Sie sind auf Seite 1von 21

CLASSIFICAO DAS TURBOBOMBAS QUANTO TRAJETRIA DO FLUIDO DENTRO DO ROTOR Basicamente qualquer turbobomba constituda de 2 (dois) rgos fundamentais:

s: Rotor: rgo mvel que energiza o fluido, criando uma depresso em seu centro para aspira-lo e uma sobrepresso na periferia para recalc-lo. acionado atravs de um eixo que lhe transmite o movimento de rotao. Difusor: canal de seco crescente a quem compete coletar o fluido expelido pelo rotor e encaminh-lo tubulao de recalque. Por ser de seco crescente (no sentido de escoamento), ele diminui a velocidade e aumenta a presso do fluido. A principal classificao das turbobombas leva em considerao a trajetria desenvolvida pelo fluido no rotor. Neste aspecto, pode-se classificar as turbobombas em: Bombas radiais ou centrfugas: so bombas cujo campo de emprego caracteriza-se pelo recalque de pequenas vazes em grandes alturas. O fluido penetra axialmente no rotor, sendo sua trajetria bruscamente desviada para a direo radial.

Fig. 1 - Bomba com rotor radial.

Bombas axiais: so bombas cujo campo de emprego caracteriza-se pelo recalque de grandes vazes em pequenas alturas. A trajetria do fluido se desenvolve, com relao ao rotor, em direo preponderantemente axial.

Fig. 2 Bomba axial.

Bombas diagonais ou de fluxo misto: constitui um caso intermedirio entre as bombas radiais e axiais, tanto no que diz respeito trajetria, como, inclusive, no campo de emprego. A trajetria se faz numa diagonal e seu campo de emprego caracteriza-se pelo recalque de mdias vazes em mdias alturas.

Fig. 3 Bomba diagonal

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DE UMA BOMBA CENTRFUGA OU RADIAL Um vaso cilndrico aberto, parcialmente cheio de gua capaz de, acionado por externa, girar em torno do seu eixo de simetria. Esse giro em torno de seu eixo de simetria, atingindo o equilbrio dinmico, faz com que o vaso fique dotado de uma velocidade angular constante ( = x n/30).

Fig. 4 O vaso girante e o parabolide de revoluo

Sabe-se que, ao assim acontecer, a gua sobe pelas paredes do vaso, compondo sua superfcie livre um parabolide de revoluo. No plano cartesiano, um ponto M (x, y) da parbola obedece equao:

y = ho + x x
2g

(1)

Atingindo o ponto de equilbrio dinmico, a presso em pontos situados junto ao fundo do vaso ser dada por:

p = po + y

(2)

Quando a velocidade angular for suficientemente grande, a gua sobe tanto pelas paredes do vaso, a ponto de descobrir sua regio central. A experincia nos revela, ento, que: - H sobre presso junto periferia do vaso (pontos para os quais, segundo a equao (1), y grande porque o termo x / 2g grande). - H depresso junto ao centro do vaso (pontos para os quais, segundo a equao (1), y negativo porque ho negativo e x / 2g pequeno).

Fig. 5 Depresso e girante

sobrepresso em um vaso

Isto posto, considera-se agora um vaso cilndrico fechado e totalmente cheio de gua, vaso esse passvel de ligao por tubulaes a dois reservatrios: um, inferior, e ao qual se liga pelo centro e outro, superior, e ao qual se liga pela periferia.

Fig. 6 Princpio de funcionamento da bomba centrfuga.

