Sie sind auf Seite 1von 8

CURSO PREPARATRIO PARA O CONCURSO AGENTE ESCRIVO DA POLICIA FEDERAL 2010 DIREITO PENAL

NOES DE DIREITO PENAL 1 Infrao penal: elementos, espcies. 2 Sujeito ativo e sujeito passivo da infrao penal. 3 Tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade. 4 Erro de tipo e erro de proibio. 5 Imputabilidade penal. 6 Concurso de pessoas. 7 Crimes contra a pessoa. 8 Crimes contra o patrimnio. 9 Crimes contra a administrao pblica. 10 Crimes contra a ordem tributria (Lei n. 8.137/1990). 1. Infrao penal: elementos, espcies.

AGU ADV 2006 CADERNO BRANCO PROVA OBJ P1 No item a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. (adaptada) 1. Em uma loja de confeces, uma senhora retirou o lacre eletrnico de algumas peas de roupa, colocando-as em seguida dentro de sua bolsa, enquanto era monitorada por um circuito interno de TV. Ao tentar sair da loja, a senhora foi abordada por um segurana, que apreendeu a mercadoria subtrada. Nessa situao, ocorreu crime impossvel, pela absoluta ineficcia do meio empregado. 2. Sujeito ativo e sujeito passivo da infrao penal. DEL REG 2004 Com relao parte geral do direito penal, julgue os seguintes itens. 2. O sujeito ativo que pratica crime em face de embriaguez voluntria ou culposa responde pelo crime praticado. Adota-se, no caso, a teoria da conditio sine qua non para se imputar ao sujeito ativo a responsabilidade penal. 3. De acordo com o sistema adotado pelo Cdigo Penal, possvel impor aos partcipes da mesma atividade delituosa penas de intensidades desiguais. AGENTE FEDERAL/2004 - VERMELHO Julgue os seguintes itens, luz do direito penal. 4. Sujeito ativo do crime aquele que realiza total ou parcialmente a conduta descrita na norma penal incriminadora, tendo de realizar materialmente o ato correspondente ao tipo para ser considerado autor ou partcipe. 3. Tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade.

AGU ADV 2004 PROVA ALFA


A respeito das causas de extino da punibilidade, julgue o item seguinte. 5. Consoante orientao da jurisprudncia majoritria, no cabvel a prescrio retroativa reconhecida antes do recebimento da denncia, tendo por base a suposta pena privativa de liberdade in concreto que seria fixada na sentena penal condenatria, caso a ao penal fosse instaurada.

TRF 5 2006 JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO Julgue os itens seguintes, com relao ao direito penal, considerando o entendimento do STJ e do STF. 6. A teoria psicolgica da culpabilidade retira o dolo da culpabilidade e o coloca no tipo penal. 7. O STF, diante da falta de previso legal, tem repelido o instituto da prescrio antecipada ou em perspectiva, consistente no reconhecimento da prescrio da pretenso punitiva do Estado, com fundamento na pena presumida, antes mesmo do trmino da ao penal, na hiptese em que o exerccio do jus puniendi se revela, de antemo, invivel. 8. A tipicidade formal, que faz parte do conceito de tipicidade, consiste em averiguar se uma conduta formalmente tpica causou ofensa intolervel ao objeto jurdico penalmente protegido. 9. Ocorre a chamada culpa consciente quando o agente, embora tendo agido com dolo, nos casos de erro vencvel, nas descriminantes putativas, responde por um crime culposo.

CEAJUR 2006
Julgue o item a seguir. (desmembrada) 10. Quando dois indivduos, um ignorando a participao do outro, concorrem, por imprudncia, para a produo de resultado lesivo, respondem, ambos isoladamente, pelo resultado, ante a ausncia de vnculo subjetivo.

