Sie sind auf Seite 1von 25

Quantidade de enter para posicionar o cabealho , apague em seguida

<>

<> <> <>

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PS-GRADUAO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE


<> <> <> <> <>
TTULO DO TRABALHO

<> <> <>


Por: Fulano de Tal e de Tal Alguma Coisa

<> <> <>


Orientador Prof. Dr. Fernando Arduini Prof. Ms. Marco A. Larosa

Rio de Janeiro (ou cidade de origem) 2002 (ano da finalizao)

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PS-GRADUAO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE


<> <> <> <> <>

TTULO DO TRABALHO
<> <> <> <> <> Apresentao Candido de monografia Universidade para Mendes como requisito parcial

obteno do grau de especialista em .... Por: . Maria Clara B. P.

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

AGRADECIMENTOS

....aos amigos e parentes, clientes, fornecedores, ao estgio, etc ......

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

DEDICATRIA

.....dedica-se

ao

pai,

me,

amigo,

cnjuge, familiar, filho,.......

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

RESUMO
Em uma lauda o educando deve resumir o trabalho de forma clara, objetiva e sucinta. Aportar a situao problema e sua solu o. Recomenda-se produzir o resumo ao trmino da monografia, isso facilita o processo de compreenso do trabalho. O resumo tem por objetivo, situar o leitor sobre o contexto que o mesmo vai encontrar no corpo do trabalho monogrfico. Em uma pesquisa, proc ura-se ler o resumo e o sumrio para averiguar se o contedo satisfatrio para uma futura leitura, no momento da coleta de dados e aprofundamento ao tema. Para o processo de orientao, fundamental para que o mesmo possa saber o que o educando pretende apresentar no trabalho, sua coerncia com o curso e temtica..... O resumo a descrio do problema e da soluo encontrada.

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

METODOLOGIA

Os mtodos que levam ao problema proposto , como leitura de livros, jornais, revistas, questionrios... . e a resposta, aps coleta de dados, pesquisa bibliogrfica, pesquisa de campo , observao do objeto de estudo, as entrevistas, os questionrios, etc. Contar passo a passo o processo de produo da monografia. importante incluir os crditos s institui es que cederam o material ou que foram o objeto de observao e estudo.

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

SUMRIO

INTRODUO CAPTULO I - A Histria CAPTULO II - O Mercado CAPTULO III A Proposta CONCLUSO BIBLIOGRAFIA CONSULTADA BIBLIOGRAFIA CITADA (opcional) ANEXOS NDICE FOLHA DE AVALIAO

08 11 20 39 47 52 55 58 59 63

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

10

INTRODUO
Segundo Lpez (1986), uma das perguntas mais bvias e nem por isso mais fcil de responder, a que se refere aos motivo s que levaram o homem a trabalhar. A resposta de que o faz para satisfazer suas necessidades no resolve a questo, pois encerra outra pergunta: Quais so estas necessidades? Todo mundo concorda que os homens trabalham para satisfazer suas necessidades. O desacordo comea a aparecer no momento em que se procura concretizar quais so estas necessidades. claro que os filsofos trataram ampla e inteligentemente desse tema ao longo dos sculos, mas com freqncia suas elaboraes serviram unicamente de base para formular teorias, sem buscar com elas um direcionamento da ao prtica. Entretanto, ao denunciar situaes reais em que certas necessidades ficavam Nesse setor essencialmente prtico que o insatisfeitas, essas teorias se tornaram um elemento influente para provocar mudanas na realidade. ambiente econmico das empresas, tende -se a dar como certo que j sabemos o suficiente sobre as necessidades humanas, atravs daquilo que o senso comum nos diz a propsito do tema. Na opinio de Lpez, como as emp resas dedicam-se produo de bens e servios que satisfazem necessidades humanas, parece claro que, se uma pessoa emprega seu esforo numa empresa, o faz para conseguir uma parte destes bens e servios, ou o seu equivalente em valor econmico. Se a empresa funciona bem, ser capaz de gerar suficiente valor econmico para satisfazer os que contribuem com seu trabalho para ger -lo.

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

11

CAPTULO I TTULO DO CAPTULO O CONCEITO


...Deus maior que todos os obstculos.