Ao acionar o vaso girante (rotor), a depresso central aspira o fluido que, sob a ao da fora centrfuga, ganha, na periferia, a sobrepresso que o recalca para o reservatrio superior. Teremos, assim, criada a bomba centrfuga e explicado o seu princpio de funcionamento. PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DAS BOMBAS AXIAIS

Nesse tipo de bomba no a fora centrfuga, que se desenvolve por fora do movimento do rotor, a principal causa responsvel pelo funcionamento, mas sim a fora de sustentao provocada pelo escoamento do fluido em torno da palheta (perfil aerodinmico). Assim, necessrio considerar que: - Ao ser movimentado verticalmente um perfil no interior de u a massa fluida, surge abaixo do mesmo um vazio (depresso) e uma impulso (sobrepresso) em sua parte superior. - Ao girar no interior da carcaa (de uma bomba axial), sofrem as palhetas (perfis aerodinmicos) um movimento relativo de transio em relao ao fluido, criando uma fora de sustentao (depresso abaixo da palheta e sobrepresso acima) que produz a acelerao do fluido no sentido do recalque da bomba.

Fig. 7 - Princpio de funcionamento de uma bomba axial

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DA BOMBA DIAGONAL OU DE FLUXO MISTO O funcionamento devido, em partes, ao da fora centrfuga e ao da fora de sustentao provocada pelo escoamento do fluido em torno da palheta. Conforme a geometria do rotor se caracterize como mais prxima do tipo radial (bombas hlico-centrfugas) ou do tipo axial (bombas helicoidais ou semiaxiais), passa a ter maior influncia ao da fora centrfuga ou a ao da fora de sustentao, respectivamente. OUTRAS CLASSIFICAES DAS TURBOBOMBAS Existem diversas outras classificaes das turbobombas. Dentre tantas, consideraremos: - Quanto ao nmero de bocas de suco do rotor: - Bombas de simples suco: o rotor possui uma nica boca de suco. - Bombas de dupla suco: o lquido penetra no rotor pelos dois lados, havendo, portanto, duas bocas de suco. Construtivamente, o rotor de dupla suco nada mais que a justaposio de dois rotores de simples suco pelo costado.

Figura 8 Rotor de simples suco (a) e o rotor de dupla suco (b).

- Quanto ao nmero de rotores existentes dentro da carcaa: - Bomba unicelular ou de simples estgio: a bomba possui um nico rotor dentro da carcaa. - Bomba multicelular ou de vrios estgios: a bomba possui dois ou mais rotores dentro da carcaa. O primeiro rotor aspira o fluido e, ao invs de recalca-lo, encaminha-o, antes, aos outros rotores para que seja novamente energizado e se torne, assim, capaz de atingir maiores alturas.

Figura 9 Trajetria do fluido em uma bomba multicelular

A bomba multicelular , ento, o resultado de uma associao de rotores em srie dentro de uma carcaa. - Quanto ao posicionamento do eixo: - Bombas de eixo horizontal: a concepo construtiva mais comum e na qual, como o nome indica, os eixos da bomba e do motor esto na posio horizontal. - Bombas de eixo vertical: uma concepo construtiva menos comum e que visa o atendimento de uma condio especial de bombeamento. - Quanto presso desenvolvida: - Bombas de baixa presso: at 15m, aproximadamente. - Bombas de eixo vertical: de 15 a 50m, aproximadamente. - Bombas de alta presso: acima de 50m. RGOS CONSTRUTIVOS DE UMA TURBOBOMBA Visando o atendimento de condies particulares do bombeamento, podem as turbobombas apresentar variaes com relao a seus rgos constitutivos.

Basicamente, contudo, podemos considerar os rgos constitutivos de uma turbobomba, assim:


Figura 10 rgos componentes de uma bomba centrfuga

LEGENDA DA FIGURA 10 ITEM 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 NOME DA PEA Flange de suco Rotor Carcaa ou caixa espiral Flange de descarga Eixo Cavalete Caixa de leo Rolamentos Retentor Tampa da caixa de leo Defletor Sobreposta ou aperta-gaxetas Estojo de gaxetas Cadeado hidrulico Gaxetas Anel de desgaste traseiro Chaveta Furos de compensao Porca do rotor Anel de desgaste dianteiro O ROTOR Como se sabe, o rotor o rgo mvel que, acionado pela fonte externa de energia, energiza o fluido, aspirando-o s custas de uma depresso em sua regio central e recalcando-o graas a sobrepresso perifrica. Segundo a classificao que agrupa os rotores segundo o seu desenho mecnico, temos: - Rotor fechado: so usados normalmente no bombeamento de lquidos limpos. - Rotor semi-aberto: possui apenas um disco parede traseira onde se fixam as palhetas. - Rotor aberto: as palhetas so presas no prprio cubo do rotor.

