Sie sind auf Seite 1von 14

N-2161

REV. A

JAN / 96

INSPEO EM SERVIO DE CABOS DE AO


Procedimento

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior.

n Indicao de item, tabela ou figura alterada em relao reviso anterior.


Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos itens da mesma. Requisito Mandatrio: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada (no-mandatria): Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter noimpositivo). indicada no texto pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das "no-conformidades" com esta Norma, que possam contribuir para o aprimoramento da mesma, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora.

SC - 23
Inspeo de Sistemas e Equipamentos em Operao

As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnicoeconmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma.

Apresentao
As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelos Representantes Locais (representantes das Unidades Industriais, Empreendimentos de Engenharia, Divises Tcnicas e Subsidirias), so aprovadas pelas Subcomisses Autoras SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando os rgos da Companhia e as Subsidirias) e aprovadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Superintendncias dos rgos da Companhia e das suas Subsidirias, usurios das normas). Uma norma tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 (cinco) anos para ser reaprovada, revisada ou cancelada. As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norm PETROBRAS N -1. Para a informaes completas sobre as normas tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. PROPRIEDADE DA PETROBRAS

14 pginas

N-2161

REV. A

JAN / 96

PGINA EM BRANCO

N-2161
1 OBJETIVO

REV. A

JAN / 96

n 1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis e as prticas recomendadas para a execuo da
inspeo em servio de cabos de ao.

1.2 Esta Norma se aplica a cabos de ao utilizados em guindastes; guinchos em geral; baleeiras pendentes de quadros de bias, em bias de atracao, e em sistemas de reboque.

n 2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma.

2.1 Referncias Normativas PETROBRAS N-1595 PETROBRAS N-2170 PETROBRAS N-2566 ABNT NBR 6327 API RP 2I DIN 15020 ISO 4309 - Ensaio No-Destrutivo - Radiografia; - Inspeo em Servio de Acessrios de Carga; - Inspeo Eletromagntica de Cabos de Ao; - Cabos de Ao para Usos Gerais; - Recommended Practice for In-Service Inspection of Mooring Hardware for Floating Driling Units; - Lifting Appliances - Principles Relating to Rope Drives Supervision During Operation; - Cranes - Wire Ropes - Code of Practice for Examination and Discard.

3 DEFINIES

3.1 Terminologia A terminologia adotada nesta Norma segue a contida na norma ABNT NBR 6327.

3.2 Defeitos Visuais Alguns dos defeitos visuais, citados a seguir, esto ilustrados nas figuras constantes do ANEXO: arames partidos (FIGURAS 1A, 1B e 1C); arames desgastados (FIGURA 2); reduo no dimetro dos cabos (FIGURAS 3A e 3B); corroso, costuras inadequadas ou avariadas, pernas esmagadas ou mordidas, destranamento da perna (FIGURA 4); gaiola de passarinho (FIGURA 5); dobra (FIGURA 6); protuberncia da alma (FIGURA 7); desgastes localizados e de formao tipo saca-rolhas (FIGURA 8).

N-2161

REV. A

JAN / 96

4 CONDIES GERAIS

n 4.1 Periodicidade das Inspees


4.1.1 A periodicidade das inspees deve ser determinada, em funo das condies de uso do cabo, pelo rgo de inspeo responsvel. Recomenda-se que o perodo sem inspeo no ultrapasse 25% da vida til prevista para o cabo. Quando no se possuir um histrico da vida til, o rgo de inspeo deve determinar este dado e utilizar a freqncia acima recomendada.

4.1.2 Independente da periodicidade fixada, qualquer indcio de deteriorao que implique na perda da resistncia original do cabo deve motivar uma inspeo do mesmo, para uma avaliao das condies operacionais do cabo.