Podemos dar inmeras definies para m otivao. Uma delas, de Berelson & Steiner (1964), a seguinte: Motivao um estado interno que d energia, torna ativo ou move o organismo, dirigindo ou canalizando o comportamento em direo a objetivos (p.89). Outra, mais diretamente relacionada com a motivao no trabalho, conforme Heckhausen, diz que: Motivao o empenho de aumentar ou manter to alto quanto possvel a capacidade de um indivduo, a fim de que este possa alcanar excelncia na execuo das atividades das quais dependam o su cesso ou o fracasso da organizao a que pertence (HECKHAUSEN, 1967, p.32).

1.1 - Origens da motivao humana


De acordo com Lopes (1980), os primeiros fatores bsicos da motivao humana so o hedonismo e o idealismo. O primeiro explica que o homem no ama a dor e o desconforto, mas o prazer e o conforto. Eis a a razo dos conselhos acerca de como tornar agradveis as condies e o ambiente de trabalho, a fim de que aquele fator seja satisfeito, resultando no aumento da motivao.

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

12

1.1. 1 Primeira Fase.

CONCLUSO
A motivao um problema complexo, dinmico, mutvel e fluido. Ela varia no tempo e no espao, de acordo com a situao e o indivduo. Varia no mesmo indivduo em pocas e situaes diferentes. Seus fatores ou razes, ou seja, os motivos humanos, exibem foras diversas, tanto em pessoas e situaes diferentes, quanto na mesma pessoa em situao e poca distintas. O que bom hoje, poder ter efeito oposto amanh, dependendo da personalidade do indivduo (sua inteligncia, carter, valores , atitudes, expectativas e percepes) e da situao (com seus inmeros aspectos e influncias ambientais, pessoais, financeiros, polticos, econmicos, religiosos, sociais, psicolgicos, culturais, educacionais, cientficos, tcnicos, tecnolgicos, gerenc iais e administrativos). A motivao constitui o fator principal e decisivo no xito da ao de todo e qualquer indivduo ou empreendimento coletivo. S com o acaso e a sorte que se aproxima relativamente a esse xito, mas com muito menos fora. No se compreende um administrador insensvel ao problema da motivao. Com este trabalho, visamos identificar e explicar as mais importantes teorias e abordagens disponveis, com as respectivas crticas, ligaes e inter-relacionamentos. Com tudo isso, tentamos propiciar uma viso geral e abrangente dos aspectos positivos, negativos, conjunturais e diferenciais destas teorias e abordagens, bem como a importncia da motivao para o trabalho. O inter-relacionamento entre administrao e motivao foi descrito como uma maneira de mostrar a melhor forma de coordenar o pessoal, buscando inputs que resultem em motivao e que venham trazer bons

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

13

resultados para as organizaes. O relacionamento existente entre liderana e motivao com a finalidade de mostrar como tran sformar uma organizao.

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

14

ANEXOS ndice de anexos


O autor utiliza esse espao para trazer contedos de apoio, objetivando aprofundar a prtica da pesquisa e suas diferentes formas de produo. Assim, o educando recebe uma bibliografia de apoio na confec o de questionrios, entrevistas, mensurao dos resultados entre outros. Anexo 1 >> Contedo de revistas especializadas; Anexo 2 >> Entrevistas; Anexo 3 >> Reportagens; Anexo 4 >> Internet; Anexo 5 >> Questionrios.

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

15

ANEXO 1
PRODUZINDO O MATERIAL Revista ISTO N 1710 Capa

Do outro lado da vida


Morte do mdium Chico Xavier no dia da conquista do penta leva 100 mil pessoas ao velrio e comove a maior comunidade esprita do mundo Camilo Vannuchi Uberaba (MG)

Manh de segunda-feira em Yokohama, noite de domingo em Uberaba, no tringulo mineiro. Enquanto a delegao brasileira voltava da farra e preparava as malas para deixar o Japo, Chico Xavier iniciava tambm sua ltima viagem. Vivo, o mdium mais famoso do Brasil anunciou seu desejo de morrer em um dia em que o Pas estivesse em festa. No dia 30 de junho, como se quisesse aproveitar a oportunidade, Chico Xavier quis saber o resultado da Copa e manteve-se sereno o resto do dia. Percorreu cada ambiente de sua casa, visitou todas as salas da Casa da Prece o centro onde promovia sesses de psicografia, a escrita de mensagens ditadas por espritos , e se recolheu logo aps o jantar. Em menos de dez minutos, uma parada cardaca selou sua trajetria neste planeta. Como dizem os espritas, Chico Xavier desencarnou, aos 92 anos, para permanecer em esprito entre os compatriotas. Enquanto a Seleo Brasileira percorria as ruas de Braslia ao lado de Ivete Sangalo, 100 mil pessoas compareciam ao velrio de Chico Xavier, na tera-feira 2. Algumas personalidades foram se despedir do mdium. Entre elas, o ator Norton Nascimento, o presidente da Cmara dos Deputados Acio Neves e o casal Caio Blat e Ana Ariel, os ltimos a encontr-lo vivo. Fomos Casa da Prece no sbado e estvamos chegando em So Paulo quando recebemos a notcia de que ele havia morrido. Voltamos na hora, conta o ator. Caio Blat abraou o espiritismo por influncia da esposa, a cantora Ana Ariel. Filha da esprita Eliana dos Santos, que dirige um centro em Campinas, ela visitava Chico Xavier h uma dcada. Fica um sentimento de saudade muito grande. Mas tambm de f. Acredito que ele esteja feliz neste momento, diz Ana. Os espritas no guardam luto. Por isso o velrio feito com msica e roupas coloridas, resume.