Figura 11 Rotor fechado (a), semi-aberto (b) e aberto (c).

Existem ainda muitos desenhos de rotores visando aplicaes especficas e que, portanto, no se enquadram dentro desta classificao. Assim, a figura 12 mostra algumas destas variaes e suas respectivas aplicaes. Rotor de dois canais com passagem larga para o bombeamento de lquidos sujos e viscosos. A curva caracterstica bastante inclinada. Rotor de trs canais com passagem larga para bombeamento de lquidos sujos e viscosos. A curva caracterstica pouco inclinada. Rotor aberto com palhetas em forma de S para bombeamento de lquidos com matrias fibrosos e pequenos slidos. Rotor especial com palhetas tipo ejetor para bombeamento de lquidos contendo gases e polpas; por exemplo, massa de papel de alta consistncia.

Rotor em forma de espiral com passagem livre de dimetro igual ao de entrada, para transporte de matrias fibrosas e esgoto no-gradeado, como tambm para o transporte de slidos sensveis. Rotor aberto do tipo semi-axial para fluxos grandes de lquidos limpos ou bem gradeados. Rotor de dois canais com passagem limpa larga, para bombas com ligaes acima de 200mm e para lquidos muito sujos e com slidos em suspenso.
Figura 12 Variaes construtivas dos rotores e suas respectivas aplicaes.

Teoricamente, apenas os rotores de dupla suco permitem o equilbrio dos empuxos axiais. Na prtica, contudo, possvel obter este equilbrio tambm nos rotores de simples suco. Para tal, basta dota-los de anis de desgaste em suas partes traseira e dianteira e fazendo-se vrios furos juntos ao cubo do rotor e aos

quais chamamos de furos de

compensao.

Figura 13 Bomba com rotor de simples suco com furos de compensao e anis de desgaste.

Nomenclatura dos rotores: - Olho de suco: entrada do rotor, precisamente antes das palhetas. - Cubo do rotor: parte que recobre o eixo de acionamento e na qual se aloja a chaveta para impedir o giro do rotor sobre o eixo. - Porca do rotor: porca que impede o deslocamento longitudinal do rotor sobre o eixo. - Cubo externo do rotor: superfcies sobre as quais se apiam os anis de desgaste. O DIFUSOR O lquido, aps ser energizado no rotor, adquire grande velocidade, no sendo possvel e nem recomendvel a sua injeo direta na tubulao porque a perda de carga seria intensa, de vez ser esta funo do quadrado da velocidade. Assim, o lquido expelido pelo rotor encaminhado ao difusor, a quem compete: Transformar a energia cintica do lquido em energia de presso. Tm-se, assim, os seguintes tipos de difusores: - Difusor de caixa espiral ou voluta , via de regra, o prprio invlucro ou carcaa da bomba, formando um canal de rea de seco transversal crescente na periferia do rotor. o tipo de difusor empregado nas bombas de eixo horizontal e de um nico estgio. Podem ser de:

- Simples voluta - Dupla voluta: a soluo para as bombas onde a altura de recalque e os dimetros do rotor so muito grandes, provocando, o aparecimento de uma fora radial sobre o rotor, devida distribuio no uniforme da presso na periferia do mesmo.

