Sie sind auf Seite 1von 83

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Direito Administrativo para iniciantes (Aula n 6 23/12/10)


Prezado(a) aluno(a), Nessa sexta e ltima aula sero abordados os seguintes temas: Poderes administrativos: poderes vinculado, discricionrio, regulamentar, hierrquico, disciplinar e de polcia; uso e abuso do poder; Normas constitucionais concernentes aos servidores pblicos (art. 37 a 41 da CF).

Quaisquer dvidas, permaneo disposio no frum. Desejo-lhe uma tima aula!

Armando Mercadante armandomercadante@yahoo.com.br

255

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

PONTO 12 Poderes administrativos


O tema poderes administrativos engana, pois nos resumos e nas apostilas so colocados de forma bem simples, passando uma falsa impresso para o aluno. Voc no faz idia, ou de repente j faz, da quantidade de pegadinhas que essa matria possui. Por isso, vamos aos trabalhos ... Poderes administrativos so os instrumentos que a ordem jurdica disponibiliza para a Administrao Pblica alcanar suas finalidades.
(PROCURADOR DO ESTADO DO CEAR/2004/CESPE) Os poderes administrativos so instrumentais, sendo utilizados pela administrao pblica para cumprir suas finalidades.

De acordo com a doutrina os poderes so: regulamentar (normativo); hierrquico; disciplinar; de polcia. Alguns autores listam os poderes vinculado e o discricionrio, outros no os consideram como poderes autnomos, mas sim como caractersticas dos demais poderes (por ex: o poder de polcia, em regra, discricionrio). Mas considero importante estudar como poderes autnomos, pois se cair na prova voc estar preparado(a).

Poder vinculado
No exerccio do poder vinculado o agente pblico no tem liberdade para agir, pois a lei no lhe confere escolhas. No h anlise de convenincia e de oportunidade quando da prtica do ato. O auditor tributrio do DF (voc!), por exemplo, a aplicar uma multa por descumprimento de obrigao acessria, no faz uma anlise subjetiva para agir (ser que conveniente e/ou oportuno para o Poder Pblico multar o infrator?). A lei determina que ele aplique a punio e no h outro caminho a seguir, sob pena de cometer infrao disciplinar.
(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) O poder vinculado pode ser utilizado tambm nos atos discricionrios da Administrao Pblica. (errada) (AGENTE DA POLCIA FEDERAL/1997/CESPE) Considere que Cndido seja fiscal do instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), usando na explorao ilegal de madeiras, e que, pelas normas aplicveis a seu trabalho, Cndido seja obrigado apreender a madeira ilegalmente extrada que encontrar no trabalho de fiscalizao e a aplicar multa aos responsveis pela e pelo transporte do madeirame. Assim, estes so exemplos de atos resultantes do poder discricionrio que Cndido detm. (Gabarito: errada)
256

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Observe que no exerccio do poder vinculado a lei j determina previamente como deve agir o agente pblico, no cabendo a este realizar escolhas.
(CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Nos atos praticados em razo do poder vinculado, a atuao subjetiva do administrador fica restrita ao ato de julgar se a situao de fato est ou no amoldada aos contornos legais. (Gabarito: correta)

Exemplos: licena para construir; aposentadorias (quaisquer delas: compulsria, voluntria ou por invalidez); exonerao de servidor reprovado no estgio probatrio. Em todas essas situaes, presentes os requisitos para conceder a licena, a aposentadoria ou exonerar o servidor, outras no podero ser as condutas da autoridade administrativa.
(ESAF/AFTN/89) Poder vinculado aquele que o direito a) atribui ao Poder Pblico para aplicar penalidades s infraes funcionais de seus servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao (poder disciplinar) b) confere ao Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores de seu quadro de pessoal (poder hierrquico) c) confere Administrao Pblica de modo explcito ou implcito, para a prtica de atos administrativos, com liberdade na escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo (poder discricionrio) d) positivo confere Administrao Pblica para a prtica de ato de sua competncia, determinando os elementos e requisitos necessrios sua formao e) incumbe s autoridades administrativas para explicitar a lei na sua correta execuo ou expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia, ainda no disciplinada por lei (poder regulamentar)

Poder discricionrio:
Em que pese tambm existir subordinao do agente pblico lei, esta lhe confere certa margem de liberdade. Calcado num juzo de mrito (oportunidade e convenincia), o agente pblico poder fazer escolhas, dentre as opes indicadas pela legislao, elegendo aquela que na sua viso melhor atende ao interesse pblico. Exemplos: autorizao para fechamento de rua; nomeao para cargo em comisso (tambm a exonerao); gradao da pena de suspenso (de 1 a 90 dias, de acordo com a Lei 8.112/90). Abordando o mrito administrativo, a ESAF elaborou a seguinte questo:
(ESAF/CGU/2004) O mrito administrativo, na atuao do administrador pblico, cujo controle jurisdicional sofre restries, condiz em particular com o exerccio regular do seu poder a) disciplinar; b) hierrquico; c) de polcia; d) discricionrio; e) vinculado (ANALISTA MPU/2004) Os poderes vinculado e discricionrio, simultaneamente, podem ser exercidos pela autoridade administrativa, na prtica de um determinado ato, ressalvado que esse ltimo se restringe convenincia e oportunidade, bem como quanto
257

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


a) ao contedo; b) forma; c) finalidade; d) competncia; e) ao modo.

Por fim, interessante ressaltar que os atos praticados no exerccio do poder discricionrio, apesar de estarem sujeitos anlise subjetiva do administrador pblico (oportunidade + convenincia), podem ser apreciados quanto legalidade pelo Poder Judicirio. Muita ateno nesse ponto, pois tema muito cobrado pelas bancas. A discricionariedade no impede que o Judicirio aprecie o ato praticado, pois a anlise no incidir sobre a oportunidade e convenincia (critrios exclusivos de quem praticou o ato), mas sim sobre a sua legalidade. Veja as questes abaixo cujas assertivas esto incorretas:
(ANALISTA JUDICIRIO/TRE/AL/2004/CESPE) Caso determinado ato administrativo seja praticado com base no exerccio do poder discricionrio, no competir ao Poder Judicirio reexamin-lo nem lhe decretar nulidade, salvo se padecer de vcio de forma. (JUIZ SUBSTITUTO/TJSE/2004/CESPE) No possvel a apreciao judicial de ato da administrao pblica, praticado no exerccio de seu poder discricionrio, porque tal apreciao implica anlise do mrito administrativo. (OAB/CESPE/2006.3) O poder discricionrio no comporta nenhuma possibilidade de controle por parte do Poder Judicirio.

Antes de encerrar, separei uma questo da ESAF para voc treinar exemplos de poder vinculado e discricionrio. Apesar de o enunciado fazer referncia a atos administrativos o raciocnio idntico para poderes:
(ASSISTENTE JURDICO/AGU/1999) Assinale a letra que contenha a ordem que expresse a correlao correta: 1 ato vinculado 2 ato discricionrio ( ) aposentadoria compulsria por implemento de idade ( ) gradao de penalidade em processo administrativo ( ) nomeao de servidor para cargo em comisso ( ) exonerao de servidor em estgio probatrio ( ) concesso de alvar para atividade comercial a) 2/1/1/2/2; b) 1/2/2/1/1; c) 2/2/2/1/1; d) 1/2/1/2/1; e) 1/1/2/2/2

Poder regulamentar
O poder regulamentar tambm denominado de poder normativo. O nome desse poder serve de auxlio para identificao de sua funo: regulamentar as leis. Da eu pergunto: para que regulamentar as leis? Resposta: para viabilizar a sua execuo! Portanto, por meio do poder regulamentar a Administrao Pblica edita normas complementares s leis viabilizando a sua execuo.
(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) O poder regulamentar, atribudo ao chefe do Poder Executivo, compreende a edio de normas complementares lei, para sua fiel execuo. (correta)
258

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

(DPE/PI/DEFENSOR/2009) Em razo da impossibilidade de que as leis prevejam todas as contingncias que possam surgir na sua execuo, em especial nas diversas situaes que a administrao encontrar para cumprir as suas tarefas e optar pela melhor soluo, necessria a utilizao do poder administrativo denominado poder a) hierrquico; b) de polcia; c) vinculado; d) regulamentar; e) disciplinar. (PROCURADOR DA AGU/2001) Quando o presidente da Repblica expede um decreto para tornar efetiva uma lei, ele exerce poder regulamentar. (correta) (OAB/CESPE/2006.3) A possibilidade de o chefe do Poder Executivo emitir decretos regulamentares com vistas a regular uma lei penal deriva do poder de polcia. (errada) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica o poder de editar atos normativos para ordenar a atuao dos diversos rgos e agentes dotados das competncias especificadas em lei. (errada) (FCC/2010/TRE-AC/Analista Judicirio/rea Judiciria) Sobre os poderes administrativos, considere: I. Poder que a lei confere Administrao Pblica para a prtica de ato de sua competncia, determinando os elementos e requisitos necessrios sua formalizao. II. Poder que o Direito concede Administrao Pblica, de modo implcito ou explcito, para a prtica de atos administrativos com liberdade de escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo. III. Faculdade de que dispem os Chefes de Executivo de explicar a lei para a sua correta execuo, ou de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada por lei. Os conceitos acima se referem, respectivamente, aos poderes a) subordinado, discricionrio e hierrquico. b) discricionrio, arbitrrio e disciplinar. c) vinculado, disciplinar e de polcia. d) hierrquico, de polcia e regulamentar. e) vinculado, discricionrio e regulamentar.

Nessa outra questo, cuja assertiva est correta, o CESPE desqualifica determinada resoluo como exemplo de poder regulamentar, pois a mesma no foi editada como norma complementar a uma lei preexistente.
(TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/TRE/AL/2004) - Considere que o TRE/AL editou resoluo alterando o seu regimento interno. Essa resoluo no pode ser considerada um ato que configure exerccio de poder regulamentar. (correta)

Como exemplos de normas complementares (atos normativos secundrios): decretos, regulamentos, portarias e resolues. Atentar para a necessidade de analisar o contexto para confirmar se tais normas foram utilizadas como instrumentos do poder regulamentar. Lembre-se da questo acima indicada. muito importante que voc saiba que o papel do poder regulamentar complementar, significando que o ato normativo editado s poder abordar matrias previstas na lei regulamentada.
(ESCRIVO DA PF/2002/CESPE) Uma das competncias do chefe do Poder Executivo federal a expedio de decretos, com a finalidade de regulamentar as leis no seio da Administrao Pblica; essa competncia no d ao presidente da Repblica, porm, o poder de baixar decretos tratando amplamente de matrias ainda no disciplinadas por
259

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


lei, ou seja, no pode ele, na vigente ordem constitucional, editar os chamados decretos autnomos. (correta) (TRE-MT/TCNICO JUDICIRIO/CESPE/2010) Poder regulamentar a prerrogativa conferida administrao pblica de editar atos de carter geral que visam complementar ou alterar a lei, em face de eventuais lacunas e incongruncias. (errada)

Guarde o que vou lhe dizer agora: somente por lei possvel inovar (criar direitos e obrigaes), significando que por meio do poder regulamentar no h inovao! Decretos, regulamentos, portarias e etc. no so instrumentos hbeis para criao de direitos ou obrigaes. Essa regra simples conseqncia da aplicao do princpio da legalidade em nosso ordenamento jurdico. Concorda? Nas questes abaixo, apenas a primeira e a ltima assertivas esto corretas:
(JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/TRF/5 REGIO/2004) - Se uma lei estatuir que, para o gozo de determinado direito por ela criado, o cidado precisa fazer prova documental de certos fatos autoridade administrativa, poder o chefe do Poder Executivo, no exerccio vlido do poder regulamentar, estipular que documentos sero aceitos como prova, desde que no crie obrigao nova para os cidados. (Gabarito: correta) (CESPE/1996) No exerccio do poder regulamentar, o administrador poder expedir decreto regulamentado por inteiro a matria no constante da lei regulamentada. (CESPE/1996) Cabe ao decreto, especificando os comandos da lei regulamentada, criar novos direitos e obrigaes, desde que respeite o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. (CESPE/1996) O decreto, observando o princpio da supremacia do interesse pblico, pode prever a perda da propriedade privada por infraes cometidas por particular. (OAB/CESPE - 2008.2) No exerccio do poder regulamentar, a administrao no pode criar direitos, obrigaes, proibies, medidas punitivas, devendo limitar-se a estabelecer normas sobre a forma como a lei vai ser cumprida.

Analise agora a questo abaixo:


(TJ/PI/JUIZ/2007/CESPE) O poder normativo, no mbito da administrao pblica, privativo do chefe do Poder Executivo. (errada)

Veja o que diz o art. 84 (Comete privativamente ao Presidente da Repblica:), em seu inciso IV: sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo. Pergunto-lhe: o exerccio do poder normativo limita-se expedio de decretos e regulamentos? Voc j viu comigo que no, outros atos so manifestaes do poder regulamentar, tais como resolues, portarias, instrues e etc...
(OAB/CESPE/2006.3) O poder regulamentar exercido apenas por meio de decreto. (errada)

260

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Outra pergunta: todos esses atos citados so de competncia privativa do chefe do Poder Executivo? No, apenas os decretos e regulamentos (leia de novo o art. 84, IV e confirme essa resposta). Portanto, o exerccio do poder normativo no privativo do Chefe do Poder Executivo, podendo ser exercido por outras autoridades administrativas.
(TRF1/JUIZ/2009/CESPE) Compete privativamente ao presidente da Repblica expedir instrues para a execuo de leis, decretos e regulamentos. (errada)

Linhas acima destaquei a natureza complementar do poder regulamentar, dando nfase necessidade de observncia da matria tratada pela lei regulamentada. Ou seja, a Administrao Pblica no pode por meio do poder normativo regular matria diferente da prevista na lei regulamentada. Quanto a esse tema, voc no precisar ter dvidas na sua prova, pois STF e STJ possuem posio pacfica que o papel do poder regulamentar no inovador, ou seja, por meio do poder regulamentar no possvel criar direitos ou obrigaes. O STJ homenageia o princpio da legalidade mantendo a sua posio quanto impossibilidade de a Administrao Pblica regulamentar, por meio de atos normativos secundrios, situaes no pr-definidas em lei, tais atos so veculos para explicitao do modo de execuo das leis regulamentadas, conforme disposto no art. 84, IV, CF. A posio sustentada pelo STF idntica, o que se pode confirmar do julgamento da ADI 3232-TO (DJe 02/10/08), de relatoria do Min. Cezar Peluso, por meio da qual o Pleno declarou a inconstitucionalidade do art. 5, da Lei 1.124/00, do Estado do Tocantins, que autorizava o Chefe do Poder Executivo criar cargos pblicos por meio de decreto, fixando-lhes competncias, denominaes e atribuies. Inclusive, a Constituio Federal, em seu art. 49, V, confere competncia exclusiva ao Congresso Nacional para sustar atos normativos expedidos pelo Poder Executivo que extrapolem os limites do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa. Esse inciso V do art. 49 famoso em provas de concursos pblicos:
(CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Se o Presidente da Repblica exorbitar no exerccio do poder regulamentar, o Congresso Nacional poder sustar os atos que caracterizarem o excesso de poder. (correta) (CESPE/DELEGADO PF/2002) O Congresso Nacional tem competncia para controlar o poder regulamentar do presidente da Repblica. (correta) (FCC/2010/TRE/RS/ANALISTA JUDICIRIO) Quando o Poder Executivo exorbita do seu poder regulamentar pode ter seus atos sustados pelo Congresso Nacional. (correta)
261

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Ateno, pois as bancas, como pegadinha, substituem a palavra sustar por anular ou revogar. Outra pegadinha consiste em trocar Congresso Nacional por Cmara dos Deputados, Senado Federal ou Tribunal de Contas da Unio. Fique ligado(a) nisso!!!
(PROCURADOR DO ESTADO DO CEAR/2004/CESPE) Caso o Poder Executivo exorbite na utilizao de seu poder regulamentar, o Poder Legislativo poder anular o ato normativo editado. (Gabarito: errado) (AUGEM/2008/AUDITOR/CESPE) A CF autoriza o TCU a sustar atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder de regulamentao. (Gabarito: errada Congresso Nacional)

At esse momento estudamos os decretos executivos, utilizados pela Administrao Pblica para esclarecer o contedo das leis viabilizando a sua execuo. Diferentemente do executivo, o decreto autnomo inovador, pois seu papel no explicitar o contedo das leis, mas sim servir como instrumento para criao do Direito (criao de direitos e obrigaes). Alguns pases adotam esses dois decretos, o que no ocorre no Brasil desde a promulgao da Constituio Federal de 1988, apesar de existir forte corrente doutrinria sustentando que a emenda constitucional n 32, ao alterar a redao do art. 84, VI, da CF, restabeleceu no Brasil os decretos autnomos, uma vez que possibilitou ao Chefe do Poder Executivo, por meio de decreto, dispor sobre: organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos.
(CESPE/AUDITOR INSS/2003) Em razo do princpio da legalidade, a Constituio da Repblica no admite que o Presidente da Repblica disponha, mediante decreto, acerca da extino de funes ou cargos pblicos. (errada)

Leia novamente as duas situaes acima e me responda: em alguma delas h criao de direito ou deveres?! Veja a primeira regra: possvel organizar a administrao federal desde que no haja aumento de despesa ou criao/extino de rgos pblicos. Quer dizer, organizo sem criar direitos ou obrigaes! Da mesma forma, cargos e funo, se vagos, podem ser extintos, ou seja, a extino no afetar o direito de ningum! Em ambas as hipteses no h inovao, caracterstica principal do decreto autnomo. Na realidade, a melhor posio doutrinria a que defende a inexistncia de decretos e regulamentos autnomos no Brasil, mesmo aps a EC
262

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES 32/01, pois referidos atos normativos, para se caracterizarem como tal, devem ser instrumentos de criao de direitos e de obrigaes.
(MPE/RN/CESPE/2009) O decreto autnomo , em regra, admitido no ordenamento jurdico brasileiro, desde que no viole direitos fundamentais. (errada)

Definitivamente, com o respeito dos que pensam de forma diferente, a figura do decreto autnomo no encontra guarida no nosso ordenamento jurdico ptrio, por resistncia imposta pelo princpio constitucional da reserva legal (art. 5, II, da CF). Destaco que a posio que prevalece nos concursos pblicos pela inexistncia de decretos autnomos criadores de direitos e de obrigaes. O que se pode admitir a utilizao da expresso decreto autnomo no como referncia aos decretos autnomos existentes anteriormente CF/88, mas sim para diferenciar os decretos previstos no art. 84 VI dos executivos, pois esses existem para possibilitar a execuo de uma lei preexistente, enquanto aqueles no regulamentam nenhuma lei, tendo existncia independente (autnoma). Basta voc pensar: um decreto que extingue um cargo vago est regulamentando qual lei? Nenhuma, da atribuir o adjetivo autnomo para enfatizar essa sua caracterstica.
(MPE/RN/CESPE/2009) O decreto, no ordenamento jurdico brasileiro, no pode inovar na ordem jurdica, visto que tem natureza secundria, e deve sempre regulamentar uma lei. (errada)

Enquanto os decretos executivos buscam sua validade na lei regulamentada, os decretos autnomos do art. 84, VI, buscam sua validade diretamente da CF.

Hierrquico
Sempre que estiver estudando ou fazendo provas lembre-se do que vou dizer agora: aparecendo a expresso hierarquia pense em Administrao Pblica. A organizao administrativa tem como pressupostos a distribuio de competncias (distribuio de atribuies entre os diversos rgos, cargos e funes que compem a Administrao Pblica) e a hierarquia (relao de coordenao e subordinao existente entre os rgos/agentes administrativos). J estudamos que a expresso administrao pblica em sentido amplo abrange os trs Poderes do Estado quando no exerccio de funo administrativa.
263

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Por isso existe hierarquia tanto no Poder Executivo, como nos Poderes Legislativo e Judicirio. Mas fao questo de destacar que no existe hierarquia entre os Poderes! Da mesma forma, no h hierarquia nos Poderes Legislativo e Judicirio quando exercem suas funes tpicas (funes prprias, respectivamente, legislar e julgar conflitos com definitividade). A hierarquia inerente Administrao Pblica, podendo se fazer presente nos citados Poderes quando seus agentes estejam no exerccio de funo administrativa.
(PGE/PE/PROCURADOR/2009/CESPE) O poder disciplinar, que confere administrao pblica a tarefa de apurar a prtica de infraes e de aplicar penalidades aos servidores pblicos, no tem aplicao no mbito do Poder Judicirio e do MP, por no haver hierarquia quanto ao exerccio das funes institucionais de seus membros e quanto ao aspecto funcional da relao de trabalho. (Gabarito: errada o poder disciplinar, que decorrncia do poder hierrquico, tem aplicao quando os rgos dos Poderes exercem funo administrativa)

De acordo com Hely Lopes Meirelles1, poder hierrquico o de que dispe o Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal.
(FCC/2010/TRE/RS/ANALISTA JUDICIRIO) Por fora do poder disciplinar o Chefe do Executivo pode distribuir e escalonar as funes dos seus rgos, ordenar e rever a atuao dos seus agentes. (correta)

Apesar de o autor referir-se a Executivo, peo para que voc leia o conceito substituindo essa expresso por Administrao Pblica, pois j vimos que todos os trs Poderes exercem os poderes administrativos. Para facilitar seu estudo, abaixo listarei condutas de agentes pblico que so exemplos de manifestao do poder hierrquicos: edio de atos normativos com efeitos apenas internos disciplinando a atuao dos rgos subordinados (ateno, pois esses atos no se confundem com os regulamentos, uma vez que no obrigam estranhos Administrao Pblica, mas apenas produzem efeitos internos);
(ESAF/PFN/1998) No atribuio da Administrao Pblica decorrente do poder hierrquico: a) editar atos regulamentares b) aplicar sanes disciplinares c) avocar e/ou delegar atribuies d) controlar as atividades dos rgos subordinados e) anular atos ilegais praticados por rgos inferiores

dar ordens aos subordinados (s pode dar ordem quem est numa posio hierarquicamente superior);

Direito Administrativo Brasileiro, pag. 121.


264

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) Incluem-se entre os objetivos fundamentais do poder hierrquico da Administrao Pblica a prerrogativa de ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas. (correta) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica caracteriza-se como o poder conferido s autoridades administrativas de dar ordens a seus subordinados e de controlar as atividades dos rgos inferiores. (errada)

poder de fiscalizao das atividades desempenhadas pelos rgos e agentes subordinados;


(CESPE/BACEN/1997) Do exerccio do poder hierrquico decorrem as faculdades de fiscalizar, rever, delegar, dar ordens e avocar. So caractersticas da fiscalizao hierrquica: a permanncia e a automaticidade. (correta)

exerccio da autotutela (poder de reviso), de ofcio ou mediante provocao, por meio do controle dos atos praticados pelos rgos inferiores, anulando-os quando ilegais ou revogando-os quando inconvenientes e/ou inoportunos.
(ESAF/ANALISTA MPU/2004) No mbito do poder hierrquico, insere-se a faculdade de revogarem-se atos de rgos inferiores, considerados inconvenientes, de ofcio ou por provocao. (correta) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) Na administrao pblica, uma autoridade pode controlar o mrito e a legalidade dos atos praticados por seus subordinados. (correta)

aplicao de sanes nos casos de infraes funcionais (disciplinares);


(CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/2000) No exerccio do poder hierrquico, o superior, em certas circunstncias, pode tanto avocar a prtica de determinado ato, quanto, ele prprio, aplicar sanes punitivas a seus subordinados. (Gabarito: correta)

avocao e delegao de competncias;


(OAB/CESPE/2006.3) O poder de delegao e o de avocao decorrem do poder hierrquico. (correta)

exonerao de servidores (muito cuidado aqui, pois exonerao no punio, mas sim ato decorrente de hierarquia).