4.2 Avaliao da Inspeo

4.2.1 Em funo dos resultados obtidos na inspeo deve ser decidido se o cabo apresenta ou no possibilidade de falha e se sua taxa de deteriorao tal que permita a sua utilizao, com segurana, at a prxima inspeo programada.

n 4.2.2 A avaliao da condio do cabo deve ser feita no trecho que apresenta a mxima
deteriorao e extendida a todo o cabo.

5 CONDIES ESPECFICAS

n 5.1 Arames Partidos


Deve-se substituir um cabo em servio quando o nmero visvel de arames rompidos, no trecho mais danificado, estiver acima dos limites mostrados na TABELA do ANEXO A. 5.1.1 Quando houver um ou mais arames partidos numa distncia de 5 x D (Dimetro externo do cabo) de um acessrio instalado (presilha, soquete ou outro) (FIGURA 1A), deve ser adotado o critrio fixado pela norma PETROBRAS N-2170 - "Inspeo em Servio de Acessrios de Carga". 5.1.2 Qualquer evidncia de arames partidos no interior do cabo indica uma condio anormal possivelmente devido fadiga, corroso com ruptura de outros arames no visveis com facilidade (FIGURA 1C). Proceder inspeo visual utilizando o dispositivo mostrado na FIGURA 9, ou inspeo eletromagntica conforme a norma PETROBRAS N-2566. Avaliar o nmero de arames rompidos conforme item 5.1.

N-2161
n 5.2 Reduo no Dimetro do Cabo

REV. A

JAN / 96

O cabo deve ser substitudo quando houver uma reduo de 10% no valor de seu dimetro nominal devido a alteraes estruturais tais como ruptura da alma de ao ou deteriorao da alma de fibra ou desgaste abrasivo externo ou corroso externa (FIGURA 3A). O dimetro deve ser medido como indicado na FIGURA 3B.

n 5.3 Inspeo das Costuras


A seo costurada do cabo deve ser eliminada e uma nova costura deve ser realizada se forem encontrados arames partidos ou gastos, pernas soltas, acessrios danificados ou com desgaste excessivo, dobras puxadas para fora, corroso, forrao folgada e outros defeitos, utilizando os mesmos critrios previstos nos itens 5.1, 5.2, 5.4 e 5.6. Nota: No se admite costura em cabos de ao para guindastes, baleeiras e outros equipamentos que envolvam riscos operacionais.

n 5.4 Inspeo das Pernas


5.4.1 O cabo deve ser substitudo ou a conexo da extremidade refeita sempre que forem encontradas pernas esmagadas, achatadas, mordidas ou com folgas excessivas.

5.4.2 Caso seja observado o destranamento da perna (FIGURA 4), o cabo deve ser substitudo ou a conexo da extremidade deve ser refeita para reajuste do passo.

n 5.5 Deformao Tipo Saca-Rolha


Na deformao tipo saca-rolha o eixo do cabo assume a forma helicoidal. Apesar de no implicar em perda de resistncia do cabo, esta deformao, se severa pode transmitir uma oscilao durante a movimentao do cabo. Aps um longo tempo de servio, este defeito pode implicar em um aumento de desgaste e ruptura de arames. Quando o valor de x representado na FIGURA 8 e medido no ponto mais desfavorvel for superior a 1/3 do dimetro nominal do cabo esta regio deve ser monitorada para avaliao de aumento de desgaste e ruptura de arames conforme itens 5.1 e 5.2. Esta deformao deve ser medida sem carga.

n 5.6 Lubrificao dos Cabos


Antes de ser efetuada a lubrificao, deve ser realizada correta limpeza na superfcie do cabo, evitando-se o uso de produtos que contenham enxofre. Verificar o estado de lubrificao do cabo. Caso a pelcula de lubrificante no esteja uniforme e contnua, aplicar nova pelcula. A graxa de uso geral em cabos de ao deve ser de base asfltica.