DPU 2004
Acerca do fato tpico, julgue os itens a seguir. 11. De acordo com a doutrina naturalista da ao, o dolo tem carter normativo, sendo necessrio que o agente, alm de ter conscincia e vontade, saiba que a conduta praticada ilcita. 12. Considere a seguinte situao hipottica. Ailton, visando tirar a vida de Ernesto, agrediu-lhe com um faco. Levado ao hospital, Ernesto recebeu atendimento mdico, mas veio a falecer, aps seu quadro ter-se agravado em decorrncia de infeco dos ferimentos. Nessa situao, Ailton responder to-somente pelo crime de tentativa de homicdio, uma vez que ocorreu causa relativamente independente, que afasta a responsabilidade desse pela morte de Ernesto. 13. Pela teoria da tipicidade conglobante, a realizao de cirurgia curativa no pode ser considerada fato tpico, uma vez que a conduta fomentada pelo ordenamento jurdico. H, portanto, excluso da prpria tipicidade, sendo afastada a aplicao da excludente de ilicitude representada pelo exerccio regular de direito. Julgue os seguintes itens, relacionados a culpabilidade e(ou) prescrio da pretenso punitiva. 14. Cometido crime mediante coao moral irresistvel ou em obedincia a ordem no-manifestamente ilegal de superior hierrquico, resta afastada a culpabilidade do agente, respondendo apenas o autor da coao ou da ordem, que ser considerado autor mediato do delito praticado. 15. Considere a seguinte situao hipottica. Carlos foi condenado pelo crime de estelionato, por ter emitido diversos cheques sem proviso de fundos, tendo a sentena transitado em julgado e o mandado de priso, sido expedido. Nessa situao, no momento em que se iniciar o cumprimento da pena privativa de liberdade, ocorrer causa interruptiva da prescrio da pretenso punitiva do Estado, reiniciando-se a contagem do prazo prescricional a partir do dia da interrupo. PROCURADOR FEDERAL 2004 No item a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 16. cabvel o perdo judicial ao autor da injria quando o ofendido tiver provocado, diretamente e de forma reprovvel, a ofensa. 4. Erro de tipo; erro de proibio.

DEL NAC 2004 CADERNO AZUL


No item seguinte, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 17. O mdico Caio, por negligncia que consistiu em no perguntar ou pesquisar sobre eventual gravidez de paciente nessa condio, receita-lhe um medicamento que provocou o aborto. Nessa situao, Caio agiu em erro de tipo vencvel, em que se exclui o dolo, ficando isento de pena, por no existir aborto culposo.

DPU 2004
Acerca do fato tpico, julgue o item a seguir.

18. O erro de tipo essencial que recai sobre uma elementar do tipo afasta, sempre, o dolo do agente, restando apenas responsabilidade por crime culposo, se houver previso legal. 5. Imputabilidade penal. PROCURADOR FEDERAL 2004 No item a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 19. Presume-se de forma absoluta a inimputabilidade ao menor de 18 anos, segundo o critrio biolgico adotado pela lei penal brasileira para tal aferio. AGENTE FEDERAL/2004 - BRANCO Acerca do direito penal brasileiro, julgue os itens subseqentes. 20. A embriaguez, voluntria ou culposa, pelo lcool ou substncia de efeitos anlogos, causa de excluso da imputabilidade penal. ESCRIVO FEDERAL/2004 - BRANCO Acerca da imputabilidade penal, do erro de tipo e da excluso de punibilidade, julgue os itens que se seguem. 21. Considere a seguinte situao hipottica. Hiran, tendo ingerido voluntariamente grande quantidade de bebida, desentendeu-se com Caetano, seu amigo, vindo a agredi-lo e a causar-lhe leses corporais. Nessa situao, considerando que, em razo da embriaguez completa, Hiran era, ao tempo da ao, inteiramente incapaz de entender a ilicitude de sua conduta e de determinar-se de acordo com este entendimento, pode-se reconhecer a sua inimputabilidade. 22. Ocorre erro de tipo quando o agente se equivoca escusavelmente sobre a licitude do fato, determinando a lei que, nesse caso, o agente fique isento de pena. 23. O perdo do ofendido o ato por meio do qual o prprio ofendido ou o seu representante legal, aps o incio da ao penal, desiste de seu prosseguimento. Aceito pelo acusado, implicar na extino da punibilidade, desde que o crime seja apurado por meio de ao penal privada.

AGENTE FEDERAL/2004 - VERMELHO Julgue os seguintes itens, luz do direito penal. 24. O Cdigo Penal, ao dispor que isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, adotou o critrio biolgico de excluso da imputabilidade. 25. A coao fsica e a coao moral irresistveis afastam a prpria ao, no respondendo o agente pelo crime. Em tais casos, responder pelo crime o coator. 26. Segundo o Cdigo Penal, a emoo e a paixo no so causas excludentes da imputabilidade penal. 6. Concurso de pessoas.

