Sie sind auf Seite 1von 25

Eu namoro, tu namoras, eles namoram

H algum tempo atrs, namorar, significava para a maioria das pessoas um perodo de conhecimento entre duas pessoas que pretendiam ficar noivas e se casarem. Hoje, namorar ganhou novos significados. Ainda na minha mocidade j percebia com certa freqncia o uso do termo substituindo palavras ou frases, como: interessado em, de olho, verificando alguns detalhes em, observando. A frase, por exemplo: estou interessado em um televisor na loja e estou quase decidido a compr-lo, sendo substituda por: estou namorando um televisor na loja e estou quase decidido a compr-lo. Juntamente com a substituio, um verbete que entrou e ficou: paquerar. Este, ainda que usado por alguns com o mesmo significado, j no significava a mesma coisa; mais parecia dar um aspecto um tanto superficial; como que um namoro menos comprometido. Uma explicao mais consistente para as mudanas no cenrio do amor de namorados requer um estudo mais aprofundado. Posicionando-me em uma anlise simplria e localizada na esfera crist vejo que nem tudo est perdido, pelo contrrio, talvez as mudanas que ocorreram do decurso destes poucos anos surgiram para proteger os sinceros namorados que preferem a manuteno do termo verbo namorar com o significado exclusivo de um perodo de tempo de conhecimento, respeito e amor, que precede ao noivado e ao matrimnio. Defendendo a troca do namoro cego por um amor prudente a Psicloga Lana Harari escreveu: Que significado tem o dia dos namorados atualmente? O que os namorados celebram nesses tempos em que o "amor cego" foi substitudo pelo "amor prudente", um amor que leva os parceiros a viverem uma relao com precaues, empenhando-se para constru-la ao mesmo tempo em que deixam uma porta aberta para sair dela quando ela no os satisfizer mais? No fcil viver numa poca como a de hoje, em que a liberdade individual e a auto-realizao so as principais metas a serem alcanadas. Manter um lao a qualquer preo, nem pensar!
NAMORO SRIO

Hoje, 12 de junho de 2006, comemoram-se o dia dos namorados. Vamos respeitar as vrias correntes e suas posies sobre o tempo, local, idade para se namorar. Vamos aprender com os jovens os novos termos que eles usam para expressar este perodo to bonito de namoro; talvez o ficar deles o mesmo ficamos nosso, chamado namoro. O cuidado, no entanto, com a segurana dos jovens cristo neste perodo de pleno vigor fsico e sexual e com tanta energia, nossos moos precisam de um maior envolvimento em atividades que os coloquem em harmonia com Deus, com o seu amor, com os responsveis por eles e por si mesmos. Tenho me preocupado bastante com a questo do namoro no seio da juventude evanglica. A Palavra de Deus mostra regras estabelecidas de conduta que eles devem seguir; muitas vezes so rgidas demais para os seus atuais dias e nem todos os lderes espirituais esto habilitados a falar no assunto por razes diversas.
AS DIFICULDADES NA ORIENTAO DOS JOVENS

Algumas situaes que podem interferir na vida ministerial do lder religioso no momento de ensinar os jovens na rea sentimental e sexual so vrias. Uns por terem vivido um namoro totalmente livre e nunca foram orientados na ocasio. Outros viveram na mocidade a mesma situao e por no terem resistido tentao cederam ao pecado e por isso no se sentem com condies morais para falar do assunto. Alguns poucos no eram evanglicos na sua mocidade e com poucos meses de convertidos foram ordenados ao alto cargo de pastor, assim no tiveram tempo de aprender todos os assuntos pertinentes ao exerccio de sua funo. Tambm existem os que praticam certos erros na rea sexual e por isso no ensinam para no se sentirem hipcritas. Enfim, so vrias situaes que envolvem a juventude evanglica na rea do namoro e infelizmente, muitos adolescentes e jovens continuam a namorar, noivar e se casar, sem a mnima orientao, de seus pais e na falta destes, de seus pastores.
LIDERANA EXTREMISTA, UM PERIGO

Tenho visto que alguns lderes de Igreja Evanglica radicalizando em seus ensinamentos doutrinrios, aplicando uma regra de conduta rgida, porque temem relaxar e assim verem os seus jovens em caminhos visivelmente tortuosos. No lado oposto esto os que pensam que no precisam nem tocar no assunto porque Deus misericordioso, tolerante e por Sua infinita Graa no atenta para esta questo. Em certos casos, os radicais no convidam palestrantes de fora para falar do assunto; j no segundo caso, at convidam renomados palestrantes para falar para os seus liderados, mas com certo medo de escandalizar.
LIDERANA EQUILIBRADA, PRUDNCIA

Graas a Deus que existem muitos pastores que tratam o assunto com o maior carinho possvel dando ele mesmo palestras, pregando, doutrinando e agendando palestras e atividades afins, tudo em benefcio destes nossos apaixonados namorados.
ALERTA AOS PRETENDENTES

Quero deixar aqui a minha mensagem para todos os meus leitores namorados, casados ou solteiros. Vivam em amor em todas as esferas da vida de vocs. Se voc est sozinho, solteiro, separado por quaisquer motivos ou vivo, lembre-se em primeiro lugar que o seu comportamento deve ser nico na esfera sentimental e amorosa, havendo diferenas apenas no aspecto social. Para um jovem solteiro, paquerar no causa nenhum espanto na sociedade; enquanto que um vivo, dependendo da sua idade pode causar algum constrangimento, pois em nosso crculo social ainda reside, seqelas da antiga discriminao. O que est na condio civil de separado ou divorciado deve atentar o seu caso especfico e verificar as regras impostas pela sua igreja, h casos de pessoas que esto separadas h anos e nem tem noo de por anda o seu consorte, mas algumas igrejas no os aceitam como livres. Voc, casado, que est separado porque a sua esposa que est em tratamento de sade no hospital ou no exterior, deve se comportar como casado, ainda que separado pelo tempo que for; jamais poder trair a sua amada. Este o categrico jugo do casamento e do amor. Se esta a sua cruz e a acha pesada, lembre-se o amor tudo suporta. O amor sofredor, benigno; o amor no invejoso; o amor no trata com leviandade, no se ensoberbece. (1 Co 13.4).
MENSAGEM AOS NAMORADOS LIVRES

Se voc livre e est namorando, tenha muito amor, pacincia, carinho, ternura, respeito, comunicao, fidelidade e, sobretudo temor a Deus. Lembre-se que suas palavras so muito importantes, mas a sua carametade colhe sempre mais de suas atitudes do que quaisquer tipos de discursos Na multido de palavras no falta pecado, mas o que modera os seus lbios sbio (Pv 10.19). Ponha em Deus a sua confiana Bem-aventurado o homem que pe no Senhor a sua confiana, e que no respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira. (Sl 40.4) e Ele suprir todas as suas necessidades O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprir todas as vossas necessidades em glria, por Cristo Jesus (Fp 4.19).
MENSAGEM AOS NAMORADOS CASADOS

Um recadinho em dez sentenas para voc se casou e vive com o seu amor: 1. Busquem a felicidade em conjunto; 2. Continue namorando todos os dias de sua vida; 3. No atente para a aparncia fsica no decorrer dos anos; 4. Deus colocou elementos exatos na equao do amor para compensar a evidncia do tempo; por isso que amamos muito mais ao nosso cnjuge nas bodas de prata do que no casamento; nas bodas de ouro do que na de prata; 5. Lembre-se que o amor conjugal jamais se envelhece e no deve nunca acabar enquanto viverem; 6. Jamais simule atitude de amor, o seu cnjuge sabe quando voc est manifestando o seu amor naturalmente ou com segundas intenes; 7. No possvel se esconder diante da pessoa que vive em unio estvel; 8. No guarde para depois aquilo que deve ser comunicado; 9. Orem juntos, sempre; 10. Deus, o inventor e conservador do casamento tem o maior interesse em facilitar todas as coisas para que haja felicidade na vida dos casais consolidados pelo matrimnio.
AOS CASADOS QUE ESTO VIVENDO EM PROVAO

Existe algo na vida conjugal que deve ser muito bem administrado, a crise financeira. Meu amigo, muitas vezes voc quis presentear a sua esposa com um lindo apartamento perto da faculdade onde ela estuda, mas no conseguiu fechar o negcio; no se entristea; ela chorou com voc pela sua impossibilidade de realizar o seu sonho. Amada, no se entristea por no ter podido fazer aquele almoo especial para o seu marido no dia do adversrio dele; vocs estavam sem dinheiro e o carto estava bloqueado por falta de pagamento; fique tranqila e sorria, ele sofreu muito mais do que voc e percebeu a sua dor. Amados namorados casados, o nosso cnjuge sofre tudo na mesma grandeza e forma do nosso sofrimento. No possvel ficar nada em branco na vida de um casal que se ama. Lembrem-se, ns os que pregamos e os que ouvem a pregao tem ouvido quase que como uma reza a afirmativa: DEUS EST NO CONTROLE. Disse o salmista: O teu reino um reino eterno; o teu domnio dura em todas as geraes (Sl 145.13). A Origem do Dia dos NamoradosA Origem do Dia dos Namorados Existem diferentes verses sobre a origem do dia dos namorados. bem provvel que a festa dos namorados tenha sua origem em um festejo romano: a Luperclia. Em Roma, lobos vagavam prximos s casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razo, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaos de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo. O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentines Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimnio e continuou a promover casamentos.

Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execuo, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua viso. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expresso em ingls "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro. O feriado romntico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bblicos, o 15 dia do ms hebreu de Av tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou -se o feriado das flores, porque neste dia costume dar flores de presente a quem se ama. Previamente, era permitido s pessoas s se casar com pessoas da sua prpria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na ndia. O 15 de Av se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Hoje em dia, em Israel, costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais ntimos. A significao e a importncia do feriado aumentaram em anos recentes. Canes romnticas so tocadas no rdio e festas 'Feriado do Amor' so celebrados noite, em todo o pas. (Jane Bichmacher de Glasman, autora do livro " Luz da Menor"). No Brasil, a gnese da data menos romntica. Alguns a atribuem a uma promoo pioneira da loja Clipper, realizada em So Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitrio Joo Dria, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "no s com beijos que se prova o amor". A inteno de Dria era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos. provvel que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma poca em que o comrcio de presentes no fica to intenso. A idia funcionou to bem para os comerciantes, que desde aquela poca, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra verso reverencia a vspera do dia de Santo Antnio, o santo casamenteiro. O namoro cristo uma preparao. Um perodo extremamente importante na vida de dois jovens cristos e de muitas responsabilidades. Representa um perodo de transio entre dois jovens ou adultos, um homem e uma mulher, crentes no Senhor Jesus Cristo, sendo que ambos devem ter um bom nvel de maturidade. Ambos mantm um bom ritmo de comunicao, sendo atravs deste relacionamento orientados e preparados por Deus para um futuro casamento.Namoro cristo deve sempre visar o casamento. Um namoro que no tem como alvo um futuro casamento, sequer deve ser iniciado.Embora o desejo seja que ambos se tornem ntimos em seu relacionamento, isso no quer dizer liberdade no aspecto fsico e muito menos liberdade sexual entre o casal de namorados. A relao sexual est destinada a ser desfrutada apenas entre pessoas devidamente casadas (Hebreus 13.4; Gnesis 2.24; Cantares de Salomo 4.12; 1Tessalonicenses 4.3-5; Colossenses 3.5-6; 1Corntios 6.15-20; 1Timteo 5.22; 2Timteo 2.22). Este um perodo de conhecimento mtuo, conhecimento da alma, do corao, nunca do fsico um do outro. O aspecto fsico est destinado para depois do casamento. Portanto, exige disciplina prpria, vigilncia constante. um tempo onde se obtm oportunidade de duas personalidades diferentes se harmonizarem, conhecerem um ao outro.Comunho espiritual fator primordial. Lembre -se que quanto mais prximo cada um estiver de Deus, mais prximo estaro um do outro. Este perodo tambm serve para confirmar a perfeita vontade de Deus para a vida de ambos.O padro de Deus para um namoro bem sucedido este:1) Espiritual forte. Deus em primeiro lugar, nunca seu namorado (a). 2) Vontade, emoes e mente dentro do plano de Deus. 3) Corpo (fsico) sob controle.Quando um namoro est fora do padro de Deus, o que acontece justamente o contrrio:1) Espiritual fraco. A sensibilidade espiritual est cauterizada. 2) Emoes, vontade e mente descontrolada. 3) Fsico sensual.
Portanto, fora do padro de Deus ocorre que o lado espiritual fica cauterizado; a mente, a vontade e as emoes raciocinam de forma sensual e o fsico fica corrupto. Uma pergunta sria A vontade de Deus mais importante que o seu namoro? a se pensar:

Os Dez Mandamentos do Namoro

Namorar muito bom. Segundo o dicionrio, a palavra namoro definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a algum. Muitos jovens planejam o namoro usando a cabea e a Palavra de Deus, como base para um futuro casamento. Mas .... muitos jovens fogem dos princpios bsicos da Palavra de Deus. Como conseqncia, tm o namoro como uma experincia traumtica, talvez para o resto de suas vidas. Por isso, prestem ateno em alguns princpios bsicos que o ajudaro a manter o namoro dentro dos padres de Deus:
NO NAMORE POR LAZER:

Namoro algo srio. Quando voc achar que a hora certa para se iniciar um namoro, procure algum srio. Algum cheio do Esprito de Deus. No ache que o namoro s beijar, e beijar, e beijar muitoooo. Lembre-se que um namoro por lazer pode lhe trazer conseqncias graves, e muitas vezes irreparveis (gravidez indesejada, perda da virgindade, traumas etc...). Por isso, pea a Deus para que seu namoro seja o princpio de um casamento duradouro e feliz.
IMPONHA LIMITES AO RELACIONAMENTO:

Hoje em dia o jovem tem aprendido a ter prazer sexual atravs de revistas (Querida, Atrevida, etc...). Estas revistas ensinam que ficar algo muito bom, pois no h nenhum compromisso das partes envolvidas. Ensinam como acariciar algum a ponto de sentir prazer. Ensinam que a virgindade um tabu trazido dos nossos pais, mas que hoje em dia ser virgem ser careta. Mas o namoro cristo diferente, pois algo puro onde os padres ensinados, so os padres de Deus.
DIGA NO AO SEXO:

Hoje em dia, os meios de comunicao esto cada vez mais depravados. Acredita-se que 10% dos evanglicos no Pas, no se importam em praticar o sexo antes do casamento. Muitos pastores tm ensinado que, se voc ama algum, e tem planos para casar, est livre para manter contato sexual com esta pessoa. Lderes dentro das Igrejas tm ensinado que se o casamento no der certo, separe. E pior, muitos ensinam que "juntar" o melhor negcio, pois assim fica mais fcil a separao. Mas Deus nos ensina diferente. O Senhor nos ensina que o sexo foi criado para ser praticado entre duas pessoas que se amam e tm entre si um compromisso permanente. Ou seja: "Sexo uma bno a ser desfrutada plenamente, dentro do casamento. Fora dele, impureza".
PROMOVA O DILOGO E A COMUNICAO:

O grande problema que hoje existem dentro dos casamentos, a falta de comunicao. Pessoas que, quando namorados, se preocupavam mais em se beijar, em ter um contato corpo a corpo, do que conversar. Como conseqncia, depois que se casam so simplesmente parceiros. No se conhecem. Tm gostos e vontades diferentes, no se amam mais. Jovem, aprenda que a comunicao principal fonte de conhecer o seu futuro esposo. Converse muito sobre todos os assuntos possveis. Estabelea uma comunicao sempre franca e direta.
CULTIVE O ROMNTISMO:

O relacionamento tem que ser marcado por muita gentileza. No careta lembrar quando foi que se conheceram, quanto tempo de namoro j completaram. Aprenda a ser romntico no namoro, pois assim no haver dificuldades de ser romntico quando se casarem
MANTENHA A DIGNIDADE E O RESPEITO:

Quando aprendo a ter respeito pela pessoa que eu amo, tenho conscincia que ela tem caractersticas diferentes da minha. Portanto eu no posso impor que ela seja igual a mim em tudo. Quando eu desrespeito o meu namorado(a), estou demonstrando falta de amor. Valorize a pessoa a quem voc ama, trate-a com dignidade e respeito.
PRATIQUE A FIDELIDADE:

Se voc infiel no namoro, tambm ser infiel no casamento. O mundo ensina que ter mais de uma namorada demonstrar ser garanho, quando o contrrio. Quando uma mulher tem mais de um namorado considerada "galinha". Portanto no siga os padres do mundo, siga a vontade de Deus. Mostre fidelidade a quem voc ama.

ASSUMA PUBLICAMENTE O SEU RELACIONAMENTO:

Se voc maduro, com certeza saber que um namoro sem a beno de seus pais, sem a beno do seu pastor, um namoro sem a beno de Deus.
NO SE PRENDA A UM JULGO DESIGUAL:

Se voc ama ou namora algum que no teme ao seu Deus, que no acredita que Jesus o nico e suficiente salvador, voc est com a pessoa errada. (II Corintios 6:14-18). Talvez ele at lhe acompanhe agora para a Igreja, mais com certeza lhe deixar ir sozinha quando se casar com voc. Procure algum dentro do arraial de Deus. Algum que serve o mesmo Deus que voc serve.
FORME UM TRINGULO AMOROSO:

O namoro cristo tem que aprender a se relacionar a trs. O CASAL E DEUS. Se o seu namoro no tem
Deus como o centro, um namoro sem nenhum objetivo, portanto sem a beno de Deus.Obs: Namore muito, mas tente seguir os padres bblicos que o Senhor lhe ensina. Mas se mesmo assim voc falhar, procure o seu pastor, ou seu lder de jovens. Exponha a eles a sua dificuldade. S assim voc ter um elo forte que lhe auxiliar e lhe ajudar a ser um jovem vencedor.
Os segredos do amor
Marcelo Barros *

Um filme norte-americano, em estilo de comdia, que sempre volta s emissoras de televiso "Do que as mulheres gostam". A partir do ttulo e de algumas propostas do roteiro, v -se que, embora dirigido por uma mulher, o filme feito em uma perspectiva masculina e no escapa de certa caricatura do feminino. Seria interessante um filme que falasse do amor como a capacidade de uma pessoa sintonizar com o outro diferente e penetrar na sua sensibilidade e sentimento. Nestes dias em que a sociedade e o comrcio promovem o dia dos namorados, todo mundo sabe que mais do que um presente comprado em lojas, o que as pessoas mais querem compreenso e dilogo. Certamente, o tempo de namoro poderia servir para um treinamento intensivo desta capacidade de mtua compreenso. A sociedade em que vivemos ainda chama de "fazer amor" o "ficar, por um momento, com algum". A minha gerao, em geral, era mais liberada no sentimento do amor e mais reprimida no terreno sexual. Facilmente, nos apaixonvamos por Doris Day, Marilyn Monroe ou por uma outra estrela de Cinema. Mas, no plano sexual, no tnhamos tanta liberdade. Hoje, ao contrrio, a juventude parece mais liberada no plano da sexualidade, mas, em geral, tem medo de amar. Este medo se justifica sob o pretexto de que o amo r nos torna mais frgeis, nos expe a desiluses e nos desnuda no mais intimo do ser. Sem dvida, isso verdade, mas como diz um poema do Vincius, falando dos filhos: "Eles nos do todo tipo de trabalho, os filhos, mas se no os temos, como sabemos?". O amor sempre uma felicidade, mesmo se for uma felicidade doda. O dia dos namorados lembra o amor na sua primeira fora e proposta. pena que romances, novelas e filmes, geralmente, mostrem o amor de forma to idealista e perfeita que corremos o risco de absorver este modelo como uma exigncia diria para ns. As pessoas tendem a exigir do outro que seja perfeito e revele um amor eterno, herico, romntico e arrebatador. Quando isso no alcanado, o que normal, porque o ideal nem sempre corresponde ao real - as pessoas se desiludem e at, s vezes, desistem de viver o amor. O ideal "perfeccionista" e idealista de amor acaba impedindo a vivncia do amor em suas formas mais simples e humanas. O namoro tempo de experincia. H um aspecto natural no amor , um tcham, para o qual ningum precisa ter curso ou aprender como se vive, porque universal e quase instintivo. Mas, existe outro elemento que o compromisso existencial e este sim pede preparao e maturidade. Saint Exupry j dizia: "Tu te tornas eternamente responsvel por algum que cativas"O amor como fonte que alimenta muitos rios e riachos. Existe amor de pai e me, amor de irmos, amor de amigos, amor de namorados. Tudo gua da mesma fonte. Apenas variam as expresses e a fundura do rio por onde a gua do amor se espalha. Em algumas religies orientais como o budismo e tambm na tradio catlica, quem decide viver o celibato precisa deixar claro para si mesmo e para os outros que no est renunciando a amar e sim a se fechar sobre aquele amor de forma exclusiva. No pode e no deve ser menos humano do que quem se apaixona. Tem de assumir o humano e buscar ir sempre mais alm, na capacidade de amar de forma altrusta e mais universal. importante que os pais aceitem que os filhos faam as experincias que um dia, eles se deram o direito de viver. No livro do xodo, dito que "Deus no conduziu o seu povo da escravido do Egito terra prometida pelo caminho dos filisteus - que era o mais curto, porque pensou que o povo poderia se arrepender no meio do caminho. Fez o povo dar voltas durante 40 anos no deserto..." (Ex 13, 17- 18). Nas aventuras da vida, todos temos o direito de dar

algumas voltas e desvios, antes de encontrar o caminho certo. Os pais e educadores precisam compreender isso a respeito dos filhos e dos jovens que acompanham, assim como estes precisam aceitar que, para amar no existe idade. A sociedade idealiza o amor dos jovens. Muitas vezes, se pensa que namoro diz respeito quase exclusivamente a adolescentes. Entretanto, muitos se sentem com o direito de viver este mistrio em idade mais adulta. preciso que os filhos aceitem que pais e mes, principalmente aqueles que no puderam continuar vivendo juntos o casamento continuem vivos e abertos ao amor. Afinal, de acordo com todos os caminhos espirituais, quem vive o amor, vive um mistrio divino. Na Bblia, a primeira carta de Joo nos diz textualmente: "Deus amor. Quem vive o amor, permanece em Deus e Deus vive nele ou nela" (1 Jo 4, 16). Ao contar que, no mundo, existe um anel que d o poder a quem o possui, o filme "O Senhor dos Anis" uma alegoria que contm profunda verdade. No dia dos namorados, os rapazes que do a suas namoradas um anel de compromisso e os j namorados que celebram seu compromisso em torno de um anel revelam o valor deste smbolo universal e nos fazem refletir sobre o amor, nico mistrio que realmente d poder real a quem o vive. Que poder? Ser que d mesmo?Contraditoriamente, em uma cultura na qual "fazer amor" sinnimo de "ficar, por um momento, com algum", amar d mais medo do que qualquer outra coisa. Nada provoca tanto medo nas pessoas do que o amor. Ele nos torna mais frgeis, nos expe a desiluses, revela nossas carncias, nos desnuda em nossos medos e nossos desejos mais ntimos. Entretanto, por mais que os tempos mudem e a cultura evolua, dentro de ns, o corao continua dizendo que s o amor pode nos tornar felizes.
O Banquinho
Escrito por Matheus Ortega

Existe um banquinho que ilustra bem como funciona um relacionamento.

