Sie sind auf Seite 1von 3

esec

Curso de Arte & Design MODELOS E PROTTIPOS

excertos introdutrios Quem diz A (), no deve por conseguinte, pronunciar apenas B, mas deve continuar at letra Z e depois voltar ao A para verificar se entretanto mudou alguma coisa. Cada ponto tende a crescer para se tornar esfera e a esfera, por sua vez, tende a tornar-se ponto. Cada linha quer juntar-se a outras linhas para formar tringulos, quadrados ou rectngulos, mantendo porm sempre a sua identidade de linha. A linha curvando-se torna-se um crculo e volta a si prpria.
Holz, H. & Schmied, W. (1994)

A descrio analtica e tcnica no consegue esgotar a exigncia da representao, j que a comunicao do projecto requer instrumentos que facilitem a compreenso de forma sinttica tanto das ideias como do contedo. Este segundo nvel de comunicao supera o campo dos principiantes na profisso e abre-se tambm aos usurios, clientes e, em geral, a um pblico com pouca experincia sobre os cdigos tcnicos. () Consideramos especialmente til introduzir uma reflexo profunda sobre a comunicao do projecto, seja pela exigncia prtica de responder a uma pergunta que nasce no interior das universidades e das escolas, seja pelo especial papel da formao que reconhecemos no exerccio da transmisso das prprias ideias.
Conzalez, L (2001)

enunciado-conjunto dos exerccios Baseado(a) no referencial suscitado pelos excertos anteriores, realize os seguintes exerccios tendo por pressupostos, os tpicos orientadores enunciados para cada caso.

1
(RE)INTERPRETAO TRIDIMENSIONAL DE OBRA DE ARTE Referncias: - Pintores do Sculo XX V. Kandinsky, P. Picasso, P. Mondrian, P. Klee, M. Duchamp, J. Mir, S. Dali, F. Lger. Materiais a utilizar: - Livre opo do(a) aluno(a). A reinterpretao da obra pictrica de referncia dever ser materializada: - No interior de um cubo com 30 cm de aresta com 4 faces opostas entre si, duas a duas, em Kline branco; outra face em folha de vidro espelhado prateado voltado para o interior; a restante no existir materialmente, permitindo a existncia de uma abertura; - No tardoz da face espelhada dever ser colada imagem da obra de referncia, em toda a sua dimenso, respectivo ttulo e autor, bem como as designaes, ESEC | Curso de Arte e Design, Modelos e Prottipos, nome do(a) aluno(a) e do docente.

2
REPRESENTAO TRIDIMENSIONAL DE PRODUTO DE DESIGN Referncias: - Objecto de uso domstico, de carcter funcional e/ou decorativo, resultante de produo em srie e preferencialmente atribudo a um autor. Materiais a utilizar: - Poliestireno de alta densidade, madeiras macias ou duras e/ou pastas de modelar. A representao da pea seleccionada dever ser realizada em escala adequada, a determinar na sequncia de duas propostas a apresentar previamente ao professor.

3
REPRESENTAO TRIDIMENSIONAL DE ESPAO EXPOSITIVO Referncias: - Stands, espaos comerciais, espaos culturais. Materiais a utilizar: - Papis, cartolinas e/ou cartes, simples ou compostos e da mesma cor. O espao, resultante de pesquisa sobre projectos integrados nas referncias acima indicadas, dever ser representado total ou parcialmente sobre uma base com as dimenses de 420x297mm, em escala adequada, a determinar na sequncia de duas propostas alternativas a apresentar previamente ao professor. Cada pea, resultante dos 3 exerccios, dever ser intitulada e complementada por memria descritiva escrita devidamente e justificativa do processo e da soluo escrita numa folha de papel formato A4 devidamente identificada. competncias a adquirir Desenvolvimento de prticas orientadas para a aprendizagem e domnio de tcnicas de representao tridimensional. Concepo de modelos e prottipos que facilitem a leitura mltipla de objectos e contextos existentes ou projectados. Estabelecimento de relaes espaciais, volumtricas, tcteis, cromticas e outras, complementares ao projecto. Recurso a linguagens, tcnicas, materiais e equipamentos adequados realizao de casos concretos. avaliao / pesos Facilidade de leitura e compreenso do(s) objecto(s) - 30%; Domnio de tcnicas de representao tridimensional - 30%; Recurso forma, textura e cor como reforo dos discursos plstico e tcnico - 30%; Cumprimento do normativo para este exerccio - 10%. prazos de entrega razos zo Exerccio 1 - dia 27 de Abril de 2010. Exerccio 2 - dia 18 de Maio de 2010. Exerccio 3 - dia 08 de Junho de 2010.
A entrega do trabalho, posterior a cada data estabelecida, ter uma penalizao de um valor por cada dia de atraso.

nota: O desenvolvimento dos trabalhos dever acontecer nos tempos de contacto e de trabalho autnomo.

_______________________________________________________________________
docente | BartolomeuPaiva
MARO_2011

Das könnte Ihnen auch gefallen