Sie sind auf Seite 1von 8

1

Desenvolvimento de Modelos e Estratgias de Controle para Estudos de Integrao de Sistemas Elicos Rede Eltrica
S.R. Silva; E.L.R.Pinheiro; R.G. Oliveira; E.N. Cardoso, UFMG; K.F. Silva, UNIFACS/UFBA; J.J.P. Franco e J. A. S. Brito, COELBA
Resumo- Este trabalho busca sintetizar os desenvolvimentos efetuados durante o projeto de P&D 04/2003 dos ciclos 2002 2004, intitulado Desenvolvimento de Modelos e Estratgias de Controle para Estudos de Integrao de Sistemas Elicos Rede Eltrica. Os objetivos deste projeto constituam no desenvolvimento de modelos matemticos das turbinas elicas a velocidade varivel para anlise da interligao com redes de baixa potncia de curto-circuito e avaliao do impacto das estratgias de controle sobre o perfil de tenso do sistema eltrico, amortecimento de flutuaes de tenso e margens de estabilidade. Este trabalho apresenta os modelos implementados em ATP para as seguintes tecnologias de turbinas elicas a velocidade varivel: gerador de induo duplamente excitado e gerador sncrono a ims permanentes. As estratgias bsicas de controle so apresentadas e alguns resultados dos estudos dinmicos so discutidos. Os resultados apresentados foram validados por comparao com resultados obtidos em outros aplicativos. Palavras-chaveTurbinas Elicas, Integrao de Usinas a Redes Eltricas, Gerador de Induo Duplamente Alimentado, Gerador Sncrono a Ims Permanentes, Modelos e Estratgias de Controle.

volvidos em MATLAB para: - Anlise do regime permanente e obteno de curvas de capacidade de geradores elicos; - Projeto dos filtros dos barramentos CC e CA; - Projetos dos ganhos dos controladores de todas as malhas de controle. Foram exercitados os procedimentos para estudos de integrao de usinas elicas na rede eltrica, tendo como estudo de casos um caso-exemplo para a Usina de Caetit (BA), com 192MW de potncia instalada. Neste trabalho destaca-se a modelagem, as estratgias de controle e a implementao em ambiente ATP dos estudos dinmicos, tendo como foco a capacidade da usina em continuar operando mesmo aps faltas na rede eltrica (capacidade de ride-throught). II. TURBINAS ELICAS A VELOCIDADE VARIVEL A converso de energia mecnica em energia eltrica por meio de turbinas elicas para conexo com redes eltricas promovida pelo uso de geradores trifsicos sncronos ou assncronos de corrente alternada, em diversas arquiteturas. A figura 1 ilustra os sistemas elicos estudados neste trabalho.

I. INTRODUO Este trabalho apresenta os esforos e desenvolvimentos feitos durante dois anos do Projeto de P&D 04/2003 dos ciclos 2002 -2004 da COELBA, intitulado Desenvolvimento de Modelos e Estratgias de Controle para Estudos de Integrao de Sistemas Elicos Rede Eltrica. O desenvolvimento de modelos matemticos e de estratgias de controle de sistemas de converso de energia elica a velocidade varivel em ambiente ATP e MATLAB/Simulink constituem os objetivos e produtos alcanados. Optou-se neste trabalho pelas tecnologias com gerador de induo de dupla alimentao (DFIG) e gerador sncrono a ims permanentes, j que estas tecnologias se apresentam com elevado grau de competitividade mo mercado mundial. Tendo em vista a carncia de parmetros de turbinas elicas comercializadas diversos aplicativos foram desenS. R. Silva e E. N. Cardoso so professores no Departamento de Eng. Eltrica da UFMG (e-mail: selenios@cpdee.ufmg.br) E. L. R. Pinheiro e R. G. Oliveira so doutorandos do PPGEE/UFMG (e-mail: edulrp@yahoo.com.br) K. F. Silva professor na Universidade Salvador e na UFBA (e-mail: kfreire@unifacs.br). J. A. S. Brito e J. J. P. Franco so engenheiros da COELBA/NeoEnergia (e-mail: jfranco@coelba.com.br).

