Sie sind auf Seite 1von 8

SANTOS, Danielly Gama dos. A teoria das inteligncias mltiplas, educao e educao fsica.Dezembro de 2010.

A TEORIA DAS INTELIGENCIAS MULTIPLAS, EDUCAO E EDUCAO FSICA

A existncia do estudo de Gardner foi um

foi um fator desencadeador de uma teoria muita

famosa, a teoria das inteligncias mltiplas. A reflexo X Ativo,entenda-se aqui que reflexivo est associado diz respeito aos estudo intelectuais enquanto as humanas se ocupa do comportamento humano, em sua forma de expresso, em seqncia, a cena destas diferentes vises vividas durantes muitos debates na questo no que concerne as inteligncias. No mundo inteiro a importncia do escore QI (quociente de inteligncia), o mtodo mais usado, ___ por exemplo: suas habilidades de lembrar a seqncia numrica (5, 7, 6, 3, 5, 6, 1),... Ou sua capacidade de captar a similaridade entre dois elementos (cotovelo e joelho, montanha e lago). Logo depois o examinador pontua as respostas e chega a numero nico __ o quociente de inteligncia (QI) das crianas. Mas este nmero tende a influenciar significamente e tambm influenciado a forma de como os professores olharam para estas estabelecendo outros conceitos a respeito desses testes. No artigo entitulado Inteligncia: teste de (Q.I), a Dr. Sara Escorti Rosseti fala sobre a escala inteligncia de Binet Simon, que foi criada com o objetivo de criar um instrumento que fosse capaz de possibilitar a identificao do perfil cognitivo dos alunos que necessitam de ajuda especial, caso este tivesse um resultado prejudicado na escala de inteligncia e por isso merecia maior ateno por parte do professor. [1]. So muitos testes existentes, alguns medem desempenhos lingsticos, outros a aritmtica, uns a cultura, por exemplo; um exemplo pode ser o Ravens Progressives Matrices: em portugus, conhecida no Brasil como Escala Geral. Ela foi "planejada para abranger todas as faixas de desenvolvimento intelectual, desde o momento em que a criana capaz de compreender a idia de encontrar o pedao que falta para completar um desenho. [2] A importncia vinculada ao numero no inteiramente inadequada, mais preciso muito cuidado na interpretao dos dados, saber a fidegnidade e o profissional habilitado para isto. . Dessa forma estes professores no estariam de uma forma limitando as outras inteligncias, como a lgica matemtica, a cinestesia corporal, emocional,interpessoal, etc. Muitos indivduos envolvidos na educao, no mundo inteiro, esto chegando a interesses em busca de como desenvolver a inteligncia humana para uma cultura inteira, dessa maneira no precisaramos somente deter-se a uma inteligncia, mais um conjunto, na busca de um melhor entendimento nas avaliaes seja psicolgica e educacional.

FUNDAMENTAO TEORICA

A idia das inteligncias mltiplas juntamente com suas idias surge com o Professor Howard Gardner, professor e co- diretor de vrios projetos na universidade de Havard Graduate School of the Education, professor adjunto de neurologia na Boston University School of Medicine. Howard Gardner parte de um pressuposto de que existem pelo menos sete (hoje j so nove), das quais foram acrescidas a naturalista e a existencialista.

As sete inteligncias marcadas foram: a lgica matemtica, lingstica, musical, Corporal Cinestsica, a inter e a intrapessoal, e a espacial, posteriormente com a importncia e ressonncia do estudo e recebimento de apoio de aes e fomento norte americano, se intensificaram incorporando outras formas como a inteligncia naturalista e a existencialista. (Gardner, 1997)

Uma concepo rica da inteligncia e seu potencial humano em diferentes domnios, em seus estudos juntam elementos da neurologia, psicologia cognitiva, estuda as varias inteligncias desde as mais variadas e faz um exame de como seria as implicaes e aplicaes em atividades educacionais.

VISO DA INTELIGENCIA

Para muitos estudiosos da rea psicolgica cognitiva, da neurologia, metafsica, e humanas, tem-se um conceito diferente, e o propsito do trabalho no colocar um conceito nico, mesmo por que no se definir exatamente a questo da inteligncia. Segundo H. Gardner nem mesmo a cincia jamais produz uma resposta completamente correta. H progressos e regressos, encaixe e desencaixe, mais jamais a descoberta de uma s resposta, uma nica chave para um conjunto de questes interligadas. Isto tem sido verdade nos mais sofisticados nveis da fsica e qumica. Isto ainda mais verdadeiropoderia se dizer verdadeiro demais nas cincias sociais e comportamentais. Os Pr requisitos so um meio de assegurar que uma inteligncia humana deve ser til e importante, pelo menos em determinado cenrios culturais. Quer dizer que apenas um critrio de seleo pode acabar por desqualificar determinadas capacidades que, em outros campos, satisfariam pelos critrios que ser estabelecido diante. Por exemplo.: a

competncia para reconhecer rostos uma capacidade que parece ser relativamente autnoma e representada numa rea especfica do sistema nervoso humano.

