Sie sind auf Seite 1von 15

O DARWINISMO NA EPISTEMOLOGIA TARDIA DE SIR KARL POPPER THE DARWINISM IN THE KARL POPPERS LATE EPISTEMOLOGY

Rogrio Soares da Costa Resumo: O presente artigo pretende determinar o papel desempenhado pela teoria darwiniana na epistemologia tardia de Karl Popper. Palavras-chave: Darwinismo. Epistemologia. Conjecturas. Refutaes Abstract: This article intends to determine the role of the Darwinian theory in Karl Poppers late epistemology. Key-words: Darwinism. Epistemology. Cconjectures. Refutations

A obra epistemolgica de Sir Karl Popper, certamente das mais importantes do sculo XX, se caracteriza por uma crtica profunda e veemente ao tradicional projeto de uma teoria demarcatria entre cincia emprica e pseudo-cincia emprica baseada no indutivismo. Uma vez que no h possibilidade de se inferir logicamente enunciados universais de instncias singulares, a idia de que a cincia se baseia em tal raciocnio seria errnea e conduziria ao irracionalismo. Em contrapartida, Popper defendia uma teoria demarcatria segundo a qual cientfica toda teoria da qual se podem deduzir logicamente predies empiricamente testveis. A tese popperiana, centrada no carter disposicional de refutabilidade emprica, afastava como metafsicas (ou seja, sem possibilidade de refutao emprica) teorias como a psicanlise, a astrologia e at mesmo o darwinismo. Este, no entanto, desempenhou um papel preponderante no pensamento tardio de Popper, a ponto do prprio filsofo batizar sua teoria do conhecimento como epistemologia psdarwiniana. Uma tal denominao poderia fazer crer que as ltimas reflexes epistemolgicas de Popper estivessem baseadas num naturalismo biolgico derivado de Darwin. Nosso objetivo neste artigo negar essa possibilidade e determinar o real papel do darwinismo no corpo do pensamento epistemolgico popperiano.

PUC-RIO. E-mail: oleniski@hotmail.com.

Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

O darwinismo na epistemologia tardia de Sir Karl Popper A epistemologia ps-darwiniana

A autobiografia intelectual de Karl Popper, intitulada Unended Quest, traz um longo e interessante captulo onde o autor admite sua fascinao por Charles Darwin e sua teoria evolutiva. No incio desse captulo ele escreve:
Minha Logik der Forschung apresentou uma teoria do crescimento do saber por meio da tentativa e da eliminao do erro, ou seja, por seleo darwiniana e no por aprendizado lamarckiano; esse ponto (que insinuei no citado livro) fez aumentar, naturalmente, meu interesse pela teoria da evoluo. 1

Popper certamente se refere a passagens de seu primeiro livro como a que se segue, onde a seleo natural citada no contexto de escolha das teorias: Ns escolhemos a teoria que melhor se sustentou em competio com outras teorias; aquela que, por seleo natural, provou ela mesma sua aptido para sobreviver. 2 Porm, somente a partir de palestras proferidas na dcada de 60, algumas das quais includas em seu livro Objective Knowledge de 1972, que o darwinismo torna-se objeto de estudo mais detido, na forma de um esboo de uma epistemologia evolucionria, se incorporando assim s suas reflexes epistemolgicas. Para entender como isso se d, necessrio partir das crticas que Popper dirige a alguns conceitos bsicos da epistemologia empirista tradicional. Segundo Popper, a epistemologia empirista tradicional se baseia numa compreenso de senso comum do conhecimento a que ele denominou de Teoria do Balde Mental. Esta afirmaria que, em resumo, somos como um balde vazio que preenchido pelas informaes vindas do mundo exterior atravs dos rgos dos sentidos. Para conhecer o mundo, portanto, bastaria abrir os olhos (e os outros sentidos obviamente). As informaes advindas do exterior por meio dos sentidos teriam a vantagem de serem diretas e imediatas e sua verdade, por conseguinte, seria evidente. O critrio ltimo de verdade passaria pela experincia subjetiva de certeza proporcionada pelas impresses sensoriais. V-se claramente o carter de passividade e subjetivismo em que se baseia tal teoria.
1 2

(POPPER, 1977, p.176). (POPPER, 1968, p.108).

