Sie sind auf Seite 1von 21

QUIMICA 10ANO

Modulo inicial
Materia e materiais: Materia e tudo o que tem massa e ocupa espao. Materiais obtidos directamente da natureza - materiais naturais; materiais produzidos por accao do Homem atravs de processos de transformacao - materias sinteteticos; materiais que a industria utiliza para produzir outros - materias-primas.

Substancias puras: Uma substancia constituda por tomos de um mesmo elemento e designada por substancia simples ou elementar. Um composto ou substancia composta e constitudo por tomos ou ies de mais de um elemento em porcoes bem definidas. Um composto pode ser decomposto atravs de reaccoes qumicas.

Misturas: As misturas de substancias podem ser classificadas em misturas heterogeneas (caso das suspensoes)e misturas homogneas (caso das solucoes. As misturas homogneas que microscopicamente apresentam aspecto nao uniforme so misturas coloidais(intermedias entre suspensoes e solucoes). Processos fisicos de separacao de substancias: destilacao, cristalizacao, cromatografia, decantacao, filtracao, centrifugacao, separacao magntica, peneiracao, extraccao.

Unidades estruturais: As unidades estruturais da materia sao: atomos, moleculas ou (grupos de) ioes. Um atomo e constitudo pelo nucleo, com protoes (carga electrica positiva) e neutroes (sem carga electrica), e pela nuvem electronica, com electroes (carga electrica negativa). Os protoes e os electroes existem em igual numero no tomo e, por isso, este e electricamente neutro. Um conjunto de atomos ligados entre si forma uma molcula. Se um atomo ganhar um ou mais electroes transforma-se num iao negativo (ou aniao). Se um atomo perder um ou mais electroes transforma-se num iao positivo (ou catiao).

Propriedades fisicas das substancias: A materia pode encontrar-se em varios estados fisicos: solido, liquido e gasoso. Solido para gasoso sublimaao s-g Gasoso para slido sublimacao g-s Solido para liquido fusao Liquido para slido solidificacao Liquido para gasoso vaporizacao Gasoso para liquido - condensacao

Dispersoes e solucoes: Uma disperso forma-se quando uma substancia se dissemina no seio de outra. Nas solucoes, a substancia dispersante designa-se por solvente. Todos os outros componentes so designados por solutos. Vsoluto ! cm ! massa soluto/volume de solucao = m/V A concentracao massica exprime-se em quilogramas de soluto por metro cubico de solucao: kg m-3 ou kg/m3.
Nota: 1dm^3=1l 1cm^3=1ml

Numero atomico e numero de massa: Os elementos qumicos caracterizam-se pelo numero atomico, Z, ou seja, pelo numero de protoes do nucleo. A soma dos nmeros de protes e de neutroes do nucleo de uma tomo denomina -se numero de massae representa-se por A.

Composicao isotopica dos elementos: Atomos com o mesmo numero atmico, Z, mas diferentes numeros de massa, A, dizem-se isotopos ( mesmo lugar na TP ). Os isotopos diferem somente no numero de neutroes. Sao identificados pelo numero de massa. A massa atomica relativa de um elemento A, e uma media ponderada das massas isotopicas relativas dos isotopos desse elemento. Isto e, uma media que tem em conta a abundancia relativa dos isotopos. Indica quantas vezes a massa media dos atomos desse elemento e superior a massa utilizada como unidade (unidade de massa atmica, 1/12 da massa de um tomo de carbono-12).

Organizacao dos elementos na tabela peridica: O conjunto de elementos dispostos na mesma linha horizontal constitui um perodo. Na TP, o conjunto de elementos dispostos na mesma coluna (linha vertical) constitui um grupo.

Formulas quimicas e massa molecular relativa: A massa molecular relativa (Mr) indica quantas vezes a massa da unidade estrutural de uma substancia e superior a massa utilizada como unidade-padrao para massas atmicas (um duodecimo da massa do isotopo carbono-12). As massas moleculares relativas determinam-se a partir das massas atomicas relativas e dos numeros (indices) que na formula quimica indicam a proporcao de combinacao entre os atomos ou ioes que formam as unidades estruturais dessa substa ncia.

Nomenclatura de compostos inicos: A formula qumica de uma substancia tem sempre um significado qualitativo e um significado quantitativo. Significado qualitativo indica os elementos que constituem a substancia Significado quantitativo indica as proporcoes de tomos de cada elemento da substancia. Compostos inicos so constitudos por ies (caties e anies) e so electricamente neutros, ou seja, a soma das cargas dos caties e anies anula-se. Escrita da formula qumica de compostos inicos 1catiao + 2aniao Escrita do nome de compostos inicos 1aniao + 2catiao Nota: Se os ies no tiverem a mesma carga elctrica e para o composto ser electricamente neutro, aplica-se a lei do abrao, o ndice do catio e numericamente igual a carga do anio e vice-versa. Ex: Al 3+ O2- Al 2O3
*FORMULAS QUIMICAS DOS GASES INERTES

Unidade I
A Terra o Homem e o Universo: A Terra o terceiro planeta do Sistema Solar (formado pela estrela Sol e planetas a sua volta), que esta integrado numa galxia chamada Via Lactea). A Terra e um planeta, rodeada por uma atmosfera gasosa, onde predominam agora diazoto, N 2, e dioxigenio, O2. Para tentar explicar de onde e como apareceu o Universo e a energia que lhe deu origem, os cientistas foram estabelecendo teorias a partir de evidencias experimentais. Uma delas, chamada de Grande Explosao ou Big Bang, alega que houve um momento (h 15 mil milhes de anos, no havendo antes disso nem espao nem tempo) em que a materia agora conhecida estaria concentrada num ponto nico de densidade incomensuravel cuja explosao assinalaria o comeo do Universo e que a expansao muito rapida de um caldo de partculas fundamentais podia explicar a abundancia relativa dos elementos quimicos (Hidrogenio, Helio etc) no Universo. Mas esta teoria nao explica, por exemplo, a ausencia de antimateria nem a distribuicao heterogenea das galaxias, nem preve se havera ou nao limite para a expansao referida. Escalas de comprimento, de tempo e de temperatura: Para comprimentos vulgares, a unidade de comprimento do Sistema Internacional de Unidades (SI), E o metro. Para comprimentos no Sistema Solar a unidade de medida a Unidade Astronmica (UA). Uma Unidade Astronomica e a distancia media entre o Sol e a Terra. 1UA ! 1,50v108km ! 1,5v1011m Para comprimentos no Universo (medir a distancia entre estrelas, galxias) as unidades de medida so o ano-luz (a.l) e o parcec (pc).