Figura 1 - Topologias de turbinas elicas. (a) Gerador de induo de dupla alimentao. (b) Gerador sncrono a m permanente

Em sistemas de converso de energia elica que operam com velocidade varivel, a conexo na rede eltrica feita normalmente pela utilizao de conversores estticos e prioritariamente com uso de barramentos intermedirios em corrente contnua, tecnologia esta dominante nos sistemas modernos de converso de freqncia. A conexo esttica permite o controle de potncia reativa, o amorte-

cimento efetivo das flutuaes de potncia ativa, a minimizao da injeo de harmnicos (dependente da tecnologia a ser utilizada) e a operao com mxima eficincia energtica, facilitando sua integrao em redes fracas. Nestes sistemas, o uso de geradores sncronos, embora representem investimentos e custos de operao mais elevados, se justifica pela possibilidade da aplicao de retificadores comutao natural, consideravelmente mais baratos. Alm disto, a possibilidade de projetos com alto nmero de plos permitem a reduo das relaes de transmisso mecnica, ou mesmo a eliminao das caixas de transmisso, como nos sistemas gearless, a exemplo dos modelos de turbinas elicas comercializadas pela Enercon. J o uso de geradores de induo com rotor bobinado, em sua estrutura mais eficiente com dupla alimentao, embora representem, semelhana dos geradores sncronos, investimentos e custos de operao mais elevados, permite a especificao de conversores estticos com potncia aparente bastante inferior (cerca de 30 a 40% da potncia nominal da mquina), o que explica o elevado nmero de modelos atualmente disponveis no mercado. Ao utilizar-se um conversor de menor potncia, estes geradores possuem menor capacidade de compensao de distrbios nas tenses das redes eltricas onde se encontram conectados. A. Gerador de Induo com Dupla Alimentao(DFIG) O comportamento da mquina de induo duplamente excitada difere bastante da mquina de rotor em gaiola, tendo em vista que a excitao da mquina (fluxo de potncia reativa) provida pelo conversor de rotor e que a potncia ativa gerada tambm controlada pela injeo/consumo de potncia ativa no rotor. As particularidades desta operao so descritas por dois modos de operao distintas, a saber: Modo subsncrono: quando a velocidade do gerador encontra-se abaixo da velocidade sncrona definida pela rede e pelo nmero de plos da mquina. Nesta regio, que convencionalmente caracterizaria a operao como motor de uma mquina de rotor em gaiola, a operao como gerador possvel a partir do fornecimento controlado de potncia ativa ao circuito rotrico; Modo supersncrono: quando a velocidade do gerador encontra-se acima da velocidade sncrona. Nesta regio, que convencionalmente caracterizaria a operao como gerador de uma mquina de rotor em gaiola, o controle de potncia ativa implementado pelo consumo controlado de potncia ativa do rotor. A direo do fluxo de potncia ativa e reativa de um DFIG, operando nas velocidades subsncronas e supersncronas, resultado de um controle da potncia gerada pelo circuito de rotor. A figura 2 ilustra a curva de capacidade de um gerador DFIG para uma potncia aparente do conversor de rotor de 30% da potncia nominal da turbina elica. Destaca-se nesta caractersticas os limites de potncia aparente do conversor de rotor, de corrente de estator e de corrente de rotor.