317

Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

O darwinismo na epistemologia tardia de Sir Karl Popper Mas nosso conhecimento no se resume mera recepo passiva dos dados do mundo exterior. H que se prever o futuro imediato com vistas ao. Segundo essas doutrinas empiristas a repetio de idias ou de elementos que ocorrem juntos so por fim associadas e tal associao reforada pela repetio. por meio desses mecanismos que se pode chegar a expectativas e crenas sobre o comportamento futuro do mundo. O processo acima descrito no outra coisa seno o raciocnio indutivo. Ora, Popper rejeita por inteiro essa teoria do conhecimento empirista tradicional conhecida tambm como Teoria da Tbula Rasa. Cremos no ser necessrio repetir aqui todas as crticas popperianas ao raciocnio indutivo e ao subjetivismo epistemolgico j bem conhecidas, mas alguns pontos importantes devem ser destacados. O primeiro deles gira em torno do fato de que, para Popper, uma epistemologia como a empirista tradicional oblitera a distino entre conhecimento subjetivo e conhecimento objetivo. O conhecimento no pode se basear na simples recepo passiva dos dados dos sentidos e na convico gerada pela pretendida imediatez desses dados, mas sim na discusso racional e crtica das teorias sobre o mundo levando em conta suas ligaes lgicas e seu contedo informativo. O segundo ponto encontra-se exatamente no questionamento da imediatez dos dados dos sentidos. Popper rejeita a idia segundo a qual possa haver qualquer tipo de observao pura. Dedicaremo-nos, no momento, a discutir esse segundo ponto e mais frente voltaremos a discutir o primeiro quando nos detivermos no importante papel da linguagem na epistemologia popperiana. A possibilidade de observaes puras j fora descartada por Popper desde seu primeiro livro onde ele pretende mostrar que mesmo sentenas que do conta de fatos observados esto eivadas de teoria. Contudo, o filsofo austraco vai alm em seu Objective Knowledge e assevera que nossos sentidos esto repletos de teorias na forma de disposies e expectativas no-linguisticamente formuladas. A teoria empirista tradicional postulava que a repetio refora a associao que o sujeito conhecedor faz entre eventos contguos que se sucedem no tempo. Para Popper estava claro que a observao s pode reconhecer a repetio a partir de certa idia de similaridade, ou seja, a partir de um ponto de vista. S reconheo a repetio constante no tempo de certos eventos porque ignoro seus aspectos dissimilares e concentro-me (no necessariamente de forma consciente) em algum tipo de similaridade entre eles.
318 Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

O darwinismo na epistemologia tardia de Sir Karl Popper Por conseguinte, mesmo a observao s seria possvel luz de algum tipo de expectativa prvia ou teoria. Popper sups ento que o que se mantm em lgica geralmente se mantm em psicologia (uma conjectura heurstica que recebeu o nome de princpio de transferncia) e que qualquer teoria psicolgica da aquisio do conhecimento deveria ser encarada como uma disciplina biolgica. A partir disso, poderia Popper concluir que uma vez que a doutrina do balde mental estava errada por razes lgicas, o mesmo se daria numa perspectiva psicolgica e biolgica. De fato, os seres vivos tm antecipaes e expectativas anteriores experincia, pois diversos bilogos (em particular o etlogo Konrad Lorenz) haviam demonstrado a existncia de disposies inatas nos organismos, cujas bases so encontradas na herana gentica. Essas disposies, contudo, no so imutveis, mas ao contrrio, so selecionadas pelo ambiente de acordo com o interesse prtico de sobrevivncia do organismo. Encarando essas antecipaes e disposies biologicamente inatas como teorias e hipteses no-linguisticamente formuladas sobre o mundo e a seleo das mesmas pelo ambiente como refutaes, Popper encontra ento na biologia darwiniana um processo anlogo ao processo de conjecturas e refutaes por ele defendido na epistemologia. O darwinismo toma ento as feies de uma teoria do conhecimento e do aprendizado no-indutivo onde o problema da sobrevivncia um problema de conhecimento do ambiente externo. As palavras-chave para a compreenso dessa epistemologia que Popper batizou de ps-darwiniana so as idias de instruo e seleo. O filsofo nos diz que existem trs nveis de adaptao tendo como base fundamentalmente o mesmo mecanismo: adaptao gentica, aprendizagem do comportamento e descoberta cientfica. Segundo Popper, a adaptao comea sempre com uma estrutura herdada. Esta se manifesta no nvel gentico como a estrutura do organismo fundada nos genes, enquanto no nvel comportamental se manifesta como um certo repertrio inato de comportamentos disponveis. No nvel cientfico, marcado pela linguagem, elas so as teorias dominantes. As estruturas herdadas so transmitidas por instruo seja pela rplica da informao gentica codificada, seja pela imitao e tradio no comportamento e na cincia. A instruo procede no de fora, atravs de uma passiva recepo das informaes ambientais, mas de dentro da estrutura. Entretanto, tais estruturas so expostas s presses de seleo, desafios ambientais e problemas tericos.
319 Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

