Sie sind auf Seite 1von 5

Mais imagens de vestes

Sbado tarde
VERSO PARA MEMORIZAR: Porque, dizia: Se eu apenas Lhe tocar as vestes, ficarei curada (Mc 5:28). Leitura para o estudo desta semana: Mc 5:24-34; Lc 8:43-48; Jo 13:1-16: 19:23, 24; Mt 26:5968; 27:27-29. Em certo sentido, no deveramos ficar surpresos de que possamos extrair muitas lies das vestes mencionadas na Bblia. Por que nos surpreenderamos? Afinal, roupas fazem parte de ns; elas podem dizer muito a nosso respeito e sobre quem somos, mesmo quando nenhuma voz ouvida. Estando certos ou errados, frequentemente fazemos julgamentos sobre outros pelo que eles vestem ou como se vestem. A lio desta semana focaliza a questo do traje, no contexto de Jesus. Vamos explorar a experincia da mulher que teve f, quando tudo o que tinha para fazer era tocar a roupa do Mestre a fim de ser curada. H tambm o episdio de Jesus, tirando uma parte de Seu vesturio para lavar os ps dos discpulos. Em seguida, analisaremos o sumo sacerdote que, diante do Senhor, praticou um ato que selou a condenao do altivo dirigente. Ento, veremos Jesus com as vestes de escrnio que Lhe foram impostas pelos soldados romanos. Finalmente, focalizaremos os soldados lanando sorte sobre as vestes de Cristo, em cumprimento de uma antiga profecia. So apenas roupas, verdade; mas, evidentemente, cheias de simbolismo e significado.

Ano Bblico J 29

Domingo

Ano Bblico J 32

Quem Me tocou nas vestes?


Marcos 5:24-34 e Lucas 8:43-48 contam a histria da mulher que, havia doze anos , lutava com uma hemorragia. Alm de ter sido essa uma condio mdica perigosa, em si mesma, naquela cultura, a doena carregava o estigma da impureza ritual, o que, sem dvida aumentava a misria daquela mulher. Enquanto isso, os mdicos nada podiam fazer. Ela vivia to desesperada, que gastou todo o dinheiro; todavia, somente piorava, o que no de surpreender, considerando os tipos de tratamento mdico existentes naquela poca. Mal podemos imaginar quanto sofrimento e culpa ela carregava por causa de sua enfermidade. Ento, apareceu Jesus, Aquele que realizava milagres incrveis. 1. Leia Marcos 5:24-34 e Lucas 8:43-48. Que significado existe no fato de que a mulher acreditou que seria curada apenas tocando as vestes de Jesus? Aquela mulher tinha muita f em Jesus; o bastante para crer que, se ela pudesse tocar Suas roupas, seria curada. Na verdade, no foram as vestes em si mesmas que a curaram, nem mesmo o toque. Foi apenas o poder de Deus operando em algum que, em total desespero, foi ao Senhor com f, consciente da

prpria impotncia e necessidade. Aquele toque foi a revelao da f em obras, e cristianismo significa exatamente isso. 2. Por que Jesus teria desejado saber quem havia tocado Suas vestes? Ao fazer a pergunta e ao tornar pblicos o ato e a cura da mulher, Jesus a usou como instrumento de testemunho queles que O rodeavam. Certamente, Ele queria que outros soubessem o que havia acontecido e, provavelmente, Ele tambm quisesse que ela entendesse que no havia nenhum poder mgico em Suas vestes, capaz de produzir a cura. Mas o poder de Deus havia operado nela atravs de seu ato de f. Entretanto, por mais embaraosa que sua condio tivesse sido, ela estava curada e podia testemunhar sobre o que Cristo lhe fizera. Como podemos aprender ir ao Senhor, como fez aquela mulher, em f e submisso, conscientes de nosso desamparo? Mais ainda: Como podemos conservar a f e a confiana nEle, quando a cura que pedimos no acontece como desejamos?