Ano-luz e a distancia percorrida pela luz no vazio durante um ano, atravs do espao, a velocidade da luz (3,00v108 m/s). 1a.l. ! 9,46v 105m Ex: A estrela Alfa de Centauro esta a 4,24 a.l. da Terra, Significa que a luz emitida pela estrela Alfa de Centauro demora 4,24 anos a chegar a Terra. Parcec a tentativa de lacanar resultados mais precisos, e uma unidade de medida ainda maior do que o ano-luz. E uma tcnica de calculo aliada a geometria desenvolvida pelos astrnomos. 1pc ! 3,26a.l. ! 3,06v1016m A unidade de tempo no SI e o segundo (s). A unidade termodinmica de temperatura no SI e o Kelvin, K. nesta escala no h temperaturas negativas. A escala mais usual e a escala Celsius, que tem como unidade o grau Celsius ( C), cujos valores ( ) esto relacionados com os valores da escala Kelvin (T) pela relacao: T (K) ! ( C) + 273,15 Tambem se usa a escala Fahrenheit, cuja unidade e o grau Fahrenheit ( F) que se relaciona com a escala Celcius pela expressao: T ( F) ! ( C) + 32 ou T ( F) ! 32 + 1,8 ( C)

Medicao em Quimica: Medir uma grandeza e compara-la com outra da mesma espcie, que se toma para unidade. Medicao de uma grandeza e a operacao de medir, sendo o seu resultado uma medida. Os valores obtidos na medicao devem ser lidos e registados de acordo com o que o equipamento permitir: numero de algarismos, unidades e incerteza. Unidades e notacao cientifica: No registo de uma leitura deve incluir-se sempre as unidade de preferncia do SI. Em geral, usa-se a notacao cientifica, para manter o numero de algarismos significativos. A notacao cientifica consiste em exprimir os valores numricos, independentemente da sua amplitude, sob a forma: av10b, com 1 a 10. Algarismos significativos: Numa leitura, so significativos todos os algarismos lidos directamente mais o primeiro estimado ou duvidoso, inclusive. Por exemplo, uma rgua com divises de 1mm permite medir l !25,4mm ou 0,0254m. Destes trs algarismos significativos, o ultimo e o duvidoso foi obtido por estimativa. O algarismo zero s tem significado quando est situado direita de um outro algarismo significativo diferente de zero. Nas adicoes e subtraccoes, conserva-se um numero de casas decimais igual ao da parcela com menor numero de casas decimais. Nas multiplicacoes e divises, o resultado ter o mesmo numero de algarismos significativos do factor ou divisor com menor numero de algarismos significativos. Por exemplo: a) 12,03 tem 4 algarismos significativos b) 0,0345 tem 3 algarismos significativos

c) 6,7v108 tem 2 algarismos significativos d) 12,03 0,0345 ! 12,00 (com 2 c.d.) e) 6,7v108v0,00345/12,03 ! 1,9v106 com 2 algarismos significativos

Erros nos resultados experimentais: Em qualquer medicao h sempre uma incerteza devida aos erros comeidos que deve ser explicada. Os erros sistemticos, que se cometem na medicao de uma grandeza, do-se sempre no memo sentido e podem ser corrigidos se se conhecerem as suas causas; estes erros diminuem a exactido do resultado (afastamento em relacao ao valor verdadeiro da grandeza). Os erros acidentais ou fortuitos, que se cometem na medicao de uma grandeza, ora so por excesso ora so por defeito, e podem ser compensados considerando como valor mais provvel a media de vrios valores. Estes erros influenciam a preciso do resultado. Erro absoluto de uma medicao, e o modulo da diferena entre o valor da medicao (v i) e o valor exacto da grandeza: e(i) ! |vi  vexacto|. Erro relativo de uma medicao e o qouciente entre o erro absoluto e o valor exacto (eivexacto). Erro relativo mdio e a media dos erros relativos. Incerteza de uma leitura: A incerteza absoluta de uma leitura e o erro mximo que se pode cometer ao efectuar uma leitura. - Se houver indicacao da incerteza no aparelho e esse o valor a considerar. - Se o aparelho for analgico (com uma escala), a incerteza e metade da menor diviso da escala. - Se o aparelho for digital (com valores descontnuos num mostrador), a incerteza de uma medida e o menor valor lido nesse aparelho (salto entre 2 valores na esca la). Ex: balana com sensibilidadede 0,1mg: m ! (5,6789s0,0001) g. Incerteza numa serie de medicoes: Desvio absoluto de uma medicao e o modulo da diferena entre o valor da medicao (v i) e o valor mdio das medicoes: d (i) ! |vi  vmedio|. Desvio relativo de uma medicao eo quociente entre o desvio absoluto e o valor mdio (divmedio). Desvio relativo mdio e a media dos desvios relativos. Numa serie de leituras de uma mesma grandeza, a incerteza absoluta e o modulo do desvio mximo nessas leituras se for maior do que a incerteza absoluta de cada leitura. Incerteza absoluta ! mximo _|desvio mximo|; |erro mximo ou incerteza absoluta|a

