Sie sind auf Seite 1von 33

CAPTULO 1: GLOBALIZAO, DESCENTRALIZAO E O NOVO PAPEL DAS CIDADES

O estudo do poder local em Mossor nos impe uma tarefa: a discusso sobre o mundo contemporneo e a maneira como esta cidade se insere nele. No fcil, haja vista a complexidade das mudanas encetadas pela globalizao. No sendo a globalizao o nosso objeto, nos limitamos a realizar uma leitura do seu impacto sobre as cidades brasileiras como base para anlise das mudanas no poder local, especificamente, em Mossor. Assim, neste captulo lanamos mo de dados mais gerais, a fim de descrever as transformaes que redesenharam as cidades mdias, impondo-lhes novos arranjos econmicos, institucionais e polticos, o que nos dispor de elementos para pensar as mudanas no mbito do poder local em Mossor, em captulos seguintes.

1.1. O mercado mundial e reestruturao das cidades

Nas ltimas dcadas, testemunhamos profundas mudanas na sociedade com a globalizao econmica. Essas mudanas redesenharam as cidades por todo o mundo. O impacto das transformaes tecnolgicas, incidindo sobre o mundo do trabalho, e das comunicaes modificou substancialmente a produo capitalista. O predomnio do capital financeiro criou um mercado que lhe deu autonomia diante das decises dos governos nacionais. A globalizao no uma novidade se considerarmos que este fenmeno , no fundo, uma internacionalizao da economia. No entanto, todo o debate em torno do conceito refere-se s formas histricas dessa internacionalizao. Lnin (1979), no incio do sculo XX, escreveu sobre o crescente domnio do capital financeiro e das grandes corporaes ao redor do mundo. Para o lder

27

revolucionrio russo, o capital industrial perdia influncia no mundo capitalista medida que o monoplio das corporaes, com seu capital sendo movimentado pelo mercado financeiro, crescia. Lnin concluiu que o capitalismo financeiro e monopolista seria o estgio superior da sociedade capitalista. As suas anlises no deram conta da complexidade do movimento do capitalismo; nem ele pde prever como as transformaes tecnolgicas atingiriam o mundo nas dcadas ps-guerra. Segundo Chesnais (1996), que prefere o termo mundializao1

globalizao, o adjetivo global surgiu no incio dos anos 80 nas grandes escolas americanas de administrao de empresas business management schools de universidades do porte de Harvard, Colmbia, Stanford, entre outras. Seu uso foi popularizado nas obras e artigos dos consultores e estratgias de marketing, formados nestas escolas, ou que tiveram um estreito contato com elas. Em mbito mundial, foi a imprensa econmica e financeira de lngua inglesa que inaugurou seu uso. A sua utilizao, em matria de administrao de empresas, tinha os grandes grupos como destinatrios com a mensagem de que nos lugares, potencialmente geradores de lucro, a expanso de suas atividades teve como base a liberalizao e a desregulamentao; de outro lado, as modernas formas de comunicao, como a informtica e os satlites, foram instrumentos

privilegiados na realizao das operaes econmicas internacionais com rapidez e segurana; a partir de ento, exigiu-se uma reorganizao e reformulao de prticas administrativas em que se alterassem as estratgias internacionais.

Para Chesnais a mundializao diz respeito a uma determinada fase do processo de internacionalizao e valorizao do capital, que se dissemina por regies do mundo onde h recursos e mercados.

28

Castells (1999), por sua vez, chama ateno aos fluxos e mudana social a partir das transformaes tecnolgicas na esfera da comunicao que alteram as relaes entre espao e tempo na sociedade. Para esse autor, o impacto dos novos meios de comunicao no mundo, torna-o informacional e global, distinto de uma economia mundial, que no tem uma capacidade de funcionar como uma unidade em tempo real, em escala planetria. Como as tecnologias permitem que o capital seja transportado de um lado a outro do planeta em prazos muito curtos, os centros financeiros passam a se conectar por redes de informao. Assim, os fluxos de capitais se tornaram globais e independentes do desempenho real das economias, embora os mercados de trabalho no o sejam. Para Castells, a mode-obra um recurso global. Ele enumera trs maneiras em que a mo-de-obra um recurso global:

(...) as empresas podem escolher situar-se em diferentes lugares do mundo para encontrar a fonte de mo-de-obra de que necessitam, seja em termos de especializao, custos, ou controle social; as empresas em toda parte tambm podem solicitar mode-obra altamente especializada de qualquer lugar e a tero, contanto que ofeream remunerao e condies de trabalho adequadas; e a mo-de-obra entrar em qualquer mercado por iniciativa prpria, oriunda de todas as partes, quando seres humanos so expulsos de suas casas pela pobreza e pela guerra ou impulsionados rumo a uma nova vida cheia de esperana para seus filhos. (CASTELLS, 1999, p. 111-112)

Essa caracterstica da globalizao denota uma perspectiva social tensionada por uma vulnerabilidade cada vez maior dos trabalhadores. De um lado, o incremento tecnolgico impe uma flexibilizao na produo, criando um desemprego estrutural (OFFE, 1994), o que coloca cada vez mais em risco os

29

empregos ou o trabalho estvel da economia fordista2; de outro lado,

os

movimentos migratrios foram os governos a apresentarem solues a contingentes cada vez maiores de populaes oriundas de pases de economia precria. Essas anlises sobre a globalizao nos oferecem uma contribuio para pensar o conjunto de mudanas no mundo atual como resultado, sobretudo, da inovao tecnolgica.

(...) a articulao entre tecnologia, economia, sociedade e espao um processo aberto, varivel e interativo; parece claro que na sociedade da informao, o global condiciona o local e os fluxos eletrnicos estruturam a economia a partir de relaes entre unidades espacialmente distantes. Mais ainda: a comunicao, na base das expresses culturais da sociedade e do imaginrio dos indivduos, est crescentemente globalizada a partir do sistema emergente de multimdia controlado financeira e tecnologicamente por grandes grupos internacionais, mesmo que seus produtos se diversifiquem para segmentos especficos de mercado. (BORJA e CASTELLS, 1997. p. 12).

As cidades so, particularmente, sensveis s mudanas da sociedade. Com o surgimento da indstria, por exemplo, a rede urbana dos diversos pases e a organizao de seus territrios foram alteradas (crescimento de centros urbanos, multiplicao do nmero de cidades). A sociedade industrial se conformou, aps a Segunda Guerra Mundial, na hegemonia da grande empresa fordista, que produzia para um consumo de massa, e estabeleceu estratgias socioeconmicas que lhe possibilitou um papel relevante na organizao do territrio, tanto nos pases desenvolvidos, como nos perifricos.
2

O modelo fordista baseia-se numa produo a partir de uma organizao racional dos processos produtivos e de uma disposio tecnolgica e material, para atender uma demanda massificada; o fordismo coincide tambm com um modelo estatal regulador e intervencionista.

