Sie sind auf Seite 1von 3

introduo ao estudos das mamas conceitos As mamas so anexos da pele,constituidas por glandulas cultaneas que se especilizam na produo de pele.

assim,elas tem por finalidades principal a lactao.Entretanto devido a sua intima relao com a reproduo ela comumente estudadas com a parte do sistemas reprodutor ,com o qual mantem relao funcional e regulao hormonal. Alm disso ,a uma questo de sexualidades e prazer ligada as mamas ,que so zonas erogenas importantes da mulher . localizao e estruturas As mamas encontram -se anteriormente aos msculos tracicos ,como o peitoral maior e serratil anterior ,alm de uma pequena participao do msculo obliqua externo do abdome. Estruturas ,a mama composta por:
A) PARNQUINA GLANDULAR ,composto por 15 a 20 lobos piramidais , cujos

pices so voltados para a surperficie e a base para a parte profunda da mama.juntos ,eles formam o corpo da mama. B) estroma,tecido de preenchimento ,composto por tecido fibroso , vasos senguineos ,vasos linfaticos ,nervos e ,principalmente , tecido adiposo. C)pele ,bastante fina e dotada de glndulas sebaceas e sudoriparas .

Morfologia externa vista extremamente ,a mama tem a forma de um cone

arrendondado , de tamanho variavel entre as mulheres .esse variao de tamanho ,se deve: - A quantidade de tecido adiposo. -Estado funcional (ex: gestao lactao ) - Idade da mulher. Anteriomente ,em sua parte mdia (geralmente ),a mama apresenta uma rea circular.mais pigmentada que pele e de consistncias distindas , a arola mamaria no centro da qual se tem uma proteo a papila mamaria( ou mamilo), onde desenbocam os ductos lactferos das glandulas . Mtodos de localizao das mamas As mamas costumas ser divididas em quadrantes para um melhor estudos e caracterizao de denas .benignas e malignas . O esquema seguir , mostra com o se da essa diviso: 1 quadrante spero - medial (QSM) 2 quadrante spero -lateral (QSL) 3 quadrante infero - medial (QIM) 4 quadrante infero - lateral (QIL)

Clasificao tecidual da mamas . De acordo com seus constituintes teciduais , a mama por ser classificadas em : - mama fibroglandular : aquela que possui pouco tecido adiposo, sendo composta basicamente por tecido conjuntivo fibroso em das proprias glndulas mamarias .

so bastante densas e correm em mulheres ps puberdade at por volta dos 30 anos de idade. - mama fibrogordurosa: menor densa que a anterior , ela posui uma poro equivalente entre tecido adiposo e fibroso (50/ - 50/). Ocorrem entre os 30 a 50 anos . -mama gordurosa: possui caractristicas atrficas com prevalendias do tecido adiposo .so poucos densas s e ocorrem em mulheres aps a menoupasa ( por volta dos 50 anos ou mais )

Das könnte Ihnen auch gefallen