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

16

ANEXO 2
ENTREVISTA

Revista Advertising Propaganda e Publicidade JUN/2002 p.5 Carlos Murilo Moreno casado e tem trs filhos. formado em publicidade e propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais. Comeou sua carreira trabalhando na rea de publicidade do Sistema Globo de Rdio, em Belo Horizonte. Eu era contato, saa na rua para vender reclame, lembra. Saiu para trabalhar na TV Alterosa, uma afiliada do SBT, que pertence ao grupo Dirios Associados. Da TV foi para a Shell, onde ficou quase 10 anos. A Shell tinha um cargo que era um cara local, que fazia tudo quanto era ao para poder aumentar o fluxo de gente no posto. Depois foi para o Rio de Janeiro, onde fez de tudo: publicidade de dirios industriais, marca, revista, lanamento de produto. No final de 1995, foi para a Fiat, empresa na qual ocupa o cargo de gerente de publicidade. AD Qual o segredo que vocs usaram para desbancar as outras gigantes e chegar liderana do mercado? CMM O segredo est em entender o que o consumidor quer. A principal arma da Fiat foi no virar de costas para o consumidor. Foi sempre perguntar para ele do que que ele est gostando e do que que ele no est gostando. E tentar entregar o produto que ele quer da melhor forma, no melhor custo, com o melhor preo. AD E a partir de que momento vocs comearam a fazer isso? CMM No existe um momento especfico. O momento em que a Fiat comeou a aparecer no cenrio brasileiro foi em 1990, quando chegou o motor de mil cilindradas. O governo mudou a legislao de IPI, o imposto caiu de 34% para 10%. E a as pessoas comearam a comprar o carro 1.0, porque ficou mais acessvel. Naquele momento s a Fiat ousou lanar o motor 1.0. E as pessoas que s tinham dinheiro para comprar carro usado passaram a ter pela primeira vez a possibilidade de ter um carro zero. AD uma coisa que meio que morreu hoje, porque os carros populares no so mais to populares. CMM Mas os populares continuam tendo a mesma caracterstica, que a acessibilidade. A diferena que o imposto chegou, em 1993, a 0,1%, ou seja, no existia imposto de IPI. E hoje o preo do carro em dlar mais barato do que em 1993, a diferena que tem mais imposto. Ento a empresa, a indstria automobilstica ganha menos do que naquele perodo. E hoje as pessoas esto com menos dinheiro do que no comeo do Plano Real. Ento por isso as pessoas falam: Ah, o carro est menos acessvel. AD Quais so os pontos marcantes da trajetria da Fiat no Brasil? CMM A Fiat chegou em 1976, lanando o 147. Acho que a gente poderia marcar cinco ou seis principais momentos da Fiat. 1976, com o lanamento do 147 e a chegada da marca no Brasil. O Uno chega em 1983, mas o grande momento dele no lanamento do Mille. Temos tambm o lanamento do Tempra, que foi a primeira entrada da Fiat no chamado segmento alto, em 1991 para 1992. A gente tem tambm o Tipo, que foi o primeiro carro importado a preo popular. Naquela poca um Tipo custava R$ 15 mil.