Figura 2. Potncia reativa total produzida pelo DFIG em funo da potncia ativa total

B. Gerador Sncrono a Ims Permanentes (PMSG) A utilizao de geradores sncronos em usinas elicas operando a velocidade varivel surge atualmente no mercado como a melhor alternativa para eliminao da caixa de transmisso mecnica. Conectadas rede por meio de conversores de freqncia, estas usinas podem operar em baixa velocidade rotacional graas a grande quantidade de plos magnticos de seu gerador. A freqncia eltrica fornecida pelo gerador dada ento velocidade mecnica rotacional multiplicada pelo nmero de pares de plos. O conversor conectado rede tem a funo de converter a energia freqncia do sistema eltrico. Dois tipos de geradores so hoje utilizados comercialmente para implementao desta tecnologia. O fabricante alemo Enercon tem produzido turbina com geradores com alimentao de campo, os quais se caracterizam por naceles de grande dimetro, de potncia nominal de 1,8 MW. Um prottipo de 4,5 MW de potncia nominal encontra-se em fase de estudos na Alemanha. A outra tecnologia de gerador sncrono utiliza ms permanentes como forma de prover excitao para o gerador. Trata-se de uma alternativa recente em que apenas um fabricante, a Largewey Windmaster, tem investido. As turbinas fornecidas por este fabricante tem potncia nominal de 2 MW e utilizam geradores a ms permanentes produzidos pela empresa sua ABB. III. MODELOS DINMICOS Os modelos foram construdos e implementados em ambiente em ATP para o regime de ventos (energia primria), para a turbina (conversora da energia cintica do vento em energia cintica rotacional), para os geradores eltricos (conversor da energia cintica rotacional em energia eltrica), para os sistemas de converso esttica e para seus controles. A. Turbina Elica A potncia mecnica convertida no rotor aerodinmico da turbina elica pode ser caracterizada atravs da equao (1):

1 AC pVT3 (1) 2 A partir da potncia mecnica no eixo de baixa velocidade pode-se determinar o conjugado de entrada no sistema de transmisso como sendo: 1 AC pV 3 2 Tl = (2) Pt =
rotor

sendo: wg = Rotao mecnica do gerador em rad/s wr = Rotao do gerador em rad.ele/s kt = Relao de multiplicao de velocidades. A equao dinmica mecnica do eixo da turbina (eixo de baixa velocidade) pode ser expressa por:

Jt
sendo wt

Para representar o coeficiente de potncia (Cp), foi utilizado um modelo no polinomial, conforme indicado pelas seguintes equaes:

dwt = Ttoro Tturb dt

(7)

= Rotao mecnica da turbina em rad/s =

116 C P ( , ) = 0.22 0 .4 5 e i
onde o fator i dado por 1 1 0, 035 = i + 0, 08 3 + 1

12.5

(3)

Tturb

1 ARV 2 Cp ( , ) / 2
d ( tg ) dt

(8)

Ttoro
(4)

= K mt . tg + Dmt

(9)

e o ngulo de passo do rotor elico e , denominada de relao de velocidades, definido por

wg d tg ) = k wt dt t

(10)

r RT
VT

Ttorao (5)

= Conjugado de toro do eixo = ngulo de toro do eixo de baixa velocidade = Constante de elasticidade do eixo = Coeficiente de amortecimento de oscilaes

tg
K mt
Dmt

O conjugado de carga imposto ao gerador dado pelo conjugado obtido no rotor da turbina, expresso pela equao (2), dividido pela relao de transmisso da caixa de engrenagem quando esta existente. B. Elasticidade dos Eixos Mecnicos A representao do comportamento das dinmicas mecnicas de turbinas elicas deve incluir dinmicas de baixa freqncia devido a efeitos torsionais associados elasticidade de eixos e acoplamentos. Alguns estudos tm indicado uma forte influncia deste fenmeno nos limites de estabilidade de tenso e eletromecnica das usinas elicas.
Turbina

C. Gerador de Induo com Dupla Alimentao Uma vez que o objetivo principal desta modelagem o estudo de fenmenos transitrios de curta durao, procurou-se representar a mquina de induo utilizando o modelo vetorial de quinta ordem, conforme mostrado nas equaes a seguir, em referencial arbitrrio girante velocidade eixos :
v s = Rs i s + d s + j eixos s dt v r = Rr ir + d r + j ( eixos r ) r dt