Figura 14 Caixa espiral (simples voluta)

Figura 15 Caixa espiral (dupla voluta)

- Difusor de palhetas diretrizes o tipo de difusor comumente empregado em bombas multicelulares onde, alm de transformar a energia cintica em energia de presso, tem a incumbncia de direcionar o fluido para que o mesmo no se choque perpendicularmente com a carcaa. Imposto pela necessidade de direcionar o fluido para que o mesmo no se choque perpendicularmente com a carcaa, o difusor de palhetas diretrizes usado, inclusive, nas bombas unicelulares (figura 17).

Figura 16 Bomba multicelular com difusores de palhetas diretrizes

Figura 17 Bomba unicelular com difusor de palheta diretriz.

Em ambos os casos, consiste o difusor de palhetas diretrizes de um disco dotado de ps ou palhetas que formam canais de seco crescente, circundando o rotor. usado em conjunto com a caixa espiral. - Difusores tronco-cnicos o tipo empregado nas bombas verticais, constituindo-se de palhetas fundidas na prpria carcaa da bomba. Pode-se considerar tambm como difusor tronco-cnico o trecho final das caixas espirais, atravs do qual estas se acoplam linha de recalque. O EIXO Ao eixo de uma bomba compete no s a tarefa de transmitir potncia do motor ao rotor da bomba como tambm suportar o peso do rotor e as cargas radiais e axiais impostas ao mesmo.

Figura 18 Eixo de uma bomba

Com relao ao eixo devem ser observados os seguintes detalhes: - O sub dimensionamento em bombas menores pode acarretar uma deflexo excessiva em virtude das foras radiais. - Um eixo de dimetro muito grande na caixa de gaxeta resulta numa excessiva velocidade perifrica no engaxetamento e numa alta velocidade entre as faces do selo mecnico, resultando num decrscimo da vida til de um e de outro. - O eixo no de v ser muito curto entre o mancal posterior e o rotor porque isso resulta num espao pequeno para manuteno do estojo de gaxetas ou do selo mecnico. ANIS DE DESGASTE Os anis de desgaste constituem uma junta de vedao econmica e fcil de renovar entre o rotor e a carcaa. Na figura 19 tem-se uma junta de vedao sem partes renovveis. Para restaurar os espaos livres depois do desgaste, a nica forma atravs da deposio de material com solda e depois uma usinagem de acabamento.

Figura 19 Junta plana de vedao simples

A carcaa e o e rotor so peas fabricadas de ferro fundido. Ento, nas bombas de maior porte so instalados os anis da carcaa e do rotor, substituveis.

Figura 20 os diversos tipos de anis de desgaste

Caixa de gaxetas e selo mecnico Caixa de gaxetas A caixa de gaxetas uma das partes mais importantes de uma turbobomba, a quem compete s funes de : Impedir o vazamento na regio em que o eixo penetra na carcaa da bomba; Evitar a entrada de ar para o interior da bomba.

A caixa de gaxetas tem o formato de um cilindro no interior do qual alojamse os vrios anis de gaxetas e que ali so comprimidos por uma pea chamada sobreposta ou aperta-graxetas at o ajuste desejado.

Figura 21 Caixa de gaxetas simples (convencional)

Quando a bomba opera com altura de suco positiva, o extremo interior da caixa de gaxetas est sujeito a uma depresso e o ar tende a introduzir-se dentro da bomba. Para evitar este inconveniente so as gaxetas dispostas antes e aps um selo lquido formado no interior de um perfil H, que conformado segundo os prprios anis de gaxeta e furado em seu trecho horizontal. A gua introduzida sob presso atravs de tubos externos carcaa e ligados regio de recalque da bomba. Os anis so divididos axialmente.

Figura 22 Caixa de gaxetas com cadeado hidrulico

Figura 23 Alimentao do cadeado hidrulico em uma bomba com rotor de dupla suco

Selos mecnicos Todos os selos mecnicos funcionam segundo o mesmo princpio. As superfcies de vedao esto situadas em um plano perpendicular ao eixo e, so constitudas de duas superfcies polidas, estando uma delas fixa ao eixo e a outra carcaa da bomba. As superfcies polidas ou sobrepostas, formam uma vedao hermtica entre o membro giratrio e o estacionrio, com perdas de frico muito pequenas.

