Sie sind auf Seite 1von 17

Normas para Monografias

Normas para Apresentao de Monografias do Instituto de Informtica e do PPGC


PORTO ALEGRE 1997

APRESENTAO
Este manual tem por finalidade disciplinar a apresentao de trabalhos cientficos (dissertaes, teses, trabalhos individuais, relatrios, exames de qualificao, projetos de diplomao, etc), produzidos pelo Instituto de Informtica e pelo Programa de Ps-Graduao em Computao, visando a sua uniformizao. Os itens desenvolvidos a seguir foram baseados nas normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT, considerando ser este rgo responsvel pela normalizao tcnica brasileira, bem como em textos elaborados pela USP, UNESP, UFPR, UFPE e UFMG (ver Bibliografia) com o objetivo de normalizar a sua produo intelectual.

Sumrio
1 Apresentao Grfica 1.1 Papel 1.1.1 Folhas Largas 1.2 Escrita 1.3 Margens 1.4 Espaos 1.5 Paginao 1.6 Desdobramento em Volumes 2 Folha de Rosto 3 Catalogao na Publicao 4 Nominata 5 Agradecimentos, Oferecimentos 6 Sumrio 7Lista de Abreviaturas ou Siglas 8 Lista de Smbolos 9 Lista de Figuras 10 Lista de Tabelas 11 Resumo e Abstract 12 Texto 12.1 Numerao Progressiva 12.1.1 Sees primrias 12.1.2 Sees secundrias 12.1.3 Alneas 12.2 Notas de Rodap 12.3 Citaes 12.4 Ilustraes 12.4.1 Apresentao grfica 12.4.2 Numerao 12.4.3 Ttulo 12.4.4 Localizao 12.5 Anexos

12.6 Glossrio 12.7 Referncias Bibliogrficas 13 Dissertao/Tese 13.1 Tiragem Inicial 13.2 Tiragem Definitiva 13.3 Cadastro 13.4 Folha com as assinaturas dos Membros da Banca Examinadora e do Coordenador do Curso 14 Trabalho Individual 15 Relatrio de Pesquisa 16 Exame de Qualificao 17 Projeto de Diplomao Anexo 1 Folha de Rosto de Dissertaes e Teses Anexo 2 Folha de Rosto de Trabalho Individual Anexo 3 Folha de Rosto de Relatrio de Pesquisa Anexo 4 Folha de Rosto de Exame de Qualificao Anexo 5 Folha de Rosto de Projeto de Diplomao Anexo 6 Exemplo de Sumrio Anexo 7 Lista de Abreviaturas Anexo 8 Lista de Smbolos Anexo 9 Lista de Figuras Anexo 10 Lista de Tabelas Anexo 11 Exemplos de Referncias Bibliogrficas Anexo 12 Folha de Aprovao PPGC Bibliografia

1 Apresentao Grfica
1.1 Papel Para o original pode ser utilizado formulrio contnuo, tamanho 80 colunas (28,0 cm x 21,0 cm) ou papel branco A4 (21,0 cm x 29,7 cm). Para as cpias utilizar o papel formato A4 acima mencionado. 1.1.1 Folhas Largas Quando a largura do formato padro for insuficiente para a apresentao das ilustraes, adotar o formato padro com largura ampliada, definindo convenientemente dobras sucessivas no formato resultante, ou cpia reduzida das ilustraes, desde que no prejudiquem a leitura das mesmas, seguindo o formato padro. 1.2 Escrita Editar o original utilizando somente um lado da folha.Alinhar a margem direita evitando separaes silbicas com barras ou outros sinais. Utilizar fonte "Times" tamanho 12 ou equivalente. No utilizar fontes que ocupam muito espao tal como "Bookman". 1.3 Margens Com vistas a permitir uma boa visualizao do texto, bem como a sua correta reproduo e encadernao sugere-se observar as seguintes margens: - superior 3,0 cm - inferior 2,0 cm - esquerda e direita 3,0 cm 1.4 Espaos No texto utilizar espao 1. Cada novo captulo comea em nova folha, com ttulo destacado do texto. Utilizar fonte "Times" tamanho 18. O fim de uma seo e o cabealho da prxima so separados por espaos extras. Observao: quando uma seo terminar prximo ao fim de uma pgina, colocar o cabealho da prxima seo na pgina seguinte. 1.5 Paginao