AGU ADV 2004 PROVA ALFA


A respeito do concurso de pessoas, julgue o item seguinte. (desmembrada) 27. Considere a seguinte situao hipottica. Joo, Jos e Joaquim, policiais civis, saram em perseguio ao condutor de um veculo que no havia atendido ordem de parar em uma blitz, desfechando, cada um, vrios tiros de revlver em direo ao veculo perseguido, tendo um dos projteis deflagrados da arma de Joaquim atingido o motorista, causando-lhe a morte. Nessa situao, excluda a possibilidade da existncia de alguma excludente de antijuridicidade, de acordo com o STJ, todos os policiais respondero pelo crime de homicdio: Joaquim, como autor, e Joo e Jos em co-autoria.

TRF 5 2006 JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO Julgue os itens seguintes, com relao ao direito penal, considerando o entendimento do STJ e do STF. 28. Relativamente ao delito de rixa, previsto no Cdigo Penal brasileiro, a doutrina e a jurisprudncia dominantes entendem no haver rixa quando a posio dos contendores definida. 29. Se o sujeito, aps ferir culposamente a vtima, sem risco pessoal, no lhe presta assistncia, vindo ela a falecer, responde por dois crimes: homicdio culposo e omisso de socorro. PROCURADOR FEDERAL 2004 No item a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 30. Configurar-se- a participao criminosa quando houver o acordo prvio de vontades entre autor e partcipe. AGENTE FEDERAL/2004 - BRANCO Acerca do direito penal brasileiro, julgue os itens subseqentes. 31. No concurso de pessoas, o ajuste, a determinao ou instigao e o auxlio so punveis mesmo que o crime no chegue a ser tentado. 7. Crimes contra a pessoa.

TRF 5 2006 JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO Julgue o item seguinte, com relao ao direito penal, considerando o entendimento do STJ e do STF. 32. Considere a seguinte situao hipottica. Antnio, querendo a morte de Jos, instigou Carlos a mat-lo. Carlos, que j havia cogitado do fato, ficou dominado por dio mortal por tudo que Antnio disse de Jos. Carlos, ento, dirigiu-se casa de Jos e l resolveu levar a cabo sua inteno criminosa, matando-o. Nessa situao, ambos respondero por homicdio em co-autoria.

CEAJUR 2006
Julgue os itens a seguir. (desmembrada) 33. Para efeitos penais, o meio cruel a forma brutal que revela ausncia de piedade, causando sofrimento desnecessrio vtima, nos crimes dolosos contra a vida. 34. Se, no laudo de exame de corpo de delito referente a leses corporais, nas respostas dadas aos quesitos, o perito afirmou que a vtima experimentou forte dor fsica e que a referida dor causou crise nervosa, restar caracterizado o crime de leso corporal grave, nos termos do dispositivo pertinente do Cdigo Penal. 35. O resultado morte caracterizado por uma asfixia mecnica, assim comprovada pelo laudo de exame de corpo de delito (laudo cadavrico), provocada por hemorragia interna, ser suficiente para configurar o crime de homicdio qualificado. 36. A violao de domiclio crime de mera conduta, no se exigindo resultado determinado. 37. No crime de homicdio qualificado, a vingana pode ser classificada como motivo ftil, no se confundindo com o motivo torpe. 38. Para efeitos penais, notadamente na anlise do homicdio qualificado pelo emprego de veneno, tal substncia aquela que tenha idoneidade para provocar leso ao organismo humano ou morte.

