em: <http://www.casadaribeira.com.br/historia_da_casa/casa_numeros.php>. Acesso em 04 de set. de 2007. Texto adaptado para uso nesta avaliao.)

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao do Procefet - 2008

Texto 2 Casa de Cultura da Ribeira em Nmeros

(Disponvel em: <http://www.casadaribeira.com.br/historia_da_casa/casa_numeros.php>. Acesso em 04 de set. de 2007.)

Texto 3
CASAS DE CULTURA Sobreviver de arte no tarefa das mais fceis, especialmente se o artista vive em cidades afastadas dos grandes plos culturais. Pensando nisso, o Governo do Estado criou o Projeto das Casas de Cultura Popular, que visa melhorar a auto-estima da populao e oferecer espaos apropriados para que os municpios potiguares tenham condies de desenvolver suas manifestaes artsticas. O Projeto est dando to certo que tem estimulado proprietrios de antigos casares a doar os prdios para instalao dos centros culturais. Projeto idealizado pela Fundao Jos Augusto (FJA), as Casas de Cultura so espaos fsicos para fomentar a produo cultural do interior. Os prdios, normalmente de importncia histrica para a cidade, comportam espaos destinados realizao de oficinas de artes, palestras, seminrios, exposies e projees de filmes entre outras atividades. Para Dimas Carlos, atual coordenador do Projeto, so muitos os benefcios das Casas de Cultura, um lugar onde os artistas podem mostrar seu trabalho, se qualificar e onde h a identificao da cultura do Estado. "Queremos estimular, mostrar a produo da cultura local e tambm dar mais qualidade de vida. um Estao Ferroviria de Nova Cruz, atual Casa de Cultura incentivo
Foto: Ilvata Maria Costa

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao do Procefet - 2008

para o povo assumir sua identidade cultural", finaliza.

Fonte: http://www.fja.rn.gov.br/casasdecultura

para recuperar e mobiliar um armazm doado pela Emater. Inaugurado em 23 de setembro de Como efeito paralelo do Projeto, est 2003, o Palcio Jos Antnio ocorrendo o resgate do patrimnio Pinheiro Cmara ocupa uma rea de histrico e arquitetnico do Estado, uma 1.600 metros quadrados. O muro de vez que antigas casas, casares ou 68 metros, na lateral do armazns so restaurados prdio, foi transformado e, no lugar das runas, em 16 painis pelas surgem a arte e a beleza. mos do pintor Nova Cruz, principal Raimundo Damasceno, municpio da regio natural do prprio Agreste potiguar, em 16 municpio. "Cada um dos de julho de 2003, foi a painis tem seu primeira cidade a receber Painel do Palcio Jos Antnio o significado ligado a Pinheiro Cmara, em Martins. uma casa de cultura: a Martins", explica o Casa de Cultura Popular Lauro Arruda artista. Cmara. Instalada na antiga estao Na cidade de Macau, um casaro de ferroviria da cidade, construda em arquitetura colonial, pertencente ao 1883, o casaro, que por vrias dcadas ex-prefeito do municpio Albino foi orgulho dos novacruzenses, recebeu Mello, tombado pelo Patrimnio reforma e hoje um exemplo de Histrico e Cultural, foi restaurado e, efervescncia cultural, mantendo uma desde 19 de maio de 2004, abriga a grade de programao que se estende Casa de Cultura Popular Palcio dos durante o ano inteiro. Salineiros. Macau foi o quinto municpio a receber uma Casa da Cultura.
Foto: Ana Henrique, 2007

Em Caic, o sobrado do Padre Brito Guerra, construdo no incio do sculo XIX e que se estava deteriorando, foi restaurado e, desde 24 de julho de 2003, abriga a Casa de Cultura. Martins, a 384 quilmetros de Natal, foi a terceira cidade a ganhar uma Casa de Cultura Popular. O Governo do Estado, por meio da FJA, investiu R$ 250 mil

Fonte: http://www.fja.rn.gov.br/casasdecultura

Sobrado do Pe. Brito Guerra, em Caic.