Por fim, no posso deixar de chamar sua ateno para que voc no confunda subordinao administrativa com vinculao administrativa. A vinculao administrativa, que ser estuda oportunamente, resultante da superviso ministerial desempenhada pela Administrao Direta sobre os atos praticados pelas pessoas administrativas integrantes da Administrao Indireta. Tome-se como exemplo a superviso desempenhada pelo Ministrio da Educao (rgo da Unio) sobre as Universidades de
265

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES ensino constitudas sob a forma de autarquias ou fundaes (ambas entidades da Administrao Indireta). J a subordinao administrativa est ligada ao poder hierrquico, mais especificamente desconcentrao administrativa. Raciocine da seguinte forma: enquanto a subordinao administrativa vincula-se desconcentrao (distribuio de competncias para os rgos integrantes de uma pessoa jurdica) a vinculao administrativa associa-se descentralizao administrativa (distribuio de competncias entre pessoas diversas).
(OAB/CESPE/2008.2) Uma autarquia ou uma empresa pblica estadual est ligada a um estado-membro por uma relao de subordinao decorrente da hierarquia. (errada)

At aqui tudo certo? Mantenha-se firme que est quase terminando... Seja nos estudos dos atos administrativos, dos poderes administrativos ou da Lei 9.784/99. l esto a avocao e a delegao sendo objeto de perguntas das bancas. Para resolver a grande maioria das questes ser suficiente a leitura dos artigos 12 a 15 da Lei 9.784/99.

- Delegao: Portanto, vamos estudar esses artigos, comeando pelo art. 12, que uma fonte de questes de provas:
Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se delegao de competncia dos rgos colegiados aos respectivos presidentes.

Para comear, a expresso se no houver impedimento legal demonstra que a regra em nosso ordenamento jurdico a possibilidade de delegao, independentemente de autorizao legal expressa. Portanto, o agente pblico poder delegar sua competncia, salvo nas hipteses em que a lei proba.
(CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Mesmo em decorrncia e no exerccio do poder hierrquico, o superior no pode delegar quaisquer atribuies a seus subordinados. (Gabarito: correta)

266

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Mas a lei clara ao preceituar que a delegao no pode ser total, mas somente parcial. Alm disso, a delegao ato discricionrio, pois a norma faz referncia convenincia da delegao. Agora o importantssimo art. 13...
Art. 13. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade.

Considerando-se que a regra delegar, a lei traz as hipteses em que ser proibida a delegao. Muito cuidado com duas pegadinhas de concurso pblico: 1) envolvendo o inciso II: a banca pode substituir a expresso recursos administrativos por impugnao administrativa. Se ela fizer isso a muda de figura, pois as decises de impugnao administrativa podem ser objeto de delegao; 2) envolvendo o inciso III: a banca pode substituir a palavra exclusiva por privativa. A competncia privativa pode ser objeto de delegao. Exemplos de delegao esto no art. 84, pargrafo nico, da CF, que prev a possibilidade de o Presidente da Repblica delegar a competncia para prover cargos pblicos a Ministro de Estado, Advogado Geral da Unio ou Procurador Geral da Repblica. Inclusive, quanto a esse dispositivo constitucional, o STF decidiu que a competncia para prover cargos pblicos (ex: nomeao) abrange tambm a para desprover (ex: demisso), matria inclusive objeto de questo de prova:
(TCU/AUDITOR/2007/CESPE) Nos termos da lei federal que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, a conduta do administrador pblico no sentido de fraudar a licitao e desviar dinheiro pblico sujeita-o pena de demisso, a ser aplicada pelo presidente da Repblica, sendo pacfica a jurisprudncia do STF no sentido da indelegabilidade dessa atribuio. (errada)

Quanto ao prximo artigo, em funo de sua clareza, vou apenas transcrev-lo, sendo desnecessrio fazer comentrios:
Art. 14. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial. 1 O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 2 O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. 3 As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado.

267

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES - Avocao: regulada pelo art. 15 da Lei 9.784/99:
Art. 15. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.

Quanto a esse tema, as bancas exploram demais o fato de a avocao ser excepcional, ou seja, enquanto a delegao regra a avocao exceo. Outra questo importante reside no final do artigo, na expresso rgo hierarquicamente inferior. Significa que rgo hierarquicamente superior que avoca a competncia de rgo hierarquicamente inferior. Eu digo em sala de aula que o superior hierrquico, na avocao, traz para si a competncia. Exemplo de avocao est no art. 103-B, 4, da CF, que prev a possibilidade de avocao pelo Conselho Nacional de Justia de processos disciplinares em curso, instaurados contra membros ou rgos do Poder Judicirio. Da mesma forma que ocorre na delegao, a competncia exclusiva no pode ser objeto de avocao.
(ESAF/ANALISTA MPU/2004) A regra quanto avocao de competncias determina a sua possibilidade, desde que a competncia a ser avocada no seja exclusiva do rgo subordinado. (correta)

Poder disciplinar
Caiu questo sobre poder disciplinar voc de cara deve pensar em duas coisas: apurao de infraes e aplicao de penalidades.
(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) Aplicar penalidade de cassao aposentadoria decorre do poder disciplinar da Administrao Pblica. (correta) de

(PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) O ato de uma autoridade administrativa que aplica uma penalidade de advertncia a um servidor subordinado, por inobservncia de certo dever funcional, est inserido no contexto do exerccio regular dos poderes regulamentar e hierrquico. (errada) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) O poder regulamentar traduz-se na possibilidade de a administrao pblica apurar e punir as infraes praticadas pelos agentes pblicos. (errada)

Portanto, por meio do poder disciplinar a Administrao Pblica apura infraes administrativas. Detectada a infrao, ela aplicar a respectiva penalidade. Aqui eu lhe pergunto: quem pode sofrer essa punio? Guarde a seguinte informao: servidores pblicos e demais pessoas que estejam sob a disciplina administrativa.
268

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


(FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades aplica-se a todos os servidores e administrados sujeitos ao poder de polcia. (errada, pois os administrados sujeitos ao poder de polcia no esto necessariamente sujeitos disciplina administrativa) (FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades aplica-se aos servidores pblicos hierarquicamente subordinados, bem como queles dotados de autonomia funcional. (correta) (FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades dirige-se exclusivamente aos servidores pblicos sujeitos ao poder hierrquico estrito da Administrao, no se aplicando a outras pessoas ou aos servidores que possuam independncia funcional. (errada) (FCC/2010/TRE/RS/ANALISTA JUDICIRIO) Poder hierrquico a faculdade de punir as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao. (correta) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica autoriza a aplicao de penalidades aos servidores pblicos e demais pessoas sujeitas disciplina administrativa. (correta) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica o poder de aplicar, aos agentes pblicos e aos administrados em geral, as penalidades fixadas em lei, observado o devido processo legal. (errada; administrados sujeitos disciplina do Poder Pblico)

Essas demais pessoas que estejam sob a disciplina administrativa, em regra, esto vinculadas Administrao Publica por meio de contratos.
(ESAF/ANALISTA MPU/2004) O poder disciplinar pode alcanar particulares, desde que vinculados ao Poder Pblico mediante contratos. (correta)

Outro ponto importante para a prova voc saber que a punio penal diferente da punio administrativa, o que no impede de ambas serem aplicadas concomitantemente, desde que o ilcito praticado configure tanto infrao disciplinar como infrao penal.
(CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Por terem os mesmos fundamentos e as mesmas finalidades, no so cumulveis as sanes decorrentes do poder punitivo (de natureza penal, regido pelas leis criminais) e do poder disciplinar do Estado. (errada)

Uma constatao interessante: toda infrao criminal funcional corresponde a uma infrao disciplinar, no sendo o contrrio verdadeiro, pois nem toda infrao disciplinar equivale a uma infrao criminal. Raciocine sobre essa frase. Toda vez que o servidor comete um crime ou uma contraveno estar cometendo uma infrao disciplinar; mas nem toda infrao disciplinar constitui crime ou contraveno. De qualquer forma, para aplicao da pena so imprescindveis prvio processo administrativo e motivao do ato punitivo.
(CESPE/BACEN/1997) Para a validade da pena, a motivao da punio disciplinar sempre imprescindvel. (correta)
269

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Para fechar os comentrios sobre poder disciplinar, vamos analisar uma questo que gera muita discusso: poder disciplinar vinculado ou discricionrio? A doutrina tradicional, encontrando respeitveis vozes contrrias, aponta o poder disciplinar como de exerccio discricionrio quanto escolha ou graduao da penalidade, uma vez que os estatutos funcionais no estabelecem regras rgidas como ocorre no Direito Penal. Contudo, h que se ressaltar a existncia de diversas leis que descrevem objetivamente as infraes administrativas e as suas respectivas penalidades. Como exemplo, adote-se a Lei 8.112/90, em que apenas h espao para discricionariedade na graduao do prazo de suspenso e na anlise da converso desta punio para multa diria (art. 130, 2: Quando houver convenincia para o servio, a penalidade de suspenso poder ser convertida em multa, na base de 50% (cinqenta por cento) por dia de vencimento ou remunerao, ficando o servidor obrigado a permanecer em servio). A Terceira Seo do STJ caminha de forma diferente da doutrina tradicional invertendo a concepo para um poder disciplinar vinculado, desgarrado de juzos de convenincia e oportunidade.
(FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades aplica-se discricionariamente, permitindo a no aplicao de penalidades previstas em lei na hiptese de arrependimento e desde que no tenha havido prejuzo econmico ao errio. (errada)

Portanto, a posio que prevalece na doutrina que, em regra, o poder disciplinar discricionrio, porm, no STJ, a posio majoritria pela sua natureza vinculada!
(PROCURADOR FEDERAL AGU/2007/CESPE) O ato disciplinar vinculado, deixando a lei pequenas margens de discricionariedade administrao, que no pode demitir ou aplicar quaisquer penalidades contrrias lei, ou em desconformidade com suas disposies. (correta)

Com outras abordagens foram elaboradas as questes abaixo:


(OAB/CESPE/2008.2) O poder disciplinar caracteriza-se pela discricionariedade, podendo a administrao escolher entre punir e no punir a falta praticada pelo servidor. (Gabarito: errada) (CESPE/DELEGADO PF/2002) O poder disciplinar impe ao superior hierrquico o dever de punir o subordinado faltoso. (Gabarito: correta) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Uma vez constatado o cometimento de infrao administrativa punvel, o superior no pode, em princpio, deixar de aplicar a sano correspondente, salvo se houver motivo juridicamente relevante para tanto. (Gabarito: correta)

270

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Poder de polcia
Finalmente chegamos no ltimo poder administrativo que ser abordado nessa aula: poder de polcia. Trata-se de atividade desempenhada pelo Estado cujo objetivo limitar direitos individuais, restringindo-os ou condicionando-os, em benefcio do interesse pblico.
(PGE/PI/PROCURADOR/2008/CESPE) Segundo reiterada jurisprudncia do STJ, a administrao pblica est impedida de exercer qualquer tipo de controle ou classificao de programas televisivos, sob pena de violar a liberdade de expresso. (Gabarito: errada) (JUIZ/TRT 17/2003/CESPE) O poder de polcia a faculdade que se reconhece Administrao de condicionar e restringir o uso, o gozo e a disposio da propriedade e o exerccio da liberdade dos administrados no interesse pblico ou social. (Gabarito: correta) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) A atividade do Estado em limitar o exerccio dos direitos individuais em benefcio do interesse pblico trao marcante do poder disciplinar. (errada) (FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica traduz-se no poder da Administrao de impor limitaes s liberdades individuais nos limites preestabelecidos na lei. (errada)

Exemplificando: 1) restries: proibio de estacionar o veculo em determinados locais; limites de velocidade; semforos; 2) condicionamentos: obrigatoriedade de requerer ao Municpio licena para construir; porte de arma; permisso para dirigir.
(TJ/DFT/ANALISTA/2008/CESPE) Programa de restrio ao trnsito de veculos automotores, em esquema conhecido como rodzio de carros, ato que se insere na conceituao de poder de polcia, visto ser uma atividade realizada pelo Estado com vistas a coibir ou limitar o exerccio dos direitos individuais em prol do interesse pblico. (Gabarito: correta)

Importante destacar que essa prerrogativa do Poder Pblico de limitar direitos individuais deve ser prevista em lei por conta do princpio da legalidade.
(PGE/PE/PROCURADOR/2009/CESPE) O exerccio do poder de polcia prescinde de lei especfica. (Gabarito: errada imprescinde de lei especfica)

Inclusive nesse momento dou uma dica para voc: quando a questo de prova abordar princpios aplicveis a poder de polcia, geralmente as respostas envolvem o princpio da legalidade, impondo a obrigatoriedade de as limitaes de polcia terem origem na lei, e o princpio da proporcionalidade, exigindo que as medidas de polcia sejam proporcionais aos fins visados.
(TJ/DFT/Analista/2008/CESPE) Do objeto do poder de polcia exige-se to-somente a licitude. A discusso acerca da proporcionalidade do ato de poder de polcia matria que escapa apreciao de sua legalidade. (Gabarito: errada)
271

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

A doutrina sustenta que a razo do poder de polcia o interesse social e seu fundamento a supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado.
(PGE/CE/PROCURADOR/2008/CESPE) Atividade da administrao pblica, expressa em atos normativos ou concretos, de condicionar, com fundamento em sua supremacia geral e na forma da lei, a liberdade e a propriedade dos indivduos, mediante ao ora fiscalizadora, ora preventiva, ora repressiva, impondo coercitivamente aos particulares um dever de absteno (non facere), a fim de conformar-lhes os comportamentos aos interesses sociais consagrados no sistema normativo. Celso Antnio Bandeira de Mello. Curso de direito administrativo. Editora Malheiros. 20. ed., p. 787. A definio objeto do fragmento de texto acima se refere ao poder a) regulamentar. b) discricionrio. c) de polcia. d) hierrquico. e) disciplinar. (PGM/NATAL/PROCURADOR/2008/CESPE) Com o estado de direito, passou-se a afirmar a existncia de uma funo de natureza administrativa cujo objeto a proteo do bem-estar geral, mediante a regulao dos direitos individuais, expressa ou implicitamente reconhecidos no sistema jurdico. Nesse contexto, o poder pblico, alm de impor certas limitaes, emite atos preventivos de controle, aplica penalidades por eventuais infraes e, em determinados contextos, exerce coao direta em face de terceiros para preservar interesses sociais. [Raquel M. U. de Carvalho. Curso de direito administrativo. Salvador: Juspodivum, 2008, p. 327 (com adaptaes)]. O texto acima trata do poder a) discricionrio. b) de polcia. c) regulatrio. d) disciplinar.

No direito brasileiro, o conceito de poder de polcia foi positivado no art. 78 do Cdigo Tributrio Nacional: Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. O mesmo Cdigo Tributrio Nacional, em seu art. 77, prev que o exerccio do poder de polcia constitui fato gerador do tributo taxa. Quanto competncia para exerccio do poder de polcia, lembre-se na prova que pertencer, em princpio, pessoa federativa qual a Constituio Federal conferiu o poder de regular o assunto. Essa distribuio de competncia baseia-se no que a doutrina chama de princpio da predominncia do interesse. Com base nesse critrio, de acordo com Hely Lopes Meirelles2, os assuntos de interesse nacional ficam sujeitos a regulamentao e policiamento da Unio; os de interesse regional sujeitam-se s normas e polcia
2

Direito Administrativo Brasileiro, pag. 130.


272

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES estadual, e os de interesse local sujeitam-se aos regulamentos cios e ao policiamento administrativo municipal.
(CESPE/ TITULAR DE SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO DO TJDFT/2000) Acerca do poder de polcia, juridicamente correto afirmar que a competncia para seu exerccio , em princpio, da entidade poltica competente para legislar acerca da matria, que sua teoria geral a mesma dos atos administrativos e que, no exerccio desse poder, a administrao pblica pode impor restries a direitos e liberdades constitucionalmente assegurados. (correta)

A seguir, destacarei alguns temas que so questes presentes com freqncia em concursos pblicos:

- Polcia administrativa x polcia judiciria: Para simplificar seu estudo elaborei o seguinte quadro: Polcia administrativa Ilcitos administrativos Atua sobre bens, direitos e atividades Preventiva e repressiva Regida pelo Direito Administrativo Polcia judiciria Ilcitos penais Atua sobre pessoais Preventiva e repressiva Regida pelo Direito Processual Penal

(TJ/DFT/ANALISTA/2008/CESPE) No exerccio do poder de polcia, a administrao pblica est autorizada a tomar medidas preventivas e no apenas repressivas. (correta) (ANALISTA JUDICIRIO/STJ/CESPE) A polcia administrativa confunde-se com a polcia judiciria, voltada para a preparao da funo jurisdicional penal. (errada) (JUIZ/TRT 17/2003) A atribuio de polcia administrativa tambm compreende os atos de fiscalizao. (correta) (FCC/AGENTE FISCAL DE RENDAS/SFA/SP/2006) manifestao tpica do poder de polcia da Administrao Pblica a a) priso em flagrante de um criminoso. b)) interdio de estabelecimento comercial por agentes da vigilncia sanitria. c) criao de uma taxa decorrente de ao de fiscalizao. d) aplicao de pena de demisso a servidor pblico. e) vigilncia exercida sobre o patrimnio pblico. (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) A polcia administrativa atua preventiva ou repressivamente.(correta) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) O poder de polcia abrangente e no se distingue polcia administrativa de polcia judiciria. (errada) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Polcia administrativa e polcia judiciria no se confundem; a primeira rege-se pelo Direito Administrativo e incide sobre bens, direitos ou atividades; a segunda, pelo Direito Processual Penal, incidindo sobre pessoas.

273

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES - Formas de atuao do poder de polcia: Abrangendo as atividades dos Poderes Legislativo e Judicirio, o Estado valese dos seguintes meios para exercer seu poder de polcia: a) atos normativos: o Estado impe limitaes administrativas aos direitos individuais por meio das leis e regula a aplicao destas por meio dos decretos, regulamentos, portarias, instrues, resolues e etc.. Significa que tantos os atos normativos primrios (leis) como os secundrios (decretos, portarias...) constituem formas de atuao do poder de polcia. b) atos administrativos e fatos administrativos (operaes materiais): ambos tm como propsito aplicar os comandos das leis aos casos concretos, seja por meio de medidas preventivas, como fiscalizaes, autorizaes e licenas, ou de medidas repressivas, como apreenso de mercadorias e interdies de estabelecimentos comerciais.
(JUIZ/TRT17/2003) A manifestao da atribuio de polcia se d por atos normativos e concretos. (correta)

- Sanes de polcia: O exerccio do poder de polcia seria ineficaz se no fosse aparelhado de sanes para os casos de desobedincia. O ordenamento jurdico ptrio exige que referidas sanes sejam aplicadas em consonncia com os princpios da legalidade e da proporcionalidade, exigindo-se que a sano seja previamente prevista em lei e que seja proporcional infrao cometida ou ao dano causado coletividade.
(ESAF/AFRF/2003) Tratando-se do poder de polcia, sabe-se que podem ocorrer excessos na sua execuo material, por meio de intensidade da medida maior que a necessria para a compulso do obrigado ou pela extenso da medida ser maior que a necessria para a obteno dos resultados licitamente desejados. Para limitar tais excessos, impe-se observar, especialmente, o seguinte princpio: a) Legalidade b) Finalidade c) Proporcionalidade d) Moralidade e) Contraditrio (SEFAZ/AC/AUDITOR/2009/CESPE) Caso um servidor seja demitido do servio pblico, o Poder Judicirio no poder anular a demisso imposta sob o fundamento de no haver a necessria proporcionalidade entre o fato apurado e a pena aplicada. (errada)

So exemplos de sanes de polcia: interdio de atividade, fechamento de estabelecimento, demolio de construo, embargo administrativo de obra, destruio de objetos, inutilizao de gneros alimentcios, proibio de fabricao ou comrcio de certos produtos e vedao de localizao de indstrias ou de comrcio em determinadas zonas.
(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) A apreenso de mercadoria ilegal em alfndega no pode ser realizada com fundamento no poder de polcia. (errada)

274

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


(FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) No desempenho do poder de polcia, a Administrao Pblica no pode determinar medidas sumrias, isto , sem a oitiva do particular; logo, ainda que se trate de situao de urgncia, mister se faz a garantia da plenitude da defesa. (errada)

As aes punitivas decorrentes do exerccio do poder de polcia prescrevem em 5 (cinco) anos, conforme dispe o art. 1 da Lei 9.873/99.
(JUIZ FEDERAL 5 REGIO/2009/CESPE) A Lei n. 9.873/1999, que no se aplica s infraes de natureza funcional nem aos processos e procedimentos de natureza tributria, dispe que o prazo prescricional da ao punitiva da administrao pblica, no exerccio do poder de polcia, de cinco anos, contados da data em que o ato tornou-se conhecido. (correta) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Na esfera federal, prescreve em dez anos a ao punitiva da Administrao, no exerccio do poder de polcia, objetivando apurar infrao (que no constitua crime), contados da data da prtica do ato ou, no caso de infrao permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado.