AS INTELIGNCIAS NA VISO DE GARDNER:

Inteligncia Lingstica capacidade de usar a linguagem para convencer outro individuo a despeito de um curso ou uma ao. representada por intelectuais, como poetas, escritores, detentores de leitura. Inteligncia Lgico - Matemtica -. a inteligncia de matemticos e cientista.a capacidade de compreenso, analisar, e interpretar situaes de lgica. A criana com especial aptido nesta inteligncia demonstra facilidade para contar e fazer clculos matemticos e para criar notaes prticas de seu raciocnio. Inteligncia Espacial - A capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. a inteligncia dos artistas plsticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianas, o potencial especial nessa inteligncia percebido atravs da habilidade para quebra-cabeas e outros jogos espaciais e a ateno a detalhes visuais. Inteligncia Musical - Esta inteligncia se manifesta atravs de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma pea musical. A criana com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, freqentemente, canta para si. Inteligncia corporal - Cinestsica -. a habilidade para usar a coordenao grossa ou fina em esportes, artes cnicas ou plsticas, no controle dos movimentos do corpo e na manipulao de objetos com destreza. A criana nesta inteligncia se move com graa e expresso a partir de estmulos, habilidade atltica ou uma coordenao fina apurada. Inteligncia Interpessoal - Esta inteligncia pode ser descrita como uma habilidade para entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivaes e desejos de outras pessoas, so eles, psicoterapeutas, professores, polticos e vendedores.

Inteligncia Intrapessoal - Esta inteligncia o correlativo interno da inteligncia interpessoal, isto , a habilidade para ter acesso aos prprios sentimentos, sonhos e idias. E observada atravs dos sistemas simblicos das outras inteligncias, ou seja, atravs de manifestaes lingsticas, musicais ou Cinestsica. O tipo de inteligncia a ser comentada que a Corporal Cinestsica. Se exemplificarmos esta inteligncia ver que um mmico por ex.: pode criar tal aparncia de um objeto requer a tarefa de atravs de gestos e expresses faciais, aes corporais. A caracterstica desta a capacidade de usar o prprio corpo de maneiras diferentes e altamente diferenciadas e hbeis para propsitos, e expresses assim como voltado para objetos. Igualmente caracterstica a capacidade de trabalhar com o objetivo os que envolvem movimentos motores finos dos dedos e mos quanto os que exploram movimentos grosseiros do corpo. O uso hbil do corpo foi muito importante na historia durante milhes de anos e seu apogeu no ocidente. Durante a era clssica, os gregos reverenciavam a beleza ou a forma humana, atravs de suas atividades artsticas, buscaram desenvolver um corpo gracioso, com equilbrio e tonicidade, de forma abrangente eles buscaram uma harmonia entre mente e corpo, com a mente treinada para usar o corpo adequadamente treinado para atender aos poderes da mente. O que as aulas de educao fsica teriam em consonncia com esta inteligncia? Maior coordenao de gestos, de autonomia de resolver questes problemas, qual a relao do corpo e seus movimentos atravs de observaes, relatrios de acompanhamento do aluno em sua evoluo, a organizao de como expressar-se com o corpo, a inteira vivencia com o desenvolvimento humano.

APLICAO DAS INTELIGENCIAS NA EDUCAO.

No ambiente escolar, a educao das inteligncias, deveria ser um espao onde a transmisso de conhecimentos/habilidades signifique sua funo essencial, mas no mecanicamente. Os alunos no vo escola s para responder s questes formuladas nas provas, alcanar os ndices arbitrrios propostos para a realizao de testes, ou ainda passar no vestibular. escola cabe garantir a compreenso das noes, dos conhecimentos/habilidades; o domnio e a possibilidade crtica - reflexiva do que fundamenta e justifica o

conhecimento/habilidade,

bem

como

que

faz

relacionar

conhecimento

transmitido/assimilado com a prtica social. A expectativa que o indivduo possa operar com os conhecimentos no sentido do seu bem estar, da sua auto-realizao e da qualidade coletiva de vida.) possvel que esteja pensando que estamos indicando a formao em educao fsica para toda a populao. Mas, se reconhecemos a importncia das pessoas terem autonomia para a prtica de atividades fsicas, ento precisa de um mnimo de informaes e vivncias que lhe permitam optar pelo melhor tipo de atividade, regular sua intensidade em funo das condies pessoais, terem conhecimento das suas possibilidades e limitaes, e ao menos ter noes bsicas que permitam perceber a pertinncia ou no de um trabalho fsico a que esteja sendo submetida. Estes conhecimentos/habilidades fazem parte do que se est convencionando chamar de cultura corporal. Como inteligncias mltiplas podem ajudar com educacional? Atravs dessa anlise torna-se evidente que as competncias intelectuais humanas podem ser mobilizadas atravs de diversas maneiras. Conforme foi observado competncia lingstica humana pode torna-se o mtodo pelo qual alguma outra no tenha a habilidade no lingista adquirida: a linguagem como uma freqncia explorada como um auxilio para ensinar a um individuo algum processo corporal (como uma dana), ou algum processo matemtico ( como um teorema).