Currais Novos, a Princesa do Serid, foi a segunda cidade do Serid e a stima do Estado a ser contemplada com uma Casa de Cultura Popular. Inaugurada em primeiro de julho de 2004 e localizada na Praa Cristo Rei, o casaro de 350 m2 ocupa a Casa de Cultura Popular antiga Palcio dos Salineiros, em Macau residncia do

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao do Procefet - 2008

ex-prefeito Gilberto Lins. Seu nome, "Palcio do Minerador", uma homenagem aos antigos mineradores de tungstnio e scheelita.
Fonte: http://www.fja.rn.gov.br/casasdecultura

beneficiado pelo projeto. Alm desses municpios, Assu, Santa Cruz, Parelhas, Umarizal, Viosa, Lajes, Macaba e Apodi tambm contaram com o Projeto para instalar suas casas de cultura. A FJA pretende inaugurar mais cinco casas este ano e construir mais 19 nos prximos quatro anos.

Em Campo Grande, um antigo casaro foi restaurado para abrigar o Palcio Cleto de Souza. Com inaugurao em 25 de julho de 2004, essa cidade foi o oitavo municpio a ser

Palcio do Minerador, em Currais Novos

Texto produzido especialmente para esta avaliao com as informaes dos sites <http://www.fja.rn.gov.br> e <http://www.assecom.rn.gov.br/pg_projetos.asp> e da reportagem de Karla Larissa. Casas de Cultura: Assumindo a identidade cultural do RN, no Jornal Correio da Tarde, edio 420, ano II, de 01 de set. de 2007. Disponvel em <http://www.correiodatarde.com.br/editorias/cultura-17580>. Acesso em 03 de set. de 2007.

TEXTO 4 Lundu do escritor difcil Mrio de Andrade Eu sou um escritor difcil Ver sopa de caruru; Que a muita gente enquizila, A vida mesmo um buraco, Porm essa culpa fcil Bobo quem no tatu! De se acabar duma vez: s tirar a cortina Eu sou um escritor difcil, Que entra luz nesta escurez. Porm culpa de quem !... Todo difcil fcil, Cortina de brim caipora, Abasta a gente saber. Com teia caranguejeira Baj, pix, chu, h "xavi" E enfeite ruim de caipira, De to fcil virou fssil, Fale fala brasileira O difcil aprender! Que voc enxerga bonito Virtude de urubutinga Tanta luz nesta capoeira De enxergar tudo de longe! Tal-e-qual numa gupiara. No carece vestir tanga Pra penetrar meu caanje! Misturo tudo num saco, Voc sabe o francs "singe" Mas gacho maranhense Mas no sabe o que guariba? Que pra no Mato Grosso, Pois macaco, seu mano, Bate este angu de caroo Que s sabe o que da estranja.
(ANDRADE, Mrio de. Poesias Completas, So Paulo, Edusp, 1987, pp. 306-307).

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao do Procefet - 2008

GLOSSRIO Caanje: indivduo do grupo dos caanjes; lngua falada pelos caanjes; grupo tnico de Angola; portugus errado, mal falado; algo sem qualidade. Caipora: entidade fantstica da mitologia tupi; diz-se de pessoa azarada, infeliz; diz-se de quem involuntariamente traz azar; m sorte, infelicidade. Capoeira: rea de mato roada e/ou queimada; vegetao que surge depois da derrubada ou queimada; arte marcial de ataque e defesa dos escravos bantos; praticante de capoeira. Caruru: prato da cozinha afro-brasileira feito com quiabos; espcie de planta comestvel. Enquizilar: quizilar; incomodar; perturbar; causar aborrecimento. Guariba: macaco da famlia dos cebdeos, encontrados desde o Mxico Argentina. Gupiara: depsito de cascalho em local elevado; terreno prprio para lavra de ouro e diamante; espcie de tabuleiro junto s margens do rio. Lundu: canto e dana populares no Brasil durante o sculo XVIII, provavelmente introduzidas por escravos angolanos. Urubutinga: urubu-rei; urubu-de-cabeaamarela; gavio-pega-macaco.

