Sie sind auf Seite 1von 14

A guerra das narrativas: debates e iluses em torno do ensino de Histria*

Universidade Laval, Quebec

Christian Laville

RESUMO
Em quase todas as partes do mundo, os programas escolares exigem que o ensino da histria desenvolva nos alunos a autonomia intelectual e o pensamento crtico. H muito tempo no se v mais a misso de incutir nas conscincias uma narrativa nica glorificando a nao ou a comunidade. No entanto, quando o ensino da histria questionado nos debates pblicos, sempre com referncia a esse tipo de narrativa: embora no fazendo mais parte dos programas, esse continua sendo o nico objeto dos debates. Este artigo d inmeros exemplos atuais de tais debates, antes de concluir que so provavelmente vos e que as pessoas se iludem sobre os efeitos reais da histria ensinada. Alguns exemplos tambm so dados a esse respeito. Palavras-chave: Ensino de Histria; Poltica; Narrativa.

ABSTRACT
Almost everywhere in the world, official school curricula require that the teaching of history develop students capacity for intellectual autonomy and critical thinking. They dont bear anymore the mission to instil in students consciousness a single narrative glorifying the nation or the community. Still, whenever the teaching of history is called into question in public debates, it is always in reference to this sort of narrative: school curricula do not include it, yet it is the sole point of these debates. The article gives several examples of such debates throughout the world. It then concludes that these are most probably pointless debates as it seems we overestimate the actual effects of history education. Examples of this are also given. Keywords: History Education; Politics; Narrative.

125

Revista Brasileira de Histria. So Paulo, v. 19, n 38, p. 125-138. 1999

Para liquidar os povos, comea-se por lhes tirar a memria. Destroem-se seus livros, sua cultura, sua histria. E uma outra pessoa lhes escreve outros livros, lhes d outra cultura e lhes inventa uma outra Histria. Milan Kundera. O Livro do Riso e do Esquecimento, 1978.

126

Houve um tempo em que o ensino da histria nas escolas no era mais do que uma forma de educao cvica. Seu principal objetivo era confirmar a nao no estado em que se encontrava no momento, legitimar sua ordem social e poltica e ao mesmo tempo seus dirigentes e inculcar nos membros da nao vistos, ento, mais como sditos do que como cidados participantes o orgulho de a ela pertencerem, respeito por ela e dedicao para servi-la. O aparelho didtico desse ensino era simples: uma narrao de fatos seletos, momentos fortes, etapas decisivas, grandes personagens, acontecimentos simblicos e, de vez em quando, alguns mitos gratificantes. Cada pea dessa narrativa tinha sua importncia e era cuidadosamente selecionada. Essa maneira de ensinar a histria foi se tornando menos necessria medida que as naes foram percebendo que estavam bem assentadas e cessaram de temer por sua prpria existncia. Nos pases ocidentais, o fim da Segunda Guerra Mundial foi o marco de uma etapa importante. O resultado da guerra foi percebido como a vitria da democracia, uma democracia cujo princpio no se discutia mais a partir de ento, mas que precisava agora funcionar bem, ou seja, com a participao dos cidados, como manda o princpio democrtico. A idia de cidado participante comeou a substituir a de cidado-sdito . O ensino da histria no deixou de ganhar com isso. Ao contrrio, viu a funo de educao para a cidadania democrtica substituir sua funo anterior de instruo nacional. Grosso modo, dali em diante era preciso tornar os jovens capazes de participar democraticamente da sociedade e desenvolver neles as capacidades intelectuais e afetivas necessrias para tal. Os contedos fatuais passavam a ser menos determinados de