DPU 2004
No item a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 39. Estvo, jornalista, atribuiu falsamente a Alexandre, servidor pblico, a responsabilidade pelo crime de emprego irregular de verbas, afirmando que este teria realizado festa popular utilizando-se de valores pertencentes administrao pblica e destinados por lei compra de remdios para hospital. Nessa situao, tendo sido a notcia publicada em jornal, em artigo assinado por Estvo, esse responder pelo crime de calnia, incidindo causa de aumento de pena, por ter sido o delito cometido por meio que facilita a divulgao. PROCURADOR FEDERAL 2004 No item a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 40. Max, exmio nadador, convidou um amigo a acompanh-lo em longo nado. Em dado momento, percebeu que o companheiro comeava a se afogar e no o socorreu, deixando-o morrer. Nessa situao, a omisso de socorro penalmente relevante, em razo de Max estar em posio de garantidor. ESCRIVO FEDERAL/2004 - BRANCO Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 41. Leandro desferiu cinco facadas contra o trax de Rgis, com inteno de mat-lo, executando, assim, o plano que havia elaborado. No entanto, ao sair do local, mudou de idia e resolveu socorrer Leandro, levando-o ao hospital e evitando que ele falecesse. Nessa situao, a ao de Leandro caracteriza desistncia voluntria, pois, j tendo ultimado o processo de execuo do crime, desenvolveu voluntariamente nova atividade, impedindo a produo do resultado, razo por que responder por leso corporal. 42. Plnio, utilizando toda a munio de seu revlver, atirou seis vezes contra Tlio, com inteno de mat-lo, mas errou todos os tiros. Nessa situao, houve tentativa branca ou incruenta, devendo Plnio responder por tentativa de homicdio. AGENTE FEDERAL/2004 - VERMELHO Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 43. Vtor desferiu duas facadas na mo de Joaquim, que, em conseqncia, passou a ter debilidade permanente do membro. Nessa situao, Vtor praticou crime de leso corporal de natureza grave, classificado como crime instantneo. 44. Marcelo, com inteno de matar, efetuou trs tiros em direo a Rogrio. No entanto, acertou apenas um deles. Logo em seguida, um policial que passava pelo local levou Rogrio ao hospital, salvando-o da morte. Nessa situao, o crime praticado por Marcelo foi tentado, sendo correto afirmar que houve adequao tpica mediata. AGENTE FEDERAL/2004 - BRANCO Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 45. Fernando trabalhava em um circo como atirador de facas. Em uma de suas apresentaes, deveria atirar uma faca em uma ma localizada em cima da cabea de Mrcia. Acreditando sinceramente que no lesionaria Mrcia, em face de sua habilidade profissional, atirou a faca. Com tal conduta, lesionou levemente o rosto da vtima, errando o alvo inicial. Nessa situao, Fernando praticou leso corporal dolosa de natureza leve, na modalidade dolo eventual. 46. Bruno, vendo seu inimigo Rodolfo aproximar-se com um revlver em mos e, supondo que seria morto, antecipou-se e desferiu contra ele um tiro fatal. Posteriormente, verificou-se que a arma que Rodolfo segurava era de brinquedo. Nessa situao, Bruno responder por homicdio culposo. 8. Crimes contra o patrimnio. DEL REG 2004 Nos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. (adaptada) 47. Jlio e Lcio combinaram entre si a prtica de crime de furto, ficando ajustado que aquele aguardaria no carro para assegurar a fuga e este entraria na residncia que, segundo pensavam, estaria vazia para subtrair as jias de um cofre. Ao entrar na residncia, Lcio verificou que um morador estava presente. Lcio, que tinha ido armado sem avisar Jlio, matou o morador para assegurar a prtica do crime. Depois de fugirem, Jlio e Lcio dividiram as jias subtradas. Nessa situao, Jlio responder pelo crime de furto, enquanto Lcio responder pelo crime de roubo. 48. Tlio constrangeu Wagner, mediante emprego de arma de fogo, a assinar e lhe entregar dois cheques seus, um no valor de R$ 1.000,00 e outro no valor de R$ 2.500,00. Nessa situao, Tlio praticou crime de roubo qualificado pelo emprego de arma de fogo.

AGU ADV 2004 PROVA ALFA


Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada.

49. Ado e Bento, previamente ajustados e com unidade de desgnios, adentraram em uma agncia de uma sociedade de economia mista e, mediante graves ameaas exercidas com o emprego de revlveres municiados, subtraram do interior do cofre a importncia de 100 mil reais. Nessa situao, de acordo com a orientao do STJ, ser competente a justia comum estadual para processar e julgar o crime de roubo qualificado.

TRF 5 2006 JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO Julgue o item seguinte, com relao ao direito penal, considerando o entendimento do STJ e do STF. 50. No uso de documento falso como crime-meio para embasar o estelionato, este ltimo no absorve aquele, existindo concurso material de infraes.