Q U E S T E S LNGUA PORTUGUESA
1) Sobre o Texto 1 correto afirmar que ele tem como funo a) descrever o Centro Cultural Casa da Ribeira e localiz-lo no mapa. b) localizar o Centro Cultural Casa da Ribeira e orientar como chegar at l. c) descrever o Centro Cultural Casa da Ribeira e situ-lo como ponto histrico do bairro da Ribeira. d) localizar o Centro Cultural Casa da Ribeira e descrev-lo como centro histrico da cidade de Natal. 2) Segundo o mapa presente no Texto 1, a) para se chegar Casa de Cultura da Ribeira, necessariamente, tem-se que passar pelo Teatro Alberto Maranho. b) para se chegar ao Hospital Onofre Lopes, necessariamente tem-se que passar pela Ladeira do Sol. c) a Casa de Cultura da Ribeira est localizada numa rua paralela Av. Duque de Caxias. d) a Av. Nilo Peanha perpendicular Av. Floriano Peixoto.

3) No perodo O Centro Cultural Casa


da Ribeira est localizado no corao do bairro histrico da Ribeira, em Natal, Rio Grande do Norte., a expresso sublinhada significa a) a parte mais freqentada da Ribeira. b) a parte mais importante da Ribeira. c) a parte mais deserta da Ribeira. d) a parte mais amada da Ribeira.

4) A opo em que esto sublinhados


apenas substantivos a) O casaro, datado de 1911, fica na Rua Frei Miguelinho, 52 [...] b) A maneira mais fcil de chegar casa pela Av. Duque de Caxias. c) Seguindo por essa avenida, em direo s Rocas [...] d) [...] dobra-se esquerda na altura do Banco do Brasil [...]

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao do Procefet - 2008

5) Em

relao s palavras acentuadas graficamente no segundo pargrafo do Texto 1, correto afirmar que h a) apenas um monosslabo tnico. b) duas palavras oxtonas. c) duas palavras paroxtonas. d) apenas uma palavra proparoxtona.

8) Segundo o Texto 3, o Projeto das


Casas de Cultura Popular tem como objetivo a) construir locais onde se possa ensinar artes. b) incentivar a produo artstica da cultura local. c) preservar o patrimnio histrico e arquitetnico do Estado. d) realizar exposies, oficinas de arte, palestras e seminrios sobre arte. Considere o trecho a seguir responder s questes 9, 10 e 11. para

6) O Texto 2 mostra que,


I. no ano de 2006, houve um aumento do nmero de pessoas que freqentam a Casa da Ribeira. II. embora a taxa de ocupao da sala de teatro tenha decrescido em 2005 em relao a 2004, houve uma recuperao em 2006, considerando-se a taxa de 2005. III. de maneira geral, o ano de 2006 foi positivo em relao ao ano de 2005 em todos os grficos analisados. IV. no que se refere mdia de pblico por espetculo na sala de teatro, houve um decrscimo no ano de 2006. a) I, II e III esto corretas. b) II, III e IV esto corretas. c) apenas I e IV esto corretas. d) apenas II e III esto corretas.

Como efeito paralelo do projeto, est ocorrendo o resgate do patrimnio histrico e arquitetnico do Estado, uma vez que antigas casas, casares ou armazns so restaurados e, no lugar das runas, surgem a arte e a beleza.

9) Assinale a opo que apresenta uma


palavra ou expresso que substitua, sem prejuzo do sentido, a expresso sublinhada. a) J que. b) Portanto. c) Entretanto. d) Mesmo que.