Ele tm trs pernas que o sustentam, e o nome delas :


1. Amizade 2. Romance 3. Esprito

Este banquinho dificilmente ficar de p por muito tempo se uma destas pernas estiver menor que a outra.
1. 2. Amizade

Voc pode ser muito espiritual e romntico, voc sempre ora com ela e d presentes bonitos. Mas vocs mal conversam, mal tm intimidade para falar besteiras e se divertirem com nada muito especial. A amizade entre um homem e uma mulher que se amam fundamental para sustentar o relacionamento.

A paixo idealista gera frustraes, mas o amigo ama em todo o tempo. (Provrbios 17:17) Para os solteiros: busque algum que voc se sinta vontade e possa ser voc mesmo. Para os comprometidos: invista na amizade, seja sincero e genuno, porque vale mais a pena amar uma amiga do que idealizar uma paixo.
3. Romance Voc pode ter uma grande amiga do teu lado, que ora contigo, mas que poucas vezes

vocs tm momentos em que sentem uma qumica especial, como se aquela pessoa fosse a mais especial no mundo inteiro. Deus criou o mundo to belo, com tantos detalhes e presentes para que ns o amssemos. Da mesma forma, o romance fundamental para que haja um relacionamento entre o homem e a mul her.

O meu amado ps a sua mo pela fresta da porta, e as minhas entranhas estremeceram por amor dele. (Cnticos
5:4)

Para os solteiros: busque algum que voc sinta algo genuno e especial, e no tenha um relacionamento por carncia, convenincia, ou presso dos outros. Para os comprometidos: invista em fazer sua companheira feliz, pois isto te far feliz.
3. Esprito

Somos feitos de corpo, alma e esprito. Voc pode amar sua mulher com uma paixo que parece eterna, e ela pode ser a melhor companhia que voc j teve em toda sua vida. Mas se vocs no desenvolverem um relacionamento espiritual, h grandes chances de tudo dar errado um dia, sem explicaes. Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordo de trs dobras no se rompe com facilidade. (Ecl. 4:12) Para todos: se Deus for o centro do seu relacionamento, Ele sustentar o amor, pois Deus amor. Busque sempre direcionar seu relacionamento para Deus, porque assim ele se firmar no amor mais puro e sincero que existe, e no ser rompido com as tempestades da vida.
Namoro Cristo: JESUS, o vela

Escrito por Fernando Ortega


Voc que namora h pelo menos 2 meses, deve ter conhecido um vela. O que um vela? aquele mala que fica junto de voc e sua namorada (ou namorado) quando vocs querem um tempo a ss. Quando finalmente esse chato vai embora, vem o suspiro to conhecido: Enfim ss! Sim, o momento em que voc e seu namorado (ou namorada) podem ter um periodo de intimidade!
INTIMIDADE?? Opaaaaa! comigo mesmo! Vem c irmzinha!!!

Calma ae seu crente ruim!!! Intimidade de um namoro cristo para conhecer a alma/carter e no o corpo da pessoa. Como jovens, temos hormnios pipocando dentro de ns, e para um casal cristo, a coisa complicada. Vivemos rodeados de ofertas, convites e oportunidades para o sexo fora do casamento. Infelizmente, a maioria das igrejas acham que tem a soluo na ponta da lngua ao dizer : Procurem no ficar sozinhos para no passarem lutas! Pera ae! Sou s eu ou voc tambm acha que est na hora de se falar de namoro, noivado, casamento e sexo com mais ateno dentro das igrejas??? Algumas vezes falo umas coisas nos seminrios que tem crente que arregala os olhos! Na mesma hora eu falo: melhor voc ouvir isso DENTRO da igreja do que l fora no mundo! melhor ensinar os jovens DENTRO da igreja do que deixar eles aprenderem na raa, quebrando a cara, assistindo novelas e uns filminhos por ae. (de traio, romances adolescentes ilusrios e at mesmo porn) Mas o problema dessa frase dita pela maioria : E se o casal quiser pass ar essa luta? Se eles quiserem descobrir seus corpos? No necessariamente chegando ao sexo mas s pra sentir prazer. Quantos e quantos casais tem as preliminares em seu namoro? Quantos casais no cairam em fornicao? Quantos casais no vivem chorando e pedindo perdo a Deus, falando: Esta foi a ltima vez! no entanto depois de alguns dias, voltam a cair de novo

Entendo que, pra voc que est acostumado a um namoro onde os limites foram ultrapassados, muito difcil voltar a um nvel de santidade. Graas a DEUS, nunca toquei na Fran de maneira maliciosa, mas mesmo no sabendo como , eu consigo imaginar como deve ser para um casal voltar ao nvel de santidade. Por isso se voc trata sua namorada como um corrimo, seu namoro est firmado na areia meu chapa (Mateu 7:26)! De nada adianta essa frase de exortao dita nas igrejas se o casal no entender o pq esto namorando, ou seja, o real propsito desse relacionamento. ai que entra JESUS na parada! ELE tem que ser o vela no seu namoro! Mas Ele no ser o mala, Ele ser aquele que conduzir vocs a um relacionamento verdadeiramente feliz, sendo exemplo aos demais e o mais importante, que O adore!Jesus deve ser a pessoa inspiradora do seu namoro, e mais, Ele deve ser a razo de vocs estarem unidos. Eu j falei isso em um post antigo, mas repetirei: A razo pela qual estou com Fran primeiramente para fazer JESUS feliz! Nossa felicidade como casal, ser consequncia da felicidade do nosso PAI celestial. Sac????Seu namoro no pra voc ser feliz! pra JESUS ser feliz! (conhea o Triangulo de DEUS se vc tem dvida quanto esta frase)Para isso, JESUS precisa estar no centro, no meio desse relacionamento! Ele precisa ser o vela! No vela no sentido, o cara q atrapalha, mas vela no sentido daquele que iluminar o caminho por onde vocs andam. E c entre ns, a luz de Jesus muito mais forte que uma mera vela! muito mais qu e um holofote!!!!!Um casamento abenoado comea com um namoro santo! Ento voc que picanha pura, ou seja, carne pura, precisa mudar suas atitudes se quer ter um namoro que agrade e adore a Deus.Por isso quero te incentivar a iniciar uma revoluo no seu namoro! Pode ser difcil no incio, mas vocs dois precisam estar no mesmo propsito!Comece hoje, comece AGORA! Use estratgias!Faam um jejum juntos! Troquem caricias por orao, beijos por leitura bblica!O Espirito Santo educado, se ele ver que vocs esto nos amassos, ele simplesmente deixar o namoro de vocs.Para eu no ser repetitivo, recomento a leitura do post : O verdadeiro propsito para o namoro cristo salmos 119:105 Portanto, quer comais quer bebais, ou faais outra qualquer coisa, fazei tudo para glria de Deus. 1 Corntios 10:31 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e Isso far com que JESUS seja o vela a luz que conduzir seu namoro/noivado/casamento a verdadeira felicidade do casal que s encontrada quando, juntos, se unem no propsito de ador-Lo! Lmpada para os meus ps tua palavra, e luz para o meu caminho. a verdade e a vida; ningum vem ao Pai, seno por mim. Joo 14:6 Que o SENHOR teabenoe poderosamente e que JESUS seja SEMPRE a luz que conduz a vida de vocs!No amor de JESUS, Dia dos Namordados: As 5 Linguagens do Amor H algumas semanas postei sobre o tanque do amor e a Fran me lembrou das 5 linguagens do amor. Onde aprendemos isso? Em um livro chamado as 5 linguagens do amor (tadaaaaa). um livro q recomendo a todos q qerem aprender a se comunicar segundo a linguagem do seu cnjuge!O autor deste livro identificou que todas as pessoas possuem uma forma especfica de amar e se sentirem amadas.

Quando voc descobre como seus pais, irmos, tios, avs, se sentem mais amados e a forma como eles demonstram que te amam, fica bem mais fcil perceber as diferenas, de reconhecer o amor dos outros e de demonstrar todo o seu carinho da forma que as pessoas gostariam de receber.As vezes, vc acaba tendo pequenas discusses com sua/seu namorada/o pq no sabe a linguagem de amor dela/e. As vezes a linguagem de vcs diferente! Por isso, assim como em um idioma, preciso dedicao e treino para aprender! As vezes vc falar com sotaque e a pessoa vai perceber mas, isso far com q ela note q vc est se esforando para mostrar seu amor por ela. Com o treino, vc se tornar fluente!As Cinco Linguagens do Amor so: toque fsico, palavras de afirmao, tempo de qualidade, atos de servio e presentes.Bom, agora vamos a previa de cada linguagem:
TOQUE FSICO: O toque fsico uma das formas mais fceis de perceber o amor. Voc abraa quem importante para voc? Voc gosta de andar de mos dadas com aqueles que voc ama? Voc fica feliz ao ver receber um carinho na cabea, nos cabelos ou nas mos? Geralmente esta uma das primeiras formas de comunicar amor que aprendemos. Voc j reparou que as crianas amam dar beijos e abraos? Ao fazer isso elas esto dizendo que amam mesmo sem falar nenhuma palavra. Se voc respondeu sim s perguntas acima, provavelmente esta a sua primeira linguagem: a forma como voc demonstra que ama e como gosta que as pessoas demonstrem que te amam. Pare e pense: voc conhece algum que sempre procura te abraar, que conversa encostando, tocando em voc? Se a resposta sim, provavelmente esta a forma que essa pessoa est dizendo que voc importante para ela, mesmo que ela nunca use as palavras para isso. TEMPO DE QUALIDADE: O tempo de qualidade significa o tempo que voc dedica exclusivamente a algum, sem ter outras distraes por perto. Por exemplo, o tempo que vocs se dedicam conversa, a assistir um filme juntos, a ver fotografias, a tomar um caf, etc. Se voc se sente importante, amado, quando algum abre mo de fazer outra coisa simplesmente para passar tempo com voc, provavelmente essa a sua primeira linguagem. Ao mesmo tempo, se algum exige sempre a sua presena, e de forma at exclusiva, essa a principal forma que essa pessoa encontrou para dizer que te ama. Na Bblia podemos achar um exemplo de algum que tinha essa como primeira linguagem. Maria, irm de Madalena, amava ficar aos ps de Jesus. O prazer dela estava em simplesmente ficar ali. Era dessa forma que ela dizia ao Mestre que o amava. ATOS DE SERVIO : Sabe aquelas pessoas que se empenham em fazer tudo para agradar? Que chegam a sua casa e lavam a loua, se alegram em ajudar a arrumar o armrio e sempre esto prontas a oferecer aquela mozinha? Essas so as pessoas que tm como primeira linguagem de amor atos de servio. Ou seja, para elas, o amor est relacionado ao fazer. H um bom exemplo sobre isso na Bblia. Voc se lembra de Marta, irm de Maria e Lzaro? Ao saber que Jesus se aproximava, ela sempre se preparava para servi-lo. Fazia comida, organizava a casa e estava sempre envolvida com alguma atividade. Essa uma linguagem muito bonita, porm preciso compreender que as pessoas devem amar e ser amadas no pelo que elas fazem, mas sim por quem elas so. PALAVRAS DE AFIRMAO : Muitas pessoas precisam ouvir que so importantes, que so lindas, que

so inteligentes, que so competentes e divertidas. Isso significa palavras de afirmao, ou seja, a manifestao verbal de sentimentos. Da mesma forma, existem pessoas que sentem a necessidade de dizer sempre o quanto amam seus amigos, o quanto eles so importantes, o quanto so legais. Ao fazer isso, est se demonstrando que palavras de afirmao a forma de comunicar seu amor. E existem pessoas que precisam dessas palavras para se sentir importantes. Para elas no basta algum passar tempo, dar presentes ou abraos, elas precisam ouvir o que os outros pensam. Se este o seu caso, palavras de afirmao provavelmente a sua primeira linguagem.
PRESENTES: Quem gosta de ganhar presentes? Todo mundo. Quem gosta de dar presentes? Nem todos. Presentes uma linguagem peculiar e no est necessariamente ligada ao valor. Por exemplo, muitas crianas fazem desenhos lindos para os pais, irmos e tios. Para elas, esses papis coloridos so preciosos presentes, uma forma de dizer que amam e se importam. Muitas meninas adoram gastar tempo pensando em coisas criativas para presentear: surpresas, cartazes, fotografias, entre outras coisas. Se voc do tipo que sempre que viaja pensa em trazer lembranas para seus amigos, que nunca se esquece de comprar um presente nos aniversrios, e que at mesmo se desaponta quando as pessoas se esquecem de te presentear, provavelmente esta a sua linguagem.