O darwinismo na epistemologia tardia de Sir Karl Popper Variaes acontecem dentro da estrutura, ao acaso no nvel gentico e comportamental e racionalmente orientadas na forma de teorias novas no nvel lingustico-cientfico. Essas modificaes so expostas aos desafios do ambiente, s presses da seleo e se constituem como processos experimentais. O estgio da seleo aquele da eliminao do erro. As modificaes na estrutura herdada que no satisfazem presso ambiental so descartadas. o que Popper chama de mtodo de ensaio e erro e se d nos trs nveis. Contudo, os organismos que se adaptam graas s modificaes na estrutura herdada causadas por mutaes genticas ou mudanas no comportamento, no tm j garantida sua sobrevivncia. Mudanas climticas ou outros fatores podem lev-los extino e sua nova estrutura gera novos problemas demandando novas solues. Da mesma forma, uma teoria que sobrevive ao teste emprico pode ser refutada um dia diante de ulteriores descobertas e seu prprio contedo informativo cria problemas desconhecidos at ento. A cincia, todavia, tem diferenas importantes frente aos nveis gentico e comportamental (tais como o uso de uma linguagem descritivo-argumentativa, busca pela verdade, validade e coerncia nas teorias) que nos conduzem a discusso do papel preponderante da linguagem na epistemologia ps-darwiniana de Popper. Alguns pargrafos acima dissemos que discutiramos dois pontos importantes de discordncia entre as teses popperianas e as teses empiristas clssicas. Um desses pontos, que analisamos acima, dizia respeito crena empirista na teoria do balde mental que tomava as observaes como puras e imediatas. Vimos as razes pelas quais Popper rejeita essa crena e defende a anterioridade de expectativas hipotticas frente s observaes em diversos nveis de aprendizado. O outro ponto dizia respeito ao fato de que o empirismo clssico oblitera a distino entre conhecimento subjetivo e conhecimento objetivo. Por se basear nas impresses sensoriais imediatas do sujeito, o empirismo torna-se uma teoria subjetivista do conhecimento para a qual as questes epistemolgicas giram em torno da crena e da certeza que o sujeito infere da atividade dos rgos sensoriais. O conhecimento subjetivo, segundo Popper, constitudo por disposies para reagir de certo modo a situaes determinadas. Saber andar de bicicleta consiste em ter a tendncia de faz-lo bem em determinada situao. Da mesma forma ocorre com o conhecimento que se baseia em informao de que as coisas so deste ou de outro jeito. Por exemplo, saber quem a rainha da Inglaterra ter a tendncia de responder
320 Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

O darwinismo na epistemologia tardia de Sir Karl Popper Elizabeth II toda vez que a pergunta for feita. Grande parte do conhecimento humano se compe de disposies como as descritas acima. A maior parte destas inata e a outra parte menor, de disposies adquiridas, resultado da modificao das tendncias inatas atravs da seleo. No obstante, a disposio inata para a linguagem, em suas funes superiores, que torna possvel ao homem uma nova ordem de conhecimento no baseada em disposies. A funo descritivo-argumentativa da linguagem, regida pelas idias reguladoras de verdade e validade possibilita o surgimento do mundo 3 de produtos da mente humana. No mundo 3 podemos formular nossas teorias sobre o mundo como objetos fora de ns, critic-las e test-las severa e intersubjetivamente.3 Neste novo ambiente seletivo so nossas teorias que morrem em nosso lugar. Antes, as modificaes na estrutura de um organismo, se selecionadas pelo ambiente, o levavam morte. Agora, porm, no nvel lingstico-cientfico, podemos substituir as teorias fracassadas que morrem em nosso lugar por novas teorias que resistam aos testes. Como sumariza Popper:
Parece-me que no h nada to importante como a linguagem: minha teoria que pela linguagem que nos tornamos humanos (...) A linguagem humana comea, porm, com a utilizao descritiva de frases: com a funo representativa, como Bhler a designa.4

A linguagem, ento, permite a passagem de um conhecimento puramente subjetivo e disposicional para um conhecimento objetivo que se pauta pela busca da verdade. Em concordncia com tudo o que j foi dito sobre a distino entre o contexto da descoberta e o contexto da justificao, Popper no reduz o conhecimento humano s disposies biolgicas inatas nem s convices psicologicamente subjetivas, mas sim localiza o momento onde se d o salto qualitativo que faz nascer o trao (para Popper) mais caracteristicamente humano: a capacidade de argumentar.
3