antemo, menos exclusivos, abrindo-se variedade e ao relativo. Contudo, o mais importante que, como o desenvolvimento das capacidades se d com a prtica, a pedagogia da histria passava de uma pedagogia centrada no ensino para uma pedagogia centrada nas aprendizagens dos alunos. Todos os pases ocidentais parecem ter percorrido esse caminho, e tambm o que ocorre com muitos outros pases espalhados pelos cinco continentes. Para constatar, basta examinar os programas propostos e o discurso com o qual apresentado atualmente o ensino da histria. No entanto, em muitos desses pases, quando o ensino da histria criticado ou acusado, quando provoca debates, como muitas vezes acontece, no porque as pessoas se inquietam com o alcance dos objetivos de formao que lhe so oficialmente atribudos, mas em razo dos contedos fatuais, por se julgar que certos elementos estariam ausentes e que outros estariam sendo ensinados em lugar de coisa melhor, como se o ensino da histria continuasse sendo o veculo de uma narrao exclusiva que precisa ser assimilada custe o que custar. V-se a o estranho paradoxo de um ensino destinado a uma determinada funo, mas acusado de no cumprir outra que no lhe mais atribuda. H numerosos casos assim neste fim de sculo e alguns deles sero evocados aqui. Em seguida, e para concluir, consideraremos um outro paradoxo decorrente do primeiro: o de se acreditar que pela manipulao dos contedos possvel dirigir as conscincias ou as memrias, quando a experincia do presente sculo mostra que est longe de ser to certo assim quanto tantos parecem acreditar, o que provavelmente no passa de uma grande iluso.

127

EXEMPLOS ILUSTRATIVOS (1): PARA MANTER A ORDEM ESTABELECIDA


A maioria das vezes, o que est em jogo nos debates a respeito dos contedos do ensino da histria a manuteno de uma determinada tradio. O caso dos National Standards for History nos Estados Unidos um bom exemplo disso. Nos Estados Unidos, como se sabe, a educao da responsabilidade dos Estados e no da administrao federal. H algum tempo, no entanto, o governo federal americano vinha se mos-

128

trando inquieto com relao ao ensino da histria, por duas razes, entre outras. Primeiro, porque se julgava que os homens de negcios americanos perdiam muito por conhecerem insuficientemente as culturas estrangeiras; em seguida, porque se acreditava que a histria facilitaria a integrao das minorias culturais. J na administrao do presidente Reagan, um relatrio sobre a educao intitulado A Nation at Risk fizera referncia educao histrica; na de Bill Clinton, os governadores dos Estados aprovaram um projeto de reforma da educao, o projeto America 20001, que insistia para que a histria se tornasse matria bsica para todos. No mesmo momento, outros se preocupavam com a eroso dos conhecimentos culturais dos jovens americanos, ou com o espao crescente ocupado pelo ensino de social studies ao lado das disciplinas tradicionais de histria e geografia2 . Foi nesse contexto que um grupo de historiadores e de pedagogos, juntamente com vrias centenas de consultores e de especialistas de todas as partes, elaborou um projeto de normas nacionais para o ensino da histria, os national standards para o ensino de histria dos Estados Unidos e de histria geral3. Em tais circunstncias, o que devia ser apenas um conjunto de sugestes apresentadas aos Estados logo se transformou numa querela nacional. A direita se enfureceu. Embora sugerindo certos contedos, pois no se pode ensinar histria sem contedos, o que os standards propunham, essencialmente, eram objetivos de formao, mas somente os contedos so atacados. O que se diz que, com essa abertura histria mundial, as tais normas estariam insuflando um relativismo cultural e colocando em perigo a civilizao ocidental branca e crist e, conseqentemente, a civilizao americana; ao se abrir histria social, aos imigrantes, s mulheres, aos negros, ao tratar do Klu Klux Klan e do McCartysmo, as normas estariam querendo obscurecer heris como Washington, Thomas Edison ou Paul Revere e deixando apenas um pequeno espao para a Constituio4. Mesmo que o governo federal no tenha nada a ver com a educao, Newt Gingrich, lder republicano na Cmara, conseguiu levar a questo ao Senado e fez com que os senadores se pronunciassem sobre os standards: 99 deles votaram contra, um se absteve (porque no achava a condenao bastante consistente).