7) Segundo

o Texto 2, 20.985 pessoas freqentaram a Casa da Ribeira em 2006. Considerando a concordncia nominal e o uso da vrgula, o nmero 20.985 est escrito corretamente, por extenso, em a) vinte mil novecentos e oitenta e cinco pessoas. b) vinte mil, novecentas e oitenta e cinco pessoas. c) vinte mil e novecentos, e oitenta e cinco pessoas. d) vinte mil, e novecentas, e oitenta, e cinco pessoas.

10) Substituindo-se

a expresso o resgate por a restaurao e a manuteno, a forma que segue o padro culto da lngua escrita a) Como efeitos paralelos do projeto, est ocorrendo a restaurao e a manuteno do patrimnio histrico e arquitetnico do Estado,[] b) Como efeitos paralelo do projeto, esto ocorrendo a restaurao e a manuteno do patrimnio histrico e arquitetnico do Estado, [] c) Como efeitos paralelos do projeto, esto ocorrendo a restaurao e a manuteno do patrimnio histrico e arquitetnico do Estado,[]

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao do Procefet - 2008

d) Como efeito paralelo do projeto, est ocorrendo a restaurao e manuteno do patrimnio histrico e arquitetnico do Estado,[]

b)
Municpio Casa de Cultura Localizao

11) Deslocando-se a expresso no


lugar das runas, em negrito no trecho, a opo que apresenta a forma correta de pontuao segundo o padro culto da lngua a) [] uma vez que antigas casas, casares ou armazns so restaurados e surgem a arte e a beleza, no lugar das runas. b) [] uma vez que antigas casas, casares ou armazns so restaurados e surgem a arte e a beleza no lugar das runas. c) [] uma vez que antigas casas, casares ou armazns so restaurados e surgem, no lugar das runas a arte e a beleza. d) [] uma vez que antigas casas, casares ou armazns so restaurados e surgem no lugar das runas, a arte e a beleza. Martins

Macau

Casa de Cultura Palcio dos Salineiros Palcio Jos Antnio Pinheiro Cmara

Sobrado do Padre Brito Guerra Casaro pertencente ao exprefeito

c)
Municpio Casa de Cultura Localizao

Currais Novos

12) Assinale a opo em que o


quadro representa corretamente as informaes do Texto 3. a)
Municpio Casa de Cultura Localizao

Martins

Casa de Cultura Popular Palcio do Minerador Casa de Cultura Palcio Jos Antnio Pinheiro Cmara

Praa Cristo Rei

Armazm doado pela Emater

d)
Municpio Casa de Cultura Localizao

Casa de Cultura Nova Cruz Popular Lauro Arruda Palcio Jos Caic Antnio Pinheiro Cmara

Antiga estao ferroviria

Caic

Armazm doado pela Emater

Macau

Casa de Cultura Lauro Arruda Cmara Casa de Cultura Popular Palcio dos Salineiros

Sobrado do Padre Brito Guerra

Praa Cristo Rei

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao do Procefet - 2008

10

O trecho a seguir deve ser considerado para responder questo 13. "Cada um dos painis tem seu significado ligado a Martins", explica o artista.

13) A palavra fomentar, em negrito


no segundo pargrafo do Texto 3, significa a) pesquisar. b) estimular. c) permitir. d) impedir.

que se estava deteriorando, foi restaurado. b) Pensando nisso, o Governo do Estado criou o projeto das casas de Cultura Popular. c) Em Campo Grande, um antigo casaro foi restaurado para abrigar o Palcio Cleto de Souza. d) [...] dobra-se esquerda na altura do Banco do Brasil e, novamente, esquerda na Rua Frei Miguelinho.

16) Levando-se em considerao o


sentido denotativo da palavra capoeira expresso no glossrio e a leitura do Texto 4, assinale a opo que apresenta o sentido conotativo para essa palavra no trecho a seguir. Fale fala brasileira Que voc enxerga bonito Tanta luz nesta capoeira Tal-e-qual numa gupiara. a) Vegetao. b) Nossa terra. c) Arte marcial. d) rea desmatada.