CEAJUR 2006
Julgue os itens a seguir. (desmembrada)

51. Segundo o texto da lei penal objetiva, haver roubo imprprio sem a subtrao anterior do bem mvel quando a conduta do agente for seguida de grave ameaa ou violncia para garantir a deteno da res furtiva. 52. No tipo bsico do crime de roubo, a vis corporalis consiste no emprego de fora contra o corpo da vtima. Nesse compasso, suficiente que ocorra leso corporal leve.

DPU 2004
Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 53. Incio, necessitando de dinheiro, resolveu subtrair R$ 100,00 de Teodora, sua me, de 61 anos de idade. Nessa situao, embora a conduta se enquadre no crime de furto, incide escusa absolutria, por ter sido cometido contra ascendente, no estando Incio sujeito aplicao de pena. 54. Antnio cometeu crime de roubo contra Tadeu, ao subtrair-lhe uma mquina fotogrfica digital. Nessa situao, caso Antnio restitua o bem subtrado antes do oferecimento da denncia, incidir causa de reduo de pena, por configurar-se o arrependimento posterior. ESCRIVO FEDERAL/2004 - BRANCO Julgue os seguintes itens, relativos a crimes contra o patrimnio. 55. Considere a seguinte situao hipottica. Carlos foi denunciado pelo crime de furto, por ter subtrado uma mquina fotogrfica de Alberto, avaliada em R$ 80,00. Nessa situao, no momento da prolao da sentena, o juiz, mesmo tendo constatado que Carlos tinha contra si outros trs inquritos policiais para a apurao de furtos por ele praticados, poder reconhecer a presena do furto privilegiado ou furto mnimo, substituindo a pena de recluso por deteno, aplicando reduo de pena ou aplicando somente a pena de multa. 56. No crime de roubo e no crime de extorso, o agente pode-se utilizar dos mesmos modos de execuo, consistentes na violncia ou grave ameaa. A diferena fundamental existente entre os dois delitos consiste em que, no crime de extorso, pretende-se um comportamento da vtima, restando um mnimo de liberdade de escolha, enquanto que, no crime de roubo, o comportamento prescindvel. ESCRIVO FEDERAL/2004 - BRANCO Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 57. Rui, mediante grave ameaa exercida com emprego de arma de fogo, subtraiu o aparelho celular e o relgio de Csar. Nessa situao, Rui praticou crime de roubo, que um crime complexo, porque dois tipos penais caracterizam uma nica descrio legal de crime. 58. Ceclia colocou a mo no bolso esquerdo e, posteriormente, no bolso direito da roupa de uma transeunte, com a inteno de subtrair-lhe dinheiro. No encontrou, contudo, qualquer objeto de valor. Nessa situao, houve crime impossvel e, assim, Ceclia no responder por crime algum. 9. Crimes contra a administrao pblica. 10. Crimes contra a ordem tributria (Lei n. 8.137/1990). DEL REG 2004 No item a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. (adaptada) 59. Tendo ocorrido crime de homicdio nos limites da circunscrio de um delegado de polcia, este se recusou a instaurar o respectivo inqurito policial sem apresentar justificativas para sua atitude. Nessa situao, o delegado praticou crime de prevaricao.

AGU ADV 2006 CADERNO BRANCO PROVA OBJ P1 No item a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada, concernente a crime contra a administrao pblica (adaptada) 60. Um vereador exigiu de seu assessor legislativo e subordinado a entrega mensal, em dinheiro, de 30% de sua remunerao, sob pena de exoner-lo do cargo em comisso que exercia. Nessa situao, o vereador praticou o crime de corrupo ativa.

