Sie sind auf Seite 1von 13

Breve Introduo Meditao Vipassana

Palestra pblica de S. N. Goenka em Dhamma Giri, ndia, abril de 1988

AMIGOS E VISITANTES DESTE LUGAR de Dhamma! Devem estar certamente curiosos para saber o que se ensina neste centro de meditao. Neste centro de meditao, e em todos os centros de meditao Vipassana existentes em vrias partes do mundo, ensina-se uma maneira de viver: como viver em paz e harmonia, dentro de si mesmo, e como no gerar nada que no seja paz e harmonia para os outros. uma arte de viver que no tem qualquer ligao com religio organizada, e que nada tem a ver com f cega ou com dogmas, nem com ritos ou rituais. uma maneira de viver, uma boa maneira de viver.

Por isso, as pessoas que participam de um curso de 10 Dias de meditao Vipassana tm de fazer um voto de que observaro cinco preceitos. E esses preceitos so: abster-se de matar; abster-se de roubar; abster-se de m conduta sexual; abster-se de mentir; abster-se de qualquer espcie de bebidas alcolicas e outros produtos txicos e inebriantes. Esta uma maneira de viver que boa para qualquer pessoa, que aceita e ensinada por todas as religies, mas que, todavia, muito difcil de observar. E a principal razo porque difcil seguir esses preceitos a de que a pessoa no tem o controle sobre a sua mente. Um alcolatra sabe muito bem que no deve beber. Um ladro sabe muito bem que no deve roubar. De modo semelhante, qualquer pessoa que habitualmente pratique uma conduta errada sabe muito bem que isso no bom e que no o deve fazer. E, no entanto, a pessoa no consegue evitar faz-lo, porque no capaz de controlar a sua mente.

Por isso, depois de se assumirem esses cinco preceitos, a primeira coisa que se aprende desenvolver o domnio sobre a prpria mente. Para se desenvolver o domnio sobre a mente, deve-se trein-la a concentrar-se em um nico objeto. E o objeto que ensinado aqui universal. Todo o caminho universal. No tem nada a ver com qualquer religio organizada. Assim, o objeto usado para concentrar a mente tambm universal. No sectrio. Como aluno, voc aprende a desenvolver a concentrao da mente observando a sua respirao a pura respirao, a simples respirao, a respirao natural, como o ar entra e como ele sai. Tente simplesmente observ-la, sem nada fazer. Nunca tente regular a respirao. Deixe-a fluir naturalmente. Se a respirao profunda, voc simplesmente observa: ela profunda. Se ela superficial, voc simplesmente nota: ela superficial. Se o ar est passando pela narina esquerda, voc simplesmente constata: ele est passando pela narina esquerda. Se ele est passando pela narina direita, voc simplesmente observa: ele est passando pela narina direita.

s isso. Esteja simplesmente atento, atento sua prpria respirao, medida que o ar entra e sai, por si prprio, de um modo natural. Este objeto aceitvel para todos em geral. Um cristo pode praticar com este objeto; um judeu pode praticar com este objeto; um budista, um janista, um hindu, um muulmano podem praticar com ele no faz qualquer diferena. Qualquer pessoa pode praticar com a respirao, porque ela universal. Se certas palavras forem usadas o nome de um deus ou de uma deusa ento, tornar-se- sectrio. Mas a respirao natural medida que o ar entra, medida que ele sai um objeto universal. E, ao observ-la, treinamos a mente para se tornar concentrada. Isso significa que desenvolvemos o domnio sobre a nossa prpria mente. Mas isto, por si s, no suficiente. Uma pessoa pode ter controle sobre a sua prpria mente, e, mesmo assim, praticar aes fsicas ou verbais que no sejam benficas, que causem prejuzo a outros. O passo seguinte e um passo muito importante o de purificar a mente. Se a men-

