Sie sind auf Seite 1von 3

CRISE DE 1929:

Enquanto a Europa estava se recompondo da IGM e a Rssia estava experimentando as mudanas de regime passando a ser uma economia socialista, j que a economia capitalista sofreu um grande abalo, e esse perodo ficou conhecido como a Grande Depresso, que comeou em 1929. O crescimento econmico dos EUA esbarrou nos limites da expanso do mercado, ou seja, a capacidade de produo era maior que a capacidade de consumo. Outro aspecto importante para a propagao da crise foi impossibilidade de os pases devedores honrarem seus compromissos, ou seja, pagar as suas dvidas. # Panorama Internacional: A Europa se encontrava arrasada devido sua derrota na IGM; sua capacidade produtiva agrcola e industrial estava comprometida. Com ascenso dos EUA e a derrota da Europa, o mercado consumidor europeu ficou disposio dos EUA, pois aps a sua derrota (Europa) na IGM ela passou a ser cada vez mais dependente dos EUA, pois o mesmo lhe concedia emprstimos para que ela pudesse se reerguer.

Os EUA tiveram uma rpida industrializao, sendo o principal plo industrial situado no Nordeste do pas. A indstria txtil, as siderurgias, as metalrgicas... Expandiam-se rapidamente. No incio do sc. XX, a indstria automobilstica ganhava cada vez mais espao na vigorosa economia norte-americana. Os grandes conglomerados financeiros e industriais fundiam-se surgindo empresas monopolistas, ou seja, aquelas que sozinhas dominam o mercado, como tambm a formao de oligoplios, domnio de mercado por poucas empresas que fazem acordos entre si para manter uma situao de privilgio. Ou seja, o mercado interno estadunidense se encontrava forte e crescente. #Fortalecimento da Economia: Durante a IGM, a economia norte-americana desenvolveu-se ainda mais: os EUA, at sua entrada no conflito, comerciaram com ambos os lados beligerantes, tornando-se a mais forte economia do mundo. As exportaes norte-americanas no se restringiram aos produtos agrcolas e aos bens e mercadorias industriais. Uma nova frente muito promissora se abriu aos grandes conglomerados empresariais: abertura de crditos aos aliados, seguida da concesso de emprstimos Inglaterra e a frana. Houve nos EUA um aumento expressivo do mercado com a elevao do nvel de emprego. Com o fim da IGM, em 1918, o EUA no reivindicou e nem props mecanismos que garantissem sua participao nas reparaes financeiras de guerra pela Alemanha perdedora. Ao contrrio, os EUA passaram a investir maciamente no pas derrotado. Com isso, o mercado europeu ficou (aparentemente) cativo, submisso. E os EUA, utilizavam como instrumento de estmulo ao consumo em massa, a propaganda. Gerando assim, o surgimento de uma sociedade de consumo. American way of life (Estilo americano de vida), uma expresso referente a um suposto "estilo de vida" praticado pelos habitantes dos Estados Unidos da Amrica. um exemplo de uma modalidade comportamental desenvolvida no sculo 17 e praticada at hoje. Se refere a um ethos nacionalista que se prope aderir aos princpios de vida, a liberdade e a procura da felicidade (direitos no-alienveis de todos americanos de acordo com a Declarao de Independncia). Pode-se relacionar o American way com o American dream. Assim, gerando crescentes investimentos na bolsa de valores.

Nos EUA havia emprego, os preos caam, a agricultura produzia muito e o consumo era incentivado pela expanso do crdito e pelo parcelamento do pagamento de mercadorias. Mas tambm, havia as: # Contradies: WASP a sigla que em ingls significa "Branco, Anglo-Saxo e Protestante" (White, AngloSaxon and Protestant). Com frequncia usada em sentido pejorativo, presta-se a designar um grupo relativamente homogneo de indivduos estadunidenses de religio protestante e ascendncia britnica que supostamente detm enorme poder econmico, poltico e social. Costuma ser empregada para indicar desaprovao ao poder excessivo de que esse grupo gozaria na sociedade norte-americana. Salvo em tom jocoso, incomum que algum se refira a si mesmo como um WASP. Em termos mais genricos, a expresso pode ser aplicada a qualquer descendente de europeus ocidentais (no necessariamente britnicos), mas no a catlicos, judeus, negros, latinos, nativos americanos e asiticos. Racismo Puritanismo Moralismo: Lei Seca (Voc no podia produzir e nem vender.) Mfia (A lei seca beneficiou a mfia, pois o lcool estava proibido de vender, logo, s era vendido ilegalmente pela mfia.) Antissindicalismo Especulao.