- Atributos do poder de polcia: Falando agora sobre atributos do poder de polcia, eis os indicados pela doutrina: discricionariedade, coercibilidade e autoexecutoriedade.
(ANALISTA JUDICIRIO/STJ/CESPE) So atributos do poder discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade. (correta) de polcia a

(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) A discricionariedade, a autoexecutoriedade e a supra legalidade so atributos caractersticos do poder de polcia. (errada)

Ao estudo de cada um deles... a) Discricionariedade: Significa que no exerccio do poder de polcia, o agente pblico, dentro dos limites impostos pela lei, tm liberdade para agir pautado em critrios de convenincia e oportunidade. importante advertir que nem todo ato de polcia discricionrio, pois em determinadas situaes a lei prev qual soluo deve ser adotada pelo agente pblico, no lhe sendo atribuda qualquer opo. Nesses casos, o ato de polcia ser vinculado.
(CESPE/PROCURADOR INSS/1998) Considerando a natureza e os efeitos da atuao da polcia administrativa, os atos administrativos praticados nessa esfera so estritamente vinculados. (errada)

Como exemplos, os alvars de licena e de autorizao. Enquanto a licena ato de polcia vinculado (licena para construir), a autorizao ato de polcia discricionrio (autorizao para porte de arma).
(JUIZ/TRT17/2003/CESPE) O poder de polcia atividade administrativa, podendo ser vinculada ou discricionria. (correta)
275

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

(FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Nem sempre o poder de polcia ser discricionrio, ou seja, em algumas hipteses, a lei j estabelece que, diante de determinados requisitos, a Administrao ter que adotar soluo previamente estabelecida, como o caso da autorizao. (errada)

b) Coercibilidade: a caractersticas do ato de polcia de poder ser imposto pelo agente pblico independente da concordncia do particular destinatrio do ato. Equivale imperatividade dos atos administrativos, sendo certo afirmar que todo ato de polcia coercitivo (imperativo), ou seja, obrigatrio para seu destinatrio.

c) Autoexecutoriedade: A Administrao Pblica executa os seus atos de polcia independentemente de prvia manifestao do Poder Judicirio. Significa que a Administrao Pblica pode executar seus atos de polcia sem que seja necessrio ingressar com uma ao junto ao Poder Judicirio para obter a deciso do magistrado.
(CESPE/PROCURADOR INSS/1998) Em decorrncia do poder de polcia de que investida, a administrao pblica pode condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, independentemente de prvia autorizao judicial. (correta) (JUIZ/TRT17/2003/CESPE) O poder de polcia exige que o Poder Pblico utilize sempre, previamente, a via judicial cominatria para executar decises de policiamento administrativo. (errada)

Por meio desse atributo, a Administrao Pblica compele materialmente o administrado (executoriedade), valendo-se de meios diretos de coero (exs: apreenso de mercadorias, interdio de estabelecimentos e disperso de manifestao de grevistas).
(CESPE/PROCURADOR INSS/1998) O acatamento do ato de polcia administrativa obrigatrio ao seu destinatrio. Para fazer valer o seu ato, a administrao pode at mesmo empregar fora pblica em face da resistncia do administrado sem que, para isso, dependa de qualquer autorizao judicial. (correta) (CESPE/PROCURADOR INSS/1998) As sanes decorrentes do exerccio do poder de polcia administrativa - por exemplo, a interdio de atividade, o fechamento de estabelecimento, a demolio de construo, a destruio de objetos e a proibio de fabricao de determinados produtos - s podem ser aplicadas aps regular processo judicial, haja vista a dimenso da restrio de direitos individuais implementada. (errada)

Mas tambm h poder de polcia quando a Administrao Pblica compele formalmente o administrado (exigibilidade), utilizando-se de meios
276

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES indiretos de coero (exs: multas o Poder Pblico impe ao particular determinada obrigao sob pena de, em caso de descumprimento, pagamento de multa) No caso de ilegalidade da atuao do Poder Pblico, o particular lesado poder buscar reparao por meio de ao competente no Poder Judicirio:
(ANALISTA JUDICIRIO/STJ/CESPE) O atributo da autoexecutoriedade do poder de polcia obsta que o particular que teve violados seus direitos pela Administrao busque a reparao na via judicial. (errada) (CESPE/DELEGADO PF/1997) Considere a seguinte situao: Ricardo fiscal sanitrio e, em operao de rotina, constatou que determinado estabelecimento, comercial vendia alimentos imprprios para consumo. Segundo a normatizao aplicvel, competiria ao fiscal apenas apreender o produto e aplicar multa ao responsvel. Ricardo, no entanto, achando que sua ao seria mais eficaz, tambm interditou o estabelecimento. Na situao descrita, a interdio juridicamente invlida. (correta) (CESPE/PROCURADOR INSS/1998) A proporcionalidade entre a restrio imposta pela administrao e o benefcio social que se tem em vista, bem como a correspondncia entre a infrao cometida e a sano aplicada, podem ser questionadas em juzo, mas devero ser esgotadas previamente as vias recursais administrativas, sob pena de o Poder Judicirio proclamar a falta de interesse de agir do administrado. (errada) (CESPE/SEJUS/ES/2009) O exerccio do poder de polcia visa proteo do interesse da coletividade ou do Estado, razo pela qual no se submete ao controle pelo Poder Judicirio. (errada)

Nem todo ato de polcia possui o atributo da autoexecutoriedade, como ocorre na cobrana de valores (por ex.: multas), em que a Administrao Pblica deve ajuizar a ao competente para efetuar a cobrana coercitiva do devedor.
(JUIZ/TRT9/2003/CESPE) Sendo atributo do poder de policia a autoexecutoriedade, pode a Administrao Pblica, em todas as medidas por ela adotadas, pr em execuo as suas decises, com os prprios meios, sem precisar recorrer previamente ao Poder Judicirio e sem se submeter ao controle deste. (errada) (ESAF/ANALISTA MPU/2004) O poder de polcia administrativa pode se dar em diversas gradaes, finalizando, em todas as situaes, com a autoexecutoriedade, pela qual o administrado materialmente compelido a cumprir a determinao administrativa. (errada) (CESPE/ESCRIVO DE POLCIA/PA/2009) Quanto ao poder de polcia no direito administrativo brasileiro, assinale a opo correta. a) Em sentido amplo, o poder de polcia pode ser entendido como a atividade da administrao que engloba a polcia administrativa e a judiciria. A segunda tem como caracterstica principal a preveno, por objeto a propriedade e a liberdade e regese pelas normas administrativas. A primeira notadamente repressiva, tem por objeto as pessoas e rege-se por normas processuais penais. (houve inverso das caractersticas) b) O poder de polcia no pode ser delegado a particulares. Isso significa que a administrao no pode sequer contratar empresa para a instalao de equipamentos que auxiliem nas atividades materiais de constatao de infraes. (pense nos radares colocados nas rodovias e ruas das cidades, que so fornecidas por empresas particulares que venceram processo licitatrio)
277

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


c) So atributos do poder de polcia a autoexecutoriedade, a imperatividade e a presuno de legitimidade. (no que os atos de polcia no possuam essa presuno de legitimidade, mas pelo fato de a doutrina no indic-la como atributo; quanto imperatividade, no h problema em substitu-la por coercibilidade) d) O poder de polcia tambm pode-se manifestar por meio da edio de atos normativos. (RESPOSTA CORRETA) e) A administrao pode cobrar e executar, na via administrativa, o valor das multas aplicadas aos administrados, uma vez que o poder de polcia tem como atributo a autoexecutoriedade (a execuo das multas deve ocorrer por meio do Pode Judicirio)

- Delegao do poder de polcia: Quando o ente federativo (administrao direta) exerce o seu poder de polcia, editando leis e atos administrativos, diz-se que h exerccio de poder de polcia originrio. Quando pessoas administrativas integrantes da administrao indireta exercem poder de polcia que lhes foi delegado pela administrao direta resta caracterizado exerccio de poder de polcia delegado. posio majoritria na doutrina e na jurisprudncia que o poder de polcia no pode ser delegado a particulares.
(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, o poder de polcia no atividade exclusiva do Estado, podendo, por isso, ser delegado a entidades privadas. (errada)

Tem-se admitido nos casos de exerccio do poder de polcia fiscalizatrio a atribuio a pessoas privadas, por meio de contratos, da exclusiva tarefa de operacionalizar equipamentos para constatao de fatos, como ocorre com os radares nas rodovias e nos equipamentos de triagens colocados em aeroportos para identificao de objetos ilcitos. Nessas situaes no h delegao de poder de polcia, mas apenas atribuio ao particular da tarefa de constatar os fatos atravs de maquinas e equipamentos. E se a pessoa jurdica de direito privado for integrante da administrao indireta, ser possvel a delegao do poder de polcia? Questo muito controvertida, que vem dividindo a doutrina. Atualmente, por conta de recente deciso da Segunda Turma do STJ proferida no julgamento do REsp 817.534, ganha maiores relevos a posio que rejeita a delegao do poder de polcia sancionador para os particulares integrantes da administrao indireta. No julgamento do referido recurso, a Segunda Turma decidiu pela possibilidade de a BHTrans, sociedade de economia mista do municpio de Belo Horizonte, exercer atos relativos fiscalizao no trnsito da capital mineira, sem, contudo, poder aplicar multas.
278

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES De acom com a referida deciso, o poder de polcia o dever estatal de limitar o exerccio da propriedade e da liberdade em favor do interesse pblico. Suas atividades dividem-se em quatro grupos: legislao, consentimento, fiscalizao e sano.
(FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Os meios de atuao do poder de polcia compreendem somente duas categorias: atos administrativos preventivos, como, por exemplo, vistoria e fiscalizao, e atos administrativos repressivos, como interdio de atividade e apreenso de mercadorias deterioradas. (errada)

Segundo o relator do julgamento Min. Mauro Campbell Marques -, as atividades de consentimento e fiscalizao podem ser delegadas, pois compatveis com a personalidade das sociedades de economia mista. Entretanto, para o ministro, deve permanecer a vedao imposio de sanes por parte da BHTrans.

Para fechar poderes administrativos, seguem algumas smulas relacionadas ao tema: - Smula vinculante n 5 A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio.

- Smula do STF n 645 competente o municpio para fixar o horrio de funcionamento de estabelecimento comercial. - Smula do STF n 646 Ofende o princpio da livre concorrncia lei municipal que impede a instalao de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada rea. - Smula do STJ n 19 A fixao do horrio bancrio, para atendimento ao pblico, da competncia da Unio. - Smula do STJ n 127 ilegal condicionar a renovao da licena de veculo ao pagamento de multa, da qual o infrator no foi notificado.

279

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Uso e abuso do poder


- Uso do poder: der so do Est presente quando o agente pblico, no exerccio de suas funes, utiliza-se das prerrogativas (poderes administrativos) que lhe foram conferidas observando os limites traados pelo ordenamento jurdico. Da ser importante destacar que os poderes administrativos so conferidos aos agentes pblicos para utilizao obrigatria, no tendo os mesmos liberdade para renunci-los ou simplesmente no exerc-los. Ao mesmo tempo que tais prerrogativas constituem-se em poderes, o seu exerccio obrigatrio (desde que benfico coletividade), traduzindo-se no que a doutrina denomina de poder-dever. Hely Lopes Meirelles3 leciona que se para o particular o poder de agir uma faculdade, para o administrador pblico uma obrigao de atuar, desde que se apresente o ensejo de exercit-lo em benefcio da comunidade.

- Abuso do poder: Abuso do poder Quanto a esse tema, basta pensar da seguinte forma: o agente pblico que qualquer pessoa fsica que exera funo pblica, tal como um auditor tributrio do DF ou um jurado do Tribunal do Jri - para exercer suas funes utilizar de alguns poderes conferidos pela lei. importante ter em mente que o exerccio da funo pblica est relacionado ao atendimento do interesse da coletividade. Portanto, um policial federal exerce funo pblica, da mesma forma que um jurado do Tribunal do Jri, com o propsito de satisfazer os interesses da coletividade. No exerccio das funes pblicas pode ocorrer, infelizmente, dos agentes pblicos utilizarem de seus poderes desrespeitando as leis, a prpria Constituio Federal ou os princpios administrativos. Quando isso ocorrer, estaremos diante do abuso de poder. Portanto, voc deve marcar na prova que um ato praticado com abuso de poder ilegal, passvel de ser anulado. S que o abuso de poder divide-se em duas espcies: excesso de poder e desvio de finalidade (tambm chamado de desvio de poder).

Direito Administrativo Brasileiro, pag. 105.


280

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Como o abuso de poder ilegal, por motivos bvios, suas espcies excesso de poder e desvio de finalidade tambm sero ilegais, passveis de anulao, conforme j dito linhas acima. Resta saber qual a diferena entre estas duas espcies. Vamos l... Vou dar um exemplo bem absurdo para facilitar a sua compreenso: imagine uma operao da Polcia Federal no combate sonegao fiscal. Em determinada diligncia, um policial federal, ao constatar que os empregados da empresa sonegadora no possuem carteira de trabalho, lavra um auto de infrao multando a empresa por essa prtica. Pergunto para voc: policial federal tem competncia para multar empresa por manter empregados sem assinatura de carteira de trabalho? Daqui ouvi sua resposta. Obviamente que no! Portanto, ao praticar um ato sem competncia o agente agiu alm dos seus poderes, ou seja, agiu com excesso de poder. Age com excesso de poder o agente pblico que extrapola seus poderes na prtica de determinado ato. Quer dizer, age sem ter competncia para aquele determinado ato.
(Delegado Federal/CESPE/2004) O abuso de poder, na modalidade de desvio de poder, caracteriza-se pela prtica de ato fora dos limites da competncia administrativa do agente. (errada)

J no desvio de finalidade (desvio de poder), o agente pblico tem competncia para a prtica do ato, mas ao execut-lo no atende finalidade prevista na lei. Outro exemplo, este no to absurdo, pelo contrrio, muito comum. Determinado municpio, por fora de lei, recebe verba do Governo Federal que deve ser aplicada em aes voltadas para a educao. Porm, o Prefeito, por considerar que a educao do municpio vai muito bem obrigado aplica o dinheiro em postos de sade e em hospitais. Perceba que a inteno do prefeito foi muito boa. Mas pergunto: a lei determinava que o dinheiro fosse aplicado em qual rea? Educao, no ? Como ele aplicou na sade no atendeu finalidade da lei, agindo, portanto, com desvio de finalidade.
(PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) Se uma autoridade remove um servidor apenas por motivo de desavenas pessoais entre eles, alegando, contudo, convenincia da administrao, fica caracterizado o excesso de poder. (errada)

O mesmo ocorre quando uma remove um servidor como forma de punio. Ora, em regra a lei tem como finalidade da remoo suprir a carncia de servidores em determinado rgo pblico e no utiliz-la como meio de punio. Se nesse exemplo a autoridade administrativa tiver competncia para remover o servidor, no poderemos falar em excesso de poder. Agora, pelo fato de o ato no ter atendido finalidade prevista na lei suprir carncia de servidores -, poderemos enquadrar a situao como desvio de finalidade. Ento, para seu estudo, use o seguinte jogo de palavras:
281

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

EXCESSO DE PODER EXTRAPOLAR COMPETNCIA DESVIO DE PODER NO OBSERVAR A FINALIDADE DA LEI

(FCC/2010/MPE-RN/Agente Administrativo) Sobre o poder da autoridade, analise: I. A autoridade, embora competente para praticar o ato, vai alm do permitido e exorbita no uso de suas faculdades administrativas. II. A autoridade, embora atuando nos limites de sua competncia, pratica o ato por motivos ou com fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse pblico. Tais espcies configuram, tcnica e respectivamente, a) desvio de finalidade e uso de gesto de poder. b) desvio de poder e excesso de poder. c) abuso de poder e uso regular do poder. d) uso de gesto do poder e excesso de poder. e) excesso de poder e desvio de finalidade.

Com essas consideraes, encerro essa aula, apresentando na sequncia as questes que foram apresentadas durante a aula.

QUESTES REPRODUZIDAS NESSA AULA


As questes abaixo foram citadas durante essa aula. Voc deve julg-las e ao final avaliar o seu aproveitamento:
01) (PROCURADOR DO ESTADO DO CEAR/2004/CESPE) Os poderes administrativos so instrumentais, sendo utilizados pela administrao pblica para cumprir suas finalidades. 02) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) O poder vinculado pode ser utilizado tambm nos atos discricionrios da Administrao Pblica. 03) (AGENTE DA POLCIA FEDERAL/1997/CESPE) Considere que Cndido seja fiscal do instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), usando na explorao ilegal de madeiras, e que, pelas normas aplicveis a seu trabalho, Cndido seja obrigado apreender a madeira ilegalmente extrada que encontrar no trabalho de fiscalizao e a aplicar multa aos responsveis pela e pelo transporte do madeirame. Assim, estes so exemplos de atos resultantes do poder discricionrio que Cndido detm. 04) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Nos atos praticados em razo do poder vinculado, a atuao subjetiva do administrador fica restrita ao ato de julgar se a situao de fato est ou no amoldada aos contornos legais. 05) (ESAF/AFTN/89) Poder vinculado aquele que o direito a) atribui ao Poder Pblico para aplicar penalidades s infraes funcionais de seus servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao b) confere ao Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores de seu quadro de pessoal c) confere Administrao Pblica de modo explcito ou implcito, para a prtica de atos administrativos, com liberdade na escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo
282

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


d) positivo confere Administrao Pblica para a prtica de ato de sua competncia, determinando os elementos e requisitos necessrios sua formao e) incumbe s autoridades administrativas para explicitar a lei na sua correta execuo ou expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia, ainda no disciplinada por lei 06) (ESAF/CGU/2004) O mrito administrativo, na atuao do administrador pblico, cujo controle jurisdicional sofre restries, condiz em particular com o exerccio regular do seu poder a) disciplinar; b) hierrquico; c) de polcia; d) discricionrio; e) vinculado 07) (ANALISTA MPU/2004) Os poderes vinculado e discricionrio, simultaneamente, podem ser exercidos pela autoridade administrativa, na prtica de um determinado ato, ressalvado que esse ltimo se restringe convenincia e oportunidade, bem como quanto a) ao contedo; b) forma; c) finalidade; d) competncia; e) ao modo. 08) (ANALISTA JUDICIRIO/TRE/AL/2004/CESPE) Caso determinado ato administrativo seja praticado com base no exerccio do poder discricionrio, no competir ao Poder Judicirio reexamin-lo nem lhe decretar nulidade, salvo se padecer de vcio de forma. 09) (JUIZ SUBSTITUTO/TJSE/2004/CESPE) No possvel a apreciao judicial de ato da administrao pblica, praticado no exerccio de seu poder discricionrio, porque tal apreciao implica anlise do mrito administrativo. 10) (OAB/CESPE/2006.3) O poder discricionrio no comporta nenhuma possibilidade de controle por parte do Poder Judicirio. 11) (ASSISTENTE JURDICO/AGU/1999) Assinale a letra que contenha a ordem que expresse a correlao correta: 1 ato vinculado 2 ato discricionrio ( ) aposentadoria compulsria por implemento de idade ( ) gradao de penalidade em processo administrativo ( ) nomeao de servidor para cargo em comisso ( ) exonerao de servidor em estgio probatrio ( ) concesso de alvar para atividade comercial a) 2/1/1/2/2; b) 1/2/2/1/1; c) 2/2/2/1/1; d) 1/2/1/2/1; e) 1/1/2/2/2 12) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) O poder regulamentar, atribudo ao chefe do Poder Executivo, compreende a edio de normas complementares lei, para sua fiel execuo. 13) (DPE/PI/DEFENSOR/2009) Em razo da impossibilidade de que as leis prevejam todas as contingncias que possam surgir na sua execuo, em especial nas diversas situaes que a administrao encontrar para cumprir as suas tarefas e optar pela melhor soluo, necessria a utilizao do poder administrativo denominado poder a) hierrquico; b) de polcia; c) vinculado; d) regulamentar; e) disciplinar. 14) (PROCURADOR DA AGU/2001) Quando o presidente da Repblica expede um decreto para tornar efetiva uma lei, ele exerce poder regulamentar. 15) (OAB/CESPE/2006.3) A possibilidade de o chefe do Poder Executivo emitir decretos regulamentares com vistas a regular uma lei penal deriva do poder de polcia. 16) (TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/TRE/AL/2004) - Considere que o TRE/AL editou resoluo alterando o seu regimento interno. Essa resoluo no pode ser considerada um ato que configure exerccio de poder regulamentar. 17) (ESCRIVO DA PF/2002/CESPE) Uma das competncias do chefe do Poder Executivo federal a expedio de decretos, com a finalidade de regulamentar as leis no seio da Administrao Pblica; essa competncia no d ao presidente da Repblica, porm, o poder
283

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


de baixar decretos tratando amplamente de matrias ainda no disciplinadas por lei, ou seja, no pode ele, na vigente ordem constitucional, editar os chamados decretos autnomos. 18) (TRE-MT/TCNICO JUDICIRIO/CESPE/2010) Poder regulamentar a prerrogativa conferida administrao pblica de editar atos de carter geral que visam complementar ou alterar a lei, em face de eventuais lacunas e incongruncias. 19) (JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/TRF/5 REGIO/2004) - Se uma lei estatuir que, para o gozo de determinado direito por ela criado, o cidado precisa fazer prova documental de certos fatos autoridade administrativa, poder o chefe do Poder Executivo, no exerccio vlido do poder regulamentar, estipular que documentos sero aceitos como prova, desde que no crie obrigao nova para os cidados. 20) (CESPE/1996) No exerccio do poder regulamentar, o administrador poder expedir decreto regulamentado por inteiro a matria no constante da lei regulamentada. 21) (CESPE/1996) Cabe ao decreto, especificando os comandos da lei regulamentada, criar novos direitos e obrigaes, desde que respeite o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. 22) (CESPE/1996) O decreto, observando o princpio da supremacia do interesse pblico, pode prever a perda da propriedade privada por infraes cometidas por particular. 23) (OAB/CESPE - 2008.2) No exerccio do poder regulamentar, a administrao no pode criar direitos, obrigaes, proibies, medidas punitivas, devendo limitar-se a estabelecer normas sobre a forma como a lei vai ser cumprida. 24) (TJ/PI/JUIZ/2007/CESPE) O poder normativo, no mbito da administrao pblica, privativo do chefe do Poder Executivo. 25) (OAB/CESPE/2006.3) O poder regulamentar exercido apenas por meio de decreto. 26) (TRF1/JUIZ/2009/CESPE) Compete privativamente ao presidente da Repblica expedir instrues para a execuo de leis, decretos e regulamentos. 27) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Se o Presidente da Repblica exorbitar no exerccio do poder regulamentar, o Congresso Nacional poder sustar os atos que caracterizarem o excesso de poder. 28) (CESPE/DELEGADO PF/2002) O Congresso Nacional tem competncia para controlar o poder regulamentar do presidente da Repblica. 29) (PROCURADOR DO ESTADO DO CEAR/2004/CESPE) Caso o Poder Executivo exorbite na utilizao de seu poder regulamentar, o Poder Legislativo poder anular o ato normativo editado. 30) (AUGEM/2008/AUDITOR/CESPE) A CF autoriza o TCU a sustar atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder de regulamentao. 31) (CESPE/AUDITOR INSS/2003) Em razo do princpio da legalidade, a Constituio da Repblica no admite que o Presidente da Repblica disponha, mediante decreto, acerca da extino de funes ou cargos pblicos. 32) (MPE/RN/CESPE/2009) O decreto autnomo , em regra, admitido no ordenamento jurdico brasileiro, desde que no viole direitos fundamentais. 33) (MPE/RN/CESPE/2009) O decreto, no ordenamento jurdico brasileiro, no pode inovar na ordem jurdica, visto que tem natureza secundria, e deve sempre regulamentar uma lei.
284

