Sie sind auf Seite 1von 4

FENOMENOLOGIA1 Emerson Liomar Micaliski2 Prof. Dr. Pe.

Mrcio3 1 A SNTESE DO CORPO PRPRIO O pensamento de Merleau-Ponty reveste-se de uma significao central da vida humana, buscando compreender e esclarecer o enigma do homem e do ser. Merleau-Ponty busca a compreenso do homem de forma integral. O homem um ser no mundo e s pode ser compreendido a partir de sua facticidade MerleauPonty (1971, pg. 5). Merleau-Ponty reflete sobre o fenmeno da percepo e encontra na conscincia perceptiva o sentido do corpo da relao homem-mundo. Tendo ao mesmo tempo interioridade e exterioridade, sujeito e objeto. 1.1 Corporeidade: comportamento e experincia O comportamento est ligado com as aes do corpo no mundo, tendo a sua experincia com as aes no mundo vivido. Merleau-Ponty (2006) no ignora fatores biolgicos ou fsicos, ou reflexos e estmulos, mas destaca a ao do comportamento em movimentos do corpo nas coisas vividas. Desta forma pode-se dizer que a experincia do comportamento corresponde tanto s especificidades de suas atitudes quanto a abrangncia da totalidade do corpo em vivncia no mundo.
A simples presena de um ser vivo j transforma o mundo fsico, faz surgir aqui "alimentos", ali um "esconderijo", d aos estmulos um sentido que eles no tinham. Com mais razo ainda a presena de um homem no mundo animal. Os comportamentos criam significaes que so transcendentes em relao ao dispositivo anatmico, e, todavia imanentes ao comportamento enquanto tal, j que este se ensina e se compreende. No se pode fazer economia desta potncia irracional que cria significaes e que as comunica (MERLEAU-PONTY, PG. 257, 2006).

Para Merleau-ponty (2006) o corpo o sentido das coisas no mundo, responsvel pela criao de significaes, buscando atingir ou realizar tarefas, que
1

Trabalho referente nota parcial da disciplina de Fenomenologia no Programa de Ps Graduao PUCPR 2 Mestrando em Teologia - PUCPR 3 Doutor em Teologia - PUCPR

fornecem o sentido para certa atitude corporal. No se deve compreender o corpo como um mero organismo, mas sim como um corpo-sujeito, pensante e sujeito corporal. A fenomenologia da percepo, uma das reas que fundamenta a atividade reflexiva e inaugura o conhecimento humano a partir da existncia corporal, Merleau-Ponty destaca a relao entre o sujeito e o corpo no mundo, mostrando como o corpo no um mero objeto orgnico e tambm no idia, mas um corpo vivido.
[...] preciso despertar a experincia do mundo tal como ele nos aparece enquanto estamos no mundo por nosso corpo, enquanto percebemos o mundo com nosso corpo. Mas, retomando assim o contato com o corpo e com o mundo, tambm a ns mesmos que iremos reencontrar, j que, se percebemos com nosso corpo, o corpo um eu natural e como que o sujeito da percepo (MERLEAU-PONTY, pg. 278, 2006).

A experincia do corpo consigo mesmo, fundante na relao de homemmundo. A uma relao do meu corpo consigo mesmo que o transforma no vnculo do Eu com as coisas. H nessa experincia uma ambiguidade que reside no fato de meu corpo ser, ao mesmo tempo, visvel e vidente, sensvel e sentiente Gonalves (1997, pg. 67) apud Merleau-Ponty (1980). Merleau-Ponty (1980, pg. 88) exemplifica, Quando a mo direita toca a esquerda e esta tocada torna-se tocante, como se uma potncia exploradora poupasse sobre ela ou a habitasse. Assim conclui-se que ao olhar as coisas e toclas, o corpo se percebe, ao mesmo tempo como vidente e sensvel. A experincia originria se propaga nas relaes com as coisas e com os outros, a intersubjetividade se instaura a partir de uma experincia que similar a do corpo sensvel. Aquele que pe o outro homem sujeito percipiente, o corpo do outro coisa percebida, o prprio outro posto como percipiente. Trata-se de uma co-percepo Gonalves (1997, pg. 68) apud Merleua-Ponty (1980). A percepo do outro se d pela empatia de duas corporeidades, que se comunicam no como eu penso, mas como um eu sinto. Percebo primeiro uma outra sensibilidade e somente a partir da, um outro homem e um outro pensamento Gonalves (1997, pg. 69) apud Merleua-Ponty (1980).

1.2 A espacialidade corporal A espacialidade corporal constata a propsito do corpo prprio, algo que verdadeiro em tudo o que se percebe, ou seja, a percepo do espao e a percepo da coisa, a espacialidade da coisa e seu ser de coisa no constituem dois problemas distintos. Assim entendemos a percepo do objeto pela percepo do espao, quando a experincia do corpo prprio nos ensina a enraizar o espao na existncia, entrelaando o motivo da coisa e o motivo do espao (MERLEAUPONTY, 2006).

Se estou sentado minha mesa e quero alcanar o telefone, o movimento de minha mo em direo ao objeto, o aprumo do tronco, a contrao dos msculos das pernas envolvem-se uns aos outros; desejo um certo resultado e as tarefas distribuem-se por si mesmas entre os segmentos interessados, as combinaes possveis sendo antecipadamente dadas como equivalentes: posso permanecer encostado na poltrona, sob a condio de esticar mais o brao, ou inclinar-me para a frente, ou mesmo levantar-me um pouco (MERLEAU-PONTY, pg.206, 2006).

Desta forma percebe-se que a espacialidade do corpo prprio como a relao entre sujeito e o mundo, que se do atravs da experincia vivida. Pela vitalidade do corpo buscando o objeto, e atravs desse movimento elas dialogam com o corpo. O corpo habitual transporta o corpo prprio para alm do sentido da experincia prpria do corpo, mesmo sem perder de vista a compreenso do sentido encarnado do prprio corpo. A experincia revela sob o espao objetivo, no qual finalmente o corpo toma lugar, uma espacialidade primordial da qual a primeira apenas o invlucro e que se confunde com o prprio ser do corpo (MERLEAUPONTY, Pg. 205, 2006). Merleau-Ponty retoma o conceito de espacialidade atravs da idia corprea, colocando o corpo como algo que habita o espao, tendo a experincia da corporeidade prpria do corpo que situa o espao. A espacialidade do corpo o desdobramento de seu ser de corpo, a maneira pela qual ele se realiza como corpo (MERLEAU-PONTY, Pg. 206, 2006).

A experincia de um espao objetivo, no qual o corpo toma determinado lugar, uma espacialidade primordial da qual a experincia apenas o envoltrio e que se confunde com o prprio ser do corpo. Assim, Merleau-Ponty (pg. 206, 2006) frisa que Ser corpo, estar atado a um certo mundo, e nosso corpo no est primeiramente no espao: ele no espao. Considera-se que o pensamento de Merleau-Ponty da ambiguidade do ser humano como intencionalidade, corpo e conscincia corporal, desvelando a partir da raz sensvel, corprea e da experincia original do ser no mundo (GONALVES, 1997).

REFERNCIAS MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o Esprito. Ed. 1980. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepo. GONALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, Pensar, Agir Corporeidade e Educao. 2 Edio. Ed. Papirus, Campinas SP, 1997.

Das könnte Ihnen auch gefallen