14) Considerando sua insero no


Texto 3, assinale a opo que apresenta a forma indireta do discurso do artista. a) O artista explicou que cada um dos painis ter seu significado ligado a Martins. b) O artista explica que cada um dos painis teria seu significado ligado a Martins. c) O artista explicou que cada um dos painis tinha seu significado ligado a Martins. d) O artista explicava que cada um dos painis tem seu significado ligado a Martins. O trecho a seguir deve ser utilizado para responder questo 15. Currais Novos, a Princesa do Serid, foi a segunda cidade do Serid e a stima do Estado a ser contemplada com uma Casa de Cultura Popular.

17) O glossrio relativo ao Texto 4 tem


como funo a) indicar o significado conotativo das palavras presentes no poema. b) indicar todos os sentidos possveis das palavras no poema. c) ajudar o leitor a compreender o sentido conotativo que essas palavras assumem no poema. d) ajudar o leitor a perceber a origem variada da formao do nosso vocabulrio.

15) Assinale a opo em que o uso


da vrgula ocorreu pelo mesmo motivo que justifica sua presena no trecho acima. a) O sobrado do Padre Brito Guerra, construdo no incio do sculo XIX e

18) No Texto 4, os versos Voc sabe o


francs singe/Mas no sabe o que guariba? questionam sobre a) a importncia crescente do aprendizado de outro idioma.

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao do Procefet - 2008

11

b) a necessidade de refletir sobre o cuidado com os animais. c) o uso de palavras e expresses difceis para mostrar cultura. d) a valorizao inadequada do que estrangeiro em detrimento do que brasileiro.

20) Sobre os textos 3 e 4 desta prova


correto afirmar que I. o Texto 3 descreve aes de incentivo cultura local. II. o Texto 4 critica a ignorncia do povo em relao cultura nacional. III. eles tm como tema comum a identidade cultural. a) I e II esto corretas. b) II e III esto corretas. c) III e I esto corretas. d) I, II, e III esto corretas.

19) O eu potico afirma que um


escritor difcil porque utiliza vocabulrio e expresses a) dos dialetos dos escravos angolanos. b) dos diversos falares brasileiros. c) de vrias lnguas indgenas. d) da linguagem formal escrita.

MATEMTICA Segundo o Texto 1, o casaro que abriga o Centro Cultural Casa da Ribeira tem sua construo datada de 1911. A forma correta de representar esse ano no sistema de numerao romano a) MCMVI. b) MCMXI. c) MCMLI. d) MCMCI.

21)

22) Se considerarmos que, no mapa


do Texto 1, a distncia entre a Rodoviria Velha e o Banco do Brasil mede 6 cm e que a medida real dessa distncia 1,2 km, podemos afirmar que a escala em que esse mapa foi construdo de
1 . 2 000 000 1 . b) 200 000 1 . c) 20 000 1 . d) 2 000

A figura 1 representa a 80 m A praa contida no mapa do Texto 1. Para atravessar essa B praa, do ponto A ao ponto B, a distncia Figura 1 percorrida por uma pessoa ser um nmero a) cuja soma dos algarismos igual a 1. b) cujo primeiro algarismo igual a 2. c) divisor de 110. d) mltiplo de 7.

23)

24) Suponha que o


dimetro da Praa das Flores, representada no mapa do Texto 1, tenha a medida igual a 40 metros, conforme a figura 2. Nesse caso, a rea da Praa das Flores medir (use = 3,14)

a)

40 m Praa 40 m das Flores Figura 2

60 m

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao do Procefet - 2008

12

a) 1 256 m2. b) 3 140 m2. c) 5 024 m2. d) 6 985 m2.

25) Em maro de 2007, a Casa da


Ribeira completou 6 anos de atividades. De acordo com essa informao e com as informaes contidas no Texto 1, podemos afirmar que, quando as atividades culturais da Casa da Ribeira foram iniciadas, o prdio que abriga essa Instituio estava completando a) 110 anos de sua fundao. b) 100 anos de sua fundao. c) 90 anos de sua fundao. d) 80 anos de sua fundao.