30

A globalizao econmica atingiu, especialmente, as cidades, representando uma mudana substantiva no seu significado, isto , uma maior complexidade social. O local assumiu uma dimenso particularmente dinmica, face s dificuldades de manobra dos estados-naes, e as cidades se transformaram em protagonistas da nova ordem econmica e social emergente. As cidades refletem as transformaes da sociedade, encetadas pelo processo de globalizao, de uma maneira complexa. A sociedade de fluxos, analisada por Castells, se torna intangvel, desterritorializada, fazendo

desaparecer

o local enquanto um domnio espacial vivido. Nesse sentido, as

cidades globais so um bom exemplo dessa intangilibidade originada pela nova ordem econmica global.

(...) trs macro-processos esto relacionados entre si: a globalizao, a informacionalizao e a difuso urbana generalizada parecem convergir para a desapario da cidade como forma especfica de relao entre territrio e sociedade. Por milhares de anos, as cidades pareciam entrar em um inevitvel declnio histrico no limiar do novo milnio. No quer dizer que desapaream os problemas urbanos. Ao contrrio, mais do que nunca a urbanizao generalizada exige com uma urgncia dramtica o tratamento dos problemas de convivncia e servios urbanos, assim como de conservao do meio ambiente, problemas agravados por uma forma de fixao territorial mais predadora do que as anteriores. Porm, se a urbanizao alcana seu clmax histrico, as cidades, em troca, poderiam desaparecer como formas de organizao social, expresso cultural e gesto poltica. (CASTELLS e BORJA, 1997, p. 12)

Castells nos fornece uma leitura de uma sociedade que, intangvel, exige intervenes diante de problemas gerados pela globalizao. uma realidade paradoxal, na medida em que os fluxos conduzem as cidades a uma

desterritorializao e cresce o protagonismo local; com isso, dada uma maior 31

ateno ao espao global, isto , ao aumento na demanda por uma infra-estrutura urbana, por servios e uma rede de comunicaes que possam conectar as pessoas de um lado a outro do planeta. Essa comunicao, que Castells chama de fluxos, torna as relaes sociais vividas, agora, num mbito mundial, isto , simultneas. Os centros urbanos expressam mais do que um espao vivido. Eles so as expresses de relaes com uma amplitude que ultrapassa a esfera local, tendo similitudes entre si, como o caso das cidades globais.
(...) a cidade, tanto numa tradio da sociologia urbana quanto no senso comum, implica um sistema especfico de relaes sociais, de cultura e, sobretudo, de instituies polticas de autogoverno. No estamos nos atendo a uma concepo nostlgica da cidade, ou numa afirmao etnocntrica da cidade com forte personalidade local. No pensamos que o futuro das cidades est limitado a reproduzir Siena ou Barcelona. O que afirmamos a possibilidade de um controle dos cidados sobre sua prpria vida, tal como ocorrera na dcada de 90 com significativas eleies locais, os cidados de quase todo o mundo, de Tquio a Bogot e de Curitiba a So Petersburgo. Assim, a recorrncia s cidades como formas dinmicas de vida e de gesto s uma possibilidade. Podemos evoluir, efetivamente, para um mundo sem cidades, ao menos numa grande parte do planeta e para a maioria da populao. Um mundo organizado em torno de grandes aglomeraes difusas de funes econmicas e contingentes humanos disseminados ao longo de vias de transportes, com zonas semi-rurais e intersticiais, permetros urbanos incontrolveis e servios desigualmente repartidos numa infra-estrutura descontnua. O global poderia organizar-se em torno de centros de direo, tecnolgicos e residenciais de elites conectadas entre si por comunicaes de longa distncia e redes eletrnicas, enquanto que a populao poderia individualizar o seu lar na difuso urbana descrita, ou agrupar-se em comunidades defensivas de ideologia quase tribais para assegurar sua sobrevivncia em um mundo estruturado globalmente em seu centro e desestruturado localmente em mltiplas periferias. (CASTELLS e BORJA, 1997, p. 13)

32

Os municpios, atores de um cenrio em que os estados nacionais estiveram vulnerveis ao movimento especulativo do capital financeiro, se tornaram locus de excelncia para gesto pblica e as mudanas no cenrio mundial tiveram repercusso nos pases emergentes, forando-os a realizar reformas. A idia de uma reforma do Estado foi uma das principais bandeiras postas pelos agentes econmicos para o crescimento destes pases. Numa sociedade em que o Estado descentralizou as polticas pblicas essenciais, nas gestes, a participao e parcerias entre o pblico e o privado foram uma novidade no padro de administrao pblica. Com isso, novas formas de gesto foram encetadas localmente. A idia de gesto passou a se basear numa forma de administrao gerencial a partir de um novo modelo de racionalizao do trabalho: ps-fordista3; e uma rede de servios avanou nas grandes cidades, fazendo surgir as cidades globais (SASSEN, 1998 ). O local passou a ser o locus irradiador das dinmicas econmicas, como resultado do processo de reestruturao produtiva e flexibilizao do trabalho. A dcada de 90 evidenciou muitas mudanas institucionais no Brasil, j iniciadas, nos anos 80, com o processo de redemocratizao e a emergncia de movimentos sociais. Nesse sentido, as ltimas dcadas foram eloqentes em nos fazer entender que as transformaes no Brasil, decorrentes de um processo de democratizao poltica, ainda atinge todo o tecido social. O surgimento de uma pluralidade de atores e um novo formato institucional so a expresso de um novo horizonte poltico na sociedade brasileira.
3

O ps-fordismo refere-se a um conjunto de transformaes no mundo do trabalho que alteraram as rotinas de produo e de relaes sociais.

33

As

polticas

desenvolvidas

pelos

governos

estaduais

municipais

compreenderam demandas locais e exigncias de um pacto federativo que coordenou o processo de modernizao do Estado, originando reformas poltica e da gesto pblica, que investe em formas institucionais participativas e descentralizadas como os conselhos estaduais e municipais, engajamento da populao e experincia do oramento participativo, configurando formas de democracia discursivo-deliberativa (HABERMAS, 1997; FARIA, 2000). Nesse contexto, emerge a figura do empresrio que prima por uma racionalidade de eficincia nos negcios. A sua presena no se restringe esfera econmica, pois lhe interessa tambm a participao na poltica institucional. O Nordeste passa a conviver com dois grupos dominantes: os empresrios que tem como marco um novo padro de relacionamento com a economia e a sociedade civil (GONDIM, 1998); os outros so oligarquias que se adaptam a um novo contexto poltico e institucional. Os partidos polticos, nesse quadro, exceo da esquerda, compuseram-se como um amlgama de empreendedores modernos e de representantes de uma oligarquia conservadora. A construo partidria ambgua, mas mantm o status quo dominante na regio. As mudanas em mbito nacional, a partir de uma abertura poltica, urbanizao acelerada, disseminao de movimentos sociais com uma ampliao da esfera pblica e mudana institucional foram favorecendo o surgimento de um novo desenho poltico na esfera local. No entanto, h ainda a presena de cultura poltica baseada num arranjo de foras oligrquicas.

