Sie sind auf Seite 1von 1

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Filosofia e Cincias Humanas Departamento de Antropologia e Museologia Docente: Elaine Mller Roteiro para

apresentao de relatrio da observao etnogrfica A partir de seu dirio de campo e suas memrias sobre sua observao etnogrfica, construa um relatrio que aborde e reflita: a escolha do tema e do lugar da observao etnogrfica, o que observou (faa uma descrio), sua postura e como voc foi afetado/a pelo exerccio (voc mudou sua percepo sobre determinado evento ou lugar?), o que encontrou de inesperado e os padres de comportamento (descreva o que se repetia). Faa pontes com a bibliografia do curso, citando, quando possvel, as idias abaixo:
Mas mais fcil e ao mesmo tempo mais difcil estudar fatos que se desenrolam sob nossos olhos, tendo como palco nossa prpria sociedade. Mais fcil, porque a continuidade da experincia est salvaguardada, com todos os seus momentos e cada uma de suas nuances; e tambm mais difcil, porque so nessas rarssimas ocasies que percebemos a extrema complexidade das transformaes sociais, mesmo as mais tnues; e porque as razes aparentes que atribumos aos acontecimentos nos quais somos atores so muito diferentes das causas reais que neles nos determinam algum papel. (Lvi-Strauss, 2008, p. 14).1 Em outras palavras, h uma srie de fenmenos de grande importncia que no podem ser registrados atravs de perguntas, ou em documentos quantitativos, mas devem ser observados em sua plena realidade. Denominemo-los os impoderveis da vida real. Entre eles se incluem coisas como a rotina de um dia de trabalho, os detalhes do cuidado com o corpo, da maneira de comer e preparar as refeies; o tom das conversas e da vida social ao redor das casas da aldeia (...) (Malinowski, 1975, p. 55). Uma das caractersticas da abordagem antropolgica que se esfora em levar tudo em conta, isto , de estar atenta para que nada lhe tenha escapado. No campo, tudo deve ser observado, anotado, vivido, mesmo que no diga respeito diretamente ao assunto que pretendemos estudar. (Laplantine, 2007, p. 156). Se possvel, e at necessrio, distinguir aquele que observa daquele que observado, parece-me, em compensao, impensvel dissoci-los. Nunca somos testemunhas objetivas observando objetos, e sim sujeitos observando outros sujeitos. Ou seja, nunca observamos os comportamentos de um grupo tais como se dariam se no estivssemos ali ou se os sujeitos da observao fossem outros. (Laplantine, 2007, pp. 169-170). A suposio de o antroplogo, durante a observao participante, pode se manter neutro ou, ento, pairar como uma entidade acima da vida dos seus observados e nela no interferir , sem dvida, uma viso pouco condizente com a realidade do trabalho de campo. (Silva, 2006, pp. 37-38).

Critrios para avaliao: exerccio de observao de campo + domnio da bibliografia + coeso textual do relatrio / 3.

Este texto no foi trabalhado em sala de aula, mas voc pode refletir sobre a facilidade ou dificuldade que encontrou ao fazer a sua observao etnogrfica de algo que era prximo a voc, ou ento distante.

Das könnte Ihnen auch gefallen