Sie sind auf Seite 1von 3

Apesar do prompt de comando ser muitas vezes marginalizado e relegado a segundo plano, o Windows XP e o Vista oferecem um arsenal razovel

de comandos de configurao da rede, que podem ajud-lo a ganhar tempo em muitas situaes. Por exemplo, ao configurar a rede via DHCP, voc pode checar rapidamente qual endereo IP est sendo usado por cada micro usando o comando "ipconfig" dentro do prompt do MS-DOS:

Para ver tambm o endereo MAC da placa de rede (necessrio, por exemplo, para liberar o acesso rede wireless na configurao do ponto de acesso, ao configurar restrio de acesso com base no endereo MAC das placas) e outras informaes, adicione o parmetro /all, como em:

C:> ipconfig /all


Outro comando que pode ser usado para ver rapidamente o endereo MAC da placa de rede o "getmac". Ao configurar o sistema para obter a configurao da rede via DHCP, voc pode usar o comando

ipconfig para liberar o endereo obtido via DHCP (desconfigurando a rede) ou para renov-lo, o que
pode ser til em caso de problemas ou em situaes onde voc acabou de mudar a configurao do servidor DHCP e precisa agora fazer com que os clientes renovem os endereos para obterem a nova configurao. Outro exemplo so casos em que o micro falha em renovar o emprstimo do endereo obtido via DHCP (o que relativamente comum ao acessar via cabo, por exemplo) fazendo com que seja desconectado da rede. Para liberar o endereo obtido via DHCP, use:

C:> ipconfig /release


Para renovar o endereo, use:

C:> ipconfig /renew


Caso voc possua mais de uma interface de rede instalada, voc deve especificar a interface (com o mesmo nome que ela aparece no "Painel de Controle > Conexes de rede") no comando, entre aspas, como em:

C:> ipconfig /release "Conexo local" C:> ipconfig /renew "Conexo local"

Se o comando falhar, muito provavelmente o seu servidor DHCP est fora do ar, ou existe algum problema no cabeamento da rede que esteja impedindo a comunicao, como um conector mal crimpado ou uma porta queimada noswitch. Para ver outras mquinas que fazem parte do mesmo grupo de trabalho da rede Windows, incluindo mquinas Linux compartilhando arquivos atravs do Samba voc pode usar o comando "net vantagem de ser mais rpido:

view". Ele

mostra uma lista das mquinas, similar ao que voc teria ao abrir o ambiente de redes, mas tem a

C:> net view


Para visualizar quais pastas seu micro est compartilhando com a rede de forma rpida (para confirmar se um novo compartilhamento foi ativado, por exemplo), voc pode usar o comando "net para ver quais mquinas esto acessando os compartilhamentos nesse exato momento,

share" e, usar o "net

use".
C:> net share C:> net use
O Windows cria dois compartilhamentos administrativos por padro, o C$ (que compartilha todo o contedo do drive C:) e o IPC$, usado para trocar informaes de autenticao e facilitar a transmisso de dados entre os micros. Estes compartilhamentos podem ser usados para acessar os arquivos da mquina remotamente, mas apenas caso voc tenha a senha de administrador.

possvel tambm usar o comando "net

use"

para mapear compartilhamentos de rede de outras

mquinas via linha de comando. Nesse caso, voc deve especificar a letra que ser atribuda ao compartilhamento, seguida pelo "\servidorcompartilhamento", como em:

C:> net use G: \servidorarquivos


Ele vai solicitar o login e senha de acesso, caso exigido e a partir da voc pode acessar os arquivos atravs do drive G:. O resultado o mesmo de mapear o compartilhamento clicando sobre o "Meu Computador", apenas feito de forma diferente. Para desconectar o compartilhamento, use o parmetro "/delete", como em:

C:> net use G: /delete


Ao contrrio do que temos no Linux, o prompt do Windows no case sensitive, de forma que tanto faz digitar "net use G: /delete", quanto "NET USE G: /DELETE" ou "NeT uSe G: /deleTE". Voc pode tambm fazer toda a configurao da rede via linha de comando usando o "netsh". Na prtica, no existe nenhuma grande vantagem sobre configurar pelo Painel de controle, mas no deixa de ser um truque interessante. Para configurar a rede, especificando manualmente os endereos, voc usaria:

C:> netsh int ip set address name="Conexo Local" source=static 192.168.0.22 255.255.255.0 192.168.0.1 1
... onde o "Conexo Local" o nome da conexo de rede (da forma como aparece no painel de Conexes de rede do Painel de controle), seguido pelo endereo IP, mscara e gateway da rede. No se esquea do nmero "1" no final, que um parmetro para a configurao do gateway. Para configurar o DNS, voc usaria:

C:> netsh int ip set dns "Conexo Local" static 200.204.0.10


Para configurar os endereos e DNS via DHCP, voc pode usar os comandos:

C:> netsh int ip set address name="Conexo Local" source=dhcp C:> netsh int ip set dns "Conexo Local" dhcp

Das könnte Ihnen auch gefallen