Sie sind auf Seite 1von 12

Diretoria de Cincias Exatas Laboratrio de Fsica

Roteiro para Elaborao do Relatrio

Fsica Geral e Experimental

Como Organizar um Relatrio

1. Organizao de um Relatrio Um relatrio deve descrever de forma detalhada, clara e objetiva a realizao e concluso de um experimento. Apenas os dados relevantes para compreenso dos resultados devem ser descritos. A clareza e a objetividade tm, por finalidade, uma leitura prtica e rpida sem perdas de informaes. Para as disciplinas dos Cursos de Engenharia o relatrio deve conter as seguintes partes: a. Capa padro contendo: Ttulo do experimento, data de identificao dos discentes e identificao da turma e curso; b. Resumo do trabalho; c. Introduo terica ao tema; d. Descrio do aparato experimental e mtodos utilizados; e. Resultados da anlise dos dados e medies; f. Concluso e discusso final dos resultados; g. Referncias bibliogrficas; h. Apndice. realizao,

A subdiviso de cada parte acima em dois ou mais itens possvel e recomendada; mas apenas quando necessria para sua melhor compreenso. A formatao do relatrio deve seguir as normas da ABNT. 1.1. Capa Seguir o modelo que ser enviado como CAPA PADRO PARA RELATRIO.doc O preenchimento de toda a capa obrigatrio, relatrios com o preenchimento da capa incompleto no sero corrigidos. 1.2. Resumo O resumo deve conter no mximo 10 linhas e tem como finalidade dar ao leitor uma razovel descrio do contedo total abordado no relatrio, bem como os resultados finais obtidos. O resumo s pode ser escrito no trmino do relatrio. Entretanto, ele deve sempre ser apresentado no incio. Todo o contedo do resumo deve ser retomado de forma mais especfica e com mais detalhes ao longo do relatrio. 1.3. Introduo Terica ao Tema Os objetivos da experincia devem ser discutidos nesta seo. As leis fsicas necessrias para compreenso do tema devem ser abordadas, bem como os comentrios relevantes na abordagem do experimento e que no se enquadram nas outras partes do relatrio. No copiar o roteiro do experimento e no utilizar pgina da internet como introduo do tema.

1.4. Descrio do Experimento Esta seo deve conter, principalmente, uma descrio detalhada de todo procedimento utilizado para a coleta de dados e do aparato experimental utilizado, bem como o procedimento utilizado durante a realizao das medidas e tomada de dados. As caractersticas dos instrumentos utilizados, suas incertezas e cuidados particulares adotados so informaes extremamente importantes. 1.5. Anlise dos Dados e Medies Os dados, quando repetitivos, devem ser apresentados na forma de tabelas. Os clculos utilizados para obteno dos resultados das medidas devem ser apresentados nesta seo. Realizar a anlise, com detalhamento dos clculos (indique as equaes utilizadas), grficos, etc. Sempre colocar as unidades nas grandezas medidas e nas calculadas. Grficos utilizados para anlise dos dados devem ser includos tambm. Tabelas, grficos e frmulas fsicas utilizados so apresentados devidamente enumerados para uso em citaes posteriores. As tabelas devem conter uma pequena legenda descritiva. 1.6. Concluso nesta parte que deve ser discutida a experincia como um todo. Os valores experimentais obtidos podem ser comparados com outras medidas ou valores de outras referncias tericas ou experimentais. Comentrios, sugestes e crticas relevantes aos equipamentos utilizados, suas incertezas e mtodos de medidas utilizados para obteno do resultado final devem ser feitos. essencial que se discutam os resultados, os quais, os dados do experimento permitem atingir. Procure fazer uma concluso clara e coerente da experincia. 1.7. Referncias Bibliogrficas Todas as referncias bibliogrficas citadas no relatrio devem ser enumeradas no final. Preferencialmente utilize as normas da ABNT para a colocao de referencias bibliogrficas. Utilize a internet como fonte de pesquisa. 1.8. Apndice Geralmente, desnecessrio. Pode, entretanto, ser utilizado para resoluo de exerccios sobre o assunto, desde que o relatrio os fornea, e para a apresentao de tpicos que podem ser discutidos ou relembrados separadamente do texto principal, como, por exemplo, a deduo de uma frmula.

Veja a seguir um esquema (esqueleto) para montagem do relatrio: PREENCHER OS ITENS EM VERMELHO

Universidade Nove de Julho Diretoria de Exatas


Engenharia: ( ) Civil ( ) Produo Mecnica ( ) Eltrica Laboratrio de Fsica Geral e Experimental - _____ Data de realizao do Experimento: Grupo de Pesquisa: RA 1 2 3 4 5 6 7 8 ( )1

___/___/____
( )3 ( )4 ( )5 Assinatura ( )6

( )2

Nome Completo

Roteiro: ___ - Experimento: _____________________________ Turma: ______ Unidade:


( ) VM ( ) MMAL ( ) VG ( ) SA
Requisitos Obrigatrios 1 Capa Padro: preenchimento completo e legvel. 2 Itens: organizao e encadeamento lgico do trabalho. 3 Resumo: correspondncia do resumo com o contedo do trabalho. 4 5 6 7 8 Introduo Terica ao Tema: leis fsicas do experimento abordadas e relacionadas com o experimento e clareza dos objetivos. Procedimento experimental: descrio do procedimento utilizado incluindo relao do material utilizado, esquemas e figuras quando necessrio. Dados das medies: apresentao de todas as grandezas medidas e adotadas no experimento, com as respectivas unidades. Anlise dos dados e resultados: frmulas e clculos corretos, resultados apresentados com o uso adequado dos algarismos significativos e unidades de medidas. Concluses: discusso da validade ou no dos resultados encontrados, considerando-se, por exemplo, a preciso dos equipamentos e valores de referncias tericas.

9 Bibliografia: apresentada bibliografia pertinente.

Avaliao do Relatrio:
4

1. Resumo

2. Objetivo

3. Introduo Terica

4. Procedimento Experimental

5. Anlise dos Dados e Medies

6. Concluso

10

7. Bibliografia

11

8. Apndice Exerccios (quando houver)

12

Das könnte Ihnen auch gefallen