(11)

kt Kmt
Gerador

(12)

Dmt Jt Jg
Figura 3. Parmetros e representao esquemtica do modelo de duas massas

onde os subescritos s e r so empregados para designar grandezas de estator e rotor. As relaes fluxo-corrente e a expresso do conjugado eletromagntico so:

r = Lm i s + Lr ir

s = L s i s + Lm i r

(13) (14)

Neste trabalho optou-se por representar esta dinmica pelo modelo de duas massas, como ilustra a figura 3. A conveno utilizada neste trabalho com a mquina eltrica operando como motor, o que explica a inverso de sinal do conjugado da turbina na equao (8). A equao dinmica mecnica do eixo do gerador (eixo de alta velocidade) pode ser expressa por:

Te =

3 Lm p rd irq rq ird 4 Lr

(15)

Jg

dwg dt

J g dwr = Te Ttoro kt P 2 dt

(6)

D. Gerador Sncrono a Ims Permanentes(PMSG) Na modelagem do gerador sncrono a m permanente, tambm foi utilizada a teoria de vetores espaciais, orientados pelo fluxo do m de rotor. Assim, tem-se em (16) a equao de tenso do estator e em (17) as equaes de fluxo de estator.

v s = Rs i s + d

s
dt

j r s

(16)

tgias distintas para o controle do conversor do lado do gerador: por realimentao de potncia ou por realimentao de velocidade.

Sd = LSd i Sd + F (17) Sq = LSq i Sq As equaes de conjugado eletromagntico e da dinmica mecnica so dadas por (19) e (20). 3 Te = p F i Sq + L Sd L Sq i Sd i Sq (18) 2

Figura 5. Controle das correntes no conversor do lado da mquina

E. Conversores Estticos e Comando PWM A eletrnica de potncia que conecta o rotor de um gerador eltrico rede eltrica composta por dois conversores estticos reversveis em potncia, operando como retificadores ou inversores comutao forada, geralmente utilizando chaves semicondutoras IGBT, para a faixa de potncia considerada neste projeto, como ilustrado na figura 4.

O controle de correntes no conversor do lado da mquina efetuado por orientao vetorial das grandezas eltricas instantneas da mquina tendo como referncia a direo do fluxo magntico de estator (no DFIG) ou o fluxo magntico de rotor (na PMSG), como ilustrado na Figura 5. A. Realimentao de Velocidade A estratgia de realimentao de velocidade consiste em obter a velocidade de referncia da turbina atravs da medida da velocidade de vento e tendo conhecimento da relao de velocidades tima da turbina, que permite o acompanhamento do ponto de coeficiente de potncia tima (mxima eficincia) em um dado ngulo de passo.

Figura 4. Conversores Estticos Reversveis em Potncia

As expresses dinmicas e algbricas modeladas para estes conversores, considerando que as chaves semicondutoras so ideais, representam os seguintes processos fsicos: - Comando PWM (modulao por largura de pulsos) senoidal clssica dos conversores; - Dinmica do barramento de corrente contnua (dinmica da tenso no capacitor c.c.); - Dinmica do filtro de sada do conversor da rede. As relaes entre as correntes nos lados CA e no lado CC em ambos os conversores so expressas pelas funes de chaveamento dos conversores, que dependem da tcnica de modulao de largura de pulsos implementada. A equao dinmica que representa a evoluo no tempo da tenso no barramento de corrente contnua, espelha o balano de potncia ativa entre o conversor da rede e o conversor conectado mquina. Assim a expresso dinmica associada :