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

17

ANEXO 3 Reportagens
Jornal O Globo Caderno Pas - Rio, 6 de Julho de 2002

Vestibulandas gachas so presas por fraude eletrnica

PORTO ALEGRE - Trs estudantes foram presas neste sbado acusadas de tentar fraudar o vestibular para o curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no Rio Grande do Sul. As candidatas escondiam nas roupas um aparelho eletrnico que recebia as respostas da prova. As candidatas pagariam R$ 17 mil pelo servio, que a polcia suspeita seja obra de uma quadrilha especializada neste tipo de fraude. As estudantes foram indiciadas por estelionato e podem pegar de um a quatro anos de priso. A Ulbra cancelou as provas das trs.

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

18

ANEXO 4 INTERNET

www.observatoriodaimprensa.com.br
HISTRIA & RIO+10

Futebol, ambiente e auto-estima


Ulisses Capozzoli (*)

Destaques ao noticirio esportivo e s turbulncias poltico-econmicas dos ltimos dias tiraram das primeiras pginas o espao que caberia ao comit internacional que visitou o Brasil na semana passada para debater a Rio+10, reunio marcada para ocorrer na frica do Sul, entre agosto e setembro prximos. Representantes dos pases industrializados e o presidente da frica do Sul, Thabo Mbeki, comprometerem-se a encaminhar uma pauta de sugestes colhidas no Brasil capazes de revitalizar o Fundo Ambiental Global, mecanismo de financiamento de decises adotadas durante a Eco-92, no Rio, e que, na maior parte dos casos, no foram alm das palavras. compreensvel que a imprensa tenha dedicado maior espao possibilidade de o Brasil conquistar o "penta", ruidosamente comemorado a partir do encerramento do jogo com a Alemanha, que a temas mais hermticos e de solues mais difceis. Mal posicionado no ranking internacional quanto aos riscos potenciais que ofereceria a investidores/especuladores internacionais, o Brasil tem refletido, no cotidiano de sua populao, um indisfarvel sentimento de inferioridade por uma pretensa incapacidade de acertar o passo. Da a importncia da conquista do pentacampeonato de futebol. As jogadas de genialidade que encantaram at mesmo os adversrios do Brasil so um blsamo nossa auto-estima em baixa. Mas a criatividade no uma habilidade isolada. Se podemos reverter as situaes mais adversas entre as quatro linhas do gramado, no h razo para pensar que sejamos incapazes de encontrar solues para dificuldades em outras reas. At porque, ao menos no Brasil, o futebol integra profundamente a cultura, constelao de valores que d identidade ao mundo.Em outros pases a magia do futebol no encanta tanto quanto aqui. No Brasil, o reino mgico do futebol o nico que leva cortadores de cana, colhedores de laranja, mecnicos e borracheiros, especialmente negros, da vida dura e sem perspectiva de futuro, ao estrelato planetrio, com direito a uma corte de bajuladores e ganhos de fazer inveja a um sulto. No ambiente de comemoraes da conquista, certamente vale a pena retomar as questes envolvendo a Rio+10, e isso por vrias razes. Uma delas que o Brasil pode fazer uma srie de negociaes em escala global capazes de melhorar a sorte de sua populao. A oferta de gua potvel, um dos itens da Agenda 21, o conjunto de medidas que deveriam ser implementadas a partir do encontro do Rio, uma questo estratgica, estreitamente ligada sade pblica.

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

19

ANEXO 5 QUESTIONRIOS
Os questionrios devem ser includos originalmente, ou seja, os questionrios (todos) preenchidos de punho pelos entrevistados devem ser inseridos. No importa a quantidade, o que importa a veracidade dos fatos.

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

20

ANEXO 6 GRFICOS - EX
Os resultados dos questionrios so transformados em grficos. Normalmente, estes so muito grandes para povoar o corpo do texto da monografia. Ento, voc deve fazer a referncia no texto e remeter o leitor at esse espao. No esquea de legendar cada grfico. Alguns alunos pesquisam em empresas e seus balancetes, caso sejam utilizados, tambm devem ser inseridos nesse espao.

-R

Economia Administrao ontbeis

Figura X Total de Inscritos no Estado do Rio de Janeiro

Fonte: INEP

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre


ireito



   #" !                

