Sie sind auf Seite 1von 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA MECNICA DEPARTAMENTO DE ENG.

FABRICAO

ES826 ENGENHARIA SIMULTNEA

PROFESSOR: Antnio Carlos dos Santos Rodrigues ALUNOS: Adriano Fujinaga Cinthia Iwanaga Leonardo Eiki Hirano Luiz Eduardo Abbade Dalprat Nery Maria Fernanda dos Santos Araujo 041670 042630 044620 024457 045151

INTRODUO
Entre todos os instrumentos de escrita, o lpis sem dvida o mais universal, verstil e econmico, produzido aos milhes todos os anos, mesmo na era da Internet.

Figura 01: Lpis mais antigo da Coleo Faber-castell, com mina de grafite e invlucro de madeira.

com o Lpis que as crianas de todo o mundo aprendem a escrever. indispensvel para todos os tipos de anotaes, traados e rascunhos - sobretudo para tudo o que possa ser escrito ou desenhado mo. O Lpis um produto de longa durabilidade, que exige poucos cuidados, no afetado por variaes climticas e escreve at no espao. Que outro instrumento de escrita pode ser to importante, simples e verstil? A lapiseira claro! A lapiseira, tambm conhecida como porta-minas, um utenslio para escrever que consiste em um cilindro de metal ou matria plstica, que possui um mecanismo interno que empurra grafite pela sua extremidade. Muitos modelos possuem uma borracha de apagar em sua extremidade. A lapiseira foi patenteada pela primeira vez na Gr-Bretanha em 1822. No perodo de 1820 a 1873, ela recebeu mais de 160 patentes com variedades e melhorias.

Figura 02: at 1938 os modelos de lapiseira necessitavam ser apontados, pois o grafite no possuia o modelo fino como atualmente (e suas variaes de espessura ou dureza do grafite). Uma das marcas mais bem sucedidas da histria da lapiseira a empresa japonesa Sharp, que possui seu modelo bsico semelhante marca conhecida no Brasil como Pentel.

CONCEPO DO PROJETO
Partimos do princpio de que nossa empresa j produz uma linha de lapiseira (simples) em certo modelo. A proposta tentar adquirir uma parcela adicional do mercado lanando um produto que se assemelhe ao lpis (tanto no conforto, quanto na esttica), no intuito de oferecer ao cliente que utiliza lpis, um modelo de lapiseira com um design diferenciado, alm de atrair quem j utiliza lapiseira com um produto diferente. Nesta mesma proposta, utilizaremos matrias-primas com baixo custo. Desta forma, tanto para o consumidor que ainda utiliza lpis, quanto o consumidor que j utiliza lapiseira, o produto mais atraente, diferenciado e com menor custo.

ANLISE DE MERCADO
Por sua inovao no ramo de papelaria, nosso novo produto ser muito atrativo para o consumidor que gosta de produtos diferenciados. Temos assim, um novo tipo de produto a ser explorado no mercado, diferente de tudo o que o consumidor j obteve anteriormente.

Viabilidade tcnica: - A montagem do novo produto ser bastante semelhante ao nosso produto j

anteriormente produzido; - A matria prima do novo produto ser semelhante matria do produto j comercializado. O diferencial a parte metlica que substituda por uma de plstico, para baratearmos a produo; - Fabricao igual: - O que anteriormente era terceirizado e produzido com metal, agora ser feito de plstico e poder ser terceirizado; - A borracha, que terceirizada, sofrer mudanas de tamanho e de material, uma vez que a borracha do nosso novo produto se assemelha quela do lpis.

Viabilidade econmica: Fazendo uma anlise comparativa entre os dois produtos (lpis X lapiseira),

podemos verificar que o lpis atende mais ao mercado infantil e pessoas que o utilizam para fins artsticos. Crianas possuem maior tendncia derrubar, gastar e perder o objeto em questo. Logo, o lpis atende mais favoravelmente essa questo por ter um custo menor. Pessoas que fazem trabalhos artsticos tambm preferem utilizar lpis, pois este possui uma variedade de dureza no grafite devido a uma mistura com argila, sendo uma caracterstica desejvel para melhor qualidade dos trabalhos. Enquanto isso, a lapiseira pode ser considerada como unanimidade nos ambientes administrativos ou escolares em geral. Isto se deve ao fato de ser mais prtica, retirandose a necessidade do uso de apontadores e tambm devido sua maior durabilidade.