34

1.2. Mudanas urbanas no Brasil e as cidades nordestinas. Storper sustenta que o perodo ps-guerra criou um efeito trompe loeil, enganando os analistas do desenvolvimento que compreendiam que a mera cpia dos sistemas de produo dos pases mais desenvolvidos ou de suas firmas dominantes, forando o fechamento de seus sistemas de insumo produto nos marcos nacionais, poderiam se tornar senhores de seus destinos ( STORPER, 1994, p. 28). Furtado (1995) afirmava que os pases em desenvolvimento

deveriam ter o domnio da dinmica econmica e o da tecnologia avanada, resumo para o desenvolvimento de um dado pas, e no a imitao ou importao de sistemas de produo. Aps a Segunda Guerra Mundial, o crescimento econmico sustentado com elevadas taxas de expanso do PIB, mudanas na estrutura demogrfica, mobilidades sociais e ocupacionais transformaram o Brasil, que passou de uma economia agrrio-exportadora para uma urbano-industrial e estabelecendo uma complexa diviso territorial do trabalho. Surgiu uma rede urbana integrada e dinmica, como produto e conseqncia de um mercado nacional (RIBEIRO, 1994). No Brasil, nos anos 80, a concepo de uma reforma urbana partia da idia de espao como uma arena onde se confrontariam diversos interesses em luta pela apropriao de benefcios em termo de renda. (RIBEIRO, 1994). Nesta dcada, ocorreram importantes transformaes no tecido urbano brasileiro a partir de um crescimento das grandes cidades. Ribeiro observa um ajuste do padro espacial brasileiro com as seguintes caractersticas:

35

a) Permanece a urbanizao da sociedade, com o decrscimo absoluto da populao rural (38,6 milhes para 36 milhes). A taxa de urbanizao passa de 67,6% para 75,5%, o que significa que 3 em cada 4 brasileiros moram em cidades. b) Surge, entretanto, a tendncia desconcentrao espacial do crescimento da populao metropolitana, pois ocorreu maior crescimento dos municpios com populao entre 100 e 500 mil habitantes, com taxa geomtrica de 2,44%, superior verificada nos municpios pequenos (1,85%) e nos maiores (1,51%). c) Como conseqncia, verifica-se uma forte diminuio do crescimento metropolitano. Com efeito, as regies metropolitanas conhecem taxa de crescimento (1,98%) bem abaixo das reas urbanas no-metropolitanas (3,63%). As RM do Rio de Janeiro (0,8%) e de So Paulo (1,7%) registram taxas de crescimento inferiores do Brasil (1,89%). Diminui o peso do crescimento da populao metropolitana no crescimento geral, pois enquanto no perodo 60/70 o acrscimo populacional nas reas metropolitanas responde por 41,3% do incremento populacional do pas, nesta ltima dcada elas so responsveis por apenas 28,8% (RIBEIRO, 1994, p. 266).

preciso considerar que a urbanizao no Brasil se deu atravs do processo de industrializao e provocou movimentos migratrios para as cidades onde se desenvolveram dinmicas apoiadas na economia industrial, especialmente, no Centro-Sul do pas. medida que se intensificava o crescimento das cidades, um conjunto de problemas, associados s metrpoles, surgia, gerando demandas por uma organizao urbana que atendesse s suas populaes. A globalizao alcanou pases perifricos, como o Brasil, de maneira diferenciada. As cidades mdias tiveram um crescimento que as tornou

relevante no cenrio urbano do Brasil, o que se d por um quadro de mudana global na sociedade. Esse desenho urbano resultado do impacto da

36

globalizao, das transformaes no mundo do trabalho com o aparecimento de novos atores polticos e sociais. Na dcada de 70, com o elevado crescimento da economia brasileira, cresceu o nmero de metrpoles no pas, favorecendo a metropolizao de importantes centros urbanos. Surgiu o termo macrocefalia urbana, que indicava uma grande concentrao espacial das atividades econmicas e da populao que superava os limites, prejudicando a qualidade de vida destes centros e colocando em risco a capacidade das metrpoles em permanecer exercendo a funo cerebral de comando da economia nacional. Diante desse problema colocado pela metropolizao dos centros urbanos brasileiros, buscou-se focar as cidades mdias como alternativa, a fim de evitar uma pulverizao espacial excessiva dos capitais pblicos e privados. Nesse sentido, para que um determinado centro urbano fosse uma alternativa locacional s metrpoles, era necessrio, alm de um certo nvel de complexidade na diviso do trabalho, uma oferta suficiente de infra-estrutura produtiva. (ANDRADE e SERRA, 2001). Por outro lado, uma opo pelas cidades mdias como soluo do problema da macrocefalia urbana deixava de lado a questo da concentrao fundiria outra opo complementar que valorizaria os pequenos centros urbanos, j que contribuiria para fixar as populaes rurais em seu territrio de origem. Em 1976, inicia-se o Programa Nacional de Cidades de Porte Mdio, que visava ao fortalecimento das cidades de porte mdio atravs do financiamento da infra-

37

estrutura social e produtiva. Um estudo do IPEA/IBGE/UNICAMP4 aponta para uma interiorizao na urbanizao no pas. (Tabelas 01, 02 e 03). Nos final dos anos 80, ocorreu um avano de concepes liberalizantes que comps a agenda econmica dos governos brasileiros, pondo nfase na reduo da ao do Estado e na busca de estmulo do setor privado. A guerra fiscal acirrou a concorrncia dos estados em busca de investimentos, numa clara posio de afastamento do Estado na esfera da economia, colocando os municpios como atores centrais para o desenvolvimento econmico do pas. A Constituio de 88 assinalou um novo ciclo descentralizador, em oposio ao carter centralizador dos governos militares. Com uma Constituio

descentralizadora, foi possvel redefinir o papel dos municpios brasileiros. Os municpios passaram a ter competncias exclusivas, cabendo-lhe a

responsabilidade pela formulao e gesto de polticas pblicas.