Pouco tempo antes, um debate semelhante ocorrera na Inglaterra a respeito do ensino da histria. Na Inglaterra, no havia um programa nacional para essa disciplina. As escolas e os professores gozavam de uma grande liberdade na definio e na prtica do ensino. Eles haviam, contudo, elaborado um programa, o Schools Council History Project, que terminara sendo adotado por aproximadamente um tero dos professores e exercia uma grande influncia sobre o ensino de histria em geral. Era um programa moderno, que seguia a tendncia dos programas atuais descritos na introduo, mas ensinado com essa grande liberdade desfrutada pelos professores britnicos e, portanto, com muita variedade nos contedos. O governo conservador da poca, e a prpria Margaret Thatcher, preocuparam-se com isso. Podia acontecer, e efetivamente acontecia, que se ensinasse pouco a respeito da Inglaterra e de seu passado glorioso, por exemplo, nos enclaves de comunidades culturais onde se procurava tornar a histria facilmente acessvel aos alunos, com assuntos prximos da realidade deles, em detrimento, segundo os conservadores, da aquisio de uma memria comum bem britnica. Foi iniciada, ento, a preparao de exames nacionais, seguida de um programa nacional de histria, o National Curriculum for History5, com os contedos desejados pelos conservadores, claro. Aqui, mais uma vez, o debate em torno dos contedos, tanto na mdia quanto na opinio pblica, foi intenso e durou vrios anos6. Mas o debate tambm foi intenso entre os professores, muitos dos quais resistiram e acabaram conseguindo um acordo que passou a vigorar desde o incio do ano letivo de 1995, acordo esse que preserva em parte os objetivos de formao que eles queriam conservar, embora com abundantes contedos prdeterminados. Muitos outros exemplos ilustrativos poderiam ser citados. Lembremo-nos de um outro debate vigoroso que agitou a Frana na dcada de 1970 e no incio da dcada de 1980, quando da implantao de uma reforma dos programas de histria, a qual, pela primeira vez, rompia com a tradio dos programas iniciada na Terceira Repblica. Centrados no aluno, orientados para o desenvolvimento das capacidades e privilegiando uma pedago-

129

gia de aprendizagem pela descoberta, e no uma pedagogia da recepo, os novos programas pareciam negligenciar alguns personagens nacionais da cronologia tradicional. Houve indignao em todas as famlias polticas, ao ponto de se ver surgir aquela estranha coligao formada pelo gaullista Michel Debr, pelo socialista Jean-Pierre Chevenement e pelo historiador popular Alain Decaux, coligao essa que foi batizada pelos jornalistas de Santa Aliana da Histria Nacional. Dois presidentes, sucessivamente, vieram juntar-se ao cortejo de indignados: Valry Giscard-dEstaing e, depois, Franois Mitterrand, que declarou estar escandalizado e angustiado com as carncias do ensino da histria7 . A reforma no resistiu durante muito tempo e, a partir de meados da dcada de 1980, voltava-se ao que havia de mais convencional. interessante notar quanto interesse, quanta vigilncia e quantas intervenes o ensino de histria suscita nos mais altos nveis. A histria certamente a nica disciplina escolar que recebe intervenes diretas dos altos dirigentes e a considerao ativa dos parlamentos. Isso mostra quo importante ela para o poder. 130

EXEMPLOS ILUSTRATIVOS (2): QUANDO OS ESTADOS SE RECONSTITUEM


Entre as decises tomadas pelos vencedores ao fim da Segunda Guerra Mundial, houve a de proibir o ensino da histria ministrado nos pases vencidos, a fim de neutralizar seus contedos fatuais antes de substitui-los por outros. Foi uma das primeiras decises, seno a primeira, do Alto Comando aliado em Berlim; a mesma coisa se deu na Itlia e no Japo. Cinqenta anos mais tarde, apesar do avano efetuado pelo ensino de histria, ainda assim que o tratam quando se passa de um regime a outro. Os ex-pases do leste europeu oferecem inmeros exemplos disso. Na maioria deles, mal a transio comeou, o ensino de histria j era submetido reviso: reviso dos programas e dos manuais, e sobretudo dos manuais, mais do que da pedagogia, pois tudo isso principalmente uma questo de narrativa. Grosso modo, essa reviso consiste em reescrever, apagando aquilo que se quer esquecer do antigo regime e introduzindo ou reintroduzindo as famosas pginas brancas o que parece necessrio

para a construo ou consolidao da memria coletiva que se quer agora. s vezes, o realinhamento brutal. Foi assim na ex-Alemanha Oriental8. De um dia para o outro, ou quase, os manuais foram retirados e os professores de histria foram suspensos: porque estudaram e ensinaram a histria errada, e no se via como poderiam, agora, ensinar a certa. claro que isso provocou reaes. Os sindicatos se envolveram, os meios de comunicao, entre os quais os estrangeiros, abordaram o assunto. Decidiu-se, ento, que os professores seriam, eventualmente, recontratados, mas somente depois de passarem por um exame, baseado essencialmente no pensamento liberal. Exames do mesmo tipo foram empregados noutros lugares. s vezes, havia at questes sobre a Bblia. Ainda na Alemanha Oriental, como os manuais no podiam ser refeitos de um dia para o outro, comearam a ser importados manuais da Alemanha Ocidental. Assim, na Saxnia, um dos lnder mais avanados econmica e culturalmente, o ano letivo de 1991 foi iniciado com manuais de histria da Baviera, onde a corrente conservadora muito importante. Mesmo no sendo sempre to brutal, a mudana geralmente brusca. Na Rssia, por exemplo, mal a glasnost havia comeado e j se julgava que os instrumentos usados no ensino da histria deviam ser substitudos. E como eles no podiam ser substitudos instantaneamente, foram suspensos os exames oficiais e, em muitas escolas, o prprio ensino de histria. Na Ucrnia, desde o incio da liberalizao, houve trs fases de transio: do totalitarismo democracia, da economia dirigida ao livre mercado, de repblica dependente a Estado independente. Conforme a sociloga Irina Bekeshkina, cada uma dessas fases foi acompanhada por uma nova interpretao histrica, cada uma delas amparada por um novo discurso poltico. Assim, segundo ela, o capitalismo, que era definido como um sistema de explorao moribundo, tornou-se um futuro brilhante; a nao, antigamente destinada a desaparecer no processo de reunio da comunidade sovitica, tornou-se a base fundamental da vida humana e da histria9 ... Na pressa, cada comunidade quer seu manual, sua narrativa histrica prpria. Quando no possvel prepar-lo com bastan-

131

132

te rapidez, usam-se velhos livros, totalmente ultrapassados do ponto de vista historiogrfico. Assim, para os quatro milhes de lituanos, foi novamente publicada, com uma tiragem de 155.000 exemplares, uma histria da Litunia que data da dcada de 193010. Aconteceu a mesma coisa na Repblica Tcheca, onde, aps os acontecimentos de 1989, os editores colocaram de novo no mercado os manuais de histria do Estado tcheco e tchecoslovaco publicados entre 1918 e 1938 ou entre 1945 e 194811. Em outros lugares, acontece de simplesmente traduzirem os manuais de histria estrangeiros, como na Rssia, onde existe atualmente o projeto de traduo de um manual americano de histria geral que, a meu ver, os jovens russos vo achar bem estranho! Cada comunidade quer ver a sua prpria histria contada. Na Rssia, mais uma vez, um colega me disse estar ligado ao projeto de elaborao do manual de uma pequena comunidade do Norte, composta de 50.000 habitantes, aproximadamente, que patrocina, com a ajuda de um imposto especial, a redao de sua histria singular. Na Bsnia, cada comunidade tambm deseja tanto ter o seu prprio ensino de histria que so redigidos manuais diferentes, com narrativas e heris diferentes s vezes adversrios para os jovens srvios, croatas ou muulmanos. At pensaram em adotar programas de histria diferentes numa mesma escola. Nessas histrias, encontram-se freqentemente os antigos defeitos das historiografias nacionalistas escolares que pensvamos j terem desaparecido: legitimao, justificao, glorificao, mitificao, mobilizao das conscincias, s vezes com a inteira submisso do ensino da histria causa de um nacionalismo exaltado. Assim, na Estnia, os prprios autores da reforma do ensino de histria explicam: Toda a reforma do ensino da histria devia ser, antes de tudo, uma luta para resgatar e reforar a identidade nacional. Toda a histria estoniana foi reorganizada, no novo programa reformulado, seguindo uma linha nacionalista. A trama histrica foi sobreposta ao projeto nacional12. Tambm foi assim na Eslovnia, onde Vesna Gidiva e Valentina Hlebec constatam que: mais do que evidente que ensinar histria antes de tudo um trabalho ideolgico e poltico e no uma questo de normas profissionais13.

Se os ex-pases do leste europeu oferecem bons exemplos da maneira como a histria tratada quando um Estado reconstitudo, no s nesses pases, evidentemente, que ocorrem tais situaes. Pensemos na frica do Sul, por exemplo, onde foi s aps um debate muito longo e rduo a narrativa de uma histria negra? branca? com que densidade relativa de branco e de negro? que o Ministrio da Educao acabou elaborando seu projeto para a redao de novos manuais e conseguiu fazer com que o Parlamento o aprovasse (mas o debate corre o risco de continuar, pois os novos manuais s so esperados para o ano 2000). Pensemos igualmente na China, onde, trs meses antes da reanexao de Hong Kong, o ministro dos Assuntos Exteriores j estava anunciando, diante da Assemblia Nacional Popular, que os manuais seriam revistos, pois, explicava ele, o contedo de certos livros escolares atualmente usados em Hong Kong no est conforme Histria e realidade. Eles no so compatveis com as mudanas que vo ocorrer em 1997 e so contrrios ao esprito do princpio um pas, dois sistemas, bem como Constituio14. Como se dizia em Moscou, o passado imprevisvel! verdade que a China ainda no tem a obrigao de implantar um ensino da histria que prepare para a participao democrtica.

133

EXEMPLOS ILUSTRATIVOS (3): PARA LUTAR CONTRA O ESTADO


s vezes, so grupos dissidentes que atacam as narrativas histricas impostas ao ensino pelo Estado. No Japo, por exemplo, h vrias dcadas historiadores e professores, apoiados por diversos grupos, entre os quais uma associao para a verdade na histria composta de milhares de membros, combatem a censura que o Ministrio da Educao exerce sobre o contedo dos manuais. uma censura muito rigorosa. Tudo o que, aos olhos do ministrio, poderia diminuir a imagem positiva do Japo na histria proibido. Para contar os fatos, preciso utilizar um vocabulrio padronizado. Assim, para falar da invaso da China pelo Japo na dcada de 1930, deve-se falar de progresso militar; para falar da pilhagem de Nankin em 1937, quando 150.000 civis foram massacrados, conta-se que o exrcito japons ocupou a cidade num ambiente de agitao excessiva e de clera; preciso escre-

134

ver incidente ao invs de revolta, suicdio coletivo de civis ao invs de massacre, mulheres de conforto ao invs de prostitutas De manifestao em manifestao, de processo em processo alguns dos quais chegaram at corte suprema , bem como sob as presses estrangeiras, a situao parece estar se amenizando um pouco. De fato, no mais necessrio falar da anexao da Coria em 1910 como sendo uma fuso pacfica, e o Primeiro Ministro aceitou reconhecer, h algum tempo, a questo das esposas de consolao15. Nesse ensino da histria, porm, so sempre e unicamente os termos da narrativa que esto em causa. No Mxico, em 1992, uma coalizo de liberais e de progressistas que ataca os manuais de histria para o primrio que o governo de Carlos Salinas queria impor. No contexto das negociaes do mercado comum norte-americano, os novos manuais elogiavam as polticas econmicas presentes e passadas do Mxico e sua abertura ao capitalismo internacional, ao mesmo tempo que minimizavam os episdios contestatrios ou revolucionrios de sua histria. O debate foi enrgico e os manuais foram revistos16. A narrativa histrica pode tambm ser vista como uma tomada de poder por grupos sem poder. Vejamos um exemplo disso no Brasil, onde, em vrios Estados, principalmente em Minas Gerais e So Paulo, os professores de histria haviam lutado, durante a ditadura, para conseguir um programa cujo contedo fosse definido de acordo com seu ponto de vista de militantes. No caso de Minas Gerais, eles queriam opor aos programas oficiais, de cunho nacionalista e positivista, um contedo de histria marxista clssico que apresentasse as etapas sucessivas de formao econmica e integrasse o nacional ao universal. Tratava-se, sobretudo, de trocar uma narrativa por outra narrativa. Esse programa foi conseguido com a redemocratizao, mas, agora, como o combate, em grande parte, esgotou-se, parece que os professores fazem menos questo de afirmarem seu poder17.

EXEMPLOS ILUSTRATIVOS (4): DEFINIR UMA IDENTIDADE SUPRANACIONAL


Todos os exemplos anteriores de fixao em relao narrativa histrica e sua manipulao ocorriam no mbito da nao. Mas pode ocorrer que se queira oferecer uma narrativa situada alm desse con-

texto e que at reduza o seu alcance. o caso do projeto de ISESCO de propor aos alunos dos pases muulmanos um programa islmico de ensino da histria. Trata-se de ensinar, aos alunos dos diferentes pases, que, apesar de suas identidades nacionais, eles pertencem antes de tudo grande comunidade dos muulmanos. Os seguintes trechos dos objetivos do projeto do testemunho disso: enraizar o aluno em sua identidade individual e nacional, fixando-o na comunidade muulmana e destacando o fato de que sua identidade o liga intimamente, por meio de laos indelveis, religiosos, histricos e culturais, comunidade islmica; desenvolver no aluno o senso da responsabilidade e o sentimento de orgulho em relao comunidade islmica, com base na fora desta e na convico da necessidade de instaurar a unidade muulmana em todos os setores; o que procuramos destacar, atravs dos assuntos escolhidos para esse programa, que os povos muulmanos formaram, ao longo da histria, uma nica comunidade ligada por laos de cooperao e de complementaridade18. Enfim, o programa consiste numa longussima lista das matriasaseremensinadas,matriasquerepresentamasbalizasdetalhadas de uma outra narrativa feita sob medida para dar uma roupagem nica identidade almejada. Atualmente, entre os indgenas das Amricas, tambm est surgindo uma vontade similar de ter uma narrativa histrica que se situe deliberadamente acima dos Estados. Assim, a ltima parte do programa nacional de histria do Quebec e do Canad adotado pelos ndios Cris trata, ironicamente, do advento da ptria cri19.

135

***
Essas so algumas ilustraes daquilo que anunciamos na introduo como um primeiro paradoxo: enquanto na maioria dos pases se diz que o objetivo do ensino da histria desenvolver nos alunos as capacidades de que o cidado precisa para participar da sociedade de maneira autnoma e refletida, o ensino da histria, ainda , muitas vezes, reduzido a uma narrativa fechada, destinada a moldar as conscincias e a ditar as obrigaes e os comportamentos para com a nao. Observou-se que, quando, em nosso mundo, h um debate pblico em torno do ensino da histria, essa narrativa que est quase sempre em jogo.

136

Essa observao nos leva a constatar um segundo paradoxo: o de acreditar em semelhante ensino da histria, quando muitos fatos parecem mostrar que pensar que ainda possvel regular as conscincias e os comportamentos por meio do ensino da histria no passaria de uma v iluso. A experincia, de fato, mostra outra coisa. Aqui vo alguns exemplos disso. Para comear, vejamos o que ocorre em Quebec. Durante mais de meio sculo, os nicos objetivos do ensino da histria eram ensinar aos canadenses de lngua francesa a necessidade de sobreviver enquanto povo e de proteger a lngua e a f, alm da adeso ao grande todo canadense, que era a garantia para tal sobrevivncia. Assim, lia-se entre os objetivos principais dos programas: O estudo da histria de nosso pas contribuir para formar melhor o bom cidado do Canad de amanh20; fazer desse ensino uma verdadeira lio de educao nacional que desenvolva em todos os nossos alunos o orgulho legtimo de dizer que so cidados do Canad e a ambio de se tornar um perfeito cidado e de contribuir para o progresso e para a grandeza do povo canadense21. Muitas pessoas da minha gerao poderiam dar testemunho de que os programas eram seguidos risca. No entanto, na primeira oportunidade, na virada dos anos 1950, os quebequenses fizeram, em alguns meses, exatamente o oposto do que lhes vinha sendo ensinado, dia aps dia, h mais de meio sculo. E logo a metade deles comeou a dizer que queria se separar daquele Canad que haviam querido obrig-los a amar. Outro exemplo na ex-Unio Sovitica. Durante vrias dcadas, haviam ensinado ali, por meio da histria, que o capitalismo era o inferno e que o socialismo abriria as portas do paraso. O que fizeram os membros das diversas repblicas assim que tiveram a oportunidade? Escolheram o inferno! Outro exemplo, desta feita na Alemanha. Uma pesquisa recente mostra que os jovens da Alemanha Ocidental e da Alemanha Oriental, oriundos de sociedades que conheceram ensinos de histria bem diferentes, no apresentam, no entanto, diferenas significativas em suas representaes, conceitos e atitudes22. Outro exemplo, tirado tambm da pesquisa que acaba de ser mencionada: na Cisjordnia e na banda de Gaza, onde o exrcito

israelita controla o ensino da histria e censura os manuais, os jovens palestinos desenvolveram uma conscincia histrica sem relao com os contedos do ensino da histria23. Tudo isso para dizer que possvel que todos esses esforos para controlar os contedos do ensino da histria, bem como os debates que isso provoca, estejam alicerados numa iluso. Neste fim de sculo, possvel que a narrativa histrica no tenha mais tanto poder, que a famlia, o meio ao qual se pertence, circunstncias marcantes no ambiente em que se vive, mas sobretudo os meios de comunicao, tenham muito mais influncia. O que deveria nos levar a no perder de vista a funo social geralmente declarada hoje a respeito do ensino da histria: formar indivduos autnomos e crticos e lev-los a desenvolver as capacidades intelectuais e afetivas adequadas, fazendo com que trabalhem com contedos histricos abertos e variados, e no com contedos fechados e determinados como ainda so com freqncia as narrativas que provocam disputas. Seno, essas guerras de narrativas desencadeadas em todo o mundo vo acabar gerando somente perdedores, tanto no que diz respeito identidade nacional quanto em relao vida democrtica.

137

NOTAS
* Traduo do texto: Francisco Pereira de Lima.
1

USDE, America 2000: An Education Strategy. Washington, GPO, 1991 (que se tornou lei em 1994 com o ttulo de Goals Educate America Act). Ver por exemplo: HIRSCH, E. D. Cultural Literacy. What every American needs to know. Nova Iorque, Vintage, 1988; RAVITCH, Diane et FINN, C. E. What do our 17-year-olds know? New York, Harper and Row, 1987; CHENEY, Lynn. American Memory: a Report on the Humanities in the Nations Public Schools. Washington, NEH, 1987. National Standards for History for Grade K-4. Expanding Childrens World in Time and Space; National Standards for United States History. Exploring the American Experience. Grade 5-12 et National Standards for World History. Exploring Paths to the Present. Grades 5-12. Los Angeles, National Center for History in the Schools, 1994. Para obter mais detalhes sobre essa polmica, ver NASH, Gary B., CRABTREE, Charlotte e DUNN, Ross E. History on Trial: Culture Wars and the Teaching of the Past. New York, Alfred A. Knopf, 1997. Um resumo desses acontecimentos pode ser encontrado em WINKLER, Allan. Who chopped down the cherry tree?. Times Higher Education Supplement, 10 de maro de 1995, p.19. Department of Education. History in the National Curriculum, Londres, HMSO.

Em La bataille des programmes. Le dbat sur lenseignement de lhistoire et la recherche en Allemagne de lOuest, en Grande-Bretagne et en Sude. In Revue dAllemagne, vol. 25, n 02, 1993, pp. 203-211, Carl-Axel Gemzell compara esse debate com outros semelhantes ocorridos na Alemanha e na Sua, os quais no sero abordados aqui. Entre outras obras sobre a polmica, leia-se Des enfants sans histoire. Enqute de Jean-Franois Fayard. Paris, Perrin, 1984. A respeito do ensino de histria durante a transio na ex-Alemanha Oriental, ver AHONEN, Sirkka. Clio sans Uniform. A Study of the Post-Marxist Transformation of the History Curricula in East Germany and Estonia, 19861991. Helsinque, Suomalainen Tiedeakatemia, 1992.

In ANGVIK, Magne e BORRIES, Bodo von (eds). Youth and History. A Comparative European Survey on Historical Consciousness and Political Attitudes among Adolescents. Hamburgo, Edition Krber-Stiftung, 1997, vol. A: Description, p. A 275 (a traduo nossa). Trata-se do livro Lietuvos istorija de A. Sapoka, 1 ed. 1936. Ver Idem, p. A 265. Segundo CORNEJ, Petr. Politique, histoire et histoire scolaire. In Revue internationale dducation. n 13, maro de 1997, p. 90.

10 11

12

ISPUU, Silvia. New Tendencies in History Education in Estonia with Retrospect into the Past. Gteborg, Gteborgs Universitet, 1993, p. 10 (a traduo nossa). Ver tambm AHONEN, op. cit. ANGVIK, Dans et BORRIES, von. op. cit., p. A 288 (a traduo nossa). Hong-Kong: un pays, deux systmes, quelle histoire?. In Le Devoir. 11 de maro de 1997. Ver HORIO, Teruhisa. ducation et conscience politique. In Revue internationale dducation, op. cit., p.107; ver tambm CONAN, ric. Le Japon ne veut pas dhistoire. In LExpress. 27 de julho de 1995, pp. 53-56.

13

14

138

15

16 17

A esse respeito, ver NASH, CRABTREE e DUN. op. cit., p. 133.

Ver, a esse respeito, SIMAN, Lana Mara de Castro. Changement paradigmatique et enjeux sociopolitiques en enseignement de lhistoire: le cas du programme dhistoire du Minas Gerais (Brsil) et les ractions paradoxales des enseignants. Tese de Doutorado, Universit Laval, 1997. ISESCO. Projet de programme denseignement de lhistoire islamique et de la gographie. s. l., 1998, p.14, 29.

18

19

Commission scolaire crie. Histoire du Qubec et du Canada. Programme adapt, junho de 1994. Programme dtudes des coles secondaires, 1961. Quebec, p. 200. Programme dtudes des coles lmentaires, 1959. Quebec, p. 482. Ver ANGVIK e BORRIES, von. op. cit., p. A 218. Ver tambm KLOSE, Dagmar. Bouleversement de la conscience de lhistoire. In Revue internationale dducation. op. cit., p. 72.

20 21

22

23

Idem, p. A 322.

Artigo recebido em abr./99, aprovado em ago./99

Das könnte Ihnen auch gefallen