Durante o funcionamento ocorre sempre um desgaste, deve-se esperar, ento, um aumento do vazamento com o tempo. Os selos para turbo bombas no operam satisfatoriamente com ar ou gases e sofrem desgaste muito pronunciando se no possurem lubrificao.

Figura 24 Selos de montagens interior (a) e exterior (b)

Figura 25 mecnicos: (a) e compensado (b)

Selos duplo

Rolamentos A funo dos rolamentos nas turbo bombas manter o eixo e o rotor em alinhamento com as partes estacionrias, impedindo o seu movimento na direo radial ou na direo axial. O fabricante da mquina especifica o perodo de lubrificao. Um rolamento grande, pode precisar de graxa a cada dois meses ou menos, enquanto que um rolamento pequeno, necessitaria de uma lubrificao a cada um ano ou at mais. Os casos mais normais so lubrificaes a cada seis meses. No caso de utilizao de leo, pode-se considerar normal a complementao do leo a cada um ano. Acoplamentos Os acoplamentos podem se rgidos ou flexveis e os que no permitem deslocamento relativo axial ou radial entre os eixos so chamados de rgidos e so usados principalmente em bombas verticais.

Figura 26 Luva acoplamento das bombas.

elstica: mais usual

Um acoplamento flexvel, um dispositivo que liga os dois eixos, tolerando pequenos deslocamentos angulares, paralelos, ou uma combinao dos dois na transmisso de torque. O desalinhamento sempre indesejvel e no deve ser permanente. Causa vibrao nos eixos, sobrecarga sobre os rolamentos, desgastando a bomba. Um acoplamento flexvel deve permitir algum deslocamento axial do seixos.

Figura 27 Acoplamentos para bombas

Base da bomba A bomba e seu acionador vm da fbrica montados sobre uma estrutura de vigas. No local de instalao temos que construir uma fundao. As fundaes de concreto, so as mais satisfatrias. Os chumbadores, devem ser cuidadosamente posicionados. Cada chumbador deve ser colocado dentro de um tubo de dimetro iguala 2 a 3 vezes o seu, para que no fique imobilizado lateralmente pelo concreto. necessrio tambm construo de um ralo na regio da posio da caixa da gaxeta, de forma que os lquidos coletados sejam conduzidos por um tubo, at uma conexo colocada na lateral da base, de onde so levados para despejo em local adequado.

BOMBAS DE PROJETO ESPECIAL So assim consideradas as bombas que possuam construtivas especiais para atendimento de bombeamento com especiais para atendimento de bombeamento com caractersticas prprias. Sero consideradas como tais: As bombas verticais As bombas submersas. Poderemos enquadrar as bombas de eixo horizontal com suco e carcaa de dupla voluta bipartida horizontalmente. caractersticas caractersticas especficas ou

rotor de dupla

Figura 28 Bomba de carcaa bipartida horizontalmente de dupla voluta e rotor de dupla suco

Vantagens dessa bomba: Facilidade de manuteno concretizada atravs da no necessidade de desacoplamento da bomba das tubulaes de suco e recalque (devido carcaa bipartida horizontalmente). Equilbrio dos empuxos axiais (devido ao rotor de dupla suco). Equilbrio dos empuxos radiais (devido carcaa de dupla voluta). Bombas verticais.

A transmisso de movimento feita atravs de eixo prolongado a um ou mais rotores acoplados em srie. Basicamente, constituda de 3 partes principais. - Corpo da bomba - Coluna - Cabeote de descarga Podem ser as bombas verticais: - Unicelulares: Podem se instaladas em poos secos ou midos. - Multicelulares: empregam, e so instaladas nos chamados poos midos. Quanto sua construo podem seu ainda: - De construo aberta: a lubrificao feita pelo prprio lquido bombeado. - De construo fechada: os mancais da coluna so isolados do lquido bombeado por um tubo protetor e a lubrificao feita por leo ou outro lquido de fonte externa.