A disputa, sem o poder coordenador do governo central, estimula iniciativas locais, e muitas municipalidades (articuladas ou no com outros atores locais) tornam-se atores ativos do processo de capitao de investimentos produtivos para seus municpios ou suas cidades. Isso refora o papel que as polticas de estmulo ao desenvolvimento econmico tendem a desempenhar no mbito dos espaos locais e, em especial, dos espaos urbanos (...) Por sua vez, atores privados (em particular os mega-atores globais), buscando descentralizar sua operao para estar presente em muitos locais no mundo, adotam suas estratgias de localizao, considerando os atributos de cada local, entre os quais a existncia de benefcios concedidos por poderes. E buscam um dilogo com instncias de poder local, muitas vezes sem passar por instncias nacionais ou estaduais. Ao mesmo tempo, agncias multilaterais de financiamento, como o Banco Mundial, adotam como diretriz estimular a descentralizao de suas polticas de financiamento, passando a patrocinar aes locais, muito mais do que o fizeram no passado recente. (BACELAR e GUIMARES NETO, 2000, p. 46-47)
4

Caracterizao e Tendncia da Urbanizao, pesquisa feita em 1999, 2000

38

A importncia cada vez maior das cidades nordestinas, no Brasil, no traduz apenas uma maior insero do Nordeste na economia nacional, mas tambm o desafio na gesto de suas cidades. Nas ltimas dcadas, o Nordeste se urbanizou. Nesse processo, o crescimento das cidades mdias, com respaldo numa economia terciria, uma novidade (ver tabela 01). As capitais nordestinas cresceram apoiadas numa acentuada diversificao econmica. (GUIMARES E BACELAR, 1998). Contudo, uma mudana na dinmica econmica nordestina, com a promoo de incentivos fiscais favoreceu uma interiorizao da urbanizao. De acordo com o Censo de 2000, dos 1787 municpios existentes no Nordeste, apenas 29 podem ser classificados como de porte grande ou mdiogrande (tabela 03). Esses 29 municpios respondem por 32% da populao total da regio (FERRAZ, 2003). O processo de urbanizao do Nordeste deu-se com a manuteno de elevados ndices de excluso social, como pode ser observado na tabela 05. O crescimento das cidades mdias coincide com uma perspectiva descentralizadora de governo. No pacto federativo disposto pela Constituio de 88, prevalece a ao conjunta entre as instncias de governo, ao mesmo tempo em que as unidades subnacionais tm autonomia em termos decisrios e de recursos. (FAHAH e JACOBI, 1997). Desse modo, o equacionamento de problemas urbanos como sade, transportes, infra-estrutura, educao, entre outros tm entrado na agenda do poder pblico local. Para os governos das cidades mdias, os desafios

39

so o de enfrentar uma sociedade que se torna complexa, na medida em que, com um maior contingente populacional, ampliam as demandas por servios pblicos. A efetividade das polticas pblicas requer aes inovadoras que balizem o desenvolvimento local. Borja e Castells enumeram quatro aspectos do papel promotor do governo local:
a) desenvolvimento de uma imagem forte e positiva apoiada numa oferta de infra-estruturas e de servios (comunicaes, servios econmicos, oferta cultural, segurana, etc) que exeram a atrao de investidores, visitantes e usurios solventes cidade e que facilitem suas exportaes (de bens e servios, de seus profissionais etc); b) a cooperao que o governo local deve favorecer com outras administraes pblicas e com a iniciativa privada como meio para realizar tanto a promoo externa do lugar quanto aquelas obras e servios que os problemas acumulados e as novas exigncias urbanas requerem. Essa cooperao exige iniciativa poltica, inovao legal e financeira e consenso entre os cidados; c) o governo local deve ser responsvel pela promoo interna da cidade a fim de dotar seus habitantes de patriotismo cvico, de sentido de pertencimento, de vontade coletiva de participao e de confiana e crena no futuro da urbe. Esta promoo deve apoiarse em obras e servios visveis, tanto os que tm um carter monumental ou simblico como os dirigidos a melhorar a qualidade dos espaos pblicos e o bem-estar da populao; d) a inovao poltico-administrativa favorece a gerao de mltiplos mecanismos de cooperao social e de participao dos cidados. O papel promotor do governo local consiste, em grande medida, em estimular e orientar as energias da populao na direo do bem-estar coletivo e da convivncia cvica. (CASTELLS e BORJA, 1996, p. 160)

A democracia caracterstica central na ordem poltica dos governos locais, no que Castells e Borja apontam. Que desafios enfrentam as sociedades com pouca tradio democrtica para efetivar polticas pblicas que requeiram uma conscincia cvica? As anlises de Putnam (1999) so uma importante contribuio ao estudo de uma cultura cvica na efetivao de polticas pblicas e 40

nos mostra

a fragilidade econmica de sociedades de pouca tradio

democrtica. Contudo, os aspectos do papel dos governos locais, enumerados por Castells e Borja so prescries para uma sociedade globalizada e de fluxos. As transformaes econmicas e polticas e seu impacto sobre as cidades do-se de forma contraditria e desigual. As tabelas apresentadas nos descrevem algumas caractersticas das mudanas urbanas no Nordeste nestas duas ltimas dcadas. Com uma crescente urbanizao na regio, houve um aumento da importncia econmica do Nordeste para o Brasil, porm, os ndices de desigualdade social permanecem altos com pronunciados dficits na qualidade de vida da populao (tabela 04). Tabela 01 - Crescimento absoluto e participao dos municpios brasileiros no crescimento populacional urbano nacional, segundo classes de tamanho dos municpios 1970/2000. Classe de tamanho dos municpios (mil habitantes)
< 20 Entre 50 Entre 100 Entre 250 Entre 500 20 e 50 e 100 e 250 e

1970/1980 Crescimento % no absoluto crescimento (mil nacional habitantes -1.087.668 1.261.784 5.193.887 4.712.865 3.431.301 7.755.122 3.281.792 24.549.083 -4,4 5,1 21,2 19,2 14,0 31,6 13,4 100,0

1980/91 Crescimento % no absoluto crescimento (mil nacional habitantes 3.345.153 1.905.045 3.605.446 3.810.106 5.327.324 4.173.194 5.638.443 27.804.710 12,0 6,9 13,0 13,7 19,2 15,0 20,3 100,0

1991/2000 Crescimento % no absoluto crescimento (mil nacional habitantes 4.787.068 481.875 1.771.059 3.202.809 4.450.307 2.149.249 5.886.313 22.728.681 21,1 2,1 7,8 14.1 19,6 9,5 25,9 100,0

Entre 500 e 2 mil > 2 mil Total Brasil

41

Fonte: IBGE/Censos Demogrficos de 1970, 1980, 1991 e 2000

Tabela 02 - Taxa mdia de crescimento anual do PIB para os centros regionais e sub-regionais no perodo 1975/96 e sub-perodos.