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

34) (PGE/PE/PROCURADOR/2009/CESPE) O poder disciplinar, que confere administrao pblica a tarefa de apurar a prtica de infraes e de aplicar penalidades aos servidores pblicos, no tem aplicao no mbito do Poder Judicirio e do MP, por no haver hierarquia quanto ao exerccio das funes institucionais de seus membros e quanto ao aspecto funcional da relao de trabalho. 35) (ESAF/PFN/1998) No atribuio da Administrao Pblica decorrente do poder hierrquico: a) editar atos regulamentares b) aplicar sanes disciplinares c) avocar e/ou delegar atribuies d) controlar as atividades dos rgos subordinados e) anular atos ilegais praticados por rgos inferiores 36) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) Incluem-se entre os objetivos fundamentais do poder hierrquico da Administrao Pblica a prerrogativa de ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas. 37) (CESPE/BACEN/1997) Do exerccio do poder hierrquico decorrem as faculdades de fiscalizar, rever, delegar, dar ordens e avocar. So caractersticas da fiscalizao hierrquica: a permanncia e a automaticidade. 38) (ESAF/ANALISTA MPU/2004) No mbito do poder hierrquico, insere-se a faculdade de revogarem-se atos de rgos inferiores, considerados inconvenientes, de ofcio ou por provocao. 39) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) Na administrao pblica, uma autoridade pode controlar o mrito e a legalidade dos atos praticados por seus subordinados. 40) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/2000) No exerccio do poder hierrquico, o superior, em certas circunstncias, pode tanto avocar a prtica de determinado ato, quanto, ele prprio, aplicar sanes punitivas a seus subordinados. 41) (OAB/CESPE/2006.3) O poder de delegao e o de avocao decorrem do poder hierrquico. 42) (OAB/CESPE/2008.2) Uma autarquia ou uma empresa pblica estadual est ligada a um estado-membro por uma relao de subordinao decorrente da hierarquia. 43) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Mesmo em decorrncia e no exerccio do poder hierrquico, o superior no pode delegar quaisquer atribuies a seus subordinados. 44) (TCU/AUDITOR/2007/CESPE) Nos termos da lei federal que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, a conduta do administrador pblico no sentido de fraudar a licitao e desviar dinheiro pblico sujeita-o pena de demisso, a ser aplicada pelo presidente da Repblica, sendo pacfica a jurisprudncia do STF no sentido da indelegabilidade dessa atribuio. 45) (ESAF/ANALISTA MPU/2004) A regra quanto avocao de competncias determina a sua possibilidade, desde que a competncia a ser avocada no seja exclusiva do rgo subordinado. 46) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) Aplicar penalidade aposentadoria decorre do poder disciplinar da Administrao Pblica. de cassao de

47) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) O ato de uma autoridade administrativa que aplica uma penalidade de advertncia a um servidor subordinado, por
285

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


inobservncia de certo dever funcional, est inserido no contexto do exerccio regular dos poderes regulamentar e hierrquico. 48) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) O poder regulamentar traduz-se na possibilidade de a administrao pblica apurar e punir as infraes praticadas pelos agentes pblicos. 49) (ESAF/ANALISTA MPU/2004) O poder disciplinar pode alcanar particulares, desde que vinculados ao Poder Pblico mediante contratos. 50) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Por terem os mesmos fundamentos e as mesmas finalidades, no so cumulveis as sanes decorrentes do poder punitivo (de natureza penal, regido pelas leis criminais) e do poder disciplinar do Estado. 51) (CESPE/BACEN/1997) Para a validade da pena, a motivao da punio disciplinar sempre imprescindvel. 52) (PROCURADOR FEDERAL AGU/2007/CESPE) O ato disciplinar vinculado, deixando a lei pequenas margens de discricionariedade administrao, que no pode demitir ou aplicar quaisquer penalidades contrrias lei, ou em desconformidade com suas disposies. 53) (OAB/CESPE/2008.2) O poder disciplinar caracteriza-se pela discricionariedade, podendo a administrao escolher entre punir e no punir a falta praticada pelo servidor. 54) (CESPE/DELEGADO PF/2002) O poder disciplinar impe ao superior hierrquico o dever de punir o subordinado faltoso. 55) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Uma vez constatado o cometimento de infrao administrativa punvel, o superior no pode, em princpio, deixar de aplicar a sano correspondente, salvo se houver motivo juridicamente relevante para tanto. 56) (PGE/PI/PROCURADOR/2008/CESPE) Segundo reiterada jurisprudncia do STJ, a administrao pblica est impedida de exercer qualquer tipo de controle ou classificao de programas televisivos, sob pena de violar a liberdade de expresso. 57) (JUIZ/TRT 17/2003/CESPE) O poder de polcia a faculdade que se reconhece Administrao de condicionar e restringir o uso, o gozo e a disposio da propriedade e o exerccio da liberdade dos administrados no interesse pblico ou social. 58) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) A atividade do Estado em limitar o exerccio dos direitos individuais em benefcio do interesse pblico trao marcante do poder disciplinar. 59) (TJ/DFT/ANALISTA/2008/CESPE) Programa de restrio ao trnsito de veculos automotores, em esquema conhecido como rodzio de carros, ato que se insere na conceituao de poder de polcia, visto ser uma atividade realizada pelo Estado com vistas a coibir ou limitar o exerccio dos direitos individuais em prol do interesse pblico. 60) (PGE/PE/PROCURADOR/2009/CESPE) O exerccio do poder de polcia prescinde de lei especfica. 61) (TJ/DFT/Analista/2008/CESPE) Do objeto do poder de polcia exige-se to-somente a licitude. A discusso acerca da proporcionalidade do ato de poder de polcia matria que escapa apreciao de sua legalidade. 62) (PGE/CE/PROCURADOR/2008/CESPE) Atividade da administrao pblica, expressa em atos normativos ou concretos, de condicionar, com fundamento em sua supremacia geral e na
286

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


forma da lei, a liberdade e a propriedade dos indivduos, mediante ao ora fiscalizadora, ora preventiva, ora repressiva, impondo coercitivamente aos particulares um dever de absteno (non facere), a fim de conformar-lhes os comportamentos aos interesses sociais consagrados no sistema normativo. Celso Antnio Bandeira de Mello. Curso de direito administrativo. Editora Malheiros. 20. ed., p. 787. A definio objeto do fragmento de texto acima se refere ao poder a) regulamentar. b) discricionrio. c) de polcia. d) hierrquico. e) disciplinar. 63) (PGM/NATAL/PROCURADOR/2008/CESPE) Com o estado de direito, passou-se a afirmar a existncia de uma funo de natureza administrativa cujo objeto a proteo do bem-estar geral, mediante a regulao dos direitos individuais, expressa ou implicitamente reconhecidos no sistema jurdico. Nesse contexto, o poder pblico, alm de impor certas limitaes, emite atos preventivos de controle, aplica penalidades por eventuais infraes e, em determinados contextos, exerce coao direta em face de terceiros para preservar interesses sociais. [Raquel M. U. de Carvalho. Curso de direito administrativo. Salvador: Juspodivum, 2008, p. 327 (com adaptaes)]. O texto acima trata do poder a) discricionrio. b) de polcia. c) regulatrio. d) disciplinar. 64) (CESPE/ TITULAR DE SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO DO TJDFT/2000) Acerca do poder de polcia, juridicamente correto afirmar que a competncia para seu exerccio , em princpio, da entidade poltica competente para legislar acerca da matria, que sua teoria geral a mesma dos atos administrativos e que, no exerccio desse poder, a administrao pblica pode impor restries a direitos e liberdades constitucionalmente assegurados. 65) (TJ/DFT/ANALISTA/2008/CESPE) No exerccio do poder de polcia, a administrao pblica est autorizada a tomar medidas preventivas e no apenas repressivas. 66) (ANALISTA JUDICIRIO/STJ/CESPE) A polcia administrativa confunde-se com a polcia judiciria, voltada para a preparao da funo jurisdicional penal. 67) (JUIZ/TRT 17/2003) A atribuio de polcia administrativa tambm compreende os atos de fiscalizao. 68) (FCC/AGENTE FISCAL DE RENDAS/SFA/SP/2006) manifestao tpica do poder de polcia da Administrao Pblica a a) priso em flagrante de um criminoso. b)) interdio de estabelecimento comercial por agentes da vigilncia sanitria. c) criao de uma taxa decorrente de ao de fiscalizao. d) aplicao de pena de demisso a servidor pblico. e) vigilncia exercida sobre o patrimnio pblico. 69) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) A polcia administrativa atua preventiva ou repressivamente. 70) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) O poder de polcia abrangente e no se distingue polcia administrativa de polcia judiciria. 71) (JUIZ/TRT17/2003) A manifestao da atribuio de polcia se d por atos normativos e concretos. 72) (ESAF/AFRF/2003) Tratando-se do poder de polcia, sabe-se que podem ocorrer excessos na sua execuo material, por meio de intensidade da medida maior que a necessria para a compulso do obrigado ou pela extenso da medida ser maior que a necessria para a obteno dos resultados licitamente desejados. Para limitar tais excessos, impe-se observar, especialmente, o seguinte princpio: a) Legalidade b) Finalidade c) Proporcionalidade d) Moralidade e) Contraditrio

287

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


73) (SEFAZ/AC/AUDITOR/2009/CESPE) Caso um servidor seja demitido do servio pblico, o Poder Judicirio no poder anular a demisso imposta sob o fundamento de no haver a necessria proporcionalidade entre o fato apurado e a pena aplicada. 74) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) A apreenso de mercadoria ilegal em alfndega no pode ser realizada com fundamento no poder de polcia. 75) (JUIZ FEDERAL 5 REGIO/2009/CESPE) A Lei n. 9.873/1999, que no se aplica s infraes de natureza funcional nem aos processos e procedimentos de natureza tributria, dispe que o prazo prescricional da ao punitiva da administrao pblica, no exerccio do poder de polcia, de cinco anos, contados da data em que o ato tornou-se conhecido. 76) (ANALISTA JUDICIRIO/STJ/CESPE) So atributos discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade. do poder de polcia a

77) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) A discricionariedade, a autoexecutoriedade e a supra legalidade so atributos caractersticos do poder de polcia. 78) (CESPE/PROCURADOR INSS/1998) Considerando a natureza e os efeitos da atuao da polcia administrativa, os atos administrativos praticados nessa esfera so estritamente vinculados. 79) (JUIZ/TRT17/2003/CESPE) O poder de polcia atividade administrativa, podendo ser vinculada ou discricionria. 80) (CESPE/PROCURADOR INSS/1998) Em decorrncia do poder de polcia de que investida, a administrao pblica pode condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, independentemente de prvia autorizao judicial. 81) (JUIZ/TRT17/2003/CESPE) O poder de polcia exige que o Poder Pblico utilize sempre, previamente, a via judicial cominatria para executar decises de policiamento administrativo. 82) (CESPE/PROCURADOR INSS/1998) O acatamento do ato de polcia administrativa obrigatrio ao seu destinatrio. Para fazer valer o seu ato, a administrao pode at mesmo empregar fora pblica em face da resistncia do administrado sem que, para isso, dependa de qualquer autorizao judicial. 83) (CESPE/PROCURADOR INSS/1998) As sanes decorrentes do exerccio do poder de polcia administrativa - por exemplo, a interdio de atividade, o fechamento de estabelecimento, a demolio de construo, a destruio de objetos e a proibio de fabricao de determinados produtos - s podem ser aplicadas aps regular processo judicial, haja vista a dimenso da restrio de direitos individuais implementada. 84) (ANALISTA JUDICIRIO/STJ/CESPE) O atributo da autoexecutoriedade do poder de polcia obsta que o particular que teve violados seus direitos pela Administrao busque a reparao na via judicial. 85) (CESPE/DELEGADO PF/1997) Considere a seguinte situao: Ricardo fiscal sanitrio e, em operao de rotina, constatou que determinado estabelecimento, comercial vendia alimentos imprprios para consumo. Segundo a normatizao aplicvel, competiria ao fiscal apenas apreender o produto e aplicar multa ao responsvel. Ricardo, no entanto, achando que sua ao seria mais eficaz, tambm interditou o estabelecimento. Na situao descrita, a interdio juridicamente invlida. 86) (CESPE/PROCURADOR INSS/1998) A proporcionalidade entre a restrio imposta pela administrao e o benefcio social que se tem em vista, bem como a correspondncia entre a infrao cometida e a sano aplicada, podem ser questionadas em juzo, mas devero ser
288

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


esgotadas previamente as vias recursais administrativas, sob pena de o Poder Judicirio proclamar a falta de interesse de agir do administrado. 87) (CESPE/SEJUS/ES/2009) O exerccio do poder de polcia visa proteo do interesse da coletividade ou do Estado, razo pela qual no se submete ao controle pelo Poder Judicirio. 88) (JUIZ/TRT9/2003/CESPE) Sendo atributo do poder de policia a autoexecutoriedade, pode a Administrao Pblica, em todas as medidas por ela adotadas, pr em execuo as suas decises, com os prprios meios, sem precisar recorrer previamente ao Poder Judicirio e sem se submeter ao controle deste. 89) (ESAF/ANALISTA MPU/2004) O poder de polcia administrativa pode se dar em diversas gradaes, finalizando, em todas as situaes, com a autoexecutoriedade, pela qual o administrado materialmente compelido a cumprir a determinao administrativa. 90) (CESPE/ESCRIVO DE POLCIA/PA/2009) Quanto ao poder de polcia no direito administrativo brasileiro, assinale a opo correta. a) Em sentido amplo, o poder de polcia pode ser entendido como a atividade da administrao que engloba a polcia administrativa e a judiciria. A segunda tem como caracterstica principal a preveno, por objeto a propriedade e a liberdade e rege-se pelas normas administrativas. A primeira notadamente repressiva, tem por objeto as pessoas e rege-se por normas processuais penais. b) O poder de polcia no pode ser delegado a particulares. Isso significa que a administrao no pode sequer contratar empresa para a instalao de equipamentos que auxiliem nas atividades materiais de constatao de infraes. c) So atributos do poder de polcia a autoexecutoriedade, a imperatividade e a presuno de legitimidade. d) O poder de polcia tambm pode-se manifestar por meio da edio de atos normativos. e) A administrao pode cobrar e executar, na via administrativa, o valor das multas aplicadas aos administrados, uma vez que o poder de polcia tem como atributo a autoexecutoriedade 91) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, o poder de polcia no atividade exclusiva do Estado, podendo, por isso, ser delegado a entidades privadas. 92) (Delegado Federal/CESPE/2004) O abuso de poder, na modalidade de desvio de poder, caracteriza-se pela prtica de ato fora dos limites da competncia administrativa do agente. 93) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) Se uma autoridade remove um servidor apenas por motivo de desavenas pessoais entre eles, alegando, contudo, convenincia da administrao, fica caracterizado o excesso de poder. 94) (FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades aplica-se a todos os servidores e administrados sujeitos ao poder de polcia. 95) FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades aplica-se aos servidores pblicos hierarquicamente subordinados, bem como queles dotados de autonomia funcional. 96) (FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades aplica-se discricionariamente, permitindo a no aplicao de penalidades previstas em lei na hiptese de arrependimento e desde que no tenha havido prejuzo econmico ao errio. 97) (FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades dirige-se exclusivamente aos servidores pblicos sujeitos ao
289

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


poder hierrquico estrito da Administrao, no se aplicando a outras pessoas ou aos servidores que possuam independncia funcional 98) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Na esfera federal, prescreve em dez anos a ao punitiva da Administrao, no exerccio do poder de polcia, objetivando apurar infrao (que no constitua crime), contados da data da prtica do ato ou, no caso de infrao permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado. 99) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Nem sempre o poder de polcia ser discricionrio, ou seja, em algumas hipteses, a lei j estabelece que, diante de determinados requisitos, a Administrao ter que adotar soluo previamente estabelecida, como o caso da autorizao. 100) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) No desempenho do poder de polcia, a Administrao Pblica no pode determinar medidas sumrias, isto , sem a oitiva do particular; logo, ainda que se trate de situao de urgncia, mister se faz a garantia da plenitude da defesa. 101) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Polcia administrativa e polcia judiciria no se confundem; a primeira rege-se pelo Direito Administrativo e incide sobre bens, direitos ou atividades; a segunda, pelo Direito Processual Penal, incidindo sobre pessoas. 102) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Os meios de atuao do poder de polcia compreendem somente duas categorias: atos administrativos preventivos, como, por exemplo, vistoria e fiscalizao, e atos administrativos repressivos, como interdio de atividade e apreenso de mercadorias deterioradas. 103) (FCC/2010/TRE/RS/ANALISTA JUDICIRIO) Quando o Poder Executivo exorbita do seu poder regulamentar pode ter seus atos sustados pelo Congresso Nacional. 104) (FCC/2010/TRE/RS/ANALISTA JUDICIRIO) Poder hierrquico a faculdade de punir as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao. 105) (FCC/2010/TRE/RS/ANALISTA JUDICIRIO) Por fora do poder disciplinar o Chefe do Executivo pode distribuir e escalonar as funes dos seus rgos, ordenar e rever a atuao dos seus agentes. 106) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica autoriza a aplicao de penalidades aos servidores pblicos e demais pessoas sujeitas disciplina administrativa. 107) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica traduz-se no poder da Administrao de impor limitaes s liberdades individuais nos limites preestabelecidos na lei. 108) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica caracteriza-se como o poder conferido s autoridades administrativas de dar ordens a seus subordinados e de controlar as atividades dos rgos inferiores. 109) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica o poder de editar atos normativos para ordenar a atuao dos diversos rgos e agentes dotados das competncias especificadas em lei. 110) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica o poder de aplicar, aos agentes pblicos e aos administrados em geral, as penalidades fixadas em lei, observado o devido processo legal.
290

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


111) (FCC/2010/TRE-AC/Analista Judicirio/rea Judiciria) Sobre os poderes administrativos, considere: I. Poder que a lei confere Administrao Pblica para a prtica de ato de sua competncia, determinando os elementos e requisitos necessrios sua formalizao. II. Poder que o Direito concede Administrao Pblica, de modo implcito ou explcito, para a prtica de atos administrativos com liberdade de escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo. III. Faculdade de que dispem os Chefes de Executivo de explicar a lei para a sua correta execuo, ou de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada por lei. Os conceitos acima se referem, respectivamente, aos poderes a) subordinado, discricionrio e hierrquico. b) discricionrio, arbitrrio e disciplinar. c) vinculado, disciplinar e de polcia. d) hierrquico, de polcia e regulamentar. e) vinculado, discricionrio e regulamentar. 112) (FCC/2010/MPE-RN/Agente Administrativo) Sobre o poder da autoridade, analise: I. A autoridade, embora competente para praticar o ato, vai alm do permitido e exorbita no uso de suas faculdades administrativas. II. A autoridade, embora atuando nos limites de sua competncia, pratica o ato por motivos ou com fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse pblico. Tais espcies configuram, tcnica e respectivamente, a) desvio de finalidade e uso de gesto de poder. b) desvio de poder e excesso de poder. c) abuso de poder e uso regular do poder. d) uso de gesto do poder e excesso de poder. e) excesso de poder e desvio de finalidade.
Gabarito: 01) correta, 02) errada, 03) errada, 04) correta, 05) D, 06) D, 07) A, 08) errada, 09) errada, 10) errada, 11) B, 12) correta, 13) D, 14) correta, 15) errada, 16) correta, 17) correta, 18) errada, 19) correta, 20) errada, 21) errada, 22) errada, 23) correta, 24) errada, 25) errada, 26) errada, 27) correta, 28) correta, 29) errado, 30) errada, 31) errada, 32) errada, 33) errada, 34) errada, 35) A, 36) correta, 37) correta, 38) correta, 39) correta, 40) correta, 41) correta, 42) errada, 43) correta, 44) errada, 45) correta, 46) correta, 47) errada, 48) errada, 49) correta, 50) errada, 51) correta, 52) correta, 53) errada, 54) correta, 55) correta, 56) errada, 57) correta, 58) errada, 59) correta, 60) errada, 61) errada, 62) C, 63) B, 64) correta, 65) correta, 66) errada, 67) correta, 68) B, 69) correta, 70) errada, 71) correta, 72) C, 73) errada, 74) errada, 75) correta, 76) correta, 77) errada, 78) errada, 79) correta, 80) correta, 81) errada, 82) correta, 83) errada, 84) errada, 85) correta, 86) errada, 87) errada, 88) errada, 89) errada, 90) D, 91) errada, 92) errada, 93) Errada, 94) Errada, 95) Correta, 96) Errada, 97) Errada, 98) Errada, 99) Errada, 100) Errada, 101) Correta, 102) Errada, 103) Correta, 104) Errada, 105) Errada, 106) Correta, 107) Errada, 108) Errada, 109) Errada, 110) Errada, 111) Errada, 112) E.

Aps conferir o gabarito, preencha o quadro abaixo e veja seu aproveitamento. Quando fizer novamente essas questes lance as informaes nesse mesmo quadro.
Data Data Data N questes 112 N questes 112 N questes 112 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto Data Data Data N questes 112 N questes 112 N questes 112 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto

291

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

SIMULADO SOBRE PODERES ADMINISTRATIVOS


01) O poder vinculado ou regrado da Administrao Pblica, na sua maior incidncia, conquanto no seja incompatvel contrape-se ao exerccio do discricionrio. 02) Os poderes vinculado e discricionrio, simultaneamente, podem ser exercidos pela autoridade administrativa, na prtica de um determinado ato, ressalvado que esse ltimo se restringe convenincia e oportunidade, bem como quanto forma. 03) O mrito administrativo, na atuao do administrador pblico, cujo controle jurisdicional sofre restries, condiz em particular com o exerccio regular do seu poder discricionrio. 04) O poder disciplinar pode alcanar particulares, desde que vinculados ao Poder Pblico mediante contratos. 05) No mbito do poder hierrquico, insere-se a faculdade de revogarem-se atos de rgos inferiores, considerados inconvenientes, de ofcio ou por provocao. 06) No existe ato, mesmo praticado no exerccio do poder discricionrio, que seja, totalmente deixado discricionariedade do administrador. 07) Poder hierrquico e poder disciplinar so sinnimos. 08) Por terem os mesmos fundamentos e as mesmas finalidades, no so cumulveis as sanes decorrentes do poder punitivo (de natureza penal, regido pelas leis criminais) e do poder disciplinar do Estado. 09) Em decorrncia do poder de polcia de que investida, a administrao pblica pode condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, independentemente de prvia autorizao judicial. 10) O acatamento do ato de polcia administrativa obrigatrio ao seu destinatrio. Para fazer valer o seu ato, a administrao pode at mesmo empregar fora pblica em face da resistncia do administrado sem que, para isso, dependa de qualquer autorizao judicial. 11) Considerando a natureza e os efeitos da atuao da polcia administrativa, os atos administrativos praticados nessa esfera so estritamente vinculados. 12) Em consonncia com as construes doutrinrias acerca do uso e do abuso de poder administrativo, a lei considera que o gestor age com excesso de poder quando pratica o ato administrativo visando a fim diverso daquele previsto, explcita ou implicitamente, na regra de competncia. 13) O poder disciplinar impe ao superior hierrquico o dever de punir o subordinado faltoso. 14) A atividade negativa que sempre impe uma absteno ao administrado, constituindo-se em obrigao de no fazer, caracteriza o poder de polcia. 15) O poder disciplinar abrange as sanes impostas a particulares, tais como: multa, interdio de atividade, fechamento de estabelecimento e destruio de objetos.
292

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


16) So atributos do poder de polcia: a discricionariedade, a auto-executoriedade e a coercibilidade. 17) O poder vinculado ou regrado aquele presente nos atos administrativos em que a ao do administrador ter que se ater aos estritos termos da lei, em todos os elementos do ato administrativo. 18) O poder discricionrio confere ao administrador certa liberdade para a prtica de atos administrativos, no que se refere escolha de sua oportunidade e convenincia. 19) Como corolrio do poder disciplinar, o superior hierrquico pode dar ordens e fiscalizar, delegar e avocar atribuies e rever os atos dos servidores inferiores. 20) O poder hierrquico impe ao servidor subordinado o cumprimento fiel das determinaes superiores, ainda quando manifestamente ilegais. 21) A punio criminal, realizado por meio da Justia Penal, manifestao tpica do poder disciplinar.
Gabarito: 01) C, 02) E, 03) C, 04) C, 05) C, 06) C, 07) E, 08) E, 09) C, 10) C, 11) E, 12) E, 13) C, 14) C, 15) E, 16) C, 17) C, 18) C, 19) E, 20) E, 21) E.