Figura 29 - Partes principais de verticais uma bomba de eixo vertical aberta

Figura 30 Detalhes das bombas de construo fechada e construo

O acionamento feito por motor eltrico vertical, podendo-se usar tambm as transmisses por meio de caixa de engrenagens ou por polias. Pode ser usado tambm o acionamento por motor de combusto interna. Bombas de eixo vertical unicelular dota a bomba com rotor de dupla suco, carcaa de dupla voluta e mancais blindados.

Figura 31 Transmisso direta (a), por caixa de engrenagens (b) (Refaga S.A.)

Figura 32 Bomba com rotor de dupla suco, carcaa de dupla voluta e mancais blindados

Apresenta como principais vantagens: - Balanceamento dos esforos axiais e radiais. - Manuteno mais fcil e alinhamento mais positivo. - Adaptam-se bem ao bombeamento de gua bruta (com slidos em suspenso). So amplamente empregadas na captao de gua de poos profundos, em mananciais de superfcie, na alimentao de caldeiras, transferncia de combustvel, etc. As principais vantagens so: - Facilidade de obteno da submergncia adequada. - Economia de espao horizontal. - Pode dispensar a casa de bombas. - Dispensa vlvula de p e dispositivos de escorva. - Nas captaes diretas, apresenta melhor adaptao s variaes de nveis. - Apresenta grande flexibilidade funcional. As desvantagens so: - Na captao de gua de poos profundos, requer uma perfeita verticalidade do poo. - Apresenta um grande nmero de pontos sujeitos a desgaste. Bombas submersas Apresentam um motor eltrico em curto-circuito e a bomba acoplados num conjunto fechado que trabalha submerso no poo. O enrolamento do motor envolvido e resfriado por gua, a gua penetra em um crivo preso entre o motor e a bomba. A bomba multicelular so usadas na manuteno ou no rebaixamento de nveis do lenol fretico.

Suas vantagens so: - A inexistncia de um eixo prolongado. - No tem mancais expostos ao lquido bombeado. - Dispensa, a casa de bomba. - No exige poos absolutamente verticais. - Exige um motor de acionamento menos possante.

Figura 33 Bombas submersas

MATERIAIS USADOS NA CONSTRUO DE BOMBAS. Generalidades H uma estreita relao entre a natureza do fluido bombeado e o material empregado na fabricao da bomba. So os seguintes os principais fatores que influem na escolha do material a ser usado na fabricao das bombas: Abrasividade de slidos em suspenso Resistncia corroso A ao eletroqumica Temperatura do lquido Altura por estgio Adequao do material a aspectos estruturais Fator de carga e durao prevista par a instalao. A seleo do material feiro com base no pH do fluido bombeado. O pH , uma medida da acidez ou alcalinidade do fluido e varia de 0 a 14, assim; De 0 a 7 : cidos 7 : neutro De 7 a 14 :alcalinos A tabela seguinte pode ser tomada como guia na seleo do material: Valores do pH Material recomendado

Abaixo de 3,5 De 3,5 a 6,0 De 6,0 a 8,0 Acima de 8,0 O uso do bronze

Aos resistentes corroso Bronze Bronze, ferro ou uma combinao dos dois Toda de ferro ou toda de ao.

