Sie sind auf Seite 1von 5

CREA - SP

ATO NORMATIVO N 2, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2001 Dispe sobre a instituio do Livro de Ocorrncias para parques de diverses e atividades afins. O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SO PAULO Crea-SP, usando das atribuies que lhe confere o artigo 34, alnea k, da Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966, e em cumprimento ao decidido na Sesso Plenria Ordinria n 1.802, realizada em 27 de julho de 2000, e Considerando o disposto na Lei n 6.496, de 7 de dezembro de 1977, que instituiu a Anotao de Responsabilidade Tcnica ART; Considerando o disposto na Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990, que dispe sobre a proteo ao consumidor; Considerando o disposto na Deciso Normativa n 52, de 25 de agosto de 1994, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - Confea, que dispe sobre a obrigatoriedade de responsvel tcnico pelas instalaes das empresas que exploram parques de diverses; Considerando a necessidade de orientar e disciplinar a ao da fiscalizao do exerccio profissional e dos empreendimentos, DECIDE: Art. 1 Fica institudo, nos termos da Deciso Normativa n 52, de 1994, do Confea, o Livro de Ocorrncias para todos os parques de diverses no Estado de So Paulo. Art. 2 Para os efeitos deste Ato Normativo, define-se como parque de diverses todas as instalaes cuja finalidade seja a promoo de entretenimento e lazer ao pblico, mediante utilizao de equipamentos mecnicos e/ou eletromecnicos, rotativos ou estacionrios, mesmo que de forma complementar atividade principal, a exemplo de circos, teatros ambulantes, compreendendo ainda os rodeios, espetculos musicais e eventos similares, envolvendo montagem e desmontagem de equipamentos e estruturas diversas, e que possam, por mau uso ou m conservao, colocar em risco a integridade fsica de funcionrios e/ou usurios. 1 Nos parques de diverses estacionrios, ou seja, aqueles cujas instalaes permanecem por tempo indeterminado no mesmo local, os laudos tcnicos e as ARTs, a cargo do profissional responsvel tcnico pelos equipamentos e instalaes, devero ser renovados a cada seis meses. 2 Nos parques de diverses itinerantes, nos quais as montagens e desmontagens dos equipamentos se fazem sucessivamente em lugares alternados, os laudos tcnicos e as ARTs devero ser emitidos para cada montagem.

CREA - SP
Art. 3 Os parques de diverses e empreendimentos afins devero manter, onde se encontrem instalados, a partir do primeiro dia de funcionamento e enquanto durar sua estadia naquele local, o Livro de Ocorrncias, de acordo com o presente Ato Normativo; Pargrafo nico. Considerando possveis ocorrncias de interesse no perodo anterior ao funcionamento, o Livro ser exigido a partir do primeiro dia da montagem. Art. 4 O Livro de Ocorrncias dever conter os seguintes registros: I - termos de abertura e de encerramento, devidamente registrados em inspetorias ou postos de atendimento do Crea-SP, conforme modelo anexo; II - defeitos/falhas detectados pelo responsvel tcnico, bem como as indicaes das respectivas providncias que foram ou sero tomadas, no que se refere a montagem e manuteno preventiva dos equipamentos; III - relao de equipamentos e instalaes em uso, de propriedade da empresa, bem como de terceiros, alugados ou emprestados, contendo cpia dos contratos, se houver, e respectivos laudos tcnicos, por equipamento e instalao, sobre as condies de operacionalidade; IV- irregularidades constatadas e apontadas pelos usurios quanto ao funcionamento dos equipamentos; e V - nome da empresa, endereo onde se encontra instalada, perodo provvel de funcionamento, nmero e data de efetivao e registro da Anotao de Responsabilidade Tcnica ART do(s) profissional(is) das reas mecnica e eltrica, assinatura do(s) responsvel(is) tcnico(s) e do contratante por parte da empresa. Art. 5 O Livro de Ocorrncias ser de guarda e posse da empresa e de livre acesso ao(s) profissional(is), usurios e fiscalizao do Crea-SP. Art. 6 O profissional, responsvel tcnico pelas instalaes e equipamentos do parque de diverses ou empreendimento similar, para viabilizar o seu funcionamento, dever providenciar a afixao de placa no local, indicativa de sua responsabilidade tcnica, nos termos do art. 16 da Lei n 5.194, de 1966, e registrar no Livro de Ocorrncias a liberao para operao. Art. 7 Os profissionais habilitados para assumir a responsabilidade tcnica pelas atividades referidas nos artigos anteriores so os engenheiros mecnicos, metalurgistas, de armamento, de automveis, aeronuticos, navais, bem como os engenheiros industriais, de produo, de operao e os tecnlogos, todos desta modalidade, de acordo com o art. 5 da Deciso Normativa n 52, de 1994, do Confea. 1 Quando houver subestao de energia eltrica no parque de diverses, os profissionais habilitados para se responsabilizar por esses servios so os engenheiros eletricistas, eletrnicos, eletrotcnicos, de comunicao ou telecomunicaes, eletricistas modalidade eletrotcnica e eletrnica, bem como os engenheiros industriais, de produo, de