Data Data Data

N questes 21 N questes 21 N questes 21

Acertos Acertos Acertos

% acerto % acerto % acerto

Data Data Data

N questes 21 N questes 21 N questes 21

Acertos Acertos Acertos

% acerto % acerto % acerto

293

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

PONTO 13
Normas constitucionais concernentes aos servidores pblicos (art. 37 a 41 da CF) Cargos, empregos e funes pblicas
No incio desse tpico, vou aproveitar para tratar dos conceitos envolvendo cargos, empregos e funes pblicas. Tais consideraes sero importantes para a melhor compreenso dessa aula. - Cargo pblico um lugar na organizao do servio pblico, com denominao prpria e atribuies especficas, para ser provido e exercido por um titular. De acordo com o art. 3 da Lei 8.112/90 o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Os cargos so criados por lei, de iniciativa de cada Poder, que definir a sua denominao e remunerao. Pelo princpio da simetria das formas, se o cargo criado por lei dever ser extinto tambm por lei. Quanto a essa regra, a EC n 32 trouxe uma exceo, pois o art. 84, VI, b, CF, passou a admitir a extino de funes e de cargos vagos por meio de decreto do Chefe do Executivo. Cuidado na prova, pois somente se o cargo estiver vago que poder ser extinto por decreto. Se estiver provido (preenchido), somente ser extinto por meio de lei. As principais espcies de cargo pblico so efetivo e comissionado. O cargo efetivo aquele obrigatoriamente preenchido por meio de aprovao em concurso pblico. Fique atento para no confundir efetividade com estabilidade. muito comum ouvir em sala de aula aluno dizendo que aps 3 anos de servio pblico o servidor torna-se efetivo. De forma nenhuma! Efetividade no guarda relao com tempo de servio, mas sim com investidura por fora de aprovao em concurso pblico. J o cargo em comisso, conforme art. 37, V, CF, de livre nomeao e exonerao, devendo ser preenchido por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei. Tanto a nomeao como a exonerao de cargo em comisso so classificados como atos discricionrios.
294

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

(FCC/2010/TRT/9 REGIO (PR)/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Cargo em comisso o que somente admite provimento em carter provisrio, sendo declarados em lei de livre nomeao e exonerao, destinando-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. (correta) (FCC/2009/TRT/3 Regio (MG)/Tcnico Judicirio/Tecnologia da Informao) A contratao de servidores pblicos feita por rgo da Administrao Direta sem a realizao de concurso pblico a) constitucionalmente permitida para provimento de cargos efetivos. b) constitucional, para as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. c) inconstitucional, pois a dispensa de concurso pblico aplica-se apenas Administrao Indireta. d) constitucionalmente permitida para provimento de empregos pblicos. e) constitucional se, embora para provimento de cargo efetivo, tenha sido feita em carter emergencial.

Esse inciso V revela que os cargos em comisso, num percentual mnimo, s podem ser preenchidos por servidores concursados de carreira. Quanto ao percentual remanescente, podero ser nomeados servidores e/ou particulares. De qualquer forma, tanto num como noutro caso, deve-se observar a smula vinculante n 13, que veda a prtica do nepotismo. Voc s encontrar cargo pblico, efetivo ou em comisso, na administrao direta (Unio, Estados, DF e Municpios), nas autarquias e nas fundaes pblicas de direito pblico. Ou seja, s existem cargos pblicos nas pessoas jurdicas de direito pblico que adotam regime jurdico estatutrio (ex: Lei 8.112/90). Se o vnculo for contratual (celetista ou de emprego pblico), haver emprego e no cargo. Esse regime contratual obrigatrio para as pessoas jurdicas de direito privado integrantes da administrao pblica indireta, quais sejam, fundaes pblicas de direito privado, empresas pblicas e sociedades de economia mista. Interessante lembrar que existem pessoas polticas que adotam o regime contratual (celetista), possuindo empregados pblicos, o que a realidade de diversos municpios brasileiros. - Funo pblica o conjunto de atribuies e de responsabilidades atribudas a um servidor. Da mesma forma que os cargos, depende de lei para criao e para extino. Da ser importante ficar atento(a) para o seguinte jogo de palavras que as bancas costumam fazer: todo cargo pblico tem funo, mas nem toda funo est vinculada a um cargo pblico.

295

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES De fato, qualquer cargo possui atribuies (tarefas), mas existem agentes pblicos, tais como os mesrios de eleio e os jurados do Tribunal do Jri, que exercem apenas funo, sem ocupar um correlato cargo. A CF, no seu inciso V, j citado linhas acima, disciplinou a funo de confiana, cujas atribuies so de direo, chefia e assessoramento, as mesmas do cargo em comisso, e s pode ser desempenhada por servidores efetivos.
(FCC/2009/TJ-AP/Analista Judicirio/rea Judiciria/Execuo de Mandados) Segundo a Constituio Federal, as funes de confiana a) no podem mais ser criadas, devendo as existentes ser extintas quando de sua vacncia. b) so exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo em comisso. c) so exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo. d) no podem mais ser criadas, tendo sido as existentes extintas em 5 de outubro de 1988. e) so exercidas exclusivamente por pessoas que no possuem vnculo com a Administrao Pblica.

Se compararmos cargo em comisso com funo de confiana identificaremos duas diferenas: Enquanto o cargo em comisso um lugar na organizao do servio pblico, a funo de confiana um conjunto de atribuies; Enquanto o cargo em comisso pode ser ocupado por qualquer pessoa, reservando-se um percentual mnimo para servidores de carreira, a funo de confiana s pode ser atribuda a servidores efetivos.
(CESPE/ AUDITOR INSS/2003) As funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. (correta)

Vou aproveitar e fazer uma tabelinha que fao em sala para meus alunos com as terminologias corretas que devem ser usadas relativamente a cargos e funes. Adotarei como referncia as expresses usadas pela Lei 8.112/90:
Cargo efetivo Cargo em comisso Funo de confiana Ingresso Nomeao Nomeao Designao Sada sem punio Exonerao Exonerao Dispensa Sada com punio Demisso Destituio Destituio

- Emprego pblico Distingue-se do cargo efetivo e do comissionado por conta do regime de trabalho adotado: regime de emprego (celetista). As normas reguladoras esto previstas na CLT Consolidao das Leis do Trabalho, submetida s regras do art. 7 da CF e de alguns incisos do art. 37.
296

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

S para fazer uma comparao: enquanto os empregados pblicos esto sujeitos CLT, os ocupantes de cargos pblicos esto sujeitos a um estatuto (ex: Lei 8.112/90); enquanto os empregados pblicos sujeitam-se s normas do art. 7 da CF e a alguns dispositivos do art. 37, os ocupantes de cargos pblicos sujeitam-se a todos os dispositivos do art. 37 e a alguns do art. 74. Tambm ser legal se compararmos o regime estatutrio com o regime de emprego: o regime estaturio tem natureza legal; o regime de emprego tem natureza contratual;

o regime estatutrio caracterizado pela pluralidade normativa, pois cada pessoa da federao que adote o regime estatutrio ter a sua lei estatutria; o regime de emprego caracterizado pela unicidade normativa, porque o conjunto integral das normas reguladoras se encontra em um nico diploma: CLT.

No mbito federal, a Unio editou a Lei 9.962/00, que disciplina o regime de emprego pblico do pessoal da Administrao federal direta, autrquica e fundacional, que no afasta a aplicao da CLT. Interessante destacar que essa lei se restringe s pessoas pblicas (Unio, autarquias e fundaes autrquicas), no sendo aplicvel s empresas pblicas e s sociedades de economia mista, que continuam com seu pessoal regido pela CLT e pela CF. A criao e a extino de empregos para pessoas jurdicas de direito pblico tambm dependem de lei (art. 61, 1, II, a, CF).

Acesso a cargos, empregos e funes pblicas


- Brasileiros x estrangeiros Assim dispe o art. 37, I, da CF:
I - os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

Veja a redao do art. 39, 3: Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo pblico o disposto no art. 7, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admisso quando a natureza do cargo o exigir.
297

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES A anlise desse inciso revela que o constituinte no faz distino entre brasileiros natos e naturalizados, englobando todos na expresso brasileiros. Portanto, seja nato ou naturalizado, o brasileiro ter acesso aos cargos, empregos ou funes pblicas se preencher os requisitos estabelecidos em lei. Observe que os brasileiros, desde que preencham os requisitos legais, podero ocupar quaisquer cargos ou empregos pblicos (com a ressalva do art. 12, 3, privativos dos natos); j os estrangeiros s podero ocupar os cargos e empregos pblicos que a lei permitir.
(ESAF/TFC/SFC/2000) O estrangeiro, na forma da lei, pode ocupar cargo pblico. (correta)

Quanto ocupao de cargos, voc identificar distino entre brasileiros natos e naturalizados no art. 12, 3, da CF, que indica quais so os cargos que s podem ser ocupados por brasileiros natos (cargos privativos): Presidente e Vice-Presidente da Repblica; Presidente da Cmara dos Deputados; Presidente do Senado Federal; Ministro do Supremo Tribunal Federal; Carreira diplomtica; Oficial das Foras Armadas. Ministro de Estado da Defesa

No que concerne aos estrangeiros, a CF em seu art. 207 preceitua:


Art. 207. As universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. 1 facultado s universidades admitir professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. 2 O disposto neste artigo aplica-se s instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica.

Portanto, estrangeiros, nos termos da lei (o art. 217 da CF norma de eficcia limitada), podero ocupar cargos de professores, de tcnicos e de cientistas nas universidades, instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica.

- Requisitos para acesso a cargos, empregos e funes pblicas Os requisitos para preenchimento de cargos, empregos e funes pblicas devem ser estabelecidos em lei, o que mera decorrncia da obrigatoriedade de lei para criao de cargos, empregos e funes pblicos. Para Hely Lopes Meirelles, esse inciso representa o princpio da organizao legal do servio pblico. Importante tambm ressaltar que no basta a simples previso legal para determinado requisito ser considerado legtimo. preciso ainda que esteja de
298

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES acordo com os princpios constitucionais, em especial, da isonomia, da razoabilidade e da proporcionalidade. Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, ao abordarem a necessidade de conciliar os princpios da isonomia e da razoabilidade na fixao de determinados requisitos para desempenho de funes pblicos, fazem referncia seguinte lio do prof. Hely Lopes Meirelles:
Se determinado cargo de datilgrafo pode ser exercido indiferentemente por pessoas do sexo feminino ou masculino, a discriminao fundada nesse atributo pessoal do candidato ser indevida; entretanto, se o que a Administrao deseja uma pessoa do sexo feminino para ocupar o cargo de datilgrafo numa penitenciria de mulheres, o estabelecimento desse requisito no constituir discriminao ilegal.

No sentido de que os requisitos para acesso a cargos, empregos e funes devem ter previso lei, veja o teor da smula n 686 do STF: s por lei se pode sujeitar a exame psicotcnico a habilitao de candidato a cargo pblico. Quanto ao exame psicotcnico, em 2009 foi editado o Decreto 6.944, que em seu art. 14 assim regulou o tema:
Art. 14. A realizao de exame psicotcnico est condicionada existncia de previso legal expressa especfica e dever estar prevista no edital. 1o O exame psicotcnico limitar-se- deteco de problemas psicolgicos que possam vir a comprometer o exerccio das atividades inerentes ao cargo ou emprego disputado no concurso. 2o vedada a realizao de exame psicotcnico em concurso pblico para aferio de perfil profissiogrfico, avaliao vocacional ou avaliao de quociente de inteligncia.

No entendimento do STF, a legitimidade do exame psicotcnico est condicionada observncia dos seguintes requisitos: I) previso legal; II) utilizao de critrios objetivos de carter cientfico; III) possibilidade de recurso. Outro ponto que merece destaque diz respeito posio do STF quanto legitimidade da previso em edital de concursos pblicos da classificao por regies ou por reas de especializao, ainda que para o mesmo cargo (RMS 23.259-DF, 25/03/03). A ocorre aquele conhecido choro de concurseiro: p, se eu tivesse feito para a regio tal em teria entrado, pois o ponto de corte foi menor. Nesse caso, conforme dito, o entendimento do STF pela constitucionalidade da classificao regional. Mais uma questo para sua prova diz respeito idoneidade moral de candidato aprovado que responde a inqurito policial ou ao penal.
299

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Veja o entendimento do STF externado no julgamento do AgR AI 741101 (DJe 28/05/09), de relatoria do Min. Eros Grau: O Supremo Tribunal Federal fixou entendimento no sentido de que a eliminao do candidato de concurso pblico que esteja respondendo a inqurito ou ao penal, sem pena condenatria transitada em julgado, fere o princpio da presuno de inocncia. Contudo, interessante destacar outra deciso tambm do STF, porm em situao diferente:
1. No tem capacitao moral para o exerccio da atividade policial o candidato que est subordinado ao cumprimento de exigncias decorrentes da suspenso condicional da pena prevista no art. 89 da Lei n 9.099/95 que impedem a sua livre circulao, includa a freqncia a certos lugares e a vedao de ausentarse da comarca, alm da obrigao de comparecer pessoalmente ao Juzo para justificar suas atividades. Reconhecer que candidato assim limitado preencha o requisito da idoneidade moral necessria ao exerccio da atividade policial no pertinente, ausente, assim, qualquer violao do princpio constitucional da presuno de inocncia. (saudoso Min. Menezes Direito, RE 568030, DJe 23/10/08)

- Criao de cargos, empregos e funes pblicas Por fim, a criao de cargos, de empregos pblicos e de funes pblicas na administrao pblica federal direta, autrquica ou fundacional, depende de aprovao pelo Congresso Nacional de lei de iniciativa do Presidente da Repblica. O procedimento para extino ser idntico (lei de iniciativa do Presidente aprovada pelo Congresso Nacional), salvo se o cargo ou funo estiverem vagos, pois nesses casos o Presidente da Repblica poder diretamente por meio de decreto decretar a extino (art. 84, VI, b, CF, modificado pela EC 32/01).

- Concurso pblico Nos termos do art. 37, II, da CF:


II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao;

Cuidado na prova com: - concurso pblico ser de provas ou de provas e ttulos, no existindo concurso apenas de ttulos;

300

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


(ESAF/TFC/SFC/2000) No se admite concurso pblico exclusivamente de ttulos.

(correta)

- apenas os cargos efetivos e empregos permanentes so preenchidos por meio de concurso pblico, pois os cargos em comisso so de livre nomeao, conforme indica a parte final do inciso ora estudado, e os temporrios, que estudaremos mais adiante, no so preenchidos obrigatoriamente por concurso pblico;
(ESAF/ANALISTA/MPOG/2001) Em relao ao servidor pblico detentor de emprego pblico no correto afirmar que seu ingresso depende de aprovao prvia em processo seletivo simplificado. (correta) (FCC/2010/TCE-AP/Procurador) Em relao regra constitucional que obriga a realizao de concurso pblico para provimento de cargos e empregos pblicos, EXCEO sua aplicao a a) nomeao para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. b) contratao de servidores sob o regime celetista na Administrao Indireta. c) contratao de empregados pblicos por sociedades de economia mista. d) contratao de funcionrios pblicos para prestao de servios junto a entidades paraestatais. e) nomeao para funo de confiana em emprego, desde que para prestar servios em empresa pblica. (FCC/2010/DPE/SP/Oficial de Defensoria Pblica) A obrigatoriedade da realizao de concurso pblico aplica- se para a) preenchimento de cargo eletivo e emprego pblico. b) provimento de cargo comissionado e funo. c) provimento de cargo efetivo e emprego pblico. d) apenas para provimento de cargo efetivo. e) apenas para preenchimento de emprego pblico.

- o concurso pblico, em regra, obrigatrio para toda a administrao pblica, seja direta ou indireta. Dessa forma, haver concurso pblico tanto para preenchimento de cargo de Auditor Tributrio do Distrito Federal como para o emprego de tcnico bancrio na Caixa Econmica Federal (empresa pblica federal); - os candidatos no possuem direito adquirido realizao do concurso pblico ainda que com data j designada, que pode ser revogado pela Administrao Pblica por motivos de oportunidade e de convenincia, sendolhes garantido apenas devoluo da taxa de inscrio eventualmente paga; - STF e STJ tm entendimento pacfico de que no cabe ao Poder Judicirio discutir critrios de correo de questes de provas, bem como avaliao de ttulos, salvo se houver ilegalidade, quando ento ser cabvel a interveno por tratar-se de controle de legalidade e no de mrito administrativo. A ilegalidade faz-se presente, quanto correo, nos casos de erro crasso ou de incluso em questo de matria no abrangida pelo contedo programtico constante do edital. - A escolaridade mnima e a experincia profissional, quando exigidas, devero ser comprovadas no ato de posse no cargo ou no emprego, vedada a
301

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES exigncia de comprovao no ato de inscrio no concurso pblico ou em qualquer de suas etapas, ressalvado o disposto em legislao especfica (art. 19, pargrafo nico, Decreto 6.944/09). o que dispe a smula do STJ n 266: O diploma ou habilitao legal para o exerccio do cargo deve ser exigido na posse e no na inscrio para o concurso pblico. Prevalece no STF (ADI 3460/DF, DJe 14/06/07, deciso por maioria) o entendimento que a citada smula 266 do STJ no se aplica aos concursos pblicos para as carreira da Magistratura e do Ministrio Pblico. Nesses concursos, a prtica jurdica deve ser comprovada no ato da inscrio definitiva.

- Prazo de validade e prorrogao Ateno para a clssica pegadinha das bancas de afirmarem que o prazo de validade de concurso de 2 anos. Falso, pois no de 2 anos, mas sim de at 2 anos, conforme inciso III do art. 37:
III - o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo;

No edital constar a indicao correta do prazo de validade, se de 30 dias, se de 6 meses, se de 1 ano ...
(ESAF/TFC/SFC/2000) O edital do concurso pblico pode estabelecer sua validade em at cinco anos. (errada)

A prorrogao do prazo de validade traduz-se em ato discricionrio da administrao pblica, no sendo obrigatria. A obrigatoriedade que existe que se houver prorrogao o prazo de segundo perodo deve ser igual ao do primeiro. Por ex., validade de 2 anos, se houver prorrogao, este prazo ser de 2 anos. Outra questo importante para sua prova: caso caia uma questo afirmando que o edital de determinado concurso foi silente (omisso) quanto possibilidade de prorrogao. Pergunto-lhe: ser ou no possvel a prorrogao? Aplique a regra que voc acertar a questo: a prorrogao ser possvel. Por ex., no edital consta que a validade do concurso ser de 1 ano. Nada dito sobre a prorrogao. Nesse caso a prorrogao permanece ato discricionrio, sendo perfeitamente possvel a sua aplicao. A contagem do prazo de validade tem incio a partir da homologao do concurso pblico.

- Direito do aprovado nomeao Durante o prazo de validade o candidato aprovado dentro do nmero de vagas divulgado no edital, de acordo com a posio predominante no
302

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES STJ, ter direito adquirido nomeao. Nesse tribunal, no prevalece mais a tese de que candidato aprovado tem apenas expectativa de direito nomeao. Contudo, no STF, a questo ainda no se mostra to tranquila como no STJ. H votos recentes de Ministros (RE 227.480/RJ, 16/09/09) sustentando o direito nomeao do aprovado dentro do nmero de vagas, mas ainda no h uma posio do Plenrio nesse sentido. Portanto, no se pode posicionar numa prova que o STF tem posio pacfica ou majoritria nesse sentido. Ainda no existem elementos que permitem essa concluso. Por outro lado, no h dvidas de que os aprovados em concurso pblico tm direito subjetivo nomeao quando as respectivas vagas esto preenchidas por servidores precrios (contratao sem concurso pblico). Essa posio est de acordo com as decises do STF e do STJ. Da mesma forma, ter direito nomeao o candidato que for preterido na ordem classificao (Joo aprovado em 2 lugar, mas a Administrao nomeia, antes dele, Pedro aprovado em 3 lugar). Nesse sentido, h smula do STF (smula 15): "dentro do prazo de validade do concurso, o candidato aprovado tem o direito nomeao, quando o cargo for preenchido sem observncia da classificao. A CF permite a abertura de novo concurso, para o mesmo cargo ou emprego, durante o perodo improrrogvel (segundo perodo) previsto no edital:
IV - durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

Dessa forma, por ex., concurso para procurador federal, validade de 2 anos. Antes de esgotar o primeiro prazo, possvel a sua prorrogao por mais 2 anos. Nesse segundo perodo, o Poder Pblico poder abrir novo concurso para o cargo de procurador federal, porm, quando das nomeaes, dever priorizar os aprovados no primeiro concurso enquanto este estiver no seu prazo de validade.

- Cargos em comisso e funes de confiana No art. 37, V, a CF versa sobre funes de confiana e cargos em comisso:
V - as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento;
303

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Enquanto as funes de confiana somente podem ser exercidas por servidores efetivos (concursados), os cargos em comisso podem ser ocupados tanto por servidores como por no servidores.
(ESAF/AFRF/2001) Os cargos de provimento em comisso so privativos dos servidores de carreira. (errada)

Contudo, a CF determina que a lei reserve um percentual mnimo para cargos em comisso que s podero ser ocupados por servidores de carreira (concursados integrantes de carreiras). Dessa forma, h uma determinao constitucional que para determinado percentual de cargos em comisso somente sejam nomeados servidores efetivos de carreira. O percentual restante pode ser preenchido tanto por servidores como por no servidores, devendo-se observar, contudo, as limitaes impostas pela smula vinculante do STF n 13, que versa sobre nepotismo:
Smula Vinculante n 13 - A nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal.