Todas as pginas do trabalho devem ser numeradas, com exceo da folha de rosto. Os nmeros, em algarismos arbicos, so colocados, no centro da margem superior. Sugerese utilizar o comando "cabealho" do editor de texto para especificar a paginao. Entre a paginao e o texto deixar algum espao para destacar os dois elementos. A contagem das pginas se inicia com a folha de rosto, a qual, no entanto, no recebe numerao. 1.6 Desdobramento em Volumes Quando a obra for em dois volumes, a pgina do Ttulo, deve ser anexada tambm ao segundo volume, destacando a indicao "Volume I" e "Volume II" logo abaixo do ttulo. A numerao das pginas do segundo volume, deve ser uma seqncia natural do primeiro volume.

2 Folha de Rosto
Contm os elementos de identificao do trabalho. a) Unidade de ensino b) Ttulo do trabalho em negrito c) Nome completo do candidato d) Qualificao pretendida pelo trabalho apresentado, na forma proposta e) Orientador f) Co-orientador g) Local e data (ms e ano da defesa ou da apresentao do trabalho) (Ver Anexos 1 a 5)

3 Catalogao na Publicao
Usada somente para dissertaes de mestrado e teses de doutorado. Contm os elementos bibliogrficos identificadores da dissertao ou tese (autor, ttulo, assuntos, etc). Ser preparada pela Biblioteca do Instituto de Informtica/PPGC, no momento da entrega dos originais para reviso. Exemplo:

4 Nominata
Inclui a lista de cargos e nomes das principais autoridades da administrao da Universidade e do Instituto de Informtica. Exemplo: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Reitora: Prof. Mario Grandi Pr-Reitor de Ps-Graduao: Profa. Silvia Machado Diretor do Instituto de Informtica: Prof. Antonio Pires Ramos Coordenador do PPGC: Prof. Claudio Moreira Bibliotecria-Chefe do Instituto de Informtica: Ana Maria Miranda

5 Agradecimentos, Oferecimentos (opcionais)


Usada somente para dissertaes de mestrado e teses de doutorado. Localizados entre a catalogao na fonte e o sumrio, na mesma ordem citada, em pginas separadas.

6 Sumrio
Relaciona as principais divises e sees do texto, na mesma ordem em que nele se sucedem, indicando, ainda, as respectivas pginas iniciais (Ver Anexo 6). O sumrio dever ser localizado imediatamente aps as folhas de rosto, catalogao na publicao, dedicatrias e agradecimentos, no caso de dissertao e tese. Para maiores detalhes ver a norma NBR-6027 da ABNT. aconselhvel o uso do sistema de numerao progressiva para numerar as divises e subdivises do texto, conforme a norma NBR-6022 da ABNT. No caso do trabalho ser apresentado em mais de um volume, cada um deve conter o sumrio geral da obra, bem como seu prprio sumrio, ocupando pginas consecutivas.

7 Lista de Abreviaturas ou Siglas


Todas as abreviaturas ou siglas devem ser ordenadas alfabeticamente e seguidos de seus respectivos significados, de acordo com as recomendaes da ABNT, NB-14:01.05.001 e ISO8321975 (Ver Anexo 7).

8 Lista de Smbolos
Relacionar os smbolos utilizados na ordem em que aparecem no texto, acompanhados de seus respectivos significados(Ver Anexo 8).

9 Lista de Figuras (grficos, diagramas, lminas, etc)


Relacionar as figuras na ordem em que aparecem no texto indicando, para cada uma, o seu nmero, legenda e pgina onde se encontra(Ver Anexo 9).

10 Lista de Tabelas
Relacionar as figuras na ordem em que aparecem no texto indicando, para cada uma, o seu nmero, legenda e pgina onde se encontra(Ver Anexo 10).