Figura 6. Realimentao de velocidade

Esta estratgia trs como desvantagem a necessidade de medio da velocidade de vento que varivel com a altura e muito perturbada pela operao do rotor elico. Alm disto, esta estratgia ao seguir uma velocidade de referncia impe ao gerador um conjugado eletromagntico que, dependendo da banda passante das malhas, pode levar a injees severas de potncia ativa, com comprometimento na qualidade da energia gerada. B. Realimentao de Potncia Na estratgia de realimentao de potncia, a referncia de potncia obtida pela lei cbica entre esta varivel e a rotao da turbina, que espelha a operao em mxima eficincia (Cp mximo). Contudo, devido ao fato desta referncia depender da velocidade de rotao da turbina e, portanto encontrar-se sujeita dinmica de velocidade, as injees de potncia ativa so adequadamente lentas e no agressivas qualidade de energia fornecida.

dVCC = iDCMquina iDC Re de dt

(19)

As correntes que entram e saem do capacitor so imagens das potncias ativas que fluem no barramento de corrente contnua, saindo/entrando no gerador pelo conversor do lado da mquina e saindo/entrando na rede pelo conversor do lado da rede.
Figura 7. Realimentao de potncia

IV. ESTRATGIAS DE CONTROLE Trs estratgias de controle so apresentadas: uma para o conversor do lado da rede, o qual consiste basicamente de um controle da tenso do barramento CC; e duas estraC. Controle do Conversor do Lado da Rede O conversor PWM do lado da rede tem a funo de controlar a tenso do barramento CC, que deve ser manti-

da constante, e tambm a potncia reativa consumida ou fornecida rede, permitindo o ajuste o fator de potncia de operao do gerador. Entre este conversor e a rede eltrica instalado um filtro CA, tipicamente LCL, como ilustra a figura 8, de forma a reduzir o contedo harmnico da corrente no lado alternado do conversor do lado da rede e assim melhorar os parmetros de qualidade da energia do sistema eltrico com o parque elico interconectado.

Figura 8. Filtro LCL no circuito do rotor

Para o controle vetorial do conversor do lado da rede orienta-se o eixo de referncia d no vetor tenso da rede eltrica, portanto, girando em sincronismo com a tenso da rede. Desta forma a potncia ativa proporcional componente da corrente de eixo direto e a potncia reativa proporcional componente de eixo em quadratura.

Figura 9. Controle da tenso do barramento CC

Na figura 9 ilustrada a malha de controle de tenso do barramento CC dos conversores e a malha interna de controle da corrente ativa. D. Controle de Passo O controle de passo em turbinas elicas consiste na variao do ngulo de passo das ps da turbina com o objetivo de controlar a rotao da turbina e, conseqentemente, a potncia ativa gerada. Este mtodo de controle de potncia utilizado para velocidades de vento acima do valor nominal. Acima do vento nominal a turbina operar gerando potncia nominal fazendo-se, portanto, necessrio limitar a potncia gerada neste patamar. Contudo este mecanismo de controle permite regular a potncia gerada para nveis compatveis com restries impostas por contingncias da rede eltrica interna ou externa usina. Duas estratgias de controle so possveis: realimentao de potncia e/ou de velocidade. A figura 10 ilustra o controle por realimentao de potncia, indicando tambm a dinmica do mecanismo de controle do ngulo de passo do rotor elico.