AGU PROC FED 2006 Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada concernente aos crimes contra a administrao pblica. (adaptada) 61. Um mdico, administrador de um hospital particular credenciado ao Sistema nico de Sade (SUS), exigiu da esposa de um paciente vtima de um infarto do miocrdio e beneficirio do SUS a importncia de R$ 5.000,00 para atend-lo e intern-lo. Nessa situao, o mdico no praticou o delito de concusso, haja vista no ser funcionrio pblico. 62. O subsecretrio de planejamento, oramento e administrao de um ministrio, agindo conscientemente, autorizou a contratao direta dos servios de um advogado, por dispensa de licitao, para proferir um curso sobre processo administrativo disciplinar pela

importncia de R$ 5.500,00. Na ocasio, o limite para a licitao na modalidade convite, para compras e servios que no fossem de engenharia, era R$ 80.000,00. No processo de dispensa, houve justificativa pela escolha do advogado (especialista na matria), assim como do preo contratado (o menor e compatvel com o de mercado). Nessa situao, o subsecretrio de planejamento praticou, em tese, crime relativo licitao (Lei n. 8.666/1993), por t-la dispensado.

TRF 5 2006 JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO Julgue os itens seguintes, com relao ao direito penal, considerando o entendimento do STJ e do STF. 63. Configura-se o crime de falso testemunho quando a pessoa, depondo como testemunha compromissada, deixa de revelar fatos que possam incrimin-la. 64. A conduta de dispensar licitao fora das hipteses previstas em lei punvel, ainda que no produza resultado danoso para o rgo pblico.

CEAJUR 2006
Julgue os itens a seguir. (desmembrada)

65. Nos crimes praticados por funcionrio pblico contra a administrao pblica, a qualidade pessoal do agente torna o crime prprio, gerando efeito da condenao, quando a pena privativa de liberdade aplicada for por tempo igual ou superior a 1 ano. 66. A prtica de corrupo passiva configura um crime prprio e formal.

DEL NAC 2004 CADERNO AZUL


No item a seguir, apresentada uma situao hipottica acerca da parte especial do direito penal, seguida de uma assertiva a ser julgada. 67. Mrio, delegado de polcia, com o intuito de proteger um amigo, recusa-se a instaurar inqurito policial requisitado por promotor de justia contra o referido amigo. Nessa hiptese, Mrio praticou crime de desobedincia. Clio, arrolado como testemunha em processo criminal em que se imputava ao ru crime de homicdio culposo, instigado pelo advogado de defesa a fazer afirmaes falsas acerca dos fatos, a fim de inocentar o ru, o que efetivamente vem a fazer. Com base na situao hipottica acima apresentada, julgue os itens que se seguem. 68. Clio praticou crime de falso testemunho qualificado, pois foi cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal. 69. De acordo com o entendimento dominante do Supremo Tribunal Federal (STF), como o delito praticado de mo prpria, no se admite co-autoria ou participao, sendo atpica a conduta do advogado de defesa.

DPU 2004
Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 70. Iolanda, me de Paulo, prestou-lhe auxlio para tornar seguro o proveito obtido pelo filho com a prtica do crime de furto. Nessa situao, em razo do parentesco, Iolanda no responder pelo crime de favorecimento real, estando amparada por causa de iseno de pena. 71. Manoel, funcionrio pblico, em razo de seu comportamento negligente, concorreu, culposamente, para que fosse subtrado bem de propriedade da administrao pblica. Denunciado por peculato culposo, a denncia foi recebida e Manoel foi devidamente citado. Aps o interrogatrio, Manoel resolveu reparar o dano patrimonial causado administrao. Nesse caso, Manoel ser beneficiado pela extino da punibilidade, no estando sujeito a nenhuma conseqncia de natureza penal. 72. Ricardo, funcionrio pblico, visando satisfazer interesse pessoal, deixou de responsabilizar Alex, seu subordinado, que cometera infrao no exerccio do cargo. Nessa situao, Ricardo cometeu o crime de condescendncia criminosa. 73. Sandro, servidor pblico, deixou de praticar ato de ofcio a que estava obrigado, cedendo a pedido de Maringela. Nesse caso, consumou-se o crime de corrupo passiva. PROCURADOR FEDERAL 2004 No item a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 74. O servidor pblico que subtrair armas que estejam sob a guarda da administrao, valendo-se da sua qualidade de funcionrio, praticar o delito de peculato. AGENTE FEDERAL/2004 - BRANCO Acerca do direito penal brasileiro, julgue os itens subseqentes. 75. Os crimes contra a administrao pblica so classificados como crimes prprios, tendo em vista que elementar do delito o sujeito ativo ser funcionrio pblico. ESCRIVO FEDERAL/2004 - BRANCO

Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica referente a crimes contra a administrao pblica e contra a ordem tributria, seguida de uma assertiva a ser julgada. 76. Paulo, engenheiro civil, em razo do exerccio de atividade pblica, exigiu para si, para conceder o habite-se requerido por particular perante a prefeitura, o pagamento de certa quantia em dinheiro. Nessa situao, a conduta de Paulo caracteriza crime de corrupo passiva. 77. Lino, figurando como ru em ao de execuo, teve a penhora de seus bens ordenada judicialmente. No momento em que o oficial de justia cumpria a determinao judicial, Lino ops-se ao seu cumprimento, ameaando a vida do servidor pblico e proferindo ofensas contra a sua honra, restando frustrada a execuo do ato. Nessa situao, Lino praticou o crime de resistncia em concurso com desacato. 78. Afonso, comerciante, deixou de emitir nota fiscal, suprimindo ICMS devido ao fisco estadual. Denunciado por sonegao fiscal, promoveu o pagamento do tributo devido. Nessa situao, tendo em vista que o pagamento ocorreu aps o oferecimento da denncia, no ocorreu a extino da punibilidade, incidindo, no caso, apenas a atenuante genrica consistente na reparao do dano. ESCRIVO FEDERAL/2004 - BRANCO Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 79. Roberto, funcionrio pblico, e Bruno, estranho ao servio pblico, exigiram, em razo da funo de Roberto, vantagem indevida no valor de R$ 8.000,00. Nessa situao, tendo em vista que o fato de ser funcionrio pblico circunstncia pessoal de Roberto, a qual no se comunica, apenas ele responder pelo delito de concusso. 80. Sebastio suprimiu tributo, prestando declarao falsa s autoridades fazendrias. Nessa situao, se da conduta de Sebastio decorreu grave dano coletividade, a pena poder ser agravada, pelo juiz, de um tero at a metade. AGENTE FEDERAL/2004 - VERMELHO Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 81. Raul, funcionrio pblico, cumprindo ordem no manifestamente ilegal de seu superior hierrquico, acabou por praticar crime contra a administrao pblica. Nessa situao, apenas o superior hierrquico de Raul ser punvel, ficando Raul isento de pena. AGENTE FEDERAL/2004 - BRANCO Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 82. Jlio suprimiu tributo, elaborando documento que sabia ser falso. Nessa situao, caso Jlio seja servidor pblico e tenha praticado o fato no exerccio de suas funes, sua pena ser agravada de um tero at a metade. ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL_2009_CESPE Julgue os seguintes itens, relativos a crimes contra a pessoa e contra o patrimnio. 83. Diferenciam-se os crimes de extorso e estelionato, entre outros aspectos, porque, no estelionato, a vtima quer entregar o objeto, pois foi induzida ou mantida em erro pelo agente mediante o emprego de fraude; enquanto, na extorso, a vtima despoja-se de seu patrimnio contra a sua vontade, fazendo-o por ter sofrido violncia ou grave ameaa. Quanto a tipicidade, ilicitude, culpabilidade e punibilidade, julgue os itens a seguir. 84. So elementos do fato tpico: conduta, resultado, nexo de causalidade, tipicidade e culpabilidade, de forma que, ausente qualquer dos elementos, a conduta ser atpica para o direito penal, mas poder ser valorada pelos outros ramos do direito, podendo configurar, por exemplo, ilcito administrativo. 85. Os crimes comissivos por omisso tambm chamados de crimes omissivos imprprios so aqueles para os quais o tipo penal descreve uma ao, mas o resultado obtido por inao. 86. Para que se configure a legtima defesa, faz-se necessrio que a agresso sofrida pelo agente seja antijurdica, contrria ao ordenamento jurdico, configurando, assim, um crime. Julgue o item abaixo, acerca do concurso de pessoa e sujeito ativo e passivo da infrao penal. 87. Com relao responsabilidade penal da pessoa jurdica, tem-se adotado a teoria da dupla imputao, segundo a qual se responsabiliza no somente a pessoa jurdica, mas tambm a pessoa fsica que agiu em nome do ente coletivo, ou seja, h a possibilidade de se responsabilizar simultaneamente a pessoa fsica e a jurdica. A respeito dos crimes contra o patrimnio e contra a administrao pblica, julgue os seguintes itens. 88. Considere a seguinte situao hipottica. Tancredo recebeu, para si, R$ 2.000,00 entregues por Fernando, em razo da sua funo pblica de agente da Polcia Federal, para praticar ato legal, que lhe competia, como forma de agrado. Nessa situao, Tancredo no responder pelo crime de corrupo passiva, o qual, para se consumar, tem como elementar do tipo a ilegalidade do ato praticado pelo funcionrio pblico. 89. Caso um policial federal preste ajuda a um contrabandista para que este ingresse no pas e concretize um contrabando, consumar-se- o crime de facilitao de contrabando, ainda que o contrabandista no consiga ingressar no pas com a mercadoria. AGENTE_POLCIA FEDERAL_2009_CESPE