UF

1975/80

1980/85

1985/96

1975/96

Centros Regionais
Porto Velho Rio Branco So Lus Teresina Natal Joo Pessoa Macei Aracaju Vitria So Jos dos Campos Ribeiro Preto Santos Londrina Florianpolis Campo Grande Cuiab RO AC MA PI RN PB AL SE ES SP SP SP PR SC MS MT 15.62 18,76 12,73 11,80 14,10 9,70 11,32 6,84 17,20 11,86 8,97 6,93 1,55 11,33 12,81 12,13 6,01 3,48 13,32 3,65 5,06 1,42 0,76 14,21 3,54 7,53 3,36 1,47 2,49 1,47 9,89 10,78 7,68 6,70 4,31 6,41 4,11 5,35 5,51 0,88 1,41 -4,40 3,31 -1,63 0,64 9,47 11,37 5,3 9,11 8,66 8,37 6,99 6,63 5,41 5,70 5,33 5,48 2,06 4,64 1,09 1,30 8,08 9,88 8,19

42

Centros sub-regionais 1
Boa Vista Macap Palmas Imperatriz Juazeiro do Norte/Crato Campina Grande Caruaru Petrolina/Juazeiro Ilhus/Itabuna Feira de Santana Vitria da Conquista Uberlndia Juiz de Fora Uberaba Volta Redonda/Barra Mansa Campo dos Goytacazes Sorocaba So Jos do Rio Preto Jundia Presidente Prudente Limeira Araraquara/So Carlos RR AP TO MA CE PB PE PE/BA BA BA BA MG MG MG RJ RJ SP SP SP SP SP SP 12,74 14,71 11,96 21,82 11,46 8,54 3,28 7,37 11,55 10,32 7,67 10,37 8,29 21,97 4,69 1,85 14,04 9,20 6,54 5,31 6,59 9,86 10,04 3,17 2,13 1,40 -1,14 -0,28 3,91 8,63 12,58 1,54 0,64 1,37 1,93 -1,48 1,98 -2,59 2,23 1,38 -1,20 -2,79 3,84 -0,08 7,50 6,94 7,78 -1,71 0,17 -0,69 -0,19 3,56 -6,77 1,71 4,41 1,53 3,77 0,41 -4,26 2,62 0,65 6,51 1,16 7,09 1,08 2,12 9,33 7,70 7,38 4,22 2,43 1,53 1,60 5,65 1,77 3,66 4,26 3,53 4,39 4,70 -0,72 1,17 4,08 5,89 1,84 4,23 3,02 3,37

43

Bauru Maring Cascavel Joinville Blumenau Caxias do Sul Pelotas/Rio Grande Dourados Anpolis

SP SP PR SC SC RS RS MS GO

7,21 0,93 4,75 13,02 15,28 9,03 8,77 14,86 23,79

1,54 2,75 6,58 -0,14 1,10 2,48 -3,55 0,85 -0,76

5,86 1,84 -1,34 -1,28 -2,93 -2,27 -0,91 0,44 -2,93

5,13 1,84 1,93 2,23 2,11 1,45 0,66 3,80 3,40

Centros sub-regionais 2
Ji-Paran Castanhal Santarm Marab Araguana Caxias Parnaba Sobral MOSSOR Garanhuns Arapiraca Jequi Barreiras RO PA PA PA TO MA PI CE RN PE AL BA BA 13,77 12,52 13,52 20,76 7,42 8,24 12,47 5,97 1,33 7,66 5,50 16,36 -1,99 8,36 2,93 26,76 -6,56 -0,67 2,43 -0,08 11,54 0,93 3,17 2,96 9,37 5,56 -0,51 0,45 6,10 -2,01 -1,25 -1,28 -0,42 -3,90 0,01 -1,12 0,58 11,93 4,83 3,81 12,49 1,83 0,89 1,79 2,59 1,91 0,54 1,93 2,30 12,35

44

Alagoinhas Ipatinga Itabira Montes Claros Governador Valadares Barbacena Divinpolis Sete Lagoas Tefilo Otoni Poos de Caldas Cachoeiro do Itapemirim Linhares Cabo Frio Nova Friburgo Araatuba Mogi-Guau/Mogi-Mirim Ja

BA MG MG MG MG MG MG MG MG MG ES ES RJ RJ SP SP SP SP SP SP SP SP SP

5,87 32,07 -7,24 9,29 3,91 6,79 3,99 9,31 0,05 12,88 9,12 5,12 8,88 12,66 3,65 7,22 8,29 3,36 11,76 3,53 9,08 13,26 3,84

-3,87 3,08 1,14 2,56 -1,32 -0,59 4,04 2,26 -4,58 2,29 -2,98 7,02 1,87 -4,04 5,98 5,22 0,56 3,24 4,66 1,69 -2,97 5,01 1,45

4,08 -8,13 -0,72 2,68 3,64 2,53 3,76 1,30 4,21 -2,12 3,51 -0,80 5,24 2,01 5,14 -0,70 2,59 3,52 3,52 0,84 2,63 4,37 6,14

2,55 2,95 -1,88 4,19 2,50 2,77 3,88 3,38 1,06 2,33 3,22 2,41 5,28 2,94 4,98 2,54 3,43 3,41 5,70 1,68 2,75 6,58 4,46

Catanduva
Botucatu Guaratinguet/Aparecida Piracicaba Franca Marlia

45

Bragana Paulista Ponta Grossa Foz do Iguau Guarapuava Paranagu Cricima Itaja Lajes Chapec Santa Maria Passo Fundo Santa Cruz do Sul Uruguaiana Rondonpolis Rio Verde Fonte: Andrade e Serra (2001)

SP PR PR PR PR SC SC SC SC SC RS RS RS MT GO

11,09 3,28 22,17 -8,02 7,01 14,20 3,47 4,81 12,67 5,14 5,60 5,96 8,92 11,32 9,60

5,48 0,81 -6,06 -0,94 -0,34 1,49 4,69 -0,19 3,53 -5,98 0,74 4,78 3,49 4,50 10,93

4,12 -3,03 8,76 -0,52 -6,25 -1,02 2,54 -1,22 0,67 5,18 0,51 -0,91 -3,00 3,33 -0,03