Classificacao dos astros: As estrelas so astros com luz prpria nos quais o correm transformacoes nucleares e onde a materia se encontra no estado de plasma (ncleos e electroes livres) a elevada

temperatura. As estrelas classificam-se pelo seu tamanho, pela sua temperatura e pela sua luminosidade. A cor de uma estrela relaciona-se com a temperatura a sua superfcie: as azuis tem temperaturas superiores a 30000k, as amarelas (como o sol) cerca de 6000k e as vermelhas menos de 3900k. O valor de luminosidade indica se a estrelaemite muita ou pouca luz. As estrelas do Universo encontram-se agrupadas em conjuntos, as galxias, que se afastam entre si. O Sistema Solar est integrado na galxia chamada Via Lactea. Os enxames de galxias so conjuntos de galxias prximas. Existem outros astros como: planetas, cometas e asterides. As nebulosas so grandes nuvens de gs, com poeiras estelares e em turbilho sendo as maternidades de estrelas. As estrelas nascem , evoluem e morrem , e os elementos qumicos conhecidos na Terra tiveram origem no interior das estrelas. Ao evolurem, as estelas podem originar poeiras, nebulosas, pulsares, quasares, gigantes, ans, estrelas de neutroes e buracos negros. Para estrelas como o Sol, quando o hidrognio se esgotar, a estrela dilatar -se- e transformar-se- numa gigante vermelha. Depois, quando se esgotar o hlio, ela ficara reduzida a um nucleo de carbono e transformar -se- numa ana branca. Em estrelas muito maiores do que o Sol, vo-se sintetizando os elementos qumicos ate ao ferro. Quando o cerne da estrela, rico em ferro, colapsa, liberta-se uma enorme quantidade de energia, ocorrendo uma explosao monumental. Na explosao forma -se uma estela, uma supernova, e mais tarde, na sua morte produzem -se os restantes elementos (do 27CO ao 92U). No fim desta evolucao, transforma-se numa pulsar se a massa inicial for inferioe a 25 vezes a do Sol) ou num buraco negro (se for superior).

A formacao estelar de elementos qumicos. Reccoes nucleares: No interior do Sol, a temperatura elevada permite a transformacao e higrogenio em hlio, numa reaccao nuclear que liberta energia. As reaccoes nucleares diferem das reaccoes qumicas porque: ocorrem ao nvel dos ncleos e no das camadas electrnicas, envolvem uma quantidade de energia milhes de vezes maior e originam novos elementos. Nas reaccoes nucleares e significativa a diferena entre a massa total dos produtos, devido a transformacao de massa em energia. Nas reaccoes de fuso nuclear, dois ncleos leves fundem-se para dar origem a um nucleo mais pesado , com libertacao de energia. Nas reacoes de fissao nuclear, a choque de neutroes com ncleos pesados e instveis da origem a sua desintegracao em dois ncleos mais pequenos e mais estveis e h emisso de neutroes, com a libertacao de elevadas quantidades de energia, como sucede nas bo mbas e nas centrias nucleares. Tipos de radiacoes emitidas pelos ncleos: Radiacao alfa (4 em cima; 2 em baixo)He^2+ ou (4 em cima; 2 em baixo)E Radiacao beta (0 em cima; -1 em baixo)e ou e^- ou F^- ou (0 em cima;-1 em baixo)F Radiacao gama: (0 em cima; 0 em baixo) K ou K Representacao convencional de algumas partculas subatomicas: Protao H^+ ou p^+ ou (1 em cima;1 em baixo)H ou (1 em cima; 1 em baixo)p Neutrao n ou (1 em cima; 0 em baixo)n Positrao - e^+ ou F ^+ ou (0 em cima; +1 em baixo)e ou (0 em cima; +1 em baixo)F Neutrino - R ou (0 em cima; 0 em baixo)R

A escrita das equacoes que traduzem as reaccoes nucleares obdece a duas regras: Regra Z a soma dos nmeros atmicos das partculas reagentes e igual a soma dos nmeros atmicos dos produtos de reaccao. Regra A a soma dos nmeros de massa das partculas reagentes e igual a soma dos nmeros de massa dos produtos da reaccao.

O espectro electromagntico: A luz branca e formada por varias radiacoes de diferentes energias e o conjunto destas radiacoes o espectro visvel da luz branca. A velocidade de propagacao das radiacoes no vazio a mesma, contudo ao atravessar certos meios (dispersantes como prismas pticos) as diferentes radiacoes tem diferentes velocidades, o que causa a sua separacao. As radiacoes visveis so uma pequena parte dos espectro electromagntico, conjunto de ondas electromagnticas que se estende desde os raios g ama(de elevadssima energia) ate as ondas rdio(de pequenissima energia). As radiacoes visveis mais energticas situam-se na regio do azul e do violeta e as menos energticas na zona do vermelho e do laranja. Sequencia do espectro visvel das radiacoes menos energticas para as radiacoes mais energticas: vermelho-alaranjado-amarelo-verde-azul-anil-violeta. Proximas das radiacoes visveis, imediatamente a seguir as violetas, ficam as radiacoes ultravioleta, UV, mais energticas que as visveis. Antes das vermelhas ficam as infravermelhas, IV, menos energticas que as visveis. Sequencia do espectro electromagnticos das radiacoes menos energticas para as mais energticas: rdio-microondas-infravermelho-visivel-ultravioleta-raios X-raios gama.

Espectros de emisso e espectros de absorcao: Cada tomo (ou molcula) pode ser identificado por um conjunto de linhas espectrais caracterizadas por uma determinada energia. As linhas espectrias so produzidas excitando os electroes dos tomos ou das molculas gasosas atravs de descargas elctricas elevadas. Os espectros podem ser contnuos e descontinuos. O espectro solar e os espectros resultantes da emisso de luz por corpos incandescentes so espectros de emisso. Estes podem ser contnuos (constitudos por uma gama continua de energias de radiacoes) e descontnuos (ou de riscas), quando apresentam somente certos valores de energia. Os espectros descontnuos podem ser de emisso ou de absorcao. Espectro descontnuo de emisso corresponde a um conjunto de riscas coloridas sob um fundo negro, em que cada risca colorida corresponde a um tipo de radiacao emitida pelo elemento qumico. Espectro descontinuo de absorcao corresponde a um conjunto de riscas negras sob um fundo colorido, em que cada risca negra corresponde a um tipo de radiacao que foi absorvida na atmosfera solar ou terrestre.