CREA - SP
operao e os tecnlogos todos desta modalidade, de acordo com o art. 6 da Deciso Normativa n 52, de 1994, do Confea. 2 A responsabilidade dos profissionais de nvel tcnico, com atribuies nas reas de mecnica e eletricidade inerentes aos Parques de Diverses, restringe-se s atividades de acompanhamento de montagens e vistorias, sob a superviso de profissional de nvel superior. Art. 8 O no cumprimento das disposies do presente Ato Normativo, quando constatado pela fiscalizao do Crea-SP, poder ensejar as autuaes cabveis do(s) responsvel(is) tcnico(s) e o conseqente embargo de funcionamento do parque de diverses pelas autoridades competentes, at a devida regularizao das faltas apuradas. Art. 9 A fiel observncia s presentes instrues no isenta os interessados, profissionais e empresas, do cumprimento dos demais dispositivos estabelecidos na Deciso Normativa n 52, de 1994, do Confea. Art. 10. Este Ato Normativo entra em vigor na data de sua publicao. Art. 11. Ficam revogados o Ato n 75, de 4 de setembro de 1998, do CreaSP, e demais disposies em contrrio. So Paulo (SP), 14 de dezembro de 2001.

Eduardo de Paula Alonso Presidente

APRECIADO NA SESSO PLENRIA N _____ DO CREA-SP EM _____DE_________DE______

CREA - SP

ANEXO AO ATO NORMATIVO N...., DE 14 DE DEZEMBRO DE 2001 (Modelo) Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de So Paulo CreaSP Parque de Diverses _________________________________________ (nome do parque)

LIVRO DE OCORRNCIAS (De conformidade com a Deciso Normativa n 52, de 25 de agosto de 1994, do Confea, e Ato Normativo n...., de .14 de dezembro de 2001, do Crea-SP)

TERMO DE ABERTURA Este livro de ocorrncias, com (n) folhas numeradas seqencialmente no canto superior direito, destina-se a atender os fins de FISCALIZAO previstos no Ato Normativo n...., de 2001, do Crea-SP. Nele sero registrados os equipamentos prprios e de terceiros utilizados por este parque de diverses, os servios de vistorias, manuteno preventiva e corretiva, eventuais falhas, restries, providncias necessrias e realizadas, liberaes tcnicas para funcionamento, localizao, responsveis tcnicos, laudos, ART e demais anotaes necessrias para o perfeito controle das ocorrncias, de modo a garantir as providncias para o funcionamento de todos os equipamentos e instalaes em condies normais de segurana para os funcionrios e usurios. Nele sero tambm registradas as eventuais reclamaes, irregularidades, sugestes e observaes dos usurios e providncias adotadas pelos responsveis. (Local e data) (Assinaturas da Empresa e do Responsvel Tcnico)

EQUIPAMENTOS A SEREM VERIFICADOS

RELAO DOS EQUIPAMENTOS PRPRIOS 1(Nome tcnico do equipamento, nome fantasia, marca, modelo, fornecedor, data de aquisio, data de entrada em funcionamento, ltima reviso tcnica) (data, local) (empresa) (Responsvel Tcnico ART) (Nome tcnico do equipamento, etc.)

2-

CREA - SP

RELAO DOS EQUIPAMENTOS DE TERCEIROS 1(Nome tcnico, nome fantasia, marca, modelo, proprietrio, data de recebimento, data de entrada em operao no parque, prazo de aluguel ou cesso; ltima reviso tcnica) (data, local) (empresa) Responsvel Tcnico ART (Nome tcnico do equipamento, etc.)

2-

LOCALIZAO ATUAL (Endereo, cidade, equipamentos instalados, equipamentos acrescentados e no constantes das relaes anteriores com as respectivas caractersticas, prazo de permanncia, Responsvel tcnico ART) (data, assinaturas da empresa e do RT) Observaes - restries - liberaes - alvars de funcionamento

Ocorrncias, reclamaes e providncias (sempre seguidos da data, identificao e assinatura)

TERMO DE ENCERRAMENTO Este Livro de Ocorrncias, com (n) folhas numeradas seqencialmente, foi encerrado em ..... de ........... de ......, na cidade de ..................(SP). (Local e data) (Assinaturas da empresa e do Responsvel Tcnico) (inutilizar o espao restante com dois traos verticais.)

Das könnte Ihnen auch gefallen