6,07 -0,65 7,98 -2,46 -1,83 3,02 3,27 0,43 4,10 2,40 1,76 2,03 1,26 5,46 4,75

A apresentao desta tabela tem um fim de destacar e comparar Mossor a outros municpios na dinmica espacial da distribuio da riqueza nacional durante o perodo 1975/96, a partir do estudo de pesquisadores associados ao Ncleo de 46

Estudos e Modelos Espaciais Sistmicos. Para a hierarquizao

dos centros

urbanos de maior importncia da rede urbana brasileira, foram usados critrios baseados na centralidade, escala de urbanizao, grau de complexidade e diversificao da economia urbana. Os indicadores principais definidores da posio hierrquica so os seguintes: a) classificao dos centros urbanos segundo o estudo da Regio de influncia das Cidades (REGIC), do IBGE, de 1993; b) sedes das principais empresas/grupos econmicos; c) embarques/desembarques de passageiros e cargas; d) agncias bancrias/valor mdio dos depsitos bancrios; e) participao da populao urbana na populao total; f) participao da PEA em atividades urbanas; g) estrutura ocupacional. (ANDRADE e SERRA, 2001)

possvel observar na tabela 02 um grande crescimento do PIB mossoroense no incio da dcada de 80, que em cinco anos passou de 5,97 a 11,54. Esse aumento exponencial do PIB na cidade se deu em razo da presena da PETROBRS na regio e da fruticultura tropical de exportao (tabelas 06 e 07). Na segunda metade dos anos 80, o declnio do PIB se deve, sobretudo, falncia da principal empresa agro-exportadora, a Mossor Agro-Industrial S/A -MAISA. A presena de Mossor no quadro de centro sub-regionais indica uma relevncia econmica na rede urbana brasileira. Na tabela 03 Mossor aparece na

47

8 posio entre as cidades mdias-grandes, com uma renda per capit de R$ 179,79, frente de Sobral (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Juazeiro (BA).

Tabela 03 - Perfil Nordeste por classe tamanho de municpios com mais de 150.000 hab. Unidade Territorial Classificao Demogrfico Censo Populao Renda per capita ( R$)
341,32 306,70 392,46 252,13 282,99 250,69 339,92 334,69 235,53 206,99 352,74 257,41 226,09

Salvador (BA) Fortaleza (CE) Recife (PE) So Lus (MA) Macei (AL) Teresina (PI) Natal (RN) Joo Pessoa (PB) Jaboato dos Guararapes (PE) Feira de Santana (BA) Aracaju (SE) Olinda (PE) Campina Grande (PB)

Grande e Capital Grande e Capital Grande e Capital Grande e Capital Grande e Capital Grande e Capital Grande e Capital Grande e Capital Grande Grande Grande e Capital Grande Grande

2.443.107 2.141.402 1.422.905 870.028 797.759 715.360 712.317 597.934 581.586 480.949 461.534 367.902 355.331

48

Vitria da Conquista (BA) Paulista (PE) Caruaru (PE) Caucaia (CE) Imperatriz (MA) Ilhus (BA) Petrolina (PE) Mossor (RN) Juazeiro do Norte (CE) Itabuna (BA) Arapiraca (AL) Maracana (CE) Juazeiro (BA) Camaari (BA) Sobral (CE) Cabo de Sto Agostinho (PE)

Mdio-Grande Mdio-Grande Mdio-Grande Mdio-Grande Mdio-Grande Mdio-Grande Mdio-Grande Mdio-Grande Mdio-Grande Mdio-Grande Mdio-Grande Mdio-Grande Mdio-Grande Mdio-Grande Mdio-Grande Mdio-Grande

262.494 262.237 253.634 250.479 230.566 222.127 218.538 213.841 212.133 196.675 186.466 179.732 174.567 161.727 155.256 152.977

204,89 213,38 209,76 129,23 193,11 170,22 201,23 179,59 147,11 207,40 129,21 129,75 175,15 163,15 151,57 132,01

Fonte: MuniNet 2003. Dados Brutos Censo Demogrfico 2000, IBGE.

Tabela 04 - Perfil Brasil e Nordeste 2000

INDICADORES Populao (em milhes) Taxa de Urbanizao (%) Taxa de Analfabetismo (%) Media Anos de Estudos da pop. de 25 anos (anos) Mortalidade Infantil (%) Esperana de Vida (anos) Abastecimento de gua (%) Cobertura de Esgoto ( %) PIB per capita (R$) % da POC com Renda at 1 sal. Min. (R$) Taxa de Pobreza (%)

BRASIL 169,6 81.23 13.3 5.7 34.6 68.4 87,4 47.2 6.473 24.1 28.4

NORDESTE 55,4 69.04 26.6 4.2 53 65,5 77,1 25.1 3.014 41 50.2 49

ndice de Gini ndice de Desenvolvimento Humano IDH IDH ndice de Excluso Social IES

0.609 0.769 0.527

0.617 0.678 0.283

Fontes: Censo Demogrfico 2000, IBGE. IDH PNUD/IPEA/IBGE/FJP. IES UNICAMP/IBGE.

Tabela 05 - Indice de Excluso Social

1960
Unidade Federativa N Piau 0,19 Maranho Acre Alagoas Cear Paraba Sergipe Rio Grande do Norte Roraima Amazonas Bahia 1 0,21 9 0,25 0 0,25 0 0,26 7 0,27 6 0,28 0 0,28 9 0,29 0 0,31 1 0,31 6

1980
Unidade Federativa Alagoas Piau Maranho Paraba Cear Pernambuco Rondnia Sergipe Rio Grande do Norte Acre Bahia N 0,205 0,213 0,226 0,231 0,274 0,299 0,311 0,314 0,316 0,319 0,355

2000
Unidade Federativa Maranho Alagoas Piau Pernambuco Cear Sergipe Paraba Acre Par Bahia Amazonas N 0,197 0,220 0,247 0,257 0,289 0,309 0,312 0,321 0,328 0,328 0,332

50

Pernambuco Esprito Santo Par Rondnia Minas Gerais Santa Catarina Mato Grosso Gois** Amap Paran Rio Grande do Sul So Paulo Rio de Janeiro
*** *

0,32 3 0,32 7 0,35 9 0,36 6 0,40 5 0,42 5 0,42 5 0,42 9 0,44 8 0,48 0 0,59 7 0,79 8 0,94 5 0,50 7

Par Amazonas Amap Mato Grosso* Roraima Esprito Santo Gois** Minas Gerais Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Rio de Janeiro So Paulo Mdia do Brasil

0,408 0,455 0,471 0,480 0,505 0,521 0,546 0,554 0,562 0,686 0,770 0,785 0,875 0,574

Tocantins Amap Roraima Rio Grande do Norte Rondnia Mato Grosso Esprito Santo Mato Grosso do Sul Gois Minas Gerais Paran Rio de Janeiro So Paulo Rio Grande do Sul