Conseguiu identificar a sua principal linguagem? Conseguiu identificar das pessoas que moram com voc? Aprender a se conhecer e conhecer as pessoas muito importante. importante tambm voc comunicar s pessoas como voc gostaria de ser amado, qual a sua primeira linguagem, aquilo que o faz se sentir nico. Para isso importante desenvolver tambm a comunicao com a sua famlia. Pense nisso e comece hoje mesmo a amar seus familiares da forma como eles se sentem amados!

So 3 as sugestes p/ se descobrir a primeira linguagem do amor:


1. O q seu namorado(a) faz, ou deixa de realizar, q mais te magoa? O oposto a isso , provavelmente, sua linguagem do amor. 2. O q vc mais solicita dele(a)? Aquilo q mais requisita dele(a), provavelmente o q faz vc sentir -se mais amado. 3. Qual a forma mais frequente de vc expressar amor a seu parceiro? Essa pode ser uma indicao de q atravs da mesma, tbm se sentiria amado. Faa um ranking das linguagens. possvel tb q mais de uma linguagem seja a sua. isso ae! Um feliz dia dos namorados pra vcs! Q o SENHOR abenoe poderosamente vcs como casal separado para ELE!

O verdadeiro propsito para o namoro cristo


Ol povo!!! Olha a segundona de volta.. hehehe!! Hoje vou fala sobre o verdadeiro propsito do namoro. Na verdade vale como propsito da nossa vida mas, vou focar no namoro. Primeiro corramos ao dicionrio: Propsito: deliberao; desgnio, intento; projeto; fim; modo sisudo; tino; bom-senso; prudncia; assunto. No post Meu namoro de DEUS? disse a seguite frase: O namoro no para o seu beneficio e sim para o beneficio do REINO. Vc est morto, CRISTO vive em vc! Talvez alguns no entenderam a frase, principalmente qndo falei q vc est morto. Quero explicar melhor.
Pergunta valendo 10 talentos: QUAL O PROPSITO DE DEUS AO NOS FORMAR (criar)????

Qual a razo pela qual DEUS nos colocou nesta terra? Vc tem alguma idia?? Qual a resposta c erta? Vamos ver:

A) Para gandaiar e zuar muito B) Para ser santo C) Pra reinar nesta terra e ser muito rico, afinal nosso PAI dono da prata e do ouro! Wooohooooooo!! D) Para louvor e adorao ao SENHOR E) Aaannn?? D pra repeti Dot???? E ae? Algum palpite? Vc pode perguntar aos presbiteros, as cartas de Paulo e eu tbm posso te dar um tempinho pra tirar cara e coroa ou salam-minguVamos at Efsios 1:11-12 Nele, digo, em quem tambm fomos feitos herana, havendo sido predestinados, conforme o propsito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, com o fim de sermos para louvor da sua glria, ns os que primeiro esperamos em Cristo; e Isaias 43:7 e 21

7- A todos os que so chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glria, os formei, e tambm os fiz. 21- A esse povo que formei para mim, para que me desse louvor. Vc no foi formado para ser santo, feliz ou vitorioso! Vc foi formado para ser adorador!!! O resto consequncia! - Para ser adorador preciso ser santo, pois s assim vc vai poder se aproximar DELE e ador-lo. - Se vc for adorador, ento ser feliz, pois ter contato com o grande DEUS criador de toda terra! (Meu, ELE fantstico!!!) -Se vc for adorador, ento ser vitorioso, pois ELE vai estar contigo em todo o tempo te auxiliando dando sabedoria e fora para vencer! TUDO o q fizermos deve ser com o intuito de ador-lo! S assim cumpriremos nossa misso na terra, s assim seremos felizes e realizados! Os pssaros adoram a DEUS qndo voam e cant am embelezando um cenrio pq DEUS os criou com esse propsito! No confunda propsito com chamado (vocao espiritual). Seu chamado (pastor, ministro de louvor, tio do cultinhoetc) a maneira pela qual vc ir adorar a DEUS. Pq estou dizendo tudo isso? Pq quero q vc entenda q muito melhor VIVER A VIDA Q DEUS TE PEDIU
DO Q A VIDA Q VC PEDIU A DEUS !

Se vc entender q seu namoro TAMBM PARA ADOR-LO, ento vc ser muito feliz e realizado em sua escolha e relacionamento! A partir do momento q vc resolver fazer do seu namoro um meio de adorar a DEUS, ento vc comea a descartar algumas prticas. Quanto mais vc colocar ELE como o centro da relao, como objetivo, como fundamento, mais vc ser feliz com sua costela (ou seu cabea hehe).

Para aqueles q ainda no namoram, aconselho a pensarem de igual maneira! Essa menina bonita e cheirosa mas, ser q vai me ajudar a adorar a DEUS???? Ela vai me impulsionar para mais perto de DEUS???
Se vc escolher pensando q a pessoa ter q te levar pra mais perto do SENHOR, a sua escolha estar mais prxima do correto! Coloco minha mo, p, cabea, etc, no fogo se vc buscar escolher (no tempo certo) uma pessoa q te leve pra mais perto do SENHOR (usando aquele critrio de escolha e de confirmao que falei a alguns posts atrs) querendo usar seu namoro como uma maneira de adorar a DEUS e com isso no for feliz! Temos (Fran e eu) feito isso e o SENHOR tem nos abenoado poderosamente! por isso q sempre uso a expresso absurdamente feliz pois assim q me sinto com relao ao meu namoro! Quando colocamos algo servio de adorao ao SENHOR, ELE nos d graa para realizar essa tarefa com maestria! (DEUS) Vos aperfeioe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vs o que perante ele agradvel por Cristo Jesus, ao qual seja glria para todo o sempre. Amm. (Heb 13:21) Esse tem q ser o objetivo de nossa vida! Portanto, quer comais quer bebais, ou faais outra qualquer coisa, fazei tudo para glria de Deus. (1 Cor 10:31) Se vc entender e agir com a mentalidade de q sua vida foi formada exclusivamente para glorificar o nome do SENHOR, ento sua escolha ser perfeita! Deleita-te tambm no SENHOR, e te conceder os desejos do teu corao. Salmos 37:4

O amoro Cri

Na B lia no encont amos absol tamente nada sobre namoro, at porque, os costumes das naes anti as tratavam a relao entre homens e mulheres de forma completamente diferente dos nossos dias. Para inicio de conversa, eram os pais que definiam com quem seus filhos iriam contrair matrimnio. Junta-se a isso o fato de que tal deciso era inquestionvel e irrevogvel, cabendo aos filhos obedecer a determinao patriarcal.

Hoje os costumes so diferentes. Ao contrrio do passado os pais j no possuem influncia na deciso com quem seus filhos devero casar. Na verdade, desde muito cedo os adolescentes so instigados pela sociedade a se relacionarem em namoro, desfrutando assim de uma relao independente e "livre" da influncia familiar. Em virtude da banali ao das relaes afetivas entre moas e rapazes, no so poucos os casos de adolescentes e jovens que se arrebentaram emocionalmente em uma relao errada. Ora, como j escrevi anteriormente no sou contra as relaes de namoro que um jovem possa desenvolver com uma moa. Antes pelo contrrio, acredito que relaes afetivas entre um rapaz e sua namorada contribuem significativamente para o desenvolvimento de uma auto-estima saudvel. Sou contra sim a banalizao das relaes, sou contra as ficaes que contribuem para o adoecimento da alma de nossos adolescentes, sou contra o beijar por beijar! Salomo em sua grande sabedoria afirmou: Existe um tempo determinado para todas as coisas na vida. Sim, isso mesmo, na vida existe momentos pra tudo! H tempo de plantar e tempo de colher, h tempo para abraar e deixar de abraar, em outras palavras isso significa dizer que existe um tempo determinado por Deus para desfrutarmos de carinhos, afagos, abraos e beijos de algum. Em contrapartida, isso significa dizer tambm que existem momentos na vida, que somos chamados a um momento de recluso onde outros valores necessrios a uma existncia plenificada nos so trabalhados. Caro leitor, creio que o perodo de namoro deve ser essencial a maturao dos que se gostam. Acredito tambm que deve ser um tempo de convivncia diria, de conhecimento mtuo, alm de iniciar um relacionamento mais prximo da famlia daquele que se relaciona. Pois , como afirmei, a Bblia no menciona absolutamente nada sobre namoro. Na realidade ela nem faz referncia a isso. Entretanto, os princpios cristos que devemos observar quando a santidade e relacionamento pessoal devem ser obedecidos integralmente.
Meu namoro da vontade de Deu ?

Volta e meia ouvimos dos casais enamorados dvidas do tipo: ser que o meu namoro da vontade de Deus? Como posso ter certeza de que Deus est abenoando o meu relacionamento? Ou ainda, como saber se esta ou aquela pessoa a que Deus separou para mim? A luz destes questionamentos desejo fornecer de forma prtica e objetiva algumas dicas para se descobrir se o seu namoro da vontade de Deus: 1- A Paz de Deus. As Escrituras afirmam que a paz deve ser o rbitro em nossos coraes Seja a paz de Cristo o rbitro em vosso corao (Colossenses 3: " href="/biblia-online/colossenses/capitulo3.html#v15" target="_blank">Colossenses 3:15). O rbitro aquele que resolve uma questo, que direciona, que mostra a verdade. Em outras palavras isto significa dizer que a paz de Cristo deve ser observada como um dos indicativos de que o relacionamento em questo ou no da vontade de Deus. Assim, se o namoro rouba paz, ou leva a pessoa a ficar distante de Deus, trazendo ao corao inquietao ou perturbao, cuidado, porque algo est errado. Vale a pena ressaltar que lutas, problemas e obstculos sempre existiro. Todavia, se o relacionamento descaradamente lhe tem roubado a sua paz interior, como tambm a sua comunho com Deus, seja isto talvez um grande indcio que de o Senhor no est nesse relacionamento.



