Sie sind auf Seite 1von 5

http://sitededicas.uol.com.br/fabula30a.

htm

Ratos e as Doninhas
Autor: Esopo[1] As Doninhas e os Ratos estavam sempre em p de guerra uns contra os outros. cada batalha, as Doninhas sempre saam vitoriosas, levando consigo um grande nmero de Ratos, que lhes serviam de refeio para o dia seguinte. Desesperados, os Ratos resolveram fo rmar um conselho para tratar do assunto, e assim chegaram concluso, que os Ratos sempre levavam desvantagem porque no tinham um lder. Definida a questo, em seguida, um grande nmero de generais e comandantes foram escolhidos dentre os mais eminentes e notrios Ratos da comunidade. Isso, evidentemente era motivo de orgulho para aqueles que, sendo mais bem posicionados socialmente, enxergavam ali uma clara forma de reconhecimento pblico desse status. Para diferenci-los dos soldados comuns, quando estivessem na linha de frente, em meio ao campo de batalha, os novos lderes orgulhosamente ostentavam sobre suas cabeas, ornamentos e adereos feitos de penas ou palha. Ento, depois de uma longa preparao da tropa de Ratos, aps muitos estudos em tticas de guerrilha, eles enviaram um desafio para as Doninhas. As Doninhas, claro, aceitaram o desafio com nsia, uma vez que, estar sempre de prontido para a luta era seu lema, especialmente quando estavam de olho numa refeio. Assim, imediatamente atacaram a brigada dos Ratos em grande nmero. Logo a linha de frente dos Ratos sucumbiu diante do ataque, e o restante da armada imediatame nte bateu em retirada, numa fuga desesperada para se abrigarem em seus buracos. Os soldados rasos entraram com facilidade em suas estreitas tocas, mas os Ratos lderes no tiveram a mesma sorte, uma vez que, no conseguiram entrar a tempo em seus abrigos . Ocorre que os exagerados adereos que carregavam sobre suas cabeas, atrapalharam de forma decisiva seus movimentos. Assim, nenhum deles conseguiu escapar do ataque das famintas Doninhas.

Moral A Grandeza tem suas desvantagens.

da

Histria:

y Que tipo de relacionamento existia entre os Ratos e as Doninhas? y Nesse tipo de relao, algum dos lados ganhava alguma coisa? Descreva seu parecer sobre essa questo. y Dentro da comunidade dos Ratos, os indivduos eram considerados iguais entre si ? y Por que os Ratos, de repente, resolveram se reunir?

y Que deciso eles tomaram depois dessa importante reunio? y As consequncias das aes planejadas na reunio foi coisa satisfatria para toda comunidade? y Voc capaz de explicar, com suas palavras, o significado da Moral da Fbula?

A Raposa e as Uvas
Autor: Esopo[1]

Uma Raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas ramas de uma viosa videira, alguns cachos de exuberantes Uvas negras, e mais importante, maduras. No pensou duas vezes, e depois de certificar-se que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher seu alimento. Ela ento usou de todos os seus dotes, conhecimentos e artifcios para peg-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou se cansando em vo, e nada conseguiu. Desolada, cansada, faminta, frustrada com o insucesso de sua empreitada, suspirando, deu de ombros, e se deu por vencida. Por fim deu meia volta e foi embora. Saiu consolando a si mesma, desapontada, dizendo: "Na verdade, olhando com mais ateno, percebo agora que as Uvas esto todas estragadas, e no maduras como eu imaginei a princpio..."

Moral da Histria: Ao no reconhecer e aceitar as prprias limitaes, o vaidoso abre assim o caminho para sua infelicidade.

1. do pomar. Qual foi esse motivo? 2. 3. 4. 5.

Por algum motivo a Raposa se deteve diante

Voc capaz de descrever com suas palavras o que aconteceu em seguida. Ao fazer o comentrio final, a Raposa tinha uma inteno: voc sabe qual? Se o autor tenta retratar algum sentimento humano nessa fbula, qual seria? Voc seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fbula?