No vou adentrar no tema nepotismo, pois j vou trabalhado na aula de princpios, especificamente quando do estudo do princpio da moralidade. Tanto a nomeao para cargos comissionados como a designao para funes de confiana no dependem de concurso pblico. Ou seja, no se realiza concurso pblico para preencher cargo em comisso ou funo de confiana. Lembrar na prova que exonerao de cargo em comisso ou dispensa de funo de confiana no constituem punio disciplinar, no dependendo, por isso, de processo administrativo disciplinar com ampla defesa e contraditrio para serem aplicadas. Outra informao importante diz respeito inexistncia de estabilidade no cargo em comisso e na funo de confiana. O servidor somente adquire estabilidade no seu cargo efetivo. Por fim, cargos em comisso e funes de confiana so criados apenas para o exerccio das seguintes funes: direo, chefia e assessoramento.

- Portadores de necessidades especiais O art. 37, VIII, assim dispe:


304

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


VIII - a lei reservar percentual dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e definir os critrios de sua admisso;

Quanto a esse tema, o que se conclui dos julgados de STF e de STJ que ainda no h unanimidade. O Decreto n 3.298/99, que regulamenta a Lei 7.835/89 (dispe sobre a Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia), tratou do tema nos seguintes termos:
Art. 37. Fica assegurado pessoa portadora de deficincia o direito de se inscrever em concurso pblico, em igualdade de condies com os demais candidatos, para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que portador. 1o O candidato portador de deficincia, em razo da necessria igualdade de condies, concorrer a todas as vagas, sendo reservado no mnimo o percentual de cinco por cento em face da classificao obtida. 2o Caso a aplicao do percentual de que trata o pargrafo anterior resulte em nmero fracionado, este dever ser elevado at o primeiro nmero inteiro subseqente.

Quanto ao percentual mximo, a Lei 8.112/90, para os concursos por ela abrangidos, definiu em seu art. 5, 2: s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras; para tais pessoas sero reservadas at 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso. A principal polmica surge quando a aplicao do percentual de reserva de vagas resulta em nmero fracionado. O decreto em referncia determina em seu 2 o arredondamento para o primeiro nmero inteiro subsequente. A posio majoritria do STF pelo afastamento do arredondamento previsto no citado decreto.

- Contratao temporria A matria tratada no inciso IX do art. 37, CF:


IX - a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico;

A contratao de temporrios constitui exceo regra do concurso pblico.


(ESAF/AFRF/2003) A exigncia de concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, estabelecida no art. 37, inciso II, da Constituio Federal, pode ser excepcionada por lei que autorize a contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. (correta)

305

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES O Plenrio do STF, no julgamento da ADI 3430/ES, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 12.8.2009, fixou os requisitos para contratao temporria pela Administrao Pblica: os casos excepcionais estejam previstos em lei; o prazo de contratao seja predeterminado; a necessidade seja temporria; e o interesse pblico seja excepcional.

Vale destaque que o STF entende que a funo a ser exercida pelos temporrios no precisa ser eventual, temporria ou excepcional, podendo ser regular e permanente (ADI 3.068-DF, 28/08/04). O que deve ser temporria a necessidade da contratao. O regime jurdico dos servidores temporrios diverso dos ocupantes de cargos efetivos, comissionados e de empregos pblicos. No so regidos pela CLT, por contratos de trabalho, nem pelos estatutos funcionais (como ocorre na rbita federal com a Lei 8.112/90), mas sim por um vnculo jurdico-administrativo. Por tal motivo, as demandas envolvendo temporrios e Poder Pblico no sero julgadas pela Justia do Trabalho, mas sim pela Justia Comum (Federal, Estadual ou do DF), conforme decidiu o STF na Reclamao 8107GO (08/10/09). Na esfera federal, a contratao temporria regulamentada pela Lei 8.745/93, que aplicvel administrao direta, s autarquias e s fundaes pblicas de direito pblico.

Direito liberdade sindical e exerccio de greve


O direito livre associao sindical est previsto no inciso VI do art. 37, CF:
VI - garantido ao servidor pblico civil o direito livre associao sindical;

Trata-se de extenso aos servidores civis do direito garantido aos trabalhadores urbanos pelo art. 8 da CF.
(ESAF/TFC/SFC/2000) O servidor pblico tem direito livre associao sindical. (correta)

Importante destacar que esse direito no estendido aos militares, conforme art. 142, IV, CF: ao militar so proibidas a sindicalizao e a greve. Quanto ao direito de greve, o tema tratado no inciso VII:
306

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


VII - o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica;

Diante da inexistncia da lei especfica referida nesse inciso VII, permanece a greve dos servidores pblicos pendente de regulamentao. Diante dessa inrcia legislativa, o STF, por maioria, nos mandados de injuno ns 670/ES, 708/DF e 712/PA, determinou a aplicao, no que couber, da Lei 7.783/89, que dispe sobre o exerccio do direito de greve na iniciativa privada, regulamentando assim provisoriamente o tema. Quanto ao foro competente para julgamento destes litgios, decidiu a Corte que no da competncia da Justia do Trabalho julgar os litgios envolvendo greve de servidores estatutrios (Rcl 6568/SP, DJe 24/09/09), mas sim da Justia Comum (Justia Federal ou Justia Estadual). Merece destaque a posio do Min. Eros Grau externada no julgamento desta mesma Reclamao quanto privao de algumas carreiras pblicas do exerccio do direito de greve. Considerando-se que neste julgado a discusso cingia-se incompetncia da Justia Trabalhista para julgar litgio versando sobre greve de policiais militares, o tema no foi aprofundado, mas obteve manifestaes favorveis de alguns Ministros. A questo certamente ser debatida em outra oportunidade. Segue trecho da ementa:
2. Servidores pblicos que exercem atividades relacionadas manuteno da ordem pblica e segurana pblica, administrao da Justia a os integrados nas chamadas carreiras de Estado, que exercem atividades indelegveis, inclusive as de exao tributria e sade pblica. A conservao do bem comum exige que certas categorias de servidores pblicos sejam privadas do exerccio do direito de greve. Defesa dessa conservao e efetiva proteo de outros direitos igualmente salvaguardados pela Constituio do Brasil. 3. Doutrina do duplo efeito, segundo Toms de Aquino, na Suma Teolgica (II Seo da II Parte, Questo 64, Artigo 7). No h dvida quanto a serem, os servidores pblicos, titulares do direito de greve. Porm, tal e qual lcito matar a outrem em vista do bem comum, no ser ilcita a recusa do direito de greve a tais e quais servidores pblicos em benefcio do bem comum. No h mesmo dvida quanto a serem eles titulares do direito de greve. A Constituio , contudo, uma totalidade. No um conjunto de enunciados que se possa ler palavra por palavra, em experincia de leitura bem comportada ou esteticamente ordenada. Dela so extrados, pelo intrprete, sentidos normativos, outras coisas que no somente textos. A fora normativa da Constituio desprendida da totalidade, totalidade normativa, que a Constituio . Os servidores pblicos so, seguramente, titulares do direito de greve. Essa a regra. Ocorre, contudo, que entre os servios pblicos h alguns que a coeso social impe sejam prestados plenamente, em sua totalidade. Atividades das quais dependam a manuteno da ordem pblica e a segurana pblica, a administrao da Justia onde as carreiras de Estado, cujos membros exercem atividades indelegveis, inclusive as de exao tributria e a sade pblica no esto inseridos no elenco dos servidores alcanados por esse direito. Servios pblicos desenvolvidos por grupos armados: as atividades desenvolvidas pela
307

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


polcia civil so anlogas, para esse efeito, s dos militares, em relao aos quais a Constituio expressamente probe a greve [art. 142, 3, IV].

Por fim, no julgamento da ADI 3235 (04/02/10), o STF considerou inconstitucional norma que previa punio para servidores em estgio probatrio envolvidos comprovadamente em movimentos grevistas. Ficou consignado nesse julgamento que a Constituio Federal no autoriza distino entre servidores estveis e servidores em estgio probatrio em funo de movimentos grevistas.

Regras quanto remunerao dos servidores pblicos


O art. 37, X, assim dispe:
X - a remunerao dos servidores pblicos e o subsdio de que trata o 4 do art. 39 somente podero ser fixados ou alterados por lei especfica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada reviso geral anual, sempre na mesma data e sem distino de ndices;

De incio, importante demonstrar a diferena entre os conceitos de vencimento, remunerao, salrio e subsdio: Vencimento: a retribuio pecuniria, ou seja, em dinheiro, pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. Quanto a esse ponto, peo seu cuidado com duas pegadinhas de concurso pblico: 1) o vencimento no remunera emprego pblico, mas sim cargo pblico; 2) a fixao de vencimento, bem como as posteriores modificaes, dependem de lei especfica. o que diz o art. 37, X, CF: a remunerao dos servidores pblicos e o subsdio de que trata o 4 do art. 39 somente podero ser fixados ou alterados por lei especfica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada reviso geral anual, sempre na mesma data e sem distino de ndices. Remunerao: o vencimento acrescido de vantagens pecunirias permanentes previstas em leis, tais como gratificaes e adicionais. Pode estar certo(a) que o que vou dizer agora questo de prova: nenhum servidor receber remunerao inferior ao salrio mnimo (art. 41, 5o). A Lei 8.112/90 foi alterada e no mais diz vencimento, mas sim remunerao. Portanto, o vencimento do servidor pode ser inferior ao salrio mnimo, havendo vedao quanto remunerao! Pegadaa de prova....muito cuidado!!! Tal concluso tambm extrada da leitura da smula vinculante n 15 do STF: Os artigos 7, IV, e 39, 3 (redao da EC 19/98), da Constituio, referem-se ao total da remunerao percebida pelo servidor pblico.
308

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Salrio: a retribuio pecuniria pelo exerccio de emprego pblico. Subsdio: a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico que no admite, em regra, o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria (art. 39, 4, CF). De acordo com o referido dispositivo constitucional, o subsdio fixado em parcela nica, o que significa justamente a ausncia de vantagens compondo seu valor. Sero remunerados por subsdio: Membros de Poder: procuradores federais, advogados da Unio, defensores pblicos, magistrados, membros do ministrio pblico, etc.; Detentores de mandato eletivo: vereados, prefeitos, governadores, deputados, etc.; Ministros e Secretrios Estaduais e Municipais; e Policiais federais, policiais rodovirios federais, policiais ferrovirios federais, policiais civis, policiais militares e bombeiros militares.
(FCC/2009/DPE/MT/Defensor Pblico) NO caracterstica do regime jurdico estabelecido pela Constituio Federal para o subsdio, como espcie remuneratria, a) ao subsdio ser vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria. b) somente poder o subsdio ser fixado ou alterado por lei especfica. c) o subsdio no ter assegurada reviso geral anual. d) o subsdio ser aplicvel a membro de Poder, detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais. e) o subsdio ser fixado em parcela nica. (FCC/2009/MPE-SE/Tcnico do Ministrio Pblico/rea Administrativa) A remunerao por meio de subsdio em parcela nica obrigatria para a) os Ministros dos Tribunais Superiores, os Desembargadores do Tribunal de Justia e os juzes equivalentes em nvel Municipal. b) o chefe do Poder Executivo e respectivos auxiliares, bem como os dirigentes superiores das entidades da administrao indireta. c) os detentores de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais. d) o membro de Poder, os detentores de mandato eletivo e os ocupantes de cargo de chefia ou comisso. e) o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e os Prefeitos Municipais, apenas.

Facultativamente, a remunerao dos servidores pblicos organizados em carreira poder ser fixada por meio de subsdio (art. 39, 8).
(ESAF/AFC/STN/2000) A regra de remunerao por subsdio, composto de parcela nica, obrigatria para os seguintes cargos, exceto: a) Promotor de Justia b) Juiz de Direito c) Defensor Pblico Federal d) Procurador do Estado e) Auditor da Previdncia Social

309

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES De acordo com a redao desse inciso, a fixao ou a alterao de remunerao dos servidores pblicos depende de lei especfica, ou seja, para cada fixao ou a alterao de remunerao a CF exige a edio de lei ordinria que trate especificamente desses temas. A iniciativa privativa diz respeito competncia para apresentao do projeto de lei. Por exemplo, a competncia para tratar das remuneraes dos servidores da estrutura do Poder Executivo federal privativa do Presidente da Repblica, devendo esta autoridade apresentar o projeto de lei para votao no Congresso Nacional.

- Teto e subtetos remuneratrios O inciso XI do art. 37 da CF indica o teto e os subtetos remuneratrios a serem observados na administrao direta, autrquica e fundacional de quaisquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios.
XI - a remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, no podero exceder o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municpios, o subsdio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsdio mensal do Governador no mbito do Poder Executivo, o subsdio dos Deputados Estaduais e Distritais no mbito do Poder Legislativo e o subsdio dos Desembargadores do Tribunal de Justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento do subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no mbito do Poder Judicirio, aplicvel este limite aos membros do Ministrio Pblico, aos Procuradores e aos Defensores Pblicos;
(ESAF/ANALISTA/MPOG/2001) Em relao ao servidor pblico detentor de emprego pblico no correto afirmar que se vincula ao teto remuneratrio constitucional. (errada) (DPE/PI/Defensor/2009) A CF determina um subteto constitucional limitado a 90,25% do subsdio mensal, em espcie, dos ministros do STF, para os membros do MP, os procuradores de estado, os DPs e os delegados de polcia. (errada) (FCC/2009/MPE-SE/Analista do Ministrio Pblico/Especialidade Direito) De acordo com a Constituio Federal, o limite de remunerao aplicvel aos servidores pblicos do Poder Executivo estadual a) 90,25% (noventa vrgula vinte e cinco por cento) do subsdio de Ministro do Supremo Tribunal Federal. b) 90,25% (noventa vrgula vinte e cinco por cento) do subsdio do Governador do Estado. c) o subsdio de Ministro do Supremo Tribunal Federal. d) o subsdio do Governador do Estado. e) o subsdio de Desembargador do Tribunal de Justia.
310

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Dessa forma, o teto constitucional, que nico, representado pelos subsdios dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, cuja iniciativa do projeto de lei para fixao do prprio STF, dependendo para aprovao de sano do Presidente da Repblica. Esse teto remuneratrio pode ser igualado, mas no superado. Melhor explicando, possvel que determinado agente pblico tenha remunerao igual ao subsdio pago aos Ministros do STF, mas no poder receber quantia superior. No mbito dos Estados e do DF, os subtetos foram fixados para cada Poder: - Poder Executivo: o subteto ser o subsdio dos Governadores. - Poder Legislativo: o subteto ser o subsdio dos Deputados Estudais ou Deputados Distritais. - Poder Judicirio: o subteto ser o subsdio dos Desembargadores do Tribunal de Justia, limitado a 90.25% dos subsdios dos Ministros do STF. Para melhor compreenso, raciocine da seguinte forma: um servidor do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais no poder receber remunerao superior ao subsdio dos Desembargadores do respectivo Tribunal; um servidor da Assemblia Legislativa de So Paulo no poder receber remunerao superior ao subsdio dos Deputados Estados integrantes da respectiva Casa Legislativa. Alm disso, todos esses subtetos indicados - Governadores, Deputados Estaduais e Distritais, e Desembargadores do TJ - encontram como limite remuneratrio o teto nico: subsdio dos Ministros do STF. Interessante destacar que a CF no criou para os servidores federais subtetos, como o fez para os Estados, DF e Municpios, estando todos eles vinculados apenas ao teto remuneratrio. Portanto, um servidor do Ministrio Pblico da Unio, que rgo da Unio, encontra como limite remuneratrio o subsdio dos Ministros do STF. Em resumo: TETO REMUNERATRIO Subsdio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal SUBTETOS Ministros do STF Unio Governador Estados e Poder Executivo Distrito Poder Legislativo Dep. Estaduais/Distritais Federal Desembargadores do TJ (limitado a Poder Judicirio 90,25%** dos subsdios dos Min. do STF) Municpios Prefeitos
311

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


* o teto no pode ser ultrapassado, mas pode ser igualado, significando que legtimo que servidor receba remunerao idntica ao subsdio dos Ministros do STF. ** esse limite tambm aplicvel aos membros do MP, Defensores Pblicos e Procuradores.

Consideraes importantes: 1) Esto abrangidas pela regra todas as espcies remuneratrias e vantagens recebidas pelos servidores, com excluso das parcelas indenizatrias. Veja o que diz o art. 37, 11, CF: No sero computadas, para efeito dos limites remuneratrios de que trata o inciso XI do caput deste artigo, as parcelas de carter indenizatrio previstas em lei. A Lei 8.112/90 prev como parcelas indenizatrias: dirias, ajuda de custo, transporte e auxlio moradia. Vamos pensar em nmeros: suponhamos que o subsdio dos Ministros do STF seja de R$30.000,00. Se determinado servidor j recebe a ttulo de remunerao R$30.000,00, no poder receber novas vantagens remuneratrias, sob pena de ultrapassar o teto. Contudo, se esse mesmo servidor realizar determinada viagem a servio, far jus e receber as dirias, ainda que somadas remunerao ultrapassem o teto remuneratrio, pois, conforme j dito, as parcelas de carter indenizatrio no so computadas para fins de apurao dos limites remuneratrios. Contudo, h parcelas de carter remuneratrio que so excludas desses limites, conforme preceitua art. 42, pargrafo nico, da referida lei, a saber: gratificao natalina; adicional pelo exerccio de atividades insalubres, perigosas ou penosas; adicional pela prestao de servio extraordinrio; adicional noturno e adicional de frias. Alm dessas, esto fora do limite do teto remuneratrio, dentre outras: abono de permanncia em servio (art. 40, 19, CF) e remunerao de magistrados e membros do MP pelo exerccio de magistrio.

2) Seria possvel um deputado estadual/distrital ter subsdio igual ao dos Ministros do STF? J vimos que o teto pode ser alcanando, no podendo ser superado. Dessa forma, no haveria nenhum problema de os deputados estaduais/distritais receberem subsdio igual ao dos Ministros do STF se no fosse a redao do art. 27, 2, da CF, que determina que o subsdio dos deputados estaduais/distritais no poder ser superior a 75% do subsdio dos deputados federais. Dessa forma, o subsdio dos deputados federais pode igualar aos dos Ministros do STF, o mesmo no ocorrendo quanto ao subsdio dos deputados estaduais/distritais, que ficar limitado a 75% do subsdio dos deputados federais.
312

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

3) No caso de acumulao de cargos ou de empregos pblicos, ou de acumulao de remunerao/subsdio com proventos de aposentadoria ou com penses, os valores devero ser somados para fins de observncia do teto e dos subtetos.
(DPE/PI/Defensor/2009) Caso a acumulao de cargos pblicos do servidor seja permitida pela CF, de forma excepcional no se aplicar o teto remuneratrio constitucionalmente previsto. (errada)

4) Nos termos do 12 do art. 37 da CF, fica facultado aos Estados e ao Distrito Federal fixar, em seu mbito, mediante emenda s respectivas Constituies e Lei Orgnica, como limite nico, o subsdio mensal dos Desembargadores do respectivo Tribunal de Justia, limitado a 90,25% do subsdio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no se aplicando essa regra aos subsdios dos Deputados Estaduais e Distritais e dos Vereadores.

5) Os limites constantes do inciso XI so aplicveis Unio, Estados, DF e

Municpios, bem como s suas respectivas autarquias e fundaes pblicas. Relativamente s empresas pblicas e sociedades de economia mista, e suas subsidirias, nos termos do art. 37, 9, CF, referidos limites apenas sero aplicveis se receberem recursos da administrao direta para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral.
(FCC/2009/PGE-SP/Procurador de Estado) Os limites remuneratrios previstos na Constituio Federal aplicam-se a a) todas as autarquias e a todas as empresas pblicas. b) todas as autarquias e a todas as empresas pblicas sem autonomia de custeio. c) toda a Administrao direta e a todas as empresas pblicas. d) todas as autarquias e a todas as sociedades de economia mista. e) toda a Administrao direta e a todas as sociedades de economia mista.

6) Conforme j foi dito, os servidores federais no possuem subteto, mas apenas teto. Dessa forma, os juzes federais encontram como limite nico o subsdio dos Ministros do STF. Em contrapartida, os juzes estaduais encontram como limite (subteto) o subsdio dos Desembargadores dos TJs, limitado a 90,25% do subsdio dos Ministros do STF. Ou seja, os juzes federais podem receber subsdio igual do dos Ministros do STF, ao passo que os juzes estaduais ficam limitados a no mximo 90,25%. Ocorre que a lei orgnica de ambas as carreiras a mesma, alm de as funes por elas desempenhadas serem idnticas, no havendo razo para essa discriminao. H inegvel ofensa ao princpio da isonomia. Essa discusso foi levada apreciao do STF no julgamento da ADIMC 3.854/DF, 28/02/07), tendo a Suprema Corte dado ao art. 37, XI, e seu 12, interpretao conforme Constituio, considerando inconstitucional a distino de limites remuneratrios entre juzes federais e estaduais.
313

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES A partir desse julgamento, no h mais que se falar em limite de 90,25% para os Desembargadores dos Tribunais de Justia, bem como para os juzes estaduais. Ambos possuem, da mesma forma que os juzes federais e demais servidores federais, apenas teto constitucional. Importante destacar que referido limite permanece aplicvel para os demais servidores do Poder Judicirio dos Estados e do DF, bem como para os membros do Ministrio Pblico, procuradores e defensores pblicos.

- Vencimentos pagos pelo Poder Executivo x vencimentos pago pelos demais Poderes Quanto isonomia de vencimentos, a redao do art. 42 da Lei 8.1112/90 bem mais elucidativa do que a do art. 37, XII, CF. Compare os dois dispositivos:
Art. 42. assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuies iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos trs Poderes, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza ou ao local de trabalho. Art. 37, XII. Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.
(ESAF/TFC/SFC/2000) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. (correta)

O que extrair desses dois artigos para a prova? Se dois servidores desempenham funes iguais ou assemelhadas, a CF lhes assegura a isonomia de vencimento, independentemente de trabalharem no mesmo Poder ou em Poderes diferentes. Qual a pegadinha de prova? A isonomia no de remunerao, mas sim de vencimento, pois as vantagens pessoais so ressalvadas no art. 42. Dessa forma, dois digitadores, um do Poder Executivo e outro do Legislativo, ao desempenharem as mesmas atribuies, tero os mesmos vencimentos (eu digo em sala que a primeira linha do contracheque), porm, no necessariamente tero a mesma remunerao (vencimento + vantagens pecunirias permanentes), pois um pode ter mais tempo de servio que o outro e ter acumulado qinqnios, por exemplo. Ou seja, apesar de o vencimento ser o mesmo, a remunerao ser diferente. A propsito, os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio publicaro anualmente os valores do subsdio e da remunerao dos cargos e empregos pblicos (art. 37, 6, CF).

314

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

- Vinculao e equiparao de remuneraes O inciso XIII do art. 37 vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico.
(ESAF/AFRF/2003) A remunerao do AFRF pode ser estabelecida de forma vinculada ao subsdio do Ministro da Fazenda. (errada)

Lei da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios poder estabelecer a relao entre a maior e a menor remunerao dos servidores pblicos, obedecido, em qualquer caso, os limites remuneratrios constantes do art. 37, XI.

