Sie sind auf Seite 1von 4

Exerccios de coeso Mariana Gondim

1- Assinale a opo que preenche, de forma coesa e coerente, as lacunas do texto abaixo. O fenmeno da globalizao econmica ocasionou uma srie ampla e complexa de mudanas sociais no nvel interno e externo da sociedade, afetando, em especial, o poder regulador do Estado. _________________ a estonteante rapidez e abrangncia _________ tais mudanas ocorrem, preciso considerar que em qualquer sociedade, em todos os tempos, a mudana existiu como algo inerente ao sistema social. (Adaptado de texto da Revista do TCU, n82) a) No obstante com que b) Portanto de que c) De maneira que a que d) Porquanto ao que e) Quando de que 2- Marque a seqncia que completa corretamente as lacunas para que o trecho a seguir seja coerente. A viso sistmica exclui o dilogo, de resto necessrio numa sociedade ________ forma de codificao das relaes sociais encontrou no dinheiro uma linguagem universal. A validade dessa linguagem no precisa ser questionada, ________ o sistema funciona na base de imperativos automticos que jamais foram objeto de discusso dos interessados. (Barbara Freytag, A Teoria Crtica Ontem e Hoje, pg. 61, com adaptaes) a) em que posto que b) onde em que c) cuja j que d) na qual todavia e) j que - porque 3. Leia o texto a seguir e assinale a opo que d seqncia com coerncia e coeso. Em nossos dias, a tica ressurge e se revigora em muitas reas da sociedade industrial e psindustrial. Ela procura novos caminhos para os cidados e as organizaes, encarando construtivamente as inmeras modificaes que so verificadas no quadro referencial de valores. A dignidade do indivduo passa a aferir-se pela relao deste com seus semelhantes, muito em especial com as organizaes de que participa e com a prpria sociedade em que est inserido. (Jos de vila Aguiar Coimbra Fronteiras da tica, So Paulo, Editora SENAC, 2002). a) A sociedade moderna, no entanto, proclamou sua independncia em relao a esse pensamento religioso predominante. b) Mesmo hoje, nem sempre so muito claros os limites entre essa moral e a tica, pois vrios pensadores partem de conceitos diferentes. c) No de estranhar, pois, que tanto a administrao pblica quanto a iniciativa privada estejam ocupando-se de problemas ticos e suas respectivas solues.

d) A cincia tambm produz a ignorncia na medida em que as especializaes caminham para fora dos grandes contextos reais, das realidades e suas respectivas solues. e) Paradoxalmente, cada avano dos conhecimentos cientficos, unidirecionais produz mais desorientao e perplexidade na esfera das aes a implementar, para as quais se pressupe acerto e segurana. 4- Assinale a opo que no constitui uma articulao coesa e coerente para as duas partes do texto. O capital humano a grande ncora do desenvolvimento na Sociedade de Servios, alimentada pelo conhecimento, pela informao e pela comunicao, que se configuram como peas-chave na economia e na sociedade do sculo XXI. _____________,no mundo ps-moderno, um pas ou uma comunidade equivale sua densidade e potencial educacional, cultural e cientfico-tecnolgico, capazes de gerar servios, informaes, conhecimentos e bens tangveis e intangveis, que criem as condies necessrias para inovar, criar, inventar. (Aspsia Camargo, Um novo paradigma de desenvolvimento) a) Diante dessas consideraes, b) necessrio considerar a idia oposta de que, c) Partindo-se dessas premissas, d) Tendo como pressupostos essas afirmaes, e) Aceitando-se essa premissa, preciso considerar que, 5- Assinale a opo que no representa uma continuao coesa e coerente para o trecho abaixo. preciso garantir que as crianas no apenas fiquem na escola, mas aprendam, e o principal caminho para isso, alm de investimentos em equipamentos, o professor. preciso fazer com que o professor seja um profissional bem remunerado, bem preparado e dedicado, ou seja, investir na cabea, no corao e no bolso do professor. a) Qualquer esforo dessa natureza j tem sido feito h muitos anos e comprovou que os resultados so irrelevantes, pois no h uma importao de tecnologia educacional. b) Tal investimento no custaria mais, em 15 anos, do que o equivalente a duas Itaipus. c) Esse esforo financeiro custaria muito menos do que o que ser preciso gastar daqui a 20 ou 30 anos para corrigir os desastres decorrentes da falta de educao. d) Isso custaria muitas vezes menos que o que foi gasto para criar a infra-estrutura econmica. e) Um empreendimento dessa natureza exige como uma condio preliminar: uma grande coalizo nacional, entre partidos, lideranas, Estados, Municpios e Unio, todos voltados para o objetivo de chegarmos a 2022, o segundo centenrio da Independncia, sem a vergonha do analfabetismo. (Adaptado de Cristovam Buarque, O Estado de S.Paulo, 09/7/2003) 6- Os trechos abaixo compem um texto, mas esto desordenados. Ordene-os para que componham um texto coeso e coerente e indique a opo correta. ( ) O primeiro desses presidentes foi Getlio Vargas, que soube promover, com xito, o modelo de substituio de importaes e abriu o caminho da industrializao brasileira, colocando, em