Efeito fotoelctrico: Consiste na emisso de electroes (chamados fotoelectroes ) por accao de uma dada radiacao electromagntica sobre uma substancia. Ocorre uma transformacao de energia radiante em energia elctrica. So haver emisso de electroes a partir de uma por foto da radiacao incidente mnima, Eremocao (que e caracterstica da substancia emissora de electroes) Se a energia de cada foto incidente, Einc, for superior a energia de remocao mnima, Erem, cada electro e emitido com esse excesso de energia cintica, Ecin): Einc Erem ! Ecin ! m v^2 Em que m e a massa do electro(m=9,109 v 10^-31 kg) ejectado com uma velocidade v. 1. O efeito fotoelctrico e instantneo 2. O numero de fotoelectroes emitidos e proporcional ao numero de fotes de radiacao incidente, isto e, a intensidade do feixe. 3. A energia dos fotoelectroes emitidos no aumenta com a intensidade do feixe, mas depende apenas da energia do foto incidente. 4. So haveria emisso de electroes com radiacoes a partir de uma certa energis por foto mnima, Erem, caracterstica de cada metal. Relacao entre quantidade de energia e frequncia: E = h (constante de Planck ! 6,626v10^-34) v Y(frequncia)

Espectro do tomo de hidrognio: Bohr concluiu que so alguns estados de energia so permitidos para o electro no tomo, a que ele chamou estados estacionrios. Modelo de Bohr para o tomo de Hidrogenio: - os electroes movem-se em orbitas circulares - o electro so podia localizar-se em determinadas orbitas - as orbitas tem energia bem quantizada (isto significa que so pode tomar determinados valores, mas no valores intermdios) - o electro do tomo de H so poderia mover -se em certas orbitas a que correspondiam certas energias (energia quantificada) - quando o electro mudava de orbita, absorvia ou libertava ener gia - enquanto o electro percorre uma determinada orbita, no absorve nem emite energia. A cada transicao electrnica corresponde radiacao electromagntica, cuja energia e exactamente iguala diferena de energias entre os nveis envolvidos na transicao. (E = Efinal  Einicial As energias dos nveis energticos possveis no tomo de hidrognio so dadas por: En = - (2,179v10^-18/n^2) J, em que n e um nr inteiro positivo, o nr quntico principal.

Quando o tomo absorve uma quantidade de energia quantizada , fica excitado e o electro passa para o nvel de energia superior (para uma orbita mais exterior). Neste caso, Efinal " Einicial e a Eradiacao absorvida ! (E Quando o tomo se desexcita, o electro transita para o nvel de energia inferior (para uma orbita mais interior) e emite uma quantidade de energia quantizada, sob a forma de radiacao. Neste caso, Efinal Einicial e a Eradiacao emitida ! |(E|. Quando o tomo de hidrognio absorve radiacao que o faz passar do nvel de energia onde se encontra para o nvel n!infinito, o electro deixa de estar sob a influencia do nucleo e forma-se um io (H^+). A energia desta radiacao da-se-lhe o nome de energia de remocao do electro ou energia de ionizacao do tomo de hidrogenio. Er ! - En. Quando incide no tomo de hidrognio uma energia de radiacao superior a energia de remocao/ionizacao, qualquer radiacao de energia superior a energia de remocao e absorvida pelo tomo de hidrognio que emite o electro com um determinado valor de energia cintica ocorre efeito fotoelctrico. Series de transicoes electrnicas: Cada risca do espectro de emisso corresponde a uma certa transicao num tomo de hidrognio. O espectro de emisso do hidrognio cobre uma larga gama de comprimentos de onda, do infravermelho ao ultravioleta. Serie de Lyman: a) nvel de chegada ou partida = 1 b) regio do espectro U.V. Serie de Balmer: a)nvel de chegada ou partida = 2 b) regio do espectro Visivel Serie de Pashen: a)nvel de chegada ou partida = 3 b) regio do espectro I.V.

Modelo da nuvem electrnica ou modelo quntico. Conceito de orbital: Werner Heisenberg, demonstrou que impossvel conhecer simultaneamente a posio e a energia do electro no tomo, Princpio da Incerteza de Heisenberg , o que levou criao de outro modelo para o tomo, um modelo baseado na Mecnica Quntica, o modelo da nuvem electrnica. Este modelo descreve o comportamento do electro no tomo a partir da resoluo da equao de Schrodinger. A energia do electro vem quantizada, mas quanto posio do mesmo, deixou de ser considerada uma certeza, e portanto deixou de se falar em rbita, mas passou a considerar-se a probabilidade de um electro com uma determinada energia se localizar no espao em torno do ncleo , passando a falar-se em orbital. Assim, uma orbital definida como uma regio do espao onde, sob a aco do ncleo, o electro com uma dada energia tem probabilidade de se encontrar. Os electres movem-se com elevada velocidade em torno dos respectivos ncleos e sem trajectrias definidas.