Curso de Turismo do CEFET-RN e que essa diviso ser feita proporcionalmente ao nmero de alunos de cada turma. Se a primeira turma tem 36 alunos; a segunda, 30; e a terceira, 24 alunos, cada turma receber, respectivamente, a) 28, 18 e 14 ingressos. b) 25, 20 e 15 ingressos. c) 24, 20 e 16 ingressos. d) 23, 21 e 16 ingressos.

29) De acordo com o Texto 3, a


distncia entre a cidade de Martins e a cidade de Natal de 384 Km. Essa distncia equivale a a) 3 840 hm. b) 38 400 m. c) 384 000 dm. d) 3 840 000 mm.

26) Observando

os dados apresentados no grfico 01 do Texto 2, sobre o total anual do pblico da Casa da Ribeira, podemos afirmar que, em 2006, o pblico anual foi de a) 4 594 pessoas a mais que em 2004. b) 4 818 pessoas a mais que em 2004. c) 4 594 pessoas a mais que em 2005. d) 4 818 pessoas a mais que em 2005.

30) Suponha que, para pintar os 16


painis do muro da Casa de Cultura de Martins, foram gastos 720 litros de tinta acondicionados em latas cujo formato um paraleleppedo retngulo, com as dimenses representadas na figura 3. Com base nesses dados, assinale a opo que apresenta o nmero de latas de tinta utilizadas para pintar os painis. a) 16. b) 12. c) 9. d) 7. Figura 3

27) Suponha que o valor de todos os


ingressos de um espetculo em cartaz na Casa de Cultura da Ribeira foi multiplicado por 0,85. Nesse caso, podemos dizer que os ingressos sofreram a) um aumento de 85%. b) um desconto de 85%. c) um aumento de 15%. d) um desconto de 15%.

31) Segundo o Texto 3, o muro na


lateral da Casa de Cultura de Martins tem uma extenso de 68 metros e expe 16 painis produzidos por um artista natural do municpio. Se os 16 painis tivessem a mesma largura e ocupassem toda a extenso do muro, sem nenhum espao livre entre um e

28) Suponha que uma casa de


cultura ir distribuir 60 ingressos de um espetculo a trs turmas do

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao do Procefet - 2008

13

outro, a largura de cada uma dessas obras seria de a) 42,5 decmetros. b) 42,5 decmetros. c) 42,5 centmetros. d) 42,5 milmetros.

32) Segundo o Texto 3, o Governo


do Estado, por meio da Fundao Jos Augusto, investiu R$ 250 000,00 para recuperar e mobiliar um armazm doado pela EMATER, a fim de implantar a Sede da Casa da Cultura de Martins. Quando a cotao do dlar estiver igual a R$ 2,00, essa quantia ser equivalente a a) U$ 500 000,00. b) U$ 250 000,00. c) U$ 225 000,00. d) U$ 125 000,00.

sobrado projetava uma sombra no cho de medida igual a 3 metros. Nessa mesma hora, a sombra de uma pessoa que estava ao lado da Casa da Cultura, media 60 cm. Com base nesses dados, pode-se dizer que a altura real dessa pessoa de a) 1,55 m. b) 1,60 m. c) 1,75 m. d) 1,80 m.

36) Considere que, em uma pea de


teatro apresentada na Casa da Cultura da Ribeira, atuavam atores, atrizes e atores mirins. Se, nessa pea, a razo entre o nmero de atores e o nmero 5 e a razo de atores mirins era de 2 entre o nmero de atores mirins e o 1 nmero de atrizes era de , podemos 3 afirmar que a razo entre o nmero de atores e atrizes era de 5 a) . 3 5 b) . 6 2 c) . 3 1 d) . 2

33) Se o valor de R$ 250 000,00


investido na Casa de Cultura Popular de Martins fosse aplicado a juros simples, com taxa de 0,5% ao ms, durante 6 meses, ele renderia a) R$ 2 500,00. b) R$ 5 000,00. c) R$ 6 000,00. d) R$ 7 500,00.