0,339 0,377 0,381 0,386 0,404 0,472 0,505 0,535 0,549 0,588 0,639 0,649 0,700 0,709

Mdia do Brasil****

Inclui MS e MT Inclui DF, GO e TO *** Inclui GB e RJ **** Mdia Aritmtica Ponderada pela Populao
**

51

Pochmann, 2003 1.3. Turismo e espetculo em cidades mdias

Santa Catarina Distrito Federal Mdia do Brasil

0,739 0,850 0,527

O desenvolvimento de uma atividade turstica exige uma rede de servios, mais facilmente encontrada nas grandes cidades, as chamadas cidades globais (SASSEN, 1998). Nas cidades nordestinas, de porte mdio, a carncia de uma estrutura de servios que ancorem uma dinmica turstica uma dificuldade insero destes municpios no circuito turstico. Diante dessa limitao, os governos se esmeram em promover uma estrutura bsica de servios onde o turismo possa prosperar (LOPES JR, 2000; LIMA, 2002). O discurso do secretrio de Planejamento de Mossor nos oferece uma clara demonstrao de que o turismo, vinculado ao desenvolvimento local, exigiu investimentos pblicos.

O grande mote foi esse: o desenvolvimento. A que se comeou a falar de distrito industrial, de poltica de atrao de empresas, houve uma reestruturao administrativa e houve tambm, paulatinamente, um esforo do governo para se vender a cidade; vender a cidade como um lugar para se investir, bom para se morar e que as pessoas pudessem acreditar e a o destino turstico da cidade foi mais sedimentado. Era necessrio tambm ter um carto de visitas, que assim eu chamaria. E resgatando a histria da cidade que se fez isso, com dois fatos histricos, pelo menos, que aconteceram, pois a cidade pioneira nesse sentido, que foi o defenestramento do bando de Lampio da cidade e tambm a libertao dos escravos, atitude pioneira no pas. Cinco anos antes da Lei urea foi feito isso. Foram dois fatos histricos na cidade que se foi colocado como um evento de importncia histrica, local e nacional e ento se tentou resgatar isso e fazer um plano para que isso virasse um mote cultural e partir da, mote turstico. (Entrevista realizada em junho de 2005)

52

O vnculo que foi estabelecido entre o desenvolvimento local e o turismo traduz uma concepo de gesto que se torna cada vez mais comum na sociedade globalizada: forte investimento em marketing. Nesse sentido, os investimentos tursticos so fundamentais para um projeto gestor que reflita potenciais atrativos da cidade. A nfase na imagem leva seleo do que pode ser ou no vendido, ou seja, a cidade produzida para o turista. Em cidades como Mossor, Campina Grande, Caruaru os investimentos em eventos tursticos e de exposio tm crescido como uma alternativa econmica neste mundo globalizado em que a economia de turismo importante, e diante de uma reforma do Estado que colocou tambm um acirramento fiscal maior, gerando uma competitividade. Diferentemente das cidades globais onde se encontra uma

estrutura, as cidades mdias requerem outros investimentos. Sanchez afirma:


A cristalizao da imagem da cidade que deu certo no Brasil Urbano tornou-se um eficaz instrumento utilizado para o redirecionamento das redes modernas de consumo de bens e servios metropolitanos. Curitiba, nos ltimos anos, emerge como novo contexto de referncia alimentador do imaginrio urbano do pas, construdo mediante permanente contraponto com os ngulos negativos da experincia metropolitana brasileira, destacados pelo trabalho dirio da mdia. (SANCHEZ, 1997, p. 111)

Esse investimento cria uma imagem da cidade que pode ser comercializada, realando o meu lugar como do outro, que tenha uma disposio monetria, de modo a incrementar os ndices economicamente positivos.
As polticas de venda das cidades, promovidas internacionalmente, apiam-se, sobretudo, em estratgias de convencimento e marketing desenvolvidas pelos governos locais junto a grandes empresas com interesses localizados. Verifica-se, entretanto, que a positividade conquistada pelas polticas precisa

53

ser defendida e re-alimentada, tanto para a reproduo das relaes dominantes de poder, quanto para a manuteno e expanso de investimentos privados. Assim, possvel identificar um trabalho de renovao, de reciclagem permanente das imagens que acompanham as novas formas de produo do espao. A renovao da imagem opera mediante a incorporao de novos valores culturais e de novos padres de vida referenciados na sociedade urbana mundializada. (SANCHES, 1997, p. 95)

Na city marketing, a paisagem, o bem-estar, a funcionalidade ou outros predicativos do lugar so imperativos na ordem publicitria. O turismo

apresentado como uma atividade econmica geradora de progresso, mas no se debate os riscos tambm que trazem essa atividade. Ferreira (2001) nos mostra como um turismo predatrio pode gerar perda de identidade e empobrecimento cultural de uma dada sociedade.

Um fator que influencia acentuadamente a perda de identidade cultural das classes subalternas o chamado turismo predatrio. caracterizado como um tipo de turismo realizado de forma nociva para com as comunidades e os espaos envolvidos, sem equilbrio e sem a preocupao com a capacidade de carga do territrio, com o limite de tolerabilidade ao desenvolvimento, ou seja, ultrapassando parmetros condizentes com uma adequada utilizao dos recursos envolvidos. Nesse tipo de turismo, os visitantes agem de forma impositiva sobre os receptores em geral. (FERREIRA, 2001, p. 21)

O espraiamento de uma cultura hegemnica e a difuso de bens simblicos outra caracterstica da sociedade globalizada com uma intensificao de propagandas e imagens que orientam o consumo da populao. O espao nesta sociedade produzido numa dinmica de intensas mudanas nos hbitos de consumo, sendo o espetculo uma estratgia de venda do lugar. O resultado disso a ocultao das contradies da cidade.

