Sie sind auf Seite 1von 26

PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO PPGEDU

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE EDUCAO FAED


DISCIPLINA: ESTUDOS EM GESTO EDUCACIONAL

Mestranda: Jullie Cristhie da Conceio

Graduao Bacharelado e Licenciatura em Cincias Sociais pela Universidade Federal do Paran (1988),

Especializao em Organizao do Trabalho Pedaggico (Educao e Trabalho) na Universidade Federal do Paran em 2001 e

Mestrado em Educao e Trabalho pela Universidade Federal do Paran (2003)

Atua nos seguintes temas: Sociologia, educao poltica estado, gesto escolar gerencia, educao inclusiva, metodologia educao, Violncia na escola, conhecimento e gesto escolar, entre outros.

Recorte histrico

Dcada de 80, com a redemocratizao da sociedade brasileira e paranaense.

Texto embasado na concepo Marxista

Perspectiva crtica referenciais tericos

ARROYO (1979), GONALVES (1980), FLIX (1984), PARO (1986), OLIVEIRA (2000) e HACHEM (2000).

O levantamento bibliogrfico teve como foco a concepo crtica da administrao escolar, e faz parte da concepo materialista histrica.

Entrevista:

Diretores de escolas de Consultora Curitiba e regio da Renageste metropolitana.

Diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educao do PR.

Organizao do texto:

So estudadas as abordagens crticas de autores brasileiros, quanto s concepes de gesto escolar predominantes na teoria e prtica da administrao escolar.

1 parte - A adoo dos princpios de administrao de empresas na escola pblica foi criticada no Brasil por ARROYO (1979) e GONALVES (1980) entre outros.

2 parte - anlises de FLIX (1984) e PARO (1986), uma vez que os estudos crticos dos referidos autores, foram apresentados na dcada de 80.

3 parte analise da concepo de gesto escolar predominante nos anos 90, tendo como foco as reformas educacionais que os Estados do PR e MG entre outros implementaram, sob a incorporao da lgica administrativa empresarial, sendo que essa concepo estava posta nas polticas pblicas para a educao.

A crtica sobre a adoo dos princpios tericos da gerncia cientfica na administrao escolar apresentada na dcada de 70 teve na anlise de ARROYO (1979), uma considervel referncia para a dimenso poltica da administrao educacional brasileira. A dcada de 70 foi marcada pelas reformas na administrao do Estado e essas reformas que o referido autor analisa, dizem respeito ao quadro originado pelo golpe de Estado de 1964, ou seja, a ditadura militar.

A racionalidade da administrao na educao deve ser percebida com viso crtica. (ARROYO, 1979, p.38)

Pedagogia Tecnicista

Dcada de 70

Lgica privada e empresarial

Reforma na Administrao do Estado Quadro originado do Golpe militar 1964

Reorganiza o Ditadura militar poder autoritrio

A expanso da racionalidade administrativa privada no espao pblico a marca da administrao educacional na dcada de 70, a adeso aos princpios da organizao do trabalho na empresa privada, principalmente quanto ao controle, poder e hierarquizao das relaes de trabalho.

[...] o processo de escolha do diretor escolar por meio ...] da eleio direta apresenta-se como uma conquista a apresentaser construda, constitui-se num enfrentamento e constituiafirmaafirma-se a especificidade da escola a partir da concepo de transformao social diante de um modelo de Estado autoritrio.. autoritrio

A burocratizao do sistema escolar

Plano Setorial de Educao e Cultura (1972-1974)


1)

A Reforma Universitri a nos aspectos internos e externos;

2)desenvolv er um sistema de tecnologias educacionai s;

3) realizar a integrao escolaempresa;

4) consolidar uma ampla reforma administrativ a do MEC com uma estrutura mais flexvel e dinmica;

5) implantar um sistema de planejamento, coordenao, acompanham ento e avaliao de todos os programas e projetos educacionais;

6) implantar um sistema de treinamento e aperfeioame nto de pessoal tcnico e administrativ o do MEC.

O problema da administrao escolar no Brasil destacado por PARO (1986), encontra-se sob duas tendncias histricas que so antagnicas

defende a adeso e o emprego de procedimentos administrativos na escola sob os princpios e mtodos gerenciais desenvolvidos e utilizados na empresa privada capitalista,

trabalha no sentido de criticar a concepo administrativa empresarial presente na escola pblica. nenhuma das concepes toma a administrao escolar na perspectiva da transformao social.

A concepo de administrao escolar transformadora deve privilegiar a forma de escolha do dirigente escolar a partir da eleio direta, compreendendo-se que essa forma insere-se no processo poltico de questionamento de um conhecimento escolar que reproduz as condies sociais de dominao histrica no quadro do capitalismo.

A reforma educacional realizada no Estado de Minas Gerais entre 1991 e 1998, teve na qualidade e eficincia da educao pblica os pressupostos determinantes desse processo.

A dcada de 90 aprofunda o modelo de administrao gerencial na gesto escolar, transferindo-se para a escola os referenciais da gesto privada por meio dos princpios da competncia, eficincia e qualidade total, passando a constituir-se em caractersticas da administrao escolar.

autonomia da escola dimenses financeira, administrativa e pedaggica.

Pontos priorizados pela gesto da educao pblica em Minas Gerais, durante a dcada de 90 segundo OLIVEIRA (2000).

escolha do diretor escolar.

Aperfeioamento e capacitao dos profissionais da educao.

A avaliao das escolas.

A dcada de 90 constituiu-se historicamente numa negao das reformas iniciadas nos anos 80.

Entretanto, a marca da dcada de 90 conta com a presena do setor empresarial orientando a educao para a competitividade e qualidade total. Trata-se de uma adeso direta e total aos paradigmas da gerncia empresarial transposta para a gesto escolar.

Das könnte Ihnen auch gefallen