2- Minha famlia aprova? Um fator que deve ser observado se a famlia aprova o namoro. Conheo inmeros casos de namorados que enfrentaram seus pais e familiares e que tiveram problemas serissimos. Ora, por favor, pare e pense: Se a famlia no aprova o relacionamento agora quando no se tem tantos problemas, imagine depois de casado e com filhos. Isto posto, sou levado a acreditar que a opinio dos pais ou filhos devem ser levado em considerao. 3- E o meu pastor? O que tem a dizer? A ps-modernidade trouxe a baila um conceito que mais do que nunca tem norteado negativamente a nossa sociedade. comum ouvirmos por a: A vida minha, fao o que quero e no tenho que dar satisfao a absolutamente ningum. Infelizmente, em nome de uma independncia burra e ensimesmada muitos casais comeam a namorar sem ouvir a opinio de seus pastores e lderes. Ora, claro que os pastores no podem e nem tampouco tem o direito de determinar se o namoro deve ou no acontecer, entretanto, no consult-los e ouvi-los um erro gravssimo. Creio que os apaixonados ao decidirem compartilhar com o conselheiro ou pastor sobre a possibilidade de se namorar algum, demonstra maturidade e disposio de se fazer a vontade de Deus. 4- Existe jugo desigual? O namoro e o casamento devem ocorrer entre pessoas que estejam em igualdade de situaes. O fato de existir discrepncias espirituais, sociais e culturais pode proporcionar um serissimo problema relacional entre aqueles que se gostam. Em um relacionamento onde uma pessoa possui escolaridade ou bagagem cultural bem maior do que a outra, a possibilidade de se vivenciar problemas potencializado de forma substancial. Alm disso, o jugo desigual pode caracterizar-se pela diferena de idade entre o casal. Em boa parte dos casos onde a diferena etria ultrapassa os quinze anos as chances de problemas so absurdamente significativas. 5- Existe afinidade mtua de valores e conceitos? Os que namoram precisam ter em comum os mesmos valores e conceitos. Na verdade, ambos precisam enxergar os padres bblicos de moral e decncia de modo uniforme. Em outras palavras isto significa dizer que ambos necessitam estar dispostos a viver e relacionar-se um com o outro de forma pura e santa. Caro leitor, ao responder negativamente duas ou mais destas perguntas, acredito que voc deva refletir se vale a pena desenvolver no corao expectativas de frutificao com aquele que tem se relacionado. Lembre-se que que namoro coisa sria e que tomar decises erradas pode lhe trazer consequncias funestas.
E o Sexo? Pode rolar?

A AFP divulgou em janeiro de 2008 que a maioria dos britnicos j no desaprova as relaes sexuais antes do casamento ou entre casais de mesmo sexo, apesar de continuar a manter uma atitude mais tradicional no que se refere educao das crianas. 1 Segundo a reportagem, nos dias de hoje, setenta por cento dos britnicos no criticam as atividades sexuais antes do casamento. J em 1984, a percentagem era de 48 por centro, segundo o relatrio preparado pelo Centro Nacional de Investigao Social. Dois teros dos britnicos consideram que socialmente h poucas diferentes entre casamento e viver junto. Do total, 54 por cento acham que uma relao de casal slida no implica forosamente viver sob o mesmo teto e 69 por cento consideram que se pode viver uma vida feliz e realizada mantendo-se solteiro. Pois , infelizmente a banalizao da sexualidade tambm tomou conta de boa parte dos arraiais evanglicos. A afirmao de que sexo antes do casamento pecado, sempre foi defendido por praticamente todas as igrejas protestantes. Todavia, por fatores dos mais diversos, tais princpios no esto sendo obedecidos por mais da metade da juventude evanglica brasileira. exatamente isso o que diz um extenso trabalho de pesquisa entre 1994 e 2000 realizado pelo Ministrio Lar Cristo. Num levantamento indito, que ouviu mais de cinco mil rapazes e moas, membros de 22 diferentes denominaes, o resultado veio ao encontro daquilo que se suspeitava h muito tempo, mas nunca tinha sido comprovado assim, na fria lgica dos nmeros: Nada menos que 52% dos jovens evanglicos criados na igreja praticam o sexo pr-nupcial. Destes, a metade no fica numa nica experincia e mantm vida sexual ativa com um ou mais parceiros. Segundo a pesquisa, a idade mdia da perda da virgindade de 14 anos, para os garotos, e 16, para as moas, ou seja: para horror de pastores, pais e educadores, quando o

assunto sexualidade juvenil, a Igreja est se aproximando cada vez mais dos padres liberais da sociedade moderna. Caro leitor, como cristos, no devemos nos curvar diante da imoralidade que tem destrudo parte da sociedade brasileira. Como discpulos de Senhor, temos por misso anunciar a esta gerao os princpios e pressupostos bblicos. Ora, a Bblia bastante clara no sentido de mostrar que Deus criou o homem e a mulher para que se unissem em matrimnio se tornando uma s carne, abenoando o ato sexual, ordenando ao homem que se multiplicasse. O sexo no matrimnio no pecado, mas uma ordenana divina em seu projeto original. Entretanto, o homem, como tudo mais, deturpou este aspecto da criao de Deus. A idia do sexo antes do casamento leviana e irresponsvel, pois parte do pressuposto de que pode existir uma unio sem compromisso, o que obviamente nunca esteve nos planos de Deus. Caro amigo, a impureza um pecado sexual. Todos os atos impuros praticados entre casais no casados obra da carne. Ouso afirmar que diante da avalanche devastadora que atualmente tenta transformar o sexo antes do casamento em um fato normal e aceitvel, somos chamados pelo Senhor a vivermos a vida crist de forma e irrepreensvel, esperando com pacincia o casamento para assim desfrutarmos desta maravilhosa bno de Deus chamada sexo.
licito o namoro entre o cristo e o no cristo?

Qual o problema? No tem nada demais. Eu posso evangeliz-lo e lev-lo para a igreja. Vai ver que essa forma dele conhecer a Cristo! comum ouvirmos de nossos adolescentes e jovens frases como estas. Para muitos deles no existe o menor problema em namorar um no cristo. Entretanto, o que talvez eles desconheam o ensino bblico de que no devemos nos colocar em jugo desigual com os incrdulos (II Corntios 6:14). Para Calvino, o jugo desigual era nada menos que manter comunho com as obras infrutferas das trevas e estender-lhes a destra de companhia. Em outras palavras isto significa estar ligado ao mesmo tempo, lado a lado na mesma canga. a metfora dos bois ou cavalos que tm de andar juntos, desfrutando das mesmas prticas, porque esto presos na mesma canga. Caro leitor, escolher uma pessoa que compartilha da mesma f e sonhos fundamental a construo de um namoro equilibrado e saudvel. Como escrevi na segunda parte deste estudo, o namoro deve ocorrer entre pessoas que estejam em igualdade de situaes. O fato de existir discrepncias espirituais pode proporcionar um serissimo problema relacional entre aqueles que se gostam. Do ponto de visto bblico o namoro entre no cristos e cristos absolutamente desaconselhvel. Paulo, ao escrever aos corntios ordena que um cristo ao se casar, deve faz-lo somente no Senhor. Obviamente isso probe o casamento com incrdulos e, portanto, namor-los. Vale a pena lembrar o que a Confisso de F de Westminster diz a respeito do casamento entre cristos e no cristos: A todos os que so capazes de dar um consentimento ajuizado, lcito casar, mas dever dos cristos casar somente no Senhor; portanto, os que professam a verdadeira religio reformada no devem casar-se com infiis, papistas ou outros idlatras; nem os piedosos prender-se a jugo desigual por meio do casamento com os que so notoriamente mpios em suas vidas, ou que mantm heresias perniciosas Pensem nisso! Casados, mas eternos namorados Certa vez, ouvindo uma palestra sobre casamento, o preletor exemplificou o tema com a seguinte histria: Um casal h muito havia perdido o romantismo entre eles. Ento, o marido, em uma atitude ousada, chegou em casa e disse sua esposa: Querida, amanh trarei nossa casa um convidado muito

especial. Quero que voc vista a sua melhor roupa. Quero, tambm, que deixe a nossa casa um brinco. E no se esquea de preparar uma comida bem especial. No dia seguinte, a mulher, apressadamente, arrumou toda a casa, deixando-a completamente limpa e cheirosa. Preparou uma comida bem saborosa. Logo depois se preparou, vestindo a sua melhor roupa. Enfim, ela estava linda! No horrio marcado, o marido chegou e tocou a campainha. Ela, com os olhos brilhando, foi logo abrir a porta para ver quem era o tal convidado. Porm, teve uma surpresa: do lado de fora estava somente o seu marido. Ela foi logo perguntando: Onde est o tal convidado? Fiz tudo o que voc pediu para nada? Ele no veio? O marido abaixou a cabea e entristecido disse: O convidado especial sou eu, meu bem! Ou no significo mais nada para voc? Veja quanto tempo estamos casados e voc nunca mais se arrumou assim para mim e nem mais preparou um prato especial para me esperar? Naquele instante, o silncio pairou entre os dois e os olhares de um para outro diziam mais que palavras. Esta uma histria bem simples, porm significativa e nos deixa uma grande lio: o cuidado mtuo entre os cnjuges deve ser cultivado a cada dia. Quantos casais no sabem mais o que namorar ou o que sair de mos dadas? Parece papo de pr-adolescentes apaixonados. No, no mesmo. E se engana quem pensa assim, pois o romantismo no privilgio restrito aos casais mais jovens, pois cada idade tem o seu esplendor e o corao jamais envelhece. O romantismo um dos pilares de sustentao do casamento, que, infelizmente, h muito vem sendo negligenciado. triste dizer, mas o que mais vemos hoje so casamentos de fachada, aqueles que mostram uma felicidade aparente para a sociedade, entretanto, entre quatro paredes, o clima entre o casal outro. interessante observar que no perodo de namoro fcil colocar o romantismo em prtica. Presentes pra l e pra c, elogios, bilhetinhos e cartas de amor, palavras de incentivo, demonstraes de cari nho e afeto. No entanto, depois de casados, muitos casais parecem desaprender as diversas linguagens do amor. Comeam as cobranas, as trocas de ofensas, as irritaes constantes por causa de pouca coisa. O romantismo cede espao para o desgaste do relacionamento. Com o tempo, marido e mulher perdem o desejo um pelo outro. Assim como este marido da histria teve a idia de surpreender a sua esposa, fazendo-a refletir sobre o que estava acontecendo entre eles, da mesma forma precisamos ter fora de vontade para investir no casamento. H quanto tempo voc no diz Eu te amo para o seu cnjuge? Talvez, nos ltimos anos, voc tenha se dedicado mais a outras coisas como trabalho, amizades, jogar bola, sair sempre sozinho e, principalmente, subtraindo o tempo que voc teria para dialogar com seu cnjuge e filhos pelas infinitas horas em frente TV. Um bom dilogo tambm faz parte do romantismo. Em seu artigo Nossa casa: lar ou penso?, da Revista Lar Cristo (Vol. 1, N 4), Willian Fres, que alm de mdico endocrinologista atua, com sua esposa, Rute Nery Fres, na rea de casais, fala da comunicao entre os cnjuges: Um bom parmetro para saber como est a comunicao, verificar se voc pode chamar sua esposa e filhos de amigos. Nesse caso, o autor se referiu aos maridos. Porm, a frase tambm serve para as esposas. No importa o mau tempo e nem o passar dos anos. Em Deus tudo se renova. O romantismo independe de uma data especial para ser colocado em prtica. Por isso, transforme o seu Dia do Nada e m uma data para l de especial. Curta o seu cnjuge. Os resultados sero surpreendentes. Experimente!
Revista Lar Cristo - As estaes do casamento No deixe o inverno congelar seu casamento - 19/10/10