10 Resumo e Abstract
Consiste na apresentao clara e concisa dos pontos relevantes do trabalho, de maneira a permitir ao leitor saber da convenincia ou no da sua leitura na ntegra. redigido pelo autor, em portugus e ingls, em pginas distintas, antecedendo a introduo. Nas teses e dissertaes o resumo e o abstract tero 1 folha cada um. Nos trabalhos individuais, relatrios de pesquisa, exames de qualificao e projetos de diplomao podero ter at 500 palavras. Para maiores informaes com relao redao consultar a NBR 6028 da ABNT. Quanto ao estilo, o resumo deve ser composto por uma seqncia de frases completas e no por uma enumerao de tpicos; a primeira frase dever ser significativa, explicando o tema principal do documento. Na redao dar preferncia ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa. Aps o resumo e o abstract devem constar palavras-chaves relativas aos assuntos da monografia, em portugus e ingls respectivamente.

12 Texto

O texto a parte do documento onde o contedo apresentado e desenvolvido. Com relao ao estilo da redao, o trabalho deve ser escrito em linguagem impessoal, na terceira pessoa e ser tambm inteiramente consistente, isto , numa conveno ou critrio usado em uma pgina deve ser mantido em todo o texto. A conciso e a clareza do texto ficam inteiramente sob a responsabilidade do orientador, o qual orientar o aluno nas modificaes que considerar necessrias. Geralmente consiste em: introduo, reviso de literatura, desenvolvimento e concluso, divididos em captulos, conforme a natureza do assunto. A introduo deve fornecer uma viso global da pesquisa realizada, incluindo a formulao de hipteses, delimitaes do assunto tratado e os objetivos da pesquisa. A reviso de literatura apresenta a literatura bsica sobre o assunto, resumindo os resultados de estudos feitos por outros autores. A literatura citada deve ser apresentada preferencialmente em ordem cronolgica, em blocos de assuntos, mostrando a evoluo do tema de maneira integrada. Todo documento citado e analisado deve constar na bibliografia ao final do trabalho. O desenvolvimento ou corpo do trabalho a parte mais extensa e visa apresentar os resultados da pesquisa. No desenvolvimento considerar os seguintes aspectos: "a) os materiais, tcnicas e mtodos devem ser descritos de maneira precisa e breve visando possibilitar a repetio do experimento com a mesma preciso; b) os mtodos inditos desenvolvidos pelo autor devem ser justificados e apontadas suas vantagens em relao a outros; c) os processos tcnicos a que forem submetidos os produtos e os tratamentos empregados devem ser citados; d) s tcnicas e mtodos j conhecidos deve-se fazer apenas referncia e no descrio; e) tcnicas novas devem ser descritas com detalhes e novos equipamentos ilustrados com fotografias e desenhos; f) hipteses e generalizaes que no estejam baseadas nos elementos contidos no prprio trabalho devem ser evitados; g) os dados utilizados na anlise estatstica figuraro no texto ou em anexo; h) a anlise dos dados, sua interpretao e discusses tcnicas podem ser conjugados ou separadas, conforme melhor se adequar aos objetivos do trabalho; i) os diversos resultados devem ser agrupados e ordenados convenientemente, podendo vir eventualmente acompanhados de tabelas, grficos ou figuras, com valores estatsticos para maior clareza; j) os dados experimentais obtidos so analisados e relacionados com os principais problemas que existam sobre o assunto, dando subsdios para a concluso". [UFP 92] A concluso apresenta de forma sinttica, os resultados da pesquisa, salientando a extenso e os resultados de sua contribuio, bem como seus mritos. Deve basear-se em dados comprovados. Para maior clareza no desenvolvimento do assunto, adotar o sistema de numerao progressiva. 12.1 Numerao Progressiva Consiste na diviso do trabalho em sees. No se deve subdividir em sees alm da terciria. Para maiores detalhes ver a NBR 6024 da ABNT. 12.1.1 Sees primrias Correspondem a diviso "captulo". So numeradas com a srie natural dos nmeros inteiros, a partir de um (1), pela ordem de sua colocao no documento. O ttulo desta seo, deve ser negritado e somente a primeira letra das palavras do ttulo maiscula. 12.1.2 Sees secundrias, tercirias, etc. So resultantes da diviso do texto dos captulos. Numeram-se sequencialmente com a srie natural dos nmeros inteiros, a partir de um (1) pela ordem de sua colocao no respectivo captulo.