definitivo, um ponto final na vocao exclusivamente agrria herdada dos idos da colnia. ( ) O ciclo econmico subseqente que nos surpreendeu, sem dvida, foi a modernizao conservadora levada prtica pelos militares, de forte colorao nacionalista e alicerado nas grandes empresas estatais. ( ) Hoje, depois de todo esse percurso, o Brasil uma economia que mantm a enorme vitalidade do passado, porm, h mais de duas dcadas, procura, sem encontrar, o fio para sair do labirinto da estagnao e retomar novamente o caminho do desenvolvimento e da correo dos desequilbrios sociais, que se agravam a cada dia. ( ) Com JK, o pas afirmou a sua confiana na capacidade de realizar e pde negociar em igualdade com os grandes investidores internacionais, mostrando, na prtica, que oferecia rentabilidade e segurana ao capital. ( ) Em mais de um sculo, dois presidentes e um ciclo recente da economia atraram as atenes pelo xito nos programas de desenvolvimento. ( ) Juscelino Kubitschek veio logo depois com seu programa de 50 anos em 5, tornando a indstria automobilstica uma realidade, construindo moderna infra-estrutura e promovendo a arrancada de setores estratgicos, como a siderurgia, o petrleo e a energia eltrica. (Emerson Kapaz, Dedos cruzados in: Revista Poltica Democrtica n 6, p. 39) a) 1 - 2 - 4 - 5 - 6 - 3 b) 2 - 3 - 5 - 1 - 4 - 6 c) 2 - 5 - 6 - 4 - 1 - 3 d) 5 - 2 - 4 - 6 - 3 - 1 e) 3 - 5 - 2 - 1 - 4 - 6 8. Indique a opo que completa com coerncia e coeso o trecho a seguir. Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importncia e gravidade ao da educao. Nem mesmo os de carter econmico lhe podem disputar a primazia nos planos de reconstruo nacional. Pois, se a evoluo orgnica do sistema de um pas depende de suas condies econmicas, a) subordina-se o problema pedaggico questo maior da filosofia da educao e dos fins a que devem se propor as escolas em todos os nveis de ensino. b) impossvel desenvolver as foras econmicas ou de produo sem o preparo intensivo das foras culturais. c) so elas as reais condutoras do processo histrico de arregimentao das foras de renovao nacional. d) o entrelaamento das reformas econmicas e educacionais constitui fator de somenos relevncia para o soerguimento da cultura nacional. e) s quais se associam os projetos de reorganizao do sistema educacional com vistas renovao cultural da sociedade brasileira.

GABARITO 1.A 2.C 3.C 4.B 5.A 6.C 7.B

Das könnte Ihnen auch gefallen