Sie sind auf Seite 1von 3

Ad-Hoc: O termo ad-hoc est relacionado funcionalidade presente nas ferramentas de OLAP que permitem a possibilidade interativa (recursos

s grficos) para as atividades de elaborao e execuo de queries (pesquisas).No contexto tcnico do SAP BW, existe o Ad-hoc Query Designer que funo disponvel nos componentes SAP BEx Query Designer e Web Application Designer.

Authorization : No contexto tcnico dos sistemas SAP, o termo autorizao refere-se concesso de acesso para executar uma determinada atividade no ambiente de sistemas SAP. Cada autorizao refere-se a um objeto de autorizao e define um ou mais valores para cada campo contido no objeto de autorizao.Autorizaes no Business Information Warehouse esto baseadas no conceito padro de autorizao da SAP.

Analytical Applications : Aplicaes analticas so definidas por trs caractersticas: - Suporte a processo; - Separao de funes (implementao de funes independentes da aplicao transacional, que podem ler e gravar os dados sem gerar impacto nos sistemas transacionais); - Orientadas ao tempo, com dados integrados de mltiplas fontes (dimenses de tempo para suportar anlises do passado e tendncias do futuro).Fonte: IDC: Analytical Applications: 1999 WorldWide Markets and Trends, IDC Document 20881 Nov. 1999 Baseline : O termo baseline costuma ser utilizado para representar uma fotografia da configurao de um produto ou projeto num determinado momento. Para efeito de elaborao do cronograma de um projeto, a baseline corresponde estimativa inicial.Segundo a metodologia ASAP, o termo Baseline se refere ao nvel de configurao revisado e acordado entre os responsveis pelo projeto. A baseline, que tipicamente corresponde a 80% do escopo total do projeto, serve como plataforma de desenvolvimento e a base para as configuraes e desenvolvimentos de processos de negcio subsequentes.

Business Content : O Business Content (BCT) um conjunto rico de modelos de informao e templates pr-configurados para relatrios e anlises com definies tcnicas e de negcios correspondentes.

Characteristics : Termo tcnico do SAP BW que corresponde ao tipo de InfoObjeto usado para criar grupos de avaliao dentro das anlises multidimensionais. Podem ser divididos em Unidades, Caractersticas de Tempo e Caractersticas de Negcio. As caractersticas descrevem a

afiliao/associao dos ndices. So exemplos de caractersticas produto, tipo de cliente, ano fiscal, perodo ou regio CLEAN UP : Processo de deleo de uma determinada base de dados. Num projeto de inteligncia de negcios, recomendvel que este processo esteja alinhado com a definio do mecanismo de reteno do DATA WAREHOUSE.

Flat Files : Arquivos com estrutura de campos horizontal cada registro corresponde a uma linha de dados onde os campos esto organizados posicionalmente ou por algum tipo de separador (vrgula, espao em branco etc).No contexto tcnico do SAP BW, o FLAT FILE precisa estar implementado no formato CSV Comma Separated Value (valor separado por vrgula). .

Key Figures : Na traduo para o portugus so conhecidos como NDICES Termo tcnico do SAP BW correspondente a todos os campos usados para armazenar valores e quantidades. KPI : Abreviatura de Key Performance Indicator Indicador Chave de Performance Metadata : Metadados so dados referentes aos prprios dados. Ou seja, so as propriedades importantes que definem o significado, a estrutura e utilizao dos dados. Podem ser tcnicos ou funcionais. O relacionamento entre os dados tambm uma propriedade considerada como exemplo de aplicao do conceito de metadado.Considerando o que foi exposto acima e por sua natureza documentacional, a funcionalidade de gerenciamento de metadados um importante componente dentro de uma soluo de data warehousing. No contexto do SAP BW existe o Repositrio de Metadados (METADATA REPOSITORY) que permite um acesso centralizado s informaes relacionadas aos metadados de todos os objetos BW. Master Data : Na traduo para o portugus so conhecidos como Dados Mestres Referem-se aos dados cadastrais. No contexto do SAP BW, correspondem ao conjunto de atributos de determinada CARACTERSTICA, assim como hierarquias e textos desta caracterstica. Landscape : Traduo literal = Paisagem; O mesmo que viso panormica; Refere-se a uma representao grfica da distribuio dos ambientes de sistemas envolvidos no ciclo de desenvolvimento; No caso do Projeto Integrao, corresponde topologia lgica das instncias de R/3 e BW, representando a identificao dos mandantes e seus relacionamentos no processo de configurao e transporte de objetos.

. RDBMS : Relational Data Base Management System Designao dos sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais (DB2, Oracle, Sybase etc). .

Star Schema : O Esquema de Estrela uma tcnica de modelagem multidimensional muito utilizada em projetos de Data Warehouse. O produto da modelagem baseada nesta tcnica o CUBO que constitudo de vrias tabelas de banco de dados que esto relacionadas. Isto inclui uma TABELA FATO que contm os NDICES, assim como vrias TABELAS DE DIMENSO. No contexto do SAP BW, as tabelas de dimenso contm apenas as ligaes (links) com as caractersticas, o que se denomina Esquema de Estrela Extendido (Extended SAP BW Star Schema).

Transaction Data: Dados transacionais so aqueles provenientes do movimentos de transaes gerados pelos sistemas origem.

Das könnte Ihnen auch gefallen