Revista Lar Cristo 23 anos


O final da lua de mel e o cair na real Talvez a maior complicao de um casamento seja quando os dois voltam da lua de mel e percebem que a realidade chega. Os casados chegam da lua de mel e passados os primeiros cinco meses percebem que aquela perspectiva de embarcar no casamento com a grande esperana de que duas pessoas sero completamente realizadas como seres humanos e sem maiores conflitos irreal. Alguns eram felizes antes de se casar e esperavam que o casamento apenas melhorasse a vida j alegre. E a maioria casa com este propsito de buscar a felicidade e matar muito da solido que est no corao. O grande problema que todos ns nos casamos com o conceito de que queremos ser felizes. Desta forma que comea o desespero, o aperto e as decepes. Neste processo de a pessoa querer ser feliz abre-se cada vez mais espao para o egosmo, indiferena, mgoas e frustraes. Ento, depois de pouco tempo

comea a fazer parte do vocabulrio do cnjuge a palavra divrcio. No processo de cair na real as pequenas diferenas se avolumam na relao a dois. A linguagem rspida e o comportamento agressivo revelam desgastes profundos. Alguns comeam a ofender o outro com palavras do tipo: Quando voc agir como esposa, eu trato voc como tal. Sem isso, ter o que merece. A esposa fica irritada com o egosmo que tomou conta da relao e diz: Eu no aguento mais arrumar sua baguna, pea para a sua me fazer para voc e pronto. Quando em pouco tempo a relao chega a este ponto, os desgastes sero absolutamente intensos e podero gerar profundas cicatrizes tanto no rapaz como na moa. O que fazer diante disso? O que fazer para no ficarmos no sonho da lua de mel? Como agir diante da realidade do dia a dia no casamento? Sugiro algumas dicas que tenho tentado usar para o meu prprio casamento: - Necessitamos do amor prtico que nos ajuda a vencer o nosso ego: Qual o nosso problema de no amarmos? Acredito que a causa que no entendemos a dinmica do amor. No sabemos nos comunicar de forma eficaz para ver mudanas no cnjuge porque somos pessoas cujo ego no cabe no ser. Queremos tudo para ns mesmos, queremos que as pessoas faam o que do nosso agrado. Queremos que o cnjuge seja assim, porque crescemos vendo as coisas assim. As pessoas se irritam com os respingos de pasta no espelho, com as camisas dobradas e no dependuradas, com a toalha na cama em vez de estar no banheiro. As pessoas se irritam facilmente porque no sabem amar sem obstculos. Elas querem o que o ego manda e no o que a graa pede. Os casais que caem na real e percebem que necessitam vencer o ego todos os dias prevalecem e s vero a separao no caixo (um dos lados) ou na segunda vinda do nosso mestre Jesus. As palavras de Paulo sobre o amor so significativas demais para ns como casais: O amor tudo suporta, t udo cr e tudo espera (1 Corntios 13.7). William Shakespeare diz: O amor s amor se no se dobra a obstculos ou curva-se a vicissitudes. O amor uma marca eterna que sofre as tempestades sem abalar-se. O amor uma marca eterna. - Tenhamos conversas com discernimento na Palavra: Lembro de um pastor me perguntar uma vez: Alcindo, voc est disposto a conversar com a Erika pelo resto da sua vida?. Esta pergunta sria demais para ns, porque muitos no querem resolver suas pendncias atravs do dilogo. Ns precisamos descobrir como ser uma influncia positiva sobre nosso cnjuge. Ela vem atravs das boas palavras. O abuso verbal faz o casal perder a cabea e palavras duras podem destruir o respeito, a confiana, a admirao e a intimidade. O que precisamos? De uma palavra importante na relao: discernimento, que sinnimo de bom senso, na viso mais profunda e abrangente de todos os acontecimentos que se protagonizam. Mais que conhecimento terico, o discernimento uma percepo espiritual que se alicera no j vivenciado. impossvel um casal viver uma vida de comunho, de unidade, de convvio mtuo sem haver discernimento espiritual. Isto imprescindvel na vida daquele que o cabea do lar, o homem. Se um homem no for pessoa dotada do discernimento espiritual que a Palavra prescreve para a vida, ele no ter o respeito da sua esposa com submisso, ele no solucionar junto com a esposa os problemas de relacionamento. Vemos que muitos homens se tornaram uma decepo para as suas esposas, pois perderam o discernimento para tomar atitudes como pais, maridos e chefes do lar. Portanto, preciso que haja uma busca da nossa parte como homens desta palavra to importante no nosso vocabulrio conjugal: discernimento. O que o discernimento provoca? Com ele amamos mais. Com ele brigamos menos. Com ele compreendemos melhor a esposa e os filhos. Com ele glorificamos ao Pai Celestial. Quais as dicas para ns? Pergunte para seu cnjuge: Que palavras ou atitudes tm sido nocivas? Em que tenho me omitido? Diga para o seu cnjuge: Por favor, mostre-me minhas fraquezas. No livro Desafio de amar, de Stephen e Alex Kendrick (Bv Films, 2009, p. 18), h uma frase: O amor requer ateno dos dois lados o tipo de ateno que constri pontes da combinao de pacincia, bondade e generosidade. Ele ensina a acertar o alvo, a respeitar e a apreciar a maneira nica do seu cnjuge. - Vivamos intensamente o casamento com o corao: H uma palavra de Paulo em Glatas 6.2 profunda demais para nos doar mais para o nosso casamento: Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a Lei de Cristo. Viver intensamente a situao do prximo levar estas cargas com sinceridade, afeio, amor, entrega,

carinho e disposio. s vezes queremos ver as pessoas bem, felizes e recuperadas. Mas falsamente muitos de ns fazemos algo pelo outro em funo de ns mesmos. A direo de Deus para a vida que nos doemos intensamente para o outro. Acredito que Jac um modelo de doao para a sua amada. Ele queria tanto Raquel que a Bblia diz que os mais de sete anos de trabalho por ela pareceram poucos dias pelo muito que a amava (Gnesis 29.20). Henri Nouwen, em seu livro Viver ser amado (Paulinas, 1999, p. 43), diz: Ser escolhido a base de ser amado. Ento somos escolhidos pelo Eterno para amar o nosso cnjuge de todo o corao. Alcindo Almeida pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil formado em 01/07/1997 pelo Seminrio Presbiteriano Rev. Jos Manoel da Conceio. membro da equipe pastoral da Igreja Presbiteriana da Lapa, na cidade de So Paulo, tem graduao em aconselhamento cristo no Centro Andrew Jumper e a validao do bacharelado em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. casado com Erika de Arajo Taibo Almeida e pai da pequena Isabella. autor dos livros: Silenciando o corao diante do Pai, Conselhos para uma vida sbia Srie Intimidade com a Palavra Livro de Eclesiastes, Dores, lgrimas e alegrias nos Salmos - Volumes I, II, III - Srie Intimidade com a Palavra Livro de Salmos, Vivendo na presena do Pai, Meditaes para o dia a dia 2009, 2010, Encontros com Jesus - Pessoas que foram transformadas por ele, Alegria verdadeira - Srie Intimidade com a Palavra Livro de Filipenses e F, orao e simplicidade - Srie Intimidade com a Palavra Livro de Tiago. membro fundador h 12 anos e atual diretor do grupo de apoio pastoral Projeto Timteo. ( permitida a reproduo total ou parcial do contedo do material editorial publicado, desde que citada a fonte e com autorizao prvia e documentada da REVISTA LAR CRISTO)

Estudos Bblicos

Namorar ou Ficar?

A sociedade atual est em profundo estado de mutao constante. Termos novos so criados, termos antigos so reinterpretados. No h verdades absolutas e sim opinies e verdades particulares. "Cada ser um universo", dizem, e todos devem criar para si os seus prprios padres e verdades. Jovens e adolescentes esto sendo formados nesta sociedade mutante. Os conceitos aprendidos em famlia, por serem frgeis e apenas nominais, no sobrevivem avalanche de deseducao encabeada pela mdia e pelos formadores de opinio. Isto igualmente vlido para o lado afetivo do jovem. O dicionrio Aurlio define NAMORAR como: 1) Procurar inspirar amor; 2) Andar de namoro com; 3) Enamorar-se (que por sua vez significa deixar-se possuir de amor, apaixonar-se). FLERTAR significa namoro rpido, namorico. At bem pouco tempo o namoro era algo pr-nupcial, com regras bem definidas e padro comumente aceito. Algum, ao sentir-se atrado por outrem de sexo oposto, procurava-o, propondo-lhe namoro. Este consistia de encontros constantes, com dilogos sobre os dois, momentos de romance, abraos e beijos limitados, com considervel reserva e planos para o futuro. Os encontros eram feitos na casa da moa, com a presena de

familiares, na sala, ou no porto, at s 22 horas no mximo. Tambm constavam passeios, atividades mtuas e correspondncia. Com o advento da era ps "Beatles" (conjunto de rock-and-roll ingls, que revolucionou a cultura ocidental aps a dcada de 60) e o desenrolar do movimento "Hippie" (jovens americanos que lutavam pela liberao das drogas, extino da famlia e amor livre), o namoro sofreu grandes mutaes. Seus limites foram ampliados. Os encontros passaram a ser em cinemas, pizzarias, clubes, etc, sem a presena de familiares. No seu bojo as carcias ntimas e os atos prsexuais encontraram espao livre. Como conseqncia, o nmero de jovens que se casaram grvidas ou ficaram ss aumentou vertiginosamente. Namoro passou a ser a "sala vip" do casamento, faltando apenas o chamado "papel passado" . Por serem mal formadas muitas famlias tornaram-se desestruturadas, terminando em divrcios. Filhos cresceram deficientes psicologicamente, sem modelos paternos e maternos consistentes. Na dcada de 80 a chamada "AMIZADE COLORIDA" entrou em ao. Tratava-se de algo diferente do namoro. Rapazes e moas mantinham encontros libidinosos, com o compromisso de no terem quaisquer compromissos! Com o passar dos anos o namoro continuou em processo de mutao. O imprio da AIDS (doena fatal sexualmente transmissvel), trouxe uma transformao na acelerao da libertinagem juvenil. Os preservativos entraram na lista de materiais comuns da lista de compras dos adolescentes, como a plula na dcada de 70. Parte desta populao resolveu "dar um tempo", "se cuidar". Nos Estados Unidos da Amrica, uma igreja batista iniciou, junto aos seus adolescentes, uma campanha intitulada "QUEM AMA, ESPERA". Grande parte daquela regio aderiu. Porm, uma nova modalidade de namoro surgiu. Como a adolescncia uma idade instvel, o desejo de independncia provocou um novo tipo de relao: FICAR. Pesquisando entre adolescentes, cheguei a 6 concluses sobre o que significa para eles o FICAR: 1) FICAR NAMORAR DE BRINCADEIRA 2) FICAR PRATICAR PARA VER SE VAI DAR CERTO 3) FICAR SUPRIR PROVISORIAMENTE A CARNCIA AFETIVA E SEXUAL 4) FICAR CURTIR TODO MUNDO NUMA BOA, SEM COMPROMISSO 5) FICAR NAMORO AVANADO, ONDE VALE TUDO 6) FICAR A MODA ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES Quero discutir estes conceitos com vocs, apontando o que a bblia diz sobre os princpios envolvidos no assunto. Espero que com isto, possa haver um esclarecimento considervel e um slido desejo de praticar o ensino das Escrituras Sagradas. 1) FICAR NAMORAR DE BRINCADEIRA Voc gosta de brincar com ratoeiras, cobras, bombas, botijes de gs ou facas? No, no mesmo? So brincadeiras perigosas e de mau gosto. Brincar com os sentimentos dos outros, ou mesmo arriscar os seus,