Segunda

Ano Bblico J 35

Ele tirou as vestes


Nos ltimos dias da vida de Cristo, Ele Se encontrou com os discpulos no cenculo para celebrar a Pscoa, festa nacional israelita, comemorativa de sua libertao da escravido egpcia. Todavia, nem tudo estava bem. A atmosfera no cenculo parecia estar densa por causa das tenses e m vontade. Pouco tempo antes, os discpulos estiveram discutindo sobre quem devia ocupar o lugar principal no reino. Agora, estavam juntos para celebrar a Pscoa, que deveria lhes ter falado a respeito da grande necessidade da graa salvadora de Deus na vida deles e de quo dependentes eles eram de Cristo. 3. Leia Mateus 20:20-28. Depois de passar muito tempo com Jesus, que importante lio os discpulos tinham deixado totalmente de captar? Como se as atitudes dos discpulos no fossem suficientemente ms, ainda havia Judas, o traidor, agindo como se nada houvesse de errado. Em meio a tudo isso, quando Jesus tinha todo o direito de estar desgostoso com eles, que atitude o Mestre tomou? 4. Leia Joo 13:1-16. Qual a lio ensinada por Jesus aqui? Por que, de muitas maneiras, ela a chave para compreendermos o que significa ser seguidor de Cristo? Era costume dos discpulos fazer proviso para lavar os ps, a fim de limp -los da sujeira das ruas. Esse era trabalho para um servo. Mas os discpulos no tinham servos. E nenhum deles se curvaria para fazer essa humilhante tarefa. Quando Jesus tirou a vestimenta de cima e comeou a lavar os ps daqueles homens, o corao deles se comoveu. Eles haviam declarado ser Cristo o Filho de Deus. O fato de que o Filho de Deus Se curvasse para fazer o trabalho de um servo os envergonhava. O texto diz que, antes de fazer isso, Cristo tirou a vestimenta de cima , mostrando Sua boa vontade para Se humilhar e abaixar a qualquer nvel necessrio para alcanar Seus seguidores. Ento, como se tudo isso no fosse bastante, sabendo perfeitamente bem o que estava no corao de Judas, Ele tambm lhe lavou os ps. Quo baixo voc est disposto a ir pelo bem de outras pessoas? Qual foi a ltima vez em que voc tirou as vestimentas para ministrar s necessidades dos que esto ao seu redor?

Tera

Ano Bblico J 38

Nem rasgar as suas vestes

O sumo sacerdote entre seus irmos, sobre cuja cabea foi derramado o leo da uno, e que for consagrado para vestir as vestes sagradas, no desgrenhar os cabelos, nem rasgar as suas vestes (Lv 21:10). 5. O que podemos ler na atitude do sumo sacerdote, ao rasgar suas vestes em reao resposta que Cristo lhe deu? Mt 26:59-68; Mc 15:38; Hb 8:1 O sumo sacerdote rasgou as prprias vestes para simbolizar que Jesus estava para ser condenado morte. Esse ato tambm traduzia a indignao de Caifs e significava seu horror diante da suposta blasfmia que diziam ter Cristo proferido, ao Se declarar Fil ho de Deus. A lei mosaica proibia ao sumo sacerdote rasgar suas vestes clericais (Lv 10:6; 21:10), porque aquelas vestes simbolizavam a perfeio do carter de Deus. Rasg-las era o mesmo que profanar o carter de Deus, desfigurar Sua perfeio. Assim, a ironia foi que Caifs era culpado de transgredir a prpria lei que ele mesmo defendia. Isso o tornava indigno de seu ofcio. Pior que isso, a penalidade para esse delito era a morte. Em tudo isso, irnico que Jesus, que nada tinha feito de errado, estava para ser condenado morte pela instigao do sacerdote que, por causa de suas aes, merecia morrer. O simbolismo do gesto de rasgar as vestes era profundo. Era o comeo do fim de todo o sistema terrestre de sacerdcio e sacrifcio. Em breve, seria inaugurado um sistema novo e melhor, tendo Cristo como novo Sumo Sacerdote ministrando no santurio celestial. As vestes do sacerdcio terrestre, to cheias de simbolismo e significado para seu tempo, logo se tornariam smbolos de um sistema destitudo de qualquer significado e perto do fim. Quo terrvel que os lderes religiosos estivessem to cegos pelo dio, cime e temor, que quando Cristo veio Aquele para quem o sistema religioso de ento apontava muitos daqueles lderes (no todos) no perceberam! Era o povo comum que aceitava Jesus como Messias e assumia o trabalho que aqueles sacerdotes deveriam ter feito. Em que sentido podemos ser apanhados em nosso senso de justia prpria, de superioridade moral e espiritual, que nos torna cegos para as importantes verdades que o Senhor deseja que aprendamos?