N-2161
n 5.7 Corroso

REV. A

JAN / 96

Verificar o estado de corroso do cabo executando inspeo visual utilizando o dispositivo indicado na FIGURA 9, ou executar inspeo eletromagntica conforme a norma PETROBRAS N-2566. Corroso severa determina a substituio do cabo.

n 5.8 Outros Defeitos


Substituir o cabo quando forem detectados os seguintes defeitos: gaiola de passarinho (FIGURA 5); dobras (FIGURA 6); protuberncias no cabo ou na alma (FIGURA 7); desgastes localizados e avaria por calor (queima por maarico ou por arco eltrico). Como alternativa o cabo pode ser mantido em servio desde que seja removido o trecho comprometido do mesmo respeitando-se a pbservao do item 5.3.

n 5.9 Extremidades dos Cabos


Na inspeo das extremidades dos cabos que possuam terminais (soquetes abertos ou fechados, presilhas e forjados) recomenda-se prever periodicamente, avaliao do estado de corroso interna, do cabo no soquete, atravs do ensaio radiogrfico conforme a norma PETROBRAS N-1595.

n 5.10 Inspeo Eletromagntica


Os cabos de ao submetidos inspeo eletromagntica (EM) conforme a norma PETROBRAS N-2566 devem ser substitudos quando:

5.10.1 Apresentarem reduo da seo reta metlica devido corroso, desgaste ou abraso (internos ou externos), superior a 10% da seo original.

5.10.2 Apresentarem um nmero de arames rompidos que ultrapassem os limites estabelecidos na TABELA do ANEXO A.

____________

/ANEXO A

N-2161

REV. A

JAN / 96

n ANEXO A - TABELA
NMERO MXIMO DE ARAMES ROMPIDOS

CONSTRUO

REGULAR (*) 6d 30d

LANG (*) 6d 30d

GRUPADOS 1 PERNA

6x7 6x19 S (1+9+9) 6x21 F (1+5+5+10) 6x19 (1+6+12) 6x19 W (1+6+6/6) 6x25 F (1+6/6+12) 6x26 WS (1+5+5/5+10) 8x19 S (1+9+9) 8x19 (1+6+12) 8x25 F (1+6/6+12) 8x19 W (1+6+6/6) 6x31 WS (1+6+6/6 +12) 6x36 WS (1+7+7/7+14) 6x41 F (1+8+8+8+16) 6x37 (1+6+12+18) 6x37 W (1+6+6/6+18) 6x46 F (1+9+9+9+18) 6x49 FS (1+8+8+16+16) 6x47 WS (1+6+8+8/8+16) 6x61 (1+6+12+18+24) NO ROTATIVOS

4 6 8 10 10 10 10 10 13 13 13 14 14 18 19 19 19 21 21 29 4

8 12 16 19 19 19 19 19 26 26 26 29 29 35 38 38 38 42 42 58 8

2 3 4 5 5 5 5 5 7 7 7 7 7 9 10 10 10 10 10 14

4 6 8 10 10 10 10 10 14 14 14 14 14 18 19 19 19 21 21 29

2 3 3 4 4 4 4 4 5 5 5 6 6 7 8 8 8 8 8 12

d - dimetro do cabo (*) arames distribudos nas pernas do cabo Os valores acima correspondem a cerca de 8% de reduo da seo reta metlica dos cabos (arames distribudos) e 3% para os arames grupados. Estes valores no so vlidos para os cabos no rotativos. Os valores acima esto baseados nas normas ISO-4309 (1990) e API RP 2I (1987).

____________

/ANEXO B

N-2161

REV. A

JAN / 96

PGINA EM BRANCO

N-2161

REV. A

JAN / 96

N-2161

REV. A

JAN / 96

Fig. 2 CABOS DESGASTADOS E AVARIADOS PELA ABRASO 10

N-2161

REV. A

JAN / 96

Fig. 3b MANEIRA DE MEDIR

11

N-2161

REV. A

JAN / 96

12

N-2161

REV. A

JAN / 96

13

N-2161

REV. A

JAN / 96

FIGURA 9 - INSPEO INTERNA ____________

14

Das könnte Ihnen auch gefallen