Numeros qunticos e caracterizacao da orbital: Para caracterizar as orbitais atmicas so necessrios trs parmetros, designados por nmeros qunticos, que resultam da equao de Schrodinger: n, nmero quntico principal l, nmero quntico secundrio ou azimutal ou de momento angular ml, nmero quntico magntico Cada um deles relaciona-se com uma caracterstica da orbital. Assim: - O nmero quntico principal est relacionado com a energia e o tamanho da orbital (distncia mdia do electro ao ncleo) e pode assumir os valores inteiros positivos 1,2,3,... Cada valor de n indica um nvel e todos os electroes com o mesmo valor de n constituem uma camada. - O nmero quntico secundario est relacionado com a forma da orbital (tipo de orbital) e aos subniveis de energia dentro de um certo nvel, n. Os valores de l dependem dos valores de n. Este numero toma valores inteiros de 0 a n-1 (isto e, 0e l e (n-1)). - O nmero quntico magntico, ml, est relacionado com a orientao da orbital no espao. Os valores de ml dependem do valor de l. Estes valores so os nmeros inteiros de l a +l. Para cada subcamada h 2l+1 valores de ml. Um conjunto de orbitais com o mesmo valor do nmero quntico principal designado por nvel de energia ou camada. Para cada n h n^2 orbitais. Para cada l h (2l+1) orbitais. Caracterizacao das subcamadas e das orbitais: Uma subcamada ou subnivel e constituda por todos os electroes do tomo com os mesmos valores de n e l. As subcamadas so designadas pelas letras s, p, d e f em vez de l=0, l=1, l=2, l=3, respectivamente isto : l=0, uma orbital do tipo s, de forma esfrica. l=1, uma orbital do tipo p, de forma lobular. l=2, uma orbital do tipo d, com forma de rozeta. l=3, uma orbital do tipo f, com forma complexa. Energias das orbitais: Para tomos monoelectronicos a energia da orbital e dependen te do n, ou seja, quanto maior for o n, maior e a energia da orbital. Para tomos polielectronicos a energia da orbital depende de (n+l), ou seja, quanto maior (n+l), maior a energia da orbital. Quando (n+l) so iguais significa que as orbitais possuem a mesma energia.

Caracterizao do electro - Nmero quntico de spin: Para caracterizar um electro e necessrio mais um numero quntico numero quntico de spin (rotacao sobre si mesmo) - ms. Este numero indica a rotacao do electro e so pode tomar dois valores possveis, ms = +1/2 ou ms = -1/2.

Concluso: - Para caracterizar uma orbital so necessrios trs nmeros qua nticos (n, l, ml). Os electroes de um tomo com os mesmos valores de n, l e ml pertencem a mesma orbital. - Para caracterizar um electro no tomo so necessrios quatro nmeros qunticos (n,l,ml,ms).

Regras para distribuicao electrnica nas orbitais: Principio da energia mnima: No estado fundamental (estado de energia mnima) os electroes de um tomo esto nas orbitais de menor energia mnima possvel. Diagrama de Pauling ordenado crescente: 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s 5f 6d 7p 5f 6d 7p. Principio de excluso de Pauli: No podem existir num tomo dois electroes com o mesmo conjunto de nmeros qunticos, ou seja, na mesma orbital os electroes tem diferentes ms. Cada orbital so pode ser ocupada por 2 electroes. Orbital do tipo s: a)nr de orbitais = 1 b) nr mximo de electroes = 2 Orbital do tipo p: a)nr de orbitais = 3 b) nr max de electroes = 6 Orbital do tipo d: a)nr de orbitais = 5 b) nr max de electroes = 10 Orbital do tipo f: a) nr de orbitais = 7 b) nr max de electroes = 14 Ex: 2s^2 -- (2,0,0,+1/2) (2,0,0,-1/2) - orbital preenchida 2s^1 (2,0,0,+1/2) orbital semi-preenchida Regra de Hund: Quando se distribui electroes por orbitais com a mesma energia fazem-se primeiro o seu semi-preenchimento, mantendo-se os electroes com o mesmo valor de spin (ms) e depois se necessrio procede-se ao seu preenchimento. A distribuicao dos el ectroes pelas varias camadas e subcamadas constitui a configuracao electrnica do elemento. A notacao 1s^2 2s^2 2p^3 ou [He] 2s^2 2p^3 representa abreviadamente a configuracao electrnica do tomo de azoto no estado fundamental:2 electroes na orbital 1s, 2 electroes na orbital 2s e 3 electroes nas orbitais 2p.

O coeficiente de cada letra e o numero quntico principal. As letras (s,p,d,f) descrevem a subcamada ocupada pelo electro ou o tipo de orbital. O numero de electroes indica se em expoente a direita do smbolo dos subniveis ou das orbitais. Configuracoes electrnicas e posicao dos elementos na TP: para determinar o grupo e o perodo, para elementos representativos, o grupo e dado pelo numero de electroes de valncia e o perodo pelo n mximo (ultimo nvel de energia preenchido)

Mole: Uma mole e a quantidade qumica ou a quantidade de substancia que contem tantas unidades elementares (tomos, molculas e ies) quantos os tomos de carbono que existem em exactamente 12 gramas de carbono 12. E uma unidade usada para contar os tomos, molculas e ies. A quantidade quimica representa -se pelo smbolo n e a sua unidade SI e a mole, cujo smbolo e mol. 1mol = 6,022v10^23 unidades elementares 6,022v10^23 = N A ---- constante de Avogadro ou numero de Avogad ro Nr de unidades elementares = n v NA v G, em que n a quantidade qumica ou nr de moles; NA a constante de Avogadro; G o numero de vezes que o elemento esta presente na formula qumica. Massa molar a massa de uma mole de substancia de um elemento qumico, que numericamente igual sua massa atmica relativa (Ar) ou sua massa molecular relativa (Mr). Representa-se por M, e exprime-se em gramas por mole (g/mol ou g mol^-1). No SI exprime-se em quilogramas por mole (Kg/mol ou Kg mol^ -1). Relacao entre a quantidade qumica, massa molar e massa da substancia: n = m/M, em que n a quantidade qumica (mol); m a massa (g) e M a massa molar (g/mol).

Propriedades dos gases: - A interaccao entre as molculas e minima, cada molcula comporta-se como se no existissse outra a sua volta - Tomam a forma e o volume do recipiente - Com outros gases formam misturas homogneas Principio de Avogadro: Volumes iguais de todos as gases, nas mesmas condicoes de presso e temper atura contem o mesmo numero de molculas. Isto significa que o volume ocupado por um gs (da atmosfera, a presso e temperatura moderadas, comportam-se como gases ideais, isto satisfazem as leis de Avogadro) directamente proporcional ao respectivo numero de partculas, mantendo-se a presso e a temperatura, ou seja, a presso e temperaturas constantes, o volume de uma gs e directamente proporcional quantidade de substancia, n. Volumes iguais de gases diferentes, medidos nas mesmas condicoes de presso e de temperatura, contem o mesmo numero de partculas: V 1 = V2 n1 = n2 (mesmas condicoes de p e T).