Popper defende existncia de, pelo menos, trs mundos reais, independentes e ontologicamente distintos: o mundo 1 aquele dos objetos fsicos exteriores como pedras, rvores e animais. O mundo 2 aquele dos eventos mentais e o mundo 3 seria aquele dos produtos da mente humana como teorias, hipteses (sejam elas falsas ou verdadeiras), problemas no-resolvidos e argumentos. O mundo material e o mundo mental pertencem tradio dualista cartesiana e no oferecem grandes obstculos para o seu entendimento. O mundo 3 tem semelhanas com o mundo das Idias postulado por Plato. Entretanto, ao contrrio das Idias platnicas imutveis, eternas e verdadeiras, o mundo 3 popperiano o mundo do conhecimento objetivo, aquele dos produtos da mente humana ( teorias, argumentos e problemas tomados em seu contedo informativo e suas relaes lgicas) que esto constantemente sendo modificados e ampliados pela crtica intersubjetiva e que agem sobre o mundo material atravs do mundo 2.
4

(POPPER, 1994b, p.71).

321

Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

O darwinismo na epistemologia tardia de Sir Karl Popper Embora o mundo 3 seja essencialmente humano, de um ponto de vista biolgico, podemos encontrar anlogos naturais desse mundo em outros seres vivos. Frente aos desafios do ambiente, frente a problemas, os organismos testam solues no nvel gentico e comportamental como foi visto nos pargrafos anteriores. Alguns desses organismos criam estruturas exossomticas, produtos externos a seu prprio corpo como as aranhas que produzem teias, os pssaros que produzem ninhos (por vezes de complexidade mpar) e os castores que produzem diques. Todas essas estruturas tm em comum o objetivo de solucionar os problemas que o ambiente impe ao ser vivo. Entretanto, essas mesmas estruturas criam problemas novos ao mesmo tempo que solucionam os antigos. Assim, o organismo cria a estrutura exossomtica, mas tambm por ela influenciado (por meio dos problemas novos suscitados) e instado a agir sobre ela fazendo modificaes, aperfeioando-a. Na linguagem de Popper, diramos que h a um efeito de retrocarga. O homem tambm tem essa tendncia a evoluir exossomaticamente tanto quanto endossomaticamente. Os produtos exossomticos criados pelo homem so os habitantes do mundo 3, ou seja, as teorias e hipteses consideradas objetivamente na qualidade de solues para problemas tericos e prticos. Atravs desses produtos podemos dar solues satisfatrias a nossos problemas e influenciar o mundo 1. Criamos habitaes, mquinas e instrumentos (materializaes de nossas teorias) que mudam o ambiente que antes nos suscitou os problemas para os quais eles eram a soluo. Por outro lado, esse mundo 3 cria, de forma autnoma, novos problemas que agem sobre o homem instando-o a buscar novas teorias e novas hipteses com o fim de solucion-los. Aqui se v novamente, de forma clara, o efeito de retrocarga citado acima. A diferena capital entre os produtos exossomticos humanos e aqueles produzidos por outros seres aquela j salientada amide, a natureza descritivoargumentativa da linguagem humana. Embora possam ser encarados como instrumentos para a sobrevivncia, no caso humano, esses produtos exossomticos so possveis somente porque dispomos de uma linguagem cujas funes superiores so regidas pelas idias de verdade e validade. Assim, o que nos torna humanos no a fabricao de instrumentos, mas a capacidade de criar teorias com pretenso de verdade e de discut-las argumentativamente.
Menciono alguns precursores animais da peculiar tendncia humana de evoluir exossomaticamente mediante a criao de dispositivos externos ao organismo, e no apenas endossomaticamente atravs da

322

Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

O darwinismo na epistemologia tardia de Sir Karl Popper


mutao e da evoluo dos rgos novos e cada vez mais perfeitos. (...) em vez de aperfeioarmos os olhos e os ouvidos, criamos culos e aparelhos acsticos, e em vez de pernas mais velozes desenvolvemos bicicletas, automveis e avies. Existem animais que tambm fabricam ferramentas exossomticas, como o caso das teias das aranhas, dos ninhos das aves e das represas dos castores. Mas nenhum animal exceto o homem produz algo que se assemelhe a conhecimento objetivo problemas, argumentos e teorias objetivas. 5