te estiver purificada, e se ns tivermos controle sobre a mente purificada, no haver o perigo de a usarmos erradamente. Uma mente purificada no pode causar mal a ningum. E purificar a mente tambm no sectrio: universal. Para fazer isso, aprendemos a observar a nossa prpria mente. Aprendemos a observar reaes bioqumicas no corpo, que surgem por causa da mente e dos seus contedos mentais. Digamos, por exemplo, que surgiu uma impureza na mente: raiva ou dio, ou m-vontade, ou animosidade. O que que comea a acontecer com o corpo? Haver alguma sensao desagradvel no corpo. Ns aprendemos a observar esta sensao. Pode haver calor em todo o corpo. Pode haver uma palpitao, que vai aumentando. Pode haver uma tenso que se acentua. Voc no reage. Apenas observa. Aceita simplesmente o fato de que h raiva, que aflorou mente nesse momento. E observa: h calor no corpo, ou h uma palpitao que vai aumentando ou h tenso seja o que for. Voc apenas percebe essa sensa-

o, aceitando o fato de que a mente est, nesse momento, cheia dessa particular negatividade. E, com essa prtica, voc descobre que no a reprimiu. E tambm no a deixou manifestar-se fazendo alguma coisa errada a nvel fsico ou verbal. Apenas a observou. E observando, observando, observando a sensao, camadas aps camadas dessa impureza so dissolvidas, e voc acaba por se libertar desse estado. E, se continuar a praticar dessa maneira, voc comea a libertar-se daquele hbito que o dominava. Cada pessoa torna-se escrava dos seus prprios esquemas de hbitos, dos seus padres de comportamento. Sempre que experimentamos algo agradvel, o padro de comportamento que se desenvolveu tal que reagirmos com desejo ardente, com apego. De modo semelhante, quando encontramos alguma coisa desagradvel, o padro de comportamento que se formou o de reagir com irritao, com averso, com dio. E, em ambos os casos, a pessoa fica muito agitada, muito irritada. Por meio desta prtica, gradualmente quebramos este padro de comportamento e comeamos a libertar-nos dele.
7

Sempre que algum gera negatividade, fica muito agitado, muito infeliz. Ele pode dizer que cristo, ou judeu, ou hindu, muulmano ou janista. No faz qualquer diferena. Um ser humano um ser humano. Logo que ele gera qualquer negatividade na mente, certo que vai se sentir infeliz. E quando voc se torna infeliz por causa da negatividade, esta infelicidade no fica limitada a si prprio. Voc comea a espalhar essa infelicidade sua volta. Voc torna as outras pessoas infelizes. Toda a atmosfera sua volta fica muito tensa. Qualquer pessoa que entre em contato com voc nesse momento, ficar mal disposta, infeliz. Sem dvida, esta no uma maneira sadia de viver. Esta tcnica nos ensina a viver uma vida boa. Como viver em paz. Como viver harmoniosamente. Como gerarmos nada que no seja paz e harmonia dentro de ns mesmos, para ns mesmos, e como no gerarmos nada que no seja paz e harmonia para os outros, a fim de que aqueles que entrarem em contato conosco tambm se sintam com muita paz e harmonia.

Naturalmente, ns compreendemos, a nvel intelectual, que os cinco preceitos que adotamos so muito bons. O ser humano um ser social; ns temos de viver em sociedade. No devemos fazer nada, a nvel fsico ou verbal, que perturbe a paz e a harmonia dos outros, que cause prejuzo ou faa sofrer os outros. Por isso, compreendemos que estes preceitos so muito importantes. E, medida que prosseguimos no caminho, torna-se to claro que conforme ensinaram os sbios e santos do passado viver a vida com moralidade no apenas benfico para os outros, como tambm bom para ns mesmos. O meditador comea a compreender que sempre que algum pratica uma ao incorreta, a nvel verbal ou a nvel fsico, ele no a consegue praticar sem gerar uma forma ou outra de negatividade ou de impureza na mente. Se algum mata outra pessoa, tem de gerar uma tremenda quantidade de raiva, dio, m-vontade, e s depois capaz de matar. De modo semelhante, por cada vcio, por cada ao incorreta, do corpo ou da palavra, uma pessoa tem de gerar alguma impureza, algum aviltamento na mente.