# A crise:

Porm, a economia europia posteriormente se restabeleceu e passou a importar cada vez menos dos Estados Unidos. Com a retrao do consumo na Europa, as indstrias norte-americanas no tinham mais para quem vender. Haviam mais mercadorias do que consumidores, ou seja, a oferta era maior que a demanda; consequentemente os preos caram, a produo diminuiu e logo o desemprego aumentou. A queda dos lucros, a retrao geral da produo industrial e a paralisao do comrcio resultou na queda das aes da bolsa de valores e mais tarde na quebra da bolsa. Portanto, a crise de 1929 foi uma crise de superproduo. # As conseqncias: A quebra da bolsa de NY; Falncias; Desempregos; Fazendas tomadas pelos bancos (Os bancos haviam emprestado dinheiro para os fazendeiros investirem em suas fazendas, porm com a quebra da bolsa, os mesmos no tinham como pagar suas dvidas ao banco, logo, a sada que o banco encontrou foi tomar as fazendas); Retrao dos investimentos externos dos EUA (Os pases que haviam investido nos EUA retiraram o investimento rapidamente para evitarem prejuzos); Internacionalizao da crise: Crise do caf (Brasil) Fim do Plano Davis Foi o plano no qual os EUA emprestavam dinheiro para a Alemanha se reconstruir (Alemanha). Pessoas que se utilizavam de bancos, temendo uma possvel falncia destes, removeram destes os seus fundos. Assim, vrias instituies bancrias foram fechadas. Suicdios Era comum, casos de suicdio por parte de empresrios, acionistas e investidores em geral, que haviam perdido tudo o que possuam; E tambm por parte de outros civis, que, com a

crise, se haviam endividado e/ou no possuam forma alguma de sustento devido ao fato de estarem desempregados # As solues: Nos EUA: New Deal (1933) Uma srie de leis que forneceriam ajuda social s famlias e pessoas que necessitassem, forneceriam empregos atravs de parcerias entre o governo, empresas e os consumidores, e reformou o sistema econmico e governamental americano, de modo a evitar que uma recesso deste gnero ocorresse futuramente. - Intervencionismo estatal (capitalismo; keneysiano) - O governo americano tambm diminuiu as tarifas alfandegrias em certos produtos estrangeiros, assim estimulando o comrcio domstico - Obras pblicas (para gerar empregos) - Limita a produo (AAA e NIRA) - Crdito fcil e barato para as empresas - Estado de bem estar social No Brasil: Golpe de 1930 - Queima do Caf. Na Alemanha: Ascenso do Nazismo. Porm, apesar dos programas governamentais criados com o intuito de reduzir o desemprego, cerca de 15% da fora de trabalho americana continuava desempregada em 1940. Foi necessria a entrada do pas na Segunda Guerra Mundial para que as taxas de desemprego cassem aos nveis de 1930, de 9%. A entrada do pas na guerra acabou com os efeitos negativos da Grande Depresso, e a produo industrial americana cresceu drasticamente, e as taxas de desemprego caram. No final da guerra, apenas 1% da fora de trabalho americana estava desempregada. Perto do final da guerra, os Estados Unidos e todos os outros 44 pases Aliados assinaram o que conhecido como os Acordos de Bretton Woods, com o intuito de evitar futuramente uma nova crise monetria e econmica da escala da Grande Depresso.

Das könnte Ihnen auch gefallen