O Captulo 11 subdivide-se numa seo secundria 11.1 negritada e que se Exemplo: subdivide em 2 sees tercirias, 11.1.1 e 11.1.2. O ttulo da seo secundria, deve ser negritado e somente a primeira letra das palavras do ttulo maiscula.
12.1.3 Alneas

As alneas incluidas numa seo caracterizam-se por meio de letras do alfabeto latino (a, b, c, ...) pela sua ordem. A letra, seguida de um parntese, colocada imediatamente antes da primeira palavra do texto da alnea. Exemplo: ver seo 12.3 Citaes. 12.2 Notas de Rodap Destinam-se a prestar esclarecimentos, comprovar uma afirmao ou justificar uma informao que no deve ser incluida no texto limitando-se ao mnimo necessrio. As notas de rodap so colocadas ao p da pgina, separadas do texto por uma linha de aproximadamente 1/3 da largura til da pgina, a partir da margem esquerda. Recomenda-se que a remisso para o rodap seja feita atravs de asterisco superescritos, para no ser confundida com outra numerao, eventualmente adotada no texto. 12.3 Citaes As citaes podem ser de trs tipos: a) citaes formais - quando transcrevem literalmente trechos de obras. Devem ser colocadas entre aspas. b) citaes conceptuais - quando com snteses pessoais reproduzem fielmente as idias de outros. c) citaes mistas - quando citaes conceptuais inserem palavras ou expresses retiradas do texto consultado. O relacionamento da citao com o documento de onde foi extrada ser feito acrescentando aps a citao, entre colchetes, as trs primeiras letras do sobrenome do autor, seguidas de dois ltimos algarismos do ano de publicao do trabalho. Exemplo: [HEV 90] 12.4 Ilustraes So consideradas ilustraes: grficos figuras fluxogramas frmulas quadros tabelas 12.4.1 Apresentao grfica As ilustraes devem ser apresentadas de forma clara e legvel tanto no original como nas cpias a serem obtidas. Os ttulos e legendas que acompanham as ilustraes, devem acompanhar a nitidez do texto. Para ilustraes que no possam ser apresentadas de acordo com as presentes normas, devero ser consultados o professor e a biblioteca. Sero indicadas no texto por (tab.1) para tabelas e por (fig.1) para figuras. a) Tabelas O ttulo da tabela preceder a mesma. A fonte, caso tenha, situa-se logo abaixo da tabela. obrigatria a indicao da fonte quando a tabela no for elaborada pelo autor. As tabelas devem ser abertas nas laterais. Caso algum valor tabulado merea explicao, esta poder ser salientada por um asterisco abaixo da tabela (colocar o mesmo smbolo ao lado direito e acima do valor em destaque). Quando uma tabela ocupar mais de uma pgina, no ser delimitada na parte inferior repetindo-se o cabealho na pgina seguinte. Para maiores informaes sobre a apresentao de tabelas consultar a "Norma para apresentao tabular" do IBGE. Exemplo:

12.4.2 Numerao As ilustraes so numeradas com a srie natural dos nmeros inteiros, a partir de um (1). Os nmeros, por tipo de ilustrao, devem ser seqnciais em cada captulo. Ex. Captulo 11, Tabela 11.1, Tabela 11.2... Frmulas s sero numeradas quando isto contribuir para uma maior clareza do texto. 12.4.3 Ttulo Toda ilustrao deve ser mencionada no texto e possuir um ttulo, colocado abaixo da mesma, com exceo da tabela.

12.4.4 Localizao As ilustraes devero ser localizadas preferencialmente, no prprio texto onde so referenciadas. Dependendo do volume de ilustraes a serem apresentadas, as mesmas podero ser reunidas em um anexo. Deixar algum espao entre a figura e o texto para separar os dois blocos de informao. 12.5 Anexos So constitudos por material suplementar ao texto, colocados aps o mesmo, para fins de esclarecimento ou documentao. No constituem parte essencial para o entendimento do trabalho e podem ser formados por conjuntos de tabelas muito detalhados para sua incluso no texto, notas tcnicas sobre mtodos, esquemas, cpias de documentos geralmente no acessveis ao leitor, estudos de casos muito longos, figuras, listagens, e quaiquer outros materiais ilustrativos. Cada Anexo designado pela palavra Anexo seguido de seu nmero de ordem. Exemplo: ANEXO 1 Folha de Rosto de Dissertaes e Teses ANEXO 2 Folha de Rosto de Trabalho Individual 12.6 Glossrio Constitui-se de uma lista em ordem alfabtica, de palavras especiais, de sentido pouco conhecido ou obscuro ou mesmo, de uso muito restrito, ou palavras em ingls acompanhadas de suas respectivas definies. Quando o glossrio se fizer necessrio, dever ser colocado depois dos anexos e antes da bibliografia. 12.7 Referncias Bibliogrficas & Bibliografia