Em condicoes normais de presso e temperatura (PTN), temperatura a 273K (0 C) e presso 1atm, uma mole de gs ideal ocupa 22,4L, isto , o volume molar de qualquer gs (ideal) 22,4 dm^3/mol nas condicoes PTN. V/n = Vm, em que Vm o Volume molar; V=22,4dm^3 mol^ -1 (PTN). Equao dos gases ideais: P v V = n v R v T, em que R uma constante igual a 0,082 atm L mol^-1 k^-1 Densidade de um gs em condicoes PTN : V = M/Vm

Composicao quantitativa de solucoes: Nas solucoes o meio disperso designa-se por soluto e o meio dispersante por solvente. A composicao quantitativa de solucoes indica a quantidade relativa em que o soluto e o solvente esto presentes numa solucao. A composicao quantitativa das solucoes pode exprimir-se de vrios modos: - Concentracao molar, cB cB = quantidade qumica de soluto B/volume de solucao cB = n/V (mol/dm^3) - Concentracao massica, VB = cm cm = massa de soluto B/volume de solucao cm = m/V (g/dm^3) - Fraccao molar, XB Xsoluto = nsoluto/ntotal (ntotal = nsoluto + nsolvente) Ou Xsolvente = nsolvente/ntotal Xsoluto + Xsolvente = 1

- Percentagem em massa, %(m/m) %(m/m) = (massa de soluto/massa de solucao) v 100 - Percentagem em volume, %(V/V) %(V/V) = (volume de soluto/volume de solucao) v 100 - Percentagem em massa por volume, %(m/v) %(m/v) = (massa de soluto/volume de solucao) v 100 - Partes por milho, ppm ppm = (massa de soluto/massa de solucao) v 10^6

- Partes por bilio, ppb ppb = (massa de soluto/massa de solucao) v 10^9 - Partes por milho (em volume), ppmV ppmV = (Vsoluto/Vsolucao) v 10^6 - Partes por bilio (em volume), ppbV ppmV = (Vsoluto/Vsolucao) v 10^9

Nomenclatura de hidrocarbonetos simples e seus derivados halogenados: Hidrocarbonetos so substancias moleculares, formadas apenas por atomos de carbono (C) e Hidrognio (H). S s e estuda os hidrocarbonetos alifticos saturados. Dentro deste temos os alcanos (cadeia aberta) e os cicloalcanos (ciclicos). Representacao dos alcanos Cada tomo de carbono estabelecer 4 ligacoes covalentes com outros 4 atomos que podem ser carbono e/ou hidrognio. Formula de estrutura: evidencia as ligacoes entre os tomos da molcula. Formula Molecular: evidencia a composicao qualitativa e quantitativa de uma molcula.

Regras de nomenclatura segundo a IUPAC: - Alcanos de cadeia aberta 1. Seleccionar a cadeia de carbono mais comprida (maior numero de tomos de carbono) e que contem a funcao qumica cadeia principal e que da o nome do composto. 2. Cada tomo de carbono, da cadeia principal, numerado, de uma extremidade para a outra. A numeracao da cadeia principal feita no sentido em que d o munero mais baixo ao primeiro ponto de ramificacao. 3.Identificar os subconstituintes pela sua posicao na cadeia e pelo nome: -A posicao identificadora antecede o nome da ramificacao usando hfen( -) para separar o numero da posicao do nome. -Os nomes dos substituintes alquilos correspondem aos alcanos alterando -se o sufixo de ano para ilo. -Se houver duas ou mais ramificacoes semelhantes, usam-se os prefixos di, tri, tetra com os nmeros identificadores de cada uma delas, separadas por virgulas. -Mesmo que as ramificacoes estejam na mesma posicao, necessrio repetir o numero da posicao. -Ordenam-se as ramificacoes por ordem alfabtica antes da adicao dos prefixos mltiplos identificadores como di, tri. Formula geral dos alcanos: CnH2n+2

Para cicloalcanos: O nome dos cicloalcanos corresponde ao dos respectivos alcanos de cadeia aberta depois de se lhe associar o prefixo ciclo. A numeracao da cadeia principal inicia-se em qualquer carbono de modo a que a os substituintes correspondam os nmeros mais baixos possveis. Para os derivados halogenados dos alcanos Os derivados halogenados dos alcanos Um ou mais tomo de hidrognio dos alcanos so substitudos por tomos de flor(F), bromo (Br), ou iodo (I). E x: CFC Exemplos: CH3 CH2 CH3 CH2 CH3 CH2 CH3 CBr2

CH(CH3) CH3 metilbutano C(CH3)3 2,2-dimetilbutano CHCl CH3 2-clorobutano CHCl CH3 2,2-dibromo-3-clorobotano

FISICA I = P/A I = E/(Av(t)

Moleculas na Troposfera: Tipos de molculas: As substancias existentes na troposfera em maior percentagem ou menor percentagem, parte dos gases nobres (monoatmicos) sap constitudas por molculas com pequeno nr de tomos. Estas molculas dizem-se diatmicas (N2, O2, CO2) e poliatmicas (CH4 e NH3), conforme o nr de tomos que contem. Ligacao covalente: Os tomos destas molculas gasosas encontram-se ligados entre si por ligaes qumicas denominadas ligacoes covalentes. A explicacao da unio entre os tomos para formar molculas constitui a teoria da ligacao qumica. Entre os tomos manifestm-se forcas de natureza elctrica devido a interaccao entre partculas com carga elctrica (protes e electroes). A ligacao covalente resulta da partilha de electroes pelos tomos ligados de modo a adquirirem uma configuracao electrnica de valncia de maior estabilidade. Regra do Octeto: Qualquer tomo, excepto o Hidrogenio, tem tendncia para formar ligacoes de forma que fique rodeado por 8 electroes.