Uma vez mais, Popper salienta o salto qualitativo representado pela linguagem. evidente, por outro lado, a vantagem adaptativa de um mundo 3, pois uma linguagem que se ancora na busca da verdade capaz de proporcionar solues mais adequadas aos problemas ambientais uma vez que tais solues podem, sem acarretar a morte de seu proponente, ser substitudas sempre que mostrarem-se errneas. A possibilidade de criar teorias, formul-las linguisticamente, cria um novo ambiente de seleo onde o enunciador das teorias pode critic-las sem que ele mesmo seja selecionado. Outro aspecto importante que, segundo Popper, podemos nos instruir melhor acerca de um problema atravs de suas tentativas de soluo. A epistemologia do conhecimento objetivo se deter no estudo desses produtos do mundo 3, na avaliao da validade dessas tentativas, de forma anloga a um bilogo que conhece muito de um determinado ser vivo e de seu respectivo ambiente estudando seus produtos exossomticos, ou seja, estudando suas tentativas de soluo para os problemas que o ambiente suscita. A postura aqui adotada mais uma vez contrria ao empirismo clssico que se dedicava a estudar as condies subjetivas do conhecedor. Ao epistemlogo o que importa estudar so os problemas e suas solues assim como para o bilogo darwiniano o que importa so as modificaes de um organismo frente aos desafios ambientais. Entretanto, tais solues dadas aos problemas geram elas mesmas outros problemas novos e imprevistos demandando novas solues. Nenhuma soluo jamais definitiva. Os novos problemas suscitam a busca de novas teorias e hipteses assim como os produtos exossomticos dos seres vivos criam novos desafios e demandam modificaes e variaes na estrutura do organismo. Esse movimento que parte de um problema especfico, passa por tentativas e eliminao dos erros e desemboca no surgimento de novos e imprevistos problemas chamado por Popper de evoluo

(POPPER, 2001, p. 49).

323

Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

O darwinismo na epistemologia tardia de Sir Karl Popper emergente. Nele h sempre necessidade da variao, da criao de novas teorias para dar cabo dos problemas inteiramente novos trazidos baila pelas teorias corroboradas. O mundo 3 ele mesmo um inteiramente novo ambiente de seleo darwiniana onde as teorias competem pela sobrevivncia. Ao mesmo tempo, esse mundo de produtos lingsticos exossomticos influencia a vida de seus produtores, num efeito de retrocarga, atravs de problemas no previstos e os impele criao de variadas tentativas de soluo desses desafios. Assim, a relao entre o homem e o conhecimento objetivo tambm pode ser encarada a partir de uma perspectiva darwiniana. Ora, podemos ento dizer que o ponto central da analogia entre as teses epistemolgicas popperianas e a teoria darwiniana aquele da criao, pelo organismo, de teorias ou expectativas e sua seleo pelo ambiente externo. Popper denomina tal perspectiva de abordagem crtica ou seletiva. Ela se constitui numa oposio abordagem indutiva que concebe a instruo vindo de fora, ou seja, o organismo recebendo passivamente informaes vindas do exterior. Ao contrrio disso, a abordagem crtica s concebe instrues do interior da prpria estrutura, seja em forma de modificaes fisiolgico-anatmicas e comportamentais, seja na forma de novas teorias explicativas no nvel cientfico. Assim, o darwinismo se mostra como uma teoria do aprendizado no-indutivo que pode ser identificado ao mtodo de conjecturas e refutaes que caracteriza a epistemologia popperiana. O processo de tentativas e eliminao dos erros seria o modus operandi de todo e qualquer ser vivo, de qualquer resolvedor de problemas diante dos desafios empricos e tericos que a vida suscita. Entretanto, outro ponto importante que nos resta examinar, para que se torne mais claro o papel da teoria darwiniana dentro da epistemologia de Popper, a base e a natureza da identificao do mtodo de conjecturas e refutaes com o darwinismo. As idias condutoras da epistemologia devem ser lgicas e no empricas, como o filsofo sempre defendeu ciosamente. Logo, no por sua pretensa cientificidade que o darwinismo se torna to importante na epistemologia popperiana. Cremos que a resposta a tal questo repousa na relao que Popper estabelece entre sua concepo de lgica, seu princpio de transferncia e sua caracterizao do darwinismo como programa metafsico de pesquisa (um possvel sistema de referncia para teorias cientficas comprovveis). O darwinismo poder ser inserido na epistemologia porque sua formulao lgica idntica ao processo hipotticodedutivo de conjecturas e refutaes. No fundo, o sucesso do darwinismo se deve
324 Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