Julgue os seguintes itens, relativos a crimes contra a pessoa e contra o patrimnio. 90. O crime de leso corporal seguida de morte preterdoloso, havendo dolo na conduta antecedente e culpa na conduta consequente. 91. Diferenciam-se os crimes de extorso e estelionato, entre outros aspectos, porque no estelionato a vtima quer entregar o objeto, pois foi induzida ou mantida em erro pelo agente mediante o emprego de fraude; enquanto na extorso a vtima despoja-se de seu patrimnio contra a sua vontade, fazendo-o por ter sofrido violncia ou grave ameaa. Quanto a tipicidade, ilicitude, culpabilidade e punibilidade, julgue os itens a seguir. 92. So elementos do fato tpico: conduta, resultado, nexo de causalidade, tipicidade e culpabilidade, de forma que, ausente qualquer dos elementos, a conduta ser atpica para o direito penal, mas poder ser valorada pelos outros ramos do direito, podendo configurar, por exemplo, ilcito administrativo. 93. Os crimes comissivos por omisso tambm chamados de crimes omissivos imprprios so aqueles para os quais o tipo penal descreve uma ao, mas o resultado obtido por inao. 94. Para que se configure a legtima defesa, faz-se necessrio que a agresso sofrida pelo agente seja antijurdica, contrria ao ordenamento jurdico, configurando, assim, um crime. A respeito dos crimes contra o patrimnio e contra a administrao pblica, julgue os seguintes itens. 95. A causa de aumento de pena relativa prtica do crime de furto durante o repouso noturno somente se aplica ao furto simples e no s modalidades de furto qualificado e prevalece o entendimento de que o aumento de pena s cabvel quando a subtrao ocorre em casa ou em alguns de seus compartimentos e em local habitado. 96. Considere a seguinte situao hipottica. Tancredo recebeu, para si, R$ 2.000,00 entregues por Fernando, em razo da sua funo pblica de agente da Polcia Federal, para praticar ato legal, que lhe competia, como forma de agrado. Nessa situao, Tancredo no responder pelo crime de corrupo passiva, o qual, para se consumar, tem como elementar do tipo a ilegalidade do ato praticado pelo funcionrio pblico. 97. Caso um policial federal preste ajuda a um contrabandista para que este ingresse no pas e concretize um contrabando, consumar-se- o crime de facilitao de contrabando, ainda que o contrabandista no consiga ingressar no pas com a mercadoria.

GABARITO:

01 E 11 C 21 E 31 E 41 E 51 E 61 E 71 C 81 C 91 E

02 E 12 E 22 E 32 E 42 C 52 C 62 E 72 E 82 C 92 E

03 C 13 C 23 C 33 C 43 C 53 E 63 E 73 C 83 C 93 C

04 E 14 C 24 E 34 E 44 C 54 E 64 E 74 C 84 E 94 C

05 C 15 E 25 E 35 E 45 E 55 C 65 C 75 C 85 C 95 C

06 E 16 C 26 C 36 C 46 E 56 C 66 C 76 E 86 E 96 E

07 C 17 C 27 E 37 E 47 C 57 C 67 E 77 C 87 C 97 C

08 E 18 C 28 C 38 C 48 E 58 C 68 C 78 E 88 E

09 E 19 C 29 E 39 E 49 C 59 C 69 E 79 E 89 C

10 C 20 E 30 E 40 C 50 E 60 E 70 E 80 C 90 C

Das könnte Ihnen auch gefallen