Estrutura de molculas existentes na troposfera A Molecula de di-hidrogenio

A formacao da ligacao covalente na molcula de di-hidrogenio representa-se do modo seguinte: H. + H. ---" H : H (notacao de Lewis) ou H  H A ligacao nesta molcula, por ser assegurada pela partilha de um nico par de electroeds (dupleto) denomona -se ligacao covalente simples. O dupleto representado por um trao. B Molecula de dioxigenio Os tomos de oxignio possuem 6 electroes de valnci a. Os tomos podem unir-se de modo a ficarem rodeados por oito electroes, como o gs nobre mais prximo. Para isso devem compartilhar dois dupletos: O(rodeado por 6 electroes de valncia;2 em cima,2 em baixo, 1 esquerda,1 direita) + O(rodeado por 6 ele ctroes de valncia; 2 em cima, 2 em baixo, 1 esq., 1 dir.) ---" O(2 electroes de valencia em cima e 2 em baixo) :: O (2 electroes de valncia em cima e 2 em baixo) ou O (1 traco em cima e 1 em baixo) = O (1 traco em cima um em baixo). Estabeleceu-se uma ligacao covalente dupla, com 2 pares electrnicos ligantes e 4 pares electrnicos no ligantes. C Molecula de diazoto Os tomos de azoto tem 5 electroes de valncia. Se dois tomos compartilharem 3 dupletos, ambos os tomos adquirem configuracao ele ctrnica de valncia de gs nobre: N (2 electroes de valncia em cima; 1 esquerda; 1 direita; 1 em baixo) + N(2 em cima;1 esq.; 1 dir.; 1 em baixo) ---" N(2 em cima) ::: N(2 em cima) ou N (1 trao em cima) | N (1 trao em cima). Neste caso formou-se uma ligacao covalente tripla, com 3 pares electrnicos ligantes e 2 pares electrnicos no ligantes. Como se depreende, os gases nobres, com 8 electroes de valncia, possuem uma configuracao electrnica de valncia de elevada estabilidade, sendo por is so raros os compostos de gases nobres. D Moleculas de gua, de amonaco, de metano e de dixido de carbono gua: O(2 em cima;2 em baixo;1 esq., 1 dir.) + H(1 dir.) + H(1 dir.) ---" H : O(2 em cima;2 em baixo) : H ou H  O(trao em cima e em baixo)  H. O tomo de oxignio ficou rodeado por 8 electroes e os de hidrognio por 2 electroes, como o hlio. Amonaco: N(2 em cima; 1 em baixo; 1 esq.;1 dir.) + 3 H(1 dir.) ---" H :: N(2 em cima; 2 em baixo, ligados a mais um H em baixo) :: H ou H  O(1 traco em cima e um em baixo)  H Metano: H : C(2 em cima, ligados a 1 H em cima; 2 em baixo ligados a 1 H em baixo) : H ou H  C(1 traco em cima, ligado a 1 H e 1 traco em baixo ligado a 1 H)  H Dioxido de Carbono: O(2 em cima; 2 em baixo; 1 esq.; 1 dir.) + C(2 em cima;1 esq.;1 dir.) + O(2 em cima; 2em baixo; 1 esq.; 1 dir.) ---" O(2 em cima e 2 em baixo) :: C :: O(2 em cima e 2 em baixo) ou O(1traco em cima e 1 traco em baixo) = C = O(1traco em cima e 1 traco em baixo).

Parametros de ligacao - Comprimento de ligacao: a distancia media ente os ncleos de 2 atomos ligados na posicao de maior estabilidade. Nota: referimos distancia media porque os tomos vibram e ora se afastam ora se aproximam vibracoes de distencao. Quanto maior o nr de electroes partilhados mais atrados esto os ncleos menor o comprimento de ligacao. - Energia de ionizacao: a energia libertada na formacao de uma mol de molculas. Geralmente expressa em KJ/mol. , em valor absoluto igual energia de dissociacao (quantidade de energia absorvida na ruptura dessa ligacao. Maior nr de electroes partilhados ligacao mais forte maiior energia de ligacao maior estabilidade da molcula menor reactividade. - Ordem de ligacao: igual ao nr de pares de electroes partilhados pelos tomos que se ligam. Esta relacionada com o comprimento de ligacao e com a energia de ligacao. a) Quando a ordem de ligacao diferente: Cl2 --" |Cl (1 traco em cima e um em baixo)  Cl (1 traco em cima e 1 em baixo)| --" ordem 1 O2 --" O(1 traco em cima e 1 traco em baixo) ! O(1 traco em cima e 1 em baixo) --" ordem 2 N2 --" |N | N| --" ordem 3 Quanto maior a ordem de ligacao maior e a forca de atraccao entre os ncleos menor o comprimento de ligacao maior energia de ligacao. b) Quando a ordem de ligacao e igual: |Cl(1traco em cima e 1 em baixo)  Cl(1traco em cima e um em baixo)| |Br(1traco em cima e 1 em baixo)  Br(1traco em cima e um em baixo)| |I(1traco em cima e 1 em baixo)  I(1traco em cima e um em baixo)| Cl Br I so elementos qumicos que pertencem ao mesmo grupo, e de Cl para I o raio atmico aumenta. Quanto maior for o raio atmico do elemento envolvido na ligacao maior o comprimento de ligacao menor a energia de ligacao Resumindo: maior ordem maior forca de atraccao maior energia menor comprimento de ligacao menor reactividade