O darwinismo na epistemologia tardia de Sir Karl Popper justamente a essa estrutura apriorstica (o que Popper chamar de lgica situacional) pois, segundo o princpio de transferncia o que se sustenta em lgica se sustenta empiricamente. Para que essas teses sejam mais bem esclarecidas, necessrio que se exponha aqui a atitude bsica de Popper frente pretenso de cientificidade do darwinismo e, por conseqncia, o lugar que essa teoria deve ocupar na sua epistemologia. Darwinismo, cientificidade e lgica Karl Popper salientou amide o fato de que seu problema principal, o problema que deu incio s suas investigaes epistemolgicas, era o da demarcao entre cincia emprica e pseudocincia emprica. Sua soluo se baseia na idia de que teorias cientficas so refutveis, permitem em sua estrutura que haja meios empricos de refutao, em outras palavras, permitem o teste de suas aplicaes. Por outro lado, teorias no-cientficas so chamadas de metafsicas, pois sua estrutura no permite falseamento, refutao ou teste. Ao designar teorias como o realismo, o idealismo, o voluntarismo e outras com o termo metafsica Popper no as tomava como tolices ou teses sem sentido. Ao contrrio, o filsofo afirmou sempre o grande valor dessas teorias como inspirao para teorias cientficas. O ponto em questo era o fato de que sua irrefutabilidade as exclua da atividade a que chamamos cincia emprica. Ora, o darwinismo se propunha como uma teoria cientfica que pretendia dar uma explicao da variao orgnica dos seres vivos frente ao ambiente. Para Popper, a pretenso de cientificidade da teoria evolutiva no podia ser satisfeita pelo simples motivo de que ela no fazia predies e, portanto, no se expunha refutao, ao teste emprico. Assim sendo, o darwinismo, em ltima instncia, poderia ser caracterizado somente como uma teoria metafsica. Alm disso, o darwinismo, em sua formulao bsica, segundo Popper, quase tautolgico. A teoria evolutiva afirma que os mais aptos ou adaptados a um ambiente tendem a sobreviver e se reproduzir em maior nmero, transmitindo assim a seus descendentes suas caractersticas. Os mais aptos so definidos como aqueles que tm sobrevivido com maior freqncia. O enunciado-padro do darwinismo os mais aptos tendem a sobreviver ser ento tautolgico, pois se substituirmos mais aptos por sua definio corrente, teremos: aqueles que tm sobrevivido com maior freqncia tendem a sobreviver.
325 Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

O darwinismo na epistemologia tardia de Sir Karl Popper Afirmar uma tautologia afirmar algo como as mesas so mesas ou as pedras pesadas so pedras pesadas. Uma teoria construda sobre tautologias no tem poder explicativo. Por esse motivo, o darwinismo tambm no tem poder de antecipao. Se uma gerao at agora sobrevivente no sobreviver para alm dela porque no se adaptou s novas condies ambientais. A aptido relativa somente s condies existentes no se podendo afirmar nada alm de algo como os que so aptos aqui e agora sobrevivem aqui e agora. Com tais crticas, Popper pretende salientar os graves defeitos das formulaes bsicas da teoria evolutiva e negar-lhe o selo da cientificidade. Contudo, se o darwinismo no uma teoria cientfica legtima, o que ele ? Qual poder ser seu papel dentro do conhecimento humano? Popper responder, como vimos, que o darwinismo um programa metafsico de pesquisa e que sua funo ser a de inspirar teorias cientficas testveis como aquelas do etlogo austraco Konrad Lorenz acerca de expectativas inatas nos seres vivos. Sendo uma teoria metafsica, o darwinismo no pode ser refutado. Entretanto, ele pode ser discutido e avaliado criticamente. Para Popper, a irrefutabilidade das teorias metafsicas no as exime da crtica intersubjetiva. Tanto o idealismo como o realismo, doutrinas metafsicas por excelncia, so irrefutveis, no sentido de que no se pode encontrar um argumento conclusivo para sua refutao. Entretanto, pode-se ainda assim considerar-se, por exemplo, como o prprio Popper o faz, o idealismo falso e o realismo verdadeiro. Isto porque ambas as doutrinas so tentativas de resposta a um determinado problema. Dentro do contexto de um problema especfico (ou de um conjunto de problemas) podemos e devemos avaliar se uma doutrina metafsica o resolve ou no. E na comparao de respostas diferentes, doutrinas metafsicas diferentes, deve-se avaliar qual delas responde melhor aos problemas a que nos propomos resolver.
Em outras palavras, toda teoria racional, no importando se cientfica ou filosfica, racional enquanto tenta resolver certos problemas. Uma teoria compreensvel e razovel somente em sua relao com uma determinada situao de problema e pode ser racionalmente discutida somente pela discusso dessa relao. Portanto, se ns considerarmos uma teoria como uma tentativa de resposta a uma srie de problemas, seremos imediatamente levados discusso crtica mesmo que ela seja no-emprica e irrefutvel. Podemos, pois, fazer perguntas tais como: ela resolve o problema? O resolve de forma melhor que outras teorias? Ela meramente mudou o