Quarta

Ano Bblico Sl 1

Vestes de zombaria
Logo a seguir, os soldados do governador, levando Jesus para o pretrio, reuniram em torno dEle toda a coorte. Despojando-O das vestes, cobriram-nO com um manto escarlate; tecendo uma coroa de espinho, puseram-lha na cabea e, na mo direita, um canio; e, ajoelhando-se diante dEle, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus! (Mt 27:27-29). 6. Qual a terrvel ironia que aparece no texto acima? O que isso nos diz sobre a ignorncia, insensatez e crueldade humanas? Ser que o mundo hoje ainda trata seu Redentor de forma to impiedosa? Leia Lc 23:10, 11; Mc 15:17-20 Jesus foi desprovido de Suas vestes e trajado com um manto escarlate ou purpreo. Esse manto pode ter sido a capa de um soldado ou um dos velhos trajes de Pilatos. Prpura era a cor da realeza. Em zombaria, aquele manto foi lanado sobre os ombros dAquele que Se dizia rei. Nenhum rei completo sem a coroa. Os torturadores de Jesus modelaram para Ele uma de espinhos, tirados de pontiagudos arbustos que cresciam na regio da Palestina, e colocaram em Suas mos um canio, como imitao de um cetro real. Ento, se inclinaram diante dEle em zombaria, aclamando -O rei dos judeus. Mas, enquanto a zombaria do sacerdote consistia de um ataque autoridade espiritual de Jesus, a dos soldados atacava Sua soberania poltica. O verdadeiro Rei estava exposto em uma cerimnia de escrnio, vestindo roupas de zombaria. Aquele que ofereceu ao mundo pecaminoso Suas vestes de justia e perfeio, agora, estava vestido com trajes de zombaria. O mais incrvel que Jesus suportou tudo isso, pelo menos em parte, por causa de Seu amor por aqueles que O tratavam daquela maneira. Quantos de ns, no momento em que algum nos ameaa ou maltrata,

reagimos com ira e buscamos vingana! Porm, devemos olhar o exemplo que Jesus nos deixou, ao reagir a esse tratamento. Como voc responde, ao ser tratado injustamente? O que voc pode extrair do exemplo de Cristo, para agir de modo diferente na prxima vez em que isso acontecer?