Referncia bibliogrfica um conjunto de elementos que permite a identificao de documentos utilizados, no todo ou em parte, pelo autor de um trabalho. A correta e completa identificao de um texto facilitar o processo de sua localizao e obteno por um leitor interessado. Exemplos de referncias bibliogrficas so encontrados no Anexo 11. recomendado ainda a consulta a NBR 6023 da ABNT. Como regras gerais na apresentao das referncias bibliogrficas considerar: 1) A partir da segunda linha os dados so colocados debaixo da terceira letra da entrada; 2) Os vrios conjuntos de elementos da referncia bibliogrfica devem ser separados entre si por "ponto", seguindo de um espao; 3) Utilizar letras maisculas para: sobrenome(s) principal do(s) autor(es), nomes de entidades coletivas que so autoras, primeira palavra da referncia quando a entrada pelo ttulo, ttulos de eventos (Congressos, Encontros, etc)

So considerados elementos essenciais a identificao de um documento: autor; ttulo; edio; local, editora e data de publicao; paginao inicial e final, quando se tratar de captulo ou parte de um documento.

So considerados elementos complementares: paginao do documento no todo; notas que esclarecem quanto a forma do documento, por exemplo: teses, entrevistas, resenhas.

12.7.1 Chamada no texto No texto, aps a ltima palavra da idia ou citao utilizada, colocar, entre colchetes, as trs primeiras letras do sobrenome do autor seguida dos dois ltimos algarismos do ano de publicao do trabalho. Se o documento no apresentar ano de publicao, registrar a dcada aproximada.

Ex: [AGR 77] [AGR 7?]


Em caso de citao de dois ou mais trabalhos do mesmo autor, com o mesmo ano de publicao, diferenciar cada um utilizando letras minsculas aps o ano de publicao. Ex: [NAV 74] e [NAV 74a] Quando na citao, as trs primeiras letras do sobrenome de um autor coincidem com outro autor, diferenciar usando como 3ª letra da chamada a 1ª letra do prenome de um dos autores.

Ex: NAVALE, Philippe [NAV 91] NAVARRO, Jos [NAJ 91]


Recomenda-se no utilizar notas de rodap para referncias bibliogrficas, reunindo todas na Bibliografia final do trabalho. 12.7.2 Arranjo das Referncias Bibliogrficas

As referncias bibliogrficas, em ordem alfabtica de autor e ttulo para todo tipo de documento consultado constituem a bibliografia includa no final do trabalho. Na bibliografia, no usar entrada de travesso, para o mesmo autor.

13 Dissertao/Tese
13.1 Tiragem inicial Dois meses, no mnimo, antes de expirar o prazo para a apresentao da dissertao/tese o seu julgamento dever ser requerido Comisso Coordenadora, em ofcio dirigido ao Coordenador do PPGC. O ofcio dever ser acompanhado, de tantos exemplares da dissertao/tese, quantos forem os membros da banca examinadora. Os exemplares j devero ser editados conforme estas normas. Por ocasio da defesa da dissertao/tese, a banca examinadora poder determinar que, sejam feitas correes e alteraes no texto. 13.2 Tiragem definitiva No prazo estabelecido pela banca examinadora, aps a defesa da dissertao/tese, o candidato dever entregar, ao presidente da mesma, o texto corrigido. O texto encaminhado Biblioteca do Instituto de Informtica/PPGC para o parecer final quanto a sua apresentao fsica. A biblioteca fornecer um atestado, o qual juntamente com o texto dever ser encaminhado Secretaria do PPGC. Aps a homologao da dissertao ou tese, pela Comisso Coordenadora do PPGC, sero feitas 10 (dez) cpias do original editado, na Pr-Reitoria de Ps-Graduao (PROPG). 13.3 Cadastro O aluno dever solicitar secretaria do Curso o FORMULRIO DE CADASTRO DE TESES do Ministrio da Educao e Cultura, que ser preenchido e entregue na secretaria antes da defesa da dissertao. 13.4 Folha com as assinaturas dos Membros da Banca Examinadora Usada somente para dissertaes e teses. Deve ser a ltima pgina do trabalho, colocada imediatamente antes da contracapa (Anexo 12). Esta folha fornecida pela Secretaria do PPGC, para ser assinada pelos componentes da banca aps a defesa.