326

Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

O darwinismo na epistemologia tardia de Sir Karl Popper


problema? a soluo simples? fecunda? Contradiz outras teorias filosficas necessrias para resolver outros problemas? 6

O darwinismo, embora irrefutvel, se constitui na melhor resposta que temos para explicar os fenmenos relacionados aos seres vivos. Ele se mostra mais adequado e frutfero que, por exemplo, a igualmente metafsica e irrefutvel, teoria do criacionismo de origem bblica. Sob a inspirao darwiniana, bilogos tm tido sucesso em criar teorias testveis e em explicar satisfatoriamente antigos problemas. De forma anloga, o realismo, embora doutrina metafsica, resolve melhor, segundo Popper, os problemas a que se prope responder. Sua adoo pode ser defendida a despeito de sua irrefutabilidade. A soluo realista mais fecunda que seu tradicional oponente, o idealismo. Ela d azo ao anseio por respostas verdadeiras sobre os fenmenos do mundo, tentativa de formulao de hipteses objetivas e teorias intersubjetivamente criticveis e gera e incentiva a busca pelo progresso do conhecimento. Todo o saber cientfico que o homem produziu e produz se ancora na aceitao, na maioria das vezes tcita, da doutrina do realismo. Pelos motivos expostos, o darwinismo admitido por Popper como uma inestimvel doutrina metafsica. Entretanto, algo mais importante deve ser dito acerca da teoria evolutiva. Esta apresenta, segundo Popper, elementos lgicos (concebidos aqui como elementos a priori) que se identificam com o que ele chama de lgica situacional e, por conseguinte, com o processo de conjecturas e refutaes. neste ponto que o contato entre as teses popperianas e darwinianas mais profundo. Os elementos a priori do darwinismo podem ser resumidos como se segue: I. II. III. Admita-se a existncia (emprica) de um ambiente com certa estrutura que no se altera com demasiada rapidez; Admita-se a existncia (igualmente emprica) de seres de variabilidade limitada e que so sensveis s mudanas ambientais; No h harmonia pr-estabelecida entre os seres e o ambiente. Pode-se disso concluir que algumas formas de vida estaro mais bem equipadas para as condies ambientais que outras. Assim sendo, torna-se necessrio para a sobrevivncia que os seres se modifiquem para se adaptar s mudanas. Tais

(POPPER, 2002, p. 269).

327

Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

O darwinismo na epistemologia tardia de Sir Karl Popper modificaes sero ajustamentos, que devero ser minimamente precisos, para fazer frente aos desafios do mundo externo. 7 Num tal contexto, diante de tal situao de problema, o processo de tentativas e eliminao de erros e o darwinismo se tornam no apenas aplicveis, mas quase logicamente necessrios. a estreita semelhana entre os dois que explica o xito da teoria evolutiva, a despeito de seus defeitos, de sua formulao quase tautolgica e de sua irrefutabilidade. Em suma, por seus elementos lgicos, a priori, que o darwinismo pode ser inserido na epistemologia popperiana:
Se aceitvel a concepo da teoria darwiniana como lgica situacional, ento poderemos explicar a estranha semelhana entre minha teoria acerca do crescimento do saber e o darwinismo: ambas seriam exemplos de lgica situacional. 8

A fim de tornar ainda mais claro o papel do darwinismo na epistemologia popperiana, necessrio lembrar que, como salientamos amide, o darwinismo se apresenta, aos olhos de Popper, como uma teoria amplamente no-indutiva, ou seja, uma teoria onde os seres vivos no aprendem passivamente as constantes ambientais como na teoria de Lamarck, mas ao contrrio, esto ativamente empenhados em criar hipteses e expectativas que so submetidas ao crivo ambiental. Desta feita, o darwinismo estaria para o lamarckismo como o dedutivismo est para o indutivismo, a seleo para o aprendizado por repetio e a eliminao crtica do erro para a justificao.9
7

