Sie sind auf Seite 1von 21

Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Educao PsPrograma de Ps-Graduao em Educao

Jullie Cristhie da Conceio Mestranda em Educao FAED/UFGD

Disciplina: Estudos em Gesto Educacional


Wtw? ECDD

Possui graduao em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1964),

Mestrado em Educao pela Universidade de Braslia (1977)

Doutorado em Cincias da Educao - Universite de Paris V (Rene Descartes) (1992).

Atualmente professora colaboradora da Faculdade de Educao da Universidade de Braslia.

Tem experincia nas reas de Polticas Pblicas e Gesto Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educao bsica e superior; inovao e avaliao da educao brasileira.

OBJETIVO

A ao educativa no mero reflexo dos planos oficiais.

as metas fixadas em planos de longo prazo nem sempre se sustentam no decorrer do tempo, o que demanda modificaes e adaptaes.

poltica educacional condicionada por fatores externos ao governo central de um pas, entre eles, a autodeterminao dos entes federados (estados e municpios);

as demandas forjadas no campo da economia e do mercado de trabalho e as que provm da mobilizao de setores reivindicativos da sociedade.

Fixam valores e diretrizes que devem ser conhecidos e debatidos em todas as instncias responsveis pela ao educativa e, obrigatoriamente, com a participao direta dos profissionais da escola.

PLANOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS

APANHADO HISTRICO

Marco na educao brasileira; Promulgao 1 LDB 1961; implementao dos primeiros planos educacionais A ideia de planejar a educao j vinha madurecendo, desde o incio da dcada de 1930. IV Conferncia Nacional de Educao, promovida pela ABE em 1931 - Manifesto dos Pioneiros objetivo era fundamentar um futuro plano nacional de educao. Constituio de 1934 - incorporou o sentido democrtico do Manifesto - assegurou ao Conselho Nacional de Educao a competncia para elaborar um futuro plano nacional de educao.

A proposta dos educadores e Constituio de 1934 tiveram vida breve.


O processo de elaborao do plano educacional arrastou-se at 1937, quando foi apresentado presidncia da Repblica como projeto de lei. A poltica educacional do Estado Novo privilegiou a formao para o trabalho, mediante a organizao do ensino bsico por ramos profissionais que correspondiam diviso econmico-social do trabalho e das classes sociais (Schwartzman et al.,1984).
O plano de 1937 no tenha sido aprovado pelo Congresso, devido resistncia de segmentos da sociedade, especialmente os educadores, sua orientao doutrinria deu o tom da qualidade da educao brasileira nos anos que se seguiram.

Durou at a volta de Getlio Vargas, eleito para o perodo 1950-1954.

Governo democrtico de Kubitschek, eleito para o perodo1956-1961 - A educao foi incorporada ao programa com o propsito de preparar pessoal tcnico para a implantao das indstrias de base. O perodo de 1956 a 1963, que abarcou os governos democrticos de Kubitschek a Goulart, foi profcuo para a mobilizao dos educadores, que voltaram a debater as suas ideias em fruns nacionais.

ARTICULAO ENTRE OS PLANOS EDUCACIONAIS E OS


PROGRAMAS ESTRATGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO

Governo Militar, o Plano 1963-1965 foi revisto, com o objetivo de adequ-lo realidade brasileira, tal como a compreendia o novo governo.

principais caractersticas so:

nfase aos aspectos organizacionais (meios) e no a aspectos substantivos ou finalsticos da educao;

organizao das aes por projetos prioritrios e campanhas de carter transitrio;

criao de grupos-tarefa para gerir as aes transitrias e descentralizadas;

participao das empresas privadas e governamentais de consultoria (nacionais e estrangeiras), no processo de modernizao administrativa.

Plano Setorial de Educao - PSE


Foram incorporados aos programas estratgicos dos governos militares, sendo elaborados segundo o enfoque da Administrao por Objetivos. I PSE - elaborado em conformidade com essa orientao. Compunha-se de um conjunto de 33 projetos, entre eles, a Carta Escolar, MOBRAL, o CIEE e o Programa Intensivo de Mo-de-obra. A qualidade educacional definia-se pelo objetivo de formar um cidado capaz de participar eficazmente das atividades produtivas da nao. Nos 10 anos seguintes, o sistema educacional foi objeto de re-formas para atender ao crescente apelo social por expanso de vagas e, tambm, s exigncias impostas pelo prprio desenvolvimento do pas. II PSE (1975-79) manteve o veio doutrinrio de formao do homem til ao pas (o termo mo-de-obra foi substitudo por recursos humanos para o desenvolvimento).

III PSE (1980-1985) buscou espelhar a ambincia democrtica que marcou o final do governo militar.

Os planos educacionais adotaram majoritariamente a ideologia dos governos estabelecidos.

OS PLANOS DA NOVA REPBLICA: TENSO ENTRE OS


MOVIMENTOS SOCIAIS E A PARCERIA INTERNACIONAL

Mobilizao da sociedade

um momento de maturidade para a reflexo acadmica, e, certamente, determinante para a qualidade da educao brasileira (SAVIANI, 2007b).

o MEC negociava com o BM outro acordo para o desenvolvimen to da educao fundamental nos estados do Nordeste (Projeto Nordeste), cuja execuo dar-se-ia na dcada de 1990

Governo Collor de Melo, plantou-se um ciclo nacional de estudos visando subsidiar o Plano de Ao do governo para o perodo 1990-1995.

As polticas traduziam-se pelo provimento de insumos educacionais, tais como:

recursos human os e materiai s;

manute no da rede fsica;

adoo de medidas para neutralizar a repetnci a e para garantir a permann cia do aluno na escola;

estabeleci mento de contedos nacionais mnimos, enriquecid os por contribui es regionais e locais;

implanta o de um processo de avaliao permanen te dos currculos e do desempen ho da escola e dos alunos.