E. Projeto dos Ganhos dos Controladores Neste trabalho, devido a carncia de informaes tcnicas sobre as malhas de controle e seus parmetros em turbinas comerciais, foi desenvolvido um procedimento robusto para projeto de todos os controladores implementados e suas diretrizes gerais so discutidas a seguir. A determinao correta dos ganhos dos controladores configura-se de suma importncia para um adequado funcionamento do sistema e para a avaliao de seu desempenho em conexo com o sistema eltrico existente. Para sua determinao, no s a resposta do sistema em malha fechada deve ser analisada, mas, sobretudo, que os ganhos confiram ao sistema uma desejvel capacidade de rejeio a perturbaes. Como ponto inicial para a determinao dos ganhos dos controladores, as faixas de passagem das malhas devem ser escolhidas. A determinao dessas faixas deve ter por referncia a freqncia de chaveamento dos conversores. Para que o conversor tenha a capacidade de imposio de corrente ao sistema, faz-se necessrio que o plo da malha de corrente seja posicionado em uma freqncia suficientemente inferior freqncia de chaveamento do conversor. Para garantir que no haja interao dinmica entre as malhas, produzindo plos complexos com fraco amortecimento, optou-se por separar as freqncias de passagem das malhas em dcadas, partindo-se das malhas internas e mais rpidas, para as externas e mais lentas. Uma vez escolhidas as freqncias de corte para as referidas malhas, seus ganhos podem ento ser determinados. Entretanto, tal metodologia nem sempre confere ao sistema a adequada capacidade de rejeio a perturbaes ou de forma contrria agrava os distrbios internos usina em prejuzo da qualidade da energia produzida. Neste projeto desenvolveu-se um programa computacional para clculo automtico dos ganhos dos controladores em funo de uma desejada banda passante em cada malha de controle. V. IMPLEMENTAO NO AMBIENTE ATP Os modelos desenvolvidos para a turbina elica a velocidade varivel, acionando gerador de induo com dupla alimentao, foram implementados em ambiente Simulink/MATLAB e ATP Draw. As razes seguintes justificam a escolha destes dois aplicativos: - O Simulink um ambiente de simulao de sistemas dinmicos muito utilizado em todo mundo, principalmente pela facilidade de sntese de modelos e pela boa ferramenta de visualizao de resultados; - A agregao de modelos de componentes do sistema eltrico atravs da Toolbox Power Systems Blockset do Simulink permite o uso desta ferramenta para estudos de estabilidade; - A potencialidade do uso do ATP, ferramenta tradicional no estudo de transitrios eletromagnticos em sistemas eltricos, que se mostra adequada para anlise da dinmi-

Figura 10. Controle de potncia do mecanismo de passo

ca eletromecnica e anlise harmnica no domnio do tempo; - O uso bastante difundido do ATP pelo setor eltrico, permitindo que parte significativa do banco de dados de equipamentos e linhas de transmisso do sistema eltrico brasileiro j se encontra implementado neste aplicativo; - A experincia da COELBA no uso destes aplicativos em sua rotina diria de estudos de planejamento de sistemas eltricos. A implementao dos modelos no ambiente ATP consistiu de: - representao por TACS dos modelos de regime de ventos, turbina elica, elasticidade de eixos, gerador eltrico, comando PWM e malhas de controle; - representao por elementos de circuitos os conversores estticos, os filtros passivos e toda a rede interna da usina. A implementao de parte significativa dos modelos desenvolvidos por TACS representa ainda uma fragilidade da implementao devido a uma srie de inconvenientes operacionais (erros na simulao por atingir limite de nmero de blocos TACS), alm de dificultar o manuseio de blocos. Contudo esta implementao garantiu uma grande flexibilidade na implementao dos modelos. VI. ESTUDOS DE INTEGRAO DE USINAS ELICAS A. Introduo As concessionrias de energia eltricas tm a obrigao de operar a rede de distribuio de energia eltrica de maneira a fornecer energia a seus consumidores com adequada qualidade. At o presente momento, os requerimentos de qualidade de energia eltrica so baseados em padres normalizados por grandes associaes internacionais, no existindo uma diretiva nacional explcita e aplicveis conexo de unidades de gerao distribuda. Os principais distrbios relevantes para conexo de turbinas elicas so: - Variaes lentas de tenso; - Flutuaes de tenso; - Distoro de forma de onda (harmnicos); - Desequilbrio de tenso; - Transitrios rpidos de tenso. Os seguintes estudos devem ser considerados: - Estudo de fluxo de carga e curto-circuito; - Estudos de penetrao harmnica; - Estudos de flutuao de tenso; - Estudos dinmicos: contemplando o efeito de distrbios na rede eltrica sobre o desempenho da usina elica e o efeito de distrbios internos usina sobre o desempenho da rede eltrica. B. Sistema Estudado Neste trabalho foi estudada um usina elica de 192MW, instalada na regio de Caetit (BA) e conectada barra de 230kV da subestao de Bom Jesus da Lapa, atravs de duas linhas paralelas de transmisso de 140 km. Foram implementadas nesta usina, cerca de 96 turbinas elicas individuais de 2MW, tanto com tecnologia DFIG como