34) Segundo o Texto 3, a Casa de


Cultura de Martins ocupa uma rea de 1 600 metros quadrados. Se essa rea for retangular e sua largura igual a 50 m, o valor de sua profundidade ser a) 23 metros. b) 32 metros. c) 36 metros. d) 39 metros.

37) Considere

35) Suponha que o sobrado que


sedia a Casa da Cultura de Caic tenha uma altura de 9 metros. Em uma determinada hora do dia, esse

que o poste de iluminao que fica em frente Casa da Cultura de Currais Novos possua uma lmpada de 400 W de potncia. Se a lmpada desse poste ficar ligada durante 8 horas por dia, ao final de 30 dias, ela consumir a) 96 kWh. b) 68 kWh. c) 32 kWh. d) 12 kWh.

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao do Procefet - 2008

14

38) Segundo o Texto 3, o casaro


que abriga a Casa de Cultura Popular de Currais Novos ocupa uma rea de 350 m2. Para revestir o piso de uma rea como essa, seriam utilizadas, no mnimo, a) 1 400 peas de revestimento cermico de 50 cm por 50 cm b) 1 140 peas de revestimento cermico de 45 cm por 45 cm. c) 1 040 peas de revestimento cermico de 30 cm por 30 cm. d) 700 peas de revestimento cermico de 25 cm por 25 cm.

a) 88 ingressos de R$ ingressos de R$ 12,00. b) 86 ingressos de R$ ingressos de R$ 12,00. c) 82 ingressos de R$ ingressos de R$ 12,00. d) 80 ingressos de R$ ingressos de R$ 12,00.

6,00 e 40 6,00 e 42 6,00 e 46 6,00 e 48

40) Suponha que, na Casa da Cultura


de Campo Grande, uma apresentao teatral se repita a cada 3 meses, uma exposio de artes plsticas se repete a cada 4 meses e um show musical de artistas da terra se repete a cada 6 meses. Se uma companhia teatral, um artista plstico e um cantor estrearam juntos nesse centro cultural, a prxima vez em que eles se apresentaro novamente juntos ser ao fim de a) 12 meses. b) 20 meses. c) 24 meses. d) 36 meses.

39) Para um espetculo apresentado


na Casa da Cultura de Nova Cruz, havia ingressos com os seguintes valores: R$ 6,00 para professores da rede pblica, estudantes ou pessoas maiores de 65 anos e R$ 12,00 para as demais pessoas. Sabendo-se que, em uma determinada apresentao, foram vendidos 128 ingressos, totalizando o valor de R$ 1 044,00, podemos afirmar que o total de ingressos vendidos equivale a

PRODUO ESCRITA
A preservao do patrimnio cultural uma atitude cidad que revela a preocupao com o resgate das origens de um povo, o que aumenta a auto-estima e um incentivo para se assumir a identidade cultural. Com base nessa informao, produza um texto narrativo em que voc Citadino da Silva e presenciou uma pessoa pintando sobre o painel localizado em frente Casa da Cultura, de autoria de Antnio dos Pincis, grande artista plstico de sua cidade. Quem era essa pessoa? Onde, quando e como aconteceu esse fato? Qual foi a sua reao como cidado preocupado com a preservao do patrimnio cultural? Que final teve essa histria? Organize seu texto narrativo, levando em considerao que voc conta uma histria como personagem;

CEFET-RN/FUNCERN/NUPPS/COTED

Segunda Avaliao do Procefet - 2008

15

seu leitor precisa conhecer, em seus aspectos fsico e psicolgico, a pessoa que pintou sobre o painel; voc precisa explicar qual a sua reao como cidado preocupado com o patrimnio de sua cidade; voc precisa situar sua ao no tempo e no espao. Ao final, revise seu texto, observando a estrutura da narrativa, a organizao das falas dos personagens e o discurso do narrador, assim como a adequao da linguagem s situaes comunicativas.

Das könnte Ihnen auch gefallen