Custos e investimentos: Para o desenvolvimento do nosso novo produto, necessitamos uma nova

fabricao de todos os componentes da lapiseira. Conforme dito acima, nosso novo produto ter o corpo de plstico (ao invs de metal) e a borracha se assemelhar com a de um lpis. O corpo interno (responsvel pelo mecanismo de empurrar o grafite na ponta) ser o mesmo.

Principais Concorrentes: Por se tratar de um tipo de produto novo, nossos concorrentes so as marcas que

produzem lpis e lapiseiras. Essas so algumas delas: - Bic - Faber-Castell - Compactor - Raymond Geddes - Lamy - Papermate - Pentel - Rotring - Staedtler - TOZ-Penkala - Zebra - Pilot - Y.E.S. ANLISE DE RISCO perceptvel o crescente interesse das organizaes por saber qual seu grau de exposio frente s ameaas capazes de comprometer a estabilidade da sua operao. Os concorrentes, hackers, funcionrios insatisfeitos, que somadas ao grande nmero de vulnerabilidades nos sistemas tecnolgicos, materializam o nvel de risco de uma organizao. Arriscar faz parte da estratgia, conhecer e gerenciar os riscos administrar o futuro. Por isso que a anlise de risco torna-se necessria.

Risco de Projeto O risco de projeto baixo, pois haver alterao de apenas um (1) componente do

produto. Os outros componentes continuaro a ser terceirizados. Alm disso, haver uma pequena adaptao nas linhas de montagem por causa do novo tamanho da borracha na ponta (semelhante a de um lpis comum).

Risco de mercado O risco de mercado mdio, considerando a necessidade do cliente. Estamos

apostando na conscincia ecolgica e de custo para competir nesse mercado. Alm disso, quanto a sensibilidade da competio, o risco alto. Estamos entrando em um mercado grande, abrangendo dois setores (da lapiseira e do lpis). Em se tratando da conhecimento do mercado e da regulamentao/legistao, o risco baixo. O mercado de lpis e de lapiseira j bem conhecido e estabelecido.

Risco de investimento O risco de investimento pode ser dividido em capital, RH e desenvolvimento. O

risco do capital considerado mdio, pois parte dele ser utilizado como estoque da produo. O risco de RH baixo, pois o nmero de funcionrios permanecer praticamente constante. E o risco de desenvolvimento baixo, pois haver pouca mudana de tecnologia.

Risco de tecnologia

O risco de tecnologia considerado baixo, pois a empresa j desenvolvia este tipo de produto. Portanto, o conhecimento do material, do processo de produo, entre outros, j de conhecimento da empresa.

Risco de recursos

A disponibilidade de mo de obra treinada farta, pois o conhecimento necessrio anlogo ao do produto j sendo fabricado, assim o mesmo funcionrio que realizava a montagem do produto anterior, far a montagem do novo produto. A necessidade/disponibilidade de suporte tcnico bsico possui risco baixo, quase nulo (No haver suporte tcnico). ANLISE DE ATRATIVIDADE Inicialmente levantamos as possveis vantagens que atraem o consumidor para um produto ou para outro (lpis X lapiseira), para assim conciliar o melhor de cada um.

Lapiseira Vantagem ambiental Maior Durabilidade Mais espao para diferentes Designs Maior Ergonomia Quebra de grafite no mata o produto Tecnologia Agregada Menor custo a longo prazo

Lpis Maior variedade de Rigidez Maior variedade de Grossura Menor custo unitrio

Investimento necessrio menor Sem necessidade de comprar/possuir constantemente o refil (grafite) Mais leve Hbito/Apego - Crianas aprendem a escrever com lpis

PROPOSTA DE NEGCIO

Aps levantados estes pontos chegamos a um produto que possui um pouco da vantagem de cada um dos produtos. Assim a lapiseira ter um design que imita um lpis e ser sem componentes metlicos (a fim de diminuir o peso e tornar similar ao lpis; espera-se baratear tambm com isso). Abaixo segue imagem ilustrativa do produto que fabricvamos e o novo produto desenvolvido:

Figura 03: Produto j fabricado.

Figura 04: Novo produto desenvolvido.

Das könnte Ihnen auch gefallen