- Acrscimos pecunirios e base de clculo Assim dispe o inciso XIV do art. 37 da CF:
XIV - os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico no sero computados nem acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores;

Esse inciso determina que os acrscimos pecunirios concedidos aos servidores devem ser calculados com base no vencimento bsico, e no adotando-se a remunerao (vencimento + vantagens pecunirias). Exemplificando: se determinado servidor possui um remunerao de R$5.000,00, composta de vencimento de R$3.000,00 e vantagens de R$2.000,00, caso passe a fazer jus ao adicional de insalubridade de 20%, este no incidir sobre os R$5.000,00, mas somente sobre o vencimento, qual seja, R$3.000,00. Isso por que os acrscimos pecunirios, no caso as vantagens no importe de R$2.000,00, no podero ser utilizados como base de clculo para o clculo de novos acrscimos.

- Irredutibilidade da remunerao O inciso XV do art. 37 prev a regra da irredutibilidade da remunerao, ressalvando a possibilidade de reduo nas hipteses nele indicadas:
XV - o subsdio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos pblicos so irredutveis, ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I;

315

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


(ESAF/AFRF/2003) O princpio da irredutibilidade dos vencimentos possui natureza absoluta, no comportando qualquer exceo. (errada)

Importante destacar que acordos e convenes coletivas de trabalho no podem ser utilizadas para alterao das remuneraes dos servidores.

- Fixao dos padres de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratrio De acordo com o 1 do art. 39 da CF, a fixao dos padres de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratrio observar: a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; os requisitos para a investidura; e as peculiaridades dos cargos.

- Adicional e prmio de produtividade Nos termos do 7 do art. 39 da CF lei da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios disciplinar a aplicao de recursos oramentrios provenientes da economia com despesas correntes em cada rgo, autarquia e fundao, para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernizao, reaparelhamento e racionalizao do servio pblico, inclusive sob a forma de adicional ou prmio de produtividade.

Acumulao de cargos, empregos e funes pblicas


O tema abordado, em especial, nos seguintes incisos do art. 37:
XVI - vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI. a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas; XVII - a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico;
(ESAF/AFRF/2003) A proibio de acumulao remunerada de cargos pblicos no se aplica quando um cargo for exercido na administrao direta e o outro numa subsidiria de sociedade de economia mista, desde que haja compatibilidade de horrios. (errada)
316

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


(ESAF/ANALISTA/MPOG/2001) Em relao ao servidor pblico detentor de emprego pblico no correto afirmar que se enquadra nas regras de proibio de acumulao de cargos pblicos. (errada) (FCC/2009/MPE-SE/Tcnico do Ministrio Pblico/rea Administrativa) permitida a acumulao remunerada de cargos pblicos quando houver compatibilidade de horrios no caso de a) dois cargos tcnicos ou cientficos. b) dois cargos de professor com outro, tcnico ou cientfico. c) trs cargos de professor. d) dois cargos tcnicos com um cargo de professor. e) dois cargos privativos de profissionais da sade, com profisses regulamentadas.

De incio, destaco que no nosso ordenamento jurdico a regra a impossibilidade de acumulao remunerada de cargos, empregos e funes. A acumulao remunerada constitui exceo, s permitida nas hipteses previstas na CF e quando houver compatibilidade de horrios. No inciso sob enfoque o legislador constituinte listou os cargos/empregos cuja acumulao ser possvel: professor x professor; professor x tcnico; professor x cientfico; e rea de sade x rea de sade, desde que as profisses sejam regulamentadas.

Alm dessas hipteses, a CF permite: acumulao pelos vereadores (art. 38, III); magistrado x magistrio (art. 95, pargrafo nico, I); e membro do Ministrio Pblico x magistrio (art. 128, 5, II, d).

- Acumulao de proventos de aposentadoria com remunerao de cargo, emprego ou funo pblica Veja a redao do art. 37, 10, da CF: 10. vedada a percepo simultnea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 com a remunerao de cargo, emprego ou funo pblica, ressalvados os cargos acumulveis na forma desta Constituio, os cargos eletivos e os cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao.

317

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES A CF traz como regra a impossibilidade de acumulao remunerada de cargos, empregos e funes pblicas, ressalvando algumas excees. Nessas excees, ser possvel ao servidor acumular o provento de aposentadoria com a remunerao do cargo/emprego. Por exemplo: como a CF permite a acumulao de dois cargos de professor, determinado servidor poder acumul-los na atividade; posteriormente, aposentar em um deles e permanece ativo no outro; e finalmente, manter-se aposentado nos dois. Como a acumulao permitida em atividade, tambm o ser quando da aposentadoria.
(ESAF/TC/RN/2000) vedada a acumulao remunerada de cargo pblico efetivo com proventos de aposentadoria, salvo as excees constitucionalmente admitidas. (errada)

Portanto, a primeira regra permitir a acumulao de proventos com remunerao de cargos/empregos acumulveis na atividade.
(ESAF/Especialista em Pol. Pbl. e Gest. Gov/MPOG/2002) Tratando-se de acumulao de cargos e empregos pblicos, avalie a seguinte situao: Jos, Auditor aposentado da Receita Federal, Professor da autarquia Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Pretende, agora, submeter-se ao concurso pblico para Gestor governamental. Uma vez aprovado, aponte a sua conduta lcita. a) Pediria licena sem remunerao da UFRJ para tomar posse como Gestor. b) Poderia assumir o novo cargo, sem qualquer alterao em sua situao funcional. c) Somente poderia assumir o novo cargo de Gestor se renunciasse aposentadoria de Auditor. d) Para assumir o novo cargo de Gestor, teria de deixar o magistrio na UFRJ e renunciar aposentadoria de Auditor. e) Pediria aposentadoria proporcional na UFRJ para tomar posse como Gestor.

Alm dessas hipteses, a CF permite que o servidor aposentado exerce cargo em comisso ou cargo eletivo (prefeito, deputado etc), hipteses em que acumular o seu provento com as respectivas remuneraes.

- Acumulao de cargo pblico efetivo com cargo eletivo Nos termos do art. 38 da CF ao servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposies: tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo;
(FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador de Estado) O texto permanente da Constituio Federal hoje em vigor admite o exerccio concomitante de cargo efetivo de professor, da Administrao direta do Estado de So Paulo e de mandato eletivo de Deputado Estadual, sempre que houver compatibilidade de horrio. (errada)

investido no mandato de Prefeito, ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao;
318

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

(Bacen/Procurador/2009) Servidor pblico federal eleito prefeito de sua cidade natal, diante do afastamento do cargo efetivo federal, no poder optar por continuar a receber a sua remunerao, caso seja maior que a de prefeito. (errada)

investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, e, no havendo compatibilidade, ser aplicada a norma do inciso anterior;
(ESAF/AFRF/2002-2II) Havendo compatibilidade de horrios, possvel a acumulao remunerada do exerccio do cargo pblico com o desempenho do seguinte mandato eletivo: a) Prefeito Municipal b) Deputado Estadual c) Juiz de paz d) Vereador e) Secretrio Municipal (ESAF/TC/RN/2000) Para o exerccio do mandato eletivo de Vereador, o servidor ser compulsoriamente afastado do cargo pblico. (errada)

Em qualquer desses casos que exija o afastamento do servidor para o exerccio de mandato eletivo, seu tempo de servio ser contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento (ateno neste ponto, pois para promoo por antiguidade o tempo contado!).
(DPE/ES/Defensor/2009) O servidor pblico em exerccio de mandato tem o direito de ficar afastado do cargo, emprego ou funo, computando-se o tempo para todos os efeitos legais, at mesmo para fins de promoo por antiguidade e merecimento. (errada)

Para efeito de benefcio previdencirio, no caso de afastamento, os valores sero determinados como se no exerccio estivesse.

Regras relativas ao regime de trabalho dos servidores pblicos


- Regime jurdico de trabalho A Emenda Constitucional n 19/98, alterando o caput do art. 39 da CF, ps fim obrigatoriedade das pessoas jurdicas de direito pblico adotarem regime jurdico nico para os seus servidores, possibilitando aos entes federados, suas autarquias e fundaes pblicas de direito pblico a adoo do regime de pessoal estatutrio (por ex., Lei 8.112/90 para as autarquias federais) ou celetista (CLT), de acordo com o que estabelecesse a lei. Passou a ser possvel determinado ente federado ser estatutrio e as suas autarquias celetistas. Conforme eu disse, a EC 19/98 ps fim ao regime jurdico nico, passando a conviver dois regimes distintos: estatutrio, que se baseia num estatuto, e celetista, baseado na CLT Consolidao das Leis Trabalhistas.

319

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES O regime estatutrio reservado para os ocupantes de cargos pblicos, enquanto o regime celetista para os ocupantes de emprego pblico. Inclusive, no mbito federal foi editada a Lei 9.962/00 para disciplinar o regime de emprego pblico do pessoal da Administrao federal direta, autrquica e fundacional. Porm, depois de aproximadamente 10 anos da promulgao da EC 19/98, olha o que acontece... Identificaram um vcio na votao do seu projeto, e por conta desse vcio foi proposta uma ao direta de inconstitucionalidade no STF (ADI 2135). No deu outra: o STF, em 02/08/07, deferiu parcialmente medida cautelar para suspender com efeitos ex nunc (daquele momento para frente) a eficcia do indigitado art. 39, caput, com a redao da EC n 19/98. Se a EC 19/98 ps fim ao regime jurdico nico ao alterar o art. 39 da CF, com a suspenso de sua aplicao volta a ser aplicado o art. 39 com sua redao anterior, ou seja, fica restabelecido o regime jurdico nico. Com essa deciso, o regime jurdico a ser adotado obrigatoriamente pelas pessoas jurdicas de direito pblico volta a ser o estatutrio (posio que prevalece na doutrina e na jurisprudncia, pois h quem defenda que no necessariamente deve ser o estatutrio, podendo ser o regime celetista, desde que seja nico, ou seja, adotado para administrao direta, autrquica e fundacional). Mas e os entes federados que adotaram o regime de emprego pblico aps a EC 19/98? Como a deciso do STF teve efeitos ex nunc, s produzindo efeitos a partir daquele momento, essas situaes permanecero inalteradas, aplicando-se, contudo, o regime jurdico nico para as nomeaes posteriores deciso do STF. Elaborei um quadro para facilitar seu estudo:
Entre 19/98 CF/88 e EC Entre a EC 19/98 e a publicao da cautelar na ADI 2.135 Regime jurdico estatutrio ou celetista A partir da publicao da cautelar na ADI 2.135 Regime jurdico nico: estatutrio. Porm, ser mantido o regime celetista para os empregados contratados entre a EC 19/98 e a ADI 2.135, pois a deciso teve efeitos ex nunc.

Regime jurdico nico: estatutrio

- Escolas de governo Nos termos do art. 39, 2 da CF, a Unio, os Estados e o Distrito Federal mantero escolas de governo para a formao e o aperfeioamento dos
320

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES servidores pblicos, constituindo-se a participao nos cursos um dos requisitos para a promoo na carreira, facultada, para isso, a celebrao de convnios ou contratos entre os entes federados.

- Direitos dos estatutrios

trabalhadores

urbanos

garantidos

aos

servidores

Alguns direitos consagrados pelo art. 7 da CF para os trabalhadores urbanos so estendidos pelo 3 do art. 39 para os ocupantes de cargos pblicos, a saber: salrio mnimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim; garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel; dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria; remunerao do trabalho noturno superior do diurno; salrio-famlia pago em razo do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei; durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho; repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal; gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal; licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de cento e vinte dias; licena-paternidade, nos termos fixados em lei; proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da lei;
321

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

Administrao Fazendria
De acordo com o XVIII do art. 37, a administrao fazendria e seus servidores fiscais tero, dentro de suas reas de competncia e jurisdio, precedncia sobre os demais setores administrativos, na forma da lei.
(ESAF/AFRF/2003) No Porto de Santos encontra-se uma carga de gros, vinda da Argentina. Tem precedncia para anlise dessa carga: a) A Secretaria de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade, visando a impedir a entrada, no Brasil, de produtos agrcolas com fungos. b) O IBAMA, visando a impedir a entrada de produtos transgnicos no Pas. c) A Receita Federal, visando a apurar a regularidade da importao. d) A Polcia Federal, se houver indcios de crime de contrabando ou de descaminho. e) No existe ordem de precedncia nesse caso, mas, apenas, convenincia administrativa, de acordo com as disponibilidades dos servidores dos rgos envolvidos.

Regime de previdncia dos ocupantes de cargos pblicos


De incio, importante que voc faa a seguinte distino: I) Servidor estatutrio: aposentadoria observa as regras do art. 40 da CF (Regime prprio de previdncia); II) Empregado pblico (celetista): aposentadoria observa as regras do art. 201 da CF (Regime geral de previdncia). Geralmente esse artigo 201 mais cobrado em concursos para bacharis em Direito. J o art. 40 est presente em todos os concursos cujo programa abranja Direito Administrativo ou Constitucional. Portanto, nosso foco ser a aposentadoria dos servidores estatutrios, como exemplo, os servidores civis federais vinculados Lei 8.112/90. Veja o que diz o caput do art. 40: Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo.
322

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

Fiz questo de destacar para voc negritando e sublinhando quais so os pontos cobrados pelas bancas relativamente a esse dispositivo. Vamos sua anlise... Quanto aos regimes de previdncia, voc pode separ-los em dois grupos: Previdncia Geral (INSS) e Previdncias Prprias (em regra, dos servidores estatutrios). No que interessa ao nosso estudo, a CF j definiu quais agentes pblicos esto vinculados ao regime geral: servidor ocupante exclusivamente de cargo em comisso, temporrio e empregado pblico (art. 40, 13, CF).
(ESAF/ANALISTA/MPOG/2001) Em relao ao servidor pblico detentor de emprego pblico no correto afirmar que a ele se aplica o regime geral de previdncia social. (errada)

Ateno para o exclusivamente ocupante de cargo em comisso. Se voc j servidor estatutrio e passa a ocupar um cargo em comisso, permanecer vinculado ao regime prprio de previdncia. Porm, se voc no servidor pblico e nomeado para um cargo em comisso, nessa situao voc ser um ocupante exclusivamente de cargo em comisso. De acordo com a CF, contribuir para a previdncia geral (INSS). Quanto aos servidores vinculados ao regime prprio, veja que o art. 40 faz referncia aos titulares de cargos efetivos, ou seja, os concursados estatutrios. Alm disso, referido dispositivo permite que cada ente federativo (Unio, Estados, DF e Municpios) tenha a sua previdncia prpria, que abranger suas autarquias (ex. INSS) e fundaes pblicas de direito pblico (ex. FUNAI). Contudo, importante saber que cada ente s poder gerir uma previdncia prpria, conforme determina o art. 40 em seu 20: fica vedada a existncia de mais de um regime prprio de previdncia social para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal....
(DPE/PI/Defensor/2009) No admitida a existncia de mais de um regime prprio de previdncia social para os servidores titulares de cargos efetivos. (correta)

As principais caractersticas do regime prprio esto destacadas no artigo: contributivo e solidrio. Outra informao importante para a prova saber quem contribui para a previdncia prpria. O art. 40 tambm traz esses dados: respectivo ente pblico, os servidores ativos (titulares de cargos efetivos) e inativos e os pensionistas.

323

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Cabe ressaltar que o regime prprio de previdncia observar, no que couber, os requisitos e critrios fixados para o regime geral de previdncia social. Trata-se da previso de aplicao subsidiria do regime geral aos servidores submetidos aos regimes prpios. No regime prprio de previdncia existem trs modalidades de aposentadoria (art. 40 CF): invalidez permanente, compulsria e voluntria. Veja o que interessa para a prova sobre cada uma delas: a) Invalidez permanente: A regra que os proventos sejam proporcionais ao tempo de contribuio (cuidado com pegadinha de prova substituindo a expresso tempo de contribuio por tempo de servio), exceto se a invalidez decorreu de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel.
(Sefaz/AC/Auditor/2009) Os proventos do servidor pblico aposentado por invalidez permanente sero sempre iguais ao da ltima remunerao recebida. (errada)

b) Compulsoriamente: Quando o servidor completar 70 (setenta) anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. J fiz a observao da pegadinha da troca de contribuio por servio. O tempo de servio considerado para fins de disponibilidade (d uma lida no art. 40, 9 da CF).
(DPE/PI/Defensor/2009) Os servidores pblicos sero aposentados compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos integrais, desde que cumprido tempo mnimo de quinze anos de efetivo exerccio no servio pblico. (errada)

c) Voluntariamente: Nessa modalidade o servidor poder aposentar-se por idade ou por idade + tempo de contribuio. Em qualquer das hipteses, ser preciso comprovar tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e de cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria.
(Sefaz/AC/Auditor/2009) Conforme as regras atuais de aposentadoria voluntria, no necessrio que o servidor tenha um tempo mnimo de investidura no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. (errada) (FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador de Estado) O texto permanente da Constituio Federal hoje em vigor admite a concesso de aposentadoria voluntria de mulher ocupante de cargo efetivo, aos 60 anos de idade, independentemente do tempo de contribuio, desde que tenha cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. (errada)

324

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES Para aposentar somente por idade, quando os proventos sero proporcionais ao tempo de contribuio, exige-se, alm dos requisitos acima, que o servidor tenha 65 anos e a servidora 60 anos de idade. J por idade + tempo de contribuio, veja o quadro: Idade 60 55 Contribuio 35 30

Homem Mulher

Nessa ltima hiptese, e somente nela, os requisitos de idade e de tempo de contribuio sero reduzidos em cinco anos para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio. Idade 55 50 Contribuio 30 25

Homem Mulher

justamente nesse ponto que se manifestou o STF dando ensejo seguinte questo do CESPE, cuja assertiva est errada:
(TRF5/Magistratura/2009/CESPE) As funes de magistrio limitam-se ao trabalho em sala de aula, excluindo-se as demais atividades extraclasse, de forma que, para efeitos de aposentadoria especial de professores, no se computa o tempo de servio prestado em atividades como as de coordenao e assessoramento pedaggico.

O Supremo Tribunal Federal decidiu no julgamento da ADI 3772/DF (29.10.2008) que


I - a funo de magistrio no se circunscreve apenas ao trabalho em sala de aula, abrangendo tambm a preparao de aulas, a correo de provas, o atendimento aos pais e alunos, a coordenao e o assessoramento pedaggico e, ainda, a direo de unidade escolar; II - As funes de direo, coordenao e assessoramento pedaggico integram a carreira do magistrio, desde que exercidos, em estabelecimentos de ensino bsico, por professores de carreira, excludos os especialistas em educao, fazendo jus aqueles que as desempenham ao regime especial de aposentadoria estabelecido nos arts. 40, 5, e 201, 8, da Constituio Federal.

Dessa forma, nos termos da jurisprudncia do STF, para fins de aposentadoria especial, computa-se o tempo no exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio, bem como nas funes de direo, coordenao e assessoramento pedaggico exercidos por professor de carreira em estabelecimentos de ensino bsico. Nos termos do 2 do art. 40 da CF, os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, no podero exceder a remunerao
325

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos por esse regime, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores: portadores de deficincia; que exeram atividades de risco; cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. Ainda sobre a aposentadoria: assegurado o reajustamento dos benefcios para preservar-lhes, em carter permanente, o valor real, conforme critrios estabelecidos em lei; O tempo de contribuio federal, estadual ou municipal ser contado para efeito de aposentadoria e o tempo de servio correspondente para efeito de disponibilidade;
(FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador de Estado) O texto permanente da Constituio Federal hoje em vigor admite pagamento de remunerao integral aos servidores em disponibilidade independentemente do tempo de servio. (errada)

A lei no poder estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuio fictcio; O servidor que tenha completado as exigncias para aposentadoria voluntria estabelecidas no art. 40, 1, III, a, e que opte por permanecer em atividade far jus a um abono de permanncia equivalente ao valor da sua contribuio previdenciria at completar as exigncias para aposentadoria compulsria. Esse abono, na verdade, equivale a no recolher a contribuio previdenciria.

- Penso por morte De acordo com o 7 do art. 40, lei dispor sobre a concesso do benefcio de penso por morte, que ser igual: ao valor da totalidade dos proventos do servidor falecido, at o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social (R$3.218,90), acrescido de 70% da parcela excedente a este limite, caso aposentado data do bito; ou ao valor da totalidade da remunerao do servidor no cargo efetivo em que se deu o falecimento, at o limite mximo estabelecido para os benefcios do
326

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES regime geral de previdncia social (R$3.218,90), acrescido de 70% da parcela excedente a este limite, caso em atividade na data do bito.

- Previdncia complementar A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, desde que instituam regime de previdncia complementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, podero fixar, para o valor das aposentadorias e penses a serem concedidas pelos regimes prprios, o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social (R$3.218,90) (14 do art. 40, CF). Referido regime de previdncia complementar ser institudo por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, por intermdio de entidades fechadas de previdncia complementar, de natureza pblica, que oferecero aos respectivos participantes planos de benefcios somente na modalidade de contribuio definida. Somente mediante sua prvia e expressa opo, as regras acima podero ser aplicadas ao servidor que tiver ingressado no servio pblico at a data da publicao do ato de instituio do correspondente regime de previdncia complementar.

- Contribuio previdenciria Incidir contribuio sobre os proventos de aposentadorias e penses concedidas pelos regimes prprios de previdncia que superem o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social (R$3.218,90), com percentual igual ao estabelecido para os servidores titulares de cargos efetivos. Essa contribuio incidir apenas sobre as parcelas de proventos de aposentadoria e de penso que superem o dobro do limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social (R$3.218,90), quando o beneficirio, na forma da lei, for portador de doena incapacitante.

Estabilidade
Nos termos do art. 41 da CF, so estveis aps trs anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico.
(FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador de Estado) O texto permanente da Constituio Federal hoje em vigor admite a estabilidade do servidor celetista aps trs anos de efetivo exerccio no servio pblico. (errada)
327

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


(ESAF/TFC/SFC/2000) So requisitos simultneos para a aquisio de estabilidade no servio pblico, exceto: a) declarao de idoneidade financeira b) trs anos de efetivo exerccio c) aprovao em concurso pblico d) nomeao para cargo de provimento efetivo e) aprovao em avaliao especial de desempenho

O servidor pblico estvel s perder o cargo: em virtude de sentena judicial transitada em julgado; mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa; quando excedido o limite de despesas com pessoal ativo e inativo fixado em lei complementar (art. 169, 4, da CF).
(ESAF/Gestor Pblico/MARE/1999) Nos termos em que atualmente a Constituio disciplina a matria, a estabilidade no servio pblico a) gera para o servidor estvel o direito a permanecer em disponibilidade, com remunerao integral, no caso de extino do seu cargo, at seu aproveitamento em outro. b) adquirida aps 3 anos de efetivo exerccio, pelos servidores concursados nomeados para cargos de provimento efetivo ou em comisso. c) no poder ser adquirida pelos estrangeiros que, na forma da lei, possam ter acesso aos cargos pblicos. d) somente poder ser adquirida pelos integrantes das carreiras consideradas essenciais administrao da Justia. e) no impede a perda do cargo do servidor estvel, na hiptese de verificar-se excesso de despesa com pessoal ativo em relao aos limites estabelecidos em lei complementar. (DPE/PI/Defensor/2009) O servidor pblico estvel apenas perder o cargo em razo de deciso judicial. (errada) (FCC/2010/DPE/SP/ Oficial de Defensoria Pblica) Em relao ao servidor pblico ocupante de cargo efetivo pode-se afirmar: a) adquire estabilidade aps dois anos de efetivo exerccio no cargo. b) perde o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada a ampla defesa. c) perde o cargo aps dois anos de efetivo exerccio e apenas mediante deciso administrativa transitada em julgado. d) adquire estabilidade com a aprovao no concurso pblico para provimento do cargo. e) perde o cargo por meio de deciso administrativa somente se j adquiriu estabilidade.

Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio.
(ESAF/ANALISTA/MPOG/2001) Invalidada por sentena judicial a demisso de servidor estvel, ser ele reintegrado. O eventual ocupante de sua vaga, se estvel, ser: a) posto em disponibilidade com remunerao integral
328

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


b) aproveitado em outro cargo c) reconduzido ao cargo de origem, com direito a indenizao. d) aposentado, com proventos proporcionais e) exonerado, com indenizao proporcional ao tempo de servio (Cespe/Analista Judicirio TST/2003) Srgio, aps aprovao em concurso pblico e quatro anos de espera, foi nomeado para o cargo de agente administrativo em determinado rgo federal. Com 22 meses de efetivo exerccio, houve uma reforma administrativa e o referido cargo foi extinto. Nessa situao, Srgio ser posto em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at que seja aproveitado em outro cargo cujas atribuies e vencimentos sejam compatveis com os do cargo anteriormente ocupado. (errada)

Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo.
(ESAF/AFRF/2003) A declarao de desnecessidade de cargo pblico, prevista no pargrafo 3 do artigo 41 da Constituio Federal, implica: a) disponibilidade do servidor, estvel ou no. b) demisso do servidor no estvel. c) disponibilidade remunerada proporcionalmente ao tempo de contribuio. d) extino do cargo pblico. e) eventual aproveitamento do servidor colocado em disponibilidade em outro cargo.

Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade.

QUESTES INDICADAS NESSA AULA SOBRE SERVIDORES PBLICOS


1) (CESPE/ AUDITOR INSS/2003) As funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinamse apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. 2) (ESAF/TFC/SFC/2000) O estrangeiro, na forma da lei, pode ocupar cargo pblico. 3) (ESAF/TFC/SFC/2000) No se admite concurso pblico exclusivamente de ttulos. 4) (ESAF/ANALISTA/MPOG/2001) Em relao ao servidor pblico detentor de emprego pblico no correto afirmar que seu ingresso depende de aprovao prvia em processo seletivo simplificado. 5) (ESAF/TFC/SFC/2000) O edital do concurso pblico pode estabelecer sua validade em at cinco anos. 6) (ESAF/AFRF/2001) Os cargos de provimento em comisso so privativos dos servidores de carreira.
329

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

7) (ESAF/AFRF/2003) A exigncia de concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, estabelecida no art. 37, inciso II, da Constituio Federal, pode ser excepcionada por lei que autorize a contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. 8) (ESAF/TFC/SFC/2000) O servidor pblico tem direito livre associao sindical. 9) (ESAF/AFC/STN/2000) A regra de remunerao por subsdio, composto de parcela nica, obrigatria para os seguintes cargos, exceto: a) Promotor de Justia b) Juiz de Direito c) Defensor Pblico Federal d) Procurador do Estado e) Auditor da Previdncia Social 10) (ESAF/ANALISTA/MPOG/2001) Em relao ao servidor pblico detentor de emprego pblico no correto afirmar que se vincula ao teto remuneratrio constitucional. 11) (DPE/PI/Defensor/2009) A CF determina um subteto constitucional limitado a 90,25% do subsdio mensal, em espcie, dos ministros do STF, para os membros do MP, os procuradores de estado, os DPs e os delegados de polcia. 12) (ESAF/TFC/SFC/2000) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. 13) (ESAF/AFRF/2003) A remunerao do AFRF pode ser estabelecida de forma vinculada ao subsdio do Ministro da Fazenda. 14) (ESAF/AFRF/2003) O princpio da irredutibilidade dos vencimentos possui natureza absoluta, no comportando qualquer exceo. 15) (ESAF/AFRF/2003) A proibio de acumulao remunerada de cargos pblicos no se aplica quando um cargo for exercido na administrao direta e o outro numa subsidiria de sociedade de economia mista, desde que haja compatibilidade de horrios. 16) (ESAF/ANALISTA/MPOG/2001) Em relao ao servidor pblico detentor de emprego pblico no correto afirmar que se enquadra nas regras de proibio de acumulao de cargos pblicos. 17) (ESAF/TC/RN/2000) vedada a acumulao remunerada de cargo pblico efetivo com proventos de aposentadoria, salvo as excees constitucionalmente admitidas. 18) (ESAF/Especialista em Pol. Pbl. e Gest. Gov/MPOG/2002) Tratando-se de acumulao de cargos e empregos pblicos, avalie a seguinte situao: Jos, Auditor aposentado da Receita Federal, Professor da autarquia Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Pretende, agora, submeter-se ao concurso pblico para Gestor governamental. Uma vez aprovado, aponte a sua conduta lcita. a) Pediria licena sem remunerao da UFRJ para tomar posse como Gestor. b) Poderia assumir o novo cargo, sem qualquer alterao em sua situao funcional. c) Somente poderia assumir o novo cargo de Gestor se renunciasse aposentadoria de Auditor. d) Para assumir o novo cargo de Gestor, teria de deixar o magistrio na UFRJ e renunciar aposentadoria de Auditor. e) Pediria aposentadoria proporcional na UFRJ para tomar posse como Gestor.

330

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


19) (Bacen/Procurador/2009) Servidor pblico federal eleito prefeito de sua cidade natal, diante do afastamento do cargo efetivo federal, no poder optar por continuar a receber a sua remunerao, caso seja maior que a de prefeito. 20) (ESAF/AFRF/2002-2II) Havendo compatibilidade de horrios, possvel a acumulao remunerada do exerccio do cargo pblico com o desempenho do seguinte mandato eletivo: a) Prefeito Municipal b) Deputado Estadual c) Juiz de paz d) Vereador e) Secretrio Municipal 21) (ESAF/TC/RN/2000) Para o exerccio do mandato eletivo de Vereador, o servidor ser compulsoriamente afastado do cargo pblico. 22) (DPE/ES/Defensor/2009) O servidor pblico em exerccio de mandato tem o direito de ficar afastado do cargo, emprego ou funo, computando-se o tempo para todos os efeitos legais, at mesmo para fins de promoo por antiguidade e merecimento. 23) (ESAF/AFRF/2003) No Porto de Santos encontra-se uma carga de gros, vinda da Argentina. Tem precedncia para anlise dessa carga: a) A Secretaria de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade, visando a impedir a entrada, no Brasil, de produtos agrcolas com fungos. b) O IBAMA, visando a impedir a entrada de produtos transgnicos no Pas. c) A Receita Federal, visando a apurar a regularidade da importao. d) A Polcia Federal, se houver indcios de crime de contrabando ou de descaminho. e) No existe ordem de precedncia nesse caso, mas, apenas, convenincia administrativa, de acordo com as disponibilidades dos servidores dos rgos envolvidos. 24) (ESAF/ANALISTA/MPOG/2001) Em relao ao servidor pblico detentor de emprego pblico no correto afirmar que a ele se aplica o regime geral de previdncia social. 25) (DPE/PI/Defensor/2009) No admitida a existncia de mais de um regime prprio de previdncia social para os servidores titulares de cargos efetivos. 26) (Sefaz/AC/Auditor/2009) Os proventos do servidor pblico aposentado por invalidez permanente sero sempre iguais ao da ltima remunerao recebida. 27) (DPE/PI/Defensor/2009) Os servidores pblicos sero aposentados compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos integrais, desde que cumprido tempo mnimo de quinze anos de efetivo exerccio no servio pblico. 28) (Sefaz/AC/Auditor/2009) Conforme as regras atuais de aposentadoria voluntria, no necessrio que o servidor tenha um tempo mnimo de investidura no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. 29) (TRF5/Magistratura/2009/CESPE) As funes de magistrio limitam-se ao trabalho em sala de aula, excluindo-se as demais atividades extraclasse, de forma que, para efeitos de aposentadoria especial de professores, no se computa o tempo de servio prestado em atividades como as de coordenao e assessoramento pedaggico. 30) (FCC/2010/TCE-AP/Procurador) Em relao regra constitucional que obriga a realizao de concurso pblico para provimento de cargos e empregos pblicos, EXCEO sua aplicao a a) nomeao para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. b) contratao de servidores sob o regime celetista na Administrao Indireta. c) contratao de empregados pblicos por sociedades de economia mista. d) contratao de funcionrios pblicos para prestao de servios junto a entidades paraestatais.
331

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


e) nomeao para funo de confiana em emprego, desde que para prestar servios em empresa pblica. 31) (FCC/2010/TRT/9 REGIO (PR)/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Cargo em comisso o que somente admite provimento em carter provisrio, sendo declarados em lei de livre nomeao e exonerao, destinando-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. 32) (FCC/2009/TRT/3 Regio (MG)/Tcnico Judicirio/Tecnologia da Informao) A contratao de servidores pblicos feita por rgo da Administrao Direta sem a realizao de concurso pblico a) constitucionalmente permitida para provimento de cargos efetivos. b) constitucional, para as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. c) inconstitucional, pois a dispensa de concurso pblico aplica-se apenas Administrao Indireta. d) constitucionalmente permitida para provimento de empregos pblicos. e) constitucional se, embora para provimento de cargo efetivo, tenha sido feita em carter emergencial. 33) (FCC/2010/DPE/SP/Oficial de Defensoria Pblica) A obrigatoriedade da realizao de concurso pblico aplica- se para a) preenchimento de cargo eletivo e emprego pblico. b) provimento de cargo comissionado e funo. c) provimento de cargo efetivo e emprego pblico. d) apenas para provimento de cargo efetivo. e) apenas para preenchimento de emprego pblico. 34) (FCC/2010/DPE/SP/ Oficial de Defensoria Pblica) Em relao ao servidor pblico ocupante de cargo efetivo pode-se afirmar: a) adquire estabilidade aps dois anos de efetivo exerccio no cargo. b) perde o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada a ampla defesa. c) perde o cargo aps dois anos de efetivo exerccio e apenas mediante deciso administrativa transitada em julgado. d) adquire estabilidade com a aprovao no concurso pblico para provimento do cargo. e) perde o cargo por meio de deciso administrativa somente se j adquiriu estabilidade. 35) (FCC/2010/TRE-AM/Tcnico Judicirio/Enfermagem) Prestar contas de sua gesto administrativa a) um dever do administrador pblico. b) uma faculdade do administrador pblico. c) no dever do administrador pblico. d) dever apenas do administrador ocupante de cargo em comisso. e) dever apenas de quem exerce cargo eletivo. 36) (FCC/2009/DPE/MT/Defensor Pblico) NO caracterstica do regime jurdico estabelecido pela Constituio Federal para o subsdio, como espcie remuneratria, a) ao subsdio ser vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria. b) somente poder o subsdio ser fixado ou alterado por lei especfica. c) o subsdio no ter assegurada reviso geral anual. d) o subsdio ser aplicvel a membro de Poder, detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais. e) o subsdio ser fixado em parcela nica. 37) (FCC/2009/MPE-SE/Analista do Ministrio Pblico/Especialidade Direito) De acordo com a Constituio Federal, o limite de remunerao aplicvel aos servidores pblicos do Poder Executivo estadual
332

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


a) 90,25% (noventa vrgula vinte e cinco por cento) do subsdio de Ministro do Supremo Tribunal Federal. b) 90,25% (noventa vrgula vinte e cinco por cento) do subsdio do Governador do Estado. c) o subsdio de Ministro do Supremo Tribunal Federal. d) o subsdio do Governador do Estado. e) o subsdio de Desembargador do Tribunal de Justia. 38) (FCC/2009/MPE-SE/Tcnico do Ministrio Pblico/rea Administrativa) permitida a acumulao remunerada de cargos pblicos quando houver compatibilidade de horrios no caso de a) dois cargos tcnicos ou cientficos. b) dois cargos de professor com outro, tcnico ou cientfico. c) trs cargos de professor. d) dois cargos tcnicos com um cargo de professor. e) dois cargos privativos de profissionais da sade, com profisses regulamentadas. 39) (FCC/2009/MPE-SE/Tcnico do Ministrio Pblico/rea Administrativa) A remunerao por meio de subsdio em parcela nica obrigatria para a) os Ministros dos Tribunais Superiores, os Desembargadores do Tribunal de Justia e os juzes equivalentes em nvel Municipal. b) o chefe do Poder Executivo e respectivos auxiliares, bem como os dirigentes superiores das entidades da administrao indireta. c) os detentores de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais. d) o membro de Poder, os detentores de mandato eletivo e os ocupantes de cargo de chefia ou comisso. e) o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e os Prefeitos Municipais, apenas. 40) (FCC/2009/TJ-AP/Analista Judicirio/rea Judiciria/Execuo de Mandados) Segundo a Constituio Federal, as funes de confiana a) no podem mais ser criadas, devendo as existentes ser extintas quando de sua vacncia. b) so exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo em comisso. c) so exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo. d) no podem mais ser criadas, tendo sido as existentes extintas em 5 de outubro de 1988. e) so exercidas exclusivamente por pessoas que no possuem vnculo com a Administrao Pblica. 41) (FCC/2009/TJ-PI/Analista Judicirio/rea Administrativa) Em tema de servidor pblico, considere: I. o agrupamento de cargos da mesma profisso e com idnticas atribuies. II. o que se escalona em classes, para acesso privativo de seus titulares, at o da mais alta hierarquia profissional. III. o conjunto de carreiras, cargos isolados e funes gratificadas de um mesmo servio, rgo ou Poder. Os itens I, II e III referem-se, respectivamente, a: a) classe; cargo de carreira; quadro. b) carreira; lotao; classe. c) cargo isolado; quadro; lotao. d) cargo em comisso; carreira; cargo tcnico. e) lotao; classe; cargo de carreira. 42) (FCC/2009/TRT/4 REGIO (RS)/Analista Judicirio/Comunicao Social) Caso um servidor pblico pratique um ato que simultaneamente possa caracterizar ilcito civil, penal e administrativo, a) possvel que venha a sofrer cumulativamente sanes dessas trs esferas de responsabilizao. b) a sano penal absorve a civil e a administrativa, podendo aplicar-se somente a primeira. c) a sano civil absorve a penal e a administrativa, podendo aplicar-se somente a primeira. d) a sano administrativa absorve a civil e a penal, podendo aplicar-se somente a primeira.
333

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


e) a sano penal absorve a civil, mas no a administrativa, que pode ser aplicada cumulativamente com a primeira. 43) (FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador de Estado) O texto permanente da Constituio Federal hoje em vigor admite o exerccio concomitante de cargo efetivo de professor, da Administrao direta do Estado de So Paulo e de mandato eletivo de Deputado Estadual, sempre que houver compatibilidade de horrio. 44) (FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador de Estado) O texto permanente da Constituio Federal hoje em vigor admite pagamento de remunerao integral aos servidores em disponibilidade independentemente do tempo de servio. 45) (FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador de Estado) O texto permanente da Constituio Federal hoje em vigor admite a concesso de aposentadoria voluntria de mulher ocupante de cargo efetivo, aos 60 anos de idade, independentemente do tempo de contribuio, desde que tenha cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. 46) (FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador de Estado) O texto permanente da Constituio Federal hoje em vigor admite a estabilidade do servidor celetista aps trs anos de efetivo exerccio no servio pblico. 47) (FCC/2009/PGE-SP/Procurador de Estado) Os limites remuneratrios previstos na Constituio Federal aplicam-se a a) todas as autarquias e a todas as empresas pblicas. b) todas as autarquias e a todas as empresas pblicas sem autonomia de custeio. c) toda a Administrao direta e a todas as empresas pblicas. d) todas as autarquias e a todas as sociedades de economia mista. e) toda a Administrao direta e a todas as sociedades de economia mista.
Gabarito: 1) correta, 2) correta, 3) correta, 4) correta, 5) errada, 6) errada, 7) correta, 8) correta, 9) E, 10) errada, 11) errada, 12) correta, 13) errada, 14) errada, 15) errada, 16) errada, 17) errada, 18) C, 19) errada, 20) D, 21) errada, 22) errada, 23) C, 24) errada, 25) correta, 26) errada, 27) errada, 28) errada, 29) errada, 30) A, 31) correta, 32) B, 33) C, 34) B, 35) A, 36) C, 37) D, 38) E, 39) C, 40) C, 41) A, 42) A, 43) errada, 44) errada, 45) errada, 46) errada, 47) B.

Lance agora seu aproveitamento:


Data Data Data N questes 47 N questes 47 N questes 47 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto Data Data Data N questes 47 N questes 47 N questes 47 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto

EXERCCIO DE FIXAO SOBRE


SERVIDORES PBLICOS
01) O mais recente princpio constitucional da Administrao Pblica, introduzido pela Emenda Constitucional n 19/98, o da motivao. 02) A regra de remunerao por subsdio, composto de parcela nica, nos termos da Constituio da Repblica, pode ser estendida aos servidores pblicos organizados em carreira. 03) So remunerados atravs de subsdios: Promotores de Justia, Juizes de Direito, Defensores Pblicos e Procuradores dos Estados.
334

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

04) A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. 05) Pelo princpio da isonomia, os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis a quaisquer brasileiros e estrangeiros. 06) A investidura em emprego pblico prescinde de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. 07) O prazo de validade do concurso pblico ser de dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. 08) Os cargos em comisso, exercidos exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e as funes de confiana, a serem preenchidas por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. 09) O direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar. 10) A lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria ou de excepcional interesse pblico. 11) Os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico no sero computados nem acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores. 12) O subsdio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos pblicos so irredutveis, no comportando tal regra excees. 13) vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios, um cargo tcnico com um cientfico, dentre outras hipteses previstas na Carga Magna. 14) A administrao fazendria e seus servidores fiscais tero precedncia sobre os demais setores administrativos, na forma da lei. 15) As administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, so exercidas por servidores de carreiras especficas, com recursos prioritrios para a realizao de suas atividades e atuao integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais, na forma da lei ou convnio. 16) Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso ou perda dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. 17) A lei estabelecer os prazos de prescrio para ilcitos praticados por qualquer agente, servidor ou no, que causem prejuzos ao errio, observados os prazos prescricionais para as respectivas aes de ressarcimento. 18) Os limites remuneratrios previstos no inciso XI, do art. 37, da CR/88 (teto e sub-tetos), aplicam-se a todas as empresas pblicas e sociedades de economia mista, bem como suas subsidirias. 19) Quanto aos limites referidos acima (inciso XI, art. 37), no seu cmputo consideram-se, inclusive, as parcelas de carter indenizatrio. 20) O servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, que for diplomado Vereador, ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo.
335

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES

21) Em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio de mandato eletivo, o tempo de servio do servidor ser contado para todos os efeitos legais. 22) Para efeito de benefcio previdencirio, no caso de afastamento, os valores sero determinados como se no exerccio estivesse. 23) Os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio publicaro semestralmente os valores do subsdio e da remunerao dos cargos e empregos pblicos. 24) Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas. 25) Em qualquer hiptese, em caso de aposentadoria decorrente de invalidez, os proventos sero integrais. 26) O servidor ser aposentado compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio. 27) O servidor ser aposentado voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de cinco anos de efetivo exerccio no servio pblico e no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, observadas outras condies previstas na Lei Maior. 28) Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, no podero exceder a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. 29) vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis ordinrias, os casos de servidores: I - portadores de deficincia; II - que exeram atividades de risco; III - cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. 30) Lei dispor sobre a concesso do benefcio de penso por morte, que ser igual ao valor da totalidade dos proventos ou da remunerao do servidor falecido, at o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social, acrescido de sessenta por cento da parcela excedente a este limite. 31) O tempo de contribuio federal, estadual ou municipal ser contado para efeito de disponibilidade e o tempo de servio correspondente para efeito de aposentadoria. 32) A lei, em situaes excepcionais, poder estabelecer formas de contagem de tempo de contribuio fictcio. 33) Em nenhuma hiptese, o regime de previdncia dos servidores pblicos titulares de cargo efetivo observar o regime geral de previdncia social. 34) Ao servidor ocupante de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao, o de outro cargo temporrio ou de emprego pblico, aplica-se o regime geral de previdncia social. 35) A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, desde que instituam regime de previdncia complementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, podero fixar, para o valor das aposentadorias e penses a serem concedidas pelo regime de que trata este artigo, o limite mximo estabelecido pelo teto e sub-tetos fixados no inciso XI, do art. 37, da CR/88.
336

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ONLINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA INICIANTES


36) O regime de previdncia complementar referido acima ser institudo por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, por intermdio de entidades fechadas de previdncia complementar, de natureza pblica ou privada. 37) Adotado o regime de previdncia complementar, o mesmo ser aplicado a todos os servidores pblicos do respectivo ente pblico, independente de data de ingresso no servio pblico. 38) Incidir contribuio sobre os proventos de aposentadorias e penses concedidas pelo regime de previdncia prprio que superem o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social, com percentual igual ao estabelecido para os servidores titulares de cargos efetivos. 39) Em que decorrncia do princpio da isonomia que norteia a Administrao Pblica, no incidir contribuio previdenciria, devida no regime prprio, sobre proventos de aposentadoria e de penso quando o beneficirio for portador de doena incapacitante. 40) So estveis aps dois anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo em comisso ou de provimento efetivo. Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. 41) O servidor pblico estvel perder o cargo: a) em virtude de sentena judicial transitada em julgado; b) mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; c) mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa; d) para que o ente federado possa adequar-se aos limites de gastos impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 42) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo.
Gabarito: 01) E, 02) C, 03) C, 04) C, 05) E, 06) E, 07) E, 08) E, 09) E, 10) E, 11) C, 12) E, 13) E, 14) E, 15) C, 16) E, 17) E, 18) E, 19) E, 20) E, 21) E, 22) C, 23) E, 24) C, 25) E, 26) E, 27) E, 28) C, 29) E, 30) E, 31) E, 32) E, 33) E, 34) E, 35) E, 36) E, 37) E, 38) C, 39) E, 40) E, 41) C, 42) E.

Nesse momento chegamos ao fim do curso. Foi um enorme prazer oferecer a minha pequena contribuio nessa sua caminhada rumo ao servio pblico Espero que o curso tenha sido proveitoso para voc. Esse foi o meu propsito. Desejo-lhe muita sorte na sua empreitada, ressaltando que o segredo a dedicao. Dedique-se a esse seu objetivo que voc vai conseguir alcan-lo. Os obstculos e as dificuldades serviro para dignificar a sua conquista! Continuo sua disposio no frum at o prazo limite estipulado pelo curso e aps no e-mail mercadante@pontodosconcursos.com.br. Grande abrao

Armando Mercadante

337

www.pontodosconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen