Sie sind auf Seite 1von 26

Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria III

Disciplina: Gerenciamento de Crise

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria III Disciplina: Gerenciamento de Crise PRINCPIOS GERAIS DO GERENCIAMENTO DE CRISES - DOUTRINA 1. Ocorrncia de Alta Complexidade todo fato de origem humana ou natural, que, alterando a ordem pblica, supere a capacidade de resposta dos esforos ordinrios de polcia, exigindo interveno de foras policiais atravs da estruturao de aes e operaes especializadas, ou tpicas de bombeiros militares, com objetivo de proteger e socorrer o cidado. 2. Crise Tambm conhecida como evento crtico. Existem dezenas de definies para crise, porm, em nossa atividade podemos defini-la como: a. Manifestao violenta e repentina de ruptura do equilbrio, da normalidade (em qualquer atividade humana, inclusive e, principalmente, na Segurana Pblica); b. Tenso, conflito; c. Situao grave em que os acontecimentos da vida social, rompendo padres tradicionais, perturbam a organizao de alguns ou de todos os grupos integrados na sociedade. d. Momento perigoso ou difcil de uma evoluo ou de um processo; perodo de desordem acompanhado de busca penosa de uma soluo (Dicionrio Aurlio) e. Conjuntura perigosa, situao anormal e grave. Momento grave, decisivo (Dicionrio Michaelis) A Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos Estados Unidos da Amrica define crise como: Um evento ou situao crucial que exige uma resposta especial da Polcia, a fim de assegurar uma soluo aceitvel. So modalidades de crises policiais: - Extorso mediante sequestro; - Sequestro de pessoas; - Rebelio em presdios; - Ameaa ou localizao de artefatos explosivos; - Atos terroristas; - Captura de fugitivos; - Conflitos agrrios; - Suicdios; - Graves vazamentos, incndios, etc. - Outras ocorrncias de vulto.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

3. Gerenciamento de Crises O FBI define o gerenciamento de crises como: o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessrios antecipao, preveno e resoluo de uma crise. Pode ser descrito, tambm, como um processo racional de resolver problemas baseados em probabilidades. Essas ocorrncias, por suas caractersticas, geram e criam no contexto da segurana pblica, situaes crticas, nas quais se manifestam em um fato de natureza policial, os mais diversificados problemas de ordem social, econmica, poltica, psicolgica e ideolgica. 4. Caractersticas da Crise As crises possuem trs caractersticas bsicas: a. Imprevisibilidade a crise no seletiva e inesperada, isto , qualquer pessoa ou instituio pode ser atingida a qualquer instante, em qualquer local, a qualquer hora. Sabemos que ela vai acontecer, mas no podemos prever quando. Portanto, devemos estar preparados para enfrentar qualquer crise. Ela pode ocorrer assim que voc acabar de ler este pargrafo. b. Compresso do tempo Embora as crises possam perdurar por dias, os processos decisrios que envolvem deliberaes para adoo de posturas na ambincia operacional devem ser efetivadas em um curto espao de tempo. As ocorrncias de alta complexidade impem s autoridades policiais responsveis por seu gerenciamento urgncia, agilidade e rapidez nas decises. c. Ameaa vida sempre se configura como elemento de um evento crtico, mesmo quando a vida em risco a do prprio causador da crise. A experincia no tratamento dessas questes permite destacar ainda outros trs fatores que podem caracterizar uma situao de crise: Alto grau de presso psicolgica; Conflitos de competncia; Alto poder desestabilizador do clima de segurana subjetivo.

A conjugao da imprevisibilidade, compresso de tempo e ameaa vida fazem com que as ocorrncias de alta complexidade se desenvolvam em um clima conturbado e de alto grau de presso psicolgica. Isso gera ansiedade e stress que, fora de determinados padres, reduzem a capacidade de desempenho em nvel mental e fsico dos profissionais de polcia ostensiva que tenham de atuar no teatro de operaes.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

No contexto das crises, como um fator complicador a mais, os conflitos de competncia, invariavelmente, emergem em meio confuso de autoridades, polticos, organizaes policiais, imprensa e outros segmentos da comunidade que se apresentam para participar dos esforos de restaurao da ordem pblica. Outra caracterstica marcante das situaes aqui estudadas seu alto poder desestabilizador do clima de segurana subjetiva da comunidade. As ocorrncias de alta complexidade so, em sua grande maioria, amplamente noticiadas e ganham repercusso at internacional, em muitas ocasies. A crise, retratada em todas as suas facetas, passa a se constituir no ncleo dos noticirios. Por essas razes, as instituies policiais necessitam de algumas posturas, entre quais destacamos: a. Postura organizacional no rotineira: A necessidade de uma postura organizacional no rotineira , de todas as caractersticas essenciais, aquela que talvez cause maiores transtornos ao processo de gerenciamento de crises. Contudo, a nica cujos efeitos podem ser minimizados, graas a um preparo e a um treinamento prvio da organizao para o enfrentamento de eventos crticos. b. Planejamento analtico especial e capacidade de implementao: Sobre a necessidade de um planejamento analtico especial, importante salientar que a anlise e o planejamento durante o desenrolar de uma crise so consideravelmente prejudicados por fatores como insuficincia de informaes sobre o evento crtico, a interveno da mdia, o tumulto de massa geralmente causado por situaes dessa natureza e a dificuldade de suprimento de materiais e equipamentos prprios dificultam sobremaneira a soluo da crise. De qualquer forma, deve-se optar pelas solues simples e possveis de serem levadas a termo em detrimento das solues cinematogrficas, impossveis de ser executadas. c. Consideraes legais especiais: Finalmente, com relao s consideraes legais especiais exigidas pelos eventos crticos, cabe ressaltar que, alm de reflexes sobre temas como estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento de dever legal, responsabilidade civil, etc., algumas vezes, embora amparada por essas excludentes de ilicitude, a ao pode no ter uma aceitabilidade pela opinio pblica. Numa situao, por exemplo, onde o pai que ameaa matar o filho com uma faca, embora exista o amparo legal para atuar, a sociedade certamente ir questionar: ser que o pai teria mesmo coragem de matar o prprio filho? Era mesmo necessrio matar o pai na frente do filho? 5. Posturas gerenciais bsicas Grande parte dos erros cometidos e distores que so observadas durante a estruturao de aes de resposta, por ocasio do gerenciamento de uma crise, decorrem da inexistncia ou do desrespeito a conceitos essenciais a esse tipo especfico de trabalho policial.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

Isso compromete a compreenso do fato delituoso, inibe a adoo de posturas na ambincia operacional e induz a operacionalizar estratgias equivocadas. preciso estabelecer os objetivos que direcionaro a atuao de uma fora policial nas situaes de crise.

Todos os esforos para a preservao da ordem devem ser desenvolvidos com os seguintes objetivos gerais:

1) Preservao de vidas, sem distines: a) Dos policiais; b) Dos refns; c) Do pblico em geral; d) Dos criminosos.

2) Aplicao da lei, incondicional: a) Priso dos infratores protagonistas da crise; b) Proteo do patrimnio pblico/privado; c) Garantir o estado de direito.

Esses objetivos esto sendo apresentados de acordo com seu grau de importncia e prioridade. Isso significa dizer que preservar vidas e aplicar a lei devem ser considerados pontos balizadores do processo de gerenciamento das ocorrncias de alta complexidade.

6. Critrios para tomada de deciso Na busca da consecuo dos objetivos apresentados, o policial envolvido numa ocorrncia de alta complexidade est, durante todo o desenrolar do evento, tomando decises pertinentes aos campos de gerenciamento aqui abordados. Nessas ocasies existe um constante processo decisrio. H o dilema do tipo fao ou no fao?. Decises, desde as mais simples s mais complexas, vo sendo tomadas a todo o momento.
Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

Elas envolvem matrias dspares, como o fornecimento de gua ou alimentao para os refns e para os delinquentes, atendimento mdico de urgncia a uma vtima no interior do ponto
crtico, o corte de linha telefnica e fornecimento de eletricidade, ou at mesmo o emprego de fora.

Assim, com o intuito de balizar o processo decisrio na ambincia operacional, bem como para sua anlise crtica, a doutrina do FBI preconiza trs critrios para a tomada de decises:

CRITRIOS PARA TOMADA DE DECISES

NECESSIDADE VALIDADE DO RISCO

ACEITABILIDADE

Legal/moral/tica

O critrio de NECESSIDADE indica que toda e qualquer ao somente deve ser implementada quando for indispensvel. Se no houver necessidade de se tomar determinada deciso, no se justifica sua adoo. O que se pretende fazer realmente necessrio?

O critrio da VALIDADE DO RISCO estabelece que toda e qualquer ao tem que levar em conta se os riscos dela advindos so compensados pelos resultados. A pergunta que deve ser feita : vale a pena correr esse risco?

Esse critrio muito difcil de ser avaliado, pois envolve fatores de ordem subjetiva (j que o que arriscado para um no o para outro) e de ordem objetiva (o que foi proveitoso em uma crise poder no s-lo em outra).

O terceiro critrio, ACEITABILIDADE, implica que toda deciso deve ter respaldo legal, moral e tico.
Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

A aceitabilidade legal significa que toda deciso deve ser tomada com base nos princpios ditados pelas leis. Uma crise, por mais sria que seja, no d organizao policial a prerrogativa de violar leis.

A aceitabilidade moral implica que toda deciso para ser tomada deve levar em considerao aspectos de moralidade e bons costumes.

A aceitabilidade tica est consubstanciada no princpio de que o responsvel pelo gerenciamento da crise, ao tomar uma deciso, deve faz-lo lembrando que o resultado de sua ao no pode exigir de seus comandados a prtica de aes que causem constrangimentos interna corporis. Nesse sentido, clssico o exemplo do policial que se oferece como voluntrio para ser trocado por algum refm. Essa troca, se autorizada, acarreta questionamento tico, pois pode provocar transtornos ao gerenciamento da crise.

Outras Escolas de Gerenciamento de Crises no Mundo Anglo-saxnica: EUA, Inglaterra, America do sul. Preservar vidas e aplicar a lei: Preservar pois as vidas ainda esto vivas . Russa Salvar vidas: todos esto mortos, vamos tentar salvar algum Israelense O refm efeito colateral. O tomador que no poder sair vivo. 7- CLASSIFICAO 7.1. Classificao aos graus de risco de uma crise Avaliar o grau de risco, em uma ocorrncia de crises, deve ser uma das primeiras aes do policial, uma vez que a doutrina do FBI estabelece uma escala de risco ou ameaa, para a classificao da crise.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

Essa classificao possui quatro graus, como no quadro abaixo:


CLASSIFICAO 1 GRAU 2 GRAU 3 GRAU TIPOS EXEMPLOS (FBI)
Assalto a banco promovido por uma ou duas ALTO RISCO pessoas armadas de pistola ou revlver, sem refns. Um assalto a banco por dois elementos armados ALTSSIMO mantendo trs ou quatro pessoas como refns. RISCO Terroristas armados de metralhadoras ou outras AMEAA armas automticas, mantendo oitenta refns a bordo EXTRAORDINRIA de uma aeronave. Um indivduo de posse de um recipiente, afirmando AMEAA que seu contedo radioativo e de alto poder destrutivo ou letal, ameaando a populao de uma EXTICA cidade.

4 GRAU

7. 2. Nveis de resposta aos graus de risco de uma crise Os nveis de resposta esto relacionados diretamente ao grau de risco de uma crise, ou seja, o nvel de resposta sobe na mesma proporo em que cresce o risco da crise. interessante conhecer o dimensionamento dos recursos a ser utilizados, conforme visualizados no quadro abaixo:

NVEL 1 2 3

RESPOSTA POLICIAL As guarnies normais de rea podero atender ocorrncia. LOCAIS As guarnies normais com apoio de ESPECIALIZADOS guarnies especiais da unidade de rea. TODOS DO NVEL DOIS + As guarnies especiais de rea no COMANDO GERAL conseguiram solucionar, pede-se apoio da equipe especial da maior autoridade. TODOS DO NVEL TRS + A equipe especial empregada com auxlio RECURSOS EXGENOS de equipe de profissionais de reas especficas.

RECURSOS LOCAIS

Uma correta avaliao do grau de risco ou ameaa representado por uma crise concorre favoravelmente para a soluo do evento, possibilitando, desde o incio, o oferecimento de um nvel de resposta adequado situao, evitando-se perdas desnecessrias.

O grau de risco de uma crise pode ser mudado em seu transcorrer, pois a primeira autoridade policial que chega ao local faz uma avaliao precoce da situao, com base em informaes precrias e de difcil confirmao. Informaes importantes,
Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

como o nmero de refns, nmero de bandidos e nmero de armas, que, s vezes, s vm a ser confirmados com o andamento da crise.

8- TIPOLOGIA DOS TOMADORES DE REFNS Na tentativa de auxiliar os gestores policiais nessa difcil tarefa de coleta de dados acerca dos tomadores de refns, os estudiosos da disciplina Gerenciamento de Crises tm procurado desenvolver uma tipologia dos causadores de eventos crticos. O Capito Frank Bolz Junior, do Departamento de Polcia de Nova Iorque, EUA, em sua obra Como ser um refm e sobreviver, classifica-os em trs tipos fundamentais.

O primeiro deles o criminoso comum (tambm conhecido como contumaz, ou criminalmente motivado). o indivduo que se mantm atravs de repetidos furtos e roubos e de uma vida dedicada ao crime. Essa espcie de criminoso, geralmente, provoca uma crise por acidente, devido a um confronto inesperado com a Polcia, na flagrncia de alguma atividade ilcita. Com a chegada da Polcia, o indivduo agarra a primeira pessoa a seu alcance como refm, e passa a utiliz-la como garantia para a fuga, neutralizando, assim, a ao dos policiais. O grande perigo desse tipo de causador de evento crtico certamente est nos momentos iniciais da crise. Em mdia, os primeiros quarenta minutos so os mais perigosos. Esse tipo de causador de crise representa a maioria dos casos ocorridos no Brasil. Nesse mesmo contexto, encontra-se o criminoso profissional o qual, diferente do anterior, faz um planejamento bem apurado sobre o crime a ser praticado.

O segundo tipo o emocionalmente perturbado. Geralmente um indivduo que no conseguiu lidar com seus problemas de trabalho ou de famlia, ou que esteja completamente divorciado da realidade. Algumas doutrinas chamam esse tipo de incidente domstico, j que normalmente envolve as relaes familiares. Estatisticamente, nos Estados Unidos, esse o tipo de indivduo que causa a maioria dos eventos crticos. Brigas domsticas, problemas referentes custdia de menores, empregados revoltados ou alguma mgoa com relao a uma autoridade podem ser o estopim para a prtica de atos que redundem em crises.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

No h no Brasil dados estatsticos confiveis que possam indicar, com exatido, o percentual representado por esse tipo de causadores de eventos crticos no universo de crises registradas no pas, verificando-se nos noticirios que algumas dessas situaes se vinculam prtica de crimes chamados passionais. Nessa mesma classe, encontramos os doentes mentais como psicticos, neurticos e psicopatas. Psictico: Perda total do sentimento da realidade. Constri um mundo imaginrio (Esquizofrnico, Manaco/Depressivo , Toximanaco) Neurtico: Conservao da conscincia com distrbios Compulses) psquico (Fobias, Obsesses,

Psicopata: Perversos, cruis, sem nenhum sentimento de vida (Fantico, Necrfilos, Explosivos) O terceiro e ltimo tipo o terrorista por motivao poltica. Apesar de no ostentar uma liderana estatstica, essa espcie de causadores de eventos crticos , de longe, a que causa maior estardalhao. Basta uma olhada nos jornais para se verificar as repercusses causadas por esse tipo de evento, ao redor do mundo. que, pela prpria essncia desses eventos, geralmente cuidadosamente planejados por grupos com motivao poltica ou ideolgica, a repercusso e a divulgao constituem, na maioria das vezes, o principal objetivo da crise, que se revela como uma oportunidade valiosa para crticas a autoridades constitudas e para revelao dos propsitos ou programas do grupo.

Um subtipo dessa categoria de causadores de eventos crticos o terrorista por motivao religiosa. muito difcil lidar com esse tipo de elemento, porque no pode haver nenhuma racionalizao atravs do dilogo, o que praticamente inviabiliza as negociaes. Ele no aceita barganhar suas convices e crenas. Quase sempre, o campo de manobra da negociao fica reduzido a tentar convencer o elemento de que, ao invs de morrer pela causa, naquele evento crtico, seria muito mais proveitoso sair vivo para continuar a luta. Para esse tipo de causador de crise, pode parecer, em dado momento, ser mais conveniente sair da crise carregado nos braos de seus seguidores como um heri.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

Seja qual for o tipo do causador do evento crtico, deve-se evitar, no curso da negociao, a adoo de posturas estereotipadas com relao tipologia e motivao. A classificao aqui apresentada, a par de suas imperfeies, deve servir apenas como um ponto de orientao na diagnose dos tomadores de refns, dado o papel primordial que eles desempenham no processo de negociao.

9- LOCAL DA OCORRNCIA

9.1. Organizao do local O incio de uma ocorrncia de alta complexidade sempre muito problemtico, uma vez que os transgressores da lei, os refns e os primeiros policiais envolvidos esto com elevados nveis de tenso, faltam informaes reais e sobram dados distorcidos, acerca do cenrio predominantemente emocional que se percebe nesse primeiro momento, contudo algumas aes so necessrias, so adotadas pelo policial que primeiro chegou ao local de ocorrncia, ou seja, 1 Interventor.

A primeira conduta consiste em conter os transgressores da lei, bem como os eventuais refns, em local determinado, cerceando a possibilidade de fuga e isso, por si s, trar melhor controle da situao.

A conteno tem por objetivo tambm diminuir o espao fsico ocupado pelos transgressores da lei e pelos refns, o que facilitar o processo de negociao e a eventual aplicao de outras alternativas tticas.

A prxima conduta a ser adotada o isolamento do local, estabelecendo-se o permetro de segurana em dois nveis (permetro interno e permetro externo) ao redor do ponto crtico. Tais denominaes podem receber outros nomes, como por exemplo: rea vermelha, amarela e verde; zonas A, B, e C; entre outros.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

O princpio do isolamento da rea consiste em restringir o acesso das pessoas que tenham funes especficas em cada um dos permetros; dessa forma entende-se, por ponto crtico, o local mais prximo dos causadores do evento, nas imediaes desse local s deve estar presente o grupo de negociao e o grupo ttico. Portanto, somente o pessoal especializado para aplicar as alternativas tticas que deve permanecer no permetro interno.

Na rea compreendida entre o permetro interno e o externo, ser o local onde ser instalado o posto de comando (PC), local onde ficar o comit de crise, composto pelo gerente da crise e seu staff, posto de comando ttico (PCT), bem como demais rgos de apoio obrigatrios, como mdico, ambulncia, e as equipes eventuais: companhias de gs, eletricidade, gua, corpo de bombeiros etc.

A rea compreendida aps o permetro externo caracterizada pelo livre acesso de todas as pessoas, nesse espao que ficar o pessoal da imprensa e o pessoal especializado para cuidar da fluidez do trnsito.

A forma e o tamanho dos permetros tticos vo depender da natureza, da localizao e do grau de risco do ponto crtico. Nessas condies, normalmente esperado que o isolamento de um ponto comercial em uma rua do interior do estado, onde ocorre um assalto, no possua as mesmas caractersticas e o mesmo grau de dificuldade, se esse comrcio estiver localizado na Av. Jernimo Monteiro, no centro da capital capixaba.

Contudo, um ponto muito importante deve sempre ser lembrado: no importam quais as dificuldades, o isolamento do ponto crtico deve sempre ser realizado, sob pena de comprometer o xito da misso de gerenciamento da crise.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

importante lembrar que, ao ser estabelecido o contorno dos permetros tticos, quanto mais amplo for o permetro mais difcil se torna sua manuteno, por exigir um maior nmero de policiais e causar maiores transtornos na rotina das pessoas que vivem nas proximidades do ponto crtico, ou dele se utilizam.

Somente aps proceder a conteno e o isolamento que o policial 1 Interventor far contatos no intuito de iniciar as negociaes, sem proceder concesses e objetivando acalmar os envolvidos, adotando dilogo racional, atravs das dicas listadas na alternativa ttica da negociao.

10-O GERENTE DA CRISE

No h dvida de que cabe s Polcias Militares a atribuio de preservao da ordem pblica, o que assegura a nossa lei maior. O entendimento da expresso preservao da ordem pblica, alm de ter carter preventivo, possui tambm carter repressivo, representado pela restaurao da ordem pblica, quando esta for rompida. nesse entendimento que se enquadra perfeitamente a atuao das Polcias Militares dos Estados como rgos responsveis pela preservao da ordem pblica, atravs do policiamento ostensivo e preventivo e da imediata interveno, quando isso no estiver acontecendo.

Uma crise com refns localizados, por exemplo, uma atribuio especfica de restabelecimento da ordem pblica, portanto, misso das Polcias Militares. Normalmente so os policiais militares os primeiros a tomar conhecimento desse tipo de evento crtico e, dessa forma, enquanto assim as coisas acontecerem, recomenda-se que o gerente da crise seja o policial militar de maior graduao ou posto, presente no local, cabendo-lhe ento toda a responsabilidade pelo gerenciamento da crise, sendo ele a nica autoridade do local com poder decisrio.

Todo staff formado para assessoramento, o grupo de negociadores e o grupo ttico devero estar subordinados ao gerente da crise.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

um erro comum de estratgia quando as autoridades do Poder Executivo, em mbito estadual, querendo agradar tanto a Polcia Militar, quanto a Civil, determinam atribuies em conjunto e no havendo relao de subordinao, entre elas, o impasse fica criado, o que prejudica a definio das responsabilidades e o conseqente controle do local.

11- AS ALTERNATIVAS TTICAS

As alternativas tticas, para resoluo de ocorrncias de alta complexidade, tm sido modificadas no decorrer dos anos. O refinamento do trabalho inicial levou concepo do mais moderno jogo das alternativas conhecidas at 1989, que eram Negociao, Tear Gs, Sniper e Assault.

Atravs de recentes estudos realizados por profissionais de times tticos policiais, foi possvel analisar uma nova evoluo nas alternativas tticas, resultante de

desenvolvimentos tecnolgicos, polticos e maior complexidade em situaes de crise, onde se procura diminuir os riscos de vida para as partes envolvidas. Assim, as alternativas em cenrios de crise passaram a compreender negociao, agentes no letais, sniper e assault.

No Brasil, as quatro alternativas tticas empregadas so denominadas mais comumente como: Negociao; Emprego de tcnicas no letais; Tiro de comprometimento ou sniper; Invaso ttica.

NEGOCIAO - 1 Alternativa Ttica A negociao constitui o que se costuma dizer, a melhor das alternativas tticas. Isso porque, na quase totalidade das ocorrncias em nosso pas, o transgressor da lei faz o refm de forma ocasional, ou seja, foi percebido em sua ao criminosa, teve sua fuga frustrada e, temendo o confronto com a polcia, cria a situao de refm.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

Note-se que age assim para preservar sua vida, e nesse fato reside a frmula bsica que qualquer policial pode aplicar para resolver uma ocorrncia dessa natureza. Em outras palavras, faz-se necessrio demonstrar ao transgressor da lei que ele ter sua vida preservada se entregar as armas e liberar os refns, mas ser preso.

No entanto, como conseguir atingir esse objetivo dentro de um cenrio de crise, envolvendo refns localizados, com dezenas de policiais falando ao mesmo tempo, posicionando-se a bel-prazer, portando armas sem segurana, reprteres fazendo seu trabalho

intempestivamente, familiares e vizinhos em estado de desespero? Como transmitir confiana ao criminoso, trazendo-o calma necessria para que possa refletir e concluir que s lhe resta ir para a priso?

Em essncia, simples resolver uma ocorrncia com refm, sendo necessrio observar algumas condutas que so: a conteno da crise; o isolamento do local, providncias j explicadas anteriormente. Tudo isso facilitar a ao do negociador ou do 1 interventor, que, aplicando as tcnicas que sero exploradas adiante, conduzir a ocorrncia a um final o mais satisfatrio possvel, sob a tica de preservao da vida, da integridade fsica, da dignidade de todas as pessoas e tambm da imagem da fora policial e do poder pblico que devem ter credibilidade perante a sociedade.

A terceira conduta iniciar o processo de negociao, que consiste em conduzir o transgressor da lei calma, estabelecendo uma relao de confiana entre ele e o negociador de forma a convencer o transgressor de que a melhor soluo entregar-se para que lhe sejam garantidas a vida e a integridade fsica. Essa negociao deve ser feita sem realizar concesses.

12- TIPOS DE NEGOCIAO A negociao pode ser real ou ttica. A negociao real o processo de convencimento de rendio dos criminosos por meios pacficos, trabalhando a equipe de negociao com tcnicas de psicologia, barganha ou atendimento de reivindicaes razoveis.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

J a negociao ttica o processo de coleta e anlise de informaes para suprir as demais alternativas tticas, caso seja necessrio seu emprego, ou mesmo para preparar o ambiente, refns e criminosos para esse emprego.

A negociao quase tudo no gerenciamento de crises, dada primazia, no deve ser confiada a qualquer um. Dela ficar encarregado um policial com treinamento especfico, denominado negociador. O policial ter um papel de suma responsabilidade no processo de gerenciamento de crises, sendo muitas suas atribuies. Servir, tambm, de intermedirio entre os causadores do evento crtico e o gerente da crise, tambm denominado de comandante do teatro de operaes. A figura do negociador est atrelada s aes do grupo ttico, dada a possibilidade de evoluo crtica do evento.

Se porventura houver a deciso do uso de fora letal por exemplo, no devem ser afastados os negociadores, mas sim utilizar todos os recursos no sentido de apoiar uma ao ttica coordenada. Ter o negociador um papel ttico de suma importncia no curso da crise, que poder ser desempenhado de trs maneiras:

Atravs da coleta de informaes, durante as negociaes;

Atravs da utilizao de tcnicas de negociao que otimizem a efetividade do risco de uma ao ttica; e

Atravs do uso de tcnicas de negociao especficas, como parte de uma ao ttica coordenada.

A sndrome de Estocolmo

A sndrome de Estocolmo foi descoberta em razo de um assalto a banco, que teve lugar em Stockholm, Sucia, em 23 de agosto de 1973, durante o qual quatro refns foram mantidos na caixa-forte por 131 horas. Depois da libertao, os refns estavam confusos, e suas reaes eram como se ainda estivessem sendo mantidos como refns.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

uma perturbao de ordem psicolgica, detectada em inmeras vtimas de sequestro, algumas das quais sofreram at mesmo violncias durante a permanncia no cativeiro, por parte de seus algozes, e que, no obstando a isso, passaram a olh-los com simpatia e at mesmo com amor. Explica-se essa reao pelo fato de que as vtimas, por haverem se submetido a uma forte tenso emocional, vivendo momentos extremamente difceis, imaginando a proximidade da morte, costumam apegar-se a qualquer coisa que lhes indique a possibilidade de sobrevivncia, que possa ser a tbua de salvao.

Quem comanda no negocia. Quem negocia no comanda!

A experincia tem demonstrado que o comandante da cena de ao geralmente no um bom negociador, pois o negociador no pode ter poder de deciso. Se isso acontecer, os causadores da crise logo percebero esse detalhe e passaro a interpel-lo diretamente, instando-o a que atenda imediatamente a essa ou quela exigncia, eliminando assim as possibilidades de procrastinao, to necessrias para se ganhar tempo no curso de uma crise.

Por outro lado, ao se tornar negociador, o gerente da crise, alm de desviar seus esforos e sua concentrao mental de inmeros outros assuntos importantes que envolvem sua misso de gerenciar a crise, tornar-se- um negociador insuscetvel de ser julgado em seu desempenho, pois a tarefa de avaliar e se for o caso substituir o negociador cabe ao prprio comandante da cena de ao, e se esse o negociador, quem o ir avaliar? Regras de negociao em ocorrncia de alta complexidade aes do 1 interventor Chegando ao local e se deparando o policial com refns localizados, como j visto, deve conter, isolar e iniciar as negociaes, solicitando o apoio dos demais policiais, passando a situao para o CIODS, o qual dever acionar o Gabinete de Gerenciamento de Crises e os demais meios de resposta.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

Sequencialmente adotar algumas regras ou dicas bsicas, tradicionalmente observadas pelas principais organizaes policiais do mundo no desempenho da difcil tarefa de misses de negociao, a saber:

Estabilize e contenha a situao Escolha a ocasio correta para fazer contato Procure ganhar tempo Deixe o transgressor falar. mais importante ser um bom ouvinte que um bom conversador No oferea nada ao transgressor Evite dirigir sua ateno s vtimas com muita frequncia e no as chame de refns Seja to honesto quanto possvel e evite truques Nunca deixe de atender qualquer exigncia, por menor que seja Nunca diga "no" Procure evitar a linguagem negativa Procure abrandar as exigncias Nunca estabelea um prazo final e procure no aceitar um No faa sugestes alternativas No envolva no policiais no processo de negociao No permita qualquer troca de refns, principalmente no troque um negociador por refm Evite negociar cara a cara

Sinais que indicam o progresso das negociaes Linguagem violenta e ameaadora mudada para a linguagem no violenta e no ameaadora; O transgressor divulga dados pessoais; O contedo da conversao muda de emocional para racional; Disposio para falar de temas no relacionados com a ocorrncia. Volume de voz mais baixo do transgressor; Fala lenta; Falas mais extensas

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

Mais disposio ou desvio para se comunicar com as autoridades; Diminuio das aes violentas; Libertao de refns; Vencem-se prazos fixados sem nenhum incidente; Cria-se simpatia entre o negociador e o transgressor; H mais disposio de aceitar o acordo sugerido pelo negociador.

Negociao cara a cara Estude as vantagens e os riscos; Obtenha promessa de segurana do negociador; Deixe sempre uma via de escape; Esteja ciente do espao entre voc e o transgressor; Mantenha a proteo adequada; Examine sua prpria tenso nervosa; Evite, quando suspeitar, a presena de artefatos explosivos.

A importncia do tempo em situaes de Crise Aumenta as necessidades bsicas do ser humano; Reduz a tenso e a ansiedade; Aumenta a racionalidade; Permite que se forme a sndrome de estocolmo (j citada); Permite a tomada de melhores decises; Permite maior integrao entre o negociador e o transgressor; Reduzem-se as expectativas do transgressor.

Suicdio O suicdio pode ser: Uma forma de comportamento destinada a tratar e resolver um problema; Um mtodo de cuidar dos problemas encontrando uma meta;

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

Uma forma de assumir o controle; Um tipo de vingana final.

H indcios de suicdio quando: O transgressor pede para ser morto; O transgressor fixa um prazo para sua morte; O transgressor acabar de matar um ente querido; O transgressor faz um testamento oral; O transgressor tem um plano complicado para sua prpria morte; O transgressor no exige nada para sua fuga; H casos de violncia em seus antecedentes criminais; O transgressor se sente desamparado e sem esperanas; O transgressor passou por grandes dificuldades recentemente.

Nessas situaes, preciso atuar com muito cuidado, sendo possvel que o transgressor mate algum refm para que a polcia o mate (suicdio by police).

So tcnicas eficazes para a interveno em crise com suicida:

Explore os sentimentos da pessoa continuamente; Faa com que a pessoa expresse seus sentimentos; Deixe que a pessoa dirija sua ira para voc; Enfoque a causa dos sentimentos suicidas; Fale abertamente sobre a irrevogabilidade da morte; Enfoque a situao especfica por que a pessoa quer se matar; Faa com que a pessoa descreva como ser o suicdio; Explore o que significativo para a pessoa; Ganhe tempo; Ponha a ao na devida perspectiva; Enfatize que o suicdio apenas uma das muitas alternativas; Expresse sua preocupao pessoal e empatia.
Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

Na interveno em suicdio, a empatia a base inaltervel pela qual se devem utilizar as tcnicas para evitar o suicdio. Assim, no emita opinies, no analise, evite sermo, evite dar importncia, evite ser moralista e evite dar conselhos.