14 Trabalho Individual
O Trabalho Individual visa estimular a criatividade e desenvolver a habilidade para a pesquisa, atravs da busca de solues para problemas de interesse e respectiva publicao dos resultados ou atravs da realizao de pesquisa bibliogrfica, com exposio sinttica das idias encontradas e anlise crtica e comparativa do material. Todo trabalho individual originar uma publicao interna, que dever ser apresentada (editada, margens, bibliografia, etc.) tendo por base estas normas. A primeira folha ter o formato descrito no Anexo 2. Os resumos portugus e ingls devero ser no mximo de 500 palavras e devero conter ainda as palavras-chave nos respectivos idiomas. A capa externa ser a capa usual do PPGC, adquirida na Secretaria do PPGC. Cada trabalho individual, receber um nmero fornecido pela Secretaria do PPGC. Antes da impresso final consultar esta Secretaria para obt-lo. Devero ser entregues na Secretaria do PPGC duas cpias do trabalho (uma das quais em brochura).

15 Relatrio de Pesquisa
considerado Relatrio de Pesquisa todo aquele documento oriundo de uma pesquisa e que possua um nvel que justifique sua distribuio externa. Ex: artigos do tipo enviados a congressos nacionais, internacionais, revistas, etc... O enquadramento dentro desta categoria ser solicitado pelo autor orientador. O trabalho dever ser entregue editado de acordo com estas normas. A primeirafolha ter o formato descrito no Anexo 3.

A segunda folha dever conter um resumo do trabalho em portugus e em ingls; e uma lista de palavras-chave que identifiquem o contedo do texto. O relatrio possuir numerao prpria fornecida pela Biblioteca. O texto poder ser em lngua portuguesa, em lngua inglesa em outra a critrio do orientador do trabalho. Um original, em folhas soltas, dever ser entregue Biblioteca que far divulgao para as instituies interessadas.

16 Exame de Qualificao
O Exame de Qualificao constar de uma monografia, de no menos que 50 pginas e no mais que 150 pginas, na qual o doutorando dever comprovar proficincia: em abrangncia numa rea de conhecimento; em profundidade, num tema de pesquisa escolhido dentro da rea. Maiores informaes sobre o contedo sero fornecidas pelo orientador. A monografia dever ser editada de acordo com estas normas. A primeira folha (folha de rosto) ter o formato descrito no Anexo 4. O Exame de Qualificao receber um nmero fornecido pela Secretaria do PPGC. Devero ser entregues nesta Secretaria duas cpias, uma das quais em brochura. A capa dever ser adquirida neste mesmo local.

17 Projeto de Diplomao
O Projeto de Diplomao representa a consolidao dos conhecimentos adquiridos, pela realizao de um trabalho tpico da rea de Computao, sob a orientao de um professor. A estrutura do trabalho dever ser a seguinte: folha de rosto (Anexo 5); dedicatria e agradecimentos opcionais; sumrio; lista de figuras; lista de tabelas; resumo e abstract acompanhados por palavras-chave; introduo; anlise dos trabalhos j realizados sobre o mesmo tema; desenvolvimento; concluses e sugestes para trabalhos futuros; bibliografia. O Trabalho dever ser editado de acordo com estas normas. Trs cpias devero ser entregues Secretaria da COMGRAD/CIC, antes da apresentao do trabalho. Aps a apresentao e aprovao, uma cpia dever ser entregue Secretaria da COMGRAD/CIC que encaminhar, posteriormente, Biblioteca.