Os planos elaborados durante o perodo da Nova Repblica e do governo Collor tiveram pouco impacto no cenrio nacional.

Ministro da Educao do governo Itamar Franco, Murlio Hingel

Com base conferncia, Decenal de orientaes quantitativas elas:

nas recomendaes da o MEC elaborou o Plano Educao Para Todos, com doutrinrias e as metas do frum internacional, entre

buscou imprimir um tom diferenciado poltica educacional, estabelecendo o Acordo Nacional de Educao configurava-se como um pacto de qualidade. No final de seu mandato ministerial, a UNESCO exigiu dos pases membros a elaborao dos planos educacionais para a dcada, segundo a Declarao Mundial de Educao para Todos, resultante da Conferncia Internacional de Jontien, em 1990.

a prioridade conferida ampliao do ensino fundamental, em detrimento do ensino mdio; a previso de uma srie de aes para a qualidade do ensino, entre elas, a necessidade da implantao de um amplo sistema de avaliao da educao bsica, com a finalidade de aferir a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e de prover informaes para a avaliao e reviso de planos e programas de qualificao educacional (Brasil/MEC, 1993).

PLANEJAMENTO

ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PRODUTIVIDADE:

VISO ESTRATGICA PARA A EFICINCIA E AVALIAO EXTERNA COMO REFERNCIA PARA A QUALIDADE

O governo de FHC, eleito para dois mandatos seguidos (1995-2002), implementou uma srie de mudanas no mbito da chamada Reforma do Estado. 1 delas foi a substituio da administrao pblica burocrtica pela administrao gerencial. Foi elaborado o plano plurianual de governo

As aes foram organizadas na forma de projetos, interligados em rede nacional, cada um sob a responsabilidade de um gerente.

A escola bsica passou a ser amplamente avaliada, mediante a implantao do SAEB - os resultados foram utilizados como medida do desempenho da escola e do aluno e, portanto, constituram a principal referncia para a qualidade educacional.

mobilizao ampla em torno da elaborao do PNE (aprovado pelo Congresso em 2001) -

abrindo oportunidade para a construo de planos estaduais e municipais, alm de constituir um instrumento de longo prazo, de forma que as metas educacionais no ficassem a reboque das diretrizes oramentrias e polticas dos Planos Plurianuais de Governo e Constituio de fundos contbeis, FUNDEF implementado em 1998, buscou adequar o aprendizado ao conceito operacional de custo-aluno-qualidade, traduzido pela quantidade e variedade dos insumos necess rios ao processo de ensino-aprendizagem, com um nvel mnimo de despesas. o MEC assinou um novo acordo de financiamento com o BM, para a melhoria da qualidade das escolas fundamentais das regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste: o FUNDESCOLA estabelecia a adoo de uma modalidade de planejamento escolar conhecida como Plano de Desenvolvimento da Escola.

Governo eleito para o perodo 2003-2007 adotou a justia social como marco doutrinrio. Buscou imprimir um crculo virtuoso entre investimento e consumo, por meio de polticas sociais que compensassem a sua fragilidade no campo econmico-social. No que se refere ao projeto educacional, reiterou o objetivo da gesto anterior, de universalizar a educao bsica e de ampliar a oferta do nvel mdio. Os recursos para a educao bsica do (FUNDEF) foram estendidos ao ensino mdio com a aprovao do (FUNDEB). Em 2007, o governo lanou o Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), propondo 30 metas para enfrentar os desafios da qualidade, das quais dezessete se referem ao ensino bsico. Suas metas se limitem a um conjunto de aes sem a organicidade necessria para se constituir em um plano poltico de governo. Muitas destas aes no interagem entre si e, tampouco, com as propostas do Plano Nacional de Educao de 2001(SAVIANI 2007).

QUESTIONAMENTOS...
Em que medida o PDE ensejar uma gesto escolar mais autnoma e participativa, contrapondo-se viso gerencial disseminada nos anos de 1990?
A adoo da Prova Brasil e da Provinha Brasil poder constituir uma alternativa para o modelo vigente de avaliao externa, superando o mero objetivo de controle de produtos? A formao de professores contar com recursos suficientes para que se constitua em ao contnua e duradoura?

Atingir a educao mdia, na medida de suas necessidades?


A distribuio dos recursos garantir o equilbrio necessrio entre formao presencial e a distancia? Em que medida contar com a participao dos setores pblicos e privados?

CONSIDERAES FINAIS

Durante as ltimas dcadas, a qualidade educaciona l oscilou em meio a mltiplas influncias.

A mobilizao dos educadores representou um espao para a construo de propostas mais autnomas e socialmente mais relevantes para a educao brasileira. a sociedade espera que o Estado faa a sua parte.

Atuando como poder mediador, capaz de catalisar as deman-das emanadas do campo cientfico e econmico, da comunidade educacional e das famlias e de conduzi-las ao encontro de um projeto educacional que contemple todas as dimenses do conhecimento humano.

Exercendo sua capacidade equalizadora, no sentido de prover condies para a superao das dificuldades que afligem os entes administrativos locais (oramentrias, gestionrias, pedaggicas e culturais).

Enfim, espera-se que o Estado cumpra sua funo mais genuna, a de preparar os profissionais da escola para que possam agir como sujeitos centrais no processo de construo de um projeto educacional de qualidade.

Referncia:
FONSECA, Marilia. Polticas Pblicas para a qualidade da educao brasileira: entre o utilitarismo econmico e a responsabilidade social. In: Cadernos Cedes, Campinas vol. 29, n. 78, p. 153-177, maio/ago. 2009.

Das könnte Ihnen auch gefallen