54

Os novos espaos destinados ao consumo so espaos sem espessura, sem histria, descartveis. Entretanto, para tornar-se sustentvel, o projeto desses espaos deve procurar um enraizamento social ao resgatar, como mimese, traos da cultura material ou do imaginrio da sociedade e reconstitu-los de forma simplificada, como pastiche, como uma idia de cidade para ser consumida. (SANCHEZ, 2003, p. 90)

1.4. As mudanas econmicas em Mossor

Mossor uma cidade com pouca tradio democrtica; governada h vrias dcadas por uma oligarquia que se afirma, dentre outros instrumentos, no mito da famlia Rosado5, ocupa o 9 lugar no ranking das cidades mdias do Nordeste com uma renda per capit de 179,59; Mossor ocupa a 1993 posio em excluso social, numa lista das cidades brasileiras, com um ndice de pobreza 0,467, numa escala de 0-1, em que quanto mais prximo de 1, melhor a situao social; o ndice de excluso social 0,479 (POCHMAN, 2003) Na dcada de 70 assistiu-se em Mossor uma grande dinamizao econmica, com os investimentos nos agronegcios e da Petrobrs. A MAISA Mossor Agro Industrial S/A foi instalada na cidade com um projeto de irrigao e tornou-se um complexo agro-industrial voltado, sobretudo, para a exportao de frutas. Ainda no mesmo setor, a USIBRAS Usina de Beneficiamento de

Castanha S/A inaugurou uma fbrica, diversificao da pauta de exportao: o melo, da fruticultura irrigada, e a castanha ficaram entre os principais produtos da pauta de exportao (Tabela 06 ).
5

Importantes anlises acerca da construo do poder dos Rosados, partindo da construo mtica da famlia so encontradas nos trabalhos de Felipe (2001); Lima (1997); Paiva Neto (1997).

55

Nos anos 80, a economia mossoroense foi fortalecida pelos investimentos da PETROBRAS que, descobrindo jazidas de petrleo na regio,6 instalou uma sede administrativa na cidade, passando a operar na cidade e seu entorno com a explorao de petrleo. Seu impacto sentido em toda regio, j que sua

dinmica econmica tem reflexos no s em Mossor, como nos municpios vizinhos (Tabela 07), at mesmo dos estados do Cear e Paraba. A PETROBRAS assegurou a Mossor no somente a obteno de receitas por royalties, mas tambm todo um investimento social e cultural7 atravs de incentivos fiscais. Um estudo da FIERN sobre o nmero e perfil de trabalhadores na indstria do RN, apresenta Mossor concentrando 8,9% dos trabalhadores formais do RN, o que representava 34,4 mil pessoas. Quanto aos industririos, a anlise aponta que eles so 10,3 mil na Capital do Oeste e ganham mais do que os colegas natalenses. Enquanto em Natal a mdia da remunerao do setor era de 2,8 salrios mnimos (cerca de R$ 670), em Mossor era de 3,5 (R$ 840). Segundo informaes do Sesi, essa diferena se d devido presena da Petrobras em Mossor. A indstria do petrleo, que emprega 50,1% dos industririos daquela

6
7

A regio torna-se a maior produtora de petrleo em terra do pas. Algumas idias aparentemente difceis e ao mesmo tempo de fundamental importncia para a cultura potiguar foram concretizadas em 2004 atravs do patrocnio da Petrleo Brasileiro S/A (PETROBRAS). O valor dos investimentos deste ano superou a ordem de R$ 500 mil. Podem ser ressaltados os seguintes apoios financeiros significativos: patrocnios para a inaugurao do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, o Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern), lanamento do livro do jornalista Dorian Jorge Freire, Cine BR em Movimento, projeto Rota Batida I e recentemente a Biblioteca Virtual Raimundo Soares de Brito. (O Mossoroense, 28/10/2005)

56

cidade, tem mdia salarial de 26,5 salrios mnimos. (...). (Dirio de Natal, 28/10/2005). Tabela 06 - Principais Produtos Exportados pelo Rio Grande do Norte (U$ FOB)

PRODUTO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Camaro leo bruto Melo Castanha de caju Banana t-shirt Peixe Confeitaria Acar Sal Mamo Tecido Lagosta Cera de carnaba lcool etlico Fios txteis Melancia Manga Roupa de cama Cala Granito Saco p/ embalagem Sisal Couro e pele Subtotal Outros TOTAL -

2003 71.099.681 58.959.174 39.197.358 25.839.578 14.759.776 12.947.937 12.808.436 12.466.121 12.339.025 7.302.539 5.871.901 5.418.866 5.375.114 4.650.392 3.951.689 3.497.867 2.041.744 1.712.719 1.409.849 1.211.480 871.921 774.466 708.406 658.327 305.874.366 4.571.408

2002 47.493.828 24.063.496 24.185.797 19.098.944 1 3.673.136 17.700.158 13.978.498 9.320.125 11.934.600 8.223.662 1.775.901 5.779.953 6.330.800 4.132.557 509.313 -1.325.106 994.123 -450.286 76.299 114.857 99.532 507.765 212.769.186 10.832.911

2001 28.832.708 -25.987.334 19.054.092 6.665.492 29.308.423 9.863.366 10.263.854 16.509.448 10.286.467 349.657 5.009.623 4.302.987 4.254.403 125.630 55.222 841.564 2.121.633 -334.691 211.772 825.224 435.176 2.718.030 178.346.766 9.237.974

VARIAO % 2003/2002 49,7 145,0 62,1 35,3 7,9 - 26,8 - 8,4 33,8 3,4 - 11,2 230,6 - 6,2 - 15,1 12,5 675,9 -54,1 72,3 -169,0 1.042,8 574,3 611,7 - 56,3 43,8 - 57,8

VARIAO 2003/2001 146,6 -50,8 35,6 121,8 - 55,8 29,9 21,5 - 25,3 - 29,0 1.579,3 8,2 24,9 9,3 3.045,5 6.234,2 1 42,6 - 19,3 -262,0 311,7 - 6,2 62,8 - 75,8 71,5 - 50,5

310.445.774

223.602.097

187.584.740

38,8

65,5

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econmico do Estado do RN - SEDEC

57

Tabela 07 - Produo de petrleo no RN


QUANTIDADE PRODUZIDA ESPECIFICAO leo ou petrleo lquido (1.000m3) 1996 1997 5.207 5.254 4.661 298 706 360 742 70 233 25 126 10 291 1.509 126 51 114 546 78 24 444 4.771 257 645 290 866 57 312 29 151 12 360 1.468 122 2 49 151 483 57 14 409 Gs natural (1.000 m3) 1996 595.628 244.557 1.193 3.274 137.517 8.822 33.638 945 1.121 33.051 101 3.136 12.467 1.277 2.019 5.996 351.071 4.252 655 346.164 1997 549.842 248.334 1.034 2.981 132.397 20.264 32.628 1.788 1.445 31.647 117 3.828 9.613 1.257 986 8.349 301.508 1.701 403 299.273

TOTAL Em terra (por municpio) Au Alto do Rodrigues Apodi Areia Branca Carabas Carnaubais Felipe Guerra Governador Dix-sept Rosado Guamar Macau Mossor Pendncias Porto do Mangue Serra do Mel Upanema Plataforma continental (por campo) Agulha Aratuna Ubarana

Fonte: PETROBRS

58

Das könnte Ihnen auch gefallen