Sie sind auf Seite 1von 5

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

SEMINRIO REGIONAL DE DEFESA CIVIL


Aconteceu nos dias 13 e 14 de julho de 2011, o Seminrio Regional de Defesa Civil da Regio de Campinas, realizado no Teatro da Cmara Municipal de Itatiba. Estiveram presentes diversas autoridades e os membros das COMDECs (Coordenadorias Municipais de Defesa Civil) da regio, alm de professores da rede municipal de ensino e funcionrios do Programa Sade da Famlia (PSF) de Itatiba. A COMDEC de Joanpolis esteve presente por meio de sua atual Presidente Lilian Pires Staningher e o seu Coordenador Jos Francisco (ambos da Prefeitura Municipal), e do membro Diego de Toledo Lima da Silva (ONG Pr-Jo). Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), os eventos tm como objetivo apoiar os municpios na disseminao da filosofia de preveno, principalmente, mas tambm na criao e manuteno da estrutura para atendimento s situaes emergenciais, bem como nos cuidados com o bem-estar da comunidade. Ainda segundo a CEDEC, o seminrio com durao de dois dias desenvolveu estudos voltados atuao dos integrantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs) e voluntrios que estejam, ou no, em situaes de risco. A participao dos voluntrios, por sinal, de fundamental importncia para a difuso dos princpios bsicos da matria em questo, nas comunidades, assim como para a constituio dos Ncleos de Defesa Civil (NUDECs), clulas estas de suma importncia para o bom funcionamento do sistema. O evento foi bastante produtivo e contou com vrias palestras, com temas como: Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC); Noes de Primeiros Socorros; Situao de Anormalidade (Situao de Emergncia e Estado de Calamidade Pblica): procedimentos e documentao; Meteorologia; Emergncias Qumicas; Mapeamento de Risco; Administrao de Abrigos; Combate a Incndios e Queimadas; entre outros.

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Um pouco sobre a Defesa Civil no municpio... Como no municpio que os desastres acontecem e a ajuda externa normalmente demora a chegar, importante que a comunidade e o Governo Municipal estejam conscientes da necessidade de um rgo governamental e de associaes comunitrias que visem segurana da coletividade. Neste contexto, de suma importncia criao de um rgo responsvel pela proteo global da populao, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil COMDEC ou rgo similar, sendo de competncia do Poder Executivo Municipal incentivar a sua criao e implantao no municpio. necessrio que a populao esteja organizada, preparada e orientada sobre o que fazer e como fazer, pois somente, assim, a comunidade poder prevenir e dar resposta eficiente aos desastres. Portanto, para se conseguir um resultado eficaz necessrio unir as foras da sociedade por intermdio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC e de Ncleos Comunitrios de Defesa Civil NUDEC. As aes mais importantes a serem desenvolvidas pela COMDEC so as preventivas que tem por objetivo evitar que o desastre ocorra. Portanto, so realizadas antes do desastre, no perodo de normalidade. tambm, na normalidade, que a comunidade deve preparar-se para enfrentar a ocorrncia do desastre, pois se as pessoas estiverem preparadas, sofrero muito menos danos e prejuzos. Apenas planos bem elaborados no so suficientes. preciso que a comunidade participe das atividades de Defesa Civil no municpio, organizando-se em NUDEC que iro auxiliar a COMDEC, desde o planejamento at a execuo das aes de Defesa Civil. A principal atribuio da COMDEC conhecer e identificar os riscos de desastres no municpio. A partir deste conhecimento possvel preparar-se para enfrent-los, com a elaborao de planos especficos onde estabelecido o que fazer, quem faz, como fazer, e quando deve ser feito.
2

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

no perodo de normalidade que a COMDEC se prepara para atuar, de forma eficaz, e as aes mais importantes a serem desenvolvidas dizem respeito a: - preveno, que tem por objetivo reduzir a incidncia dos desastres, ou minimizar seus efeitos adversos; - preparao, que tem por objetivo preparar os rgos do Sistema Nacional de Defesa Civil SINDEC, no municpio, e a comunidade, para garantir uma resposta adequada aos desastres e minimizar os danos e prejuzos consequentes.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil COMDEC o rgo responsvel pelo planejamento, articulao, coordenao, mobilizao e gesto das aes de Defesa Civil, no mbito do municpio.

Texto retirado da Apostila sobre Implantao e Operacionalizao de COMDEC, 4 Edio, 2007. Ministrio da Integrao Nacional, Secretaria Nacional de Defesa Civil. Autores: Calheiros, L. B.; Castro, A. L. C.; Dantas, M. C. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para apoiar a comunidade joanopolense neste processo, a ONG Pr-Jo, atravs do Projeto Bacia do Rio Jacare est desenvolvendo um Manual de Orientao para as questes relacionadas s reas de risco e desastres naturais, que estar concludo em breve. O Manual ser disponibilizado na internet, em rgos pblicos e escolas, e via e-mail aos contatos do projeto, alm de divulgado por meio de palestras no municpio e na regio. Lembrem-se: A Defesa Civil somos todos ns!.

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Joanpolis, 18 de Julho de 2011.

_________________________________________ DIEGO DE TOLEDO LIMA DA SILVA TCNICO AMBIENTAL DA ONG PR-JO E RESPONSVEL PELO PROJETO Vamos criar uma cultura de percepo e preveno do risco de desastres naturais! Campanha ONG Pr-Jo (www.ongprojoa.org), Site da Estncia Turstica de Joanpolis (www.joanopolis.com.br), TV Joanpolis On Line (www.tvjoanopolis.com) e Rdio Nova Jo On Line (www.radionovajoaonline.com) por uma Cidade Mais Segura: conhecer para prevenir.

Figura 1 Pblico presente na abertura oficial (Foto: CEDEC, 2011).


4

Associao para o Desenvolvimento Social de Joanpolis Pr-Jo Projeto Bacia do Rio Jacare

Figura 2 Entrada do local do seminrio (Foto: CEDEC, 2011).

Das könnte Ihnen auch gefallen