Sie sind auf Seite 1von 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CINCIAS CONTBEIS E ATUARIAIS Alunas: Anuska Cludia Silva

Cabral. Thas Mariana do Nascimento Santiago. Professor: Gilberto Crispim. Disciplina: Auditoria I. 7 perodo Tarde.

Resumo sobre o filme: Enron - Os Mais Espertos da Sala

Enron Os Mais Espertos da Sala um documentrio que retrata a queda de uma das maiores empresas norte-americanas dos ltimos anos aps a descoberta de episdios referentes maquiagem de demonstrativos contbeis. O filme mostra todos os pormenores das fraudes contbeis, da valorizao da companhia na Bolsa de Valores, das incoerncias de distribuio de energia, alm de outros casos de m conduta profissional e especulao financeira, levantando assim, a questo da tica. O documentrio mostra a criao da companhia e o perfil dos envolvidos no caso para entender como nasceu o que se tornaria uma iluso de sucesso. O segredo estava na no interferncia do Estado nas entidades do ramo, na no aplicao de normas e restries no mercado do livre-comrcio, fazendo assim com que as empresas de determinados ramos manipulassem os preos a seu gosto, enquanto que as distribuidoras (que tinham como pblico o consumidor final) sofriam com a forte regulamentao estatal. Acionistas investiam s cegas e funcionrios eram incentivados a aplicar suas poupanas em aes da casa, enquanto administradores e contadores manipulavam os resultados dos balanos e tudo passava pela aprovao dos auditores. Na verdade, existia um mtodo de ajuste de valores do ativo, funcionando como se fosse hoje um valor justo, onde os ativos eram avaliados com base em alguns critrios estabelecidos na empresa, e critrios, estes pouco conhecidos, o que permitia que passasse pelo crivo da auditoria. Acontece que ningum questionava o porqu do sucesso da Enron. Mas depois de alguns anos no mercado, com a excelente reputao que conseguiu por meio de aplicaes em outros investimentos, que no fossem sua atividade fim, a Cia comeou a levantar suspeitas quanto origem de seus agressivos lucros alcanados, mesmo em perodos de crise. Como nunca precisou apresentar demonstrativos contbeis razoveis a seus investidores, ficou fcil manipular os resultados financeiros e assim conseguiu esconder por muito tempo a dvida que j ultrapassara os US$ 25 milhes, enquanto, para o mercado em geral, apresentava lucros altssimos, alavancando assim o valor de seus investimentos. Isso se deu pela aplicao de uma tcnica contbil chamada de mark-to-market, por meio da qual projetavam lucros exorbitantes a partir do fechamento de transaes que nem ainda haviam sido completadas, entre outras prticas simplesmente ilegais. Foi s quando as aes da empresa caiu de US$ 86 para 0,30 que o Estado decidiu fazer uma investigao e assim, comprovou que os resultados da Cia eram inflados e que aqueles lucros s existiam no papel. Essa investigao trouxe tona a participao de executivos, contadores, advogados e auditores no que viria a ser o maior escndalo da histria empresarial mundial.

A auditoria foi omissa pelo fato, da mesma atuar como consultora tambm, atividades que possuem pressupostos distintos. A auditoria tem o objetivo de verificar a veracidade das demonstraes da empresa, apurando possveis erros e fraudes, como objetivos secundrios, enquanto a consultoria tem como objetivo otimizar resultados, agregando valores aos que a empresa produz. Deste modo, no houve se a devida ateno nos resultados, pois os objetivos eram conflitantes, se distanciando do dever da transparncia. A auditoria poderia evitar tal ocorrncia acompanhando os critrios utilizados para avaliao dos bens, verificando se as projees futuras de ganhos eram baseadas em estudos e anlises reais de mercado, alm de identificar os fatores externos empresa, se tinham reflexos na contabilidade, alm dos investimentos, que eram altos.

Das könnte Ihnen auch gefallen