ANEXOS Anexo 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMTICA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM COMPUTAO Um Estudo para a Implantao de Variveis Hierrquicas na Linguagem ALGOL B6700/B7700 por

CARLOS LUIS VASQUES DA SILVA Dissertao submetida avaliao, como requisito parcial para a obteno do grau de Mestre em Cincia da Computao Prof. Felipe Castro

Orientador Prof. Paulo Amaral Co-orientador Porto Alegre, setembro de 1988.

Anexo 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMTICA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM COMPUTAO TOLK Uma Linguagem para Implementao de Sistemas Multiprogramas em Microcomputadores

por JOS ANTONIO MACHADO T.I 01 PPGC-UFRGS Trabalho Individual I Prof. Sergio Pacheco Orientador

Porto Alegre, maro de 1990.

Anexo 3
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informtica Programa de Ps-Graduao em Computao O Simulador de Arquiteturas Hipercbicas iPSC/2 MANUAL DO USURIO por Cezar Monteiro

RP-180

Maio/92

Relatrio de Pesquisa

RGOS FINANCIADORES: (se for o caso)

UFRGS - II - PPGC Caixa Postal 15064 - CEP 91509-900 Porto Alegre - RS - BRASIL Telefone: (051) 316-6155 Fax: (051) 319-1776 Email: PGCC@INF.UFRGS.BR

Anexo 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMTICA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM COMPUTAO

Programao orientada a agentes por ANALA A. AMANDI Exame de Qualificao EQ-02 PPGC-UFRGS Profa. Ana Price Orientadora Porto Alegre, maio de 1996.

Anexo 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMTICA CURSO DE BACHARELADO EM CINCIA DA COMPUTAO

Sistemas Multiprogramas em Microcomputadores

por

RICARDO SOUZA Projeto de Diplomao Prof. Ablio da Silva Orientador

Porto Alegre, dezembro de 1996.

Anexo 6 Sumrio

Anexo 7 Lista de Abreviaturas


abs. Absoluto CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico fig. Figura

IES pg.

Instituio de Ensino Superior Pgina

Anexo 8 Lista de Smbolos


Procedncia maior Procedncia menor Procedncia igual Beta Sinal de pargrafo

Anexo 9 Lista de Figuras

Anexo 10 Lista de Tabelas

Anexo 11 Exemplos de Referncias Bibliogrficas


Para maiores detalhes veja a Norma Brasileira NBR 6023 da ABNT. 1) Livros, Anais de Congresso, Folhetos e Manuais quando utilizados integralmente.

2) Captulo ou parte de Livro:

3) Fascculo de Peridico quando utilizado integralmente.

4) Artigo de Peridico

5) Artigo de anais de congressos Quando acontece 2 ou mais eventos simultaneamente, e na folha de rosto dos anais, no constar a indicao de qual evento pertence os anais, colocar o evento de maior abrangncia. Caso os 2 eventos recebam o mesmo destaque citar os dois separando-os com ponto e vrgula (;).

6) Artigo de anais de congresso publicado em revista cientfica

7) Informaes obtidas atravs da rede

8) Citao de citao Todo artigo citado em uma fonte consultada deve ser citado no texto, o citado e o consultado, e na bibliografia apenas onde foi consultado. Ex.: segundo Silva, citado por (ou Apud) [SAN 89] p. 23... 9) Informaes no impressas Coloca-se, logo aps a bibliografia em folha separada, todas as informaes tais como informaes verbais (orientador x orientando), conversas telefnicas, palestras, etc., que sejam significativas para elaborao do trabalho.

Elementos importantes: Autor, assunto, local, instituio, dia, ms e ano; e a indicao do que se trata. Sugestes de ttulo para esta seo: Outras Fontes Outras Fontes de Consulta Outras Informaes Informaes no bibliogrficas Outras fontes no impressas

Anexo 12

LAC - Linguagem de Agentes Concorrentes.


por

Ahmed Ali Abdalla Esmin

Dissertao apresentada aos Senhores: ____________________________________ Prof. Dr. Cludio Jos de Lima ____________________________________ Prof. Dr. Jean-Marie Barco (UFSC) ____________________________________ Prof. Dr. Sergio Macedo Vista e permitida a impresso. Porto Alegre, ___/___/___.

____________________________________ Prof. Dr. Antonio Castro, Orientador.

Bibliografia

Das könnte Ihnen auch gefallen