tambm errado. A Bblia diz: "Enganoso o corao, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecer?" (Jr 17.9). Sentimentos so preciosidades. No se gosta ou se deixa de gostar de brincadeira. Ademais, sempre se sai ferido de uma relao fingida. Tudo quanto o cristo faz, pensa ou intenciona para a glria do Senhor, devendo ser feito com responsabilidade e dedicao. Diz a Bblia: "Portanto, vede prudentemente como andais, no como nscios e sim como sbios"(Ef 5.15). "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o corao, como para o Senhor e no para homens."(Cl 3.23). 2) FICAR PRATICAR PARA VER SE VAI DAR CERTO Deus no criou a famlia pelo sistema emprico (experimental). Pelo contrrio, o Seu desejo sempre foi agir em prol do homem, dando-lhe uma pessoa adequada para sua felicidade. Veja o exemplo de Ado (Gn 2.22) ou de Isaque (Gn 24.51). Deus tem um plano para a unio de dois coraes, e pode conceder bnos maravilhosas! "Pedi, e dar-se-vos-; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e, a quem bate, abrirse-lhe-"(Mt 7.7,8). Cabe ao adolescente e ao jovem estar atento s pessoas ao seu redor, consultando o seu corao e a Palavra de Deus. "Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim."(Sl 40.1a). O jovem cristo deve escolher algum debaixo da orientao de Deus e que seja tambm uma pessoa crist. Do contrrio, est pecando: "No vos ponhais em jugo desigual com os incrdulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justia e a iniqidade? Ou que comunho, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que unio, do crente com o incrdulo? (II Co 6.14-16). Namorar conhecer algum no sentido bsico da palavra: gostos, temperamento, procedimentos, personalidade, reaes, etc. O restante est reservado para o casamento. Rapazes: como escolher uma namorada? Procure com sabedoria, lembrando que o que a garota hoje com os pais dela ou em relao a Deus, ela o ser amanh com voc tambm. Leia Provrbios 31.10-31 e repare nos sbios conselhos de uma me ao seu filho solteiro, para que se casasse com algum digna. Procure uma moa cujos princpios sejam semelhantes a estes. Garotas: Como escolher um rapaz: O Salmo 1.1-3 aponta o comportamento do homem bem-aventurado. As bem-aventuranas trazem um perfil ideal para o esposo preparado por Deus: humilde de". Esprito, manso, parecido com Jesus, limpo de corao, pacificador (Mt 5.3-9). Pea ao Senhor, abra seus olhos e esteja atenta. Deus lhe mostrar e dar uma rica oportunidade de encontro. "Ora, quele que poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em ns, a ele seja a glria"(Ef 3.20,21a) 3) FICAR SUPRIR PROVISORIAMENTE A CARNCIA AFETIVA E SEXUAL Este argumento falho. O ser humano sempre foi carente de afeto,

seja pela falta sentida na infncia, seja pela solido circunstancial, e nunca houve necessidade de existir um relacionamento do tipo FICAR. H um amor maior que nos conforta e supre a carncia: O AMOR DE DEUS. Diz a Bblia: Ns amamos porque Ele nos amou primeiro"(I Jo 4.19). Nosso amor por Deus deve ser maior que qualquer outro amor humano, mesmo por algum que objeto de nossos sentimentos: "Quem ama seu pai ou sua me mais do que a mim, no digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim no digno de mim."(Mt 10.37). Martinho Lutero, o mais importante lder da Reforma Protestante, declarou, em seu hino CASTELO FORTE: "Se temos de perder os filhos, bens, mulher, embora a vida v, por ns Jesus est, e dar-nos- Seu reino!". Para gozarmos constantemente deste abundante amor, devemos estar em comunho constante com Ele, por meio da leitura bblica, da orao e do testemunho diante de todos. Tenha certeza de que Ele provedor: "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glria, h de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades". (Fp 4.19). Muito cuidado! Abraos e beijos podem se tornar uma armadilha do inimigo. Cumprimentar outrem com um sculo santo, um beijo na face, uma coisa. Exceder-se na saudao, dando lugar licenciosidade e sensualidade, outra. Cuidado! Fuja do pecado e da aparncia do mal: "Abstende-vos de toda a forma do mal"(I Ts 5.22) 4) FICAR CURTIR TODO MUNDO NUMA BOA, SEM COMPROMISSO Este pensamento anti-cristo. uma afirmao, no mnimo, irresponsvel. fruto da carncia de normas no ambiente familiar. A palavra CURTIR tem diversos significados, mas aqui utilizada no sentido de namorar, "transar". Sinceramente, voc se casaria com algum que j FICOU com todo mundo e que, na realidade, nunca "ficou" comprometida com ningum? Voc aceitaria que sua irm ou sua me se comportasse deste jeito? Ora, se isto escabroso quando imaginado em algum que nos preciosa, que nos querida, por que faz e acha interessante com as pessoas de outras famlias? Lembre-se do sbio Salomo, que, em sua velhice, exclamou com veemncia: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirs: No tenho neles prazer."(Ec 12.1). Igualmente o apstolo Paulo lembra algo muito importante a Timteo, o seu filho na f: "Ningum despreze a tua mocidade; pelo contrrio, torna-te padro dos fiis, na palavra, no procedimento, no amor, na f, na pureza."(I Tm 4.12) O cristo um ser comprometido com Deus e com o ser humano. algum que "veste a camisa", que "lana mo do arado e no olha para trs.". No ter compromisso efetivo com a pessoa querida pecado, falto de carter, fruto de uma educao distorcida e de um corao sem sentimentos. O que deve unir algum outro o amor, e este poderoso e permanente: "O amor tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta; o amor jamais acaba"(I Co 13.8,9a). 5) FICAR NAMORO AVANADO, ONDE VALE TUDO

Sendo um relacionamento mundano, fruto de uma sociedade sem Deus, FICAR no serve para ns. Simular um comportamento afetivo com quem no se ama? Ter comportamento de pessoas casadas estando solteiro? Faz-lo com pessoas estranhas? Isto perverso, hipocrisia e mentira. Tolo aquele que cr nas mentiras, cr no carinho do estranho, no amor de quem no est nem a com os sentimentos alheios. Tal pessoa est caindo na armadilha de Dalila, que trocou afetos, carinhos e atos conjugais pela destruio do infeliz Sanso (veja Juzes, captulo 16). Quem age assim no merece voc. Deus tem algum especial, algum que no lhe tenha como "estepe", como "quebra-galho", mas sim como algum de fundamental importncia. Se voc j se comportou mal assim, Deus tem um remdio para seu erro: arrependimento! "Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia"(I Jo 1.9) 6) FICAR A MODA ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES Pode estar na moda, mas est errado. Alis, este mundo est debaixo da orientao do Diabo, e nada tem de Jesus. Ns, os cristos, no so mais deste mundo, por isso devemos sempre pedir ao Senhor para nos livrar do mal. Resta saber de que lado voc est. Se voc um cristo nominal, que no se converteu, ento a moda sua. Mas, se voc tem ao Senhor Jesus Cristo como seu Senhor e Mestre, ento o pecado no pode exercer domnio sobre voc, e a moda no o obrigar a agir como todos agem. Sabe o que muita moda ? Um disfarce do inimigo, de sua influncia sobre o povo do mundo. J percebeu que as modas geralmente trazem um ideal errado? Primeiro de abril trs a mentira. Vero forte trs top less e naturalismo (nudismo). Carnaval trs rebelio contra autoridades, homossexualismo, drogas, adultrio, etc. J ouviu falar de uma moda que trouxesse arrependimento, paz entre os povos, alimento aos famintos, distribuio de renda, perdo aos magoados? Claro que no. Portanto, fuja da moda! Seja esperto, seja jovem, seja atual, mas somente no que concerne linguagem e socializao gerais; nunca s prticas nocivas. "...No sabeis que a amizade do mundo inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus.. (Tiago 4.4); "No ameis o mundo, nem as coisas que h no mundo. Se algum amar o mundo, o amor do Pai no est nele."(I Jo 2.15). Deus tem outra moda. A moda dele melhor. Se ligue em Seus caminhos. CONCLUSO FICAR FRIA. FICAR COISA PASSAGEIRA. BUSQUE A ORIENTAO DE DEUS EM SUAS RELAES. QUE SEJAM RETAS, ADEQUADAS, PURAS E DURADOURAS. Leia os livros do Pr. Jaime Kemp e as demais publicaes da Editora Sepal sobre o assunto NAMORO, NOIVADO, CASAMENTO, SEXO, LAR CRISTO, DISCIPULADO.

O NAMORO NO CASAMENTO

Seguro o dicionrio da lngua portuguesa, namorar significa: procurar inspirar amor; cortejar; cobiar; fitar com insistncia e afeto; apaixonar-se...

Todos ns j namoramos na vida, e o ideal na verdade, ainda estarmos namorando; quando se namora, existe o desejo de se agradar, demonstrar- se afeto, carinho, abraar, beijar, enfim, o desejo de simplesmente estar junto de que se namora, se quer bem. E isto acontece porqu? Porque uma fase em que as pessoas buscam se conhecerem; explorar como a outra parte; descobrir o que gosta e, s vezes adaptar-se a esta preferncia ou no; e propsito, como eram tratadas as divergncias no namoro mesmo??? Ah, verdade, existia aquele negcio de CEDER... (lembram deste verbo?). Em l Co 13.7 nos diz a palavra de Deus que: O amor tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. Entende- se que quando se ama, nada por demais pesado ou difcil; Vejamos o exemplo de Jac Gn. 29.18 que por 7 anos serviu a Labo, por amor Raquel sua filha, em lugar do dote exigido pelos costumes da poca; e como Lobo, entregou- lhe Lia (a filha primognita) por mais outros 7 anos, ele continuou a trabalhar para Labo seu sogro; e nos diz o versculo 20 do texto: Assim, por amor Raquel, serviu Jac 7 anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. Voc lembra de alguma situao, ou alguma coisa inusitada que voc tenha feito quando eram namorados? O que qu no se fazia para conquistar? Comia o que no gostava; ia aonde no queria ir; s vezes, vestia o que agradava ao outro sem mesmo gostar muito... enfim, tudo era to lindo... A excelncia do Amor O amor paciente, benigno; o amor no arde em cimes, no se ira, no se ira, no se ensoberbece; no se conduz inconvenientemente, no procura os seus interesses, no se exaspera; no se ressente do mal; no se alegra com a injustia, mas regozija- se com a verdade; todo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. (l Co 13.4-7). Mas nem todos desfrutam desta realidade bblica, porque Deus sabia que nos nossos dias haveriam relacionamentos entitulados de Amor, mas que no possuem as caractersticas descritas no texto citado, ao contrrio so: Impacientes, malignos; com tanto cime que conduzem ira, raiva profunda, dio; composto por pessoas soberbas, orgulhosas, arrogantes, que por vezes humilham a outra parte; com comportamentos inconvenientes e desprezveis; exacerbados; ressentidos e feridos por toda situao; felizes at com a injustia em detrimento prprio; mentirosos; intolerantes; descrentes; que no sabem, nem podem esperar; chegando a ser at mesmo insuportveis... Que o senhor nos guarde, de qualquer um dos tpicos elencados, porque felizmente existem e so reais. Mas se estamos aqui, porque buscamos no Autor da Vida, melhorarmos e aperfeioarmos os nossos relacionamentos, graas DEUS por isso! Sempre h o que se aprender e aprimorar. E o propsito de Deus para os nossos casamentos, ratificando todas as bnos de l Co 13, que ns continuemos a namorar! E isto maravilhoso! Vocs tem feito isto? Esto habituados a namorar constantemente? Como visto o namoro no casamento? Ser que existem casais que deixaram de namorar s porque esto casados? Existe ainda a saudades daquele tempo... - Ah! Como era bom.... O corao disparava, dava um friozinho no estmago, havia um ritual para o encontro... Alguma coisa mudou? H quem diga que medida que envelhecemos, ultrapassamos a paixo do incio do relacionamento e nos acomodamos a um amor confortvel, estvel e seguro. No verdade. Ao menos pela definio de DEUS para o casamento, no esta a proposta apresentada. No estamos falando de 24hs de paixo alucinante, mas sim, que possvel ter paixo e apaixonar-se a cada dia. Paixo parte de um todo timo de relacionamento. Se vocs no tiverem paixo no casamento,