com tecnologia PMSG. Os parmetros eltricos e mecnicos utilizados nos modelos implementados so aqueles presentes no trabalho de Akhamatov (2003) e os ganhos dos controladores e parmetros dos filtros CC e CA foram calculados por rotinas desenvolvidas neste trabalho. A usina elica foi representada por uma nica turbina equivalente em potncia de 192MW de potncia instalada e 160MW de potncia mxima de operao. As simulaes foram implementadas em ATP, com a rede externa modelada por um equivalente do SIN, construdo por solicitao ao ONS e com equivalentes em Serra da Mesa 500kV, Camaari 500kV, Catu e Sobradinho 500kV. Alm disto as condies operativas do SIN na regio so: - Anel fechado em Sobradinho/Bom Jesus da Lapa 230kV; - Interligao Sudeste/Nordeste 500kV em operao normal; - Fluxo SE/NE: 800,0MW (aproximadamente) C. Resultados dos Estudos Dinmicos So apresentados a seguir os resultados de simulao de curtos-circuitos monofsicos e trifsicos ocorridos no sistema eltrico dedicado usina elica. Tais estudos mostram-se importantes na avaliao do desempenho da usina elica frente a distrbios internos ou externos mesma. Os resultados apresentados mostram o efeito de tais distrbios sobre a tenso do barramento CC entre os dois conversores estticos. Por ser o barramento CC de suma importncia para o sistema de gerao como um todo, pode-se observar que, a intensidade e durao do distrbio ocorrido, pode afetar de forma contundente a operao da usina, levando, em alguns casos, at mesmo desconexo da central elica do SIN. Em todos os distrbios simulados a usina elica estava representada pela tecnologia com geradores DFIG operando em condio nominal de vento e com potncia restrita a 160MW, como definida nos estudos anteriores para esta usina. No caso do curto-circuito trifsico em uma das linhas de transmisso retidas da usina elica, com durao de 150ms e posterior abertura dos terminais da linha faltosa, uma subtenso intensa de cerca de 40% no barramento CC dos conversores um indicativo de estresse severo na usina. Neste caso, ilustrado nas figuras 11 a 17, uma soluo de ride-throughtdeve ser proprocionada para evitar a retirada de toda usina e as conseqncias deste evento sobre o sistema eltrico. Um alternativa que se impe neste caso, a soluo cross bar, que desconecta o rotor do DFIG do conversor esttico e conecta os enrolamentos do rotor a resistncias externas, possibilitando a reduo na contribuio de corrente pelo estator e a minimizao de seu impacto sobre o desempenho operacional da usina. Para o curto-circuito fase-terra, com durao de 1 segundo, e ocorrendo no ponto de acoplamento comum da usina, a queda de tenso no barramento CC pouco significativa, cerca de 2%, principalmente devido a atenuao do afundamento de tenso para os terminais do gerador e do conversor esttico. As figuras 18 e 24 ilustram a tenso no PCC e no barramento CC dos conversores, respectivamente.

utilizado pelos mais diversos setores eltricos nacionais e internacionais.

Figura 11. Tenso de fase no PCC - Curto-circuito trifsico

Figura 15. Rotao do gerador (vermelho) e da turbina (verde) em rad. ele./s - Curto-circuito trifsico

Figura 12. Corrente de estator do gerador - Curto-circuito trifsico

Figura 16. Potncia ativa gerada (verde) e mecnica da turbina (azul) Curto-circuito trifsico

Figura 13. Corrente de rotor do gerador - Curto-circuito trifsico

Figura 17. Potncia reativa de estator (vemelho) e potncia ativa de rotor (azul) - Curto-circuito trifsico

Figura 14. Tenso do barramento CC - Curto-circuito trifsico

VII. CONCLUSES O presente trabalho apresenta os resultados do esforo do projeto de P&D para estudo de conexo de centrais elicas a velocidade varivel ao SIN. Neste perodo, tais esforos culmiram no desenvolvimento de uma ferramenta de simulao para diversas topologias de usinas elicas dentro de um programa (ATP) amplamente difundido e
Figura 18. Tenso de fase do PCC - Curto-circuito monofsico

Os resultados obtidos encontram-se hoje validados por simulaes semelhantes desenvolvidas em um ambiente mundialmente utilizado (MATLAB /Simulink), estando, em fase final de estudo, a validao frente a programas internacionais amplamente utilizados, sobretudo na Euro-

pa, para estudos de conexo de centrais elica, tais com o Digsilent.

[2]

[3]

[4]

[5]

Yamamoto, M.; Motoyoshi, O.; Active and Reactive Power Control for Doubly-Fed Wound Rotor Induction Generator IEEE Trans. Power Electronics, vol. 6, n 4, October 1991, pp. 624-629. M. Liserre, F. Blaabierg, S. Hansen, Design and Control of an LCL-filter based Three-phase Active Rectifiers, Conf. Rec. IAS, Chicago, USA, 2001. Pena, R. S.; Asher, G. M.; Clare J. C.; Cardenas, R.; A Constant Frequency Voltage Variable Speed Stand Alone Wound Rotor Induction Generator., Opportunities and Advances in International Power Generation, Conference Publication No 419, IEE, pp 111114 - (1996). Pena, R.; Clare, J. C.; Asher, G. M.; Doubly-fed induction generator using back to back PWM converters and its application to variable-speed windy-energy generation., IEE-Proc. Electr. Power Appl. 1996, N 3

Figura 19. Tenso do barramento CC - Curto-circuito monofsico

Figura 23. Potncia ativa total e potncia mecnica da turbina - Curtocircuito monofsico Figura 20. Corrente de estator do gerador - Curto-circuito monofsico

Figura 21. Corrente de rotor do gerador - Curto-circuito monofsico

Figura 24. Potncia reativa de estator (vermelho) e potncia ativa de rotor (azul) - Curto-circuito monofsico

Livros:
[6] Heier, S., Grid Integration of Wind Energy Conversion Systems, John Wiley & Sons, 1998. Dissertaes e Teses: [7] Pinheiro, E. L. R. Anlise do Comportamento Dinmico de Usinas Elicas a Velocidade Varivel Utilizando ATPDraw, Dissertao de Mestrado em Engenharia Eltrica - Universidade Federal de Minas Gerais, Junho/2004, Belo Horizonte. [8] Oliveira, R. G. Controle e Integrao a Rede Eltrica de um Sistema Elico com Gerador de Induo Duplamente Excitado, Dissertao de Mestrado em Engenharia Eltrica - Universidade Federal de Minas Gerais, Junho/2004, Belo Horizonte. [9] Akhamatov, V. Analysis of dynamic behaviour of electric power systems with large amount of wind power, PhD Thesis, Technical University of Denmark, 2003. [10] Nunes, M.V., Avaliao do Comportamento de Aerogeradores de Velocidade Fixa e Varivel Integrados em Redes Eltricas Fracas, Tese de Doutorado, PPGEE/UFSC, 2003.

Figura 22. Rotao do gerador e da turbina em rad.ele/s - Curto-circuito monofsico

VIII. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Artigos em Anais de Conferncias (Publicados):


[1] Sorensen, P. et al., "Simulation of Interaction between Wind Farm and Power System", Riso-R-1281(EN), December 2001

Normas:
[11] IEC 61400-21, "Wind turbine generators systems - Part 21: Measurements and assessment of power quality characteristics of grid connected wind turbines", IEC, Dec/2001.

Das könnte Ihnen auch gefallen