O darwinismo como lgica situacional pode ser entendido como se segue. Admitamos que haja um mundo, um sistema de referncia de constncia limitada, no qual existam entidades de variabilidade limitada. Ento, algumas das entidades resultantes da variao (aquelas se adaptam s condies do sistema) podem sobreviver, ao passo que outras (as que entram em conflito com a situao) podem ser eliminadas. Acrescentemos a isso o pressuposto da existncia de um sistema de referncia especial um conjunto de condies talvez raras e altamente individualizadas onde possa desenvolver-se a vida ou, mais especialmente, corpos capazes de se auto-reproduzirem, sendo, no obstante, variveis. Surge, ento, uma situao em que a idia de tentativa e da eliminao do erro, ou do darwinismo, se torna no apenas aplicvel, mas quase que logicamente necessria. (...) Pretende-se com isso dizer que, ocorrendo uma situao que permita a vida, e segundo esta, tal situao global tornar a idia darwiniana uma idia de lgica situacional. (POPPER, 1977, p. 177) 8 (POPPER, 1977, p.179)
9

Parece-me que o darwinismo est para o lamarckismo exatamente como dedutivismo para indutivismo seleo para aprendizado pela repetio eliminao crtica do erro para justificao. A insustentabilidade lgica das idias referidas no lado direito dessa tabela funda uma espcie de explicao lgica do darwinismo (isto , do lado esquerdo). Poderamos consider-lo como algo quase tautolgico; ou descrev-lo como lgica aplicada. (POPPER, 1977, p. 177)

328

Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

O darwinismo na epistemologia tardia de Sir Karl Popper O darwinismo ento, apesar de metafsico e irrefutvel, tem a seu favor o fato de ser amplamente no-indutivo e de ser, como o processo de conjecturas e refutaes, uma aplicao da lgica situacional. Pelo princpio de transferncia popperiano, o que se sustenta em lgica se sustenta em psicologia (entendida como teoria biolgica da aquisio do conhecimento) como tambm no mtodo cientfico e na histria da cincia. Assim, uma interpretao darwiniana da epistemologia, da aquisio do conhecimento, do mtodo cientfico e da histria da cincia se torna possvel graas aos componentes lgicos da teoria de Darwin. por ser um exemplo de lgica situacional, fundamentalmente o mesmo que o processo de conjecturas e refutaes, que o darwinismo se insere na epistemologia popperiana. Ele fornece uma ampla explicao metafsica que se coaduna com a sustentabilidade lgica do processo hipottico-dedutivo de tentativas e eliminao de erros (mtodo crtico), evita os erros do indutivismo e ainda fornece inspirao para teorias cientficas testveis. Por conseguinte, a epistemologia ps-darwiniana de Popper no se apia em fatos obtidos por meio de uma teoria cientfica como alguns poderiam defender. Primeiramente porque o darwinismo no uma teoria cientfica segundo o critrio popperiano. Em segundo lugar, porque o contato que h entre a epistemologia e a teoria evolutiva se d num nvel apriorstico, num contexto lgico. Conseqentemente, afasta-se assim qualquer tipo de naturalismo ou biologismo na filosofia de Popper. As questes filosficas, em especial aquelas da epistemologia, se decidem logicamente e no por remisses biologia ou a qualquer outra cincia emprica. Se dados empricos se coadunam com as teses epistemolgicas, isso se torna somente uma ilustrao do princpio de transferncia e um testemunho da fecundidade dessas teses. Na epistemologia ps-darwiniana de Karl Popper, portanto, a teoria (metafsica) de Charles Darwin interpretada como uma teoria do aprendizado amplamente noindutivo e identificado, por razes lgicas, ao processo hipottico-dedutivo de conjecturas e refutaes. O darwinismo dessa forma se mostra como uma teoria do aprendizado que pode ser aplicada a todo processo de conhecimento, terico e emprico, como tambm ao estudo do mtodo cientfico e da histria da cincia.

329

Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

O darwinismo na epistemologia tardia de Sir Karl Popper Referncias POPPER, SIR KARL. All Life is Problem Solving. Trad. Patrick Camiller, London: Routledge, 1999 ______. Autobiografia Intelectual. Trad. Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Motta, So Paulo: Editora Cultrix, Editora da Universidade de So Paulo, 1977 ______. Conhecimento Objetivo. Trad. Milton Amado, Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1994a ______. Conjectures and Refutations. London and New York: Routledge and Kegan Paul, 2002 ______. Lgica das Cincias Sociais. Trad. Estevo de Rezende Martins, Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro, 1978 ______. O Racionalismo Crtico na Poltica. Trad. Maria da Conceio Crte-Real, Braslia, DF: Editora Universidade de Braslia, 1994b ______. The Logic of Scientific Discovery, Harper Torchbooks, New York and Evanston, 1968

Artigo recebido em: 06/01/10 Aceito em: 02/03/10

330

Knesis, Vol. II, n 03, Abril-2010, p. 316 330

Das könnte Ihnen auch gefallen