H uma tendncia acentuada para uso do bronze nas vrias partes de uma bomba, exceto carcaa. Justificam esta preferncia: O fato do bronze no enferrujar A facilidade de substituio de peas rosqueveis As partes de bronze no agarram quando a bomba fica inativa Facilidade de usinagem A obteno de superfcies mais lisas, assegurando maior rendimento e custos mais baixos. H, fatores que limitam o uso do bronze. So eles: O elevado coeficiente de dilatao do bronze. O alongamento que o rotor de bronze sofre em razo do esforo centrfugo nas altas velocidades tangenciais. A inconvenincia do rotor de bronze em carcaa de ferro fundido, quando o meio fluido altamente eletroltico. Bomba de execuo padro. Uma bomba de execuo standard tem no bronze o material mais usado, havendo, peas de outros materiais. Assim, teremos : Bomba de execuo padro Pea Carcaa Flange de suco Rotor Anel do rotor Anel da carcaa Difusor Eixo (com luva) Eixo (sem luva) Luva do eixo Sobreposta Material Ferro fundido Ferro fundido Bronze Bronze Bronze Ferro fundido ou bronze Ao Ao inoxidvel Bronze Bronze

Bombas de parafusos helicoidal ou em espiral As bombas parafusos tradicionalmente aplicadas em irrigao e drenagens encontram nos dias de hoje uma variada faixa de aplicaes em tratamento de esgoto onde grandes volumes de lquidos so elevados a alturas relativamente baixas, sem ser gradeados, onde os detritos

de qualquer espcie so carregados conjuntamente com o esgoto atravs de superfcies helicoidais da bomba sem causar entupimentos. O parafuso consiste de um eixo central tubular de ao no qual esto soldadas superfcies continuas em forma de espiral, sendo que o parafuso pode-se ter uma, duas ou trs entradas. A figura 34 mostra uma bomba parafuso de 3 entradas.

As extremidades do tubo central so fechadas com chapas de ao que tem como funo a perfeita vedao do eixo tubular, servindo tambm como acoplamento do eixo dos mancais superior e inferior. Aps a soldagem das hlices espirais sobre o tubo, a superfcie lateral do parafuso usinada de modo a se obter uma forma externa perfeitamente cilndrica. O mancal superior da bomba constitudo de rolamento, lubrificado a leo ou graxa, especialmente projetado para suportar as cargas axial e radial compensando qualquer desalinhamento que venha a ocorrer devido a flexo do eixo. Figura 35 ilustram a forma de colocao desse mancal.

O mancal inferior suporta as condies mais desfavorveis de funcionamento e deve ser projetado para trabalhar mergulhado no liquido, sendo constituda por uma bucha de bronze lubrificada a graxa. A figura 36 mostra esse mancal.

A lubrificao nesse mancal automtica e o conjunto de lubrificao trabalha em sincronia com o regulador de velocidade, enviando periodicamente uma determinada quantidade de graxa ao mancal, que alm da lubrificao tem tambm como funo a de evitar a entrada de materiais abrasivos atravs do retentor. Estas bomba podem ser instaladas com um ngulo de inclinao de 30, 35, 38 e 40. Para atingir a mxima eficincia de bombeamento essencial que a folga entre o leito e a bomba seja mnima, sendo o rendimento praticamente constante oscilando em mdia 75 a 80% independente da vazo recalcada. Bombas helicoidais de cavidade progressiva Consistem basicamente no efeito rotatrio de um elemento de bomba (rotor), e de um elemento estacionrio (estator). O estator possui na sua parte interna uma rosca de dupla entrada com passo elevado e grande profundidade de rosca. O rotor constitudo por uma rosca simples, cujo passo a metade da rosca do estator. O principio de funcionamento basea-se no giro do rotor em torno do seu eixo principal e do estator. Os espaos que se formam entre a parte interna do rotor e do estator, constituem cmaras progressivas vedadas que se deslocam que se deslocam axialmente e de forma contnua da boca de suco para a boca de recalque, sem que haja modificao nem na forma nem no volume. O estator podem ser fabricados em borrachas de vrias durezas shore, resistentes a abraso, como neoprene, perbunam, etc. O rotor fabricado em ao especial temperado, ao cromo - nquel molibdenio e outros. A carcaa feita de ferro fundido cinzento, ao cromo-niquel e outros. A figura 37 ilustra este tipo de bomba.

Das könnte Ihnen auch gefallen