Isto se torna muito claro para um meditador de Vipassana, porque a tcnica de Vipassana observar a realidade, a verdade dentro de si mesmo. Observando esta verdade, de momento a momento, voc comea a perceber: sempre que eu gero qualquer negatividade na minha mente, torno-me muito infeliz e sofro com isso. E sempre que eu causo mal a outros, a nvel fsico ou por palavras, eu no lhes consigo fazer mal sem fazer primeiro mal a mim mesmo. Por eu ter de gerar negatividade na minha mente para fazer mal a outros, quando comeo a gerar essa negatividade torno-me infeliz. Por isso, gero sofrimento para mim mesmo sempre que pratico alguma ao incorreta. Deste modo, torna-se muito claro que, quando algum pratica aqueles cinco preceitos, ele no est fazendo nenhum favor outra pessoa e sim a beneficiar a si mesmo. Ele est fazendo tudo isso para o seu prprio bem. verdadeiramente para o seu interesse pessoal. Torna-se to claro:

10

Para o meu prprio bem, eu no devo praticar qualquer ao, a nvel fsico ou verbal, que perturbe a outros, porque logo que eu gere negatividade tornome infeliz e comeo a causar sofrimento a mim mesmo. medida que se progride nessa tcnica, torna-se to fcil viver uma vida boa, uma vida de moralidade. Comea-se a compreender, a nvel real, a nvel da experincia, que viver uma vida boa no apenas um bem para os outros, mas tambm um benefcio para si mesmo. Ainda mais para si mesmo. Isto se torna to claro! Todo o caminho consiste em observar os cinco preceitos; em controlar a mente com a ajuda da respirao, da respirao natural; em purificar a mente, observando as sensaes do corpo, observando o contedo mental. E um caminho universal. Qualquer pessoa pode praticar isto. Esta a razo por que no s neste centro, mas em todos os outros centros espalhados pelo mundo, pessoas de diferentes comunidades, de diferentes pases, de diferentes ambientes religiosos, vm, meditam, e conseguem os mesmos benefcios. No se trata de nenhuma converso. Uma pessoa

11

no vem aqui para ser convertida de uma organizao religiosa para outra organizao religiosa. Esta tcnica no tem nada a ver com a converso de pessoas a uma determinada religio organizada, porque ela no est ligada a nenhuma religio organizada. Ela universal. Embora tenha sido ensinada por Gautama Buda, ela universal, porque o ensinamento de Buda era universal. Ele no estava interessado em estabelecer uma seita ou em converter pessoas a qualquer seita. O seu interesse era o de ajudar a humanidade sofredora. Se as pessoas tiverem esta tcnica maravilhosa, ficaro livres do seu sofrimento. E neste mesmo esprito que esta tcnica dada hoje s pessoas, para que possam libertar-se do seu sofrimento. Um hindu pode continuar a denominar-se hindu pelo resto da vida; um muulmano, um muulmano; um cristo, um cristo; um janista, um janista; um budista, um budista. No faz qualquer diferena. O que importante que cada um se torne um bom ser humano. E a tcnica, o Dhamma, o Dhamma universal, ajudar cada pessoa a tornar-se um bom ser humano. Se algum no for um bom ser humano, como pode ele ser um bom hindu, ou
12

um bom muulmano, ou um bom cristo, ou um bom budista, ou um bom janista? Um bom ser humano. Por isso, no se trata de converso como tal, embora, num certo sentido, haja uma converso. A converso que voc se converte do sofrimento felicidade. Voc se converte da escravido libertao, da ignorncia iluminao. Aproveite o benefcio desta tcnica. Que todos vocs possam arranjar tempo para experimentar esta tcnica, para o seu prprio bem e para o bem de muitos, para benefcio de muitos. Que todos obtenham benefcios desta tcnica e saiam do seu sofrimento, para gozarem da verdadeira paz, da verdadeira harmonia, da verdadeira felicidade. Que todos vocs possam desfrutar da verdadeira paz, harmonia e felicidade.

13

Das könnte Ihnen auch gefallen