A Lebre e a Tartaruga

Autor: Esopo 1

Um dia, uma Lebre ridicularizou as pernas curtas e a lentido da Tartaruga. A Tartaruga sorriu e disse: "Pensa voc ser rpida como o vento; Mas Eu a venceria numa corrida." A Lebre claro, considerou sua afirmao algo impossvel de acontecer, e aceitou o desafio na hora. Convidaram ento a Raposa, para servir de juiz, escolher o trajeto e o ponto de chegada. E no dia marcado, do ponto inicial, partiram juntos. A Tartaruga, com seu passo lento, mas firme, determinada, concentrada, em momento algum, pa rou de caminhar rumo ao seu objetivo. Mas a Lebre, confiante de sua velocidade, despreocupada com a corrida, deitou margem da estrada para um rpido cochilo. Ao despertar, embora corresse o mais rpido que pudesse, no mais conseguiu alcanar a Tartaruga, que j cruzara a linha de chegada, e agora descansava tranquila num canto.

Moral da Histria: Ao trabalhador que realiza seu trabalho com zelo e persistncia, sempre o xito o espera.

1. 2.

Na sua opinio, Por que a lebre aceitou o desafio da Tartaruga? Voc capaz de identificar pelo comportamento qual o tipo de personalidade de cada um dos personagens da trama? O que aconteceu depois que os dois competidores partiram do ponto inicial? Voc consegue relatar alguma situao da vida real que se assemelhe ao exemplo da fbula? Voc seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fbula?

3. 4.

5.

Esopo, o mais conhecido entre os fabulistas, foi sem dvida um grande sbio que viveu na antiguidade. Sua origem um mistrio cercado de muitas lendas. Mas, pode ter ocorrido por volta do ano 620 A.C. Vrias cidades se colocam como seu local de nascimento, e comum que o tratem como originrio de uma cidade chamada Cotiaeum na pronvncia da antiga Frgia, Grcia. Acredita-se que j nasceu escravo, e pertenceu a dois senhores. O Segundo, viria a torn-lo livre ao reconhecer sua grande e natural sabedoria. Conta-se que mais tarde ele se tornaria embaixador. Em suas fbulas ou parbolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo os personagens humanos por animais, objetos, ou coisas do reino vegetal e mineral.

A Galinha e os Ovos de Ouro


Autor: Esopo[1]

Um campons e sua esposa possuiam uma galinha, que todo dia, sem falta, botava um ovo de ouro. Supondo que dentro dela deveria haver uma grande quantidade de ouro, eles ento a sacrificam, para enfim pegar tudo de uma s vez. Ento, para surpresa dos dois, viram que a ave, em nada era diferente das outras galinhas. Assim, o casal de tolos, desejando enriquecer de uma s vez, acabam por perder o ganho dirio que j tinham assegurado.

Moral Quem tudo quer, tudo perde. 1. 2. 3. 4.

da

Histria:

Os donos da Galinha eram pessoas ricas e poderosas? Que tipo de benefcio proporcionava a Galinha todos os dias para seus donos? Por que aquelas pessoas resolveram sacrificar a Galinha? Elas lucraram com isso? Voc capaz de dizer qual o sentimento que serviu de motivao para que sacrificassem o animal? Voc seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fbula?

5.

O Cego e o Filhote de Lobo

Um Cego de nascena possuia a habilidade de distinguir diferentes animais, apenas tocando-os com suas mos. Trouxeram-lhe ento um filhote de Lobo, e colocando -o em seu colo, pediram que o apalpasse e depois descrevesse que animal seria aquele. Ele correu as mos sobre o animal, e estando em dvida, comentou: Eu com certeza no sei se isto o filhote de uma Raposa ou o filhote de um Lobo; mas de uma coisa eu tenho certeza, ele jamais seria bem vindo dentro de um curral de ovelhas. Autor: Esopo Moral da Histria: As ms tendncias so mostradas j na primeira infncia.

Das könnte Ihnen auch gefallen