no tem nada! Nem mesmo tm um casamento. Esto apenas vivendo juntos. Existindo Juntos define melhor a dura verdade. Vocs so scios de negcios. So pais; dividem talvez, as despesas da casa e a responsabilidade sobre os filhos... Duas pessoas ligadas legalmente, mas por nenhuma outra forma ou razo; sem sal e sem acar... difcil no ? isso que voc tinha em mente quando casou? Certamente no. Andaro dois juntos, se no tiverem de acordo? (Ams 3.3) Muitas vezes a soluo est em nossas mos, nos pequenos detalhes que fazem parte do dia-a-dia de uma vida a dois. Infelizmente na maioria dos casos, o namoro no casamento assumiu a conotao de sexo; basta o marido falara para a esposa: Vamos namorar??? A esposa no relembra o tempo em que se assentavam no sof da sala, trocavam alguns beijinhos, se entreolhavam por alguns minutos, trocavam elogios, demonstravam carinho e afeto sem medida, conversavam sobre qualquer assunto, enfim, namoravam, bastava apenas estarem juntos, e as preocupaes se dissipavam, e tudo era bom demais!!! Algum pode pensar: Mas que bobeira de saudosismo! Hoje no precisa mais disso, vamos direto ao assunto! Preste ateno: Para que voc v direto ao assunto, e o assunto seja bem resolvido para ambas as partes, preciso sim, relembrarmos algumas dicas importantes da poca do namoro; precisamos reviver o romance entre ns! E se voc pensa que romance bobagem, imaturidade e desnecessrio, tudo bem. Acostume- se com um casamento frio, enfadonho e desapaixonado; mas ao contrrio, vamos nos deliciar com cada gota de paixo que DEUS tem reservado para ns, no importando o quo ressequido ou sem vida esteja o seu casamento. Nosso namoro hoje, tem que ser melhor do que h alguns anos atrs. E para isso anotamos a seguir 7 procedimentos que iro despertar o romance que com certeza, ainda existe entre vocs. Acreditem, valer a pena! Programem uma sada por ms J conhecemos essas desculpas: No temos tempo. Somos ocupados demais para... isto No h quem fique com as crianas. S samos com elas... Corremos muito! E no temos dinheiro... No servem ok?! Tempo quando se quer, se arruma; possvel deixarmos as crianas por algumas horas, sim (s vezes elas j at cresceram, e vocs continuam com essa frase); e existem programas baratos e divertidos, alguns at de graa, que podem ser desfrutados dois e ser muito 10! Querem ser romnticos ou no?! Paguem o preo e vamos l! Dem- se as mos Quando estiverem caminhando juntos, andem de mos dadas. o que fazem os namorados! impressionante o nmero de casais que andam juntos, sem nenhum contato fsico! Suas mos vo apenas balanando livremente... No! No assim. Deus no nos deu frigideiras nas pontas dos braos! Duas mos se encaixam muito bem; portanto, dem-se as mos! Andar de mos dadas pode ser o incio da cura... Assistam um Filme romntico juntos Namorados vo ao cinema, namoram no cinema, ficam juntinhos, comem pipoca... e alguns casados porque no fazem o mesmo? Esta uma idia campe! Se no h nenhum filme romntico em cartaz, aluguem uma fita. Os clssicos antigos so limpos e bem feitos. So histrias de amor que se transferem para o ambiente onde vocs esto, e a experincia com certeza, lembrar a poca em que eram apenas namorados. Mas, um detalhe importante: Juntos e ss ok? Num mesmo sof, ou tapete da sala, para ficar juntinhos, namorar... No, um numa poltrona e o outro na outra... Escreva um carto, ou uma carta de amor

Lembram das cartinhas de amor e dos recadinhos de namoro? Dos primeiros convites ansiosos por sarem? Quando foi a ltima vez que voc escreveu algo romntico para ele (a)? Porque pararam de escrever? Estamos vivendo juntos, agora. No precisamos mais escrever certo? ERRADO! Continuar a escrever um ao outro manter vivo o romance e a chama da paixo. Deus nos escreveu uma linda carta de amor, chamada Bblia Se Deus achou que era uma boa idia, porque de fato, uma boa idia. Para algumas pessoas, s vezes escrever mais fcil do que falar. Por sinal, uma tima oportunidade de se ELOGIAR! Por isso, no a perca de forma alguma! Elogie a menor das aes que ele(a) fizer, ser valioso! Ateno homens: Escrevam no carto! Aquele espao em branco no carto para que voc escreva com suas palavras algo que realmente toque o corao dela; no apenas assine no final: Com amor, Z. Essas 3 palavras iro atingi-la com a fora de uma pena; por mais linda que seja a mensagem impressa, ela sabe que voc no escreveu aquelas palavras... Por isso faa um bilhete pessoal, romntico, ousado, do jeito que voc sabe que ir deix-la impressionada. Ela vai adorar! Mulheres, surpreendam aos seus maridos com declaraes de amor na agenda, no bolso da camisa, no espelho do banheiro, ou onde sua criatividade alcanar; faa-o sentir-se lembrado, importante, querido, isto fortalecer o seu romance, e os resultados sero notrios. Cuidem-se um pra o outro Quanto tempo voc gastava se arrumando para o encontro? Se a hora marcada era s 20hs, de 2 a 3 horas antes para as mulheres, e ao menos 1 hora e meia antes para os homens, todo mundo j estava aflito! Coloca roupa, tira roupa, aperta daqui, estica de l! Experimenta este no gosta, pede opinio, pe o outro... s vezes, na 8 troca resolvia! Era um sufoco! Todos os detalhes em pauta. O teste olhando para o espelho. O perfume, o jeito de falar, tudo minuciosamente observado e conferido... Vai dizer que vocs no faziam isto? De repente, casou, e a surpresa: o que isto??? Aquela coisa com capacete na cabea (bobes); se estiver frio e ela estiver de saia, aparecer o meio de futebol acima do joelho cabeludo; uma camiseta de campanha eleitoral escrita: Vote no Barato! S ele a soluo, tudo isto cheirando alho com gordura ... Misericrdia!!! Tem que ter f!!! E a recproca tambm verdadeira, viu rapazes... L est ele, romanticamente sentado com as pernas abertas na poltrona, com um volume arredondado abaixo do trax que mais parece uma almofada (e na verdade uma barriga!) com a barba por fazer, seu rosto mais parece uma lixa de parede; os poucos cabelos que restam esto arrepiados; e quase sempre cochilando em frente a televiso... Tem que ter f, ou no tem?! Meus queridos, precisamos no cuidar um para o outro... Parece- nos redundante, mas o asseio pessoal, o cuidado com a aparncia, estarmos sempre bem limpos e cheirosos um para o outro fazem a diferena... Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida fugaz... porque esta a tua poro nesta vida (Ec. 9.9). Mantenham o dilogo e a ateno continuamente O corao do casamento est na comunicao. Pv 16.24 e 25.11 e Cl 4.6. falando que expressamos nossos sentimentos e ansiedades. Estatsticas comprovam que casais felizes, conversam mais sobre os mais variados assuntos.Gastem tempo com o dilogo, invistam nisso! Queiram saber um do outro como foi o seu dia, o que ele(a) fez, se est bem no trabalho, como est de sade; procurem conhecer a necessidade um do outro, por mais banal que parea para voc, pode ser que para ele(a) seja importante; deixe-o(a) falar, oua com ateno; no permita que nada roube esses momentos de dilogo, pois so preciosos! Capazes de curar feridas! tambm a chance de se pedir perdo! E vocs no podem imaginar o quanto isso vital para o seu casamento! A dimenso do perdo imensurvel... Demonstre ateno e cuidado com seu cnjuge. Isto premissa bsica em um relacionamento slido. Cuide dele(a)! Valorize-o(a) ! Com seus defeitos e virtudes (que voc tambm os tem) afinal ele que est ao seu lado hoje, que j passou contigo tantas situaes que relatam sua histria juntos, e que tambm ir envelhecer em sua companhia amanh ... Por isso muito bom que estejam bem!!! Felizes!!! Abenoados por DEUS!!! Sem menosprezo ou indiferenas; compartilhando tudo em comum com

alegria! Cultivem um bom relacionamento sexual Sexo tem a aprovao de Deus (Gn. 1.28) tambm abenoado por Deus; e todos ns sabemos que no foi criado apenas para procriao, mas que tambm, o meio pelo qual o casal pode e deve proporcionar prazer fsico um ao outro. Dt. 24.5 e l Co. 7.3-5 dentre outras citaes bblicas, nos revelam a preocupao de Deus com esta rea do casamento, e sabem porqu? Porque ainda uma rea de difcil acesso e explanao, repleta de tabus e preconceitos, e onde os prprios cnjuges tm dificuldades de comunicao. Como ns no temos bola de cristal, importante que marido e mulher conversem francamente sobre suas preferncias sexuais; no h pecado nisto! Salvo sexo anal e oral, qualquer outro tipo de sexo que no venha a ferir seus sentimentos, ou trazer constrangimento a nenhuma das partes, tudo nos permitido; lembrando- nos da exortao do apstolo Paulo em l Co 10.23: Tudo me lcito, mas nem tudo me convm; todas as coisas so lcitas, mas nem todas edificam... Sabemos que o processo de excitao masculina consiste em estmulo visual; e o processo de excitao feminina (que mais lento) em estmulo ttil e auditivo. Os homens esquecem que a mulher reage muito bem aquela voz melosa e carinhosa no ouvido dela; e as mulheres, por sua vez, tambm esquecem a estratgia e viso do marido: uma lingerie preta, transparente e insinuante certamente o far enxergar muito bem... E no h nada de errado nisto. Faam uso da sua imaginao, ousem inventem, provoquem, seduzam!!!

Experimentem conversar sobre o assunto abrindo o corao, e com certeza, toda e qualquer frustrao do passado ser extirpada, e vocs usufruiro de todos os manjares que o Senhor vos reservou nesta rea. Queridos, como o tema inesgotvel, esperamos t-los ajudado de alguma forma; a nossa orao para que invistam em vossos relacionamentos, invistam mesmo! No permitam que nada, nem ningum roube o eterno namoro que existem entre vocs, e certamente a graa de Deus inundar os vossos coraes, e seu casamento gozar de toda a paz e alegria que h muito j est reservada! s desfrutar! Aproveitem e sejam felizes!!!

Das könnte Ihnen auch gefallen