Quinta

Ano Bblico Sl 10

Repartiram entre si as Minhas vestes


difcil imaginar a humilhao que Jesus suportou. Depois da cerimnia de zombaria feita pelos soldados, Ele foi levado para a cruz e, ali, foi despido dos ltimos vestgios de Suas posses terrestres, as roupas tiradas de Suas costas. Aoitado, rejeitado, humilhado, zombado e, agora, despido e crucificado, Jesus estava, na verdade, bebendo o clice amargo que, desde a fundao do mundo (Ap 13:8), Lhe estava reservado. 7. Leia Joo 19: 23, 24 (ver tambm Mt 27:35). Que significado proftico a Bblia apresenta para o que aconteceu ali, e por que isso importante? Perceba que ali ocorria o maior episdio em toda a histria csmica, diante dos soldados preocupados com algo to mesquinho como dividir entre si as roupas de uma vtima! Todavia, a ao deles no era to trivial, porque a Bblia mostra que os soldados estavam cumprindo uma profecia. Joo liga o episdio diretamente ao Salmo 22:18 (Mateus tambm o faz), dizendo que tudo aconteceu para se cumprir a Escritura , dando assim mais evidncia para nossa f. Pense no que isso poderia ter significado para Jesus. Com o peso dos pecados de todo o mundo caindo sobre Ele, a separao do Pai O esmagando, Jesus viu os soldados dividindo Suas roupas e lanando sortes sobre a tnica, em cumprimento da profecia. Isso facilmente Lhe poderia ter dado coragem extra para suportar o que estava enfrentando na cruz. As aes dos soldados eram mais evidncias de que, independentemente de quo terrvel fosse a provao, quo terrvel o sofrimento, a profecia estava sendo cumprida, Seu ministrio terrestre estava se aproximando do grande clmax, e a proviso para salvao de todo o ser humano que a pedisse pela f devia ser feita. Assim, Jesus devia suportar tudo, e Ele o fez. Que profecias bblicas voc acha que ajudam mais a confirmar sua f, especialmente em tempos de necessidade, quando ela provada pelo sofrimento?

Sexta

Ano Bblico Sl 18

Estudo adicional
Leia de Ellen G. White, A Cincia do Bom Viver, p. 59-63: O toque da f ; O Desejado de Todas as Naes, p. 342, 343: O toque da f , p. 728-731: Na sala de julgamento de Pilatos , e p. 746: Calvrio . Os inimigos de Jesus aguardavam Sua morte com impaciente esperana. Esse acontecimento, imaginavam, apagaria para sempre os rumores de Seu divino poder e as maravilhas de Seus milagres. Lisonjeavam-se de que no mais teriam de tremer por causa de Sua influncia. Os insensveis soldados, que haviam pregado o corpo de Jesus na cruz, dividiram entre si Suas vestes, contendendo sobre uma pea, que era uma tnica sem costura. Finalmente, decidiram o assunto lanando sortes. A pena da inspirao descreveu a cena, com pormenores, centenas de anos antes: Pois Me rodearam ces: o ajuntamento de malfeitores Me cercou, traspassaram-Me as mos e os ps. ... Repartem entre si os Meus vestidos, e lanam sortes sobre a Minha tnica (Sl 22:16 e 18; Ellen G. White, Histria da Redeno, p. 223, 224).

Perguntas para reflexo: 1. Na classe, comente sobre profecias bblicas que cada pessoa achar especialmente animadoras. Como essas profecias nos revelam o fato de que Deus verdadeiramente nos tem dado boas razes para crer? 2. Faa uma reviso dos ltimos dias da vida de Cristo e a incrvel humilhao, autonegao e sofrimento que Ele teve que suportar. Que lies podemos extrair dessa experincia? Como podemos aprender a morrer para o eu , da maneira que Jesus nos revelou? 3. Pense sobre a total ignorncia dos soldados que zombaram de Jesus, com o manto escarlate e a coroa de espinhos. Ou naqueles que dividiram Suas roupas, totalmente alheios ao que estava realmente acontecendo. Acaso, a ignorncia sobre o que estavam fazendo desculpa as aes deles? Respostas sugestivas: 1: A cura no ocorreu por causa do toque nas vestes, mas pelo que estava por trs do toque (f), e por trs das vestes (Jesus). 2: Para que a mulher tivesse certeza de que a cura ocorreu por sua f em Jesus, e para que mais pessoas tivessem f. 3: O fato de que Jesus vestiu as roupas de um servo, para salvar. Os discpulos deviam ter essa mesma atitude. 4: Jesus amou os discpulos, tirou Suas vestes e agiu como Servo, dizendo que devemos fazer o mesmo. 5: Quebrou a lei, ao rasgar as vestes e se desqualificou o ministrio; a lei cerimonial foi abolida quando o vu se rasgou. 6: Jesus foi vestido com roupas de rei, e coroa de espinhos, em sinal do desprezo das pessoas que queria salvar. 7: As vestes no eram de uma vtima qualquer; eram do Salvador, confirmando as profecias.

Das könnte Ihnen auch gefallen