A EDUCAO FISICA NA ESCOLA

Na viso de Piaget sobre desenvolvimento cognitivo, em sua concepo, o pensamento humano deve comear postulando um individuo que esta tentando entender o mundo, a natureza dos materiais, como interage e suas motivaes, e seu comportamento.

As inteligncias por Gardner foi desenvolvida como uma explicao do pensamento humano alm de reconhecer as diversas e independentes fontes que compem, ainda fala sobre a interdependncia entre uma ou mais delas.

A Educao Fsica na escola... Acreditamos que a escola , quando significativa, passe a formar parte dos pertencimentos que nos fazem singulares, que nos permite falar do eu ou do ns. Sendo cada uma dessas categorias um particular entremeados de pertencimentos. (LOVISOLO, H.1990)

A seleo de conhecimentos perpassa da analise de origem de contedos, dos determinantes para a necessidade de seu ensino e a realidade material na escola, assim a importncia da educao fsica na escola. Lovisolo, tambm fala sobre o projeto da educao fsica na escola e sua importncia de ser e estar, fala tambm sobre as suas dimenses de intelecto, emoo, e corpo e como um conjunto de competncias a serem melhores revistas, uma vez que o ser humano precisa de sua formao , por que a emoo tambm sentida e expressada atravs do corpo.

Segundo (Ramachandran & Blakelee, 2002) A formao corporal pretende criar disposies positivas para o corpo, de fato a resistncia, fora, elasticidade so disposies do corpo. Aqui tambm contamos com padres formalizados de avaliao ( testes de fora, elasticidade, e resistncia, por exemplo). A disposio para se antecipar jogadas aparece como uma operao complexa que envolve especficas disposies intelectuais, emocionais e corporais. A neurofisiologia se pergunta sobre como funcionamos na antecipao.

As inteligncias embora sejam importantes nas atividades da escola, pode-se de maneira organizar as relaes as aulas de como que esse aluno seja levado a pensar sobre como se d o movimento diante se diferentes situaes, seja elas na vida escolar ou na vida social. Os problemas e potencialidades encontradas nas aulas de educao fsica ainda merecem ateno para melhor interpretao da ao cognitiva e motora destes alunos. H a necessidade de o educador conhecer as inteligncias e saber como lidar e que as aulas tenham o contedo necessrio para que eles entendam e procurem raciocinar, e entenderem para que exista a execuo dos movimentos. A forma como esse professor conhece seus alunos e os avalia-os sabendo que cada um possui em sua natureza a sua individualidade. Portanto, ainda

existe um grande desafio a educao fsica frente a estes problemas, dando condies de disciplina e grandes caractersticas.

REFERENCIAS:

GARDNER, H. (1997, setembro). Sobre as vrias inteligncias: nova escola. N. 105 ( PP 4245). So Paulo. GARDNER, H. Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligncias Mltiplas. Traduo Sandra Costa - Porto Alegre: Artmed, 340 p. ; 25cm, 1994. GPARI, Josset Campagna de, SCHWARTS, Gisele Maria: Inteligncias mltiplas e representaes/psicologia: teoria e pesquisa, Set/Dez, 2002, vol. 18 n. 3 pp. 261-266. LOVISOLO, HUGO: da educao fsica escolar: intelecto, emoo e corpo, universidade gama filho. Set/Dez 2002, vol. 8 n. 3 pp. 99-103. RAMACHADRAN, V. S BALKELEE, S.; 2002. Fantasmas no crebro, Rio de Janeiro. Ed. Recorde.

Nome do arquivo: A TEORIA DAS INTELIGENCIAS MULTIPLAS E A EDUCAO.doc Diretrio: C:\Documents and Settings\Danielly Gama\Meus documentos Modelo: C:\Documents and Settings\Danielly Gama\Dados de aplicativos\Microsoft\Modelos\Normal.dotm Ttulo: Assunto: Autor: Flavia Palavras-chave: Comentrios: Data de criao: 27/4/2009 06:13:00 Nmero de alteraes:5 ltima gravao: 2/9/2010 20:00:00 Salvo por: Leandro Tempo total de edio: 78 Minutos ltima impresso: 5/7/2011 11:46:00 Como a ltima impresso Nmero de pginas: 7 Nmero de palavras: 2.274 (aprox.) Nmero de caracteres: 12.280 (aprox.)

Das könnte Ihnen auch gefallen