O EMPREGO DE TCNICAS NO LETAIS - 2 Alternativa Ttica Doutrinariamente essa alternativa ttica conhecida como Agentes no letais. Entretanto, a experincia tem mostrado que os agentes tidos como no letais, se mal empregados, podem gerar a letalidade ou no produzir o efeito desejado. Como exemplo, pode-se citar o cartucho plstico calibre 12, padro AM403, constitudo de um projtil cilndrico de borracha (elastmero) que, se utilizado a uma distncia inferior a 20 metros, pode produzir ferimentos graves ou at mesmo letais. No entanto, se o mesmo projtil for utilizado a uma distncia muito superior a 30 metros, no produzir as dores que se deseja produzir para alcanar a intimidao psicolgica e o efeito dissuasivo.

Conceito Foi em 1996 que, por ocasio da 2a Conferncia de Defesa No Letal na cidade de Milean, Virginia, nos EUA, o Embaixador H. Allen Holmes, secretrio de defesa assistente, apresentou um conceito daquilo que se pode compreender como sendo armas no letais, para ele: Armas no-letais so aquelas desenhadas explicitamente e primariamente empregadas para incapacitar pessoal ou material, minimizando ao mesmo tempo, ferimentos no pessoal e danos indesejados propriedade e ao ambiente.

Assim, verificam-se algumas definies como: No letal o conceito que rege toda a produo, utilizao e aplicao de tcnicas,

tecnologias, armas, munies e equipamentos no letais em atuaes policiais. Tcnicas no letais conjunto de mtodos utilizados para resolver determinado litgio ou

realizar uma diligncia policial, de modo a preservar a vida das pessoas envolvidas na situao (...) somente utilizando a arma de fogo aps esgotarem tais recursos.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

Tecnologias no letais conjunto de conhecimentos e princpios cientficos utilizados na

produo e emprego de equipamentos no letais.

Armas no letais so as projetadas e empregadas especificamente para incapacitar

pessoal ou material, minimizando mortes, ferimentos permanentes no pessoal, danos indesejveis propriedade e comprometimento do meio ambiente. Munies no letais so as munies desenvolvidas com objetivo de causar a reduo

da capacidade operativa e/ou combativa do agressor ou oponente. Podem ser empregadas em armas convencionais ou especficas para atuaes no letais. Equipamentos no letais todos os artefatos inclusive os no classificados como

armas desenvolvidos com finalidade de preservar vidas, durante atuao policial ou militar, inclusive os equipamentos de proteo individual (EPIs).

Algumas armas, tecnologias ou equipamentos de emprego no letal

a. Taser: uma arma de alta voltagem e baixa amperagem. Funciona com uma bateria de 9V e descarrega um choque de 25.000 V, que causa perda de controle neuromuscular. A pessoa afetada normalmente cai ao cho devido inabilidade de operar as pernas. Para garantir que as pessoas continuem subjugadas, pode-se aplicar outros choques, mas um nico choque geralmente o suficiente. As armas de atordoamento eletrnicas oferecem uma excelente alternativa s armas letais, espargidores de substncia qumica e tonfas. Elas tm aplicabilidade pela polcia, pessoal militar em operaes de suporte paz e para defesa pessoal.

b. Luzes: um sistema que merece ser mencionado, simplesmente o uso de luzes brilhantes. Com as melhoras nas baterias, as luzes portadas mo so, agora, potentes o suficiente para ofuscar ou cegar temporariamente uma pessoa. Quando a luz atinge os olhos, acontece o fechamento reflexo. A saturao das clulas da viso pode levar perda da habilidade de reconhecer contrastes.
Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

noite, quando a pupila do olho est mais aberta, os efeitos so mais fortes. Em adio s luzes portadas mo, as granadas de luzes so usadas em situaes que envolvem refm. As granadas produzem uma luz qumica sem chama que dura por vrios segundos, temporariamente cegando o criminoso, enquanto a situao trazida ao controle.

c. Bombas de fedor: produtos qumicos malcheirosos, coloquialmente chamados de stink bombs (bombas de fedor), so teis para negao de rea ou para a expulso de suspeitos. Alguns agentes so fortes o bastante para induzirem o vmito ou engasgos. Outros, como putrecine ou cadaverine, usam odores que so naturalmente repulsivos aos humanos. Embora no formem uma barreira intransponvel, esses odores revoltantes podem impedir que uma rea seja ocupada ou usada por um tempo indeterminado. claro que, quando espargido em pessoas, esses agentes faro com que elas queiram sair e se limpar.

d. Drogas como armas no letais: soporferas ou agentes de induo ao sono, so uma classe de agentes que so frequentemente mencionados. Barbitricos, derivados da benzodiazepina, difenildramina, infama cloral hidrato, so exemplos dessas drogas. A administrao de drogas e controle de dosagem muito difcil.

e. Munies no-letais: as primeiras a serem usadas foram os bastonetes de madeira. Em 1970, os ingleses desenvolveram balas de plstico e de borracha para uso nas ruas de Belfast, na Irlanda do Norte. Disparadas de um lanador de granadas de gs, um bastonete longo era lanado na multido com muita eficcia. Provou-se seguro quando disparado contra os membros ou parte inferior do corpo.

f. Defesa pessoal: tambm pode ser entendida como uma modalidade dentro da alternativa ttica de emprego de armas no letais. Entende-se por defesa pessoal o conjunto de tcnicas ofensivas, defensivas, tcnicas de imobilizao e de conduo de detidos, que podem ser utilizadas na resoluo de uma ocorrncia com refm localizado, de forma isolada ou em conjunto com uma outra alternativa ttica.