21

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelho ideolgico do Estado . Lisboa: Presena, s/d. ALVES, O Jos. Noes de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: tica, 1971. ARMAS, Ramn; TORRES-CUEVAS, Eduardo; BALLESTER, Ana Cairo. Historia de La Universidad de La Habana. Havana, Editorial de Cincias Sociales, 1984. ARAJO, Elizabeth de Melo Bonfin. Reforma Universitria: suas causas e conseqncias In. TUBINO, Manoel Jos Gomes. Universidade Ontem e Hoje . So Paulo: IBRASA, 1984. BELLONI, Isaura. Funes da Universidade: notas para reflexo . In

BRANDO, Zaia, WARDE, Miriam, IANNI, Otvio. Universidade e Educao. Campinas: Papirus, 1992. BEVILAQUA, Clovis. Direito das Sucesses . Rio de Janeiro: Ed. Rio, 1978. BOAVENTURA, Edivaldo M. Universidade e Multidisciplinaridade . Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1986. CARDOSO, Fernando Henrique. Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina. 7 edio.Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1994. CARVALHO, Andr. Ecologia. 7 ed., Belo Horizonte, MG: L, 1987.

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

22

Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Serie Legislao Brasileira, Editora Saraiva, 1988. Congresso Nacional. Lei 5548. Braslia-DF, 1966. Congresso Nacional. 1996 Cdigo Eleitoral. 3 ed., So Paulo: Javoli, 1989 CUNHA, L. A. A Universidade Brasileira nos anos Oitenta: sintomas de regresso institucional . INEP/MEC, 1989. DALLARI, Dalmo. Ser Cidado. So Paulo: Lua Nova, 1984. Modernidade est vinculada mo fim do analfabetismo. Jornal Folha Dirigida. Rio de Janeiro: 15 out 1997, 20 p. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia . So Paulo: Autores Associados, 1987. ________________. Do Senso Comum Conscincia Filosfica . 11 ed., Lei n 9.394 de 1996, Lei Darcy Ribeiro . Braslia-DF:

So Paulo: Autores Associados, 1992,319 p. Revista do Provo. Ministrio da Educao e Cultura. Braslia - DF: MEC, 1996. WOLFF, Robert Poul. O Ideal da Universidade . traduo de Sonia Rodrigues, Maria Ceclia P. B. Lima. So Paulo-SP: U. Estadual Paulista, 1993. Desafios do Provo.

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

23

BIBLIOGRAFIA CITADA
1 - Ciudad de la Habana-Cuba: Centro de estudos para el Perfeccionamiento de la Educacin Superior. U. de la Habana, 1992. 2 - DEMO, Pedro. Educar Pela Pesquisa . Campinas: Autores Associados, 1996. 3 - ARMAS, Ramn; TORRES-CUEVAS, Eduardo; BALLESTER, Ana Cairo. Historia de La Universidad de La Habana. Havana, Editorial de Cincias Sociales, 1984. 4 - Ciranda do Meio Ambiente. Concepo e coordenao. Rio de Janeiro: Memria Futura, 1991. 5 - ARMAS, Ramn; TORRES-CUEVAS, Eduardo; BALLESTER, Ana Cairo. Historia de La Universidad de La Habana. Havana, Editorial de Ciencias Sociales, 1984. 6 - BEVILAQUA, Clovis. Direito das Sucesses . RJ: Ed. Rio, 1978. 7 - Comisso do Senado Federal. Educao, o desafio do ano 2000 . Anais de Seminrio, Braslia-DF: 1991, 270 p. 8 - LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educao . So Paulo: Cortez, 1991. 9 - MACHIAVELLI, Nicol Di Bernardo. El Princepi. Traducin de GRASSI, Roberto. 17 edio. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994. 10 - ERBOLATO, Mrio L. Tcnicas em Codificao Jornalstica . 5 ed., So Paulo: editora tica, 1991, 256 p. 11 www.vezdomestre.com.br. Pedagogia Inclusiva. 1 -4, 2004

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

24

12

CARVALHO,

Vilson

Srgio.

Pedagogia

Inclusiva.

www.vezdomestre.com.br , 1-4, 2004

NDICE
FOLHA DE ROSTO AGRADECIMENTO DEDICATRIA RESUMO METODOLOGIA SUMRIO INTRODUO CAPTULO I (TTULO) 1.1 - A Busca do Saber 1.2 O prazer de pesquisar 1.2.1 - Fator psicolgico 1.2.2 - Estmulo e Resposta CONCLUSO ANEXOS BIBLIOGRAFIA CONSULTADA BIBLIOGRAFIA CITADA NDICE 17 48 49 52 54 55 11 12 15 15 2 3 4 5 6 7 8

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

25

FOLHA DE AVALIAO
Nome da Instituio:

Ttulo da Monografia:

Autor:

Data da entrega:

Avaliado por:

Conceito:

Exemplo de configurao de monografia A Vez do Mestre

Das könnte Ihnen auch gefallen