Geometria molecular. Teoria da repulso dos Pares electrnicos: A geometria molecular o arranjo tridimensional dos tomos, de forma a conduzir menor repulso entre as nuvens dos pares de electroes ligantes e no ligantes. O modelo que explica a geometia molecular chama-se Modelo/Teoria de repulso dos

pares electrnicos. Este modelo/teoria diz que a disposicao espacial dos tomos em torno de um tomo central a que conduz mxima estabilidade da molcula, ou seja, s menores repulses entre as nuvens electrnicas (correspondentes s ligacoes covalentes e aos electroes no compartilhados). Nota importante: As forcas repulsivas entre pares ligantes que as forcas repulsivas entre pares no ligantes e ligantes forcas repulsivas entre pares no ligantes. Por exemplo: 1 Metano, CH4: os quatro pares electrnicos correspondentes s quatro ligacoes C H afastam-se o mais possvel entre si, fazendo um ngulo de 109,5 . No existem pares de electroes no ligantes. A molcula apresenta geometria tetradrica. 2 Amonaco, NH3: As trs ligacoes N H no se colocam no mesmo plano, afastadas de 120 , porque dos quatro pares electrnicos que se dispem tetraedricamente no espao em torno do tomo de azoto um um par no ligante. Os trs restantes constituem as trs ligacoes N H da molcula, que lhe conferem geometria pir amidal. 3 gua, H2O: As duas ligacoes O H no fazem um ngulo de 180 , mas sim um ngulo de 104,5 , porque os quatro pares electrnicos localizam -se em torno do oxignio o mais afastados possvel uns dos outros. Isto corresponde a uma disposicao tetradrica. Os dois pares electrnicos no ligantes repelem os electroes das ligacoes, obrigando estas a aproximarem-se um pouco mais entre si. A molcula de gua apresenta geometria angular ou em forma de v. 4 Dioxido de Carbono, CO2: Os pares electrnicos que constituem as duas ligacoes duplas afastam-se o mais possvel, fazendo um ngulo de 180 . Por isso a molcula apresenta geometria linear. 5 Fluoreto de boro, BF3: As 3 ligaoes B F fazem, cada uma entre outra, um angulo de 120 . volta de cada um dos 3 Fs existem 3 pares electrnicos no ligantes, e assim, a molcula apresenta geometria triangular plana.

Formulas e nomes de compostos: A formula qumica de uma substancia tem sempre um significado qualitativo e um significado quantitativo. Significado qualitativo indica os elementos que constituem a substancia Significado quantitativo indica as proporcoes de tomos de cada elemento da substancia. Compostos inicos so constitudos por ies (caties e anies) e s o electricamente neutros, ou seja, a soma das cargas dos caties e anies anula-se. Escrita da formula qumica de compostos inicos 1catiao + 2aniao Escrita do nome de compostos inicos 1aniao + 2catiao Nota: Se os ies no tiverem a mesma carga elctrica e para o composto ser electricamente neutro, aplica-se a lei do abrao, o ndice do catio e numericamente igual a carga do anio e vice-versa. Ex: Al 3+ O2- Al 2O3

Tabela de ies: Catioes Alumnio ------ Al^3+ Amnio --------NH4^+ Brio ----------- Ba^2+ Berlio --------- Be^2+ Bismuto ------- Bi^3+ Boro ------------ B^3+ Cdmio -------- Cd^2+ Clcio ---------- Ca^2+ Csio ------------ Cs^+ Chumbo -------- Pb^2+ Cobalto (II) ----- Co^2+ Cobalto (III) ----- Co^3+ Cobre (I) --------- Cu^+ Cobre (II) -------- Cu^2+ Crmio (III) ------ Cr^3+ Estanho (II) ------ Sn^2+ Estanho (IV) ------ Sn^4+ Estrncio --------- Sr^2+ Ferro (II) ----------- Fe^2+ Ferro (III) ---------- Fe^3+ Glio --------------- Ga^3+ Hidrognio ------- H^+ Ltio ---------------- Li^+ Magnsio --------- Mg^2+ Mangansio/Mangans (II) ----- Mn^2+ Mangansio/Mangans (III) ------ Mn^3+ Mercrio (I) -------- Hg^+ Mercrio (II) -------- Hg^2+ Nquel (II) --------- Ni^2+ Nquel (III) --------- Ni^3+ Ouro (I) ----------- Au^+ Ouro (III) ---------- Au^3+ Oxnio ------------ H3O^+ Platina (II) -------- Pt^2+ Potssio ----------- K^+ Prata ---------------- Ag^+ Sdio --------------- Na^+ Vandio (V) ------- V^5+ Zinco -------------- Zn^2+

Anioes Acetato ----------- CH3CO2^-

Brometo --------- Br^Carbonato ------- CO3^2Cianato ---------- CNO^Cianeto ---------- CN^Clorato ---------- ClO3^Cloreto ----------- Cl^Clorito ------------ ClO2^Cromato --------- CrO4^2Dicromato ------- Cr2O7^2Diidrogenofosfato ---- H2PO4^Fluoreto ------------- F^Fosfato ---------------------- PO4^3Fosfito ----------------------- PO3^3Ftalato ---------------------- C8H4O4^2Hexacianoferrato (II) ---- Fe(CN)6^4Hexacianoferrato (III) --- Fe(CN)6^3Hidreto -------------- H^Hidrogenocarbonato (bicarbonato) ------ HCO^3Hidrogenodifluoreto ---------- HF2^Hidrogenofosfato -------------- HPO4^2Hidrogenoftalato ---------------HC8H4O4^Hidrogenossulfato ------------- HSO4^2Hidrogenossulfito -------------- HSO3^2Hidrogenossulfureto ---------- HS^Hidrxido ------------------------ HO^Hipoclorito ---------------------- ClO^Hipoiodito ----------------------- IO^Iodato ---------------------------- IO3^Iodeto ---------------------------- I^Nitrato --------------------------- NO3^Nitrito --------------------------- NO2^Oxalato ------------------------- C2O4^2xido ---------------------------- O^2Perclorato ---------------------- ClO4^Permanganato ---------------- MnO4^Perxido ----------------------- O2^2Sulfato -------------------------- SO4^2Sulfito --------------------------- SO3^2Sulfureto ----------------------- S^2Tiocianato --------------------- SCN^Tiossulfato ---------------------S2O3^2Tiossulfito --------------------- S2O2^2Triiodeto ---------------------- I3^-

Das könnte Ihnen auch gefallen