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

TIRO DE COMPROMETIMENTO - 3 Alternativa Ttica O tiro de comprometimento constitui tambm uma alternativa ttica de fundamental importncia para resoluo de crises envolvendo refns localizados. No entanto, a aplicao dessa alternativa ttica necessita de uma avaliao minuciosa de todo o contexto, sobretudo, do polgono formado pelo treinamento, armamento, munio e equipamento, que so os elementos fundamentais para que o objetivo idealizado seja alcanado.

Ser um sniper (atirador de elite) transcende a ter uma arma qualquer e uma luneta de pontaria, para acertar um tiro na cabea.

O Cel RR PM Nilson Giraldi, pesquisador da rea, sintetizou a responsabilidade e a expectativa gerada pelo emprego dessa alternativa ttica, como segue: O atirador de elite exerce grande fascnio na imprensa e no povo, que vem nele uma figura mstica, um heri cinematogrfico, infalvel, sempre pronto para derrotar o mal e restabelecer a ordem.

No entanto, o emprego de atiradores de elite pode se tornar um problema, como verificado em polcias pelo mundo. Embora tais atuaes paream simples e claras, afinal s mirar e atirar, sem sequer se expor, na realidade difcil, complexa, quase impossvel de ser exercida em toda a sua plenitude e, quando existe mais de um criminoso, torna-se mais difcil ainda. Por isso, o emprego do atirador de elite costuma ser uma polmica, sempre pronto a ser contestado em crises com refns, mesmo que no entre em ao.

Ele atua numa rea cinzenta, pouco conhecida e explorada nas instrues, nos manuais e nos livros especializados. Dos procedimentos previstos para a atuao da polcia numa crise, por incrvel que parea, o mais difcil de ser preparado e executado com sucesso, no admitindo qualquer erro. O atirador de elite tem de ser infalvel.

O sniper policial deve ter conhecimento de balstica, como a escolha de munio, seu alcance, se a mesma adequada para a distncia, qual ser o desempenho no encontro de obstculos (vidro, vegetao, anteparos etc.).

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

Ao chegar a um local de ocorrncia com refm, o atirador de elite e seu observador, mediante autorizao do comandante da equipe ttica ao qual est subordinado, ir buscar um local apropriado para se posicionar. Em um primeiro momento, a funo do sniper a de colher outras informaes que porventura no tenham sido captadas at o momento.

As informaes captadas pelo atirador de elite sero passadas ao comandante da equipe ttica e se resumem em dois aspectos principais: o primeiro consiste na coleta de informaes que possam nortear o trabalho do negociador, e o segundo a verificao da possibilidade de emprego da alternativa ttica atravs do tiro de comprometimento.

O atirador de elite s atua mediante autorizao. Isso deve ser entendido no que diz respeito somente a seu posicionamento e tambm quando de ordens expressas que lhe autorizem o emprego do armamento, quer preservando a vida do criminoso, quer atuando para a eliminao total do risco.

INVASO TTICA - 4 Alternativa ttica

A invaso ttica representa, em geral, a ltima alternativa a ser empregada em uma ocorrncia com refm localizado. Isso ocorre porque o emprego da invaso ttica aumenta sobremaneira o risco da operao, elevando, consequentemente, o risco de vida para o refm, para o policial e para o transgressor da lei. Isso por si s colide com um dos objetivos principais do gerenciamento de crises que a preservao da vida.

Dessa forma, s se admite a aplicao dessa alternativa ttica quando, no momento da ocorrncia, o risco em relao aos refns se torna um risco insuportvel e ainda quando, na situao em andamento, houver uma grande possibilidade de sucesso.

Em qualquer grupo ttico no mundo, a invaso ttica a alternativa mais treinada, porm, paradoxalmente, a menos utilizada e, isso acontece pelo simples fato de, por mais cenrios que sejam criados e montados nos treinamentos, o cenrio de uma crise real ter sua prpria caracterstica mantendo assim o risco elevado.
Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

O conceito de invaso ttica se popularizou no meio policial por intermdio dos modelos das SWATs americanas e, posteriormente, em outros grupos similares em pases da Europa. Os modelos citados tiveram forte influncia das denominadas aes de comandos, que tinham como objetivo, geralmente, causar destruio e baixas nos inimigos. Deve-se observar que esse modelo, para o uso policial, no se aplica e, por isso, as expresses tais como compromisso de matar, agir com violncia e outras similares no so pertinentes para nenhum grupo ttico que tenha o propsito de agir, buscando alcanar os objetivos da doutrina de gerenciamento de crise, que, nunca demais lembrar, a preservao da vida e a aplicao da lei.

Existe um abismo de diferenas entre promover uma invaso ttica para salvar os refns e promover uma ao ttica para eliminar os transgressores da lei. O uso da fora letal no deve ultrapassar o limite do estrito cumprimento do dever legal e da legtima defesa que, sendo excludentes de ilicitude, tornam legtima a ao policial, ainda que o resultado seja a morte do transgressor da lei. Cada policial de um grupo de invaso ttica deve ter esses parmetros bem solidificados.

Esquema das alternativas tticas:

ALTERNATIVAS TTICAS T
Negociao
Tcnicas No-Letais

Tiro de Comprometimento

Invaso Ttica

Soluo da Crise

O Gerente da Crise pode usar uma ou mais alternativas tticas, isoladamente ou conjugadas para a resoluo da crise. A deciso cabe somente a ele e vai depender do andamento de cada ocorrncia

Curso de Formao de Agentes Penitencirios Mdulo 10- Disciplina da Segurana Penitenciria I I I Disciplina: Gerenciamento de Crise

Das könnte Ihnen auch gefallen